segunda-feira, maio 03, 2021

Delegacia Virtual soma mais de 23 mil registros em 4 meses no RN; saiba em que casos usar

Disponível desde o final de 2020, a nova Delegacia Virtual (Devir) da Polícia Civil - que permite o realização de boletins de ocorrência pela internet 24 horas por dia - teve mais de 23 mil registros, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública nesta segunda-feira (3).



Delegacia Virtual funciona 24 horas por dia — Foto: Sesed/Divulgação


De acordo com a pasta, no período entre 21 de dezembro de 2020 e 22 de abril de 2021, foram analisados 23.128 boletins, sendo 21.536 aprovados.


Do total, o tipo de ocorrência que apresentou maior índice foi de perda e extravio de documento, com 10.416 boletins registrados, o que representa mais de 45% do número total de registros no site.


Em seguida, as ocorrências de estelionato, furto, roubo e acidente de trânsito sem vítima tiveram os maiores números.


Como funciona

A delegacia virtual possibilita a comunicação de ocorrências de "menor potencial ofensivo" como:


Perda ou extravio de documento ou objeto

furtos

roubos

ameaça

estelionato

calúnia

injúria

difamação

acidente de trânsito sem vítima

dano

vias de fato

pertubação do sossego

desaparecimento de pessoa

constrangimento ilegal

maus-tratos contra animais

Para acessar a Delegacia Virtual e fazer o registro de um Boletim de Ocorrência pela internet, o usuário pode acessar o sistema pela aba no site da Polícia Civil.


Após selecionar o estado, o usuário é direcionado para uma área onde recebe orientações e posteriormente escolhe o tipo de registro que deseja fazer.


Modernização

A utilização da Delegacia Virtual, desenvolvida pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), faz parte do projeto de modernização dos processos de segurança pública. A ferramenta foi implantada em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), segundo a Sesed.


“A Devir vem possibilitar um aumento considerável no acesso do cidadão ao registro policial, sem falar que nos permitirá reduzir consideravelmente a subnotificação de ocorrências diversas, o que poderá impactar diretamente nos números estatísticos do estado e termos dados mais precisos da realidade pra melhor planejar a política de segurança pública do RN", afirmou o secretário executivo do Comitê Gestor do Sinesp no RN, Francisco Reginário.


Para a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva Gomes, a Delegacia Virtual é uma ferramenta que “facilita e amplia o atendimento à população, principalmente neste momento de pandemia, permitindo que a pessoa registro o seu boletim de ocorrência em casa e evitando aglomerações na delegacia. Além disso, ela dá mais agilidade às equipes de investigação, que receberão a comunicação da ocorrência em um tempo mais rápido, otimizando o atendimento e o uso do efetivo policial”.


Delegacia Virtual pode ser acessada pelo celular. — Foto: Sesed-RN/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ambulância que transportava paciente de 87 anos capota e três pessoas ficam gravemente feridas na BR-101

Uma ambulância capotou na BR-101, em Extremoz, na manhã desta segunda (3) e deixou três pessoas gravemente feridas.


Falha ao fazer o upload do arquivo "image.png". TransportError: There was an error during the transport or processing of this request. Error code = 103, Path = /_/BloggerUi/data/batchexecute
Ambulância capota na BR-101 com paciente de 87 anos e deixa três pessoas gravemente feridas — Foto: Redes Sociais


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a ambulância vinha de Macau com destino ao Hospital Onofre Lopes com 5 ocupantes: o condutor, uma médica, um enfermeiro, uma paciente de 87 anos que ia fazer um cateterismo e a filha da idosa.


O enfermeiro, a paciente idosa e a filha dela ficaram feridos em estado grave e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


De acordo com o relato do condutor, a ambulância foi fechada por um carro e acabou saindo da pista. Por causa de uma cratera na marginal, a ambulância capotou.


O acidente aconteceu por volta das 8h20 no KM 75.


Falha ao fazer o upload do arquivo "image.png". TransportError: There was an error during the transport or processing of this request. Error code = 103, Path = /_/BloggerUi/data/batchexecute
Ambulância capotou próximo ao trevo de Extremoz — Foto: PRF/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN tem 225.609 casos confirmados e 5.525 mortes por Covid-19

 O Rio Grande do Norte registrou 225.609 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença vitimou 5.525 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (3). Outros 1.113 óbitos estão sob investigação.


Em relação ao boletim de sexta-feira (30), o último divulgado pela Sesap, são 65 mortes a mais.


Atualmente, 838 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 604 na rede pública e 232 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 343 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 79,6% na rede pública; com 126 internados, a rede privada tem 82,3% de ocupação.


O RN contabiliza ainda 52.719 casos suspeitos e 452.801 casos descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados não foi atualizado e segue em 150.649, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 131.954.


