segunda-feira, junho 14, 2021

Itep faz coleta de DNA de parentes de desaparecidos em Natal

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O objetivo é coletar materiais biológicos de familiares de pessoas desaparecidas com o intuito de realizar busca no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).


Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte faz coleta de DNA durante campanha nacional — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


De acordo com dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), em 2020, no RN, foram registrados 232 casos de desaparecimento. Em 2021, entre os meses de janeiro a abril, foram 101 casos. No Itep existem registradas e armazenadas amostras biológicas de 238 cadáveres colhidas após exame antropológico. Essas pessoas não foram identificadas ou reclamadas por familiares até o momento.


O Itep participa da campanha através do Núcleo de Antropologia Forense, que fará o levantamento dos dados antropométricos dos familiares; e do Laboratório de Genética Forense, que realizará as coletas bem como o processamento das amostras de DNA, que posteriormente serão comparadas com o material genético oriundo de restos mortais de cadáveres não identificados armazenados nos institutos médico-legais, em busca da identificação destas pessoas.


De forma totalmente voluntária, a coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de 1° grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos. O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como: escova de dentes, escova de cabelo, aparelho de barbear, aliança, óculos, etc. Esses materiais também poderão ser entregues nos pontos de coleta da campanha.



Em Natal, as coletas poderão ser realizadas até sexta-feira (18), no Laboratório de Genética Forense do Itep, situado na Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), na Avenida Interventor Mário Câmara, 3532, Cidade da Esperança. O horário dos atendimentos para a coleta é das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Na quarta-feira (16), no chamado "Dia D" da campanha, as coletas serão realizadas na Escola de Governo, situada no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, em Lagoa Nova.

O requisito para se fazer a coleta é que o familiar do desaparecido tenha registrado oficialmente o boletim de ocorrência policial em qualquer delegacia. É preciso apresentar o documento de identificação com foto (RG, CNH) dos dois familiares selecionados para doar material biológico e/ou do responsável legal do doador menor.


Quanto à pessoa desaparecida, é necessário levar documentos de identidade: carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho ou carteira de reservista. Além disso, em caso de haver, levar itens de uso único e pessoal, como escova de dentes, barbeador, roupa íntima usada, escova de cabelo, entre outros. Bem como, foto digital ou impressa da pessoa desaparecida. Se possível, informações sobre os trajes usados no dia do desaparecimento. Em caso de dúvida, os parentes das vítimas podem entrar em contato pelo e-mail dnacriminalrn@gmail.com.


O Itep informa que, após essa semana de campanha, o serviço será continuado com coletas também sendo realizadas em outras sedes regionais do instituto, nos municípios de Mossoró e Caicó, mantendo-se o atendimento na capital.


Todo o material recolhido será utilizado com a finalidade exclusiva de identificação de pessoas desaparecidas por intermédio do Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). O banco é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casos de dengue, chikungunya e zika diminuem no Rio Grande do Norte, aponta Sesap

O Rio Grande do Norte teve queda no número de casos confirmados de dengue, chikungunya e zika. A informação consta no mais recente boletim epidemiológico das arboviroses do estado, referente ao período compreendido entre a semana epidemiológica 1 até a 20, encerrada em 22 de maio de 2021.


Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya — Foto: Raul Santana/Fiocruz/Divulgação


Dengue

Segundo o boletim, foram notificados 2.145 casos suspeitos de dengue no RN, dos quais foram confirmados 311 casos, 796 descartados e considerados casos prováveis 1.349. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 6.381 casos, sendo confirmados 1.599, descartados 3.021, considerados casos prováveis 3.360. Houve, então, uma redução nos números da dengue de 2020 para 2021, comparando-se os mesmos períodos epidemiológicos.


Quanto à distribuição no estado, foi constatada a incidência de dengue em todas as regiões do RN, estando as maiores taxas na V Região de Saúde, especificamente nos municípios de Santa Cruz e São Bento do Trairi. A comparação dos casos prováveis de dengue, considerado a faixa etária, no período da Semana Epidemiológica 1 a 20 dos anos de 2020 e 2021, mostra que a maioria deles se concentra em adultos a partir dos 20 anos de idade.


Chikungunya

Foram notificados no RN, até a semana epidemiológica 20, 2.204 casos da doença, sendo confirmados 155, descartados 236, sendo considerados casos prováveis 1.968. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 2.459 casos, sendo confirmados 1.203, descartados 641, casos prováveis 1.818.



Assim como ocorreu com a dengue, foi observada uma grande concentração da incidência de chikungunya na V Região de Saúde, estando as maiores incidências nos municípios de Santa Cruz (3.896.76 casos/100.0000 habitantes) e São Bento do Trairi (1.371,09 casos/100.000 habitantes).


A comparação dos casos prováveis de chikungunya, considerado a faixa etária e o sexo, nas semanas epidemiológicas de 1 a 20 dos anos de 2020 e 2021, mostra o crescimento nas notificações de casos em pessoas a partir de 35 anos de idade e do sexo feminino.


Quanto aos óbitos, nesse período epidemiológico, não foi confirmado nenhum óbito por chikungunya em 2021, enquanto que em 2020, 1 óbito foi confirmado.


