domingo, setembro 22, 2013

Empresário foi morto com mais de 15 tiros da tarde deste sábado em Ceará-Mirim/RN

Um crime no final da tarde deste sábado(21), por volta das 17h30 na avenida Luiz Varela em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal, chamou a atenção de muitos curiosos. 

Segundo informações dois homens encapuzados, em um carro de cor escura, assassinaram o empresário João de Múcio que no momento estava sentado em uma cadeira como de costume em frente ao estabelecimento. Os tiros fora disparados contra a vítima na região da cabeça e rosto.

A esposa do empresário que estava no andar de cima do prédio, ouviu os disse ter ouvido os disparo e aos tentar socorrer o esposo percebeu que o mesmo já estava sem vida. Muitos curiosos se aglomeraram em frente ao estabelecimento, local do crime. 

Reprodução Cidade News Itaú via Assis Silva
Leia Mais ››

Carro colide com poste e derruba transformador em Areia Preta

Por volta das 8 horas desta manhã com veículo desgovernado colidiu contra um poste que teve seu transformador derrubado na rua Fabrício Pedrosa em Areia Preta por trás do 'Farol Bar'. 

Não temos informações sobre possíveis vítimas e até há pouco parte do bairro seguia sem o fornecimento de energia elétrica.

Reprodução Cidade News Itaú via Via Certa
Leia Mais ››

Grave acidente na RN-118 envolve carro e moto

Por volta das 16 horas deste sábado (21/09) um acidente na RN 118, envolvendo uma caminhonete Hilux, de placas MYG 7271 de Macaíba e uma moto de placa MXN 4765 de São Rafael, por pouco não terminou em tragédia. 

De acordo com o motorista da Hilux, o ex-vereador de São Rafael, FRANCISCO VALENTIM DA SILVA, FRANCISQUINHO, ele se deslocava de Jucurutu com destino a São Rafael, tendo a companhia da sua esposa Edineide Clementino e um casal de amigos, quando ao entrar em uma curva, nas proximidades do sítio pocinhos, zona rural de São Rafael/RN, se deparou com uma moto na contra mão. Francisquinho, disse que para evitar uma colisão frontal saiu para o acostamento, mas o condutor da moto, identificado por ALEX BERNARDO, DE 37 ANOS, acabou se chocando com a lateral da caminhonete e caiu na pista de rolamento. 

Após a colisão lateral, Francisquinho perdeu o controle da direção, a caminhonete atravessou a pista e capotou várias vezes. Com o impacto da colisão, o motoqueiro Alex Bernardo teve fratura exposta em uma das pernas e várias escoriações pelo corpo, sendo socorrido para o hospital municipal Dr. Antônio Sobrinho em São Rafael, onde recebeu os primeiros socorros e foi transferido para Mossoró. 

Dos ocupantes da caminhonete, o condutor Francisco Valentim, sofreu uma pancada à altura do nariz e em uma das pernas, foi atendido no hospital de são Rafael e em seguida liberado. Os demais ocupantes sofreram pancadas em partes do corpo e também foram atendidos e liberados.



Reprodução Cidade News Itaú via PM São Rafael
Leia Mais ››

Líder estaria doente e teria provocado encalhe de baleias, diz biólogo

Baleias encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca (Foto: Carlos Júnior/VC no G1)
Biólogos que investigam as causas do encalhe coletivo de 30 baleias da espécie falsa-orca acreditam que o líder do grupo estaria doente, desorientado e, assim, teria provocado a ida dos demais até a praia de Upanema, no litoral Norte de Rio Grande do Norte. O encalhe coletivo foi registrado na manhã deste domingo (22) em Areia Branca, cidade a 327 quilômetros de Natal.
"Há duas hipóteses para o que aconteceu aqui em Upanema neste domingo. A primeira, mais forte, é que o líder do grupo estaria doente. Assim, ficou desorientado e levou o grupo até a praia de Upanema, que tem um banco d'água raso. A segunda é que o grupo estivesse atrás de um cardume e encalhou ao chegar à praia", falou o biólogo Flávio José Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).


Das 30 baleias que encalharam, sete morreram. As seis primeiras morreram ainda pela manhã. À tarde, uma que havia sido levada para o mar morreu após ser atacada por tubarões. O biólogo disse que já foi coletado material das baleias mortas. Esse material será levado para estudos na UERN.
Após a coleta, as baleias foram enterradas na praia de Upanema. Um trator da Prefeitura de Areia Branca foi usado para auxiliar nas escavações e no transporte dos animais.
Flávio Silva disse ainda que biólogos do projeto Cetáceos vão continuar monitorando as baleias nos próximos dias para evitar novos encalhes.
'Sem precedentes, diz especialista'
O biólogo Flávio Silva disse que não há registros de um encalhe coletivo nessas proporções no Brasil. "Há muitos encalhes de baleias no litoral brasileiro, mas não me recordo de algo nessa quantidade . Em 1991, 19 baleias encalharam em São Miguel do Gostoso, também no litoral potiguar. Mas um encalhe coletivo com 30 animais é a primeira vez que ouço falar no nosso país".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é assassinada na porta de casa no Bom Pastor

Além do assassinato de uma menina de 17 anos, nas Quintas, a polícia registrou também a morte de uma mulher de 34, na noite deste sábado (21), no bairro do Bom Pastor. Micarla Soares Ribeiro estava na porta de casa quando teria sido alvo de disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu na avenida Bom Pastor. De acordo com funcionários do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), Micarla estava na calçada de casa, onde ela costumava vender espetinhos, durante a noite.

A polícia ainda não sabe o que pode ter motivado o crime, inclusive, a reportagem do Portal BO tentou mais informações sobre esse crime, mas não há registro nem na Polícia Civil nem no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), apenas no ITEP consta os dados da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Briga entre jovens termina em assassinato na zona Norte de Natal

A polícia registrou um crime de homicídio, no final da manhã deste domingo (22), na Travessa La Paz, no Vale Dourado, zona Norte de Natal. Alysson Silva de Andrade, de 19 anos, foi morto a tiros, quando caminhava pela rua Francisco Aprígio, acompanhado de um primo, que conseguiu correr e se livrar dos disparos.