A Sesap informa também que 484.192 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 268.816 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 215.376 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

225.609 casos confirmados

5.525 mortes

52.719 casos suspeitos

452.801 casos descartados

150.649 confirmados recuperados



RN tem 225.609 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Anastácia Vaz/UFRN


Fonte: G1

Leia Mais ››

Carga com 101 mil doses de Oxford/AstraZeneca e 7 mil da Pfizer chega ao RN

O Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta terça-feira (3) uma carga com 101.750 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 7.020 doses do primeiro lote da Pfizer/BioNTech. Os lotes chegaram ao Aeroporto de Natal por volta das 15h.


Novo lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca chegou ao Rio Grande do Norte, além do primeiro lote de imunizantes da Pfizer — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


As vacinas foram direto para a Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), de onde serão distribuídas para os municípios. Todas as doses da vacina da Pfizer vão ficar em Natal, já que ela necessita ficar resfriada em condições especiais (entenda aqui).


Já as vacinas Astrazeneca/Fiocruz, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, serão destinadas às primeiras doses para o público com comorbidades, gestantes e pérpueras e pessoas com deficiência permanente, além da continuidade da vacinação para idosos entre 60 a 64 anos.


A pasta nacional orienta, com base na nota técnica Nº 467/2021, que nesta fase nova sejam vacinados proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:


pessoas com Síndrome de Down,

pessoas doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)

gestantes e puérperas com comorbidades

pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades

pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

De acordo com o RN+ Vacinas, 502 mil pessoas receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado, sendo mais 749 mil doses aplicadas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Detran retoma atendimento presencial de Registro de Veículos em Natal e Mossoró

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) retomou nesta segunda-feira (3), de forma gradual, o atendimento ao público no setor de Registro de Veículos na sede administrativa em Natal e em Mossoró. Os serviços presenciais nestas duas unidades devem ser agendados pela internet para que haja o controle do fluxo de usuários e se evite aglomerações, em prevenção à contaminação do novo coronavírus.


Fazendo upload: 393000 de 897318 bytes.
Detran retoma atendimento presencial no setor de Registro de Veículos em Natal e Mossoró — Foto: Divulgação


De acordo com o órgão, os serviços retomados neste primeiro momento são referentes a transferência de propriedade de veículo, primeiro emplacamento, reposição de placas veicular, mudança de característica de automóveis, abertura de processo com vistoria já realizada e vistoria de transporte escolar.


Os agendamentos são realizados no site do Detran. O usuário precisa clicar no ícone "Agendamentos" e selecionar o serviço desejado. Na opção "Veículos", estão disponíveis serviços como "Abertura de processos", "Liberação de Veículos Apreendidos" e "Vistoria".


Para entrar nas unidades do Detran em Natal e Mossoró, os usuários precisam levar o comprovante do agendamento e utilizar máscara de proteção facial. O órgão informa que só é permitido o acesso de uma pessoa por veículo e a entrada nas dependências do Detran só será liberada 30 minutos antes do horário marcado para o serviço.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Receita Federal registra mais de 187 mil declarações do Imposto de Renda recebidas no RN

A Receita Federal recebeu 187.705 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2021 - ano base 2020 - no Rio Grande do Norte, até às 13h50 desta segunda (3). Este número representa 1,09% do total nacional - 17.259.926 de declarações até o momento.


Receita Federal registra mais de 187 mil declarações do Imposto de Renda recebidas no RN — Foto: Fernanda Zauli/G1


O prazo de entrega da declaração se encerra às 23h59min59s (horário de Brasília) de 31 de maio.


Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 tem que declarar.


A expectativa da Receita Federal é que 334 mil contribuintes no Rio Grande do Norte entreguem a declaração, e 32 milhões no país.


Quem precisa declarar em 2021?

Devem declarar o Imposto de Renda neste ano:


Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

Quem obteve, em qualquer mês de 2020, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Quem teve, em 2020, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2020, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2020;

Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;

Quem recebeu o auxílio emergencial em 2020 e, além disso, teve rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76.

Auxílio emergencial

A Receita Federal alerta que os contribuintes que receberam o auxílio emergencial por conta da pandemia da Covid-19, caso tenham recebido, junto com o auxílio, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22.847,76, são obrigados a declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física e devolver os valores recebidos do auxílio emergencial, por ele e seus dependentes, conforme estabelece o § 2º-B do art. 2º da Lei nº 13.982, de 2020.


O Darf para devolução do auxílio emergencial pode ser impresso por meio do Menu Declaração/Imprimir/Darf de devolução do auxílio emergencial, no site da Receita. Estima-se que cerca de 3 milhões de declarações em nível nacional possua algum tipo de devolução a ser feita.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pessoas ignoram toque de recolher e se aglomeram na praia da Ponta Negra no fim de semana em Natal

Um dos principais cartões postais de Natal, a praia de Ponta Negra foi cenário de uma aglomeração de várias pessoas sem máscaras, na tarde deste domingo (2).



