domingo, março 10, 2019

Jogadores ficam feridos após raio cair em campo de futebol durante partida em Santa Quitéria

Jogadores do time Nacional de São Domingos ficaram feridos após um raio atingir o campo durante uma partida na localidade de São Domingos, em Santa Quitéria, no Ceará, no fim da tarde desta sexta-feira (9).

Atletas do time Nacional de São Domingos estavam jogando durante o treino quando foram atingidos pelo raio. — Foto: Arquivo pessoal
Atletas do time Nacional de São Domingos estavam jogando durante o treino quando foram atingidos pelo raio. — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Elton Mendonça Borges, 35, jogador do time Nacional os atletas entraram no campo por volta das 17h30min para o treino do time. Três minutos após o início da partida um raio atingiu o local e todos os jogadores caíram no chão. “Só vi aquela tira de fogo passando e todo mundo caindo no chão. Pensei, ‘morreu todo mundo’, foi horrível”, relata.

Elton não estava em campo no momento do acidente, pois ficou conversando com amigos. Conforme o atleta, não chovia no momento que o raio caiu no local, porém o céu estava encoberto por nuvens.

Depois que a descarga elétrica atingiu o campo de futebol ele correu para o local em busca do filho, que também joga no time. “Encontrei ele atordoado, comecei a massagear o peito e aos poucos ele foi voltando ao normal”.

Segundo Hélio Ximenes, atleta do time Cruzeiro da Areia, que jogava em um campo próximo do local onde o raio caiu, ele e os companheiros de equipe também sentiram o impacto da descarga elétrica e caíram no chão, mas nenhum jogador precisou ser socorrido. “No nosso campo a descarga foi mais fraca, porém derrubou todo mundo no chão. Foi um momento de terror”, afirma.

O adolescente Iarley Ximenes ficou desorientado e com parte do olho roxo após o raio atingir o campo onde ele jogava futebol. — Foto: Arquivo pessoal
O adolescente Iarley Ximenes ficou desorientado e com parte do olho roxo após o raio atingir o campo onde ele jogava futebol. — Foto: Arquivo pessoal

O adolescente Iarley Ximenes Mendonça, 14, filho de Elton, está entre os atletas que ficaram mais feridos. Conforme Elton Mendonça, o jovem ficou com parte do corpo dormente, a vissão embaçada e um dos olhos roxo.

O atleta identificado apenas como Aglailton ficou sem conseguir enxergar e Ronaldo, que seria o presidente do time, chegou a desmaiar no local e quando se recuperou relatou dores de cabeça.

Os três foram socorridos para o Hospital Regional de Varjota e de lá foram transferidos para a Santa Casa de Sobral, onde passaram por exames e foram liberados na noite de sexta-feira.

Os demais jogadores que estavam no campo ficaram desorientados, porém conseguiram se recuperar após alguns minutos e não foram levados para o hospital.

Fonte: g1
Leia Mais ››

Roubo de contas de clientes no comércio eletrônico brasileiro supera média global, aponta estudo

O número de empresas brasileiras no comércio eletrônico que relataram ter sofrido algum problema por causa de roubo de conta de clientes superou a média mundial em estudo realizado pela Visa.

Hackers assumem contas de clientes em sites de e-commerce e lojistas precisam exercer cautela — Foto: Pierre Amerlynck/Freeimages.com
Hackers assumem contas de clientes em sites de e-commerce e lojistas precisam exercer cautela — Foto: Pierre Amerlynck/Freeimages.com

Segundo o levantamento feito com 2,8 mil profissionais da área de gestão de fraudes de empresas e organizações dos setores de bens duráveis, turismo, serviços, gastronomia e eletroeletrônicos, 42% afirmaram ter lidado com esse tipo de caso no Brasil.

A média mundial é de 37%. No entanto, o índice brasileiro ainda é inferior ao da média latino-americana, que é de 47%.

O roubo de conta ocorre quando o cliente tem seu usuário e senha obtidos por um terceiro, que pode realizar compras sem autorização.

'Teste de cartão'
A fraude mais comum identificada no comércio eletrônico brasileiro é o chamado "teste de cartão", quando um criminoso tenta utilizar dados do cartão de outra pessoa pela primeira vez.