Zika vírus

No Rio Grande do Norte, em 2021, da semana epidemiológica 01 a 20, foram notificados 116 casos de Zika, sendo confirmados 17, descartados 36 e considerados casos prováveis 80. Em 2020, no mesmo período epidemiológico, foram notificados 423 casos, sendo confirmados 58, descartados 274, 149 casos prováveis.


A distribuição espacial da incidência de Zika por município de residência e Região de Saúde, no período analisado, ocorreu de forma heterogênea, no entanto, o município de Santa Cruz na V Região de Saúde concentra a mais alta incidência do RN.


De acordo com a Sesap, o quantitativo de casos de Zika em mulheres em idade fértil é fator de preocupação, principalmente se ocorrer em gestantes, devido à capacidade do Zika Vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado. No RN, até a Semana Epidemiológica 20 de 2021, foram notificados 34 casos de gestantes com Zika, dos quais 30 foram registrados em Santa Cruz.


Prevenção

A Sesap alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissores das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial. São eles:



Mantenham os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;

Esfreguem com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;

Não coloquem lixo em terrenos baldios;

Mantenham as caixas d´água sempre tampadas;

Observem vasos e pratos de plantas que acumulam água parada;

Observem locais que possam acumular água parada como: bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;

Recebam a visita do agente de endemias, aproveitando a oportunidade para tirar possíveis dúvidas;

Mantenham em local coberto, pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Obras da Fortaleza dos Reis Magos atingem 84% de conclusão em Natal

As obras de restauração da Fortaleza dos Reis Magos atingiram 84% de conclusão. A previsão é que a reforma do equipamento histórico seja entregue no fim de agosto. Segundo o governo do Rio Grande do Norte, atualmente, falta apenas a instalação de dois cabos de energia que farão a ligação da rede elétrica da edificação.


Fortaleza dos Reis Magos passa por ampla reforma — Foto: Elisa Elsie


A obra recebeu o investimento de R$ 4,7 milhões por meio do Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Fundação José Augusto (FJA), via recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial.


O governo restaurou estruturas essenciais - piso, teto e acessibilidade, com a colocação de corrimãos nas escadarias e readequação das salas de exposição e lojas de souvenires -, além da readequação da passarela de acesso.


De acordo com o governo, a construtora responsável pela obra solicitou aditivo de prazo devido à dificuldade - desencadeada pela pandemia - de encontrar no mercado o tipo de cabo específico para a finalização da rede elétrica. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que acompanha a obra, concedeu mais três meses para a sua conclusão.


Fortaleza dos Reis Magos foi tombada como patrimônio histórico em 1949 — Foto: João Vital


"Estamos na fase de conclusão desta obra que é o marco inicial da fundação da cidade, que é a memória histórica de Natal e do Rio Grande do Norte", disse a governadora Fátima Bezerra, que visitou a obra nesta segunda-feira (14).


Tombado em 1949, o Forte dos Reis Magos esteve sob administração da Fundação José Augusto até 2013, quando passou para as mãos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A última obra de recuperação da fortaleza foi realizada há mais de 15 anos.


Em maio de 2017, o equipamento retornou à gestão do governo com uma cessão inicial de 20 anos. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.


Fortaleza dos Reis Magos vai poder voltar a receber visitantes — Foto: Elisa Elsie


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN paga primeira parcela salarial de junho nesta terça-feira (15)

O governo do Rio Grande do Norte adianta a primeira parcela do salário de junho nesta terça-feira (15). Serão mais de R$ 244 milhões depositados na conta dos servidores.


Fazendo upload: 568638 de 568638 bytes.
Governo do RN antecipa primeira parcela salarial de junho nesta terça-feira (15) — Foto: Assecom


Recebem o salário integral nesta terça-feira os mais de 37 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (valor bruto), além de toda a categoria da Segurança Pública, totalizando mais da metade do quadro funcional do estado. Segundo o governo, também serão adiantados 30% para quem quem recebe acima de R$ 4 mil.


O pagamento da folha de junho - totalizando R$ 495 milhões - será concluído no dia 30. Nesta data, o governo paga o salário integral dos mais de 22 mil trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios recebem o salário integral, além dos 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sargentos da PM no AC que assumiram trisal com administradora dizem receber apoio

 Mesmo em meio ao preconceito, o trisal de Brasileia, interior do Acre, garante que recebe mensagens de apoio e até relatos de pessoas que levam o mesmo estilo de vida, também conhecido como "poliamor"


Alda e Erisson Nery são sargentos da Polícia Militar e já eram casados quando conheceram a administradora Darlene Oliveira. Neste sábado (12), eles passaram o primeiro dia dos namorados juntos.


"A princípio, temos mais apoio. Claro que existe o preconceito, o ódio. Mas a gente abstrai", disse Erisson ao G1.

Juntos, os três assumiram a relação há quase um ano. Mais recentemente, há cerca de seis meses, eles criaram um perfil em uma rede social para divulgar como é a vida que escolheram.


"Inclusive, a gente não apaga da página os comentários contrários, pejorativos, maldições e condenações ao inferno. Alguns respondemos, outros não. Aumentou muito a questão dos seguidores e audiência da página. Estamos com mais de 15 milhões de impressões, apesar de ter só 33 mil seguidores", completou ele.