Alysson Silva teria se envolvido em uma briga e chegou a entrar em luta corporal com outro jovem. Durante essa confusão, o outro rapaz teria dito que ia matar Alysson. O primo da vítima contou que os dois não acreditaram que o suspeito seria capaz de concretizar a promessa.

No entanto, por volta das 12h, esse jovem teria passado por Alysson e o primo em uma moto Traxx e efetuado vários disparos. Em seguida, ele fugiu. A polícia já foi informada sobre quem seria esse jovem que brigou com Alysson e que teria praticado o homicídio.

Alysson Silva foi atingido na cabeça e no tórax e morreu em via pública. O corpo dele foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira.


Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Bandidos fazem arrastão em restaurante no bairro de Petrópolis

Quatro homens armados invadiram um restaurante, na rua Monsenhor Severiano, no bairro de Petrópolis, e fizeram um arrastão, na madrugada deste domingo (22), por volta de 0h40. Os bandidos levaram dinheiro e pertence dos clientes, bem como do estabelecimento comercial.

De acordo com o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), os quatro assaltantes chegaram ao restaurante divididos em duas motocicletas. Eles renderam o segurança que estava na frente e anunciaram o assalto quando aproximadamente 30 pessoas ainda estavam no estabelecimento.

Em seguida, apontado armas paras vítimas, os ladrões recolheram o dinheiro e objetos. A Polícia Militar foi acionada logo após o arrastão, porém, de acordo com relatos, teria demorado cerca de 30 minutos para chegar ao restaurante. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Adolescente de 17 anos é assassinada no bairro das Quintas

A adolescente de 17 anos Juliana Kelly Santos da Silva foi morta a tiros, na noite deste sábado (21), na rua Presidente Mascarenhas, no bairro das Quintas. Segundo informações repassadas por testemunhas, um grupo de pessoas estava na calçada de uma residência, quando dois homens em uma motocicleta chegaram ao local.

Ainda segundo relatos, o criminoso que estava na garupa da moto sacou uma arma e atirou várias vezes contra o grupo. As pessoas correram, mas Juliana foi atingida por três disparos, sendo na cabeça, tórax e na mão.

A adolescente não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas também contaram para a polícia que Juliana tinha envolvimento com torcidas organizadas e que também seria dependente química.

Na última sexta-feira (20), inclusive, a adolescente teria se envolvido em uma confusão, próximo ao local onde morreu, com dois homens, mas eles não foram identificados. Os peritos do ITEP encontraram um pó branco no bolso da vítima e nove cápsulas de pistola calibre 380 próximo ao corpo.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Fazendeiro é encontrado morto após ser levado de casa por bandidos

O fazendeiro José Gomes Neto, de 56 anos, foi encontrado morto na manhã deste domingo (22), após ter sido levado de dentro de casa, durante a madrugada, por homens que invadiram a residência dele se passando por policiais. A vítima morava em São José de Campestre e foi encontrada na zona rural de Senador Elói de Souza.

A polícia informou que uma quadrilha chegou até a casa de José Gomes, por volta de 1h, e pediu que o homem abrisse a porta, pois se tratava de policiais que estavam em operação. No entanto, logo que os homens encapuzados e fortemente armados entraram na residência, pegaram a vitima e levaram.

Em seguida, os familiares do fazendeiro começaram a procurar por ele e acionaram a polícia. O corpo, porém, só foi encontrado já durante a manhã. Ainda de acordo com a polícia, José Gomes foi assassinado com mais de dez disparos de arma de fogo, provavelmente de pistola calibre 380, pois foram encontrados projéteis desse calibre próximo ao corpo.

A polícia ainda não sabe precisar o que teria motivado o homicídio, no entanto, informações preliminares dão conta que uma disputa de terras poderia ser a causa da morte, tendo em vista que José Gomes era um fazendeiro com muitos negócios e terras naquela região.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Ossada do sanfoneiro desaparecido em João Dias foi localizada por um caçador

Após euxastiva procura pela familia que chegou a oferecer recompensa nas redes sociais para quem desse informações sobre o paradeiro do sanfoneiro foi encontrado por um caçador por volta de 4 horas da manhã de domingo (22) de Setembro de 2013, na Serra do Peba, no sitio Alivio no município de Almino Afonso uma ossada humana. O fato foi comunicado ao comandante do pelotão de polícia e uma viatura de Radio Patrulha foi para o local e acionou a família que reconheceu o que sobrou da roupa como sendo “Francisco Ivanildo Alves”, o sanfoneiro de 46 anos de idade, no município de João Dias há quase 3 meses. Uma equipe da Unidade Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, removeu a ossada para ser examinada na sede do órgão.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E MOTO EM MOSSORÓ

Um grave acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado no final da manhã de hoje (22) de setembro de 2013 no cruzamento da BR 304 com a RN 117 (estrada que vai para Governador Dix Sept Rosado) deixando gravemente ferido o frentista do posto Laser Daniel Henrique Pereira de Almeida 22 anos  residente no conjunto Santa Delmira em Mossoró,
De acordo com as informações colhidas no local do acidente a vítima estava vindo do Santa Delmira pela BR 304 para o posto Laser que fica em frente a base da Petróbras onde trabalha a bordo de sua moto HONDA de cor prata placa MYX 1196 Alexandria RN quando o veículo tipo CROSS FOX de cor vermelha placas MXM 3341 conduzido por Igor Moraes Mendes atravessou a BR onde aconteceu a colisão.
Após o acidente o condutor do CROSS FOX perdeu o controle do veículo descendo uma ribanceira que fica na lateral da pista,a PRF e a Polícia Militar estiveram no local dando apoio a ocorrência.
A vítima foi socorrida consciente por uma equipe do SAMU e conduzido para o Hospital Regional Tarcisio Maia





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Papa Francisco defende a participação da Igreja nas redes sociais

papa celularO papa Francisco disse neste sábado (21) que é importante “a atenção e presença da Igreja [Católica] no mundo da comunicação”, como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.

