domingo, julho 07, 2019

Curso "Ele pode Itaú" teve início adiado para Terça-feira (09)


A Secretaria Municipal de Assistência Social  comunica aos inscritos para o curso de capacitação"Ela Pode" com apoio do Google que iniciaria nesta segunda-feira (08) que o mesmo foi adiado para a terça-feira (09). 

Confira o comunicado

Comunicamos que motivos superior o curso de empreendedorismo feminino que estava marcado para iniciar nesta segunda dia 08 foi adiado para terça dia 09 no mesmo horário. Pedimos desculpas pelos transtornos causados e reforçamos a importância da sua participação.

Clélia Martins

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Funcern divulga nesta segunda (08) resultado preliminar do concurso público de Apodi e Itaú; o resultado final sairá dia 17 de julho.

De acordo com o cronograma de atividades/etapas do concurso público das prefeituras de Apodi e Itaú; nesta segunda-feira (08) será divulgado o resultado preliminar do certame e o resultado final no dia 17 de julho de 2019.



O Resultado Final do Concurso Público será homologado por cada Prefeitura Municipal, de acordo com o cargo, e publicado no Diário Oficial da Federação dos Municípios do RN (FEMURN).

Concluído o Concurso Público e homologado o Resultado Final, a concretização do ato de convocação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertados no concurso (segundo o edital) obedecerá à estrita ordem de classificação, ao prazo de validade do Concurso Público e ao cumprimento das disposições legais pertinentes.

O candidato aprovado é aquele classificado dentro do número de vagas previsto no Edital, enquanto que o candidato classificado é aquele que figurará no rol de cadastro de reserva, sendo convocado tão somente se surgirem novas vagas dentro do período de validade deste concurso.

Todas as convocações, avisos e resultados serão informados no Diário Oficial da Federação dos Municípios do RN (FEMURN). Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo de seleção, valendo para esse fim as listagens divulgadas através do Diário Oficial da Federação dos Municípios do RN (FEMURN).

Detalhes e todas as informações necessárias estão disponíveis no Edital do concurso disponível no site da Funcern ou no link a seguir (aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

POLICIAL CIVIL DO RN MORRE DURANTE COMPETIÇAO CICLISTICA EM CARAÚBAS-RN


O policial civil Moacir Cachina França, de 44 anos, morreu na manhã deste domingo, após sofrer infarto durante a competição Bike Sertão realizada na cidade de Caraúbas, na região Oeste. 

O policial, que morava em Parnamirim, trabalhava na Central de Flagrantes. Segundo atletas que participavam da competição, ele passou mal devido ao calor e precisou ser levado ao Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva. Infelizmente, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. 

Fonte: Icém Caraúbas
Leia Mais ››

Acusados de matar Marielle são transferidos de Mossoró em operação secreta

Apontados por autoridades do Rio de Janeiro como assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, o sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz foram transferidos da Penitenciária Federal de Mossoró. A transferência para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, foi realizada no último dia 3.

MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES — FOTO: REPRODUÇÃO/ TV GLOBO

A operação foi sigilosa para evitar uma fuga, o translado dos presos foi feito por policiais federais. O motivo da transferência — fundamentado em decisão do juiz federal corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, Walter Nunes da Silva Junior — foi o fato de o miliciano e ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando da Curicica, também estar na mesma unidade. Antes de a Polícia Civil prender Lessa e Queiroz pelo duplo homicídio, em 12 de março deste ano, o miliciano era o principal suspeito pelo crime. O juiz federal corregedor ressaltou em sua decisão que havia urgência na transferência dos presos, porque Curicica “forneceu às autoridades informações importantes do envolvimento de Ronnie (Lessa) e Élcio nos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes”.

Histórico

No dia 28 de março, Lessa e Queiroz foram transferidos do presídio de Bangu 1, no Rio de Janeiro, para a unidade do Rio Grande do Norte. Logo que chegaram em Mossoró, a direção da penitenciária redobrou os cuidados com a segurança de Curicica. O miliciano foi totalmente isolado. O número de agentes penitenciários foi redobrado para resguardar a integridade do ex-PM. O juiz federal corregedor determinou ao Depen que indicasse vagas para o sargento reformado e seu cúmplice em outra unidade federal no país. Nunes informou que o diretor do presídio de Mossoró apontou sobre a impossibilidade da permanência de Lessa e Queiroz juntos na mesma cadeia com Curicica. Tanto que, em sua sentença, o juiz federal corregedor enfatizou que a transferência da dupla de detentos era “recomendável, para preservar a integridade física de Orlando”.