A história do trisal começou em 2000, com o casamento dos militares Alda e Erisson. Eles são pais de dois filhos, um de 17 e outro de 13 anos. Darlene se juntou a eles mais recentemente, em 2020. Segundo o trisal, a administradora é um elo importante da relação, que é mantida na base do respeito, do amor e da lealdade.



O trisal decidiu morar juntos há cerca de seis meses. A iniciativa, contam, serviu de inspiração para que mais pessoas compartilhassem depoimentos parecidos.


"Muita gente, inclusive, veio se abrir com a gente falando que vive a mesma situação, só que tem medo desse preconceito que a gente está passando, tem medo do abandono da família, do repúdio. A gente ouve diariamente muitos depoimentos, principalmente de mulheres, que são a maioria dos nossos seguidores", conta Alda.


Segundo eles, ser inspiração para outros trisais é o que os fortalecem contra o preconceito que enfrentam.


Antes de criarem o perfil no Instagram, o trisal já tinham uma página no YouTube. "A gente já tinha aprendido a lidar com isso, quando criamos um canal no YouTube e tem muita gente que não gosta da polícia. Os [comentários] positivos são sempre bem-vindos, os contrários a gente abstrai. Alguns são muito pesados e a gente responde de uma forma aceitável para rede social. Aqui [no Instagram] se torna mais fácil para nós, porque quando um fica pilhado, os outros dois vão lá e apoiam", afirma o sargento Erisson.


Relacionamento dos sargentos da Polícia Militar Alda Nery, Erisson Nery e a administradora Darlene Oliveira, começou há quase um ano — Foto: Arquivo pessoal


Reação no comando

Erisson conta que ele e Alda seguem "o profissionalismo acima de tudo" na corporação. Segundo eles, até o momento não houve qualquer tipo de manifestação.


"A princípio, o Comando não se manifestou. Inclusive, a gente separou da outra página onde a gente fala sobre a nossa profissão para desvincular a imagem de militar do relacionamento. Durante o serviço, somos profissionais e quando trabalhamos juntos, lá ela é minha comandante e a trato como minha comandante, presto as devidas continências e obedeço todas as ordens. Enfim, há o profissionalismo acima de tudo. Lá no quartel não somos casados, é a sargento Alda e o sargento Nery. Assim que sempre foi e assim que sempre vai ser", explica ele.

O Comando da PM no Acre informou que a instituição não vai se pronunciar externamente sobre o assunto.


Alda, Erisson e Darlene comemoram o primeiro dia dos namorados juntos — Foto: Daniel Cruz/arquivo pessoal


Como a história começou

Antes de se unirem como trisal, foi Alda quem tomou a iniciativa e começou a conversar com Darlene em uma rede social. A administradora estava em um relacionamento e, até então, a conversa era de amizade. Mas, com o fim do relacionamento, os três começaram e desde então, não se separaram mais.


Alda relembra que, antes disso, passou por um processo de descoberta durante o casamento com Erisson. “Eu já sabia que gostava de mulher também, só que essa descoberta só veio depois que casei. O Erisson Nery era bem mais experiente e percebeu algumas coisas em mim. Foi ele quem viu que eu gostava de mulher.”



Depois disso, Alda conta que se relacionou com outras duas mulheres, só que as relações não foram duradouras. “Eu tinha decidido que não ficaria mais, porque teve uma moça com quem fiquei e ela ficou muito ciumenta e queria que eu terminasse meu casamento. Então, decidi não ficar mais porque elas não iriam aceitar que sou casada e [iriam] querer acabar com meu relacionamento e eu não quero.”


Foi por causa dessas situações que Alda desistiu de manter outro relacionamento. Foram pelo menos três anos até conhecer Darlene. “Quando vi a foto dela, falei para o Nery que, na cidade, a única pessoa com que ficaria, seria ela."


Meses depois de iniciar o relacionamento a três, eles decidiram morar juntos na mesma casa. O convite foi feito por Alda, quando ela e Nery iam fazer uma mudança. “Perguntei porque ela [Darlene] não entregava o apartamento [dela, para se juntar a eles] e foi assim. Estamos morando juntos há seis meses.”


Reação da família

Ao G1, Alda conta que o relacionamento é algo leve entre eles e com os filhos. Muitos alimentam "preocupações" sobre os filhos, mas ela afirma que eles foram criados para respeitar as pessoas.


"As pessoas estão criando filhos preconceituosos, intolerantes que não respeitam a decisão e a sexualidade dos outros, o amor dos outros. Criei meus filhos para respeitar as pessoas e amá-las, respeitar suas escolhas e levar em consideração o caráter das pessoas."



Durante a conversa com o G1, Darlene preferiu não falar.


Sobre a melhor parte da relação, Erisson disse que isso se resume em estar perto de quem se ama.


"A melhor parte é viver e conviver com quem você ama. Embora seja dureza aí fora no mundo [lidar com] o preconceito das pessoas, para nós estarmos juntos supera tudo isso. E a gente gosta de poder expor isso. O intuito da página não era essa exposição toda, mas mostrar que outras formas de amor são possíveis. É possível a gente amar, respeitar, ter fidelidade e lealdade em uma relação como esta” , diz.

