terça-feira, junho 25, 2019

Cachorrão do Brega atraí multidão na final do Campeonato junino de bairros do XIII Arriá do Zé Padeiro de Itaú.


Para fechar com chave de ouro a programação desta segunda-feira, o XIII Arraía do Zé Padeiro trouxe uma atração que vem conquistando um grande público na região, no Estado do Rio Grande do Norte e do Ceará, o Cachorrão do Brega.

Com sua simplicidade e humildade, o artista vem arrastando multidões para o seus shows, com direito a fã clube que sempre o campanha em suas apresentações.

E no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo não foi diferente, a galera amante do Brega compareceram em peso e curtiram todo romantismo do Cachorrão do Brega.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Ginásio Emanuela Fernandes de Melo tem lotação com a Final do campeonato junino de bairros em Itaú.


A Prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer realizou no período de 18 à 24 de junho o campeonato junino de bairros no ginásio poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo “O Gigante”.

A grande final aconteceu na noite desta segunda-feira (24) entre as equipes: Parabólica RC e Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro, tendo como campeão do campeonato, a equipe Parabólica RC que venceu na cobrança de pênaltis por 4x2, depois do empate em 3x3 no tempo normal.



A festa foi comanda pela multidão que compareceu ao ginásio dando toda emoção a partida, tendo em vista, a qualidade do jogo que foi apresentado pelas equipes.

Para o Secretário Júnior Martins o campeonato foi um grande momento e de suma importância pelo fato de Itaú não ter um ginásio com essa estrutura e as equipes estavam sem onde realizar as práticas esportivas: “O campeonato foi muito importante para a cidade Itaú, porque aqui nós vimos a quantidade de atletas que temos e que muitas vezes, passam despercebidos aos nossos olhos e com a entrega do ginásio Emanuela Fernandes de Melo, teremos uma trabalhar com esses atletas; na oportunidade gostaria de parabenizar todas as equipes que participaram do campeonato junino de bairros, ao qual assistimos grandes clássicos, equipes que se destacaram e tem um grande futuro pela frente, Parabéns a todos!” avaliou Júnior Martins.



O Prefeito Ciro Bezerra viu o campeonato como uma grande oportunidade para os desportistas, em especial os jovens e adolescentes que tem a oportunidade de sair da ociosidade: “O Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo, “O Gigante”,  está trazendo uma grande oportunidade para nossos desportistas, em especial os jovens e adolescentes, que ao invés de ficarem pelas ruas, a mercê da ociosidade, terá a oportunidade de praticar, de sua qualificar e quem sabe se tornar um profissional, um atleta de nível estadual ou nacional. Hoje fico feliz em ver essa meninada com esse pique, não só os atletas, como também a nossa filarmônica José Praxedes Fernandes, onde muitos jovens estão tendo grandes oportunidades, que parabenizá-los na pessoa do Maestro Gildásio Ramos que tem se dedicado com muito carinho a trabalhar com essa juventude, e a por fim agradecer a toda comunidade itauense e região em abrilhantarem o nosso evento com a sua participação”, finalizou.

O campeonato reuniu 13 equipes que representaram os bairros da cidade de Itaú, visando abrilhantar a entrega do ginásio poliesportivo “O Gigante” pelos desportistas itauense no XIII Arraiá do Zé Padeiro.

A premiação da competição foi entregue pelo Prefeito Ciro Bezerra as equipes Campeã e Vice Campeã, Parabólica RC e Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro.




Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Conserto da Filarmônica José Praxedes Fernandes encanta itauenses na noite desta segunda-feira (24)


A Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes encantou a comunidade itauense na noite desta segunda-feira, 24 de junho de 2019, em um conserto apresentado no ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo “O Gigante” na final do campeonato junino de bairros.

Sob a maestria de Gildásio Ramos a filarmônica interpretou as músicas: Meu vaqueiro meu pião da banda Mastruz com Leite, Jenifer de Gabriel Diniz, É proibido Cochilar de Os 3 do Nordeste e o pout pourri da Banda Mastruz com Leite. A cada apresentação a filarmônica era ovacionada pelo público.

A banda de música é composta por jovens da terra, oriundos da escola de música José Praxedes Fernandes que já formou vários profissionais para o mercado. Desde sua criação a Prefeitura Municipal de Itaú têm dado todo apoio necessário aos jovens talentos, que iniciam com a flauta doce.

“É muito bom ver o sonho desses jovens serem construídos; nossa administração sempre deu todo apoio para que eles possam continuar seguindo em frente, em busca dos seus objetivos, mesmo diante das necessidades financeiras, pois não podemos realizar tudo que realmente desejamos, lutando com o pouco que temos; Cada apresentação da filarmônica nosso coração se enche de alegria, ficamos radiantes em poder ver esses jovens apresentando um belo trabalho que emociona a todos, na oportunidade parabenizo a todos pela apresentação em nome do Maestro Gildásio Ramos”, avaliou Ciro.