Inicialmente, Nunes deu um prazo de 60 dias para a permanência de Lessa e Queiroz no presídio do Rio Grande do Norte, mas o prazo se estendeu por mais de três meses. Em maio, o Depen reservou duas vagas na Penitenciária Federal de Porto Velho, mas dependia da anuência do juiz federal corregedor Walisson Gonçalves Cunha responsável pela unidade federal de Rondônia. Em 10 de maio, o magistrado autorizou a transferência. Enfim, no último dia 3, a transferência foi realizada.

*Com informações do O Globo.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Onyx diz que governo estima cerca de 330 votos na Câmara a favor da PEC da Previdência

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou neste domingo (7) que mapeamento do Palácio do Planalto aponta que a proposta de reforma da Previdência deve ser aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara com cerca de 330 votos.

Para ser aprovada pelos deputados, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência precisa obter, no mínimo, 308 votos, em dois turnos de votação, número correspondente a 60% dos 513 parlamentares da Casa. A estimativa divulgada pelo chefe da Casa Civil prevê uma margem de segurança para que o texto passe para o segundo turno.

Onyx foi na manhã deste domingo à residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para alinhar a estratégia para colocar a PEC em votação nesta semana. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, também participaram da reunião.

A expectativa do governo e de Maia é de que o parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) aprovado na última semana pela comissão especial comece a ser analisado pelos deputados a partir de terça (9).

No sábado (6), depois de conversar com líderes do Centrão na residência oficial, o presidente da Câmara demonstrou otimismo de que a PEC será aprovada com "boa margem" de votos, mas preferiu não projetar um placar para a votação da reforma no plenário.


"A gente tem um cálculo assim, vamos dizer, realista, com pé bem no chão, e a gente caminha para ter algo em torno de 330 [votos], que poderá ser até mais do que isso. É uma margem que a gente acredita ser possível", declarou o chefe da Casa Civil a jornalistas ao deixar a casa de Rodrigo Maia no final da manhã deste domingo.
O ministro da Casa Civil relatou que, na reunião deste domingo, eles trataram dos procedimentos da votação da PEC em primeiro turno. É possível que essa seja a última atuação de Onyx como articulador político de Bolsonaro.

Após sofrer uma série de derrotas no Legislativo nos primeiros seis meses de governo, o presidente da República decidiu tirar a interlocução com o parlamento do rol de atribuições do ministro da Casa Civil. Na última semana, a articulação política saiu das mãos de Onyx e passou para o gabinete do novo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, um general do Exército que é amigo de Bolsonaro.

Em seu primeiro ato como articulador político do Planalto, Ramos compareceu neste sábado à residência oficial de Maia para participar da reunião com líderes partidários da Câmara.

Ministro da Casa Civil conversa com a imprensa após se reunir com Rodrigo Maia na residência oficial da presidência da Câmara — Foto: Guilherme Mazui, G1
Ministro da Casa Civil conversa com a imprensa após se reunir com Rodrigo Maia na residência oficial da presidência da Câmara — Foto: Guilherme Mazui, G1

Aposentadoria de policiais

Onyx Lorenzoni informou que, na manhã de terça-feira, haverá uma nova reunião com governadores para negociar uma eventual inclusão de estados e municípios no texto que vai ser votado em plenário pelos deputados. Por pressão do Centrão, Samuel Moreira deixou de fora do relatório final os servidores estaduais e municipais.

Questionado sobre se o governo defenderá mudanças no texto aprovado pela comissão especial na semana passada, o ministro da Casa Civil disse que "quanto menor o número de alterações, melhor". Ele ponderou, entretanto, que podem ocorrer alterações pontuais durante a apreciação da proposta no plenário.

Na última sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o texto que será submetido ao plenário da Câmara tem equívocos e que podem ocorrer alterações no plenário da Câmara para corrigi-los.

Na ocasião, o presidente não mencionou diretamente quais pontos ele considera que estão equivocados, porém, nas últimas semanas – após ser alvo de protestos de categorias policiais – ele passou a defender regras mais brandas de aposentadoria para integrantes das carreiras de segurança pública.