Aglomeração na praia de Ponta Negra, neste domingo (2) — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


Imagens mostram centenas de pessoas sem máscaras e bem próximas umas das outras, ignorando o toque de recolher de 24 horas decretado nos domingos e feriados, por causa da pandemia da Covid-19 .


A Polícia Militar informou que foi ao local e orientou as pessoas a dispersarem. Apesar disso, ninguém foi detido pela desobediência às determinações.


O supervisor geral de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Leonardo Almeida, afirmou que estabelecimentos foram notificados e deverão ser autuados por descumprimento de medidas de prevenção à Covid-19. O número de notificações não foi informado.


O decreto em vigor no estado determina toque de recolher das 22h às 5h no dias de semana e de 24 horas nos domingos e feriados. Aos domingos, restaurantes podem funcionar para atendimento presencial das 11h às 15h.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu no sábado (1) as medidas do mais recente decreto municipal de Natal no combate à Covid-19 que são incompatíveis com as medidas do decreto do governo do Rio Grande do Norte. Dessa forma, o decreto estadual se sobrepõe ao decreto municipal e deve ser o cumprido na capital potiguar.


Natal havia autorizado o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, além do funcionamento dos estabelecimentos ao longo de todo o dia nos domingos e feriados. O decreto do governo estadual ainda recomendou que os municípios determinassem fechamento da orla.



Aglomeração registrada na Praia de Ponta Negra, no fim de semana — Foto: Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caso Henry: Polícia Civil conclui inquérito e indicia Dr. Jairinho e Monique

A Polícia Civil do Rio de Janeiro concluiu o inquérito que apura a morte do menino Henry. A mãe do garoto, Monique Medeiros, e o padrasto, o vereador Dr. Jairinho, foram indiciados pela 16ª DP (Barra da Tijuca) por homicídio duplamente qualificado - emprego de tortura e impossibilidade de defesa da vítima .




Além do homicídio, Dr Jairinho responderá também por dois crimes de torturas - ambas em fevereiro e Monique por tortura por omissão no dia 12 de fevereiro, quando, segundo as investigações soube que o menino estava sendo torturado enquanto estava em um salão de beleza. Na ocasião, apesar de ter sido informada pela babá por mensagens, Monique levou quase três horas para voltar pra casa de um shopping que fica a 5 minutos de carro do condomínio onde o menino e Jairinho estavam.


O inquérito foi enviado pelo delegado Henrique Damasceno para o Ministério Público. Agora o promotor Marcos Kac decidirá se denuncia o casal pelos mesmos crimes ou não. Nesta terça (4), a Polícia dará uma entrevista coletiva sobre a conclusão do inquérito.


Assim como o primeiro relato, esta segunda mensagem traz uma versão diferente do depoimento que Monique prestou à polícia. Ela conta o que teria acontecido nos dias que se seguiram à morte de Henry e acusa o seu primeiro advogado de ter montado uma farsa.


Nessa carta, Monique ataca o antigo advogado, André França Barreto, e fala que sua versão antiga foi montada para proteger o vereador Dr. Jairinho. A nova defesa de Monique queria que ela fosse ouvida novamente na 16ªDP, mas os investigadores entenderam que ela já tivera a oportunidade de dar sua versão e mentiu.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bruno Covas é intubado em UTI após sangramento no estômago

O prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, e intubado após a descoberta de um sangramento no estômago na manhã desta segunda-feira (3).


O prefeito Bruno Covas (PSDB) durante coletiva de imprensa em abril deste ano — Foto: Reprodução


A transferência para a UTI foi decidida após um exame de endoscopia encontrar um sangramento causado por uma úlcera em cima do tumor original, na cárdia, a passagem do esôfago para o estômago. Segundo o médico David Uip, que compõe o corpo clínico que cuida do prefeito, o sangramento foi controlado pelo endoscopista. (Leia o boletim médico abaixo).


Por causa da transferência para a UTI, as sessões de quimioterapia e imunoterapia que o prefeito faria nesta segunda (3) foram suspensas e não devem acontecer nos próximos dias. A análise dos médicos é a de que esse tipo de sangramento não é desejável, mas faz parte de um quadro de tratamento pelo qual o prefeito passa atualmente.


Bruno Covas foi internado neste domingo para realizar exames de sangue, de imagens e endoscópico, com o objetivo de prosseguir o tratamento quimioterápico e imunoterápico. A endoscopia demonstrou sangramento no local do tumor inicial, que foi controlado com medidas de hemostasia local.


