quinta-feira, agosto 17, 2023

62° Homicídio em Mossoró 2023: Preso de justiça do semiaberto é morto a tiros de pistola .40 no Loteamento Três Vintens


Mais um homicídio em Mossoró na região Oeste Potiguar. O crime aconteceu no final da manhã desta quinta feira 17 de agosto de 2023, na Rua João Batista Martins no Loteamento Três Vinténs.


A vítima identificada como Leykson Thiago Fernendes de Oliveira, 31 anos, preso de justiça em regime semiaberto, foi morto em via pública com cerca de seis tiros de pistola.40.


A Polícia Civil esteve no local, tentado colher informações sobre a dinâmica do crime, mas as pessoas preferem manter o silêncio. Não se sabe quantos atiradores e nem em que tipo de transporte estavam.


O delegado da DHPP, Dr. Caio Fábio disse que vai tentar colher informações com os familiares, da vítima para ter o norte sobre a motivação do crime. Thiago havia sido preso no último dia 1 de agosto, após romper a tornozeleira eletrônica, mas dias depois deixou a prisão e voltou para o semiaberto sem o equipamento.


O mesmo foi condenado pela justiça a cumprir pena de 16 anos e 8 meses na prisão  pelo crime de assalto (artigo 157). Após sair do regime fechado para o semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônico, por duas vezes rompeu o equipamento.

Após a perícia, o corpo de Leykson Thiago foi recolhido para exames no IML do ITEP. Mossoró chega aos 62 homicídios em 2023 e este já é o quinto assassinato do mês de agosto.






Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça manda prender cadeirante investigado em crimes de abuso sexual e armazenamento de vídeos eróticos envolvendo menores


A Polícia Civil por meio das Delegacias de Proteção a Criança e o Adolescente – DPCA e Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró – DEFUR cumpre Mandado de Prisão Preventiva expedido pela 3a Vara Criminal da Comarca de Mossoró em desfavor de um cadeirante, identificado como Victor Emanoel Gomes Freitas, conhecido como “Boris”.


Ele é investigado pela equipe da DPCA pelos crimes de Estupro de Vulnerável e Armazenamento de Vídeos contendo cenas de Sexo Explícito envolvendo Crianças e Adolescentes e já havia sido preso em meados do mês de maio desse ano por posse de arma de fogo e por manter uma adolescente de 13 anos em situação de cárcere privado em sua residência, mas já estava em liberdade.


Durante a investigação a Polícia Civil tomou conhecimento de que o investigado estava com mandado de prisão em aberto e que ele estaria internado para tratamento médico no Hospital Tarcísio Maia. As equipes da DEFUR e da DPCA em ação conjunta foram até a unidade hospitalar, onde deram cumprimento ao mandado judicial, no momento em o mesmo recebia alta hospitalar.


Após o cumprimento do mandado de prisão, o investigado foi conduzido ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a população do nosso Estado e pede que a mesma continue ajudando no combate a crimes por meio do Disque Denuncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher sofre acidente dentro de transporte coletivo e espera mais de 5 horas por atendimento em Natal

Mulher sofre acidente dentro de transporte coletivo e espera mais de 5 horas por atendimento em Natal — Foto: Reprodução

Uma mulher sofreu um acidente e bateu a cabeça dentro de um micro-ônibus de transporte coletivo na tarde desta quinta-feira (17) no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal. Ela aguardou por mais de 5 horas um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Segundo informações da proprietária do micro-ônibus, que não se identificou, o transporte seguia pelo bairro quando uma moto entrou rapidamente na frente do veículo, no momento em que o motorista freou, a vítima se desequilibrou, caiu e bateu a cabeça em um dos ferros da parte interna do ônibus. O acidente aconteceu por volta das 14 horas.



Diante da proximidade, o micro-ônibus conduziu a passageira para ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi. No local, ela recebeu atendimento por parte dos profissionais ainda dentro do veículo.


Por recomendação de uma médica da unidade, foi indicado que a mulher permanecesse imóvel dentro do ônibus e aguardasse a SAMU, que demorou mais de 5 horas.


Em contato com a reportagem da Inter TV Cabugi, o SAMU Natal explicou que a demora foi ocasionada pela alta demanda de atendimento e que a paciente poderia ter sido estabilizada pela equipe da UPA Potengi, antes de ser levada para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. Apesar da demora, a vítima sofreu apenas um trauma leve.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF faz busca e apreensão no RN contra suspeito que ameaçou explodir bomba em nome da Al- Qaeda e matar ministro do STF

Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Mossoró, na Região Oeste do RN — Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (17), na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, um mandado de busca e apreensão contra uma pessoa que se autointitulava terrorista, ameaçou um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de morte e externou a intenção de explodir uma bomba em nome da Al-Qaeda.