Durante a audiência de hoje aos participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Francisco destacou a importância da Igreja na comunicação, sem esquecer, contudo, que o importante é a mensagem e não a aquisição de sofisticadas tecnologias. “O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações”, disse o papa.

O pontífice ressaltou que a Igreja deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo “com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expetativas, as suas dúvidas e esperanças”. “Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pesquisadores identificam receptor causador do mal de Alzheimer

idososO acúmulo de placas da proteína beta-amiloide nos neurônios já foi identificado com uma das possíveis causas para o mal de Alzheimer. Mas um novo protagonista da doença parece estar surgindo. O receptor do sistema imunológico PirB, encontrado em camundongos, e o seu correspondente humano, o LilrB2, devem ocupar o papel de vilão.

Eles são responsáveis por deixar as placas beta-amiloides se instalarem nos neurônios, desencadeando a série de defeitos neuronais comuns da enfermidade. Sem esses receptores, a “porta” permanece fechada, e as células nervosas, imunes aos danos. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que sugerem o PirB e o LilrB2 como um novo alvo para terapias de combate à forma mais comum de demência neurodegenerativa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MOTOCICLISTA É MORTO EM MACAÍBA

Um motociclista por nome de Osivam Pereira Gomes, de 31 anos, foi assassinado a tiros por volta das 15h30min de hoje (20) no Distrito de Tapará, zona rural de Macaíba. De acordo com a Policia Militar a vítima trafegava em uma motocicleta acompanhado por um amigo que não teve a identidade revelada, quando foram surpreendidos por dois indivíduos armados, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a pessoa de Osivam que veio a óbito no local. O amigo da vítima conseguiu escapar ileso dos disparos. Conforme familiares, Osivam não tinha nenhum tipo de envolvimento com drogas e portanto, não entende tamanha crueldade.





Reprodução Cidade News Itaú via Connect TV
Leia Mais ››

Homens sequestram criança em Jardim de Piranhas e o libertam após pagamento de resgate

http://www.casernapapamike.com.br/wp-content/uploads/2013/01/seg_relampago1.jpgUma criança de 13 anos de idade foi sequestrada na noite deste sábado, (21), por volta das 20 horas, na zona rural da cidade de Jardim de Piranhas/RN. 

De acordo com informações apuradas pelo Blog, pelo menos três homens usando roupas escuras e capuzes na cabeça sequestraram o garoto quando ele se deslocava com um moto-taxista para o sítio do pai. A abordagem se deu nas imediações do sítio Riacho dos Bois. 

Os bandidos tomaram o celular do menino e disseram para o moto-taxista se dirigir ao encontro do pai e dizer do sequestro e que queriam R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para libertar o garoto. Quando o mototaxista contou sobre o crime, o pai ligou para o telefone do filho e os bandidos disseram o que queriam e como deveria ser entregue. O dinheiro foi levantado e encaminhado aos bandidos. O pai ainda chegou a falar com o menino. 

Os bandidos libertaram o refém no mesmo local e seguiram em fuga. O garoto, foi entregue aos pais e passa bem  Policiais do Grupo Tático Operacional de Jardim de Piranhas, realizaram diligências nas imediações, mas, não conseguiram identificar e prender ninguém. Os policiais foram avisados no momento do fato, mas, não foram ao local temendo pela vida da vítima.

Reprodução Cidade News Itaú via Sidney Silva
Leia Mais ››

Município de Campo Grande é contemplado com 12 poços comunitários que serão instalados na zona rural pelo Dnocs

"Bibi de Nenca" reuniu representantes rurais para discutir funcionamento dos poços Por meio de solicitação feita ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Prefeitura de Campo Grande conseguiu para os próximos dias a instalação de 12 poços comunitários na zona rural. A boa notícia foi dada pelo prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, "Bibi de Nenca" (PMDB).
Na semana passada, o prefeito reuniu em seu gabinete representantes das comunidades rurais que serão beneficiadas. Na oportunidade foram abordados diversos pontos referentes à instalação dos poços. 
Os poços comunitários são destinados a atender as famílias residentes nas localidades contempladas, cabendo aos moradores cuidar da sua manutenção e utilizar de forma racional, pensando sempre no coletivo.
Participaram desse encontro com os representantes das comunidades rurais, além do prefeito "Bibi de Nenca", o vice-prefeito Grimaldo Gondim e a secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino, a quem compete o acompanhamento dos serviços de instalação dos poços e os cuidados posteriores relacionados aos mesmos. 
De acordo com a secretária Irene Galdino, a meta prevista era a instalação de 17 poços, mas nesse momento serão instalados 12 poços pelo Dnocs, cada um com vazão mínima de 1000 litros de água por hora. Vale ressaltar que a água será bombeada por meio de chafariz. 
As comunidades beneficiadas com os poços nessa etapa, são: Lanchina I, Milagres I, Uberaba, Oiteiros, Alto Grande, Sitio Brasilia, Pitombeira I, Sitio Maravilha, Alto Alegre, Aroeira, Cruzeiro e São João. Beneficiando aproximadamente 160 famílias ao todo.
Falando aos presentes na reunião, o prefeito "Bibi de Nenca" disse que é meta de sua administração dotar o município de mecanismos que possam amenizar os efeitos da seca, principalmente na zona rural e que nesse sentido diversos projetos estão sendo concebidos para que a população não sofra tanto com os efeitos danosos da estiagem que tem castigado Campo Grande e os demais municípios da região e do Estado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pesquisa diz que arborizaçao poderia diminuir temperatura em até oito graus