O golpe consiste em realizar compras de baixo valor, para verificar se os dados são válidos, e, posteriormente, consumir o limite em compras de valor maior.
De acordo com a Visa, 45% dos especialistas ouvidos no Brasil relataram ter detectado essa fraude, outro número acima da média mundial (36%).

Veja como se proteger nas compras online
O Brasil também tem percentual maior no uso abusivo de cupons (40% contra 33% na média mundial) e de fraudes em programas de fidelidade (30% no Brasil contra 23% no mundo).

Por outro lado, ficou abaixo da média em casos como fraudes de sites falsos com as técnicas de "phishing", "pharming" e "whaling" (45% no mundo, mas 26% no Brasil), solicitação indevida de estorno após compras (33% no mundo, mas 28% no Brasil) e "botnets" (28% no mundo, mas 9% no Brasil), que são computadores infectados com softwares maliciosos para roubar dados e acessar dispositivos.

Dificuldades
Segundo os especialistas, os números dependem do que as empresas conseguem detectar em seu ambiente. No entanto, 65% dos profissionais latino-americanos entrevistados reconheceram dificuldades em identificar as fraudes que ocorrem e responder aos casos – o que significa que muitas podem passar despercebidas.

O objetivo do levantamento é identificar pontos que exigem cautela e cuidados – ou oportunidades de melhoria – por parte dos lojistas. O estudo destaca, por exemplo, que a análise do histórico de pedidos é uma das ferramentas mais úteis para detectar desvios no comportamento dos clientes e, portanto, pedidos problemáticos.

De acordo com o estudo da Visa, a América Latina é um dos mercados que mais cancela pedidos após uma revisão manual. Embora 1 em cada 5 pedidos acabe passando por revisão manual – o que é menos do que a média global, de 1 em cada 4 -, 20% deles são recusados – quase 7 vezes maios do que a média global, de 3%.

O estudo pode ser baixado (em português) aqui.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com

Fonte: G1
Leia Mais ››

Flamengo derruba todas as instalações irregulares do Ninho do Urubu

O Flamengo derrubou todas as construções irregulares do Ninho do Urubu, onde há um mês 10 atletas das divisões de base morreram em um incêndio. O CT, no entanto, segue interditado, com Guardas Municipais na porta.

Uma inspeção da Prefeitura do Rio no complexo antes do carnaval a pedido do Ministério Público constatou que instalações que não estavam em conformidade com a planta foram removidas – à exceção dos contêineres destruídos pelo fogo, que estão isolados.

Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (8) — Foto: Lívia Torres/ G1
Ninho do Urubu, na Zona Oeste do Rio, nesta sexta-feira (8) — Foto: Lívia Torres/ G1

Segundo a Secretaria de Urbanismo, o Flamengo apresentou um novo projeto para análise, solicitando nova licença para modificação da planta. O clube também conta com nova licença de obras, expedida em 19 de fevereiro, válida por 12 meses.

A prefeitura informou ainda que o clube já pagou 23 das 32 multas lavradas e busca regularizar as nove restantes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Corpo de Michael Jackson pode ser exumado após novas acusações de abuso sexual, diz site

O corpo de Michael Jackson pode ser exumado após uma série de acusações de abuso sexual ao longo de três décadas, segundo o site Radar Online.

Michael Jackson em foto de junho de 2005 — Foto: Timothy A. CLARY/AFP
 Michael Jackson em foto de junho de 2005 — Foto: Timothy A. CLARY/AFP

De acordo com a publicação, as vítimas estão se reunindo e organizando um pedido de exumação além de um exame de DNA através das marcas deixadas em seus corpos.

Ao menos 11 novas denúncias de assédio e abuso sexual surgiram após a exibição do documentário “Leaving Neverland (Deixando Neverland, em tradução livre)”. Segundo o Radar Online, as supostas vítimas tinham entre 7 e 14 anos de idade na época.

"Amostras de DNA retiradas de seus restos mortais podem provar que estão dizendo a verdade”, disse uma fonte ao site. O cantor morreu em junho de 2009, aos 50 anos, após sofrer uma parada cardíaca.

"Leaving Neverland"
"Leaving Neverland" mostra dois homens de cerca de 30 e 40 anos que alegam ter feito amizade com Jackson e ter sido abusados sexualmente por ele a partir dos 7 e 10 anos de idade. O filme foi exibido na rede norte-americana HBO em 3 e 4 de março e no britânico Channel 4 em 6 e 7 de março.

