quinta-feira, junho 29, 2023

Polícia Civil prende integrante de grupo de extermínio na Grande Natal


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, na manhã desta quinta-feira (29), um homem de 29 anos, integrante de um grupo de extermínio. Ele foi preso em um condomínio, em Rêgo Moleiro, no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal.


O homem, conhecido como “Samuray”, é investigado por homicídios em Natal, além de ser foragido do sistema prisional, onde cumpria pena por receptação e porte ilegal de arma de fogo. 


Durante o cumprimento do mandado de prisão, foi apreendido uma pistola calibre 9mm, com ocorrência de roubo, 23 munições intactas do mesmo calibre, uma moto Honda 125, um notebook e um aparelho celular.


A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode trazer informações através do telefone 181.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

TRABALHADORES DO DETRAN-RN VÃO ENTRAR EM GREVE


Os trabalhadores do Detran-RN decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 05 de julho. Tomada em assembleia nesta quarta-feira (28), a decisão coletiva leva em consideração a falta de propostas do Governo para atender aos pleitos da categoria.

Entre outras coisas, os profissionais reivindicam a reposição das perdas salariais, a realização de concurso público, a implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e auxílio-alimentação.

Coordenador de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do Detran, Alexandre Guedes afirma que desde março, mês da data-base da categoria, foram realizadas várias audiências que não trouxeram resultados.

“De lá para cá o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta. Diante disso, nos restou acionar o último instrumento que nos resta, que é a greve”, disse.


Fonte: Saulo Vale

Leia Mais ››

COM VIDA DE LUXO, ASSALTANTE DE BANCO NA BAHIA É PRESO EM PONTA NEGRA


Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em uma ação integrada com a Delegacia de Polícia Civil de Euclides da Cunha, do Estado da Bahia, deflagraram uma operação com o objetivo de capturar um assaltante de banco e integrante de uma facção criminosa da Bahia. O homem, de 37 anos, foi preso em um lava a jato de sua propriedade, no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal. A ação aconteceu nessa terça-feira (27).

Identificado como José Valdo Alves de Magalhães, o suspeito é investigado por roubo a banco, a casas lotéricas, bem como por homicídios e tráfico de drogas. O crime possui mais de 27 anos de pena a ser cometido, ante suas condenações criminosas pela justiça baiana.

Durante as diligências, foram apreendidos um veículo e uma moto pertencente ao foragido, bem como uma pistola calibre .380, com 22 munições intactas e anotações de tráfico de drogas. "Mago Bahia", como é conhecido no mundo do crime, estava residindo em um apartamento, na praia de Ponta Negra e, no momento da abordagem, apresentou um documento falso.

A Polícia Civil reitera a importância da colaboração da população, que pode trazer informações através do telefone 181.


Fonte: Passando na Hora

Leia Mais ››

Acusado do assassinato de empresário do Agronegócio em Baraúna é preso no Alto Oeste Potiguar


O foragido da da justiça da Comarca de Baraúna/RN, por homicídio, Raynon Pinheiro da silva, o “Gago”, foi preso nesta quinta feira 29 de junho de 2023, em uma ação da Polícia Militar na cidade de Tenente Ananias, na região do Alto Oeste Potiguar.


Contra o “Gago” como é mais conhecido, existia um mandado de prisão em aberto por infração ao artigo 121 (homicídio), expedido pela Vara Única de Baraúna. Ele é apontado pela investigação da Polícia Civil, como cúmplice no homicídio em que foi vítima, o empresário do agronegócio, Ivanildo Pinheiro de Figueiredo, que tinha 64 anos.


O crime aconteceu na manhã do dia 6 de agosto de 2022, na RN 015 zona rural de Baraúna. A vítima trafegava pela rodovia estadual, quando foi alvejado com um tiro de escopeta 12 na cabeça. Ao ser baleado, o empresário perdeu o controle do veículo e saiu da pista de rolamento, caindo em uma ribanceira.


O delegado de Baraúna DPC Caetano Balmann, informou que além de Rayron, outra pessoa participou do crime. Gato pilotava a moto e o garupa conhecido como Emanoel, efetuou os disparos que ceifaram a vida do empresário.


Ainda não foi divulgada a motivação do crime. O foragido preso hoje em Tenente Ananias deverá ser recambiado para a Cadeia Pública de Mossoró. A Polícia busca no momento localizar e prender o outro suspeito do crime, que está com mandado de prisão e encontra-se foragido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é encontrada morta e irmão ferido dentro de casa em Natal

Uma mulher foi encontrada morta, com sinais de violência, dentro de casa, na Zona Norte de Natal, durante a noite de quarta-feira (28). As informações são da Polícia Militar.


Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte RN (Itep) — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


Ao lado do corpo, os policiais encontraram o irmão da mulher, ferido e embriagado. Segundo os policiais, ele sequer conseguia ficar em pé.