De acordo com um dos médicos da equipe que o atende, a intubação foi feita para proteger as vias aéreas do prefeito e evitar alguma laceração no momento da endoscopia.


Ele está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por Prof. Dr. David Uip, Dr. Artur Katz, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer e Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, diz boletim médico assinado pelos diretores Fernando Ganem e Angelo Fernandez.


Fazendo upload: 427719 de 427719 bytes.
Boletim médico do prefeito Bruno Covas divulgado elo Hospital Sírio-Libanês — Foto: Reprodução


Internação

Por causa dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, Bruno Covas anunciou um pedido de afastamento do cargo por 30 dias do cargo.


Em entrevista à rádio CBN na manhã desta segunda (3), o médico David Uip afirmou que ele teve náuseas e vômitos no fim de semana, e a equipe médica optou por adiantar a internação preventivamente.



"Aumentaram o número de tumores no fígado e em outros lugares. E apareceram em dois outros locais também: na bacia e na coluna. (...) Como é um tratamento muito poderoso, você sempre trata com a efetividade do tratamento versus o efeito colateral", disse Uip.



"Nós estamos muito atentos e preferimos que ele viesse para o hospital ontem mesmo por conta disso. De um lado, para avaliar a efetividade do tratamento, de outro, para avaliar os efeitos colaterais desse tratamento", completou.


No vídeo abaixo, de 2019, Bruno Covas fala ao Fantástico sobre o tratamento contra o câncer a que tem se submetido desde aquela época (leia mais ao final da reportagem).


Afastamento por 30 dias

A licença de Bruno Covas foi anunciada em comunicado publicado nas redes sociais neste domingo (2).


"Nesses últimos meses, a vida tem me apresentado enormes desafios. Tenho procurado enfrentá-los com fé, cabeça erguida e com muita determinação. (...) Nesse momento, com muita força e foco que preciso colocar na minha saúde, fica incompatível o exercício responsável de minhas funções como Prefeito de São Paulo, por isso, vou solicitar à Câmara de Vereadores uma licença do cargo pelo período de 30 dias, para me dedicar integralmente à minha recuperação", disse Covas.

Com a decisão, o vice-prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), assumiu a gestão da cidade nesta segunda.


Na carta publicada nas redes sociais, Bruno Covas disse que confia no vice para dar continuidade ao plano de governo dele, "priorizando o combate à pandemia e seus efeitos".


"Tenho certeza que vamos superar mais essa batalha. Assim como tenho a convicção que nosso vice Ricardo Nunes e nossa equipe de secretárias e secretários manterão a cidade no rumo certo, cumprindo nosso programa de metas e plano de governo, priorizando o combate à pandemia e seus efeitos. Fiquem bem e até breve", escreveu Covas.

Por meio de nota, as secretarias de Governo e Comunicação da Prefeitura de São Paulo disseram que a licença vai se dar para que Bruno Covas possa ter "dedicação integral ao tratamento" e para fazer a passagem provisória de posto com "total transparência".


"Com o surgimento de novos focos, o Prefeito de São Paulo precisará de dedicação integral ao tratamento e entende que não será compatível com as suas responsabilidades e compromisso com a cidade e os paulistanos. Diante do exposto, o ofício com o pedido de afastamento por 30 dias será enviado nesta segunda-feira, 03/05, com base nos Artigos 65 e 66 da Lei Orgânica do Município", disse a nota.


Tratamento

Bruno Covas foi internado em 15 de abril para a realização de exames de controle, que descobriram novos focos de tumor nos ossos e no fígado. Durante a internação, ele apresentou uma piora no quadro de saúde e foi diagnosticado com líquido no abdômen e nas pleuras, tecidos que revestem os pulmões.


Drenos foram colocados para a retirada do líquido, uma suplementação nutricional também foi iniciada e Covas teve alta em 27 de abril.


'Luta pela vida'

Em 26 de abril, Covas disse nas redes sociais que "continua a luta pela vida" e com “vontade gigante de vencer”. Em uma postagem para homenagear o filho Tomás, de 15 anos, o prefeito escreveu que vai “enfrentar, combater e vencer” a doença.


Primeiro diagnóstico em 2019

O prefeito licenciado foi internado pela primeira vez em outubro de 2019, quando chegou ao hospital com erisipela (infecção), que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia.


Durante os exames para localizar os coágulos, médicos detectaram o câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e nos linfonodos.


Covas passou por oito sessões de quimioterapia, que fizeram com que o tumor regredisse. Mas, segundo a equipe médica, não foram suficientes para vencer o câncer. Após novos exames, o prefeito iniciou o tratamento com imunoterapia.


Em janeiro de 2021, após ser reeleito nas eleições municipais e continuar no cargo, Covas anunciou uma nova fase de procedimentos no combate à doença.