O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 8ª Vara de Justiça Federal do Rio Grande do Norte.


A investigação da Polícia Federal é para apurar os crimes de ameaça e promoção ao terrorismo.


De acordo com a PF, o alvo do mandado judicial se autointitulava integrante da organização terrorista Al-Qaeda e ameaçou um ministro do STF através das redes sociais, onde também publicava xingamentos. O ministro em questão não teve o nome divulgado pela PF.



Além da ameaça ao ministro, a investigação apontou que ele tinha externado a intenção de explodir uma "grande bomba" em nome do Al-Qaeda.


A Polícia Federal informou que as investigações seguem em sigilo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de estupro é preso após mandar mensagem para vítima e dizer que delegacia da cidade 'é uma bosta'

Homem suspeito de estupro é preso após mandar mensagens para vítima e desafiar a Justiça no RN — Foto: Polícia Civil/Cedida

Um homem investigado pelo crime de estupro foi preso no Rio Grande do Norte após descumprir uma medida protetiva de urgência, mandar mensagens para vítimas e ainda debochar da polícia, dizendo que a delegacia da cidade "é uma bosta".


Policiais civis da 88ª Delegacia de Polícia Civil cumpriram nesta quarta-feira (16) um mandado de prisão preventiva contra o homem de 25 anos, em Touros, no Litoral Norte potiguar.


O crime teria acontecido há mais de um mês. Segundo os investigadores, apesar da expedição de uma medida protetiva de urgência, o suspeito importunou a vítima por meio de mensagens encaminhadas em uma rede social.



Além disso, por meio de conversas em um aplicativo, o investigado desafiou a justiça, dizendo que não encontrariam nenhum material ligado a ele, porque teria usado preservativo, e xingou os policiais civis da cidade.


"Ele entrava em contato com a mulher através da rede social e não satisfeito, dizia que o delegado e os agentes de polícia Touros não resolveriam nada sobre o caso. Ele foi capturado e encaminhado ao sistema penitenciário", disse o delegado Jaime Groff.


Sob custódia, o suspeito afirmou que não descumpriu a MPU. Segundo a delegacia, a investigação sobre o caso segue em andamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial penal do RN é investigado por envolvimento com facção criminosa

Policiais civis da Deicor, no Rio Grande do Norte — Foto: PCRN/Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte iniciou uma operação que investiga o suposto envolvimento de um policial penal do estado com uma organização criminosa.


Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, na última terça-feira (15), segundo confirmou a corporação.


A investigação é conduzida pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e está sob sigilo, segundo a polícia.


A operação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Sesap) e também do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.



Segundo a Seap as informações da operação são concentradas com a Deicor. O servidor, segundo a pasta, havia sido cedido ao governo do Ceará, voltou ao RN, mas desde 2021 foi cedido ao Gaeco. O Ministério Público informou que não vai se pronunciar sobre o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Monitor da Violência: RN tem queda de 7,5% no número de assassinatos no 1º semestre de 2023

Crime na Zona Oeste de Natal: investigação da Polícia Civil — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte registrou uma redução de 7,5% no número de assassinatos no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Monitor da Violência, do g1, divulgados nesta quinta-feira (17).


Além do Rio Grande do Norte, outras 15 federações registraram queda no número de assassinatos em comparação com o ano passado, tendo Amapá (-22,5%) e Paraíba (22,4%) as maiores reduções.


Foram, ao todo, registrados 481 assassinatos nos primeiros seis meses deste ano no estado contra 520 no mesmo período de 2022 - uma redução de 39 crimes.


Entre esses casos estão, por exemplo, o do homem morto a tiros de fuzil quando chegava para buscar o carro dele em um lava a jato na Zona Oeste de Natal, em junho; e da estudante de 21 anos assassinada com um tiro em um assalto no bairro Planalto, também na Zona Oeste de Natal, em fevereiro.



O mês de janeiro foi o que mais registrou assassinatos no estado, com 102 casos. Abril, com 67, foi o que teve menos nesse período de seis meses.