Na oportunidade também contamos com a apresentação da Quadrilha Junina Semear que realizou sua apresentação após a final do campeonato junino de bairros. Com alegria e animação a Junina Semear abrilhantou a noite desta segunda-feira (24) contribuindo para o sucesso do XIII Arraiá do Zé Padeiro.

Para ver as fotos clique no álbum baixo:



Fonte: Assessoria de comunicação Social
Leia Mais ››

Parabólica RC é campeão do Campeonato junino


Encerramos na noite desta segunda-feira (24) o Campeonato Junino de Bairros no XIII Arraiá do Zé Padeiro com uma disputa entre a Parabólica RC e a Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro. Onde pudemos tirar vários ensinamentos. Embora o jogo conte com sorte, a qualidade técnica ainda é fundamental para se obter o resultado do sucesso.

Para ser campeão não basta somente pegar algo de qualquer jeito, ou simplesmente querer fugir do que teremos que enfrentar. As equipes que nos proporcionaram uma aula de futebol, sem querer menosprezar as outras, mas tendo em vista a qualidade técnica foram os meninos da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro e a Parabólica RC.

Essas equipes tiveram uma grande missão na noite desta segunda-feira (24), de um lado a experiência, do outro, jovens talentos que sonham em um dia fazer sucesso profissionalmente.

Durante a partida, esses jovens impuseram pressão sobre a equipe Parabólica RC que diante de seus adversários tomavam conta do jogo; contra a Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro a equipe não obteve a maior posse de bola como de costume nos jogos. Eram desarmados e pressionados pela jovialidade. Mas a experiência da Parabólica RC contou para obter o empate em 3X3.

Merecido e justo, a disputa foi entre goleiros, que representaram suas equipes com muita garra, era Bruno x Zé Henrique na defesa dos pênaltis para decidir quem levaria o troféu de campeão. Bruno, mais experiente levou a melhor, dando a sua equipe o título de Campeão Junino 2019 do XIII Arraiá do Zé Padeiro.




1º tempo

A equipe da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro já entrou em quadra recebendo o apoio da torcida e a partida já foi de grandes movimentações desde o soar do apito. Cada lance, cada roubada, cada erro, ou seja, tudo que favorecesse o time dos garotos a torcida vibrava. Mesmo assim a Parabólica RC sendo pressionada dentro e fora de quadra conseguiu abrir o placar aos 11:23 com gol de Pablo. A movimentação continua intensa e a Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro impunha pressão sobre a Parabólica RC, que segurou o placar até o término do primeiro tempo.

2 tempo

 A partida começou com muito mais emoção e adrenalina, a equipe da Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro empatou a partida logo aos 2:55 com gol de Gabriel e a torcida vai a loucura. A parabólica RC vira o placar aos 07:44 com gol de Pablo. Com a falha da equipe da escola a Parabólica RC a vantagem é ampliada com gol de Nathanael aos 08:27, a pressão aumenta e os meninos da Escola Francisco de Assis Pinheiro impõe domínio na quadra e a Parabólica RC perde espaço, até que a partida empata aos 16:17 e a adrenalina sobe no ginásio poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo. Ainda mantendo a pressão as duas equipe não conseguem o desempate e levam a decisão para os pênaltis. Levando a melhor a Parabólica RC que fez 04 a 02 nas cobranças levando a taça de campeão 2019 do campeonato junino de bairros.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

XIII Arraiá do Zé Padeiro de Itaú traz Festival de Violeiro, show com Max Lima e outros artistas na programação


É chegado o nosso penúltimo dia! E é com muita alegria que a Prefeitura Municipal de Itaú por meio da Secretaria Municipal de Cultura convida você e sua família de Itaú e região para participar da programação desta terça-feira, 25 de junho de 2019, do XIII Arraiá do Zé Padeiro.

O Prefeito Ciro Bezerra tem valorizado a cultura do povo nordestino, em especial a cantoria que tem conquistado um grande espaço na região, inclusive com violeiros da terra: “A nossa administração prioriza a cultura nordestina e, nada melhor do que os festejos juninos para enraizarmos cada vez mais o que está dentro do nosso povo. E pra isso, estamos vivendo dias de muita alegria com apresentações como quadrilhas, shows de humor, a filarmônica da cidade com um concerto belíssimo e hoje a noite não será diferente: teremos artistas renomados da cantoria como Zé Viola e o nosso querido artista da terra, Zé Albino. E logo mais muito forró de bandas já conhecidas pelo público de Itaú e região e que, com certeza, continuará atraindo a todos". Enfatizou, Ciro.

Uma noite cultural recheada de muito forró para você dançar até o sol raiar.