Ele tirou uma licença de 10 dias, quando passou a ser submetido a sessões de radioterapia. Na época, estavam previstas 24 sessões de radioterapia complementares para o tratamento.


Em abril deste ano, exames apontaram novos pontos de câncer nos ossos e no fígado.


Em entrevista ao Fantástico logo após a descoberta do câncer, no final de 2019, ele se disse confiante no tratamento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paulo Gustavo sofre embolia pulmonar e tem piora no quadro; ‘Extrema gravidade’, diz boletim

O ator Paulo Gustavo, de 42 anos, voltou a sofrer com complicações geradas pela Covid. Internado desde 13 de março, ele vinha tendo melhoras significativas e, no domingo (2) chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e o marido, Thales Bretas.



Paulo Gustavo, em foto de agosto de 2014 — Foto: Fernando Souza/Agência O Dia/Estadão Conteúdo/Arquivo


Mas, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3), na noite do domingo, o ator teve uma piora significativa do quadro sofrendo com uma embolia.


“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido", diz trecho do documento.

"À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, diz outro trecho do boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3).

O que é embolia?

Fístula broncovenosa é uma abertura que ocorre entre os pulmões e as veias, o que acarretou a entrada de ar na corrente sanguínea do ator, a chamada embolia gasosa. Ainda segundo o boletim, essa entrada de ar foi disseminada, tendo afetado o sistema nervoso.


O documento termina dizendo que a família do ator agradece todo o carinho e pede orações para a recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas pela Covid.


Internado há 50 dias

Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março devido às complicações provocadas pela Covid-19.


Após seis dias, ele apresentou melhora no quadro geral, o que poderia indicar uma recuperação.


No entanto, no dia 22 de março a situação regrediu e o ator, roteirista e comediante precisou ser intubado. Na ocasião, a nota médica informou que ele "necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura".


No dia 2 de abril, o quadro de Paulo Gustavo piorou e ele passou a utilizar uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial.


Naquele dia, texto divulgado pela assessoria do artista informou que o ator chegou a apresentar sinais de melhora, "mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorpórea".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Helicóptero cai ao pousar no Aeroporto Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo

Um helicóptero caiu no Aeroporto Campo de Marte, em Santana, na Zona Norte de São Paulo, no início da tarde desta segunda-feira (3).



Helicóptero em aeroporto de SP — Foto: Reprodução/GloboNews


Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram socorridas no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A Infraero informou que o acidente ocorreu por volta das 13h23, durante teste de motores, no momento do pouso da aeronave. O helicóptero é um modelo Robson, de matrícula PT-HUD e tinha dois ocupantes.


A empresa operadora do helicóptero é a AGD Aviation, que informou que a aeronave estava retornando de uma instrução de voo com dois tripulantes, um instrutor e um aluno, e que ambos foram encaminhados a um hospital, mas passam bem.


“Informamos oportunamente que o aluno sofreu pequenas escoreações, contudo, ambos foram levados ao hospital para tão somente realizarem exames de rotina. As autoridades competentes foram comunicadas e serão apuradas as causas do acidente", afirmou a empresa, em nota.


Quatro viaturas foram deslocadas ao aeroporto para prestar apoio aos brigadistas que trabalham no local e isolar a região do acidente, de acordo com a corporação.


A pista do aeroporto segue fechada para inspeção das causas do acidente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), segundo a Infraero.


De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero está com a documentação regular.


Fazendo upload: 393000 de 1143045 bytes.

Queda de helicóptero no Aeroporto Campo de Marte nesta segunda-feira (3). — Foto: Acervo pessoal


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil tem média móvel de 2.375 mortes por Covid a cada dia; total de óbitos vai a 408,8 mil

O Brasil registrou 1.054 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou nesta segunda (3) 408.829 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 2.375. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -16%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes do vírus.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta segunda. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


O país completa agora 48 dias seguidos com a média móvel de óbitos acima dos 2 mil mortos por dia. Já são 103 dias no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Terça (27): 2.399

Quarta (28): 2.379

Quinta (29): 2.523

Sexta (30): 2.523

Sábado (1º): 2.422

Domingo (2): 2.407

Segunda (3): 2.375

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.791.434 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 37.451 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 60.140 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.


Apenas um estado apresenta tendência de alta nas mortes: PE.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mãe da cantora Paula Toller é encontrada morta em casa, no Rio

Laureana Conte de Carvalho, de 85 anos, mãe da cantora Paula Toller, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (3).


Fazendo upload: 458500 de 1128223 bytes.
Paula Toller: mãe da cantora foi encontrada morta, em casa, no Rio — Foto: Reprodução/Redes sociais


O Corpo de Bombeiros do 12º GBM, de Jacarepaguá, foi acionado por vizinhos para fazer o arrombamento da residência de Laureana, na rua Visconde de Asseca, na Taquara, na Zona Oeste do Rio.


