terça-feira, setembro 24, 2019

Cozinheiras do CRAS de Itaú recebe visita da nutricionista pra práticas de manipulação de alimentos

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A Nutricionista do município de Itaú, Samara Barros, realizou na manhã desta segunda-feira (23), a reunião com as funcionárias da cozinha do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, sobre algumas modificações no cardápio.

Foi realizado também orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos e maneiras de evitar o desperdício.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

ALUNO TENTAR SE JOGAR DO 4° ANDAR DA BIBLIOTECA EM MOSSORÓ. BOMBEIROS, PM E SAMU SE MOBILIZAM E RESGATAM JOVEM.


Equipes da Polícia Militar, SAMU e Bombeiros, foram acionados por volta das 14:15hs desta terça feira 24 de setembro de 2019, para uma ocorrência no Centro de Mossoró, onde um jovem que estava no 4° andar da Biblioteca Ney Pontes, queria se jogar. As equipes foram rápidas e conseguiram evitar o ato extremo. A identidade foi preservada e o aluno foi levado pela equipe ALFA do SAMU com Suporte Avançado para a UPA do Santo Antônio para uma avaliação médica.


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Inca convoca doadores de medula óssea para atualizar dados cadastrais

Doadores de medula óssea cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) estão sendo convocados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) para atualizar seu cadastro. “As pessoas mudam de endereço, de telefone, e é comum não lembrarem de atualizar os dados no Redome”, disse hoje (24) o diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca (Cemo), Décio Lerner.

O BANCO DE DOADORES É RESERVADO PARA QUEM NÃO TEM DOADOR NA FAMÍLIA - ARQUIVO/ELZA FIÚZA/AGÊNCIA BRASIL

A campanha pela atualização das informações no Redome vale para doadores de todo o Brasil. A atualização dos dados permite que o doador seja localizado com maior agilidade em caso de compatibilidade com algum paciente.

Transplantes

Décio Lerner destacou a importância da doação, “porque isso pode salvar a vida de alguma pessoa que não teria outra chance de cura”.

Criado em 1993, o Redome é, atualmente, o terceiro maior registro do mundo, com mais de 4 milhões de doadores cadastrados, segundo Décio Lerner, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Alemanha.

Compatibilidade

O Cemo faz, em média, 90 transplantes de medula óssea por ano, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Lerner informou que o banco de doadores de medula óssea é utilizado para quem não tem doador na família. No Redome, pode ser encontrado um doador totalmente compatível ou quase totalmente compatível.

Dependendo do tipo de doença, como no caso de leucemias avançadas, não faz diferença se o doador é totalmente compatível ou quase totalmente compatível, ressaltou o especialista.

Para outros casos, entretanto, a preferência é por doadores 100% compatíveis. Doenças benignas, como aplasia de medula (rara doença hematológica caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea) e imunodeficiência (grupo de doenças caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico), estão nesse caso.

O diretor do Cemo lembrou que a atualização dos dados dos doadores de medula óssea pode ser feita por e-mail. Não foi definido nenhum prazo para isso, mas o Inca apela para a conscientização dos doadores no sentido de providenciarem a atualização cadastral o mais rápido possível.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Casos de suicídio e automutilação entre policiais chamam a atenção

O senador Styvenson Valentim (Pode-RN) alertou esta semana para um e que deve ser objeto de políticas públicas urgentes por parte do Estado: o suicídio e a automutilação de policiais civis e militares. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que em 2018 mais policiais foram vítimas de suicídio do que assassinados no horário de trabalho. Foram 104 casos. Os casos de automutilação não são registrados oficialmente.

MAIORES VÍTIMAS DE SUICÍDIO ENTRE POLICIAIS SÃO HOMENS EM CARGOS DE BAIXA PATENTE. FOTO: TÂNIA REGO/AGÊNCIA BRASIL

“Por ser capitão da PM eu convivi com uma classe que não procura ajuda para não parecer fraca. A gente precisa achar essas pessoas. Se formos esperar eles procurarem o serviço, vamos perder muito tempo e eles podem perder a vida. Eu liguei para testar o 188 e passei 27 minutos para ser atendido. Se a pessoa já está impaciente, como vai esperar tanto tempo?”, questionou Styvenson.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizou na quarta-feira (18) audiência sobre automutilação e suicídio na tentativa de compreender quais os principais gatilhos que levam ao comportamento autodestrutivo e quais as ações que estão sendo realizadas ou podem ser adotadas no Brasil para agir de forma preventiva e diminuir estes os índices de automutilação e suicídio. Especialistas representantes de diferentes ministérios do Governo, estiveram presentes e falaram da preocupação sobre o tema.

“Estamos conscientes da subnotificação e da morosidade para a implementação de políticas que solucionem esse grave problema. Criamos a Campanha Acolha a Vida que pode ser acessada pelo site do Ministério dos Direitos Humanos e estamos articulando outras ações para serem realizadas em todo o país, em diálogo com outros ministérios”, esclareceu o representante do Ministério dos Direitos Humanos, Antônio Rafael da Silva Filho.

Em abril deste ano, o Senado Federal aprovou a Lei nº 13.819, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Produção industrial potiguar cresce menos em agosto

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em agosto, o conjunto da indústria potiguar registrou crescimento menos intenso do que em julho. O nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI), por seu turno, manteve-se inalterado pelo segundo mês consecutivo em 2019, em 66%; e foi considerado pelos empresários consultados como acima do padrão usual para meses de agosto.

FOTO: WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL

O número de empregados, registrou queda, apesar do aumento da produção, mantendo a tendência que vem sendo observada desde outubro de 2017. Além disso, os estoques de produtos finais cresceram em relação ao mês anterior, e ficaram levemente acima do nível desejado pelo conjunto da indústria.