Alda afirma que eles são parceiros e isso se deve a ligação que mantêm por serem parecidos em vários aspectos. “A gente se dá bem em todas as formas possíveis. No nosso dia a dia, sexualmente, intelectualmente, no nosso pensamento, em todas as formas."


Sonho

Juntos, os três vivem um poliamor e para eles o maior sonho é poder viver o "juntos para sempre". Eles afirmam que não têm vontade de oficializar a relação e que querem somente continuar juntos.


"No nosso entendimento, nossa relação é totalmente oficializada. Temos consideração, lealdade e fidelidade. Nosso sonho não é casar, nosso é viver juntos a maior quantidade de tempo possível, os três juntos, mesmo com toda a hipocrisia ao nosso redor”, pontua Alda.



“Nosso propósito, de quando casamos, Alda e eu, é o mesmo agora. Permanecemos e queremos viver os três juntos, é o 'para sempre'. Hoje em dia as pessoas estão desacreditadas nas relações e já começam pensando em terminar e dizem: 'qualquer coisa eu termino, qualquer coisa separo'. E não é esse nosso objetivo. Começamos a relação pensando no 'para sempre' e cada um pensando na felicidade dos outros. Muita gente pensa em perda e divisão e aqui ninguém perde nada, estamos somando as três vidas, todo mundo sai ganhando”, conclui Nery.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anvisa aprova ampliação do prazo de validade de 3 milhões de doses da Janssen



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade da vacina Janssen contra a Covid-19 de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8°C.


"A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration - US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021", justificou a Anvisa.


Mais cedo nesta segunda-feira (14), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que um lote com 3 milhões das 38 milhões compradas da Janssen pelo governo federal devem chegar ao Brasil na quarta-feira (16). O ministro deu a declaração em Brasília depois de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro.


"Ainda não sei detalhes. Mas quarta deve chegar", disse Queiroga.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a entrega não ocorrerá na terça-feira (15), como anunciado anteriormente. "A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas", informou a pasta em nota.



A farmacêutica diz que continua em negociação com o governo federal. "Seguimos dialogando com o Ministério da Saúde e outras autoridades locais com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes. Compartilharemos novas informações assim que houver atualizações", informou a farmacêutica.


Envio autorizado e validade

O envio das doses dependia de autorização da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA. A permissão foi concedida no sábado (12). Na quinta-feira (10) a Johnson & Johnson, responsável pela farmacêutica Janssen, anunciou que a FDA aumentou de três para quatro meses e meio o prazo de validade da vacina contra Covid-19 da Janssen.


Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e tinham validade inicial até o dia 27 de junho, mas a Anvisa prorrogou o prazo, acompanhando a FDA. O novo prazo de validade deve ser ampliado até 8 de agosto, conforme previsão do ministério.


Como o imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Estudo revela que se 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 fossem aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas por mês

Um estudo da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista, que o Jornal Hoje obteve com exclusividade, mostra que se o Brasil ampliasse para dois milhões de doses de vacinas aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas todo mês.


O estudo aponta que 60 mil mortes poderiam ter sido evitadas nos últimos três meses caso o ritmo de vacinação fosse mais acelerado.


Estudo mostra que 20 mil óbitos por mês poderiam ser evitados. — Foto: Reprodução/TV Globo


Os pesquisadores fizeram uma projeção entre abril e junho, a partir de dados reais de vacinação do Brasil no primeiro trimestre do ano. De acordo com o estudo, caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) ampliasse para dois milhões de doses aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas por mês.



"Se nós conseguirmos aplicar, tivermos a possibilidade de aplicar até dois milhões de doses por dia até o final de agosto, nós poderemos evitar 30 mil óbitos no Brasil, né? Ou o equivalente a 10 mil óbitos por mês. Isso porque por conta da gente estar caminhando, está aumentando a nossa capacidade de vacinação, embora ainda muito lento, moroso o processo, mas nós podemos ainda salvar 30 mil óbitos", diz Wallace Casaca, cientista de dados e matemático da Usp/Unesp.


O ritmo de vacinação contra a Covid-19 deve ficar mais acelerado depois do anúncio do governo do estado de São Paulo que antecipou em 30 dias o calendário de vacinação. O plano é aplicar a primeira dose em toda a população adulta até 15 de setembro. A previsão é vacinar 7,5 milhões de pessoas.


"O avanço é planejado com base em remessas de vacinas previstas pelo Programa Nacional de Imunização", explica Nora Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.


Pelo menos nove estados anteciparam as datas de vacinação contra a Covid-19. Além de São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e em Goiás, a vacinação das pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose deve ser concluída em setembro.


Nove estados anteciparam a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. — Foto: Reprodução/TV Globo


No Ceará, a previsão é vacinar todos os adultos até 31 de agosto. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina - até o fim de outubro.


Para os especialistas, a maneira mais rápida de superar a crise sanitária do coronavírus é com a vacinação em massa e seguindo os protocolos.


