segunda-feira, agosto 30, 2021

RN atinge 79% dos adultos vacinados contra Covid-19 com a D1

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 79% da população com 18 anos ou mais vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose, equivalente pouco mais de 2,1 milhões de potiguares com 18 anos ou mais, segundo a plataforma RN + Vacina.


O resultado é fruto de uma intensa campanha estadual de vacinação realizada em todos os 167 municípios do estado e adesão da população à vacina, método mais eficaz de prevenir o contágio e a disseminação do coronavírus.


A Sesap realizou, nos dois últimos sábados (21 e 28 de agosto), dias D com o objetivo de impulsionar a vacinação dos potiguares. No primeiro dia D, 11.881 pessoas foram vacinadas com primeira, segunda ou dose única contra o coronavírus. Já no segundo dia D, 19.547 potiguares foram vacinados, totalizando mais de 31 mil potiguares vacinados contra a Covid-19. 


Sesap orienta que os potiguares busquem as unidades de saúde para atualizar esquema vacinal


Segundo o RN + Vacina, pouco mais de 873 mil pessoas já tomaram a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, correspondendo a cerca de 32% da população adulta vacinada no RN. "A Sesap tem feito um trabalho junto aos municípios, insentivando na busca ativa da população que ainda não completou o esquema vacinal, ou seja, não tomou a segunda dose. É fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde, porque estamos com a variante Delta em circulação no Estado e nossa defesa é a vacina", afirma Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP. 


Até o momento, o RN recebeu mais de 3,7 milhões de doses para a campanha estadual de vacinação, das quais 2,9 milhões já foram administradas pelas salas de vacina em todo RN.


Vacinação de 12 a 17 anos


Nesta semana, a previsão é que o RN inicie a vacinação de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Assim como aconteceu com a população adulta, a vacinação começará pelos grupos prioritários. Inicialmente, serão vacinadas gestantes de 12 a 17 anos e, em seguida, os demais grupos. "Iremos começar pelas gestantes e puerperas para dar continuidade à vacinação. A ampliação de público será permitida nos municípios que completarem 90% da vacinação da população adulta", disse Kelly Lima.


Segunda Dose


Tendo em vista a confirmação de casos da variante em circulação comunitária em Natal, a Sesap reforça e orienta a população para buscar as salas de vacinação mais próximas de suas residências e regularizar ou completar o esquema vacinal. As vacinas são eficazes contra a variante delta e, por isso, é importante a vacinação e adoção de medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Covid: mesmo com Delta, internações não cresceram em leitos públicos no RN

O Rio Grande do Norte confirmou que já está ocorrendo a transmissão comunitária da covid-19 através da variante Delta, do novo coronavírus. Porém, mesmo com a confirmação, o número de internações ainda segue caindo no estado. É o que apontam os dados do Regula RN, plataforma que acompanha a situação dos hospitais durante a pandemia.


Nova variante já começou a circular de forma comunitária


Nesta segunda-feira (30), o Rio Grande do Norte seguia com 89 pessoas internadas nos leitos críticos públicos. A média móvel de solicitações por leitos caiu para 17 por dia. No domingo, foram 20 pedidos, enquanto o sábado, por exemplo, teve 12 solicitações. A média é a menor desde o dia 7 de maio do ano passado.


Com relação à ocupação de leitos críticos, o percentual é de 35,3% no Rio Grande do Norte, mas houve uma redução no número de leitos voltados exclusivamente à covid. Sobre os leitos clínicos, a situação é ainda mais tranquila, com 44 pessoas internadas, o equivalente a 18,72% de ocupação.


Internados


O perfil das pessoas internadas mudou nas últimas semanas. Enquanto a população com idade abaixo dos 60 anos era maioria nos leitos críticos, nesse momento os idosos voltaram a ser maioria, ocupando 52% dos leitos. 


Transmissão


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou no sábado (28) a transmissão comunitária da variante delta do novo coronavírus na capital potiguar. O anúncio foi feito após a confirmação do terceiro caso da nova cepa no Rio Grande do Norte, divulgado na última sexta-feira (27), em um homem, de 38 anos, que teve contato com uma das duas primeiras pessoas que testaram positivo para a variante esta semana.


O residente já havia tomado a primeira dose do imunizante contra covid-19 e aguarda o período necessário para tomar a segunda dose. "Esse terceiro caso em Natal não tem históricos de viagens, porém teve contato com uma das pessoas infectadas na capital com a variante Delta", explica Juliana Araújo, diretora da Vigilância em Saúde.


Segundo a SMS, após investigação do caso foi constatado que há transmissão comunitária da nova cepa delta do coronavírus na capital, pois um dos casos não tem fonte de infecção ou transmissão esclarecida.