Em setembro, as expectativas da indústria potiguar para os próximos seis meses apontam menor otimismo com relação à evolução da demanda e das compras de matérias-primas, mas os empresários preveem aumento no número de empregados e estabilidade na quantidade exportada dos seus produtos. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair – queda de 7,9 pontos na comparação com agosto e de 1,9 pontos em relação a setembro de 2018.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram queda da produção e no número de empregado; os estoques de produtos finais não se alteraram e estavam abaixo do planejado. As expectativas dos empresários são de redução no número de empregados e estabilidade nas compras de matérias-primas nos próximos seis meses.

As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram aumento na produção e no número de empregados; os estoques de produtos finais subiram e ficaram acima do desejado. As expectativas em relação aos próximos seis meses,
são de crescimento no número de empregados e nas compras de matérias-primas.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 23/09 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional os estoques de produtos finais ficaram estáveis depois de seis meses seguidos de crescimento; e os empresários preveem aumento nas exportações nos próximos seis meses.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo vai receber R$ 700 milhões para obras no RN

A superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) informou à governadora Fátima Bezerra, em reunião realizada com equipe multidisciplinar do banco estatal e alguns gestores estaduais, que dispõe de R$ 700 milhões para investir em projetos que visem melhorar a qualidade de vida da população do Rio Grande do Norte. “Esta é a oportunidade que teremos para destravar diversas obras importantes, como o Pro-Transporte, que está parado e é muito importante para a mobilidade urbana na zona Norte onde residem cerca de 400 mil pessoas”, disse a chefe do Executivo estadual.

Para dar continuidade ao diálogo com a CEF, ela será recebida em Brasília na sede do banco, no início de outubro. Os recursos são oriundos da linha de crédito Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela CAIXA em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia. A governadora definiu que será instituído um Grupo de Trabalho para analisar como os recursos serão investidos. A sugestão foi muito bem aceita pela diretoria da CEF.

“Estamos ampliando nossas atividades aqui no Rio Grande do Norte através do projeto Caixa + Brasil. Uma vez definida a aplicação desses recursos, eu asseguro que o seu legado enquanto governadora e a ação da Caixa só existirão com obras entregues”, disse o superintendente no RN, Marcus Vinícius do Nascimento.

A superintendente nacional de rede executiva de governo, Taís Lanutti, informou que a presença da equipe multidisciplinar à reunião, com gestores de Brasília e do RN, revela o quanto o Rio Grande do Norte é estratégico e importante para o banco. “O que estamos iniciando aqui, que é o planejamento das ações, torna mais eficiente o uso dos recursos e facilita o processo como um todo”, expôs.

Segundo explicou Sílvio Conceição (gerente regional para assuntos de governo), já existem R$ 2 bilhões em operações contratadas entre CEF e Governo do RN, sendo que o montante ora apresentado (cerca de R$ 700 milhões) é o saldo disponível para novos projetos. “Precisamos encontrar os caminhos para realizar ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Com esta aproximação, o objetivo do banco é injetar mais recursos na economia do RN, conforme reforçou Luciano Pires, gerente da rede de governo para todo país. O gerente regional de governo Edelson da Silva Barros Júnior também participou da reunião, dentre outros gestores regionais da CEF.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Rosado, os maiores entraves em termos de obras atualmente são o Museu da Rampa e algumas praças públicas, que ficaram sob a responsabilidade do Estado para execução, além da obra de reestruturação da avenida Roberto Freire, as finalizações urbanísticas do conjunto habitacional Praia-Mar e o já citado Pro-Transporte. “Já demos um bom encaminhamento ao que estava faltando no Centro de Convenções e acertamos também a iluminação do acesso Sul do aeroporto”, esclareceu.

Da parte do Governo, além da governadora, integrarão o GT o vice-governador Antenor Roberto, os secretários Gustavo Rosado e Cipriano Vasconcelos (Saúde), o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) Manoel Marques, o diretor-presidente da Cehab (Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano) Pablo Lins e o secretário adjunto do Turismo Leandro Carlos Prudêncio.

Fonte; Portal no Ar
Leia Mais ››

Mostra fotográfica de Canindé Soares aborda infância e meio ambiente

A exposição “Dois Versos da Cidadania”, do renomado fotógrafo potiguar Canindé Soares, traz, a partir da próxima quinta-feira (26) – com abertura às 17h-, duas temáticas fortes e muito relevantes para a sociedade: a infância e o meio ambiente. Como parte da programação do Setembro Cidadão, a mostra contemplará arte, cidadania e futuro, até o dia 5 de outubro, no Shopping Cidade Jardim.

FOTO: DIVULGAÇÃO/CANINDÉ SOARES

Durante o horário de funcionamento do mall, onde os clientes poderão conhecer e admirar o trabalho do fotógrafo e participar da reflexão provocada pela exposição. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos, a partir desta bela iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), que fez, durante todo esse mês, diversas ações de incentivo à cidadania por toda a cidade.

Lígia Limeira, idealizadora do programa, explica que a escolha pelos temas da exposição se deram pelo apelo ao futuro que ambas carregam consigo, além de estimular o sentimento de cuidado. “As crianças, hoje tão expostas à violência e ao desamor, são nossos adultos de amanhã. A gente precisa cuidar delas para fazer uma sociedade mais equilibrada e justa”, pontuou.

A temática do meio ambiente, por sua vez, será retratada através dos manguezais, que, além de um bioma do qual depende todo um ecossistema, também gera uma relação de pertencimento e identificação com o próprio povo potiguar. “Como se vê, de ambos os grupos dependem o nosso futuro, que é construído, gradativa e continuamente, no presente. Precisamos lançar um olhar mais amoroso para essas duas vertentes existenciais, a partir de quem poderemos garantir uma realidade melhor, mais saudável e feliz”, finalizou.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Redes sociais: proteja sua saúde mental

“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. A frase do sociólogo Zygmunt Bauman revela perfeitamente o estado atual da nossa sociedade. O que Bauman chama de Modernidade Líquida pode ser definido como um estado em que a sociedade está sempre em busca do “novo”, algo que é incerto. E é nessa incerteza que nascem as angústias que acabam por paralisar o indivíduo, que por sua vez pode tornar-se um ser angustiado.