Após a constatação do óbito, os bombeiros encaminharam o caso para a polícia, que providenciou a remoção do corpo para o IML, onde a causa da morte será determinada.


O caso foi registrado na 32ª DP (Taquara), onde a investigação está em andamento.


Vocalista do grupo Kid Abelha, na década de 1980, Paula foi criada pelo pai e pelos avós paternos e não tinha contado com a mãe.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presidente da CPI da Covid diz que é 'necessário' ouvir ministro da Justiça



O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta segunda-feira (3) em entrevista à GloboNews que é “necessário” ouvir o ministro da Justiça, Anderson Torres, sobre declarações recentes.


Ele foi questionado sobre movimentos de integrantes da CPI que querem convocar Torres para prestar depoimento.


À revista “Veja”, o ministro da Justiça disse que vai requisitar à Polícia Federal informações sobre os inquéritos que envolvem governadores em desvios de recursos da saúde.


A fala de Torres foi vista, por integrantes da CPI, como uma “ameaça indireta” aos trabalhos do colegiado, criado para investigar ações e omissões do governo Jair Bolsonaro e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.


“Se tiver o requerimento na minha mão, eu pauto amanhã [terça-feira, 4], para ouvi-lo. É necessário ouvir o ministro da Justiça”, disse Aziz.


“Eu acho que a posição dele tem que ser explicada. Em vez de o ministro da Justiça se preocupar com as nossas fronteiras – em que entra narcotráfico no Brasil todo, que tá matando jovem, que está recrutando jovens – o ministro da Justiça está se preocupando em querer criar uma Polícia Federal para investigar questões políticas. Isso aí a gente não pode admitir”, acrescentou o presidente da CPI.


‘Exército não tem que falar nada’

Omar Aziz também falou sobre a programação da CPI para os próximos dias. Nesta terça-feira, o colegiado ouvirá os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.


Na quarta-feira (5), será a vez do também ex-ministro da pasta general Eduardo Pazuello. Na quinta-feira (6), os convocados são o atual titular da Saúde Marcelo Queiroga e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.


Em relação a Eduardo Pazuello, Omar Aziz afirmou que a comissão tomará o depoimento do ex-ministro da Saúde e não do Exército, instituição à qual o militar pertence.


“Não é o Exército Brasileiro que está sendo ouvido. Não vamos confundir as coisas. Vai estar o ex-ministro Pazuello. O Exército não tem que falar nada para a gente. O Exército está fora disso”, afirmou o presidente da CPI.


“Muita gente quer misturar as coisas, para tentar confundir a sociedade e achar que o Exército estava ali. Não era o Exército que estava ali. Era uma decisão pessoal do ministro Pazuello em assumir aquele cargo”, completou o senador por Amazonas.


Apesar da fala de Omar Aziz, há integrantes da CPI que querem informações do Exército, principalmente em relação à produção, pelo laboratório da instituição, de cloroquina – medicamento cuja ineficácia contra a Covid-19 está cientificamente comprovada.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro anuncia sanção com vetos de lei que prevê ajuda ao setor de eventos na pandemia



O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (3), sem dar detalhes, a sanção com vetos da lei que prevê ajuda ao setor de eventos durante a pandemia.


Em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, Bolsonaro disse que os vetos visam evitar a "judicialização" da lei. Ao lado do presidente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os trechos vetados evitam "imperfeições jurídicas" que "acabem atrapalhando".


A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional no mês passado. O texto enviado para sanção estabelece ações emergenciais para o setor de eventos a fim de de reduzir as perdas causadas pela pandemia por meio da criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).


"Aproveitar o máximo possível do projeto para atender as categorias, mas alguns vetos se farão necessários para evitar até uma judicialização, o que nós não queremos. Queremos a solução", disse Bolsonaro.


Entre outros pontos, o texto aprovado pelo Congresso prevê:


possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não;

descontos de até 70%;

prazo de até 145 meses para quitação.


Redução de alíquotas a zero

A redação aprovada pelo Congresso reduzia a zero, por 60 meses, as alíquotas de PIS-Pasep e Cofins incidentes sobre as receitas decorrentes das atividades de eventos e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre o resultado das empresas.



Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, no entanto, o trecho foi vetado.


De acordo com ele, não existia "uma estimativa que coubesse dentro das compensações tributárias que precisariam ser feitas" com a redução dos impostos.