19:00h Festival de violeiros no ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo;

23:00h Shows com as bandas Maz Lima, Forró dos 3 e Farra de Bakana.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

PM de Itaú-RN recupera quadros de motos abandonados na Zona Rural do Município



Por volta das 10:00h desta segunda-feira(24) a Polícia Militar de Itaú recebeu informação de um popular que no Sítio Belo Horizonte,Zona Rural do município, se encontrava dois quadros de motos abandonados, a polícia  de Itaú comandada pelo sgt Hélio e o sgt Ranilson, cb Souza Neto, foram até o local e constataram a veracidade da ocorrência e conduziram os mesmos para sede do destacamento, onde será entregue na delegacia de Apodi para o procedimento.




Após verificação no sistema do DETRAN foi constado que os quadros pertencem a uma moto modelo Honda NXR BROS, placa QGG2971, Rodolfo Fernandes, de cor preta. E a outra uma Honda CG150 Titan 2004 de cor Azul, placa DJU1967, Osasco-SP, que de acordo com a polícia foram roubadas na cidade de Rodolfo Fernandes.

Sgt Hélio, volta a agradecer o apoio que vem recebendo da população itauense, que vem fazendo denúncias via telefone contribuindo para resolução de atos criminosos, afirmando ainda que as denúncia recebidas são mantidas em total sigilo.








Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

PRF não registra mortes nas rodovias federais no RN durante feriadão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou nesse domingo (23) a Operação Corpus Christi 2019, que foi iniciada na quarta-feira (19). De acordo com os dados, não houve mortes nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte.

FOTO: HEILYSMAR LIMA/PORTAL NO AR

Mesmo com uma quantidade de acidentes 33% maior que a registrada na operação do ano passado, a PRF considerou o feriadão mais tranquilo. Segundo os números, houve redução de 17% no número de acidentes graves e de 25% no de feridos. No total, foram 20 acidentes, com 18 feridos e zero morte. No ano passado, foram registrados 15 acidentes, 24 feridos e duas mortes.

Fiscalização

Ao longo da operação, 3.360 pessoas e 3.431 veículos foram fiscalizados, sendo 1.309 notificados por infrações diversas. Durante os cindo dias da Operação, 1.369 condutores realizaram o teste do etilômetro, 34 foram autuados e seis foram presos. “Mesmo com ampla divulgação dos riscos de dirigir sob efeito de álcool e do rigor das penalidades, a prudência e os cuidados esperados são esquecidos”, destacou a PRF no boletim.

Outra imprudência bastante relacionada a lesões graves e mortes nas rodovias é o excesso de velocidade. Durante a operação 834 motoristas foram autuados por transitarem com velocidade acima da permitida e 214 motoristas por ultrapassagens proibidas.

A falta do uso de cinto de segurança também foi verificada. Foram 39 motoristas e 32 passageiros flagrados, sendo que a multa é sempre de responsabilidade do motorista. Outros 58 condutores de motocicletas foram multados por não usarem ou por seu passageiro não usar o capacete.

Durante a operação, 24 pessoas foram detidas pela prática de crimes: onze por crimes diversos de trânsito; seis por embriaguez ao volante, duas por crimes tributários, quatro por porte de droga e anfetaminas e outra por uso de documento falso.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Número assassinatos no feriado de Corpus Christi é o menor desde 2015

Dados estatísticos divulgados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), nesta segunda-feira (24), apontam que, em 2019, houve a maior redução no número de ocorrências de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI) no período do feriado de Corpus Christi desde o ano de 2015.

FOTO: CEDIDA

De acordo com as informações da Coine, no período do feriado em 2019, ocorrido do dia 20 a 23 de junho, foram registradas 14 ocorrências de CVLIs, uma redução de 54% quando comparado ao ano anterior, 2018, quando ocorreram 31 registros. Em relação aos anos anteriores, o índice de 2019 também é superior. A Coine informa que em 2017 foram registrados 24 CVLIs, em 2016 foram 26, e em 2015 o número mais aproximado ao atual, quando se teve o registro de 15 ocorrências.


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Com redução de imposto, Natal ganhará novos voos

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou nessa segunda-feira (24), da solenidade que detalhou ao trade turístico e imprensa as novas regras para a redução da cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do querosene da aviação (QAv). Os detalhes foram apresentados pelo secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier. O evento contou com a participação de representantes da Latam e da Azul Linhas Aéreas que, inclusive, já anunciou a implantação de um novo voo de Natal para Recife e de frequências inéditas ligando a capital potiguar aos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte).