O caso foi registrado por volta das 20h na avenida Santarém, no bairro Nossa Senhora da Apresentação.


A polícia foi acionada por uma pessoa que se identificou como amiga da mulher. Ela ligou para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) informando que encontrou a vítima caída, com um garfo na mão e sem pulso.


A testemunha ainda afirmou que o irmão da mulher estava ao lado do corpo, desacordado e que havia muito sangue no local.


Ao entrar no imóvel e confirmar a denúncia, os militares do 4º Batalhão da Polícia Militar acionaram a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia para dar início às investigações.


A vítima seria uma mulher de 58 anos, que não foi identificada oficialmente até a manhã desta quinta-feira (29). Segundo a polícia, ela estava sinais de espancamento e muitos hematomas na região do rosto.



Já o irmão estaria embriagado, a ponto de não conseguir ficar em pé e também foi encontrado machucado. A Polícia Civil deverá ouvir o homem nesta quinta-feira (29).


O corpo da mulher foi recolhido para ser periciado na sede do Itep. Até o início da manhã desta quinta-feira (29) nenhum familiar tinha ido ao local para fazer a identificação oficial e liberar o corpo para sepultamento.


A polícia não informou suspeitas sobre o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dupla suspeita de aplicar golpes com cartões de crédito é presa na Grande Natal

Dois homens suspeitos de aplicar golpes com cartões de crédito foram presos durante uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Macaíba, na Grande Natal, nesta quarta-feira (28).


Produtos apreendidos durante operação da Delegacia de Macaíba, na Grande Natal — Foto: Divulgação


A "Operação Outlander" cumpriu os mandados de prisão em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, também na região metropolitana.


De acordo com a investigação da corporação, os suspeitos fazem parte de um grupo espalhado por todo o país que compartilha e usa números de cartões de créditos para compras pela internet, com dados de vítimas ou de pessoas que fornecem suas informações para o crime.


Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos foram responsáveis pela compra de seis bicicletas de alto valor, em uma loja de Macaíba, usando cartões de créditos de duas pessoas de fora do estado, uma do Paraná e a outra de São Paulo, ambas com seus dados usados ilegalmente.



Um homem de 36 anos, que já tinha sido preso e condenado pelo crime de roubo seria o responsável por adquirir os dados dos cartões por meio de uma pessoa do Rio de Janeiro para realizar as compras pela internet.


Na casa dele, a Polícia Civil localizou diversos objetos contrabandeados, além de relógios de alto valor, bicicletas, patins e outros objetos valiosos, com notas fiscais em nome de pessoas de fora do estado e cuja entrega ocorrem na Grande Natal.


Segundo a polícia, o suspeito ainda tentou destruir o próprio celular, mas foi contido pela equipe.


Já o segundo suspeito, de 32 anos, tinha a função de também realizar compras com os dados de cartões obtidos, além de ser o responsável por receber o material adquirido. Ele foi preso ao tentar receber duas bicicletas novas, estando com alguns documentos falsos.


A polícia ainda afirmou que o homem teria usado como "laranja" a funcionária de um bar de Parnamirim. Ela também conduzida para a unidade policial, mas liberada em seguida.


O dono do bar também foi conduzido, pois no estabelecimento havia a exploração de jogos de azar, sendo formalizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).


"A operação permitiu identificar um grande grupo criminoso que está atuando no país inteiro, usando nome e dados de pessoas para aplicar golpe no comércio. O nome Outlander significa forasteiro, e faz referência às pessoas vítimas que têm seus dados usados por esses criminosos, todas de fora do estado, o que despertou a atenção dos investigadores da Delegacia de Macaíba", informou a Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lei Vini Jr: Vereadores aprovam projeto de combate ao racismo em estádios de futebol em Natal

A Câmara Municipal de Natal aprovou na tarde desta quinta-feira (29) o projeto Vini Jr, em combate aos atos racistas em estádios de futebol da cidade. A medida tem sido adotada em cidades do país após ataques direcionados aos atletas brasileiros, dentro e fora de campo, em diversas partes do mundo.


Arena das Dunas recebe telões e atrações musicais para jogos do Brasil na Copa do Mundo — Foto: Augusto César Gomes


O projeto ganhou evidência em razão das ofensas direcionadas ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid. No dia 21 de maio deste ano, aconteceu o caso de maior repercussão. O jogador brasileiro foi chamado de “macaco” pela torcida do Valência, durante uma partida válida pelo campeonato espanhol.


Na Câmara de Natal, o debate em torno do projeto se deu pela sua natureza educativa, visando assegurar que os eventos esportivos nas praças e estádios do município sejam de respeito e cidadania para todos os atores.


O PL 376/2023 “Vini Júnior" de Combate ao Racismo nos estádios é de autoria do vereador Robério Paulino (PSOL).