"O volume de compensações tributárias que deveria ser feito caso tudo fosse sancionado teria um aumento de imposto sobre outros setores, que é algo que o presidente sempre falou que é contra", afirmou Carlos da Costa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo pode ter feito mais de R$ 1,5 bi em pagamentos indevidos de abono salarial, aponta CGU



A Controladoria-Geral da União identificou mais de R$ 1,5 bilhão em possíveis pagamentos indevidos de abono salarial em 2019 e 2020 — e alertou para o risco de o problema já ter ocorrido nos anos anteriores. Os dados são de um relatório tornado público pelo órgão nesta segunda-feira (3).


Por lei, o abono é pago a quem está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social (PIS), recebeu no máximo dois salários mínimos de remuneração média durante o ano e teve emprego formal por pelo menos um mês no período.


A CGU identificou, entretanto, que os pagamentos relativos ao ano-base de 2018, feitos em 2019 e 2020, incluíram pessoas que não atendiam a todos os requisitos — e até pessoas mortas.


Entre as recomendações feitas ao Ministério da Economia estão a verificação da regularidade dos pagamentos e melhoria nos cadastros e sistemas de verificação, além da cobrança de valores pagos indevidamente.


Os auditores descobriram, por exemplo, que 866.366 beneficiários não atendiam ao tempo mínimo de cadastro no PIS — juntos, eles receberam R$ 684 milhões.


Outros 664.842 pagamentos foram feitos a pessoas com CPF irregular — inexistente na base de dados, sem número informado ou simplesmente preenchido com "00000000000". Só nesses casos, os pagamentos somam quase R$ 500 milhões.


Outros 172 mil pagamentos, totalizando R$ 137 milhões, foram feitos a pessoas cujo CPF estava irregular, das quais mais de 50 mil com o cadastro "cancelado por óbito sem espólio".


Em 117 mil casos, os trabalhadores beneficiados tiveram renda superior a dois salários, o que os impediria de receber o abono.


Os auditores encontraram ainda 90 mil pagamentos a trabalhadores contratados por empresas que não possuíam CNPJ ou que estavam com cadastro suspenso ou inativo. Para esse grupo, os pagamentos chegam a R$ 35 milhões. Outras possíveis irregularidades encontradas envolviam dados discrepantes entre cadastros diferentes e casos de mais de um pagamento para o mesmo trabalhador.



Ao todo, a auditoria identificou um valor total de pagamentos potencialmente indevidos de R$ 1,58 bilhão.


Para a CGU, "os resultados das análises realizadas demonstram fragilidades no processo de validação de dados da Rais [Relação Anual de Informações Sociais] com outras bases governamentais, processamento esse executado pelo Serpro [Serviço Federal de Processamento de Dados], bem como no processo de identificação dos beneficiários com direito ao Abono Salarial, realizado pelos agentes operadores. Desse modo, o Programa apresenta falhas quanto ao critério de focalização, considerando a realização de pagamentos a um público que não teria direito ao benefício".


Na conclusão do relatório, os auditores afirmam que a Secretaria do Trabalho "não exerce controle e supervisão adequados no âmbito do Programa Abono Salarial, os quais, se corretamente realizados, poderiam ter evitado, ou mitigado, a ocorrência das inconsistências apontadas e, em consequência, prevenido a realização de pagamentos indevidos".


E alertam para o risco "de a condição encontrada ter se repetido nos anos anteriores, uma vez que o processamento da Rais e a identificação dos beneficiários foram realizados pelas mesmas instituições".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacina contra Covid: gestor público pode ser punido se atrasar 2ª dose, diz Lewandowski

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (3) em decisão que gestores públicos podem ser punidos por improbidade administrativa se houver atraso na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.


Ministro Ricardo Lewandowski, do STF — Foto: Fátima Meia/Futura Press/Estadão Conteúdo


Lewandowski fez a afirmação ao suspender a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que autorizou o governo do estado a mudar a ordem de vacinação de grupos prioritários (leia detalhes mais abaixo).


Pela decisão de Lewandowski, as autoridades podem mudar a ordem dos grupos prioritários, desde que sigam critérios técnicos e científicos. De acordo com o ministro do STF, no entanto, os gestores públicos poderão ser punidos se a mudança prejudicar a aplicação da segunda dose.


Em março deste ano, o Ministério da Saúde mudou a orientação enviada a estados e municípios e autorizou que todas as vacinas armazenadas para aplicação da segunda dose fossem utilizadas como primeira dose.


Nas últimas semanas, contudo, cidades de ao menos 18 estados interromperam a aplicação da segunda dose da vacina por falta de imunizantes.


Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas "depende da disponibilização dos imunizantes pelos laboratórios".


Alteração dos grupos prioritários

Pela decisão de Lewandowski, eventuais ajustes na ordem dos grupos prioritários precisam ser feitos de forma justificada, seguindo critérios técnicos e científicos.


Lewandowski ressaltou, no entanto, que, caso fique comprovada irregularidade nas alterações, como atraso na aplicação da segunda dose, os gestores podem ser responsabilizados.