Mossoroenses procuram sombra para se abrigar do forte calor - ArquivoEm Mossoró, é comum ver motociclistas embaixo de árvores enquanto esperam o semáforo abrir. Outra cena que faz parte do cotidiano mossoroense é ver as pessoas se refrescando com sorvetes, entre outros produtos. As altas temperaturas da cidade fazem com que os mossoroenses precisem achar alternativas para conseguir amenizar os efeitos do calor. Uma dessas alternativas é o plantio de árvores.
Pesquisa apresentada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indica que uma cidade arborizada pode ter uma diminuição de temperatura de até oito graus centígrados. Os estudos destacam a importância das árvores e sua manutenção em ambientes públicos para a qualidade de vida dos habitantes. Mossoró possui, desde 2006, um Plano Municipal de Arborização Urbana que contém diretrizes, ferramentas e instrumentos que norteiam o plantio.
"É notório que a área sombreada reduz o desconforto climático. Em Mossoró, especialmente, por ser um município do semiárido nordestino, é importante a valorização de áreas verdes. Dentro do Plano Municipal de Arborização Urbana são desenvolvidos quatro programas: arborização de ruas e avenidas, doação de mudas, arborização participativa e recomposição de mata ciliar", elenca Mairton França, subsecretário municipal da Gestão Ambiental.
Dentro do programa de arborização de ruas e avenidas são plantadas árvores em canteiros centrais, praças e implantação de outras áreas verdes. "É feito um planejamento anual do que precisa ser refeito e somente são plantadas em áreas em que podemos aguar, seja de forma manual ou por meio de carro-pipa", explica o subsecretário.
Já no projeto de doação de mudas, por ano, são doadas até três mudas de árvores frutíferas e medicinais por pessoa residente em Mossoró. O programa tem como objetivo o plantio de árvores em pomares e em quintais das casas. O projeto de arborização participativa é desenvolvido a partir de demandas de comunidades.
"São realizadas palestras nesses locais para promover a discussão sobre a melhor forma de plantio. A manutenção é feita pela própria comunidade. Esse projeto é desenvolvido em escolas, órgãos públicos, conselhos comunitários e até mesmo empresas", esclarece.
O programa de recomposição da mata ciliar depende de parcerias com outras instituições como Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) e universidades. "Esse projeto anda mais devagar em virtude dessa dependência. Com o Idema e MP já desenvolvemos o 'Margem Viva' com o plantio de mudas. Já com as universidades é feita até mesmo a produção de mudas", afirma Mairton França.

Subsecretaria tem meta de plantar 150 mil mudas até 2015

Desde a implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana já foram plantadas 135 mil mudas na cidade. A meta da Subsecretaria Municipal da Gestão Ambiental é chegar a 150 mil mudas até 2015.
"Claro que há um percentual de perdas dessas mudas por fatores sociais e ambientais. Dentre os sociais, destaco o vandalismo. Muitos passam e quebram ou danificam as árvores. Já entre as questões ambientais estão as próprias características locais como a falta de chuva que faz com que as sementes não germinem ou ainda depois de germinadas que elas sequem. Em Mossoró, o percentual de perdas está em 30%, o que pode ser considerado normal", apresenta o subsecretário.
Ainda segundo Mairton França, a Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) desenvolve uma pesquisa com relação à arborização da cidade. "Já existe mais área sombreada no município, o que acaba interferindo na temperatura local", destaca.
O subsecretário também detalha as mudanças das técnicas de poda como uma forma de preservação. "A poda hoje só é feita para permitir a acessibilidade e para que os galhos fiquem longe dos fios de alta tensão. Antes isso era feito por motivos estéticos", comenta.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pequenas empresas têm prioridade em licitações de até R$ 80 mil

As empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano devem ser priorizadas em qualquer processo licitatório para aquisição de bens e serviços na esfera pública - seja municipal, estadual ou federal - quando o montante do certame for no valor de até R$ 80 mil. Além disso, 25% do total orçado nas grandes licitações públicas devem ser reservados também para os pequenos negócios. As regras estão previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que já está em vigor 160 municípios do Rio Grande do Norte.
No Estado, faltam regulamentar essa legislação apenas as cidades de Coronel João Pessoa, Encanto, Lajes Pintadas, Jundiá, Passagem, Sítio Novo e Várzea. A Lei Geral também incentiva a política de microcrédito, mais acesso à inovação e tecnologia e criação da Sala do Empreendedor.
Os principais dispositivos previstos na Lei Geral que favorecem os pequenos negócios e, às vezes, são desconhecidos por parte dos proprietários de empresas de pequeno porte serão explicitados durante o Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais (Fomenta), com a palestra 'A Obrigatoriedade do Tratamento Diferenciado para Micro e Pequena Empresa nas Licitações Públicas. Durante o evento, a ser proferida pelo jurista mineiro Jair Santana.
O Fomenta 2013 visa estimular as negociações entre proprietários de pequenos negócios e instituções públicas de âmbito municipal, estadual e federal, que buscam fornecedores de produtos e serviços. O evento será realizado nos dias 25 e 26 deste mês, na Escola de Governo, que fica no Centro Administrativo. As inscrições já estão abertas,são gratuitas e podem ser feitas pelo 0800 570 0800. O Fomenta é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Sistema Fiern e Fecomércio.
Além da palestra de Jair Santana, outras conferências estão previstas na programação e abordam temas, como nota fiscal eletrônica, certificação digital, elaboração de edital de licitação e a visão do Tribunal de Contas da União quanto à aplicação da Lei Geral também entram nas discussões. Além disso, serão realizadas oficinas que explicam as regras para pregões eletrônico e presencial. Também serão apresentados programas e experiências exitosas nessa área em vários estados. A programação completa do evento poderá ser conferida no endereço http://portal2.rn.sebrae.com.br/fomenta/.

Rodada de Negócios objetiva promover 250 reuniões

No que se refere ao incentivo para geração de negócio, a programação do Fomenta 2013 contempla uma Rodada de Negócios Multissetorial, que deve promover cerca de 250 reuniões entre as empresas participantes e as instituições âncoras. Foram convidadas 24 instituições, como Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Codern, Fiern, Sistema S (Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi), Caern, Conab, Correios, Uern, UFRN, Petrobras, Potigas, Prefeitura do Natal e Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh).
O principal objetivo da Rodada de Negócios é aproximar essas instituições das micro e pequenas empresas que comercializam os mais diversos produtos e serviços, como locação de veículos, uniformes profissionais, material de escritório, material de informática, material de higiene, limpeza e descartáveis, fornecimento de refeições, organização de eventos, serviços de lavanderia, serviços de paisagismo, imunização e controle de pragas. Cada empresa poderá agendar até 12 encontros com as âncoras convidadas. Para participar, é preciso se inscrever no sítio www.rodada.com.br/.
Para as instituições, a Rodada de Negócios possibilita a identificação rápida de novos fornecedores e o estabelecimento de novas parcerias para melhor conhecimento do mercado. Uma das vantagens para as pequenas empresas participantes é o relacionamento direto com diretores e gerentes de compra das instituições públicas. O encontro também possibilita de contato com diversos potenciais compradores de seus produtos ou/serviços em um mesmo ambiente. Além disso, empreendedores tomam conhecimento do que é necessário para atender às exigências do mercado e divulgação de produtos e da marca da empresa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