Entre as características principais do projeto, a divulgação e realização de campanhas educativas nas praças esportivas e, principalmente, em veículos de grande alcance, e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas.


Outro aspecto do projeto, aponta a possibilidade de interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista, sem prejuízo das sanções previstas no regulamento da competição e da legislação desportiva.


Após aprovação em duas discussões, o projeto segue para a sanção do prefeito de Natal, Álvaro Dias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fábrica no RN começa a produzir roupas para venda na Shein em julho

O diretor-presidente da Coteminas, Josué Gomes, anunciou nesta quinta-feira (29) que começará em julho a produção, no Rio de Grande do Norte, de peças de roupa que serão vendidas pela empresa chinesa de e-commerce Shein.


Chefe da Shein para a América Latina, Marcelo Claure — Foto: Guilherme Mazui/g1


Gomes fez o anúncio após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. A governadora Fátima Bezerra e o representante da Shein, Marcelo Claure, também participarem do encontro.


"Viemos aqui com a governadora Fátima porque estaremos começando agora em no mês de julho a produção de peças do vestuário para o mercado doméstico nacional, brasileiro, e para toda a região através do Rio Grande do Norte", disse Gomes, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


A fábrica da Coteminas que produzirá as peças para Shein fica em Macaíba, enquanto as oficinas de costura estão espalhadas pelo estado.


"Vamos começar principal por jeans, produtos de brim em geral e malhas de algodão", afirmou o empresário.


Chefe da Shein para a América Latina, Claure afirmou que a produção no Rio Grande do Norte faz parte do "compromisso" assumido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de trazer parte da produção da Shein para o Brasil.


"Faz parte de um processo de trocar a fabricação da Shein na China trazer essa fabricação para o Brasil", afirmou.


O executivo explicou que a Shein fechará parcerias com fabricantes brasileiros, em diferentes estados, para produção de diferentes peças que serão vendidas pela empresa de comércio digital.


"São produtos da Shein made in Brasil para o Brasil. Nosso plano é ter 2 mil fábricas e não só fabricar para o Brasil, mas o Brasil ser uma parte importante para exportar na América Latina", disse.



A Shein assumiu o compromisso com o governo brasileiro diante da intenção do governo federal de tarifar compras de produtos vendidos por plataformas de comércio chinesas.


Em abril, a empresa anunciou que vai investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país. Na ocasião, a Shein fechou parceria com Coteminas e a Santanense.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TRT condena herdeiro do Hotel Parque da Costeira a R$ 192 mil de multa por má-fé em processo trabalhista da empresa

Os desembargadores da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN) decidiram, por unanimidade, condenar um dos herdeiros do hotel Parque da Costeira a uma multa de R$ 192.839,31 por litigância de má-fé. Ele cobrava uma indenização trabalhista de R$ 4,5 milhões pelo fechamento do estabelecimento do seu próprio pai.


Estrutura do Hotel Parque da Costeira, em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


Conforme a ação movida pelo herdeiro, este valor seria referente ao pagamento de salários (oficiais e por fora), além de bônus de performance no valor de R$ 250 mil, depósitos do FGTS e outros benefícios não recebidos. O homem chegou a tentar homologar na Justiça um acordo em que a empresa se comprometia a pagar esse valor.



No Tribunal, após análise do acordo, a 3ª Vara da capital questionou os termos e valores e reconheceu o direito do reclamante ao pagamento de R$ 452 mil.


Sem concordar com a decisão, o filho do proprietário do hotel recorreu à Justiça visando anular a sentença e garantir a homologação do acordo que lhe garantiria o pagamento integral de R$ 4,5 milhões.


Durante o julgamento do recurso do empresário, o desembargador Bento Herculano Duarte Neto, apontou uma série de argumentos apresentados pelo empresário que não possuem sustentação.


Entre as inconsistências, a alegação de que o herdeiro recebia um salário de R$ 7,8 mil e, “de repente, pelo simples fato de ter casado, ter recebido um aumento para R$ 37.800,00 mensais, ou seja, com uma majoração de cerca de 400% é algo totalmente inverossímil”.


Na conclusão do seu voto, Bento Herculano considerou que “o pedido das partes de homologarem um acordo no valor de quase R$ 5 milhões configura indício robusto da tentativa de ambas as partes em fraudar a lei, com o objetivo do reclamante, ao mesmo tempo, empregado e ‘herdeiro’ beneficiar-se de tal valor, em detrimento dos créditos dos trabalhadores que não tiveram seus haveres rescisórios honrados pelo empregador”.


O desembargador teve seu voto acompanhado por todos os desembargadores da Segunda Turma do TRT-RN.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Não nos sentimos ofendidos', diz mãe de fã autista imitado por Zezé Di Camargo durante encontro em Natal

Mãe do fã autista que teve movimentos repetitivos imitados por Zezé di Camargo em um encontro após um show em Natal, no último sábado (24), afirmou que ela e os filhos não se sentiram ofendidos pelo gesto do cantor.