"Rastreamos todos os contatos das pessoas infectadas e não foi identificado histórico de viagem.  Quando não é identificada a fonte de transmissão significa que vírus está circulando no ambiente, ou seja, já existe uma transmissão comunitária na capital", afirma Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.


Em nota, a SMS faz apelo aos moradores de Natal para que completem seu esquema vacinal e não se descuidem das medidas protetivas.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Três suspeitos de assaltos morrem em confronto com policiais em Umarizal, diz PM

Três suspeitos de praticarem assaltos morreram na tarde nesta segunda-feira (30) em um confronto com policiais militares no município de Umarizal, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela Polícia Militar.


Viatura da Polícia Militar, RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Dois deles foram identificados como Francisco Wesley de Medeiros, de 20 anos, e Vinícius Lucas Soares Silva, de 19. O terceiro suspeitos não teve o nome identificado pela PM.


De acordo com a PM, os policiais foram averiguar uma denúncia anônima de onde possivelmente os criminosos estariam escondidos, no bairro Caraíbas.


Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos a tiros e revidaram os disparos. Os três suspeitos foram atingidos e socorridos para o Centro de Saúde Dr. Guaraci Onofre. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram.


Nenhum policial ficou ferido, segundo a corporação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Idoso de 72 anos é morto a pauladas durante assalto em Lucrécia-RN

Um idoso de 72 anos foi morto a pauladas e roubado em seguida, em Lucrécia, município localizado na região Oeste do RN.


Idoso de 72 anos é morto a pauladas e roubado no interior do RN — Foto: Reprodução


De acordo com o comandante do destacamento da Polícia Militar de Lucrécia, sargento Valdemiro Izidio, José Ferreira da Silva, conhecido na cidade como 'Zezito', estava sentado na calçada da casa de um conhecido na tarde de sábado (28) quando foi abordado por um rapaz de 18 anos identificado como Luiz Felipe da Silva Cabral, natural da cidade de Alexandria.


O idoso estava contando uma quantia em dinheiro e guardou no bolso. Foi quando o suspeito do crime se aproximou, pegou um pedaço de madeira e, por trás, deu pelo menos três pauladas na cabeça de Zezito.


Enquanto o idoso estava caído, Luiz Felipe retirou a carteira do bolso da vítima, pegou o dinheiro, cerca de R$ 2 mil, jogou a carteira próximo ao corpo e fugiu.


Zezito foi socorrido de ambulância ao Hospital Municipal de Lucrécia. Em seguida, ele foi transferido para o hospital de Pau dos Ferros, mas chegou sem vida ao local.


A Polícia Militar foi informada sobre o caso e solicitou à Justiça a prisão do agressor. O mandado de prisão foi expedido na manhã do domingo (29) pelo juiz de plantão na Comarca de Portalegre. Policiais militares realizaram busca durante todo o dia.


Durante a noite, o suspeito invadiu uma casa no município de Lucrécia e mandou todos os moradores saírem. Eles saíram e ligaram para a polícia. Dois policiais militares foram até o local e foram recebidos a tiros pelo rapaz, que foi ferido.


Luiz Felipe chegou a ser socorrido, mas não resistiu e já chegou sem vida ao hospital. A arma utilizada por ele foi apreendida pela polícia.


Jovem de 18 anos rouba e mata idoso de 72 a pauladas no interior do RN — Foto: Reprodução


José Ferreira da Silva morava em um quarto dentro do Mercado Público de Lucrécia. De acordo com a Polícia Militar, ele vivia sozinho, não tinha ocupação e era pensionista.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 364.942 casos confirmados e 7.265 mortes por Covid

 O Rio Grande do Norte chegou a 364.942 casos confirmados de Covid nesta segunda-feira (30). São 7.258 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) destaca ainda que outros 1.341 óbitos estão sob investigação.


De acordo com a Sesap, três mortes por Covid ocorreram nas últimas 24 horas, sendo duas notificadas em Mossoró e uma em Barcelona.


O RN registra ainda 171.537 casos suspeitos e 715.116 casos descartados de Covid.


A Sesap informa também que 167 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid - sendo 136 na rede pública e 31 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 87 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 33,5% na rede pública; com 20 internados, a rede privada tem 13% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

364.942 casos confirmados

7.265 mortes

171.537 casos suspeitos

715.116 casos descartados


RN tem 364.942 casos confirmados de Covid — Foto: Anastácia Vaz


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap discute transmissão comunitária da variante delta e aumento de solicitações de leitos privados no RN

A transmissão comunitária da variante delta no RN e o aumento de solicitações de leitos privados para tratamento de casos de Covid preocupam os gestores da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e foi tema de reunião neste domingo (30) com representantes das regionais de saúde.