FOTO: DIVULGAÇÃO/AZUL LINHAS AÉREAS

O Decreto foi assinado na terça-feira da semana passada (18), pela governadora Fátima Bezerra, e estabelece cinco faixas de alíquotas de ICMS: 12%; 9%; 5%; 3% e 0%. Para ter direito à atual alíquota de 12%, as companhias aéreas devem oferecer pelo menos mais um voo diário nacional ou regional para cidades do Rio Grande do Norte. A alíquota de 9% é destinada às empresas que realizem no mínimo um voo internacional semanal, regular e direto, ou que incremente pelo menos 15% do número de voos domésticos.

Para ter direito à alíquota de 5%, a condição é que haja um aumento de voos domésticos da ordem de 30%. Já a de 3% só será concedida às companhias que ampliarem em pelo menos 50% o número total de voos domésticos. E para obter a isenção do pagamento do ICMS sobre o combustível, a companhia aérea terá de manter um voo internacional direto semanal ao longo de um ano, ficará obrigada a ter realizado no mínimo 30 voos desse tipo no mesmo período, além de aumentar em 50% os voos nacionais.

Em todos os casos, a quantidade de assentos deve ser equivalente ao número de voos e não contam como incremento os voos fretados. O Decreto prevê, ainda, que as companhias que aderirem ao acordo de redução de QAv terão prazo de até um ano para cumprirem com suas contrapartidas sob pena de terem que recolher retroativamente todos os valores que deixaram de ser pagos em ICMS em virtude do mesmo.

“Esse novo decreto é fruto do debate franco, transparente e democrático com as entidades do trade turístico, com a participação fundamental da Fecomércio, com as companhias aéreas, com o setor empresarial de uma maneira geral e com representantes da Inframérica. Eu estou muito confiante de que nós vamos voltar a promover o desenvolvimento do turismo do nosso estado, e a partir de agora teremos mais voos, passagens mais baratas, mais emprego e desenvolvimento para o nosso estado”, afirmou a governadora do RN, Fátima Bezerra.

O secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, detalhou o cenário encontrado pela equipe técnica do Governo, e que motivou a edição deste novo Decreto: “Foram concedidos mais de R$ 30 milhões em incentivos fiscais às companhias aéreas, mas o que encontramos foi uma redução no número de pousos e decolagens no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, passagens mais caras do que para estados vizinhos; por isso a necessidade de um novo acordo com as companhias aéreas.

“Acredito que esta ação do Governo em beneficiar com a redução do QAv as companhias aéreas, vai trazer o que mais a gente precisa, que são novos voos, novos assentos, e com isso baratear o preço das passagens para o turista que está vindo para Natal e para nós, natalenses, que precisamos viajar. Foi uma decisão absolutamente acertada, com critérios, e a gente espera que em curto prazo consiga resolver esse problema das altas passagens aéreas para Natal”, frisou o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Costa.

A representante da Latam, Tatiane Viana, disse que vê com bastante otimismo este Decreto, já que a publicação traz uma grande competitividade para o setor. “Independentemente disso, a partir de agosto, nós vamos iniciar uma mudança no voo Brasília-Natal, e as pessoas poderão ir e voltar no mesmo dia. E por causa do Decreto, a Latam está revendo e estudando toda a sua malha aqui no estado para fortalecimento das nossas operações”, disse Tatiane, lembrando que hoje a companhia opera 41 frequências semanais.

Já a Azul Linhas Aéreas, que mantém 4 voos regulares diários, chegando a 14 nos finais de semana por causa de voos fretados, explicou que o incentivo de redução do querosene de aviação, que já existe em outros 20 estados do país, é muito importante, já que representa mais de 40% dos custos de um voo.

“A partir de setembro colocaremos um quinto voo. Já estamos programando para colocarmos uma ligação com Campinas (SP) no fim do ano, provavelmente com o Airbus A320; e a partir de 2020 nós já estaremos em fase bem adiantada de estudos para fazer a ligação entre Natal e Belo Horizonte (MG). Quanto aos acréscimos de voos nós estamos sempre acompanhando a procura, estamos oferecendo melhores condições, e a redução do ICMS faz com que a gente abasteça mais no estado do RN, que a gente faça nossos planos e que aumente a nossa participação no mercado’, completou o representante da Azul, Ronaldo Veras.



“A gente espera que as companhias aéreas coloquem os voos, façam um incremento em cima do que a gente colocou de incentivos. São destinos importantes para a gente estes que foram anunciados. Tenho certeza que foi um passo importantíssimo, pois se as companhias não implementarem, eles perdem o incentivo”, reforçou a secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa.

O evento aconteceu no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, e contou com a presença de secretários estaduais; dos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia; dos deputados federais Benes Leocádio e João Maia; do deputado estadual Souza Neto; do secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; de prefeitos de alguns municípios do RN; de representantes de entidades ligadas ao turismo; empresários do trade; e imprensa.