Zezé Di Camargo imitou movimentos de autista em Natal e vídeo com repercussão do caso viralizou nas redes sociais — Foto: Reprodução


O gesto de Zezé foi filmado e publicado nas redes sociais por Maria Luci Gomes Maia, mãe dos gêmeos autistas Ângelo e Augusto Maia, que registrava o encontro dos filhos com o cantor.


As imagens viralizaram após o ato ser classificado como capacitista pelo influencer digital Ivan Baron, que combate o capacitismo nas redes sociais.


"Quando postei o vídeo, não imaginava que poderia ter essa repercussão, pois nem eu nem os meninos nos sentimos ofendidos", afirmou Maria Luci em um vídeo publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (29).


A mãe dos gêmos considerou que o cantor "talvez tenha sido infeliz" ao imitar o balançar de Augusto, mas não considerou o ato desrespeitoso.


"Ao longo desses 42 anos criando dois filhos autistas, inclusive quando o autismo era praticamente desconhecido, nós passamos por muitos momentos de preconceito, que vocês não imaginam, de até os meninos serem proibidos de frequentar alguns ambientes. Por isso mesmo tenho plena convicção de que sei identificar quando eles são tratados de forma preconceituosa, pejorativa e depreciativa", disse.


Segundo Luci, após o show de Zezé di Camargo e Luciano, ela e os filhos foram convidados para falar com o cantor e ficaram esperando ele em uma área que dá acesso aos camarins. Ao sair do palco, o cantor encontrou o grupo e parou para falar com os fãs.



Ainda segundo a mãe dos gêmeos, o ato de Zezé pareceu "apenas uma tentativa de interagir" com os fãs com "simpatia".


"O que vi de Zezé di Camargo não está limitado àqueles segundos iniciais do encontro, quando ele imitou Augusto. O que vi em Zezé di Camargo foi o tratamento atencioso e aberto que ele dispensou aos meus filhos, como também sua mulher Graciele. E o resultado disso foi a felicidade deles, que é o mais importante", declarou.

Ângelo e Augusto Maia são pessoas conhecidas na capital potiguar e reúnem em apenas uma rede social mais de 100 mil seguidores. A mãe deles, que relata o dia a dia dos dois, tem mais de 280 mil seguidores.


A reportagem do g1 procurou o cantor Zezé Di Camargo, através da assessoria de comunicação, para comentar o assunto, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.


'Isso não é legal e é capacitista'

No vídeo que viralizou nas redes sociais, Ivan Baron diz que "involuntariamente o cantor imita a estereotipia de um deles" ao imitar os movimentos e que isso é desrespeitoso (veja postagem abaixo).


"É muito problemático quando pessoas neurotípicas tentam imitar comportamentos, gestos, atitudes de neurodivergentes, na tentativa de fazer uma gracinha, piada. Por mais que seja de maneira afetuosa, isso não se faz, não é legal e é sim capacitista", disse Ivan Baron no vídeo.

O influencer explicou que as esteoreotipias, ou stims, são movimentos repetitivos comuns em pessoas autistas.


"O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado".


A dupla Zezé di Camargo e Luciano foi a principal atração da programação de sábado (24) do São João de Natal. Os dois fizeram show na Arena das Dunas, onde também deram oportunidade à cantora potiguar Melissa Farias de cantar com eles.


Zezé di Camargo e Luciano se apresentaram no São João de Natal no sábado (24) — Foto: Pedro Vitorino


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia pagamento de 40% do 13º salário para 22,7 mil servidores nesta sexta-feira (30)

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário para servidores ativos lotados em pastas com recursos próprios, nesta sexta-feira (30).


Dinheiro — Foto: Sandro Menezes


Na data, também será concluído o pagamento salarial de junho para servidores ativos, inativos e pensionistas.


"Receberão o adiantamento de 40% do décimo terceiro, servidores ativos da Educação, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep), Departamento Estadual de Imprensa (DEI), Detran, Idema, Ipem e Jucern, totalizando 22,7 mil beneficiários", informou o governo.


Também no dia 30 haverá o pagamento complementar da folha de junho, contemplando 39 mil servidores que recebem acima de R$ 4 mil.


Segundo o governo, mais da metade do funcionalismo estadual já recebeu o salário integral na primeira quinzena do mês.


Ainda na sexta-feira será pago, em folha suplementar, o valor correspondente a 7,21% do reajuste do piso salarial dos professores.


Ao todo, deverão ser pagos R$ 315 milhões, totalizando uma folha salarial de R$ 600,5 milhões em junho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça homologa acordo de R$ 33,5 milhões para pagar parte da dívida trabalhista com ex-funcionários do Hotel Parque da Costeira em Natal

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte homologou nesta quarta-feira (28) um acordo de R$ 33,5 milhões para a quitação de 77,81% da dívida trabalhista da empresa com os ex-empregados do hotel Parque da Costeira, em Natal.