Foram contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:


homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)

latrocínios (roubos seguidos de morte)

lesões corporais seguidas de morte

A taxa de assassinatos por 100 mil habitantes ficou em 13,5%, o que representa a oitava maior do Brasil. Seis dessas, inclusive, são do Nordeste, sendo a mais alta de Pernambuco, com 17,8%.


No Brasil, a queda foi de 3,4% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Foram, ao todo, 19,7 mil assassinatos neste período.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moradores queimam pneus e interditam rua após idosa ser atingida por bala perdida em Natal

Protesto pneus queimados Quintas Natal/RN — Foto: Vanessa Camilo / Inter TV Cabugi

Manifestantes queimaram pneus e outros materiais e interditaram a rua Doutor Mário Negócio, no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, na tarde desta quinta-feira (17).


Segundo informação de populares, o protesto foi montado após uma idosa, de 96 anos, ter sido vítima de uma bala perdida no joelho, por volta das 16h desta quinta-feira, durante uma incursão da Polícia Militar na região. Ela estava dentro de casa no momento em que foi atingida.


“Eles só chegam assim, aí fizeram isso aí [queimar pneus] para tentar chamar atenção da imprensa”, afirmou Cláudio Nascimento, neto da idosa atingida.


Com o fogo nos pneus, localizado no cruzamento da Mário Negócio com a travessa Maria do Carmo Flor, o Corpo de Bombeiros foi acionado ao local para apagar as chamas.


Após negociação entre a Polícia Militar e os manifestantes, o fogo foi pela equipe de bombeiros por volta das 18h20.


Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que, em virtude da interdição nos dois sentidos da rua, as linhas de transporte público que passam no trecho sofrem atrasos. Pelo menos 10 tiveram seus itinerários alterados em razão da interdição da Mario Negócio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RN anula sentença que retirava direitos políticos de Rogério Marinho por contratação de funcionária fantasma na CMN

Rogério Marinho (PL-RN) — Foto: GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

A Justiça do Rio Grande do Norte acatou um recurso da defesa do senador pelo estado Rogério Marinho e anulou o trecho da sentença que condenava o parlamentar à perda dos direitos políticos e da função pública por um suposto esquema de contratação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal de Natal, quando era vereador.


Na decisão, o juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas tornou "sem efeito as sanções de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por 8 anos, multa civil e proibição de contratação com o Poder Público ou recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios".

Marinho havia sido condenado em junho deste ano, em primeira instância, à perda do mandato por um susposto esquema de contratação de funcionários fantasmas na CMN, que teria ocorrido entre os anos 2004 e 2007.



Quando ocupava o cargo de vereador, Marinho, segundo a Justiça, teria sido "padrinho" na contratação de uma médica que, segundo a sentença, nunca trabalhou na CMN, mas constava na folha salarial da Casa.


Na nova decisão, o juiz manteve a obrigação do ressarcimento ao erário de 100% da remuneração paga à servidora durante esse período.


A assessoria de comunicação do senador Rogério Marinho disse que o parlamentar ficou ciente da decisão, mas que não vai se pronunciar a respeito.


Na decisão, o juiz realça "que a presente demanda fora ajuizada em 19 de dezembro de 2014 e que o mandato de vereador do requerido Rogério Simonetti Marinho se encerrou no dia 31 de janeiro de 2007, termo a partir do qual deve ser iniciado o curso do prazo prescricional de 5 anos, que, a toda evidência, transcorreu".


Marinho havia sido condenado por atos de improbidade administrativa que causam lesão ao erário, diante de qualquer ação ou omissão que cause perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres da entidade.


Além dele, o atual vereador de Natal Bispo Francisco de Assis havia sido condenado pela contratação de funcionários fantasmas nesse período - a condenação dele foi mantida. Outros cinco ex-vereadores também foram condenados na sentença e os ex-vereadores Salatiel de Souza e Edivan Martins foram absolvidos no processo.



Esquema apontado na condenação

A sentença judicial afirmou que, o hoje senador, Rogério Marinho cometeu o ato de improbidade administrativa, causando dano ao erário, ao contratar, como servidora da CMN, uma médica, que trabalhou, segundo a sentença, para uma clínica particular na Cidade da Esperança, em Natal.


Segundo a sentença, Marinho "utilizou verbas da Casa Legislativa para custear o funcionamento da clínica particular na qual prestava atendimento médico gratuito aos seus eleitores".