No entanto, apesar do lobby do presidente da República, os integrantes da comissão especial que analisou a PEC da Previdência preferiram não flexibilizar o regime de aposentadoria previsto no texto do próprio governo para policiais e agentes penitenciários.


Desconsiderando o esforço de Bolsonaro para que os deputados revejam no plenário as mudanças propostas pelo próprio governo para os integrantes de carreiras policiais, o ministro da Casa Civil afirmou que a intenção do Executivo federal é que o parecer de Samuel Moreira não seja desidratado para que a previsão de economia de R$ 987 bilhões em 10 anos seja mantida.

"Já há um consenso bastante forte entre as bancadas no sentido de que a manutenção do texto que saiu da comissão é o cenário desejável", enfatizou Onyx na manhã deste domingo.
Na tramitação da PEC na comissão especial, os integrantes do colegiado operaram mudanças que já reduziram a estimativa de economia para a próxima década em mais de R$ 200 bilhões.

"O governo trabalha para que não acha desidratação [do projeto]. Vai ficar nesse volume [de R$ 987 bilhões", complementou Onyx.

Cronograma da votação
Na penúltima semana antes do recesso que iniciará no dia 18, a Câmara terá sessões extraordinárias de votação no plenário entre segunda (8) e quinta-feira (11).

As sessões marcadas para a tarde de segunda e a manhã de terça servem para garantir a contagem do prazo de duas sessões entre a publicação do parecer de Samuel Moreira e a inclusão do texto na ordem do dia (a lista com os itens a serem votados pelos deputados no plenário principal da Casa).

A intenção de Rodrigo Maia é de que a PEC da Previdência comece a ser analisada na terça-feira pelos 513 deputados. A proposta previdenciária será o único item das pautas de votações de terça, quarta e quinta-feira.

O presidente da Câmara declarou que espera ter a presença de 500 deputados na Câmara nesta semana para garantir que a reforma tenha chance de obter o número mínimo necessário de votos para passar para o segundo turno de votação.


Rodrigo Maia avalia que é possível dispensar o prazo de duas sessões entre a publicação do parecer e a inclusão do texto na ordem do dia (a lista de matérias sujeitas à votação) – o chamado interstício – desde que governistas e deputados favoráveis ao texto trabalhem neste sentido.

O presidente da Câmara ponderou neste sábado que, se o resultado da votação da PEC em primeiro turno for "contundente", pode ser que haja respaldo político para a quebra do intervalo de cinco sessões para a votação em segundo turno, o que permitiria a conclusão da tramitação na Câmara ainda nesta semana.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Piloto morre durante voo, copiloto assume comando do avião e faz pouso de emergência em Campo Grande

O piloto de um avião bimotor King Air C90A morreu na manhã deste sábado (6) durante um voo entre a Bahia e São Paulo. O copiloto teve de assumir o comando da aeronave e fazer um pouso de emergência em Campo Grande.

Aparato montado para socorrer piloto que passou mal durante voo e morreu no aeroporto Internacional de Campo Grande — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Aparato montado para socorrer piloto que passou mal durante voo e morreu no aeroporto Internacional de Campo Grande — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A aeronave, um King Air C90A, é de uma empresa agropecuária que possui propriedades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O piloto, Benedito Fernando Ricci, de 59 anos, e o copiloto, Matheus Pasquotti, transportavam um passageiro.

Segundo a Infraero, o voo seguia de Barreiras, na Bahia, para Americana, em São Paulo. No meio do trajeto, Benedito passou mal e desmaiou. Pasquotti assumiu o comando da aeronave e, após pedir autorização à Infraero e comunicar o ocorrido, fez um pouso de emergência em Campo Grande, por volta das 10h03.

Foi montado um aparato de emergência para socorrer o piloto, inclusive com ambulâncias já na pista do aeroporto. Mas, conforme a Infraero, quando a aeronave pousou, Benedito já estava morto. A causa da morte não foi informada.

Depois do ocorrido, Pasquotti publicou uma homenagem ao amigo no Facebook. No texto relembra que foram cinco anos voando juntos, um período de muita amizade e alegria e que, em um "piscar de olhos", no meio do viagem, o amigo "se foi".