Numa tentativa de amenizar essa angústia, surge a busca desenfreada pelo entretenimento. É nessa perspectiva que as redes sociais podem se tornar verdadeiras armadilhas. Não há dúvidas que elas são importantes ferramentas comunicacionais, que facilitam a vida de milhares de pessoas. No entanto, o uso desenfreado, e até mesmo o mal uso delas, tem levado milhares de pessoas a adquirirem, ou agravarem, quadros depressivos e/ou de ansiedade.

O médico psiquiatra, Rodrigo Alessandro Brandão, que atende na rede de saúde do município, ressalta que as redes sociais têm tornado as relações muito mais distantes, o que acaba por aumentar a falta de contato físico entre as pessoas. Além disso, contribuem, muitas vezes, para a frustração de quem não consegue diferenciar o real do irreal. “Elas não tem filtro. Nelas você pode encontrar coisas excelentes e coisas adoecedoras. E como o jovem, principalmente, carece de um juízo de valor, então ele vê de tudo, indiscriminadamente, e quando se dá conta já está totalmente envolvido em tramas que podem ser doentias”, disse.

Uma pesquisa feita no Reino Unido mostrou que as redes sociais são mais viciantes que álcool e cigarro, por exemplo. Essa pesquisa mostrou também que 90% das pessoas na faixa etária entre os 14 e 21 anos usam redes sociais. Isso talvez explique o aumento dos transtornos mentais nessa parcela da população nos últimos 25 anos. Segundo o estudo, esse aumento passa dos 70%. A vulnerabilidade, o juízo de valor e a ‘criação’ de uma vida irreal, baseada em uma “vida perfeita” vista na Internet, contribuem para que o indivíduo se frustre diante da realidade em que vive.

Administrar o boom de informações que recebemos a cada instante tem se tornado cada dia mais difícil. É preciso, portanto, cuidar para não cair nas armadilhas que as redes sociais estão se tornando para a saúde mental.

Fonte: Portal no ar
Leia Mais ››

Ação do Setembro Amarelo chama a atenção de estudantes

Em sequência às ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo deste mês em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um grande evento no Pax Club nesta segunda-feira (23), ocasião em que os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) ministraram palestras, realizaram dinâmicas de grupo e encenações teatrais tendo como público-alvo estudantes da rede pública municipal.

FOTO: MÁRCIO LUCAS/PREFEITURA DE MACAÍBA

O tema do evento foi “Momento de conscientização à valorização da vida e prevenção do suicídio”. A intenção foi de chamar a atenção desse grupo etário (alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental) que também passa por dilemas que muitas vezes não são expressos, ou mesmo percebidos por quem com ele convive diariamente.

II Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida

Amanhã, quarta-feira (25/09), também no Pax Club, será realizado o II Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida, com a presença de funcionários da área de saúde, principalmente do setor de saúde mental, e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS-AD e CAPS II, com início previsto para as 8h30.

No período da tarde, haverá no mesmo local uma nova ação relativa ao Setembro Amarelo, com diversas dinâmicas e discussões relacionadas.

É importante lembrar que uma série de ações referentes ao Setembro Amarelo também estão sendo realizadas nos postos de saúde até o final desse mês.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prefeitos ameaçam abrir processo contra decreto da governadora


A governadora marcou para o dia 11 de outubro uma reunião com prefeitos potiguares que afirmam estarem sofrendo com redução do ICMS do Governo do Estado para os municípios. A informação foi repassada pelo prefeito de Macau, Túlio Lemos, um dos gestores recebidos por Fátima Bezerra para uma reunião que durou cerca de três horas e que foi iniciada após protesto na Governadoria. Os executivos municipais ameaçam judicializar a questão, se não houver acordo no próximo encontro

“Foi pedido a suspensão do decreto (que institui o PROEDI). A governadora não cedeu a isso, mas marcou uma reunião para o dia 11 de outubro, antes do novo corte que seria entre o dia 15 e o 17”, disse Lemos depois de citar que uma parcela do ICMS pago pelo Estado teria sido debitada.

De acordo com o prefeito, ele e os colegas sugeriram “que o governo poderia fazer esse corte para o próximo ano, de forma escalonada”.

“Os municípios não foram ouvidos e estão, realmente, no prejuízo. Vão perder recursos num momento de crise, de receita baixa. O prefeito de Natal apontou uma perda mensal de R$ 2 milhões”, disse Túlio Lemos.

“Se não houver um acordo, por parte do Governo, os municípios vão entrar com uma ação coletiva coordenada pela Femurn”, anunciou o gestor citando a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Defensoria Pública do RN alerta para possíveis golpes

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPE/RN) emitiu uma nota esclarecendo “que atua de forma gratuita para a população de baixa renda, alertando para possíveis golpes aplicados contra os assistidos. Além disso, reforça que não dispõe de projetos que permitam a atuação de advogados em nome da instituição”.

FOTO: DIVULGAÇÃO/DPE-RN

No Rio Grande do Norte, a instauração de processos e o acompanhamento dos feitos em tramitação é feito presencialmente pelos defensores e servidores nos prédios oficiais da instituição. Em caso de contato telefônico para confirmação de informações acerca de processo, bem como acompanhamento processual, o cidadão deve ir ao prédio da Defensoria Pública e, de forma alguma, assinar documentos em reuniões realizadas fora das instalações do órgão.