Radar de Tarifas Aéreas

Desde o mês de abril a Fecomércio RN divulga, todas as segundas-feiras, o Radar de Tarifas Aéreas, levantamento semanal dos preços dos voos que chegam a Natal, vindos dos principais polos emissores de turistas do país: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ); como também um comparativo dos valores destes mesmos voos chegando às capitais dos estados vizinhos ao RN (João Pessoa, Recife e Fortaleza).

“Quando comparado com os valores cobrados para as capitais dos estados vizinhos, o voo para Natal está invariavelmente entre os mais caros, com diferenças que chegam a superar os 100%. A medida da governadora Fátima deverá, de fato, levar ao incremento da nossa malha aérea e, com isso, à redução de tarifas. Assim, o povo do Rio Grande do Norte é duplamente beneficiado. Primeiro como cliente das aéreas, condição na qual passa a pagar tarifas minimamente justas. E, em segundo lugar, porque, com passagens mais baratas, o destino turístico Natal passa a ser mais competitivo no mercado nacional e isso terá impactos diretos no turismo que, como todos sabemos, é pilar do nosso desenvolvimento”, comemorou o presidente Marcelo Queiroz.

O apanhado é divulgado todas as segundas-feiras, e está disponível aqui.

Memória

Em fevereiro de 2015, o então governador Robinson Faria, assinou o primeiro Decreto que determinava a redução da alíquota do ICMS sobre o QAv de 17% para 12%. A taxa de 17% onerava o valor dos bilhetes aéreos para o RN em até 40%, prejudicando a vinda de turistas ao destino potiguar. O decreto atendia, à época, um pleito da classe turística do Rio Grande do Norte, movimento que foi capitaneado durante cerca de dois anos pela Fecomércio RN.

Com aquela primeira redução, o que se esperava era que as companhias aéreas, em contrapartida, ampliassem suas frequências de voos para o Rio Grande do Norte, realizando aqui o abastecimento integral das aeronaves. O que não aconteceu, já que o dispositivo não estabelecia nenhuma condição e muito menos punição caso as companhias não incrementassem a malha aérea ou reduzissem os preços das passagens.

Até hoje, apenas a companhia Gol desfruta da alíquota de 9% por manter um voo internacional a partir do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, enquanto as demais companhias operam com a alíquota de 12%.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Natal é o 3º destino mais procurado por turistas nacionais em junho e julho, diz Ministério do Turismo

Natal é o terceiro destino mais procurado do Brasil em viagens nacionais entre os meses de junho e julho deste ano. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo nesta segunda-feira (24), resultado da Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens realizada com 2 mil agências de viagens do país.

Praia de Ponta Negra é um dos principais pontos turísticos da cidade — Foto: Fernanda Zauli/G1
Praia de Ponta Negra é um dos principais pontos turísticos da cidade — Foto: Fernanda Zauli/G1

A capital potiguar, segundo o estudo, foi a terceira cidade mais procurada pelos turistas domésticos, ou seja, com origem de outras cidades do Brasil. Natal só ficou atrás Fortaleza (CE) e Maceió (AL) nas buscas nas agências. O relatório, no entanto, não divulgou o número de pessoas que estiveram na capital potiguar em junho e quantos têm perspectiva ou já contrataram pacotes para viajarem ainda no final deste mês e em julho.

Os dados do Ministério do Turismo apontam que a maior porcentagem dos viajantes que desembarcaram ou vão desembarcar no Rio Grande do Norte entre junho e julho são oriundos do próprio estado, num total de 26,2%. O número é seguido por pessoas vindas do Amapá (11,1%), do Rio Grande do Sul (10,3%) e do Paraná (9,8%).

Atrás do próprio Rio Grande do Norte, o Rio de Janeiro é o estado mais procurado nas agências de viagens por pessoas que vão sair de cidades do RN: 11,9%. A Paraíba está na sequência, com 9,5%. As viagens internacionais registram 14,3% dos interesses dos turistas que saem do estado.


O G1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para comentar o tema, mas não teve as ligações atendidas e nem retornadas.

Atrás de Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) na lista das 10 cidades mais procuradas neste período estão consecutivamente Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP).

Perfil
A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agências e Organização de Viagens apontou ainda que 40,2% dos consumidores das agências são casais com um ou mais filhos. Outros 23,2% viajam em casal, 22,6% com parentes ou com amigos e 14% das pessoas que procuraram as agências buscavam viajar sozinhas.

A renda também foi analisada pela pesquisa, que aconteceu pela primeira vez. Ao todo, 40% dos viajantes que buscaram as agências para viagens entre junho e julho recebem de R$ 3.500 a R$ 9 mil - essa é a maior porcentagem. Elas são seguidas por pessoas que ganham entre R$ 1.500 e R$ 3.500, que são 28%, e de pessoas que ganham de R$ 9 mil a R$ 18 mil, que são 17,9%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe 36 novos profissionais do Mais Médicos

O Rio Grande do Norte deve receber 36 novos médicos para aturarem no Mais Médicos. Esses profissionais precisam se apresentar nos municípios entre esta segunda (24) e a sexta-feira (28) para o início das atividades.