"As autoridades governamentais, acaso decidam promover adequações do plano [de vacinação] às suas realidades locais, além da necessária publicidade das suas decisões, precisarão, na motivação do ato, explicitar quantitativamente e qualitativamente as pessoas que serão preteridas, estimando o prazo em que serão, afinal, imunizadas", escreveu o ministro.


Lewandowski disse ainda que não pode haver problemas com o prazo de validade das vacinas e da aplicação da segunda dose.


"[Pode haver a mudança] sem prejuízo do [...] respeito ao prazo estabelecido pelos fabricantes das vacinas - e aprovado pela Anvisa - para aplicação da segunda dose do imunizante naquelas pessoas que já receberam a primeira", escreveu o ministro.


"Sob pena de frustrar-se a legítima confiança daqueles que aguardam a complementação da imunização, em sua maioria idosos e portadores de comorbidades, como também de ficar caracterizada, em tese, a improbidade administrativa dos gestores da saúde pública local, caso sejam desperdiçados os recursos materiais e humanos já investidos na campanha de vacinação inicial", acrescentou.


A ação analisada

A decisão do ministro do STF foi tomada em uma ação apresentada pela Defensoria Pública do estado do Rio.


O órgão recorreu de uma decisão do Tribunal de Justiça do estado, que manteve em vigor um decreto do governo local que alterou a ordem de prioridades de vacinação.


O decreto antecipou em 7 posições a vacinação dos profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas e permitiu que guardas municipais e profissionais da educação pudessem ser imunizados no mesmo período dos idosos.


De acordo com a Defensoria, a norma contrariou decisões tomadas pelo Supremo em ações sobre a vacinação contra a Covid-19. Lewandowski, então, suspendeu a decisão do TJ-RJ até uma decisão do plenário da Corte sobre o tema.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em evento com empresários em SP, ministro da Saúde infla número de vacinados no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, inflou o número de vacinados no Brasil em um encontro com empresários na manhã desta segunda-feira (3), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro da capital paulista.


"Hoje já temos imunizados com as duas doses cerca de 18% da população brasileira. Isso é um dado importante, e vamos avançar mais. Mais de 70 milhões de doses de vacinas já [foram] distribuídas".


No entanto, segundo o último balanço do consórcio de veículos de imprensa, divulgado neste domingo (2), a segunda dose foi aplicada em 15.869.985 pessoas - 7,49% da população do país. Com a primeira dose, são 31.875.681 de imunizados (15% da população).



Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em encontro na Fiesp, em São Paulo, na manhã desta segunda, 3 de maio — Foto: Reprodução/Youtube


Neste domingo, 109.607 doses foram aplicadas no Brasil, sendo 63.595 da primeira dose e 46.012 da segunda.


Em nota, na tarde desta segunda, a pasta informou que, em sua declaração, o ministro se referiu à porcentagem do grupo prioritário que já foi vacinado com as duas doses, que equivale a 18%.


Novo contrato com a Pfizer

O ministro da Saúde voltou a dizer que o governo federal está "na iminência" de assinar um novo contrato com a farmacêutica Pfizer, mas não detalhou quando a nova compra será firmada.


"Um contrato com a Pfizer já está na iminência de ser fechado, para 100 milhões de doses de vacina. Ou seja, o Brasil terá à disposição da sua sociedade 200 milhões de doses da vacina Pfizer".


Segundo Queiroga, esse segundo contrato prevê a chegada de 35 milhões de doses em outubro.


O primeiro contrato com a Pfizer, assinado em março, também é de 100 milhões de doses, que estão previstas para chegarem até o fim do terceiro trimestre deste ano. O primeiro milhão chegou na última quinta-feira (29).


No encontro na Fiesp, o ministro reafirmou que toda a população brasileira será vacinada até o final de 2021.


Atraso na segunda dose da Coronavac

O ministro também citou o atraso na aplicação da segunda dose da Coronavac, e culpou o atraso na chegada de matéria-prima para a vacina.


"Pena que essa ação muito forte [de distribuição das doses pelo Ministério da Saúde] seja relativizada em face de um eventual atraso de uma segunda dose de um imunizante feito aqui no Brasil, que não decorre da responsabilidade do Instituto Butantan, e sim de retardo na chegada de IFA ao país".


Segundo Queiroga, esse atraso se deu por "questões logísticas próprias da indústria chinesa" e não por problemas diplomáticos. "Nós temos excelente relação com o governo chinês", afirmou.



Com a escassez de doses, ao menos sete capitais estão com a imunização da segunda dose suspensa nesta segunda - Aracaju, Belo Horizonte, Belém, Campo Grande, Porto Alegre, Porto Velho e Recife.


Fonte: G1

Leia Mais ››