Matheus Pasquotti (à esquerda) homenageou com postagem no Facebook o amigo Benedito Fernando Ricci (à direita), que morreu durante o voo, neste sábado — Foto: Reprodução/Facebook
Matheus Pasquotti (à esquerda) homenageou com postagem no Facebook o amigo Benedito Fernando Ricci (à direita), que morreu durante o voo, neste sábado — Foto: Reprodução/Facebook

O traslado do corpo ocorreu ainda na noite deste sábado. Saiu de Campo Grande por volta das 22h com destino a Rio Claro, São Paulo, onde Benedito morava.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente envolvendo caminhão da banda de Léo Santana deixa mortos na Bahia

Um acidente envolvendo um caminhão da banda do cantor Léo Santana deixou duas pessoas mortas na BR-116, na altura da cidade de Itatim, a cerca de 220 km de Salvador, no sábado (6). A informação foi confirmada pela assessoria do artista.

De acordo com a ViaBahia, o acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte. — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui
De acordo com a ViaBahia, o acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte. — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui

Conforme a nota divulgada pela produção do cantor, neste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda. Não há informações sobre as causas do acidente.

De acordo com a ViaBahia, o acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte.

No Storie do Instagram, Léo lamentou o acidente e falou sobre a relação com as vítimas.

"É muito 'punk' ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês", disse o artista.

Léo fez shows na noite de sábado em Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante, ambas no Ceará. A agenda do artista segue normalmente.

Acidente ocorreu na BR-116, altura da cidade de Itatim.  — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui
Acidente ocorreu na BR-116, altura da cidade de Itatim. — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui

Conforme a nota divulgada pela produção do cantor, neste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda — Foto: Carlos Quintino /Blog A Voz é Aqui
Conforme a nota divulgada pela produção do cantor, neste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda — Foto: Carlos Quintino /Blog A Voz é Aqui

A informação do acidente foi confirmada pela assessoria do artista neste domingo (7).  — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui
A informação do acidente foi confirmada pela assessoria do artista neste domingo (7). — Foto: Carlos Quintino / Blog A Voz é Aqui

Produção do artista confirmou acidente através de um anota divulgada para a imprensa, neste domingo (7). — Foto: Divulgação
Produção do artista confirmou acidente através de um anota divulgada para a imprensa, neste domingo (7). — Foto: Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer', diz Bolsonaro ao falar sobre Amazônia

Resultado de imagem para 'Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer', diz Bolsonaro ao falar sobre Amazônia

O presidente Bolsonaro afirmou neste sábado (6) que o Brasil é uma "virgem que todo tarado de fora quer". A declaração foi dada quando o presidente falava sobre o processo de demarcação de terras indígenas e o desmatamento na Amazônia.

Segundo Bolsonaro, os países da Europa defendem a preservação da Amazônia com o objetivo de explorá-la no futuro. Para ele, na "cabeça dos europeus", a região não é dos brasileiros.

A declaração foi dada depois que Bolsonaro foi questionado sobre a fala do Papa Francisco que, mais cedo, disse a situação da Amazônia exemplifica problemas ambientais e sociais que estão acontecendo em diferentes partes do mundo: "uma mentalidade cega e destruidora que privilegia o lucro sobre a justiça".

"A Amazônia é dos brasileiros na cabeça dos europeus? Não. Não. [...] O primeiro mundo quer para eles administração dessa área", afirmou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada em direção a um clube em Brasília para participar de uma festa junina.

"O Brasil é uma virgem que todo tarado de fora quer", complementou Bolsonaro.

Durante a entrevista, o presidente estava cercado por apoiadores que têm se reunido aos finais de semana na área externa da residência oficial para demonstrar apoio a ele. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem se dirigido ao local para cumprimentar as pessoas.

Ele voltou a criticar a influência de países estrangeiros no processo de demarcação de terras indígenas e quilombolas, e de ampliação de áreas de proteção ambiental. Segundo o presidente, nos últimos governos, a suposta influência dificultava o progresso do país.