Hotel Parque da Costeira, em Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


A audiência de conciliação ocorreu no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Natal. Estiveram presentes ex-empregados e advogados das partes. O acordo foi homologado pelo juiz Inácio André de Oliveira.


Os R$ 33,5 milhões utilizados pelo acordo foi o valor total da arrematação do leilão que vendeu o Parque da Costeira. Ao todo, são 416 processos individuais e seis coletivos.



Segundo a Justiça do Trabalho, o comprador do hotel também se comprometeu a priorizar a contratação de ex-funcionários do hotel no início das atividades no imóvel.


No acordo, também ficou acertado o pagamento R$ 500 mil, devido pelo hotel como multa pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), destinado em partes iguais ao Hospital Infantil Varela Santiago e à Liga Norte-Rio-grandense Contra o Câncer.


Para quitação da dívida previdenciária, ficará mantida a penhora da Fazenda Sibaúma, exclusivamente em relação à fração do imóvel suficiente para garantia dessa dívida, que totaliza hoje cerca de R$ 2 milhões.


Hotel fechado

O hotel fechou em 2019 e desde 2020 estava embargado pela Justiça. O prédio chegou a ser utilizado pela prefeitura de Natal como Hospital de Campanha, durante a pandemia da Covid-19, com autorização do Judiciário.


O imóvel possui estrutura de lazer, sete piscinas, cinco salões de eventos e uma área locável de 351 apartamentos. Ele fica localizado na Avenida Senador Dinarte Mariz, a Via Costeira, com área de terreno total de 25.612,10 m² e uma área construída total de 13.972,27m².


De acordo com a Justiça, mais de 200 ex-funcionários aguardavam para receber pagamento de seus direitos trabalhistas. Existem processo abertos também na esfera federal.



A defesa dos antigos proprietários defendiam que o prédio fosse vendido por um preço maior.


Em março de 2020, o imóvel foi à leilão por R$ 146 milhões, mas recebeu uma proposta formal de pouco mais de um terço do valor, equivalente a R$ 50 milhões. Analisada pelo juiz Cacio Oliveira Manoel, na ocasião, a oferta foi rejeitada e a venda da estrutura não foi homologada.


No dia 8 de maio deste ano, o prédio voltou a leilão com preço estimado em R$ 139,2 milhões e foi arrematado inicialmente por R$ 35 milhões. Apesar disso, o empresário vencedor não depositou 20% do valor dentro do prazo estipulado no edital e o segundo colocado na disputa, que ofereceu R$ 33,5 milhões, passou a ser o arrematante.


A Justiça do Trabalho aceitou a proposta após uma vistoria no imóvel, realizada no dia 17 de maio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maquinista da CPTM que atirou e matou colega de trabalho é encontrado morto no interior de SP

O corpo do maquinista Ricardo de Oliveira Dias, de 45 anos, acusado de matar o colega de trabalho Marco Antonio da Silva, de 51, foi encontrado pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (29), na Rodovia Anhanguera, no município de São Simão, no interior de São Paulo.


Imagem mostra maquinista Ricardo de Oliveira Dias fugindo com arma de fogo em SP — Foto: Arquivo Pessoal


A motocicleta usada na fuga e uma pistola foram apreendidas no local. O boletim de ocorrência está sendo registrado na delegacia de São Simão, que ficará responsável por investigar as circunstâncias da morte, segundo a Secretaria da Segurança Pública.


O pai do maquinista afirmou, anteriormente à polícia, que o filho ligou para ele após o crime e admitiu que "havia feito besteira".


Moto usada na fuga foi encontrada pela PM — Foto: Arquivo


Uma das hipóteses investigava pela polícia é a de que o maquinista tenha cometido suicídio.


O colega dele, Marco Antonio, foi velado e enterrado na manhã de terça-feira (27) no Cemitério Municipal Bela Vista, em Osasco, Grande São Paulo. Ele era supervisor de tração e trabalhava na CPTM desde 2012.


Além de Marco, Ricardo também disparou contra outro funcionário, de 53 anos, que ficou com ferimentos no pé. A motivação está sendo investigada, mas testemunhas relataram ao g1 que o crime foi por motivo banal e que os envolvidos não tinham desentendimentos anteriores.


No depoimento, o pai relatou que Ricardo saiu para trabalhar normalmente no último domingo (25), por volta das 11h, com sua moto Yamaha YBR. Porém, por volta das 17h, telefonou pedindo para que o pai pegasse dinheiro e colocasse o dinheiro na conta de seu irmão.



Depois, o maquinista contou ao pai na ligação que "havia feito uma besteira", dizendo que estaria sendo humilhado por alguns colegas de trabalho e que eles o teriam ameaçado de morte, por isso "não teria aguentado e metido bala", desligando o telefone em seguida.