“Observamos que alguns dos nossos assistidos foram abordados por pessoas alheias aos quadros da instituição, que se colocaram como parte integrante de um projeto para apoiar e dar celeridade aos processos instaurados pela Defensoria Pública. As abordagens identificadas, geralmente nas causas de urgência em saúde pública, ocorreram em momentos de natural fragilidade emocional dos assistidos, o que favoreceu a atuação ilegal de pessoas direcionadas à aplicação de fraude em face do cidadão”, explica o Defensor Público-Geral, Marcus Vinicius Soares Alves.

Os cidadãos, quando assistidos pelas defensoras e defensores públicos, são beneficiários da justiça gratuita, não se aplicando qualquer tipo de cobrança de valores. “Além de enganar o cidadão sob a justificativa de dar celeridade aos processos instaurados pela Defensoria Pública, as abordagens tiveram como objetivo ocasionar danos ao erário mediante a fixação de honorários em face do Estado, obtidos de maneira fraudulenta”, registra o Defensor Púbico Geral.

Por essa razão, a Defensoria Pública, “reiterando o compromisso de atender gratuitamente à população carente de recursos financeiros, reforça aos assistidos que não dispõe de advogados parceiros atuando em nome da instituição”. E alerta para a necessidade de ser comunicada sobre eventuais abordagens por terceiros, a fim de que possa identificar as situações de irregularidade com celeridade e adotar as medidas jurídicas necessárias, inclusive com a comunicação dos fatos aos órgãos competentes para apuração nas esferas administrativa e judicial.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prefeitos fazem protesto na Governadoria

Prefeitos potiguares fazem, na manhã desta terça-feira, um protesto na Governadoria. Eles são contrários ao decreto que institui o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI). De acordo com esses gestores, a medida reduz o valor no repasse do ICMS do Governo do Estado para os municípios.

Sobre as supostas perdas, o Estado comunicou através de nota à imprensa, “que estudos realizados pelo governo demonstram que um crescimento normal na economia seria suficiente para cobri-las, e que os empregos gerados pelo programa beneficiam diretamente a economia dos municípios onde as empresas estão instaladas”.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, a FEMURN, diz que “reconhece a importância do programa para a geração de emprego e renda no Estado, mas compreende que os municípios não podem ficar sem os importantes recursos do ICMS, e pedem uma solução viável junto ao Governo do Estado”.

Em nota, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) informou que “espera a serenidade de todos para que o debate em torno do assunto considere, em todas as circunstâncias, os objetivos maiores que motivam o programa: a permanência das empresas no Rio Grande do Norte, a prospecção de novos investimentos e a manutenção e ampliação dos empregos na atividade industrial”.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Governo do RN inicia comemoração do centenário de Paulo Freire, que acontece em 2021

Dando início às atividades comemorativas e de reflexão sobre a vida e obra do patrono da Educação brasileira, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, dará início nesta quarta-feira (25) às festividades do Centenário de Paulo Freire, a ser celebrado apenas em 2021. O lançamento acontecerá em Angicos (RN) e contará com a presença de autoridades governamentais, educadores, lideranças, admiradores e personalidades ligadas ao educador.

FOTO: REPRODUÇÃO/BRASIL DE FATO

Serão dois anos de atividades, que chegarão em todas as regiões do RN, por meio de ciclos de debates, oficinas, palestras, aulas de campo, produção de conteúdo e discussões em espaços públicos. “Ele nos deu a oportunidade de entender uma forma de pedagogia singular, cuja obra é uma das mais citadas no mundo no campo das ciências humanas. Paulo Freire é uma ideia, não morre”, explica o professor Getúlio Marques, secretário de Educação do RN.

Para tornar possível esse movimento, a SEEC instituiu um grupo de trabalho para dar forma às ideias e operacionalizar as atividades que estão sendo construídas. Um dos braços desse grupo está na 8ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), que reúne os municípios de Afonso Bezerra, Bodó, Fernando Pedroza, Lajes, Pedro Avelino, Santana do Matos e Angicos, a cidade sede. “Trata-se de um trabalho feito com as expertises e empenho de muitos admiradores do grande educador que é Paulo Freire”, explica Francisca das Chagas Marileide, diretora da 8ª regional.

“As 40 horas de Angicos”

Em Angicos, no ano de 1963, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização, com duração de 40 horas, considerado inovador e que se mostrou eficaz. Baseando-se em experiências de vida das pessoas, Paulo Freire deixou de lado cartilhas que apresentavam “vovó viu a uva” e passou a trabalhar com o conceito de “palavras geradoras”, que tinha como foco a realidade de cada trabalhador que estava sendo alfabetizado. Em vez de “bambu”, os agricultores eram familiarizados com palavras que faziam parte da sua rotina, como “terra”, “feijão”, “enxada”, “planta”. Com o desenrolar da fonética das palavras geradoras, Paulo Freire foi expandido os conhecimentos de seus alunos.

“Angicos é um pedaço vivo da história freiriana. Não existe um lugar melhor para lançarmos as festividades. Temos a oportunidade de reascender um pensamento que mudou toda uma realidade e que hoje, mais do que nunca, se faz necessária”, frisa professora Márcia Gurgel, secretária adjunta da Educação do RN.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Operação investiga fraude de R$ 1,5 milhão em Caiçara do Rio do Vento

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (24) a operação Cambalacho. O objetivo é apurar um esquema fraudulento que aplicou golpes de pelo menos R$ 1.549.550,00 em Caiçara do Rio do Vento, cidade da região Central do Estado. O ex-prefeito Francisco Edson Barbosa e outras cinco pessoas foram presos na ação, que contou com o apoio da Polícia Militar.