05 Baleias encalharam e morreram na praia de Upanema em Areia Branca

Um chamado foi registrada na Central de Operações da Policia Militar de Mossoró, solicitando a presença do resgate da Policia Ambiental. Cerca de 30 Baleias estão circulando próximo ao Hotel na praia de Upanema em Areia Branca.

As 7 horas e 20 minutos recebemos uma mensagem, via Face, que existem 05 baleias encalhadas e já estão Mortas e as equipes já estariam trabalhando, tentando o resgate do animal "Mamífero".

A nossa equipe está se deslocando para o local

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Cobertura de restaurante desaba e deixa duas pessoas feridas em Natal/RN


Duas pessoas ficaram feridas após desabamento da cobertura de um restaurante localizado na Rua da Shellita, no Conjunto Potilândia, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. Duas funcionárias que não foram identificadas tiveram apenas ferimentos leves e foram levadas para o Hospital Walfredo Gurgel. 

De acordo com Ramilson Gomes, cozinheiro chefe do restaurante, o desabamento aconteceu por volta das 14h. segundo ele, o acidente só não foi mais grave porque no horário já tinham poucas pessoas no local. “Tivemos sorte que não foi na hora do almoço, horário em que o restaurante costuma estar bem cheio”, disse. 

Além dos feridos, o incidente deixou danos materiais e causou um grande susto aos funcionários e vizinhos. Uma garçonete que preferiu não se identificar disse que tomou um grande susto. “Estava sentada embaixo da cobertura. Só ouvi o barulho e saí correndo”, relatou ela.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Idosa supostamente cometeu suicídio pulando da ponte do inharé em Lajes Pintadas/RN


A Polícia Militar da cidade de Lajes Pintadas registrou um suicídio na madrugada deste sábado (21) no município localizado na região trairi do Rio Grande do Norte. 

Trata-se de Ivonilde Antero de Freitas ( mais conhecida como Cidinha de Ataide), 68 anos, natural de Lajes Pintadas, que residia na rua Elias Borges.

Segundo informações colhidas por populares a senhora Ivonilde pegou o alternativo que faz a linha Lajes Pintadas Natal e desceu próximo a ponte do Inharé onde possivelmente se jogou,.

O corpo foi encontrado pelo próprio filho que estava a procura a mais de 4 horas. O corpo permaneceu  no Local  aguardando o instituto técnico e científico de policia (ITEP).

Reprodução Cidade News Itaú via Mais FM
Leia Mais ››

Mulher é esfaqueada em bar na zona leste de Caicó

A bruxa realmente está solta na cidade de Caicó nessa noite. Nosso portal de notícias foi informado por um leitor que havia uma mulher sendo levada ao H.R.S com pelo menos quatros cutiladas de faca peixeira em várias regiões do corpo, fato esse ocorrido em um bar na zona leste de caicó, bairro Nova Descoberta, informação que foi checada perante o hospital.

Saionara Coleho da Silva, 36 anos, residente na rua Antônio Vieira, bairro Nova descoberta, chegou ao H.R.S com visíveis sangramentos na perna esquerda e região do tórax, sendo logo encaminhada à triagem daquela unidade de saúde, onde foi avaliada por uma equipe médica. O anestesista Dr. Sérgio, já está no H.R.S para caso haja necessidade de cirurgia na paciente.

Em conversa com o blog, a vítima disse que foi agredida por um ex-companheiro que não admite a separação, inclusive revelou o nome do acusado, Cládio Santos, conhecido pelo apelido de "Galeguinho de João Buraco", que desferiu quatro cutiladas de faca peixeira em Saionara. A mesma admitiu ter passado o dia em uma bebedeira num bar no bairro onde mora.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Garibaldi Alves exonera assessor suspeito de atuar em quadrilha

A assessoria do Ministério da Previdência Social informou neste sábado (21) que o ministro Garibaldi Alves Filho determinou a exoneração do assessor Gustavo Alberto Soares Filho, suspeito de envolvimento com duas organizações criminosas acusadas pela Polícia Federal (PF) de lavagem de dinheiro e má gestão de fundos de pensão de servidores municipais. Segundo o ministério, Soares Filho ocupava a função de coordenador da Diretoria do Departamento dos Serviços de Previdência no Serviço Público.
As duas quadrilhas foram desbaratadas na última quinta (19) pela Operação Miquéias, da PF. Na ocasião, 20 pessoas foram presas no Distrito Federal (DF), no Rio de Janeiro e em Goiás. De acordo com a PF, dois dos presos são delegados da Polícia Civil do DF e dois são agentes.

A PF descobriu que a organização aliciava prefeitos e gestores de Regimes Próprios de Previdência Social para que eles aplicassem recursos das respectivas entidades previdenciárias em fundos de investimentos com papéis geridos pela quadrilha.
Os recursos eram aplicados em investimentos sem procedência e eram desviados para a conta dos envolvidos, incluindo prefeitos e gestores, segundo a polícia.