Na ação é citado que médica disse que nunca trabalhou na Câmara e que prestou serviços à clínica entre 2004 e 2007. Já morando em Porto Alegre, ela descobriu "era paga uma remuneração em seu nome pela Câmara de Vereadores porque houve uma pendência na Receita Federal" na declaração do imposto de renda.


A médica informou ainda que um advogado a ligou para pedir para ela confirmar que era funcionária da CMN, mas ela se negou. A médica informou também que nunca teve contato com Rogério Marinho, mas apenas com uma parente e depois com uma administradora da clínica.


Segundo ela, o dinheiro era pago inicialmente em espécie na clínica e depois através do crédito em conta e que "no extrato não tinha a informação de que o crédito era feito pela Câmara de Vereadores". Para o trabalho na clínica, segundo ela, “não existia contrato de trabalho, mas um acordo". Ela disse que "acreditava que os depósitos feitos em sua conta seriam provenientes dos serviços prestados na clínica".



A Justiça concluiu que Marinho incluiu “de fachada”, a servidora e que ela "não tinha ciência do vínculo mantido com a Casa Legislativa e jamais chegou a exercer, regularmente, as atribuições dos cargos para os quais foi nomeada, o que evidencia a má-fé e o dolo que revestem a conduta do réu".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Irmãs se conhecem em audiência sobre pensão de pai morto em Natal; 'Marcaram encontro para festejar o momento', diz juíza

Sede do TRT-RN, em Natal — Foto: Divulgação

Uma audiência na 9ª Vara do Trabalho de Natal, nesta quinta-feira (17), sobre a pensão de um motorista de ônibus terminou com um encontro entre irmãs que não se conheciam - algumas sequer sabiam da existência umas das outras.


As seis filhas do trabalhador participaram da discussão da pauta e algumas delas eram de mães diferentes. Por isso, se encontraram pela primeira vez.


O encontro foi marcado pela paz entre as irmãs e a realização de se verem.


Andresa, a filha mais velha do motorista, disse que já havia procurado notícias de algumas irmãs, mas que nunca tinha tido sucesso.



“A gente tinha o desejo de encontrar e já tínhamos procurado, mas sem sucesso. Hoje foi o dia da gente se encontrar e se conhecer”, comemorou.

Para Vanessa da Silva Nascimento, de 24 anos, filha do segundo relacionamento do empregado, a audiência proporcionou a ela conhecer algumas irmãs que ela nem sabia que existiam.


Já Marlete Alves acredita num clima de união entre as irmãs. "Está tudo bem, somos unidos, a gente vai fazer uma coisa, combina uma com a outra”, disse.


A juíza do trabalho Lygia Godoy diz que a afinidade tida entre as irmãs na audiência vai gerar novos encontros.


“As irmãs, que até então não se conheciam, terão um novo encontro, agora na casa da avó, mãe do motorista falecido, para festejar esse momento”, completou.


O processo

O processo em pauta tratava de um pedido de consignação em pagamento, feito pela empresa de ônibus que atua no transporte público Natal, em virtude da morte do motorista.


A empresa apresentou esse pedido após determinação da Vara de Família de Parnamirim, que atendeu o pedido de uma ex-esposa e de uma herdeira menor do motorista, para que a empresa retivesse o pagamento da pensão por morte do empregado.



Durante uma audiência inicial, ela revelou também que o trabalhador possuía filhos de outros relacionamentos, todos maiores de 18 anos e uma outra filha, para a qual pagava uma pensão descontada em seu salário.


Diante dessa nova situação, a juíza agendou uma nova audiência de conciliação, a ser realizada com a presença de todos os supostos herdeiros do motorista falecido.


A equipe da 9ª Vara de Natal localizou e notificou os seis filhos e filhas do trabalhador que participaram de uma nova audiência, conduzida pela juíza do trabalho Lygia Godoy.


“Foi um encontro de muita emoção entre as irmãs de famílias diferentes, algumas até que não se conheciam e nós tivemos uma grata surpresa porque houve uma grande afinidade entre elas”, disse magistrada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde do RN anuncia abertura de 35 leitos para tentar esvaziar corredores do Hospital Walfredo Gurgel

Ambulâncias do Samu na frente do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal (Arquivo) — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou nesta quinta-feira (17) que deverá abrir 35 leitos em até dois meses como uma das medidas necessárias para reduzir a superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Na manhã desta quinta-feira (17), 19 pacientes estavam nos corredores da maior unidade hospitalar do estado, por falta de leitos.