Sesap discute transmissão comunitária da variante delta e aumento de solicitações de leitos privados no RN — Foto: Reprodução


Na ocasião, foram apresentados pontos importantes no cenário epidemiológico que, apesar de mostrar um momento favorável tanto como em queda de número de casos e óbitos, como em solicitações por leitos de UTI no serviço público, apontam algumas preocupações.


“Percebemos alguns municípios em vermelho, em alerta e, além disso, nossa preocupação é com a transmissão comunitária da variante delta e as 63 mil pessoas em todo o estado que não procuraram os postos de vacinação para completar seu esquema vacinal. Esse é um dado que requer todo cuidado”, ressaltou o secretário de saúde Cipriano Maia.


Outro ponto preocupante é o aumento discreto de solicitações por leitos privados, o que demonstra um caminho já percorrido em outros momentos no estado que antecederam picos da pandemia. “A solicitação por leitos privados tem alguns pontos importantes que podemos avaliar. Um deles é esse trajeto já percorrido anteriormente que precisamos estar atentos para que possamos combater uma possível nova onda da pandemia”, disse Lyane Ramalho, subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap.



O Rio Grande do Norte confirmou até a última sexta-feira (28) três casos da variante delta. Dois são familiares e detectados em pessoas que não têm registro de vacinação e o outro caso é em paciente que recebeu alta e com registro de apenas uma dose de imunizante.


“A população precisa entender que para que possamos enfrentar a pandemia de forma consciente e eficiente somente se tivermos completamente imunizados”, reafirma Lyane Ramalho.


De acordo com a Sesap, outro ponto importante é manter a vigilância genômica. “Estamos em fase de investigação, porém já precisamos estar em vigilância para que o vírus não se alastre. A delta é uma variante de alta transmissibilidade, que pode deixar o estado novamente num patamar de pico”, afirmou Diana Rêgo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap.


A secretaria pretende reforçar a comunicação com os municípios sobre a continuidade de manter o distanciamento social, o uso correto da máscara e a importância da vacinação em todos os territórios. Além disso, serão traçadas estratégias com as regionais de saúde e municípios para reforçar o acesso facilitado à segunda dose.


“A Sesap reforça que mesmo em momento confortável, o Rio Grande do Norte não pode relaxar com nenhuma medida. Todo esforço é fundamental para garantir o combate à pandemia e salvar cada vez mais vidas”, finalizou o secretário Cipriano Maia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Explosivos deixados em ruas fazem Araçatuba parar após mega-assalto

O mega-assalto a agências bancárias de Araçatuba que terminou com três mortos, três detidos e cinco feridos na madrugada desta segunda-feira (30) mudou a rotina da cidade. Lojas, empresas, escritórios e escolas estão fechados pela ameaça de explosões de artefatos que a quadrilha espalhou pela cidade.


Centro de Araçatuba (SP) amanheceu vazio nesta segunda-feira (30) — Foto: Reprodução/TV TEM


Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, 40 explosivos em 20 pontos da cidade foram deixados pela quadrilha. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) está no local para desarmar as bombas. Ainda não foram divulgadas informações de quanto foi roubado.


Ruas do Centro de Araçatuba (SP) foram interditadas após ataque de criminosos — Foto: Reprodução/TV TEM


Várias ruas foram interditadas para evitar a circulação de pessoas, já que os artefatos estão equipados com sensores de proximidade, segundo a polícia.


Em um vídeo feito por uma câmera de segurança é possível ver um dos criminosos espalhando explosivo. No vídeo é possível ver que o artefato emite luzes de raio laser verde.


Um desses explosivos deixou gravemente ferido um morador de 25 anos que passava de bicicleta por um dos pontos. A polícia não sabe se ele apenas se aproximou de uma dinamite ou se chegou a tocá-la, mas o artefato explodiu e atingiu o homem, que teve os pés e os dedos das mãos amputados.


Impactos na cidade

O crime também interferiu na vacinação contra a Covid-19, pois um dos pontos de imunização ficou fechado. Como no município fica a sede do Departamento Regional de Saúde (DRS), não houve a distribuição de vacinas e Birigui cancelou a vacinação nesta segunda-feira.


O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, suspendeu as aulas nas escolas municipais; escolas estaduais também cumpriram a medida.


Em nota, a Prefeitura de Araçatuba afirmou que o transporte público vai operar durante todo o dia, mas com alteração nas rotas para evitar o Centro da cidade.



O município também lamentou o ocorrido e se colocou à disposição das famílias das vítimas e de moradores que foram usados como reféns.


Equipes foram disponibilizadas para realizar atendimento psicológico por meio dos telefones (18) 3624-5565, (18) 3637-1050 e (18) 99607-3897.


O CRAVI - Centro de Referência e Apoio à Vítima, entidade que atua em parceria com o Governo do Estado, também vai prestar apoio aos moradores pelos números (18) 3301-9751; (18) 9777-5771 e (18) 98143 -7074.