Segundo José Cássio de Moraes, especialista em imunização e membro do Observatório Covid-19, o sucesso da vacinação depende de dois fatores. "Que as entregas de vacinação sejam feitas com regularidade, não haja falha, e o segundo ponto, que é um ponto que depende da população, que é tomar a segunda dose da vacina", explica.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia encontra moto de cantor desaparecido que fez dupla com Cristiano Araújo

A Polícia Civil encontrou nesta segunda-feira (14) a moto do cantor Luizmar de Oliveira Damasceno, de 45 anos, que está desaparecido, em Goiânia. Ele já fez dupla com o sertanejo Cristiano Araújo, que morreu há seis anos em um acidente de carro. Cães farejadores fazem buscas na região onde o veículo foi achado para tentar localizar o homem.


Luizmar saiu de casa, no Residencial Serra Azul1, na sexta-feira (11), e sem levar celular. Ele vive em uma casa com os pais e uma tia. Segundo a designer gráfica Dayenn Bennett, ex-mulher de Luizmar, o músico faria um show no último sábado (12), mas ele também não compareceu ao local.


A moto do cantor foi encontrada por moradores da região na manhã desta segunda-feira, em uma área de mata no Residencial Serra Azul 2. Ela está sendo periciada para tentar encontrar impressões digitais. Cães do Corpo de Bombeiros também foram levados ao local tentar farejar rastros de Luizmar.


Ex-parceiro de dupla do Cristiano Araújo, Luizmar Damasceno, de 45 anos, está desaparecido — Foto: Reprodução/Instagram


Familiares do cantor levaram roupas dele para ajudar no trabalho dos cães. Eles também acompanham as buscas e disseram que o desaparecido não costumava passar pelo local onde a moto foi encontrada.


Em uma análise preliminar, não foram encontradas marca de sangue nem indício de acidente com a moto.


Desaparecimento

Mãe dele, a dona de casa Maria de Oliveira Damasceno está desesperada com o sumiço do cantor.


“A gente está com o coração doendo, porque a gente não esperava uma coisa dessa. Os filhos da gente são queridos, e a gente ama demais e nunca espera que aconteça uma coisa dessa”, desabafou a mãe.

Luizmar cantou ao lado de Cristiano Araújo em 2008. Gravaram um CD juntos, mas a dupla não alcançou sucesso na época.


Moto do cantor Luizmar de Oliveira Damasceno, que desapareceu em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


A mãe disse que, no dia que o filho desapareceu, ficou acordada até mais tarde o esperando chegar.


“Na sexta-feira, eu saí para a costureira e o deixei aqui. Na hora que eu cheguei, ele não estava. Inclusive, eu deitei era quase meia noite o esperando, mas ele não apareceu. Aí eu deitei e, quando foi de manhã, eu levantei, e ele não estava aqui na cama dele. Eu falei: ‘Meu Deus, cadê meu filho?’”, lembrou.


Cristiano Araújo e Luizmar Damasceno em foto da época em que cantavam juntos — Foto: Arquivo pessoal


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça aceita denúncia e Carlinhos Mendigo vira réu por homofobia e LGBTfobia na internet

A Justiça de São Paulo aceitou uma denúncia do Ministério Público estadual contra o humorista Carlos Alberto Silva, conhecido como Carlinhos Mendigo, por divulgar incitação ao preconceito a homossexuais através das redes sociais.


Humorista e radialista Carlinhos Mendigo vai responder por crime de homofobia — Foto: Redes Sociais/reprodução


Ele foi denunciado pelo crime de discriminação racial já que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em 2019, a criminalização da homofobia e da transfobia com base na lei que pune como crime ações por preconceito racial ou de cor.


A decisão é de abril deste ano. Ainda cabe recurso. A denúncia foi feita pelo ativista Agripino Magalhães, suplente de deputado estadual. Durante depoimento à Polícia Civil, o humorista alegou se tratar de liberdade de opinião, por ser cristão e que "não quis ofender o público LGBT com suas palavras".


O G1 pediu a posição de Carlinhos por meio de e-mails aos representantes comerciais dele, mas até a última atualização desta reportagem, não havia recebido retorno.


Durante a investigação, realizada pela Delegacia Especializada de Crimes Raciais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Carlinhos Mendigo prestou depoimento e negou ser responsável por uma das postagens feitas em suas páginas nas redes sociais. Contudo, segundo a Polícia Civil, ele admitiu , no depoimento, ser autor de uma postagem que ironizou a participação do vereador Thammy Miranda em uma campanha publicitária nas redes sociais.


O réu disse entender ser "uma afronta" que Thammy, que é trans, "pudesse ser pai e ele não", pois o humorista briga na Justiça com a ex-esposa pela guarda de um filho, segundo relatou em depoimento.


A Polícia Civil pediu informações ao Facebook e ao Twitter sobre a procedência das postagens, para confirmar que foram feitas pelo humorista. Ele reside em Salvador, Bahia, e a Justiça ainda decidirá se o processo será encaminhado para lá.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Doria diz que vacina ButanVac custará R$ 10 por dose: 'Sete vezes menos que as importadas'

O governador João Doria (PSDB) disse nesta segunda-feira (14) que o custo de cada vacina ButanVac é de R$ 10, valor bastante inferior a outras vacinas importadas. De acordo com o governador, já existem 8,2 milhões de doses prontas da nova vacina produzida pelo Instituto Butantan, que está em fase de testes.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) durante anúncio no Palácio dos Bandeirantes nesta segunda-feira (14) — Foto: Reprodução


Na última quarta-feira (14), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu a autorização para os testes em voluntários da vacina contra a Covid-19 ButanVac. É o início da chamada fase clínica dos estudos.