Representantes do legado do artista, que morreu em 2009, disseram que as acusações são uma "tentativa patética de conseguir dinheiro fácil com o nome de Michael Jackson".

Michael Jackson fora das rádios
Rádios da Austrália, Canadá e Nova Zelândia decidiram não tocar músicas de Michael Jackson em reação às novas alegações de abuso sexual do 'Rei do Pop'.

O grupo de rádio Nova Entertainment de Sydney foi o último a decidir, nesta quinta-feira (7), boicotar Jackson.

A decisão foi tomada após o lançamento nos Estados Unidos do documentário "Leaving Neverland", no qual dois homens relatam que o artista abusou sexualmente deles por anos.

"Dado o que está acontecendo no momento, SmoothFM não transmitirá mais nenhuma música de Michael Jackson", disse Paul Jackson, diretor de programação da Nova, citado pela imprensa local.

Estátua do astro pop é removida
Uma estátua de Michael Jackson foi removida do Museu Nacional do Futebol, em Manchester, na Inglaterra, após novas denúncias de abuso sexual contra o astro pop, informa a rede BBC.

O monumento de gesso e resina era exibido no Museu do Futebol desde 2014 e foi retirado nesta semana.

"O Museu Nacional do Futebol fez uma série de mudanças em suas exposições e nos objetos expostos nos últimos meses. Como parte de nossos planos para representar melhor as histórias que queremos contar, tomamos a decisão de remover a estátua de Michael Jackson da exibição", disse um porta-voz da instituição, em comunicado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Avião cai na Etiópia com 157 pessoas, minutos após decolar. “Não há sobreviventes”, diz empresa aérea sobre acidente


Um avião da companhia Ethiopian Airlines com 157 pessoas a bordo caiu na manhã deste domingo (10), informou a companhia aérea. Até o momento, não há detalhes sobre o número de vítimas. A aeronave, que caiu logo após a decolagem, se deslocava da capital etíope a Nairóbi, capital do Quênia.

O CEO da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, confirmou que não há sobreviventes no acidente aéreo que envolveu uma aeronave da empresa na manhã deste domingo (10). “Ele manifesta suas profundas condolências às famílias e entes queridos de passageiros e tripulantes que perderam a vida neste trágico acidente”, disse a companhia em uma publicação em rede social. Segundo a companhia aérea, 149 passageiros e oito membros de tripulação estavam a bordo do avião modelo Boeing 737 que caiu logo após a decolagem.

O avião se deslocava da capital etíope Adis Abeba a Nairóbi, capital do Quênia. Um porta-voz da Ethiopian Airlines afirmou que as vítimas teriam 33 nacionalidades. Entre os mortos, estão 32 quenianos e 17 etíopes, de acordo com informações da empresa. Até o momento, não há informações sobre a lista de passageiros e membros da tripulação. Familiares de passageiros aguardam informações no aeroporto de Bole.

Ainda não foram divulgadas as causas deste acidente com o avião modelo Boeing 737. O operador de tráfego aéreo do país disse que a aeronave apresentou velocidade vertical instável após a decolagem e que a visibilidade parecia estar clara.

A Ethiopian Airlines confirmou que a aeronave caiu seis minutos depois de decolar do aeroporto internacional de Adis Abeba às 8h44 (horário local, 2h44 em Brasília), na altura da cidade de Bishoftu, informou em comunicado. A empresa disse ainda que o avião era novo e que foi incorporado as suas operações em novembro do ano passado.

O Escritório do primeiro-ministro etíope, Aby Ahmed, expressou “suas mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam seus entes queridos. Ele considera que a queda tenha deixado vários mortos”, segundo lamentou via Twitter. O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, disse que muitos quenianos “se preparam para o pior”.

O avião, com número de voo ET302, tinha previsto aterrissar no aeroporto internacional de Nairóbi Jomo Kenyatta às 10h25 local. (Equipe AE com Agências Internacionais)

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Laudo diz que jovem morta no carnaval de Caicó foi estrangulada


Encontrada morta dentro do carro em Caicó durante o carnaval, a jovem Zaira Dantas Silveira Cruz, de 22 anos, foi estrangulada e morta sob tortura. É o que revela o laudo do Instituto Técnico-científico de Perícia (Itep), divulgado ontem pela jornalista Roberta Trindade, da TV Tropical. Até então, nem Polícia ou o Itep tinham divulgado o resultado do laudo, fato que levantou suspeitas sobre a causa da morte, até então narrada como possível morte natural.