O Ministério da Previdência afirmou que a exoneração de Soares Filho será publicada na edição desta segunda-feira (23) do Diário Oficial da União. A pasta foi informada informalmente sobre a suposta participação do agora ex-assessor por delegados da PF, na noite desta sexta (20).
De acordo com os assessores de Garibaldi, o ministro ordenou imediatamente que o funcionário fosse afastado do cargo. Essa é a segunda demissão de integrantes do governo federal em razão de suspeitas de participação no esquema criminoso. Na última sexta, um assessor da Secretaria de Relações Institucionais também foi exonerado por conta das investigações da PF.
Apesar de atuar na Previdência Social, Soares Filho é auditor de carreira da Receita Federal. A exoneração determinada por Garibaldi se limita à função que ele ocupava no ministério. Em sua conta pessoal no microblog Twitter, o ministro ressaltou que a pasta só irá instaurar um processo administrativo para apurar a conduta do ex-assessor, que poderá culminar na sua demissão definitiva do serviço público, no momento em que a PF comunicar formalmente o envolvimento de Soares no esquema.
Reportagem publicada neste sábado pelo estadão.com.br revelou que relatório da Operação Miquéias apontou que Soares Filho mantinha contatos com a organização investigada e frequentava uma das empresas apontadas no esquema, a Invista Investimentos Inteligentes.
O coordenador da Previdência, segundo os documentos obtidos pelo site, teria sido fotografado numa dessas visitas, em outubro do ano passado. A publicação afirma que a Polícia Federal já pediu a prisão temporária do Gustavo Soares.
Relações Institucionais
Nesta sexta, a Secretaria de Relações Institucionais também anunciou a exoneração de um funcionário da pasta suspeito de envolvimento com as duas organizações criminosas que atuavam no setor de previdência. O ex-assessor Idaílson José Vilas Boas Macedo é suspeito de ser lobista do esquema, tendo feito negociações dentro do Palácio do Planalto. Ele intermediaria negociações entre aliciadores do esquema e prefeitos.
O envolvimento de Idaílson com a quadrilha também foi revelado por reportagem do site do jornal "O Estado de S. Paulo".

Carros de luxo apreendidos chegaram escoltados à Polícia Federal, em Brasília. A PF deflagrou a operação Miqueias, que cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em 9 UFs para desarticular ação de lavagem de dinheiro e má gestão de recursos públicos. (Foto: Elza Fiúza/ABr)Carros de luxo apreendidos chegaram escoltados
à Polícia Federal, em Brasília. (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Miqueias
A operação, deflagrada na manhã desta quinta (19), prendeu 20 pessoas e realizou 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais e São Paulo.
Os presos devem responder por gestão fraudulenta, operação desautorizada no mercado de valores mobiliários, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica.
Entre os bens do grupo, a PF apreendeu 18 veículos (sendo 10 de luxo), 1 moto e 1 lancha avaliada em R$ 5 milhões.
Nos 18 meses de investigação, a polícia estima que foram sacados mais de R$ 300 milhões das contas de 30 empresas de fachada usadas para movimentar os recusos desviados e lavar o dinheiro, numa tentativa de ocultar a origem ilegal.

Lancha apreendida pela Polícia Federal no lago Paranoá, em Brasília, durante a Operação Miquéias (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Morte na Unicamp teria sido causada em briga por mulher, aponta guarda


A morte a facadas do estudante de controle e automação Denis Papa Casagrande, de 21 anos, durante uma festa no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na madrugada deste sábado (21), teria sido causada por uma briga ocasionada por ciúmes de mulher, segundo a Guarda Municipal.

"A priori [a briga ocorreu] por causa de ciúmes de mulher. Um teria mexido com a mulher do outro e assim surgiu o conflito", disse o guarda Nilson Jesus da Silva. Segundo ele, testemunhas apontaram dois suspeitos como coautores do assassinato, que foram detidos pelos presentes na festa.

"Por medida de segurança, uma das partes estava também com ferimento, provavelmente de arma branca e, com medo de linchamento, recolhemos os dois para a viatura e encaminhamos para o pronto-atendimento da Unicamp", relatou Silva. De acordo com informações do boletim de ocorrência houve uma "briga generalizada entre diversas pessoas".

Ainda segundo informações do boletim, Anderson Marcelino Ferreira Mamede, de 20 anos, também sofreu um ferimento, feito com faca, na perna. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas e a corporação apura o caso.
O caso
A briga ocorreu por volta das 3h30 da madrugada na praça do Ciclo Básico da universidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado às 3h35 para socorrer uma vítima de espancamento e com ferimentos à faca no local. Denis Casagrande foi atendido e encaminhado para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos.
A vítima morava em uma república próxima à universidade. O corpo de Denis Papa Casagrande será sepultado às 11h deste domingo (11) no Cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP), cidade onde mora a família dele, que esteve no 1º Distrito Policial de Campinas, mas preferiu não gravar entrevista.

Universitário de 20 anos morre após ser esfaqueado durante festa na Unicamp, em Campinas  (Foto: Reprodução / Facebook)Em resposta à carta divulgada pela Unicamp, a assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que a Unicamp é uma área estadual e que não cabe ao órgão atuar dentro do campus da universidade. Já a Polícia Militar afirmou que não foi localizada nenhuma solicitação da Unicamp para comparecer ao local e que a corporação não tinha conhecimento sobre a festa.
Em nota, a Unicamp lamentou o ocorrido, afirmou que a festa não era autorizada e que vai apurar o caso. Confira o comunicado da universidade na íntegra:
A propósito do incidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), durante uma festa não autorizada no campus, a Unicamp esclarece o seguinte:

1. A Unicamp lamenta profundamente a perda do estudante Denis Papa Casagrande, aluno do curso de Engenharia e Controle de Automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, e se solidariza com sua família.

2. A Unicamp tomará providências administrativas para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela festa realizada sem autorização da instituição bem como a participação de pessoas estranhas à comunidade acadêmica.

3. Consta dos registros da Vigilância Interna da Unicamp que, por volta das 23 horas de sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem.

4. Consta, ainda, que às 23h05, a Vigilância Interna solicitou apoio à Polícia Militar (PM) e, às 23h10, à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), mas ambas as solicitações não foram atendidas, apesar da insistência da Vigilância Interna.

5. O lamentável incidente do qual o estudante foi vítima ocorreu por volta das 04h00, em decorrência de uma briga entre os participantes da festa. Importante destacar que, em 2009, o Conselho Universitário aprovou deliberação determinando que a realização de festas no campus está sujeita a autorização prévia. O texto também deixa explicito que o descumprimento das normas sujeitará os responsáveis à aplicação de penalidades disciplinares, nos termos dos Estatutos e do Regimento Geral da Unicamp.