Além do ex-prefeito, foram presos preventivamente Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Bruno Ewerton Bezerra Leal, apontados como integrantes do núcleo operacional do grupo criminoso. O ex-secretário de Administração Antônio Laurentino Ramos Neto e a ex-secretária de Finanças Tereza Cristina de Andrade Pereira Barbosa, que ao lado do ex-prefeito integravam o núcleo da administração pública, estão presos temporariamente. Há ainda um mandado de prisão preventiva expedido, mas o alvo não foi localizado e é considerado foragido de Justica.

O grupo é investigado por organização criminosa, falsificação de documentos públicos e privados, falsidade ideológica, peculato, estelionato e lavagem de capitais, entre outros delitos que ainda serão apurados.

A operação Cambalacho contou com a participação de 10 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e ainda de 43 policiais militares. Além dos seis mandados de prisão, foram cumpridos outros 9 mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal, Parnamirim, Umarizal, Felipe Guerra e Caiçara do Rio do Vento. A sede da Prefeitura e das Secretarias de Administração e Finanças de Caiçara do Rio do Vento são alvos de buscas.

As investigações da operação Cambalacho começaram em 2014, quando se vislumbrou a existência de uma organização criminosa que vinha atuando em diversos municípios do Rio Grande do Norte, entre eles, Caiçara do Rio do Vento. Nesta cidade, conforme já apurado pelo MPRN, houve a cooptação de agentes públicos que possibilitaram a operacionalização do esquema fraudulento.
Segundo já levantado pelo MPRN, o núcleo operacional do grupo criminoso, formado por Marinaldo Amâncio da Silva Júnior e Bruno Ewerton Bezerra Leal, arregimentava pessoas e, mediante artifícios fraudulentos, as induzia ao erro, fazendo com que fornecessem dados e documentos para que o grupo contraísse empréstimos em seus nomes.

Paralelamente, esse grupo, com auxílio do núcleo da administração pública (Francisco Edson Barbosa, Antônio Laurentino e Tereza Cristina Barbosa) obtinha documento do Poder Público atestando falsamente que aquelas pessoas pertenciam ao quadro de pessoal do Município de Caiçara do Rio do Vento e que possuíam margem consignável suficiente para a contratação do empréstimo.

Essa documentação, então, era analisada pelo correspondente bancário que, em seguida, colhia a assinatura do interessado em proposta de empréstimo. Em seguida, os valores eram creditados na conta dos falsos servidores municipais para que, posteriormente, fossem realizados os descontos na folha de pagamento dos respectivos funcionários.

O MPRN já apurou que nos dias do recebimento dos valores, em regra, algum integrante do grupo criminoso comparecia à agência bancária do Município com os respectivos “laranjas” contratantes do empréstimo – falsos servidores – para fazer a retirada do dinheiro no caixa eletrônico. Em outras oportunidades, havia transferência direta dos valores para membros da organização criminosa, inclusive, para os agentes públicos.

Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça potiguar determinou o bloqueio judicial do valor de R$ 1.549.550,00 nas contas dos investigados.

Desdobramento

A operação Cambalacho é desdobramento de outras duas operações do MPRN: a Negociata e a Holerite. A operações Negociata, deflagrada em 2015, apurou fraudes na concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos da Prefeitura de Umarizal. O então prefeito Carlindson Onofre Pereira de Melo foi afastado do exercício do mandato pelo Tribunal de Justiça. Pelas investigações do MPRN, foram concedidos empréstimos, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014.

A operação Holerite foi deflagrada em agosto de 2018 para apurar os crimes de falsificação de documentos públicos e privados, falsidade ideológica, estelionato e peculato que resultaram no desvio de pelo menos R$ 799 mil na Prefeitura de Caraúbas. Entre os investigados, estão o ex-prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira da Silva e o ex-secretário municipal de Planejamento Edson Moraes.

Nos três casos, as fraudes eram esquematizadas da mesma forma: os investigados conseguiam aprovação para realizar empréstimos consignados em folha de pagamento, utilizando-se do artifício de fazer declarações falsas. Eles afirmavam que beneficiários eram servidores públicos sem que qualquer um deles tenha sido integrante das administrações públicas municipais. Houve também declarações que pessoas tinham margem consignável, sem que elas de fato tivessem. Toda a documentação falsa tinha o objetivo de facilitar a aprovação do crédito por parte da instituição financeira.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Presidente da Câmara dos EUA anuncia abertura de processo de impeachment contra Trump

A presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou nesta terça-feira (24) a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente Donald Trump.

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, durante pronunciamento no qual anunciou a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente Donald Trump, na terça-feira (24) — Foto: Mandel Ngan/AFP
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, durante pronunciamento no qual anunciou a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente Donald Trump, na terça-feira (24) — Foto: Mandel Ngan/AFP

Esse pedido é o primeiro passo concreto entre as diversas tentativas dos democratas de iniciarem um processo de impedimento do presidente, republicano, desde o início de seu mandato.

A acusação é de que ele violou a lei ao tentar recrutar um poder estrangeiro para interferir a seu favor na eleição de 2020. "O Presidente deve ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei", afirmou Pelosi em uma declaração na TV.

Após o anúncio, Trump usou o Twitter para se manifestar contra o que chamou de nova "caça às bruxas", mesmo termo que usava na época da investigação sobre a Rússia do procurador especial Robert Mueller.

"Em um dia tão importante nas Nações Unidas, tanto trabalho e tanto sucesso, e os democratas propositalmente tinham de arruinar e degradar com mais notícias do lixo da caça às bruxas. Péssimo para nosso país!", escreveu.

Também após o anúncio, os índices de Wall Street terminaram os negócios em queda.

Em 25 de julho, Trump teria pedido ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que colaborasse com seu advogado pessoal, Rudolph Giuliani, em uma investigação sobre Hunter Biden – filho do ex-vice-presidente Joe Biden – que integrou o conselho de uma empresa de gás ucraniana.