A proposta de acordo foi apresentada dentro de um processo judicial de 1999 e aprovada pelo Ministério Público. Com isso, o acordo deve ser homologado pelo Poder Judiciário.


A previsão é de abertura de 20 leitos de ortopedia, a curto prazo, no Hospital Dioclécio Marques, em Parnamirim, na Grande Natal. A expectativa é de que isso possa ocorrer em até 15 dias.



A médio prazo, o estado ainda prevê a abertura de 15 leitos no quinto andar do Hospital Walfredo Gurgel, o que ainda depende de convocação de aproximadamente 50 profissionais concursados. A previsão do governo é de seriam necessários dois meses para abertura desses leitos.


Segundo a secretária de Saúde, Lyane Ramalho, a convocação dos concursados só poderá ocorrer com a homologação do acordo na Justiça, para não ferir o limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.


"A gente sai desta manhã com muita esperança inclusive de, nesses próximos dias, a gente estar numa outra situação aqui, de avançar para uma estabilidade, de termos corredores vazios, sabendo que esse é o maior hospital do estado e de vez em quando a gente vai ter ciclos de maior pressão aqui na porta do Walfredo Gurgel", disse a secretária.


Lyane Ramalho, ainda reforçou que municípios da região metropolitana precisam atender a demanda de pacientes ortopédicos de baixa complexidade, que têm sido atendidos pelo hospital, embora não façam parte do perfil de atendimento da unidade.



"A gente ainda precisa resolver o problema da barreira sanitária ortopédica, que é a instalação de serviços que possam atender pacientes que estão entrando aqui no Walfredo Gurgel e que não são perfil do Walfredo Gurgel", ressaltou.


De acordo com o diretor do hospital, Tadeu Alecar, as medidas anunciadas deverão contribuir para o esvaziamento dos corredores. O aumento de leitos significa também o aumento de cirurgias, segundo explica. Atualmente a unidade não teria condições de aumentar o número de cirurgias realizadas diariamente, porque não tem para onde mandar os pacientes operados.


"Ajuda muito, mas a gente sabe que a solução definitiva é com os municípios, principalmente Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, que precisam ficar com os pacientes da baixa complexidade em ortopedia, que é o que está superlotando nossos corredores e não é nosso perfil. Nosso perfil é AVC, politraumatizados e grandes queimados. Fraturas de braço, de perna, fraturas simples, têm sido 70% dos nossos atendimentos", disse o diretor.


A promotora Iara Pinheiro, do Ministério Público, considerou que o prazo apresentado pelo estado é razoável e foi favorável ao acordo.


"O prazo de até 60 dias é muito satisfatório, que atendeu às expectativas do Ministério Público como sendo uma resposta viável e possível para o enfrentamento real desse problema", considerou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com dívida previdenciária de R$ 45 milhões, prefeitura de Caicó teme bloqueio de contas

Sede da Prefeitura de Caicó, na região Seridó, Rio Grande do Norte — Foto: Sidney Silva

A Prefeitura de Caicó, no Seridó potiguar, está com uma dívida previdenciária de mais de R$ 45 milhões inscrita na dívida ativa da União e teme o bloqueio das contas do município. O assunto foi pauta de uma audiência pública realizada nesta semana na Câmara de Vereadores do município.


Segundo a atual gestão municipal, a dívida foi gerada a partir da suspensão do recolhimento da contribuição previdenciária dos servidores municipais na gestão anterior, no período de janeiro de 2018 a outubro de 2020.


O ex-prefeito confirma que houve compensação de valores, mas disse que a dívida atual foi causada porque a atual gestão não cumpriu prazos para defesa na Receita Federal e não levou a questão ao Judiciário.



Histórico

De acordo com os dados divulgados na audiência, durante a gestão anterior, uma empresa foi contratada pela prefeitura sem licitação com o objetivo de comprovar a existência de compensações previdenciárias, a partir de uma tese de erro na base de cálculo.


Na tese, a prefeitura supostamente teria pago um valor além do devido para a previdência, e o recolhimento que não foi feito entre 2018 e 2020 estaria coberto pelo valor pago anteriormente, que teria gerado um crédito.


De acordo com vereadores, o assunto já era motivo de alerta desde a Legislatura anterior, tanto pela forma de contratação da empresa, como pelo fato de a prefeitura ter deixado de pagar a previdência antes mesmo de receber a homologação da receita reconhecendo a existência das compensações.