O ataque


Agência da Caixa Econômica Federal ficou destruída após ataque em Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal


A quadrilha chegou por volta de meia-noite de segunda-feira no centro de Araçatuba. Três agências bancárias foram atacadas. Segundo a polícia, cerca de 20 homens em dez carros fizeram o ataque.


Os criminosos renderam moradores e os usaram como "escudo humano" sobre os carros. Veículos foram queimados em vários pontos da cidade e da região para impedir a chegada da polícia.


A quadrilha usou drones para monitorar toda a ação, tanto na chegada na região central até a fuga pela zona rural da cidade.


Até as 10h30, três suspeitos tinham sido presos. Três pessoas morreram, dois moradores e um criminoso, que foi baleado em um confronto com a PM no bairro Taveira, na zona rural, durante a fuga.


Vítimas


Márcio Victor e Renato Bortolucci morreram em ataque de quadrilha a agências bancárias de Araçatuba (SP) — Foto: Arquivo pessoal


O personal trainer Márcio Victor e o comerciante Renato Bortolucci morreram na ação, além deles, um suspeito morreu na troca de tiros com a polícia, mas a identidade dele não foi informada.



Além dos mortos, cinco pessoas ficaram feridas, segundo boletim divulgado pela Santa Casa da cidade.


Segundo o hospital, quatro pessoas foram socorridas com ferimentos e levadas ao hospital. Uma delas foi um rapaz de 25 anos que teve os dois pés amputados após acionar um explosivo.


Confira a situação dos feridos:


Homem 28 anos: baleado no abdome. Segue em atendimento e avaliações. Projétil não alojado. Quadro clinico: estável;


Homem 31 anos: baleado na face e braços. Precisou ser intubado. Quadro clinico grave, porém estável;


Homem 38 anos: baleado nas pernas, braços e cabeça (raspão). Precisou ser intubado. Quadro clinico grave, porém estável;


Homem 25 anos: sofreu amputações traumática nos dois pés por explosivo. Foi para o centro cirurgia de ortopedia, está intubado.


Homem 45 anos: baleado na região glútea. Projetil não alojado. Foi medicado e já recebeu alta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pedra em Luís Correia, Litoral do Piauí, chama a atenção por emitir som de sino de igreja

A misteriosa Pedra do Sino encanta e desperta a curiosidade de moradores e turistas que decidem visitá-la em uma serra localizada na comunidade Brejinho de Fátima, em Luís Correia, Litoral do Piauí. A pedra chama tanto a atenção por emitir os mesmos sons que um sino de uma igreja. 


A pedra é localizada em uma serra que possui cerca de 200 metros de altura. Ela fica a 70 km da zona urbana de Luís Correia e a 7 km da divisa do Piauí com o Ceará. Segundo Gilvan Brito de Fontenele, proprietário das terras onde fica a Pedra do Sino, ela foi descoberta na década de 1960, quando a região passou a ser explorada para a agricultura.


Pedra do Sino, no litoral do Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube


“O pessoal começou a trabalhar aqui, a fazer roça, e chegou até a pedra. De 1960 para cá, a região cresceu e a pedra ficou mais conhecida. Agora, vem gente de fora para conhecer”, contou.

Porém, a pedra ainda não se tornou um dos roteiros para quem vai visitar o litoral piauiense e, por isso, não é tão conhecida entre os turistas.


Vista da serra onde fica localizada a Pedra do Sino — Foto: Reprodução /TV Clube


Há um mistério sobre o motivo pelo qual a pedra emite esse som. Por isso, ela é alvo de diversas pesquisas. “Os porquês estão vindos agora com os arqueólogos e geólogos realizando essas pesquisas”, afirmou Alexandre Sousa, morador da região.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ney Matogrosso publica foto íntima, mas apaga minutos depois

Ney Matogrosso publicou uma foto íntima no Instagram na tarde deste domingo (29). Sem legenda, a imagem era de um pênis e foi apagada minutos depois.


Ney Matogrosso canta durante o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2019 — Foto: Mario Miranda/Divulgação


Procurada pelo G1, a assessoria de Matogrosso disse que ele não vai comentar o caso. Não há também confirmação de que ele seja a pessoa da foto.


Logo depois, ele começou a postar várias fotos na sequência: um cacto, um retrato antigo e fotos de shows.


Enquanto alguns fãs elogiavam o cantor, outros relembraram a foto recém-apagada com comentários.


Matogrosso completou 80 anos no dia 1º de agosto e lançou a primeira parte do álbum "Nu com a minha música", com músicas como "Se não for amor, eu cegue" (Lenine e Lula Queiroga) e "Gita" (Raul Seixas e Paulo Coelho).