Segundo um agente de segurança do governo americano que revelou o conteúdo da conversa, Trump disse oito vezes a Zelensky que ele deveria colaborar com essa investigação. Em entrevista à CNN, Giuliani admitiu que houve pressão à Ucrânia. "Claro que fiz isso", afirmou. E, em seguida, comentou no Twitter que Trump agiu corretamente no telefonema.

A ligação ocorreu no momento em que a Ucrânia aguardava a aprovação de um pacote de ajuda militar dos EUA no valor de US$ 250 milhões. A verba foi ratificada no mês seguinte pelo Congresso, mas suspensa logo depois pela Casa Branca, conforme informa a colunista Sandra Cohen.

Joe Biden é o principal pré-candidato democrata às eleições presidenciais de 2020 e lidera as pesquisas de opinião, sendo considerado a principal ameaça a uma reeleição de Donald Trump.

Segundo a rede CNN, o filho de Joe Biden, Hunter Biden, trabalhou na empresa ucraniana Burisma Holdings –que, de fato, esteve sob investigação. Não houve, entretanto, nenhuma revelação de que o filho do pré-candidato democrata tivesse participado do esquema de corrupção que levou à queda de um procurador da Ucrânia em 2016.

Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012 — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/AP Photo
Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012 — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/AP Photo

Conteúdo do telefonema
Inicialmente, Trump se recusou a comentar o conteúdo da conversa com o presidente ucraniano, afirmando apenas que teve uma "conversa apropriada, como sempre". "Não interessa o que eu discuti", disse, na sexta-feira.

Depois, ele admitiu que falaram sobre Biden. "A conversa que tive foi principalmente congratulatória, principalmente sobre corrupção, toda a corrupção acontecendo e principalmente sobre o fato de que não queremos nosso povo, como o vice-presidente Biden e seu filho, criando a corrupção que já existe na Ucrânia", disse.

Nesta terça, porém, após dias de pressão para que divulgasse a transcrição do diálogo, ele cedeu. Pelo Twitter, Trump afirmou que o teor do telefonema poderá ser divulgado na quarta-feira de forma "completa, sem nenhuma classificação e sem edição".

"Vocês vão ver que foi uma ligação muito amigável e completamente apropriada. Nenhuma pressão e, diferentemente de Joe Biden e seu filho, sem quiproquó!", escreveu Trump.

O presidente americano, Donald Trump, durante discurso nesta terça-feira (24) na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. — Foto: Carlo Allegri/Reuters
O presidente americano, Donald Trump, durante discurso nesta terça-feira (24) na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. — Foto: Carlo Allegri/Reuters

Impeachment
Antes contrário a um pedido de impeachment, o presidente democrata do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados, Adam Schiff, deu a entender no programa "State of the Union", da CNN, que o caso poderia fazer com que mudasse de ideia. "Se o presidente está essencialmente retendo ajuda militar ao mesmo tempo em que está tentando coagir um líder estrangeiro a fazer algo ilícito, a fornecer sujeira sobre seu oponente durante uma campanha presidencial, então este pode ser o único remédio que é equivalente ao mal que essa conduta representa", disse Schiff.

Mas, embora o Partido Democrata tenha maioria na Câmara, o pedido de um processo de impeachment também precisa ser aprovado pelo Senado, de maioria republicana, onde o cenário é mais favorável ao presidente Trump.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Metade do CNMP vota por abrir processo disciplinar sobre Deltan Dallagnol; julgamento é suspenso

Sete dos 14 integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) votaram nesta terça-feira (24) pela abertura de processo disciplinar para apurar se o chefe da força tarefa da Lava Jato em Curitiba, o procurador da República Deltan Dallagnol, cometeu infração disciplinar ao postar em redes sociais mensagens contrárias ao senador Renan Calheiros (MDB-AL).

O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador da República Deltan Dallagnol — Foto: ERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, procurador da República Deltan Dallagnol — Foto: ERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Para que o processo seja aberto são necessários ao menos oito votos. O julgamento foi paralisado a pedido do procurador-geral da República interino, Alcides Martins, que queria mais tempo para analisar a questão.

Outros dois conselheiros votaram contra a abertura do processo, três conselheiros decidiram aguardar o voto de Alcides Martins e um não estava presente. Ainda não há data para retomada do caso.

Neste mesmo procedimento, o conselho negou afastar Deltan do cargo.

A ação no CNMP foi proposta por Calheiros, segundo o qual o procurador fez campanha na internet contra sua candidatura a presidente do Senado, no começo deste ano. Nas mensagens, Dallagnol afirmava que, se Renan assumisse o cargo, ações contra a corrupção seriam dificultadas.

No dia 10 de setembro, o corregedor do CNMP, Orlando Rochadel, votou a favor da abertura do procedimento. Ele sugeriu a aplicação de uma censura ao fim do processo - a punição não tem efeito prático imediato, mas eventual reincidência pode trazer prejuízo ao procurador.


Nesta terça, o julgamento foi retomado. O conselheiro Demerval Farias considerou que as falas estão no âmbito da liberdade de expressão do procurador. "A conduta não apontou violação funcional", entendeu.

O procurador interino Alcides Martins disse que levará o caso para conclusão do julgamento em breve. "Tratei na primeira oportunidade e agradeço a todos pela compreensão", concluiu.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Desembargador Siro Darlan é alvo de operação da PF no RJ

O desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do RJ, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (24).

O magistrado já vinha sendo investigado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura a venda de sentenças no Fórum da capital. Além da casa e endereços ligados ao magistrado, os agentes também cumprem mandado em uma delegacia.

O G1 entrou em contato com o gabinete do desembargador, mas foi informado que ainda não há um posicionamento oficial a respeito do assunto. A equipe também tenta contato com o celular do magistrado desde as 8h37, e deixou recado na caixa postal, pois o número dá mensagem de telefone desligado ou fora da área de cobertura.