O edital abriu vaga para 39 médicos, no entanto três deles não confirmaram suas vagas no período previsto, entre os dias 19 e 21 deste mês de junho, de acordo com a comissão estadual do programa. A cidade que mais vai receber profissionais no Rio Grande do Norte é João Câmara, com quatro médicos confirmados. Natal não foi contemplada, apesar de apresentar vagas em aberto.

O resultado da 1ª fase dos profissionais selecionados para o novo ciclo do programa foi publicado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (19). Em todo país, 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados brasileiros, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Ivana Fernandes, coordenadora da Comissão do Mais Médicos no RN, adianta que o Ministério da Saúde lançará em breve um novo edital, ou então a reformulação do programa. “As mudanças que serão feitas ainda não foram divulgadas. Esperamos que mais municípios sejam contemplados com a reformulação, ou com novo edital”, disse.


Até o mês passado, o Mais Médicos estava com 87 vagas sem preenchimento no estado potiguar, em 45 municípios. Questionada sobre o motivo pelo qual o Rio Grande do Norte ainda sofre com os deficit no programa, Ivana Fernandes afirmou que as maiores dificuldades, que geram as desistências dos profissionais, são o cumprimento da carga horária e a impossibilidade de estabelecer outros vínculos de trabalho.

RN recebe 36 novos profissionais do Mais Médicos — Foto: Reprodução TV Globo
RN recebe 36 novos profissionais do Mais Médicos — Foto: Reprodução TV Globo

Fonte: G1
Leia Mais ››

Turma do STF adia julgamento sobre pedido de liberdade de Lula; defesa quer prioridade na análise

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta segunda-feira (24) o julgamento de um novo pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota, Cármen Lúcia disse que não foi dela a decisão de adiar a análise do pedido de liberdade do ex-presidente — Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Em nota, Cármen Lúcia disse que não foi dela a decisão de adiar a análise do pedido de liberdade do ex-presidente — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O habeas corpus do petista – que questiona a atuação e aponta a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, durante o processo no qual o ex-presidente foi condenado – estava na pauta do colegiado para ser apreciado nesta terça (25), porém, foi retirado e não tem data para voltar a ser julgado.

O pedido foi apresentado pela defesa de Lula no ano passado, quando Moro aceitou o convite de Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça.

Em nota divulgada na noite desta segunda, a ministra Cármen Lúcia – que assume nesta terça-feira a presidência da Segunda Turma – afirmou que a decisão de retirar o pedido de liberdade da pauta de julgamento não foi dela.

A magistrada ressaltou no comunicado que, na medida em que passará a comandar o colegiado somente a partir desta terça, não incluiu nem excluiu processos na pauta da sessão desta semana (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem). A Segunda Turma se reúne às terças.

Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes – que havia solicitado vista (mais tempo para analisar o caso) em dezembro, quando o pedido de liberdade começou a ser analisado pela Segunda Turma –, justificou o pedido para retirar o habeas corpus da pauta de julgamento desta terça. Ele liberou o caso para julgamento no dia 10, seis meses após solicitar a vista.


Logo após Gilmar Mendes liberar o habeas para julgamento, o então presidente da Segunda Turma, ministro Ricardo Lewandowski, agendou para esta terça a retomada da análise do caso, especificando que o habeas corpus seria o terceiro item da pauta do colegiado.

Nesta segunda-feira, Gilmar Mendes registrou nos autos do processo que tomou a decisão de solicitar a retirada do habeas da pauta após identificar que o pedido de liberdade era o 12º item na fila de julgamento. Por esse motivo, na avaliação do magistrado, seria mais adequado adiar a análise do habeas corpus do ex-presidente.

O gabinete de Lewandowski afirma que não foi o ministro quem alterou a ordem dos casos que seriam apreciados nesta terça pela Segunda Turma, que passou o pedido de liberdade de Lula para a 12ª posição da fila.

O comunicado divulgado pela magistrada deixa em aberto a possibilidade de o pedido de liberdade do ex-presidente ser analisado nesta terça-feira, embora tenha sido retirado da pauta.

"Todo processo com paciente preso tem prioridade legal e regimental, especialmente quando já iniciado o julgamento, como nos casos de vista, independente da ordem na pauta divulgada", ressaltou Cármen Lúcia no comunicado, referindo-se ao fato de que a Segunda Turma já iniciou a análise do pedido de liberdade de Lula, mas interrompeu o julgamento após o pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do ministro Gilmar Mendes.