Conforme o pai, ele só soube que o filho havia atirado contra dois colegas do trabalho depois que policiais militares e guardas ferroviários foram até sua casa, e informou que não tinha conhecimento do paradeiro do filho.


Ainda segundo o depoimento, o pai de Ricardo também afirmou à polícia que seu filho recentemente ficou afastado alguns dias da CPTM por problemas psicológicos, tendo retornado na última semana. Porém, teria pedido para ser afastado novamente para se submeter a mais tratamento psicológico.


O pai contou que o pedido teria sido recusado e que Ricardo comentou que chegou a pedir que fosse demitido, mas não teriam aceitado.


A CPTM, em nota, informou que "lamenta todas as circunstâncias da ocorrência da tarde do último dia 25/06, na Estação da Luz. A companhia continua colaborando com a autoridade policial para descobrir a motivação do crime e elucidar o caso".


Milhares de munições


A Polícia Civil apreendeu milhares de munições de diferentes calibres na casa do maquinista na segunda-feira (26). Elas foram achadas no quarto de Ricardo.


O pai disse à polícia que não tinha conhecimento de que o filho tinha arma de fogo e que ele nunca comentou sobre gostar de atirar ou frequentar clubes de tiro, pois "era fechado".


Ainda de acordo com a polícia, além de cumprir mandado de busca e apreensão na casa dele, em São Paulo, também foram cumpridos mandados na casa de parentes em Pouso Alegre, Minas Gerais na segunda.


A delegada responsável pelo caso, Maria Cecilia Castro Dias, informou à TV Globo que o maquinista era ex-PM, mas não tinha porte para arma de fogo e munição.


Milhares de munições foram achadas no quarto do maquinista que matou colega de trabalho em SP — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Vídeos após o crime


Vídeos enviados ao g1 mostram momentos após Ricardo atirar contra dois colegas de trabalho. Nas imagens, é possível ver Marco caído e recebendo socorro de outros funcionários antes de ser encaminhado à Santa Casa.


Também é possível ver o segundo funcionário baleado caído em uma esquina e cercado de outros colegas de trabalho.


Uma imagem enviada ao g1 e que circula nas redes sociais também mostra o maquinista fugindo da estação com a arma de fogo na mão.


Vídeo mostra funcionários da CPTM após serem baleados por colega de trabalho — Foto: Reprodução/TV Globo


'Quero ver você tirar sarro'


Testemunhas relataram que o maquinista da CPTM que matou o colega de trabalho disse, antes de atirar em Marco: "Eu quero ver você tirar sarro". A informação consta no boletim de ocorrência e também foi relatada ao g1.


"Os maquinistas estavam em uma sala, quando Ricardo chegou com a arma escondida em uma mochila. Então, ele foi perto do Marco e falou 'eu quero ver você tirar sarro' e aí atirou. Os que estavam no local e viram a cena me disseram que foi uma correria e gritaria. Alguns se esconderam no banheiro e em salas. Foi um desespero", afirmou um funcionário da CPTM que preferiu não se identificar.


Cápsulas foram achadas na sala de maquinistas da Estação da Luz — Foto: Arquivo Pessoal


De acordo com o boletim de ocorrência, um maquinista relatou à polícia que viu quando Ricardo entrou com uma mochila na frente do corpo na sala dos funcionários, e em certo momento, ele pegou a arma e efetuou o disparo.


Ainda conforme a testemunha, Marco chegou a sair correndo no sentido da plataforma 4. Depois, Ricardo disparou contra o outro funcionário que estava correndo em direção ao estacionamento.


'Tragédia podia ser maior'


O que diz a CPTM

Em nota anterior, a CPTM informou que acionou a Polícia Militar, que vai colaborar com a autoridade policial e que está prestando assistência para familiares do supervisor morto e do maquinista ferido. Nas redes sociais, a empresa se manifestou sobre o caso:


"Lamentamos profundamente a trágica perda de um dos nossos colegas de equipe em um ato de violência chocante ocorrido ontem. Estamos de luto pela vida que foi tragicamente interrompida e nos solidarizamos com a família, amigos e colegas que estão sofrendo com essa terrível perda. É momento de nos unirmos enquanto enfrentamos essa perda devastadora como uma comunidade. Descanse em paz, nosso querido colega. Você será lembrado com carinho e saudade".


Estação da Luz, SP — Foto: Reprodução/TV Globo


O que diz o sindicato

O presidente do sindicato dos ferroviários, Eluiz Alves de Matos, afirmou que Ricardo não tinha histórico de violência.


"Temos informações dos companheiros de trabalho, que era uma pessoa tranquila no ambiente de trabalho. Aconteceu uma tragédia, um fato atípico no nosso meio. Defendo que a CPTM ofereça auxílio psicológico para todos que presenciaram."