A Receita Federal não aceitou o cálculo proposto pela empresa contratada pelo município e o valor inicial do débito, que era de R$ 27 milhões, aumentou para R$ 45,7 milhões, por causa das correções e multas previstas.


Parcelamento

A opção disponível para parcelamento da dívida prevê entrada de quase R$ 5 milhões e 59 parcelas de R$ 700 mil e é considerada inviável pela atual gestão, que agora aguarda um programa de refinanciamento de dívidas para renegociar o valor e evitar que as contas do município sejam bloqueadas.


"Não temos como parcelar um dívida de R$ 45 milhões. Isso é impossível com a atual situação financeira do município. Vamos pedir o adiamento dessa cobrança até que se espere um novo Refis", disse o prefeito Judas Tadeu (PSDB).


De acordo com o procurador-geral, João Braz, a Procuradoria do Município trabalha em peças jurídicas para responsabilizar os envolvidos no contrato, considerado por ele "desastroso".


Ex-prefeito

Procurado pelo g1, o ex-prefeito de Caicó, Robson de Araújo, conhecido como Batata, afirmou que a compensação realizada pelo município durante a sua gestão também foi realizada por outros municípios e que é comum a Receita não acatar a solicitação das prefeituras.


Ainda de acordo com ele, a Receita deu prazo para o município apresentar defesa no processo administrativo em 2021, mas a atual gestão teria perdido esse prazo. Além disso, a prefeitura deveria ter judicializado a questão ao ter a compensação negada pela Receita, defende. "Há decisão recente do Supremo dizendo que os municípios podem compensar", disse.



O ex-prefeito ainda questionou o fato de não ter sido convidado para participar da audiência pública da última terça-feira (15). Sobre o pagamento feito à empresa contratada na época, Batata disse que o contrato era de receita - ou seja - a empresa recebe de acordo com o valor que consegue compensar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vereadores no ES perdem mandatos por fraude à cota de gênero de partido

Almir de Souza Mendes e Welison Magno Leal Pires. Vereadores perderam mandatos em cidade do ES por fraude à cota de gênero. — Foto: Reprodução

Dois vereadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, foram condenados e perderam os mandatos após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) do dia 3 de agosto.


Welison Magno Leal Pires e Almir de Souza Mendes tiveram os votos conquistados nas eleições de 2020 anulados após a Justiça reconhecer que eles utilizaram uma candidata "laranja" para complementar a cota de gênero do partido.


Na decisão, o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama alega que para chegar à conclusão de que houve a fraude o tribunal se valeu de três premissas.



“...primeiro, que a sra. Jussara Souza Ferreira, candidata ao cargo de vereadora de Mimoso do Sul nas eleições de 2020, não recebeu voto algum; segundo, que a candidata movimentou quantia irrisória de dinheiro na sua campanha, de R$ 302; e, terceiro, que a candidata não praticou atos de campanha”, informou o documento.


A ação explicou que a cota de gênero impõe aos partidos políticos a reserva de candidaturas por sexo, na importância de um percentual mínimo e máximo, de 30% e 70%, respectivamente, para a disputa das eleições proporcionais.


Ainda na decisão, a então candidata Jussara Souza Ferreira se tornou inelegível pelos oito anos subsequentes à eleição de 2020. A ação judicial apontou que, pelas conversas em um aplicativo de mensagens da candidata, ela “não detinha nenhum interesse em concorrer ao pleito, não pediu votos, não realizou propaganda, tendo sido cooptada pelo partido para o cumprimento da ação afirmativa”.


Os vereadores já acataram a decisão e deixaram os cargos na Câmara de Vereadores. Na sessão ordinária do dia 15 de agosto, Welison Magno Leal Pires se despediu dos colegas do Legislativo.



Por telefone, Almir de Souza Mendes disse que, neste momento, não deve recorrer da decisão. Ele alegou que foi prejudicado por uma decisão do partido.


Também procurado, Welison Magno Leal Pires disse que seus advogados estão cuidando do assunto. Jussara Souza Ferreira não foi localizada pela reportagem.


Segundo o TRE, o juiz eleitoral deve marcar uma cerimônia para fazer a recontagem dos votos e indicar os novos vereadores que devem assumir o cargo. A data ainda não foi divulgada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quem são os 3 desaparecidos que estavam em helicóptero que sumiu na Amazônia

Helicóptero que sumiu na Amazônia — Foto: Marcos Vinicyus/JetPhotos

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou na tarde desta quinta-feira (17) os nomes das 3 pessoas que estavam no helicóptero que sumiu na Floresta Amazônica há mais de 24h.