No habeas corpus, a defesa do ex-presidente questiona a atuação e a imparcialidade do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, no julgamento do petista na primeira instância da Justiça Federal pelo caso do triplex do Guarujá (SP). À época, Moro era o juiz responsável pela Lava Jato no Paraná.

O atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro condenou o petista a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Esse processo culminou na prisão de Lula após a condenação ter sido confirmada em segunda instância em janeiro do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).


Nesta segunda-feira, a defesa de Lula pediu que o Supremo dê prioridade à análise do habeas corpus do ex-presidente, que está preso desde abril de 2018. Os advogados alegaram que o petista é idoso e já está preso há 443 dias.

"O habeas corpus e as causas criminais com réu preso têm prioridade no julgamento com relação a outros processos", afirmam os advogados. "Ademais [...], dar-se-á prioridade na tramitação dos processos e procedimentos em que figure como parte pessoa idosa", diz outro trecho da peça judicial.

Julgamento interrompido
O pedido de liberdade que está na fila da Segunda Turma foi apresentado pela defesa de Lula em 2018. O caso começou a ser julgado em dezembro pelo colegiado, mas foi interrompido antes de ser concluído.

Na ocasião, os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pedido para conceder liberdade a Lula.

Terceiro a votar, Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o caso. Gilmar liberou o caso para julgamento no último dia 10. Além de Gilmar, ainda faltam votar Ricardo Lewandowski e o ministro Celso de Mello.

Leia a íntegra da nota divulgada pela ministra Cármen Lúcia:

Nota de esclarecimento

Escolhida para a Presidência da Segunda Turma com exercício somente a partir de 25/06/2019. afirmou que:


1) não incluí nem excluí processos para a sessão de amanhã, sequer tendo assumido, ainda, o exercício da Presidência, nos termos regimentais;

2) em todas as sessões, é dada a preferência e a prioridade aos habeas corpus determinada pelo ministro relator;

3) a divulgação de pauta não orienta o chamamento de processos na sessão, seguindo a prioridade dos casos, a presença dos advogados ou outro critério legal;

4) todo processo com paciente preso tem prioridade legal e regimental, especialmente quando já iniciado o julgamento, como nos casos de vista, independente da ordem na pauta divulgada.

Ministra Cármen Lúcia

Fonte: G1
Leia Mais ››

Esposa do deputado estadual Marco Aurélio presta queixa na polícia contra o marido por violência física e psicológica; ele nega

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar agressões sofridas pela esposa do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB). Nesta segunda (24), a vítima prestou queixa e contou ter sido empurrada pelo marido na noite do domingo (23), quando machucou a cabeça e as costas, além de dizer ser alvo de agressões físicas e verbais constantes. O parlamentar nega as acusações. (Veja vídeo acima)

"Estamos juntos há três anos e, nesse período, eu contabilizei dez agressões físicas. As psicológicas são incontáveis", afirmou, sem preferir se identificar. A ida à Delegacia da Mulher, em Santo Amaro, no Centro do Recife, foi motivada por uma situação ocorrida na noite anterior.

“Eu tinha almoçado com meus filhos, como todo domingo, e, quando voltamos, perguntei onde ele teria almoçado. Ele me disse que foi em um canto, mas teria sido em outro. Eu questionei, mas, em nenhum momento, eu queria brigar. Ele já veio me agredindo, me xingando, botando o dedo na minha cara, dizendo que não era mentiroso e me deu um empurrão. Foi aí que eu caí”, contou.

Esposa do deputado Marco Aurélio (PRTB) prestou queixa contra agressões físicas e psicológicas contra o marido — Foto: Reprodução/TV Globo
Esposa do deputado Marco Aurélio (PRTB) prestou queixa contra agressões físicas e psicológicas contra o marido — Foto: Reprodução/TV Globo

Desta vez, a esposa do deputado machucou a cabeça e as costas, na área das nádegas. Em outros casos, ela já teve hematomas nos braços e no colo. “Faz um ano que eu saí de casa por cinco dias porque eu não aguentei mais, mas voltei achando que ele ia mudar”, declarou.

'Eu pensei em desistir'
A esposa de Marco Aurélio alega ter procurado a polícia na noite do domingo (23), após a agressão. "Não tinham equipes de plantão porque eu vim às 21h, mas me pediram para vir hoje [segunda] pela manhã. Vendo os flagrantes aqui, eu pensei várias vezes em desistir", contou.

Ainda segundo a vítima, a denúncia não foi feita antes por se sentir amedrontada devido à condição social do marido.