Fonte: G1

Leia Mais ››

MEIs (microempreendedores individuais) devem regularizar dívidas até terça-feira



Os microempreendedores individuais (MEIs) que estão devendo impostos deverão regularizar suas dívidas até esta terça-feira (31). O pagamento de débitos pode ser feito utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou o parcelamento, que podem ser efetuados diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.


A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição na chamada dívida ativa. Essa dívida será cobrada na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei.


Se regularizar sua situação, o MEI evitará a cobrança judicial da dívida inscrita e outras consequências como deixar de ser segurado do INSS, perdendo os benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença, entre outros; ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, estados e municípios; ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.


Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.


Em caso de não pagamento dos débitos, o envio dos débitos à dívida ativa será da seguinte forma:


Dívida previdenciária (INSS) e demais tributos federais serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos

Dívida relativa a ISS e/ou ICMS será transferida ao município ou ao estado, conforme o caso, para inscrição em Dívida Ativa Municipal e/ou Estadual, com acréscimo de encargos de acordo com a legislação de cada ente.

Após a inscrição em dívida ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União), enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do município ou estado responsável pelo tributo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Instagram vai exigir que usuários informem data de nascimento

O Instagram anunciou nesta segunda-feira (30) que irá pedir para que as pessoas informem suas idades ao utilizar o aplicativo. A inclusão é obrigatória para continuar usando a rede.


Instagram vai mostrar menu para que as pessoas informem data de nascimento ao abrir o app — Foto: Divulgação


A solicitação, que começará a ser exibida nas próximas semanas, só vai aparecer para quem não informou a data de nascimento na hora de fazer o cadastro na plataforma.


Essa informação não é pública e fica no menu "informações pessoais" dentro das configurações da conta.


De acordo com o Instagram, a janela para incluir a idade será mostrada em duas ocasiões:


Ao abrir o Instagram, uma notificação será exibida no topo da tela;

Ao visualizar publicações com conteúdo sensível: para visualizar conteúdos marcados como explícito ou sensível, será necessário compartilhar sua data de nascimento, caso você ainda não o tenha feito anteriormente.


"Se o usuário não informar sua data de nascimento, após algum tempo será necessário que o faça para poder continuar usando o Instagram", explicou o aplicativo.


Perfis que são vinculados ao Facebook, que é dono do Instagram, geralmente "puxam" a data de nascimento informada na outra rede social.


De acordo com a plataforma, o objetivo é "construir experiência mais segura e privada para os jovens". A solicitação da idade acontece algumas semanas depois de o Instagram anunciar mudanças para menores de idade.


A empresa disse que iria restringir o direcionamento de anúncios para os menores de 18 anos.


O Facebook, que é dono do aplicativo, permite que anunciantes incluam diversos pontos de segmentação para atingir um público-alvo – o que só será possível a partir de agora pata maiores de idade.


"Reconhecemos que algumas pessoas podem nos informar a data de nascimento incorreta e estamos desenvolvendo novos sistemas para trabalhar essa questão", informou a rede.


O Instagram vai utilizar ferramentas de inteligência artificial para estimar a idade das pessoas com base em alguns sinais, como publicações de "feliz aniversário", para verificar se os usuários colocaram a idade correta. A empresa disse que esse trabalho ainda está em estágios iniciais.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Objeto 'misterioso' é encontrado em praia da Pituba, em Salvador

Uma caixa "misteriosa" foi encontrada em uma praia do bairro da Pituba, em Salvador, nesta segunda-feira (30).


Suposto fardo de borracha é encontrado em praia da Pituba, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia


Ainda não há confirmação sobre se o material encontrado é semelhante aos que vêm sendo localizados em outras praias da Bahia, desde julho. Informações iniciais são de que o fardo achado na praia da Pituba tem características semelhantes aos já encontrados no estado.


Sobre o material encontrado em outras praias da Bahia, o oceanógrafo Carlos Teixeira, que é pesquisador no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que os fardos estavam dentro do navio nazista alemão SS Rio Grande, que foi afundado pela frota americana em 1944 contra os nazistas, no fim da Segunda Guerra Mundial. O navio está há quase seis mil metros de profundidade.


Ainda de acordo com Teixeira, o indício de que o material seria de um navio alemão afundado foi uma inscrição em um fardo encontrado em uma praia do Ceará há dois anos. Nele, estava escrito: "Produzido na Indochina Francesa". A região, na época, era dominada pelos japoneses, que eram aliados dos alemães.


Surgimento dos fardos


Inicialmente, os fardos de borracha eram chamado de "caixas misteriosas". No início de agosto, ao menos oito apareceram na Praia do Flamengo, no bairro de Stella Maris, orla da capital baiana. Na época, o material foi removido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).