Segundo informou a jornalista, os exames mostraram que Zaira foi assassinada por asfixia mecânica, estrangulamento por meio de tortura. O próximo resultado de exames deverá mostrar se ela tentou resistir e em quais condições de vulnerabilidade se encontrava.

Zaira foi encontrada morta dentro do carro na manhã do sábado (2) na sede do bloco de carnaval em Caicó.  Segundo a Polícia, não havia marcas de violência no corpo dela. Amigos disseram na ocasião que ela havia ido dormir no carro. A princípio, os depoimentos apontavam para um possível infarto como sendo causa da morte.

O laudo ficou pronto nesta semana, mas o ITEP não pôde divulgar, ficando a Polícia responsável por apresentar o resultado numa coletiva de imprensa. Ao ter acesso ao documento, a jornalista Roberta Trindade divulgou, argumentando que se trata de um documento público e que o processo não corre em segredo de justiça.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Caixa aumenta valor de imóveis financiados pelo Minha Casa Minha Vida

As famílias de baixa renda de cidades de até 50 mil habitantes terão acesso a mais financiamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV). O banco aumentou o valor de imóveis financiados para as faixas 2 e 3 do programa habitacional. Paralelamente, a instituição elevou o valor do subsídio para a faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes.

CONDOMÍNIO CONSTRUÍDO ATRAVÉS DO MINHA CASA MINHA VIDA. FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O teto de imóveis para as faixas 2 e 3 do MCMV foi ampliado. Para as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, o valor máximo do imóvel a ser financiado passou de R$ 110 mil para R$ 145 mil no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em São Paulo; de R$ 105 mil para R$ 140 mil no Sul, no Espírito Santo e em Minas Gerais; de R$ 105 mil para R$ 135 mil em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e de R$ 100 mil para R$ 130 mil no Norte e no Nordeste.

Nas cidades com menos de 20 mil habitantes, o teto do financiamento passou de R$ 95 mil em todas as regiões para os mesmos valores (escalonados por regiões) dos municípios com até 50 mil moradores.

O banco também aumentou o valor do subsídio para financiamentos da faixa 2 em cidades de até 20 mil habitantes. O subsídio passou de R$ 10.545 para R$ 11,6 mil para os mutuários com renda familiar bruta de até R$ 1,8 mil.

Para as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, o valor do subsídio na faixa 2 não mudou, podendo chegar a R$ 29 mil, dependendo da região do imóvel. Os subsídios para a faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida também não sofreram alteração, com valor máximo de R$ 47,5 mil para famílias que ganhem até R$ 1,2 mil.

As novas regras foram publicadas hoje em instrução normativa do Ministério do Desenvolvimento Regional. Em nota, a Caixa Econômica Federal informou que as novas condições permitirão ao banco consumir todo o orçamento disponível para este ano no financiamento de moradias para a população de baixa renda.

“Com essas novas condições, a Caixa está com capacidade plena para atender a demanda por moradia no mercado imobiliário e aplicar todo o orçamento disponível para 2019, promovendo o aquecimento da economia, gerando empregos e rendas, além de contribuir para a redução do déficit habitacional do país”, destacou o banco no comunicado.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

ITEP-RN bate recorde de atendimentos em homenagem às mulheres


No dia dedicado ao atendimento exclusivo às mulheres, os postos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) realizaram um número de atendimentos recorde na emissão de carteiras de identidade em todo o estado nessa sexta-feira (8).

Segundo os dados do Instituto de Identificação os atendimentos em Natal ficaram bem acima das expectativas. Na Central do Cidadão do Alecrim foram realizados 471 atendimentos nesta sexta-feira, 8. Já no shopping Via Direta foram 300 emissões de RG´s, enquanto que na Zona Norte o número chegou a 200.