Assessoria de Imprensa
Campinas, 21 de setembro de 2013

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

BBom desvia R$ 8,6 mi para empresa 'laranja' e valor é bloqueado, diz MPF

BBom diz que vai recorrer e afirma que rastreadores são homologados (Foto: Divulgação)Investigada por suspeita de pirâmide financeira, a empresa BBom foi alvo de uma nova medida judicial. De acordo o Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), a companhia tentou desviar dinheiro para outra companhia “laranja”, mas a ação foi impedida por uma liminar da Justiça.
O esquema, segundo o MPF, teria sido idealizado e executado pela diretoria administrativa da Embrasystem, detentora do nome fantasia BBom. A empresa “laranja” foi batizada como Webcard Administradora de Cartões Ltda. e transferiu R$ 8,6 milhões para outra companhia, lícita, que emitiria e administraria os pré-pagos “Cartões BBom”. Estes seriam destinados a associados do grupo para o recebimento de rendimentos obtidos com a adesão de novos integrantes.
Ao descobrir a transferência, o MPF entrou com um pedido de liminar para que o dinheiro fosse bloqueado. O juiz federal Juliano Taveira Bernardes aceitou a medida no último dia 10. Com isso, os R$ 8,6 milhões foram depositados em uma conta judicial e somam-se aos outros bens da empresa que estão congelados.
O G1 entrou em contato com a assesoria de imprensa da BBom, mas não obteve parecer sobre a nova denúncia do MPF até a publicação desta reportagem.
Essa é a segunda vez que a BBom é acusada de usar um “laranja” para tentar movimentar os bens. Em julho passado a empresa tentou sacar cerca de R$ 2,5 milhões, segundo o MPF. De acordo com o órgão, o valor foi transferido para a conta bancária de Cristina Dutra Bispo, esposa do diretor de marketing da companhia, Ednaldo Alves Bispo. No entanto, uma ação judicial impediu o saque.
Na ocasião, a BBom explicou ao G1 que o executivo Ednaldo Alves Bispo e sua esposa trabalham para a empresa e “têm remuneração definida sob a forma de contrato de prestação de serviços, com firma reconhecida desde o início das atividades”. Em relação ao valor depositado na conta da mulher, a empresa garante que o dinheiro “pertence ao casal, que possui conta corrente conjunta”.
Bloqueio de bens
O MPF também informou que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou, no último dia 29 de agosto, um pedido de liminar feito pela BBom para suspender o bloqueio de bens, decretado em julho passado, envolvendo R$ 300 milhões e veículos de luxo.
A BBom é investigada por uma força-tarefa, que realiza uma varredura em todo o país contra a prática de pirâmide financeira, que é ilegal. Em Goiás, os Ministérios Público Federal e Estadual suspeitam que a companhia não tenha todos os rastreadores oferecidos aos associados.

Na investigação, os procuradores da República Helio Telho e Mariane Guimarães pediram a condenação do grupo por formação de pirâmide financeira e captação irregular de poupança popular. Além disso, quer a dissolução jurídica da empresa e a reparação de danos causados aos consumidores, com futuras indenizações.
Os pedidos de bloqueio de bens e suspensão das atividades foram acatados pela juíza federal substituta da 4ª Vara Federal de Goiânia, Luciana Laurenti Gheller, no dia 10 de julho. Desde então, estão bloqueados R$ 300 milhões em contas bancárias do grupo, além de cerca de 100 veículos, incluindo motos e carros de luxo como Ferrari e Lamborghinis.

Em uma segunda liminar, no dia 17 de julho, a juíza determinou a "imediata suspensão" das atividades desenvolvidas pela BBom, e proíbe o cadastro de novos associados bem como a captação de recursos financeiros junto aos associados que já integram a rede.
No último dia 28, a Embrasystem foi alvo de outra medida judicial. Desta vez, o pedido da Procuradoria da República foi aceito pela Justiça Federal de São Paulo, que determinou o sequestro de 49 veículos, entre eles 26 carros de luxo, e o bloqueio de R$ 479 milhões em contas bancárias de dirigentes. A decisão foi do juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ª Vara Criminal Federal paulista, que destacou que os agentes da Polícia Federal estavam com dificuldade para recolher os veículos.
Pirâmide
Segundo a Justiça, os integrantes da BBom são remunerados pela indicação de novos participantes no negócio, sem levar em consideração a quantia gerada pela venda dos produtos. Isso caracteriza o esquema de pirâmide financeira.

Os interessados se associavam mediante o pagamento de uma taxa de cadastro, no valor de R$ 60, mais uma taxa de adesão, que variava de R$ 600 a R$ 3 mil, de acordo com o plano escolhido. Depois disso, a pessoa era obrigada a atrair novos associados e pagar uma taxa mensal no valor de R$ 79,90, pelo prazo de 36 meses. Quanto maior o número de novos integrantes, maior seria a premiação ou bonificação que seria oferecida pela empresa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pelo menos 65 morrem em ataque a reduto xiita em Bagdá

Atentado triplo com bomba deixa ao menos 65 mortos em Sadr City, reduto xiita de Bagdá, no IraquePelo menos 65 pessoas foram mortas em um atentado triplo com bomba que tinha como alvo uma tenda cheia de pessoas em luto em Sadr City, reduto xiita de Bagdá, neste sábado, disseram fontes policiais e médicas.

Um carro-bomba explodiu perto da tenda onde um funeral estava sendo realizado, um suicida dirigindo um carro detonou sua bomba e uma terceira explosão ocorreu em seguida, enquanto policiais, ambulâncias e bombeiros se reuniam no local, disse a polícia.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque, no qual pelo menos outras 120 pessoas ficaram feridas, disseram fontes médicas.

"Multidões de pessoas estavam visitando a tenda para oferecer suas condolências quando de repente ocorreu uma explosão poderosa... Me jogou para o chão", disse Basim Raheem, de 35 anos.

"Quando eu tentei me levantar, uma segunda explosão aconteceu. Minhas roupas estavam cobertas de sangue e carne humana. Pensei que estava ferido, mas depois descobri que estava deitado em uma poça de sangue dos outros", acrescentou.