Funcionário da CPTM é morto por colega de trabalho em SP — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

STJ suspende ação de reconhecimento de união estável de Rose a pedido de suposto namorado de Gugu, diz defesa

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a ação de reconhecimento de união estável de Rose Miriam Di Matteo com Gugu Liberato. A solicitação foi feita por Thiago Salvático, suposto namorado do apresentador de TV. A informação foi confirmada pelo advogado de Rose, Nelson Willians.


Gugu e Thiago Salvático em viagem — Foto: Reprodução


Com isso, as audiências previstas sobre o testamento devem ser interrompidas. A próxima audiência ocorreria no dia 3 de julho na 9ª Vara de Família e Sucessões do foro Central de São Paulo, quando uma última testemunha deveria ser ouvida. O objetivo delas era concluir se Gugu e Rose Mirian, mãe de seus três filhos, tinham ou não uma união estável. Ela foi excluída do testamento escrito por ele em 2011.



"A decisão da Ministra Nancy Andrighi é motivo de estranheza e perplexidade, pois o recurso especial do Sr. Thiago Salvático ainda não foi submetido ao juízo de admissibilidade na origem e, apesar disso, a ministra deferiu uma tutela provisória suspendendo a ação de reconhecimento de união estável de Rose Miriam, porém não suspendeu o inventário", apontou Willians.


A defesa afirmou que vai recorrer da decisão e disse que Salvático apenas tenta tumultuar e adiar o processo:


"Esse senhor apareceu no meio do processo, mais de um ano após a morte de Gugu, vindo a existir publicamente há pouco tempo. Nem de longe a relação narrada por ele configura uma união estável, no máximo seria um relacionamento clandestino", afirmou.


TJ-SP reabre ação sobre união estável de Gugu com Thiago Salvático

A decisão que anulou a ação em que o chef de cozinha Thiago Salvático pedia o reconhecimento de união estável com o apresentador Gugu Liberato foi revertida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Isso quer dizer que Thiago também volta à disputa pela herança.


A mudança do desembargador Galdino Toledo Júnior foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico e determina o retorno dos autos à primeira instância para que a família do apresentador possa ser citada no processo e responder ao recurso apresentado.



O desembargador também encaminhou a "suspeição" da ação para análise da Câmara Especial do Tribunal, uma vez que Thiago questionou a conduta do magistrado.


Em janeiro de 2023, o pedido de união estável foi negado pela Justiça, quando o juiz responsável extinguiu a ação. Para o magistrado José Walter Chacon Cardoso, da 9ª Vara da Família e Sucessões de São Paulo, o caso tinha sido dado como extinto “sem exame de mérito”.


Nesta semana, num outro caso envolvendo o apresentador, uma audiência sobre o testamento de Gugu terminou sem conclusão. Uma nova audiência foi marcada para 3 de julho, quando a última testemunha deve ser ouvida. O objetivo é concluir se Gugu e Rose Mirian, mãe de seus três filhos, tinham ou não uma união estável. Ela foi excluída do testamento escrito por ele em 2011


Histórico do caso

Segundo a sentença de 15 de dezembro do ano passado, Thiago declarou que teve uma união estável com o apresentador de novembro de 2016 a 21 de novembro de 2019, quando Gugu morreu após sofrer um acidente doméstico em Orlando, nos Estados Unidos. Ele tinha 60 anos e era pai de três filhos que teve com a médica Rose Miriam Di Matteo.



O documento inicial com os argumentos da defesa do chef tinha mais de 100 páginas com fotos, conversas e momentos que os dois teriam vivido juntos em viagens.


“Deixa claro que sempre planejavam e aguardavam o ‘próximo período’ juntos”, escreveu. “Consigna a evolução dos sentimentos e afirma que planejavam constituir família, isto em novembro de 2016. Conclui que este quadro persistiu até a morte”, completou o juiz.


“Este [Gugu] residindo no Brasil e aquele [Thiago] na Alemanha. Planejamento antecede a realização e com esta não se confunde, isto admitindo a hipotética realidade dos fatos afirmados na inicial”, descreveu o magistrado.


Ainda segundo o juiz, “tudo teria ocorrido às escondidas”, a respeito da privacidade do apresentador e sem conhecimento dos parentes.


“O envolvimento clandestino, como se sabe, fora até mesmo dos âmbitos familiares das partes, não se amolda sequer em tese a uma união estável”, afirma a decisão.

Em entrevista ao Fantástico em maio de 2022, Thiago disse que tinha um relacionamento com o apresentador desde 2011. Ele esteve no velório de Gugu, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).



‘Fomos tão cúmplices’

Ao g1, Thiago relembrou que os dois ficaram juntos por oito anos, até a morte do artista. Segundo ele, os dois tinham acesso a contas bancárias, investimentos de valores e viajavam juntos.