"Já temos 8,2 milhões de doses prontas dessa nova vacina. A Anvisa autorizou agora apenas os estudos, mas eu confio no Butantan. Tenho certeza que o Butantan, com 120 anos de existência e o domínio da tecnologia do vírus inativo, não faz coisas erradas", afirmou o governador.


"Quando a Anvisa aprovar essa segunda vacina para o programa vacinal do ano que vem, nós já teremos prontas 40 milhões de doses da vacina ButanVac. Custa R$ 10 cada vacina. Quatro, cinco, seis, sete vezes menos que as outras vacinas importadas, inclusive a própria CoronaVac", completou.

A vacina CoronaVac, do laboratório Sinovac custa R$ 58,20 cada uma. A Pfizer, do laboratório Biontech, custa R$ 100 por dose. Já a AstraZeneca/Oxford custa cerca de R$ 20.



Programa Dignidade Íntima

O governador deu as declarações durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul da capital, nesta segunda-feira (14), em que anunciou a distribuição de produtos de higiene menstrual para alunas em situação de vulnerabilidade econômica e social de escolas da rede estadual.


O Programa Dignidade Íntima tem como objetivo atingir 1,3 milhão de alunas da rede estadual. O investimento é de R$ 30 milhões.


De acordo com o secretário da Educação, Rossieli Soares, a verba começará a chegar às escolas na terça-feira (15).


“Nenhuma menina vai deixar de ir para a escola do estado de São Paulo por falta de condições, sejam quais forem. Nós temos ainda no nosso Brasil e no nosso estado pessoas que precisam ir para a escola para comer. Se a menina precisa ter ajuda, sim, ela vai ter, em qualquer aspecto, para ter acesso à educação”, afirmou Rossieli.

O anúncio foi feito com a presença do deputada federal Tábata Amaral (PDT), da secretária executiva da Secretaria da Educação estadual, Renilda Peres, e do governador, que assinou o termo autorizando o projeto.


“Quantas meninas deixam de ir às aulas por conta da falta de um absorvente? Por vergonha, por medo. Não é correto”, afirmou Doria.


De acordo com o governador, São Paulo é o primeiro estado do país a ter um projeto desse teor.


Direito à higiene menstrual

A Organização Mundial de Saúde (ONU) estima que 1 entre 10 meninas no mundo perdem aula quando estão menstruadas. Por isso, em 2014, a organização reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano à saúde pública.


O programa inclui:


Formação sobre o assunto para todos na escola;

Protagonismo dos jovens;

Distribuição de material informativo;

Construção de rede de apoio na escola;

Aquisição e distribuição dos produtos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

MP investiga organizadores do passeio de motos com Bolsonaro em SP por aglomeração e falta de máscaras durante pandemia

O Ministério Público (MP) investiga os organizadores do passeio de motociclistas em apoio e com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por aglomeração de pessoas e a falta de máscaras de proteção contra a Covid. O evento foi realizado no último sábado (12), na cidade de São Paulo.


Bolsonaro sem máscara durante passeio de motociclistas em São Paulo — Foto: Reprodução


De acordo com o Inquérito Civil Público instaurado nesta segunda-feira (14) pelo promotor Arthur Pinto Filho, de Justiça de Direitos Humanos e Saúde Pública, os participantes do encontro de motos descumpriram as principais medidas sanitárias determinadas pelo governo paulista para prevenir o contágio e transmissão da doença.


Fotos e vídeos divulgados mostram que Bolsonaro e seus seguidores não usaram máscaras e se aglomeraram quando percorreram as ruas da capital, a partir da Zona Norte, foram à Rodovia dos Bandeirantes e encerram o evento perto do Parque Ibirapuera, na Zona Sul. O presidente, três ministros e seis deputados foram multados por não usarem máscara (veja mais abaixo).


"O uso de máscaras faciais é obrigação legal", escreveu o promotor Arthur em sua manifestação. "O uso de máscaras é fundamental para minorar o contágio da peste, mormente neste gravíssimo momento pandêmico pelo qual passa o Estado de São Paulo".



Durante o passeio, o presidente pilotou uma moto com um capacete não regulamentado. Ainda foram vistas motos da comitiva de Bolsonaro com as placas cobertas, para evitar que fossem identificadas.


Segundo o MP, o evento "Acelera para Cristo - com Bolsonaro" foi organizado nas redes sociais pelo empresário Jackson Villar, da capital, e outras pessoas ainda não identificadas. De acordo com o promotor, assim que todos os organizadores forem identificados, ele irá propor uma ação civil por dano moral e social coletivo na esfera cível.


"O objeto deste procedimento fica, portanto, adstrito às lideranças que não têm foro por prerrogativa de função e que, além de descumprirem o decreto estadual suso mencionado, deram péssimo exemplo à sociedade", informou Arthur no documento do Ministério Público.


Na esfera criminal, a Promotoria pediu que a Polícia Civil instaure inquérito para investigar os organizadores por crime contra a saúde pública por terem desrespeitado as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo de Combate à pandemia, do governo estadual. Na solicitação, o MP pede para a polícia identificar quem não usava máscaras.