A Operação Plantão cumpre 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ.

O G1 apurou que equipes estão nos seguintes endereços:

Na casa do magistrado, na Gávea, Zona Sul do Rio;
No gabinete dele, no Tribunal de Justiça, no Centro;
Um escritório na Barra da Tijuca, na Zona Oeste;
Em uma delegacia;
E um escritório em Resende, no Sul Fluminense.
Além dos inquéritos no STJ, Darlan também é alvo de uma representação na Presidência do Tribunal de Justiça e de uma investigação no CNJ para apurar faltas disciplinares.

Suspeita de venda de sentenças
De acordo com o inquérito no STJ, o desembargador usaria os plantões judiciários para vender habeas corpus e, assim, liberar os presos.

Um dos casos foi revelado em outubro do ano passado. Marco Antonio Figueiredo Martins, o Marquinho Catiri, suspeito de chefiar uma milícia em Del Castilho, na Zona Norte do Rio, foi libertado por um habeas corpus de Siro Darlan.

Catiri foi preso enquanto corria na esteira numa academia num shopping de Del Castilho, na Zona Oeste do Rio.

GNews - Siro Darlan — Foto: Reprodução/GloboNews
GNews - Siro Darlan — Foto: Reprodução/GloboNews

Outros dois casos foram revelados pelo jornal O Globo em dezembro do ano passado. Em um deles, uma colaboração premiada foi anexada ao documento. Um delator contou à Justiça que ouviu de um preso ter pago R$ 50 mil a um intermediário do magistrado.


A negociação teria sido feita em favor de Ricardo Abud, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Resende. Abud foi preso em 2015, acusado de praticar irregularidades na Câmara dos Vereadores de Niterói.

Catiri corria na esteira numa academia da Zona Norte do Rio quando foi preso — Foto: Reprodução/TV Globo
Catiri corria na esteira numa academia da Zona Norte do Rio quando foi preso — Foto: Reprodução/TV Globo

O outro caso apurado no inquérito é do preso Samyr Jorge João David, cuja prisão foi decretada em junho de 2016 por tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte), roubo e interceptação.

Dois pedidos de habeas corpus teriam sido direcionados pelo advogado Hugo Sant'anna Onofre para o plantão de Siro Darlan.

Samyr foi solto, mas em outubro ele teve a prisão restabelecida pelo desembargador-relator, Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes.

Fernandes destacou que os pedidos do advogado do réu foram direcionados ao plantão de Darlan.

O que disse Darlan à época
O desembargador, na ocasião, afirmou que o sigilo bancário está aberto e não tem nada a temer em relação ao patrimônio.

"Meu compromisso é com a lei. Não tenho interesse, vivo na mesma casa há muitos anos. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) pode dizer se recebi algumas coisas. Meu sigilo bancário está aberto. Não tem nada a temer em relação ao patrimônio. As minhas decisões, a mim pertence. Sugerir que as decisões de qualquer magistrado, em razão de propina, é um ato de irresponsabilidade", explicou Darlan.

Siro Darlan explicou que se voluntariava aos plantões. Até 2017, cada noite trabalhada correspondia a dois dias de férias.

Mas o Conselho Nacional de Justiça obrigou o TJ a acabar com o plantão voluntário e estabelecer uma escala anual com os 180 desembargadores.

Hugo Sant'anna respondeu desconhecer o esquema de pagamento de propina aos desembargador Siro Darlan. Disse ainda que acredita que o magistrado sempre teve uma postura correta e ética e não acredita nas acusações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Senado vai ao Supremo Tribunal Federal contra ação da PF em gabinete do líder do governo

A Mesa Diretora do Senado entrou nesta terça-feira (24) com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autorizou na última semana mandados de busca e apreensão no gabinete do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Grupo de senadores durante audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli — Foto: Rosinei Coutinho/STF
Grupo de senadores durante audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli — Foto: Rosinei Coutinho/STF

Na última quinta (19), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete de Fernando Bezerra e no gabinete do filho dele, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), na Câmara. Segundo a PF, há suspeitas de que os dois receberam juntos R$ 5,538 milhões em propina de empreiteiras.

No documento, o Senado pede a suspensão da análise do material apreendido no gabinete e a devolução imediata ao Senado. O pedido feito pela Mesa, uma suspensão de liminar, é feito diretamente ao presidente do Supremo, e pode ser decidido individualmente.

Os senadores afirmam que Barroso autorizou as medidas na Casa a pedido da Polícia Federal, contrariando parecer da Procuradoria Geral da República, titular da ação penal no caso de congressistas.

"A instauração do inquérito e as diligências investigatórias devem ser postuladas pelo procurador-geral da República, ou por ele endossadas, tanto sob a perspectiva da legalidade quanto sob a perspectiva da conveniência e da oportunidade", diz o pedido.


O pedido foi protocolado pouco antes de um grupo de senadores chegar à sede do Supremo para reunião com o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que deve decidir sobre o pedido.

Líderes afirmaram ao ministro Dias Toffoli que a decisão de Barroso afastou a harmonia entre poderes e criticaram decisões individuais do tribunal.

No encontro, Toffolli disse que ouviu os argumentos de Barroso e que os argumentos dos senadores vão além do caso específico. "Vamos procurar instruir esse pedido, ouvir o relator, vamos conversas com os colegas e depois iremos analisar", afirmou.

O ministro disse ainda que trabalhará para que a petição seja analisada, mas que uma decisão deverá ser tomada de forma colegiada e não sairá "de hoje para amanhã".

"Nós temos uma pauta já agendada, imediata", disse o presidente do Supremo.

Toffoli afirmou que não leu o pedido, mas que, conforme o relato dos senadores, há questões importantes colocadas. Ele citou, como exemplo, a atuação direta da polícia sem o aval da Procuradoria Geral da República.

