segunda-feira, junho 14, 2021

'Habemus hidroxicloroquinam': embaixador nos EUA comemorou doação ao Brasil de droga ineficaz


O embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster, comemorou em maio do ano passado a doação de 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil pelo governo dos EUA, segundo documentos obtidos pela CPI da Covid aos quais a TV Globo teve acesso.


A hidroxicloroquina é uma das substâncias cuja ineficácia no tratamento da Covid foi cientificamente comprovada, mas que o presidente Jair Bolsonaro e seguidores insistem em propagandear (vídeo abaixo). Em outubro e novembro, o governo gastou mais de R$ 23 milhões em propaganda do tratamento com drogas sem eficácia, de acordo com planilhas obtidas pela TV Globo.


Forster recebeu a confirmação da liberação dos comprimidos de Amy S. Radetsky, diretora para Brasil e Cone Sul do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca.



"Nestor, boas notícias — conseguimos obter as autorizações legais para enviar os 2 milhões de doses. Estamos tentando, mas não podemos confirmar se podemos enviar hoje à noite, sujeito à disponibilidade do avião", disse Radetsky em e-mail a Forster.


O embaixador encaminhou essas considerações a Norberto Moretti, então secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty.


"Caro Norberto, Habemus hidroxicloroquinam!", escreveu o embaixador em e-mail para Moretti. A troca de e-mails aconteceu em 29 de maio de 2020.


Naquele momento, o uso do medicamento já era desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dois dias antes, o presidente Jair Bolsonaro havia afirmado a apoiadores que o Brasil receberia a doação de cloroquina do governo dos EUA, então comandado por Donald Trump.


"Ele está mandando para nós aqui 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina", disse Bolsonaro na ocasião.


A doação se concretizou no final daquele mês. Em 31 de maio, o então ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo anunciou o recebimento dos comprimidos.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) havia recomendado ainda em maio que a cloroquina fosse usada somente em ensaios clínicos e apontou que não havia eficácia da droga — tradicionalmente utilizada contra a malária — no tratamento da Covid-19.


"Sobre a hidroxicloroquina e a cloroquina, que já são licenciadas para muitas doenças, eu diria que, até esse estágio, nem a cloroquina nem a hidroxicloroquina têm sido efetivas no tratamento da Covid-19 ou nas profilaxias contra a infecção pela doença. Na verdade, é o oposto", disse diretor de Emergências da OMS, Michael Ryan, em 20 de maio, dias antes da troca de e-mails do Itamaraty sobre a doação norte-americana.


Em junho, a agência sanitária dos EUA cancelou a permissão do uso de hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19.


Na ocasião, o Donald Trump foi questionado pela GloboNews se manteria doações de cloroquina ao Brasil e outros países, e o republicano respondeu que "sim".


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!