O Ministério Público de São Paulo também informou que vai encaminhar cópia do Inquérito Civil Público para o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo pedindo que seja apurado se Bolsonaro e outros políticos que participaram do passeio de motos descumpriram medidas sanitárias na capital durante o evento.


"O Ministério Público estadual tem a obrigação de levar ao conhecimento do Ministério Público Federal, que tem atribuição para investigar autoridades com prerrogativa de função na esfera federal, os fatos graves ocorridos no evento em tela", informou o promotor.


"Conforme matérias jornalísticas ora anexadas, além do Presidente da República não cumprir a legislação que determina o uso de máscaras em eventos públicos, seus principais assessores, organizadores do evento e grande parte das pessoas presentes ao ato também não se utilizaram de máscaras de proteção facial, seguindo o exemplo presidencial", informa trecho do documento do MP.


Eduardo Bolsonaro provoca aglomeração no Ibirapuera — Foto: Reprodução/TV Globo


Acidentes e multas


Durante o passeio, houve acidentes, multas pelo não uso da máscara, aglomeração, faixas antidemocráticas e descumprimento de leis.


Bolsonaro, seu filho Eduardo, três ministros, o da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e mais cinco deputados, entre eles Carla Zambelli, foram multados pelo governo de São Paulo por não usarem máscara. Durante o trajeto, motociclistas se envolveram em acidentes, a maioria cobriu a placa da moto com fitas adesivas e também houve aglomeração. Faixas antidemocráticas pedindo a intervenção militar foram exibidas aos participantes.


A polícia de São Paulo acompanhou o passeio ao custo de R$ 1,2 milhão para os cofres públicos paulistas. O presidente discursou ao final do evento e voltou a defender medicamentos sem eficácia contra o coronavírus.



No encerramento do passeio, na região do Parque Ibirapuera, Bolsonaro discursou e falou, mais uma vez, contra o uso de máscaras e o isolamento social, e a favor de remédios sem eficácia. O presidente também voltou a dizer que houve excesso de notificações de mortes por Covid-19.


Especialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a máscara é imprescindível neste momento crítico da pandemia e condenam a proposta. Até a última atualização desta reportagem, os citados não foram encontrados para comentar o assunto.


Ação Popular

Além da investigação do MP, a Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo protocolou nesta segunda (14) uma ação popular para que os R$ 75 mil utilizados pela Prefeitura de SP na organização da motociata, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, sejam ressarcidos aos cofres públicos da cidade.


A ação, direcionada à Secretária de Esportes e Lazer do Município de São e à São Paulo Turismo, afirma que o ato realizado no último sábado (13) com apoio financeiro da Prefeitura, é um “flagrante e obsceno desvio de finalidade do ato administrativo” por “ausência de interesse público na contratação direta da empresa São Paulo Turismo S/A para evento de interesse intrinsicamente político”.


A vereadora do PSOL, Silvia Ferrado, da Bancada Feminista. — Foto: Afonso Braga/Rede Câmara


“Na prática a prefeitura financiou um ato político como se fosse um evento de interesse público. Ricardo Nunes precisa dizer se este financiamento demonstra algum tipo de acordo político com Bolsonaro, o que seria trágico, ou então precisa devolver o dinheiro prontamente”, disse Silvia Ferraro, covereadora responsável pela Bancada Feminista do PSOL.



“Diferente das iniciativas de outros mandatos do PSOL e PT que provocaram o Ministério Público a investigar o ato administrativo, a ação popular do mandato coletivo Bancada Feminista do PSOL pode fazer com que a justiça obrigue a Prefeitura a devolver este recurso e ainda pede ao MP a investigação do Secretário e demais servidores públicos responsáveis”, completou o comunicado da equipe de Silvia Ferraro enviado à imprensa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Liberdade e democracia são faces da mesma moeda', diz Fux

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou nesta segunda-feira (14) que "onde não há liberdade de expressão, não há democracia" e que liberdade e democracia são "faces da mesma moeda".


Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal — Foto: Nelson Jr./SCO/STF


Fux deu a declaração ao discursar na abertura de uma série de encontros virtuais que discutirão a liberdade de expressão no país, promovido pelo Observatório de Direitos Humanos do CNJ. O evento conta também com a participação de artistas, como os cantores Gilberto Gil e Daniela Mercury.


"Liberdade e democracia são faces da mesma moeda. Onde não há liberdade de expressão, não há democracia", afirmou Fux.

Relatório divulgado em março desde ano pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) informou que o Brasil registrou 150 casos de violação às liberdades de imprensa e de expressão em 2020.


Na sequência do discurso desta segunda, o presidente do STF e do CNJ ressaltou a importância de a população checar se uma informação recebida é verdadeira antes de compartilhar.


"Isso é muito importante, principalmente nessa era de fake news, em que as pessoas não checam informações e compartilham, isso vai ter que ser objeto de uma cultura da própria sociedade, um cuidar da sociedade, de checar antes de compartilhar", completou.


Luiz Fux ressaltou ainda que, além de assegurar liberdades, a Constituição também busca proteger a honra e imagem das pessoas, além de proteger os cidadãos dos "discursos de ódio".


Em fevereiro deste ano, na sessão de abertura do STF, Fux já havia dito que "a racionalidade vencerá o obscurantismo".