“O resultado foi excelente. Realizamos um bom trabalho e alcançamos o nosso objetivo. Toda a equipe se dedicou e se empenhou bastante. Homenageamos as mulheres em uma ação inédita em nosso estado, com um serviço que é essencial. Isso é muito importante. Estamos todos muito felizes em podermos ter ajudado todas estas mulheres”, destacou a subcoordenadora de Identificação, Makezia Sayure Gurgel.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Reservatórios do RN devem acumular 50% do volume após inverno


O interior do Rio Grande do Norte está entrando na sua quadra invernosa. Os mananciais potiguares, em algumas regiões, já começaram a ter aumento de volume. Entre os 45 reservatórios monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), que possuem capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, a estimativa definida pelo setor de monitoramento é que, seguindo a perspectiva de um inverno dentro do normal, as reservas hídricas superficiais possam terminar o período de chuvas com, aproximadamente, 50% do total que conseguem acumular, que é de 4,411 bilhões de metros cúbicos.

O diretor-presidente do Igarn, Caramurú Paiva, ressalta que caso se confirme uma quadra invernosa dentro da normalidade e os reservatórios atinjam os 50% das reservas hídricas superficiais totais, o estado do Rio Grande do Norte atingirá sua melhor situação de abastecimento desde 2013, quando, ao final do inverno no interior, acumulou 45,01% da capacidade total das bacias hidrográficas. “Em 2014, acumulou 39,93%; em 2015, 26,99%; em 2016, 20,18%; em 2017, 17,72%; e 2018, 31,50%”, relembra o diretor.

Com relação aos principais reservatórios estaduais, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente acumula 495,745 milhões de m³, em termos percentuais, 20,66% de sua capacidade. No início de março de 2018, a ARG acumulava 284,986 milhões de m³, ou apenas 11,87% de máximo que consegue acumular.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, atualmente acumula 133,582 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado estava com 13,84%, o que corresponde a 82,978 milhões de metros cúbicos.

Outro grande reservatório, Umari, que possui capacidade para 292 milhões de metros cúbicos, atualmente acumula 97,899 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado estava com 13% de sua capacidade, 39,230 milhões de m³.

Atualmente, 7 reservatórios estão em volume morto, o que corresponde a 15,55% do total de açudes monitorados. Já os completamente secos são 8, em termos percentuais, 17,77%. No início de março de 2018, 17 mananciais estavam em volume morto e 15 secos.

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está com 7,350 milhões de metros cúbicos, ou 66,38% do seu volume máximo que é de 11 milhões de metros cúbicos. Já a lagoa do Bonfim, que atende à adutora Monsenhor Expedito, 43,350 milhões de m³, ou 51,44% do seu volume total. A Lagoa do Jiqui permanece com 100% da sua capacidade.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Banco é condenado por operação bancária incorreta

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o Banco do Brasil a indenizar um cliente em R$ 10 mil, com juros e correção monetária, por danos morais. O rapaz teve problemas para realizar o pagamento de uma matrícula em um curso no exterior. A decisão foi da 16ª Vara Cível de Natal.

FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

De acordo com o processo, a instituição de ensino estrangeira enviou uma ordem de pagamento ao cliente com o prazo de 72 horas. Ele foi ao banco para solicitar o pagamento e o funcionário informou que o procedimento havia sido realizado com sucesso.

No entanto, o cliente teve que realizar o mesmo pagamento pelo cartão de crédito, pois o valor não havia sido descontado até a data limite. O banco informou que a ordem de pagamento teria sido cancelada, mas a quantia de R$ 13.626,09 foi descontada da conta cinco dias depois.

Após a abertura do processo judicial, o banco estornou o valor debitado indevidamente.

O juiz André Pereira considerou que que “não há como se afastar a responsabilidade do banco quanto ao constrangimento sofrido pelo autor” especialmente quando se refere a “indevida retirada de valores de sua conta corrente, justamente quando mais necessitava”.

E considerou que, apesar do banco ter posteriormente ressarcido o valor indevidamente retirado da conta, “não se pode ignorar a angústia , decepção, sentimento de impotência do autor, diante da desídia do demandado em realizar transferência”.

Neste sentido, o juiz considerou cabível a indenização por danos morais, avaliando que “a viagem realizada pelo autor tinha um caráter de um sonho e fora antecipadamente detalhada e planejada”, de modo que a atuação do banco réu “lhe causou abalo financeiro justamente no período da viagem”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Mulheres protestam contra Jair Bolsonaro e reforma da Previdência em Natal

Mulheres fizeram uma manifestação na tarde desta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, na Cidade Alta, em Natal, contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, em defesa da democracia e da Previdência Social, e para cobrarem esclarecimentos sobre o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, que completa um ano em 14 de março.