São eles:


José Francisco Vieira, engenheiro da Funai

Josilei Gonçalves de Freitase, comandante Tenente Coronel

Gabriel, mecânico

A aeronave saiu do polo base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na região do Pará, nesta quarta-feira (16), e não chegou em Macapá , seu destino final.


A Funai disse em nota que o helicóptero pertence a empresa Sagres, contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará.



De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.


Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque — Foto: Facebook/Reprodução


O Parque Nacional é uma Unidade de Conservação brasileira de proteção da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído pelos municípios de Almeirim, Calçoene, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.


O helicóptero decolou do local por volta das 12h de quarta e deveria ter chegado à Macapá após duas horas de voo, por volta das 14h. No entanto desapareceu no meio do caminho.



De acordo com o comandante Pinon do Grupo Tático Aéreo (GTA), a área é de difícil acesso e pode ter contribuído para problemas técnicos durante o voo.


Simone Karipuna, chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá e Norte do Pará (Dsei) solicitou apoio ao Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscas à aeronave por voltas das 11h desta quinta-feira (17).


Segundo, a Funai, após serem acionadas, as autoridades competentes começaram as buscas na região.


Até a publicação desta reportagem, não havia nenhuma informação sobre a localização da aeronave e passageiros. As buscas continuam.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Faustão está internado no hospital Albert Einstein, em SP

Fausto Silva. — Foto: Reprodução/Globo

O apresentador Faustão, de 73 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, desde o dia 5 de agosto, para tratamento de compensação clínica de insuficiência cardíaca.


O hospital informou, em nota, que, neste momento, Fausto Silva "encontra-se estável e em cuidados intensivos".


Em junho deste ano, o apresentador deixou o comando de seu programa na Band, após um ano e meio. Segundo comunicado enviado pela assessoria da emissora, "em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre". Na atração, Faustão contava com o apoio em palco do filho João Guilherme e da apresentadora Anne Lottermann, que agora assumem o programa.


Faustão seguiu para a Band após saída da Globo, em 2021, depois de 32 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caso Éverson: suspeita de extorquir dinheiro de jogador é indiciada pela polícia; mulher disse que teve um caso com o atleta

A fotógrafa Fabiana Coelho de Sousa e o goleiro do Atlético-MG Éverson — Foto: Reprodução/TV Globo e Pedro Souza/Atlético-MG

A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou a fotógrafa Fabiana Coelho Sousa por perseguição e extorsão contra o goleiro do Atlético-MG, Éverson.


Em nota, a defesa de Fabiana Coelho Sousa informou que recebe "com surpresa e consternação a notícia do indiciamento", que não era esperado "devido à ausência de provas robustas". Levanta dúvidas, ainda, sobre a "imparcialidade do inquérito".


"A celeridade e o rigor com os quais os procedimentos foram conduzidos nos chamaram a atenção, [...], que raramente seguem esse ritmo acelerado. O modo como as informações foram divulgadas à mídia, a rápida manifestação do jogador e a apreensão acelerada de objetos evidenciam, a nosso ver, um tratamento diferenciado por parte de segmentos da Polícia Civil de Minas Gerais", diz trecho da nota da defesa da fotógrafa", diz a nota da defesa de Fabiana.


A nota da defesa ainda diz que Fabiana foi "alvo de ridicularização e descrédito" desde o início da investigação, um reflexo "de uma sociedade machista e preconceituosa".


A suspeita era de que ela chantageava o jogador, pedindo quantias em troca de manter em segredo o relacionamento extraconjugal que eles mantinham. Ela disse que acreditou em promessas de casamento feitas pelo atleta.

A Polícia Civil de Minas Gerais estava investigando o caso desde junho, quando policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dela, no bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, após determinação judicial de uma juíza de Lagoa Santa, na Região Metropolitana.


Na ocasião, a mulher negava os crimes. A Polícia Civil, entretanto, informou que, em um dos depoimentos, ela confessou o delito.


Completou, ainda, que havia prints de conversas por app de mensagens que mostram "certas ameaças e a exigência de valores" para que o relacionamento não fosse tornado público.


Segundo a Polícia Civil, o crime de perseguição tem pena prevista de seis meses a dois anos de reclusão e multa, e o de extorsão, pena de quatro a dez anos de reclusão e multa.