No discurso desta segunda-feira, frisou: "A Constituição Federal [...] protege a imagem das pessoas, a honra e a boa fama. Ela veda o discurso do ódio. Ela veda discursos que têm preconceito racial. O Supremo Tribunal Federal já entendeu que o racismo [...] violenta a dignidade humana do homem de carne e osso. Não tem raça. O racismo é contra as pessoas de carne e osso."


Decisões do Supremo

Durante o discurso desta segunda, o ministro também citou decisões do STF sobre a liberdade de expressão.


Frisou ainda que, quando se trata de liberdades como a de expressão, os julgamentos da Corte são unânimes, porque o entendimento comum é da relação entre liberdade de expressão e democracia.


Pandemia

Luiz Fux também citou a crise causada pela pandemia. Lembrou os quase 500 mil mortos pela Covid-19 e ressaltou que não são números, mas seres humanos.


"Nós estamos vivendo um momento bastante complexo, um momento de flagelo, um momento que temos que demonstrar toda nossa solidariedade nos direitos humanos, à medida que o Brasil hoje que vivencia a morte de quase 500 mil pessoas, entre elas pais, filhos, avós, netos, irmãos. Não são números; são seres humanos. São brasileiros como nós", declarou.


Os discursos no evento

A cantora Daniela Mercury também ressaltou a relação entre liberdade de expressão e democracia. "Sem liberdade, não existe democracia. Censurar, controlar e inibir a expressão da liberdade artística afronta a democracia”, declarou, acrescentando que "preocupa" a "perda paulatina da liberdade".


“A censura direta deixa vestígios claros, e é mais fácil a identificação e anulação pelo Poder Judiciário. Mas a censura dissimulada impõe alinhamentos e cobra pertencimento a uma corrente de pensamento”, completou, lembrando situações como a abertura de investigações contra jornalistas e artistas com base na Lei de Segurança Nacional e o retardamento ou negativa de incentivos fiscais a projetos culturais que “contrariem o gestor de ocasião”.


O cantor Gilberto Gil também ressaltou a liberdade de expressão.


"A vigilância, a atenção permanente ao desenvolvimento do processo de liberdade de expressão, é uma constante, é uma necessidade permanente", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Comissão do TCU investiga produção de relatório falso que questiona mortes por Covid

Fazendo upload: 202637 de 202637 bytes.


Uma comissão formada por três auditores federais de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) começou a investigar o caso do servidor apontado como autor de um relatório falso usado pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar o número de mortos por Covid no ano passado.


A comissão foi criada pela presidente do TCU, ministra Ana Arraes, por meio de portaria publicada na última sexta-feira (11) no "Diário Eletrônico" do TCU, com prazo de funcionamento de 60 dias.


O grupo será presidido por Márcio André Santos de Albuquerque. Também participam da apuração Frederico Julio Goepfert Junior e Pedro Ricardo Apolinario de Oliveira (leia mais sobre os três integrantes ao final desta reportagem).


"Todos os auditores da Casa são técnicos, independentes e tratam os temas sob sua análise com o devido rigor e seriedade", afirmou o TCU em nota enviada à TV Globo.


O servidor do TCU Alexandre Costa Silva Marques é apontado como autor da análise pessoal que aponta suposta "supernotificação" no número de mortes por Covid-19 no ano passado. Ele foi afastado por 60 dias e responde a um processo administrativo disciplinar que tramita em sigilo


A presidente do TCU também pediu à Polícia Federal a abertura de um inquérito policial sobre o caso.



Na segunda-feira (7) da semana passada, o presidente Jair Bolsonaro citou o documento como se tivesse sido produzido pelo próprio tribunal.


Com base na nota não oficial, o presidente afirmou que metade das mortes atribuídas à Covid no ano passado teriam sido registradas de modo incorreto ou fraudulento.


O TCU negou na última terça-feira (8) a autoria do documento e frisou que as conclusões presentes na nota não têm respaldo em nenhuma fiscalização da Corte.


“O documento refere-se a uma análise pessoal de um servidor do Tribunal compartilhada para discussão e não consta de quaisquer processos oficiais desta Casa, seja como informações de suporte, relatório de auditoria ou manifestação do Tribunal”, informou a Corte em nota.


Os integrantes da comissão

Márcio Albuquerque - Presidente da comissão criada por Arraes, é auditor do TCU desde 2000. Foi secretário das sessões do TCU, responsável por orientar o presidente do tribunal e lidar diretamente com todos os ministros. Também atuou como secretário-geral adjunto da Secretaria Geral de Administração da Corte.

Pedro Ricardo Apolinario de Oliveira - Assessor do ministro Benjamin Zymler, relator no TCU dos processos relacionados à pandemia em 2020 — tema em que o auditor afastado tentou emplacar uma linha de fiscalização sem respaldo no tribunal. Oliveira já trabalhou com processos administrativos disciplinares no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, de 2007 a 2013, dirigiu a Consultoria Jurídica do TCU. Atua como auditor na Corte desde 2004.

Frederico Goepfert Junior - Auditor do tribunal desde 1998, ocupou cargos de secretário no TCU por mais de dez anos. Comandou a secretaria especializada na análise de contratos e licitações de 2013 a 2019.


Fonte: G1

Leia Mais ››