As caixas foram retiradas da faixa de areia com auxílio de um caminhão com guindaste, por causa do peso. Segundo a Limpurb, a Marinha coletou uma amostra para avaliar junto com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba).


Na época, a Capitania dos Portos da Bahia informou que pacotes sem identificação estavam sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018.


Além disso, no dia 3 de agosto, agentes da Limpurb foram acionados após duas novas "caixas misteriosas" serem encontradas na Praia do Flamengo e na Praia de Itapuã, em frente à Igreja da Vila Militar, em Salvador. Ainda de acordo com a Limpurb, elas foram removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão Munck, por causa do peso, e devem ser encaminhadas para a Capitania dos Portos.


Já no dia 18 de agosto, um novo fardo de borracha foi encontrado por banhistas na praia de Jauá, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Roberto Jefferson não entrega celular à PF e diz que deixou aparelho para ser jogado em rio



O ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, afirmou à Polícia Federal ao ser preso, no último dia 13, que entregou seu celular a um "transeunte" para que o aparelho fosse jogado em um rio próximo.


O diálogo entre Jefferson e os investigadores, ocorrido no ato da prisão, é descrito em um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).


"Em seguida, questionado a respeito de seu telefone celular, quando solicitado a entregá-lo a esta Autoridade Policial, Roberto Jefferson informou que seu celular havia sido entregue a um transeunte para que fosse jogado no Rio Paraibuna, tendo em vista que em outras ações policiais seus celulares teriam sido apreendidos e nunca mais restituídos", informa o delegado que conduziu o procedimento.


O político foi detido na cidade de Comendador Levy Gasparian, na região de Petrópolis, no Rio de Janeiro, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A prisão foi um desdobramento do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia.


Os policiais relatam ainda que, diante das alegações de Jefferson, pediram acesso às imagens do circuito de TV, mas foram informados de que o sistema estava inativo.


"Esta Autoridade Policial solicitou então imagens do CFTV instalado no portão de acesso da rua, que dá acesso também a outras casas, todas de familiares do alvo. Tanto Roberto Jefferson quanto sua cônjuge informaram que o sistema de CFTV se encontra atualmente inativo, em razão de obras de alvenaria pelas quais passa a residência do alvo", declara.



E acrescentaram que a atuação dos policiais foi acompanhada por familiares, assessores e outros empregados da casa onde estava o ex-parlamentar. E que Jefferson, apesar de não portar seu celular pessoal, pode ter enviado mensagens por redes sociais por meio de terceiros.


"Durante todo o período em que lá estivemos, as buscas e o procedimento de prisão foram acompanhados, também, por familiares, assessores do alvo e empregados do imóvel que já se encontravam no local quando da chegada da equipe, ocasião em que Roberto Jefferson eventualmente pôde, por intermédio de terceiros, ter enviado mensagens ou áudios através de redes sociais", completou.


Os agentes declararam também que não encontraram o aparelho.


Jefferson está em prisão preventiva, que não tem prazo pré-determinado na legislação processual penal. Na prática, ele deverá seguir nesta condição até uma nova avaliação do caso.


O Código de Processo Penal prevê que a prisão preventiva seja reavaliada a cada 90 dias. O Supremo, no entanto, já fixou o entendimento de que o fato de não haver essa reavaliação não torna a prisão ilegal.


PGR denuncia Roberto Jefferson

Nesta segunda-feira (30), a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Roberto Jeferson ao Supremo Tribunal Federal (STF).


A PGR afirma que o ex-deputado cometeu incitação ao crime e crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e na lei que tipifica crimes raciais e de homofobia. A denúncia é assinada pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo.



Agora, o STF deve abrir prazo para que a defesa de Jefferson apresente resposta à acusação, em 15 dias. Na sequência, a Corte vai analisar se recebe a denúncia, o que poderá transformar Jefferson em réu.


Ex-deputado preso

Na decisão que autorizou a prisão do ex-deputado, divulgada no dia em que a medida foi efetivada, Moraes escreveu que o político faz parte de uma "possível organização criminosa" que busca "desestabilizar as instituições republicanas".


"Uma possível organização criminosa – da qual, em tese, o representado faz parte do núcleo político –, que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Congresso Nacional", escreveu Moraes.


Moraes afirmou ainda que esta suposta organização da qual Jefferson integra o núcleo político tem uma rede virtual de apoiadores que compartilham mensagens com o objetivo de derrubar a "estrutura democrática".


"Uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil", afirmou Moraes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PGR denuncia Roberto Jefferson ao STF por incitação ao crime

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.





A PGR afirma que o ex-deputado cometeu incitação ao crime e crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e na lei que tipifica crimes raciais. A denúncia é assinada pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo.


Jefferson foi preso no último dia 13 por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito das milícias digitais.