“Nós fomos tão cúmplices que tínhamos até mesmo acesso a algumas contas bancárias. Entendo que é difícil entender nossa relação, pois se trata de uma das maiores estrelas da televisão, e que mantinha tudo da vida privada onde deveria ser mantido com as pessoas que lhe interessava", disse.


"Nós compartilhávamos tudo: questões de vida, rotina, trabalho e familiares (filhos) diariamente, se não estávamos juntos, nos comunicávamos via mensagens e ligações diárias”, continuou.



De acordo com o empresário, que atualmente mora na Alemanha, foram apresentadas à Justiça provas do relacionamento como mensagens de texto, fotos e a conta de investimento.


'Acredito na Justiça'

“Eu tinha desde senhas de cartões à do Instagram. Entendo que ter acesso a uma rede social de uma das maiores figuras da televisão possa ser algo muito mais relevante e mostra o quanto eu estava presente na vida dele, pois ninguém além de nós dois tínhamos a senha. Resguardei apenas algumas fotos e vídeos”, afirmou.


Sobre a decisão que os considera como “amigos”, Thiago afirmou que irá recorrer e citou que a família de Gugu não foi ouvida. Segundo ele, a irmã do artista, Aparecida Liberato, o conheceu.


“Acredito na Justiça, não aceitarei esse tipo de preconceito. Nós tivemos uma união estável, nos moldes possíveis para um homoafetivo e pessoa pública. Devo ir a fundo com todas as minhas forças, pois não irei deixar uma única pessoa ditar a minha real história”, contou.


A defesa de Rose Miriam enviou uma nota ao g1 neste sábado (24).


"Apresentamos contrarrazões ao recurso de apelação. O Tribunal determinou a baixa dos autos para citar os demais herdeiros para contrarrazões ao recurso de apelação. Pelo artigo 331 parágrafo 1º CPC a citação do réus (réus) é obrigatória. O juiz mandará citar o réu para responder ao recurso. A questão é processual e não meritória".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher sai do coma e acusa marido de tentativa de feminicídio em Franca, SP

Uma mulher de 27 anos, de Franca (SP), acusa o marido de tentativa de feminicídio. Ela teve o rosto, as mãos, o tórax e pernas queimados e chegou a ficar sedada por um mês.


Dara Cristina de Andrade Rossato, de 27 anos, acusa ex-marido de atear fogo nela, em Franca, SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Nesta semana, após sair do coma, Dara Cristina de Andrade Rossato gravou um vídeo afirmando que o companheiro ateou fogo nela.


"Isso aqui que eu estou passando é resultado dele, resultado do machismo dele. Ele ainda me bateu, eu só quero que ele vá preso, só isso. Estou sofrendo muito, só Deus sabe o tanto que eu estou sofrendo. Por favor, põe ele na cadeia, só isso que eu quero, que ele vá preso e pague o que ele fez comigo".


A mulher teve parte do corpo queimado no dia 26 de maio. Ela foi socorrida inconsciente por vizinhos e encaminhada à Santa Casa de Franca.


O homem está foragido. À época, ele chegou a dizer à polícia que Dara estaria 'mexendo com álcool' quando acendeu um isqueiro, que explodiu. Até então, o caso era tratado como acidente doméstico.


Por conta da gravidade dos ferimentos, Dara teve de ser transferida para o Hospital das Clínicas de São Paulo (SP), onde passou um mês entubada e sedada.


Dara Cristina de Andrade Rossato, de 27 anos, de Franca, SP, teve ferimentos graves pelo corpo e afirma que marido ateou fogo nela — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Vizinhos ouviram discussão

O boletim de ocorrência, registrado na época como acidente doméstico, dizia que a mulher teria sofrido queimaduras depois de utilizar álcool enquanto costurava.



No entanto, vizinhos do casal disseram à polícia que ouviram uma discussão no imóvel e Dara pedindo por socorro.


O marido negou e disse que estava no banheiro quando ouviu a mulher gritando e tentou socorrê-la.


Ele também disse na época que pediu ajuda dos vizinhos e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para fazer o resgate.


Inquérito foi instaurado

Após o depoimento de vizinhos e familiares de Dara, a polícia instaurou inquérito e mudou a tipificação do crime para violência doméstica e tentativa de feminicídio.


O delegado Márcio Murari, responsável pelo caso, pediu à Justiça a prisão do suspeito, mas ele está foragido.


"Pelo que nós apuramos na investigação policial e no inquérito policial com oitivas de parentes, familiares e vizinhos e, mais importante, o próprio vídeo gravado, é que a Dara aponta seu companheiro como o autor. Vizinhos escutaram o casal brigando no interior da residência. Dada a gravidade dos fatos, solicitamos à Justiça a prisão cautelar e foi decretada. Entretanto, apesar das diligências, ele não foi encontrado até o momento".


O g1 tenta a defesa do suspeito, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››