"Você quer perder a Amazônia? Quando os outros presidentes iam nessas reuniões [fora do país] como eu fui, vinham pra cá e demarcavam dezenas de áreas indígenas. Você consegue imaginar o tamanho da região Sudeste? Dá pra imaginar? Põe na tua cabeça [...] uma área maior do que isso está reservada para índio. O índio não tem poder de lobby. Quem é que faz as demarcações se eles não têm poder de lobby? Ongs, grana de fora do Brasil. Áreas riquíssimas. O que o outro mundo quer é preservar essa área pra eles explorarem um dia", afirmou Bolsonaro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF e FAB fazem apreensão recorde de monomotor carregado com 450 kg de cocaína em RR

Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma apreensão recorde de 450 kg de cocaína em Roraima. A droga estava em um monomotor que foi interceptado e fez um pouso forçado na rodovia BR-174, em Iracema, no Sul do estado. O piloto e um ocupante foram presos.

Pacotes da droga estavam escondidos dentro de monomotor interceptado pela FAB e apreendido pela PF — Foto: Divulgação/PF
Pacotes da droga estavam escondidos dentro de monomotor interceptado pela FAB e apreendido pela PF — Foto: Divulgação/PF

A apreensão foi por volta das 9h20 (10h20h de Brasília). O piloto e o ocupante tentaram fugir em uma moto roubada, mas acabaram sendo pegos. O entorpecente estava distribuído em pacotes que ocupavam boa parte do interior da aeronave. O tráfego na rodovia chegou a ficar interrompido.

No Brasil, o valor estimado da carga de cocaína ultrapassa os R$ 9 milhões, mas ele pode ser ainda maior no exterior. Para comparação, os 39 kg da droga apreendidos com um militar da aeronáutica brasileira na Espanha no mês passado foram avaliados em R$ 5,8 milhões no país.

Em nota, a FAB informou que a aeronave civil de matrícula PT-JSN foi interceptada por dois caças e fez o pouso não autorizado na rodovia. (veja nota na íntegra ao fim da reportagem).

De acordo com a PF, a FAB determinou que os ocupantes se dirigissem até a capital Boa Vista para posterior aterrissagem, mas o piloto acabou fazendo o pouso forçado na BR-174, na zona rural do município de Iracema.

Após a aterrissagem, os dois roubaram uma moto e também tentaram fugir a pé pela mata, mas acabaram sendo presos.

"O piloto da aeronave acabou se entregando, enquanto o outro tripulante foi capturado momentos depois", complementou a PF.

Quantidade de droga apreendida foi recorde no estado — Foto: Divulgação/Polícia Federal
Quantidade de droga apreendida foi recorde no estado — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em depoimento, o piloto disse que a droga foi pega no lado brasileiro da fronteira do Brasil com a Venezuela, mas não quis informar o seu destino.

A droga, maior quantidade já apreendida pela PF no estado, passará por perícia. A informação preliminar é que a substância era "cloridrato de cocaína", ou cocaína pura.

Os dois presos não tiveram as identidades divulgadas. Eles foram encaminhados à superintendência da PF em Boa Vista e devem seguir para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, também na capital. O monomotor foi apreendido.

Droga ocupava boa parte do interior da aeronave — Foto: Divulgação/PF
Droga ocupava boa parte do interior da aeronave — Foto: Divulgação/PF

Nota da FAB
Aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram, na manhã deste sábado (06/07), um avião, considerado suspeito, que transportava uma carga de aproximadamente 500 quilos de cocaína.

Após ser detectada por radares de defesa aérea da FAB, a aeronave civil, de matrícula PT-JSN, foi interceptada por dois caças A-29 Super Tucano e, não cumprindo as instruções para seguir para Boa Vista (RR), realizou um pouso não autorizado, na rodovia BR 174, próximo à cidade de Caracaraí (RR). Em seguida do pouso, o piloto abandonou a aeronave com toda a carga à bordo. Na sequência, a droga foi apreendida pela Polícia Federal.

Esta ação ocorrida hoje faz parte da Operação Ostium, que é realizada de forma permanente e inopinada pela Força Aérea Brasileira.

O objetivo dessa Operação, que ocorre de forma conjunta com outras agências (FAB e órgãos de Segurança Pública), é coibir voos irregulares nas regiões fronteiriças do Brasil.

Aeronave fez pouso forçado na BR-174, no Sul de Roraima — Foto: Divulgação/PF
Aeronave fez pouso forçado na BR-174, no Sul de Roraima — Foto: Divulgação/PF

Fonte: G1
Leia Mais ››