Na denúncia, de 10 páginas, a subprocuradora lista condutas do presidente do PTB cometidas entre fevereiro e julho deste ano.


"Nos dias 21/2, 24/5, 23/7, 26/7, 28/7 e outros em 2021, por meio de publicações em redes sociais e de entrevistas concedidas, Roberto Jefferson praticou condutas que constituem infrações penais previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional, e na Lei que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor", afirmou.

Agora, o STF deve abrir prazo para que a defesa de Jefferson apresente resposta à acusação, em 15 dias. Na sequência, a Corte vai analisar se recebe a denúncia, o que poderá transformar Jefferson em réu.


Os crimes listados

No despacho da PGR, são listados os seguintes crimes:


No Código Penal:


Incitar o crime de "destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia", "com emprego de substância inflamável ou explosiva" e "contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos". A pena é de detenção, de três a seis meses, ou multa.


Na Lei de Segurança Nacional:

Incitar a prática do crime de "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados", com pena de reclusão de um a quatro anos. A PGR afirma que isso ocorreu três vezes.


"Caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação", com pena de reclusão de um a quatro anos.


Na lei que define o crime de racismo:

"Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza", com reclusão de dois a cinco anos e multa. A PGR diz que o crime foi cometido duas vezes.


Ex-deputado preso

Na decisão que autorizou a prisão do ex-deputado, divulgada no dia em que a medida foi efetivada, Moraes escreveu que o político faz parte de uma "possível organização criminosa" que busca "desestabilizar as instituições republicanas".


"Uma possível organização criminosa – da qual, em tese, o representado faz parte do núcleo político –, que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, principalmente aquelas que possam contrapor-se de forma constitucionalmente prevista a atos ilegais ou inconstitucionais, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o próprio Congresso Nacional", escreveu Moraes.


Moraes afirmou ainda que esta suposta organização da qual Jefferson integra o núcleo político tem uma rede virtual de apoiadores que compartilham mensagens com o objetivo de derrubar a "estrutura democrática".



"Uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil", afirmou Moraes.


Jefferson está em prisão preventiva, que não tem prazo pré-determinado na legislação processual penal. Na prática, ele deverá seguir nesta condição até uma nova avaliação do caso.


O Código de Processo Penal prevê que a prisão preventiva seja reavaliada a cada 90 dias. O Supremo, no entanto, já fixou o entendimento de que o fato de não haver essa reavaliação não torna a prisão ilegal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Defesa de motoboy pede ao STF que suspenda convocação pela CPI da Covid



A defesa do motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a convocação do cliente pela CPI da Covid.


O depoimento do motoboy está marcado para esta terça-feira (31). A comissão quer ouvi-lo sobre os saques milionários feitos a serviço da VTCLog, empresa de logística selecionada pelo Ministério da Saúde para cuidar da armazenagem e distribuição de medicamentos, entre os quais vacinas contra Covid.


Autor do requerimento de convocação, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) constatou que a VTCLog movimentou, "de forma suspeita", R$ 117 milhões nos últimos dois anos.


"O nome de Ivanildo Gonçalves é citado várias vezes no documento. Ele chegou a sacar em diversos momentos o montante de R$ 4.743.693. A maioria foi saques em espécie e na boca do caixa", diz o requerimento.


O que diz a defesa

Os advogados de Ivanildo Gonçalves afirmam que a convocação é ilegal e vai expor indevidamente a privacidade e intimidade do motoboy.


Alegam, ainda, que ele "não exerce qualquer papel que possa colaborar com a investigação por apenas realizar serviços de deslocamento, inclusive diligências bancárias necessárias à administração da VTCLog".



"A drástica medida [...] além de totalmente infundada, é realizada com fundamento midiático, já que nem mesmo os sócios ou a CEO da empresa VTCLog foram convidados a prestarem os devidos depoimentos, cujo objetivo pretende repercussão midiática, o que deve ser rechaçado", argumentou a defesa.


Segundo os advogados, não há indicação de "causa concreta" sobre o envolvimento do motoboy em quaisquer eventuais irregularidades. "A convocação [....] é abstrata, ampla e genérica", completa a defesa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Guedes e Pacheco defendem solução judicial dos precatórios para aumentar o Bolsa Família



O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defenderam nesta segunda-feira (30) uma solução judicial para desatar o nó do pagamento dos precatórios em 2022 e, assim, liberar o orçamento para aumentar o Bolsa Família. Os dois falaram com a imprensa após uma reunião na residência oficial do Senado.


Precatórios são dívidas da União reconhecidas por decisões judiciais. A previsão é que o valor a ser pago passe de R$ 54,7 bilhões, em 2021, para R$ 89,1 bilhões em 2022, o que, segundo o governo, pode inviabilizar o novo Bolsa Família.