Um repórter da Reuters disse que, desesperados, os sobreviventes atacaram policiais e bombeiros que tentavam movê-los para longe da cena. Poças de sangue cercavam a tenda.

Em um incidente separado, pelo menos oito pessoas morreram quando um carro-bomba explodiu em uma rua movimentada no distrito predominantemente xiita de Ur, no norte de Bagdá, disse a polícia.

O delicado equilíbrio sectário no Iraque está sob crescente pressão desde o início da guerra civil na vizinha Síria, onde rebeldes muçulmanos principalmente sunitas lutam para derrubar um líder apoiado pelo Irã xiita.

Ambos sunitas e xiitas foram para a Síria a partir do Iraque para lutar em lados opostos do conflito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Lídia era amante do pai de Nicole em "Amor à Vida"

Filha da governanta Lídia (Angela Rebello ) com o pai de Nicole (Marina Ruy Barbosa ), a jovem Natasha (Sophia Abrahão ) terá duas missões ao chegar ao Brasil, na novela "Amor à Vida": reivindicar sua parte da herança (já que o pai morreu antes de incluí-la no testamento) e vingar a morte da meia-irmã, enganada pelo noivo, Thales (Ricardo Tozzi ).

Antes de saber que é herdeira de uma fortuna, Natasha conhecerá, ainda nos EUA, onde cresceu, o médico Rogério (Daniel Rocha ), por quem se apaixonará. Os dois virão juntos ao Brasil e somente aqui ela vai descobrir que tem uma mãe. A entrada da personagem na novela deve ocorrer no capítulo do dia 2 de outubro.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após virar fantasma, Marina Ruy Barbosa deixa de vez "Amor à Vida"

Marina Ruy Barbosa, 18, vai deixar de vez a novela "Amor à Vida" (Globo).

A personagem dela, Nicole, descobriu um câncer e acabou morrendo, mas ainda aparecia como um fantasma.

Agora, a riquinha vai descansar em paz após se despedir de Thales (Ricardo Tozzi).

A Globo chegou a pensar em trazer Marina de volta à novela como uma irmã bastarda de sua personagem.

O papel, no entanto, acabou ficando para Sophia Abrahão.

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha deste sábado (21).

Vale lembrar que Marina Ruy Barbosa teria se negado a cortar os cabelos para a personagem, o que obrigou o autor a mudar sua trama.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flu reage, empata com Coritiba e completa 6 jogos sem perder no BR

Fluminense1x1Coritiba

Após sair atrás no placar no Maracanã, o Fluminense reagiu e conseguiu empatar por 1 a 1 o confronto com o Coritiba, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste sábado. Com o resultado, o Tricolor completou a sexta partida consecutiva sem derrotas na competição. Gum marcou o gol carioca na partida, enquanto Lincoln balançou a rede para os paranaenses.

O resultado, no entanto, não foi dos melhores para o Fluminense. O Tricolor tinha a chance de terminar a rodada até mesmo na sexta posição caso vencesse o Coritiba. Sem o triunfo, o time carioca se mantém no meio da tabela, ainda próximo da zona de rebaixamento e distante dos primeiros colocados.

O Fluminense começou o duelo com razoável superioridade no Maracanã. Apoiado por sua torcida, o Tricolor dominava a posse de bola e as ações ofensivas do confronto, enquanto o Coritiba apostava numa postura mais defensiva. O time paranaense, por muitas vezes, se posicionava com 11 homens atrás do círculo central.

O Coritiba, no entanto, não abdicava de buscar seu gol. O goleiro Diego Cavalieri viu Vitor Júnior acertar seu travessão em cobrança de falta aos 15min. A reposição de bola no tiro de meta foi, inclusive, a primeira vez que o arqueiro tricolor pegou na bola durante o confronto.

Mesmo com a maior presença no campo de ataque, faltava objetividade ao Tricolor. A falta de eficiência ofensiva teria sérios efeitos colaterais: aos 31min, em contragolpe, Escudero cruzou na medida da esquerda para Lincoln cabecear sem defesa para Diego Cavalieri.

A desvantagem no placar mudou substancialmente a situação do Fluminense na partida. Antes apoiado pela torcida que comparecia em bom número ao Maracanã, o time passou a sofrer com vaias e pressão das arquibancadas. O clima tenso fez com que a equipe passasse a errar mais passes e tivesse ainda mais dificuldade de armar jogadas.

Do outro lado, o Coritiba passou a ter mais a posse da bola, aproveitando a dificuldade do Fluminense de mantê-la em seus pés. Após uma tabela pela direita, Robinho chegou à entrada da área tricolor e bateu cruzado com força para Cavalieri espalmar na base do reflexo aos 42min. O lance foi o último de maior emoção antes do intervalo.

Sem ter dado um chute sequer a gol na primeira etapa, o Fluminense teve duas substituições operadas por Vanderlei Luxemburgo para o segundo tempo. Ronan entrou no lugar de Carlinhos, enquanto o apoiador Biro-Biro ocupou a vaga do volante Diguinho. A última opção foi claramente uma tentativa de deixar a equipe mais ofensiva em busca da virada.

A alteração daria resultado rapidamente. Logo na primeira finalização do Fluminense em toda a partida, o zagueiro Gum recebeu um cruzamento na pequena área de Biro-Biro e chutou sem marcação para empatar o placar no Maracanã aos 5min.

A igualdade no marcador mudou a partida. Oito minutos após o gol de Gum, foi a vez de Wagner experimentar de longa distância da esquerda e acertar o travessão do goleiro Vanderlei, levantando a torcida presente ao Maracanã. Pouco depois, Bruno acertou uma pancada da direita e balançou a rede pelo lado de fora em chute muito perigoso.

A pressão, no entanto, não criaria muitos frutos. O Fluminense até chegava com mais força que no primeiro tempo, mas falhava nas conclusões. O Coritiba, por sua vez, se limitava a defender a própria meta e tentar contragolpes em velocidade. Não foi o suficiente para evitar a igualdade no placar no apito final.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››