“Ele já me disse ‘ah, não acontece nada comigo, só em flagrante’ e eu disse ‘eu espero que a gente não chegue a esse ponto’. Ele dizia ‘você não tem influência’, sempre querendo me diminuir, me amedrontar. Por vezes eu aceitei, calei, perdoei, mas agora eu não consigo mais. Está doendo muito, muito”, disse.
Ainda de acordo com a esposa do deputado, “as atitudes não combinam com o discurso dele". "É meio que um personagem. Ele se porta plácido, polido com as pessoas, mas, em casa, é a verdadeira pessoa”, afirmou.

Marco Aurélio foi eleito deputado estadual com 26.783 votos nas eleições de 2018. Ele é o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) é líder da oposição na Alepe  — Foto: Roberto Soares/Alepe/Divulgação
Deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) é líder da oposição na Alepe — Foto: Roberto Soares/Alepe/Divulgação

Resposta
Por telefone, o deputado Marco Aurélio disse à TV Globo que está em um processo de desgaste da relação há muito tempo, mas que nunca agrediu a mulher.

O parlamentar confirmou que houve uma briga, durante a qual a mulher o chamou de mentiroso e cuspiu nele, "mas que nunca fez nada com ela".

O deputado alegou também que, depois da confusão, disse para a mulher que iria se separar e que foi surpreendido com a queixa prestada por ela.

"Ela veio com o cartão [de crédito] questionando se eu tinha ido a um bar. Me chamou de mentiroso. Começou com esculhambação em cima de mim. Veio em cima de mim e cuspiu em mim. Eu tinha dito a ela que se isso acontecesse seria o fim da relação. Afirmei que o advogado vai procurar ela, sentar e resolver, porque não dá mais", declarou.

Na entrevista, o deputado declarou que fez as malas e deixou a casa. "Hoje, fui surpreendido por tudo. Eu não toquei, não gritei, não fiz absolutamente nada. Ela mesma diz que não tem nenhuma marca. Nunca agi com mulher nenhuma desse jeito, muito menos com ela, que é uma pessoa de que eu gosto", acrescentou.

Dados
Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), houve 3.439 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher registrados em maio deste ano. Isso representa uma redução de 0,8% com relação a maio de 2018, quando houve 3.468 ocorrências.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Trabalhadores afirmam em CPI que Vale fez detonações em mina no dia do rompimento da barragem em Brumadinho

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ouviu, nesta segunda-feira (24), duas testemunhas que falaram sobre a detonação de explosivos na Mina do Córrego do Feijão no mesmo dia do rompimento da barragem, em 25 de janeiro.

O depoimento dos dois foi divergente em relação aos horários desta detonação. Um dos depoentes, Eiichi Osawa, mecânico que prestava serviço pra Vale, disse que a detonação teria ocorrido a aproximadamente um quilômetro da barragem por volta das 12h20 e das 12h40. Ele disse que estava de frente para o local e que viu a detonação.

Já a segunda testemunha, Edmar de Resende que é funcionário da Vale responsável pela detonação, disse que ela só aconteceu uma hora depois do rompimento da barragem às 13h33. Ele apresentou um vídeo da detonação (veja no início da reportagem), afirmou ser o autor da gravação, e tentou comprovar o horário da explosão. Disse ter sido ele próprio que decidiu executar a detonação, porque era perigoso deixar os explosivos no local.

Alguns deputados lembraram que nos laudos atestados pela Tuv Sud, empresa que emitiu o parecer de estabilidade da barragem, havia a recomendação para não fazer nenhuma detonação na área da cava. Recomendação essa que o funcionário disse não ter sido informado.


“Há constatação de equívocos e omissões cometidas pela Vale. O relatório da auditoria externa recomendava evitar trânsito pesado e detonações na mina próximo a barragem B1. Aqui hoje fica comprovado que essas detonações ocorreram durante todo o ano de 2018, quando foi feita esta recomendação, bem como nos dias que antecederam o rompimento da barragem”, afirmou o relator da CPI, deputado André Quintão (PT).

Rompimento de barragem da Vale matou 246 pessoas e 24 estão desaparecidas — Foto: ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO
Rompimento de barragem da Vale matou 246 pessoas e 24 estão desaparecidas — Foto: ALEX DE JESUS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Vale informou que as detonações são comuns e inerentes às atividades de mineração. E que no relatório Tuv Sud não existe a recomendação expressa de paralisação das operações das minas.

O funcionário da empresa Tuv Sud Denis Valentin esperado também nesta segunda-feira na CPI conseguiu um habeas corpus e não compareceu à Assembleia.

A Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão da Vale se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019 provocando um tsunami de rejeitos de minério que matou até o momento 246 pessoas, a maioria trabalhadores da Vale e terceirizados. Vinte e quatro seguem desaparecidos. O rompimento da Vale ainda destruiu bairros de Brumadinho e atingiu o Rio Paraopeba, um dos principais mananciais de abastecimento de água da capital mineira e da Região Metropolitana.

Fonte: G1
Leia Mais ››