O governo quer turbinar o programa social, antes mesmo de 2022, ano eleitoral. Pensando nisso, enviou ao Congresso uma proposta que permitiria o parcelamento dos precatórios em até dez anos, abrindo espaço no orçamento.


Na Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, e entre economistas a ideia repercutiu mal, por entenderem que o pagamentos dos precatórios não pode ser adiado.


Diante da dificuldade em aprovar a proposta no Congresso, a solução agora é buscar um entendimento na Justiça a favor de uma maior flexibilidade nos precatórios. No âmbito do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), vem sendo estudada uma proposta que pode baixar o valor dos precatórios para o ano que vem (veja detalhes mais baixo).



Pacheco disse que deve ser reunir nesta terça-feira (31) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luiz Fux, para tratar da mediação do judiciário no pagamento dos precatórios.


"Há uma possibilidade ventilada, que agora tem evoluído, que considerando que houve decisão do STF sobre [o pagamento de] R$ 89 bilhões [em precatórios] em 2022, que se faça uma mediação pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça], presidido pelo Fux. Uma solução que reputamos inteligente, possível, de modo que o CNJ poderia dar esse encaminhamento", declarou Pacheco.


Para Guedes, a solução judicial é mais "rápida" e "efetiva".


"Íamos tentar uma PEC, pela via legislativa, mas aparentemente há uma solução mais rápida, efetiva e mais adequada juridicamente, com o presidente do Senado e Câmara [Arthur Lira] apoiando esse aceno do presidente Fux [do Supremo Tribunal Federal]", declarou ele.


Na última quarta (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia pediu a "compreensão" e a "ajuda" do Supremo Tribunal Federal (STF) para a "modulação" – extensão do calendário – de decisões judiciais que impactam as receitas e despesas federais nos próximos anos.


Nesta segunda, Guedes afirmou que, além de abrir espaço para o novo programa social, dentro do teto de gastos (mecanismo que limita o crescimento maior parte das despesas à inflação do ano anterior), a decisão da justiça sobre os precatórios também conferiria "exequibilidade" a outras despesas programadas para o próximo ano.


"Não é ligado só ao Bolsa Família, mas à previsibilidade e exequibilidade do orçamento público. O teto [de gastos] limita. Quando há ordem de outro poder para gastarmos [com precatórios], há problema de garantirmos exequibilidade do orçamento", declarou. O ministro já havia dito antes que, sem solução para os precatórios, faltaria dinheiro "para tudo mais, inclusive para salários nossos".


Proposta no CNJ

A ideia discutida no CNJ é estabelecer um limite anual de pagamento de precatórios, corrigido pela inflação, para dar previsibilidade ao Orçamento do governo federal.


Isso pode reduzir, dos atuais R$ 89 bilhões, para cerca de R$ 39,9 bilhões, o valor total de precatórios que o governo federal terá de pagar em 2022.


O CNJ estuda usar como parâmetro o valor dos precatórios pagos em 2016, ano em que foi implementado o teto de gastos. O valor seria reajustado em 7,2% para 2017 e, então, pela inflação dos anos seguintes para chegar à cifra que deve ser quitada nos próximos anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Crise energética: governo estuda desconto de R$ 0,50 por kWh economizado



Técnicos do governo e de agências que trabalham no gerenciamento da crise hídrica no país devem anunciar ainda nesta semana um prêmio para consumidores que reduzirem o consumo na conta de luz entre setembro e dezembro.


A ideia é oferecer um desconto por kwh economizado no período de quatro meses em relação ao mesmo período do ano passado. Na semana passada, o governo lançou um programa para estimular a redução voluntária no consumo como forma de evitar um possível racionamento energético.


O valor hoje em discussão é de 50 centavos por kwh economizado, mas pode haver uma regra de dar o bônus somente a quem reduzir a partir de 10% da conta total de luz.


Outro programa de estímulo à redução do consumo em estudo tem como alvo os consumidores livres – grandes empresas, indústrias, shopping centers.


Os dois prêmios foram discutidos ao longo de reuniões no final de semana por técnicos do governo e de órgãos que trabalham no gerenciamento da crise de energia.


O problema é que o desconto para os consumidores seria bancado pelo chamado Encargo do Serviço do Sistema, que é parte da cobrança feita na conta de luz. Na prática, significa que todos pagariam pelo bônus, até mesmo quem economizou.


Obrigatoriedade

Especialistas no setor dizem que a situação é grave no nível dos reservatórios e que seria importante que o governo também baixasse obrigatoriedade na redução do consumo. Citam o apagão de 2001, quando o governo conseguiu uma redução expressiva ao multar consumidores que aumentassem o consumo.


Até o momento, o governo descarta a possibilidade de medidas drásticas, como multas ou tarifas ainda mais altas para grandes consumidores.


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››