"Este é um tema que não há um precedente do colegiado, que eu me lembre, mas não tenho de memória. Não lembro, pelo menos nesse período que estou aqui, nem no plenário nem em Turma, discussão a respeito dessa possibilidade de um atendimento de pedido diretamente da polícia sem o aval da Procuradoria Geral. É um tema importante tenho que conversar com os colegas no sentido de deliberação no plenário", disse.

Após a reunião, o presidente do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), negou que a medida seja destinada a proteger senadores de futuras investigações, e sim, a algo ocorrido dentro do Congresso.

"O Senado, a instituição, está se manifestando em relação ao que os advogados [da Mesa] interpretaram como uma arbitrariedade", afirmou o presidente do Senado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Justiça oferece vagas, e Ceará transfere 257 presos que comandam ataques criminosos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou vagas no Sistema Penitenciário Federal para receber internos do Ceará responsáveis por chefiar as ações criminosas que vêm ocorrendo no estado desde a última sexta-feira (20). A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) afirmou que 257 presos foram transferidos como "forma preventiva e tática", mas não confirmou o destino dos internos. O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), se pronunciou na tarde desta terça-feira, afirmando que conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para avaliar a possibilidade de reforço das tropas federais.

Ceará sofre onda de ataques contra ônibus carros e prédios públicos — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares
Ceará sofre onda de ataques contra ônibus carros e prédios públicos — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

Desde a sexta-feira (20), foram registrados pelo menos 35 ataques no estado coordenados por facções contra prédios públicos e privados, transportes coletivos, caminhões, carros particulares e uma torre de telefonia.

Segundo o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, detentos querem a volta de "regalias" nos presídios do estado. "Tem um pequeno grupo de detentos trabalhando pra um grupo criminoso especificamente e eles estão revoltados, querem o retorno das regalias, querem que volte a ter visita íntima, querem que volte a ter tomada em cela. Por conta disso, eles estão incomodados, estão fazendo essas ações nas ruas, pessoas ligadas a eles. Essa é a motivação."

Ministério da Justiça abre vaga para detenos cearenses que comandam ataques — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares
Ministério da Justiça abre vaga para detenos cearenses que comandam ataques — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

Os internos ligados ao grupo criminoso que vem comandando os ataques violentos no Ceará neste mês vão sair das unidades prisionais de Pacatuba, do Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), que funciona no Complexo Penitenciário de Aquiraz, ambos na Região Metropolitana de Fortaleza, e de Quixadá, no Sertão Central.

“O Depen aguarda a lista de presos por parte do governo do Ceará e a autorização do Juiz da origem. Por questões de segurança não são informados detalhes sobre número de vagas e nem sobre a transferência”, manifestou o MJSP por meio de nota.

O secretário da SAP, Mário Albuquerque, acredita que a transferência vai promover “controle total” sobre a organização.

“São ações de segurança. A gente tá manuseando o preso justamente pra ter controle total sobre ele. Estamos levando pra um local mais seguro. É um grupo específico e a gente tá isolando pra poder ter melhor controle, não deixando que os mesmos tenham contato externo tão facilmente", comentou o secretário.

Sobre a situação dentro das unidades prisionais, Albuquerque afirma que o sistema segue dentro da "normalidade".

“O sistema está tranquilo e controlado. A rotina carcerária segue sua normalidade com aulas, atendimento médico e força de trabalho a pleno vapor. Agora é permanecer atento e vigilante para manter o controle e estabilidade do sistema penitenciário do Ceará”, frisou.


A SAP acrescenta que salas de aula, cursos de qualificação e a escala de presos classificados para o trabalho não sofreram alteração.

Possibilidade das tropas federais
O governador Camilo Santana afirmou durante pronunciamento na tarde desta terça-feira (24) que conversou com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para avaliar a possibilidade e a necessidade do reforço de tropas federais para auxiliar no combate aos ataques.

O gestor estadual afirmou ainda que mais de 30 pessoas já foram presas suspeitas das ações criminosas. Lideranças presas das ações serão transferidas para presídios federais, com vagas já autorizadas pelo departamento penitenciário nacional.

Todos os políciais que estavam de férias ou em serviços administrativos foram convocados para as operações de rua, aumentando o policiamento nas ruas, ainda conforme o governador.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo demite chefe da área de inteligência fiscal da Receita Federal

Resultado de imagem para Governo demite chefe da área de inteligência fiscal da Receita Federal

Uma portaria publicada na edição desta terça-feira (24) do “Diário Oficial da União” exonerou o coordenador-geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, Ricardo Pereira Feitosa.

A demissão de Feitosa do cargo em comissão foi assinada pelo subsecretário da Receita, José de Assis Ferraz Neto.

Auditor fiscal da Receita, Ricardo Feitosa ficou quatro meses no cargo. Ele foi nomeado para coordenar a área de pesquisa e investigação em maio, ainda durante a gestão do então secretário da Receita, Marcos Cintra, demitido por determinação do presidente Jair Bolsonaro.

Cintra foi demitido porque defendia na reforma tributária um imposto sobre movimentações financeira nos moldes da antiga CPMF, proposta com a qual Bolsonaro diz não concordar. Para substituir Cintra, o ministro Paulo Guedes (Economia) escolheu o auditor fiscal aposentado José Barroso Tostes Neto.

Conforme a Receita Federal, a Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação (Copei) responde pelo gerenciamento de atividades de “inteligência fiscal”, como ações em investigações em cooperação técnica com outros órgãos, a exemplo de Polícia Federal, Ministério Público Federal e Poder Judiciário.

A Copei atua no combate a crimes, fraudes e ilícitos tributários e aduaneiros, à lavagem e ocultação de dinheiro, ao tráfico de drogas afins e ao financiamento do terrorismo.

Fonte: G1
Leia Mais ››