O g1 entrou em contato com a assessoria do jogador Éverson, que afirmou que ele não tem nada a declarar. Na última semana, o jogador foi questionado pelos jornalistas sobre o assunto e somente disse que "estava na mão dos advogados e que não comentaria nada".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Saiba se há alguma linha pré-pago irregular ativa no seu CPF

Consumidor deve ficar atento a golpes online no fim de ano — Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Criminosos podem utilizar o CPF de terceiros para criar números de telefones sem o consentimento do titular. Para saber se você está entre as vítimas, é possível fazer uma pesquisa no site Consulta Pré-Pago.


Nele, através do CPF, clientes podem saber se há alguma linha de telefonia ativa no seu nome. O serviço identifica somente contas pré-pagas com as operadoras Claro, Tim, Vivo, Algar e Sercomtel.


Caso haja alguma irregularidade, o consumidor deve contatar a prestadora correspondente e solicitar o cancelamento. Os números para contato estão disponíveis no site (veja os números no final do texto).


Ao g1, a Conexis Brasil, entidade que representa as maiores operadoras de telefonia do país, afirma que o site foi criado pelas empresas para “evitar a ocorrência de fraudes e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores".



Veja passo a passo a consulta:


Acesse cadastropre.com.br;

Clique em "Consultar";

Depois, digite seu CPF e clique em "Consultar".

Números das operadoras:


Algar: 1055

Claro: 1052

Sercomtel: 1051

Tim: 1056

Vivo: 1058


Fonte: g1

Leia Mais ››

WhatsApp agora permite enviar fotos em HD; veja como fazer

WhatsApp agora permite enviar fotos em HD — Foto: Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (17) que agora é possível enviar fotos com qualidade HD nas conversas. Até então, o aplicativo só permitia enviar uma versão mais leve dos arquivos, o que fazia eles chegarem com menos qualidade aos destinatários.


Para enviar uma imagem em alta definição pelo WhatsApp, basta escolher o arquivo e selecionar o botão "HD" na tela com os outros recursos de edição do aplicativo. Se o ícone estiver desativado, a foto será enviada no que o app chama de "qualidade padrão".


Segundo o WhatsApp, fotos com qualidade padrão costumam ter entre 1,5 MP e 4 MP (megapixels), enquanto as fotos em HD ficam entre 9 MP e 16 MP.



"As imagens em HD ainda serão um pouco compactadas para garantir que o envio e o recebimento ainda sejam rápidos", explicou o WhatsApp ao g1.

A plataforma usa um padrão de imagens conhecido como "JPEG progessivo", que permite fornecer vários níveis de qualidade para uma foto no mesmo envio.


"Isso significa que, se a pessoa para quem você está enviando estiver com uma conexão fraca ou limitada, ela ainda poderá baixar apenas a versão padrão de uma foto que você enviou em HD", diz o aplicativo.


O novo recurso será liberado aos poucos e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. O aplicativo também promete liberar em breve o envio de vídeos em HD.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CPI vai pedir à Justiça que hacker entre no programa de proteção à testemunha


O vice-presidente da CPI dos Atos Golpistas, senador Cid Gomes (PDT-CE), informou nesta quinta-feira (17) que a comissão vai pedir à Justiça que inclua o hacker Walter Delgatti em programa de proteção à testemunha.


"A Presidência interina gostaria de informar que o presidente já tinha determinado à assessoria da comissão que fizesse um ofício ao Ministério da Justiça, ao Ministério dos Direitos Humanos, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para solicitar a inclusão do depoente no programa de proteção a testemunhas e que houvesse uma preocupação com sua proteção", disse Cid Gomes, que preside a reunião da CPI.


Delgatti depôs nesta quinta à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga a depredação dos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro.


O hacker está preso desde o dia 2 de agosto por invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Ele foi convocado a comparecer à CPI após uma operação da Polícia Federal (PF), que também mirou a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). Os agentes da PF apuram a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, do CNJ.


Em depoimento à PF, o hacker afirmou que, num encontro com o então presidente Jair Bolsonaro, em 2022, foi questionado se seria possível fraudar o sistema das urnas eletrônicas.


O Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Provita) atende pessoas que foram testemunhas de crimes que "estejam coagidas ou expostas a grave ameaça em razão de colaborarem com a investigação".


As medidas aplicadas são, por exemplo, escolta e segurança na residência, transferência de residência, preservação da identidade, ajuda financeira mensal, entre outros.


Fonte: g1

Leia Mais ››