Manifestação das mulheres em Natal, no Rio Grande do Norte — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
Manifestação das mulheres em Natal, no Rio Grande do Norte — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Segundo a organização do movimento, 4 mil pessoas estiveram presentes na passeata, sendo a maioria mulheres. Já assessoria da Polícia Militar disse não ter a estimativa de quantas pessoas participaram da manifestação.

O movimento foi denominado de "Mulheres contra Bolsonaro, vivas por Marielle e em defesa da previdência e da democracia". Movimentos sociais e sindicatos participaram da manifestação. O protesto começou às 15h e terminou às 17h30.

"É uma pauta extensa, porque nós temos uma resistência de longos anos de direitos que são negados para nós mulheres", disse a presidente do Grupo Afirmativo das Mulheres Independentes (Gami), Goreth Gomes.

A presidente do Gami explicou que uma das pautas principais do movimento é contra a reforma da Previdência e também citou o combate ao feminicídio. "Estamos na rua colocando todas as nossas energias para não passar a reforma da Previdência, que traz grandes prejuízos pra nós mulheres. Para a trabalhadora rural, a doméstica, mulheres urbanas. Nós estamos aqui pra dizer um não também à questão da violência, do femincídio", falou.

O início da manifestação foi na sede do INSS, na rua Apodi. Depois, a caminhada seguiu pelas ruas da Cidade Alta e terminou na parte da frente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dnit declara situação de emergência na Ponte de Igapó, em Natal

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) declarou situação de emergência na Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, que passa sobre o Rio Potengi ligando as zonas Norte e Oeste de Natal. O ato foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União, apesar de ter sido assinado no dia 1º de março. Mesmo com a declaração, a ponte continua com tráfego aberto aos veículos.

Há 29 anos sem manutenção, Ponte de Igapó foi avaliada por técnicos do Crea em 2018 — Foto: Reprodução/Flávio Muniz/Inter TV Cabugi
Há 29 anos sem manutenção, Ponte de Igapó foi avaliada por técnicos do Crea em 2018 — Foto: Reprodução/Flávio Muniz/Inter TV Cabugi

No documento, o superintendente regional substituto do Dnit no Rio Grande do Norte, Danyel Flávio Lopes de Paiva ratificou uma declaração da situação de emergência feita pela coordenação de engenharia do órgão.

Os técnicos constataram comprometimento estrutural de pilares e vigas da estrutura. Do lado direito da ponte, foram notificados problemas em pelo menos 11 pilares, além de trechos de 1 metro das vigas entre os pilares P3 e P4, entre os pilares P4 e P5 e entre o pilar P16 e o encontro E2.

Do lado esquerdo da ponte, chamaram atenção dos técnicos trechos de 2 metros das vigas longitudinais de extremidade do tabuleiro ferroviário, "nos pontos próximos aos apoios entre os pilares P9 e P10, entre os pilares P10 e P11, entre os pilares P11 e P12, entre os pilares P12 e P13 e entre os pilares P13 e P14".

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (8), o Dnit informou que a declaração de emergência se dá pelo "avanço exponencial" observado, nas últimas três inspeções realizadas em maio e novembro de 2018 e fevereiro de 2019, no nível de degradação de algumas peças estruturais da ponte, "o que torna necessário, para barrar tal avanço, que sejam tomadas medidas de recuperação/reforço imediatas em tais elementos, de maneira que se possa continuar garantindo a segurança dos usuários e a manutenção do bem público"

Ainda de acordo com o Dnit, a obra emergencial vai se deter apenas aos elementos mais deteriorados e será dada continuidade aos trâmites preparatórios para realização de licitação para reforma do complexo, que deve ser iniciado ainda no primeiro semestre.


Em maio do ano passado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) constatou problemas estruturais na ponte. O Crea realizou uma vistoria e identificou a corrosão das vigas de sustentação da estrutura, e uma ferrugem acentuada, mas considerou que não era possível dizer se a estrutura tinha risco de desabamento.

Com 606 metros de extensão e 12 metros e meio de largura, a Ponte de Igapó recebe, diariamente, cerca de 80 mil veículos, 37 linhas de ônibus e 13 viagens de VLT. A última manutenção na Ponte de Igapó foi realizada em 1990. De lá pra cá, os moradores não têm conhecimento de nenhum reparo feito na estrutura.

Fonte: G1
Leia Mais ››