domingo, julho 01, 2018

Bebê é baleado ao pegar a arma do pai dentro de casa em Cariacica, ES

Criança de 1 ano levou tiro em casa, no bairro Mucuri, em Cariacica. (Foto: Samy Ferreira/ TV Gazeta)
Criança de 1 ano levou tiro em casa, no bairro Mucuri, em Cariacica. (Foto: Samy Ferreira/ TV Gazeta)

Um bebê de um ano e meio levou um tiro na perna após pegar uma arma dentro de casa. O pai, um adolescente de 17 anos, dono da arma, foi preso após o filho receber alta hospitalar. O caso aconteceu neste domingo (1), no bairro Mucuri, em Cariacica, na Grande Vitória.

Segundo a polícia, a criança pegou a arma do pai, que disparou. O tiro atravessou a perna da criança, que foi encaminhado para o Hospital Infantil de Vila Velha.

A mãe, uma jovem de 19 anos, disse que a arma que estava num móvel do quarto do casal. Ela garantiu que não sabia que o companheiro tinha uma arma em casa.

Assim que o bebê foi liberado do hospital, peritos e investigadores da Polícia Civil levaram mãe e filho até a casa da família, no bairro Mucuri.

O pai do bebê já estava sendo procurado pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas. Mas a jovem garante que o companheiro abandonou o crime e avalia que ele não teve culpa.

A arma, um revólver calibre 32 foi apreendida pela polícia. A perícia desconfia da versão da mãe da criança.

Arma apreendida após bebê ser baleado dentro de casa, em Cariacica. (Foto: Samy Ferreira/ TV Gazeta)
Arma apreendida após bebê ser baleado dentro de casa, em Cariacica. (Foto: Samy Ferreira/ TV Gazeta)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia faz buscas por passageiros que teriam sido assassinados durante voo em Itaituba, sudoeste do Pará

Piloto faz pouso forçado após tiroteio dentro de avião em Itaituba, no sudoeste do Pará. (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizam neste domingo (1º) buscas aos dois passageiros desaparecidos de uma aeronave em Itaituba, no sudoeste do Pará. O piloto do avião, de prefixo PT-IIU, Sérgio Vanderlei Becker, disse à polícia ter feito um pouso forçado no rio Jamanxim na tarde de quinta-feira (28) depois de testemunhar um assassinato a bordo. Ele disse ainda que teria matado o suposto assassino. A polícia apura se a história é verdadeira.

Segundo o piloto, a aeronave saiu de Guarantã do Norte (MT) com destino ao Apuí (AM). Em depoimento na delegacia de Itaituba, o piloto afirmou que estava com dois passageiros a bordo e estes começaram a discutir. Um dos passageiros teria matado o outro a tiros. Na sequência, o atirador tentou jogar o corpo da vítima pela porta do avião durante o voo. Sérgio conta ainda que reagiu, conseguiu desarmar o homem e atirou no mesmo para não ser morto.

Em nota, a Polícia Civil disse que informações preliminares da Polícia Militar apontavam que o avião buscaria drogas. Inicialmente, a Polícia Civil informou também que o piloto havia sido preso acusado de porte ilegal de armas e de munição, mas que não foi acusado de homicídio porque não foram encontrados os corpos.

Depois de prestar depoimento, o piloto foi liberado na noite de sexta-feira (29). Após avaliar a situação do piloto, o delegado da delegacia de Itaituba, João Milhomem, decidiu não autuá-lo em flagrante por falta de evidências, “já que o objeto que o Sérgio possuía era apenas um projétil”.

A aeronave tinha vestígios de sangue e pedaços do que a polícia suspeita ser massa encefálica. O material foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) para testes de DNA, mas o órgão informou ao G1 na tarde de sábado (30) que ainda não há o resultado do exame. Peritos criminais da Polícia Federal realizam análises do avião. Peritos do Centro de Perícias de Santarém também foram acionados.


Buscas
As buscas são realizadas pelas polícias Civil e Militar de Itaituba via terrestre. A PC solicitou apoio ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública para realizar buscas aéreas na região de mata fechada indicada pelo piloto onde supostamente os corpos dos dois passageiros teriam caído. As buscas aéreas devem começar na segunda-feira (2) com o helicóptero do Graesp.

Tráfico internacional
O piloto Sérgio Vanderlei Becker já respondeu por tráfico internacional de drogas. Em 2015, ele foi flagrado no Mato Grosso pela Polícia Federal transportando 200 kg de cocaína oriundas do Peru ou da Bolívia.

Além do piloto, outras duas pessoas foram detidas. Com elas, foram apreendidos dois aparelhos de rádios transmissores da mesma marca. Um instalado na aeronave e outro na caminhonete, o que, segundo as investigações, indicaria que tais equipamentos foram utilizados visando o contato entre o piloto da aeronave e a suposta chefe da associação criminosa, que acompanhava o piloto fazendo o apoio logístico em terra.

De acordo com a Polícia Civil, "atualmente Sérgio não tem mandado de prisão em aberto". A PC disse ainda que tráfico internacional de drogas é crime da esfera federal, portanto só apura crimes da esfera estadual.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mudanças nas regras do cheque especial entram em vigor neste domingo

Resultado de imagem para Mudanças nas regras do cheque especial entram em vigor neste domingo

Começam a valer neste domingo (1) as novas regras para a utilização do cheque especial, que devem oferecer aos clientes opções mais vantajosas para o pagamento da dívida.

O cheque especial é uma linha emergencial que permite ao correntista gastar um certo limite definido pelo banco, mesmo que ele não tenha dinheiro na conta. Mas esta facilidade custa a ele juros mais altos. Com a mudança, os bancos terão que oferecer opções mais baratas de crédito, como o parcelamento da dívida.

A principal medida prevista no normativo é a obrigação de que os bancos signatários disponibilizem para os clientes, "a qualquer tempo", opções para o pagamento do saldo devedor do cheque especial "em condições mais vantajosas" do que as praticadas no próprio cheque especial, "no que diz respeito à cobrança de encargos financeiros.

De acordo com o texto, entre as alternativas que os bancos vão oferecer deve estar o parcelamento da dívida do cheque especial.

No caso de clientes que utilizem mais de 15% do limite do cheque especial durante 30 dias, de forma ininterrupta, o normativo prevê que os bancos devem, de forma pró-ativa, oferecer essas alternativas mais vantajosas para pagamento do saldo devedor. Essa regra se aplica somente para dívidas superiores a R$ 200.

A oferta das opções mais vantajosas para pagamento do cheque especial, neste último caso, devem ocorrer em até 5 dias úteis após os bancos constatarem que o cliente se enquadra neste caso.

O cliente não será obrigado a contratar uma das alternativas oferecidas pelos bancos. Nesses casos, os bancos terão que reiterar as ofertas aos clientes a cada 30 dias.

Se o cliente optar por parcelar a dívida do cheque especial, os bancos terão a opção de manter ou não o limite de crédito dessa modalidade ao consumidor.

Transparência
O normaltivo prevê ainda que os bancos vão promover "ações de orientação financeira relacionadas ao cheque especial, especialmente no que diz respeito à sua utilização em situações emergenciais e de forma temporária."


Caso um cliente utilize o cheque especial, independente do valor, o banco deverá enviar alerta a ele informando sobre a contratação do produto, além de reforçar que esse crédito deve ser usado de maneira emergencial e temporária.

Expectativas
Para economistas, a nova regra do cheque especial não ajudará a reduzir o endividamento e terá efeito limitado na redução do spread (diferença entre o que os bancos ganham para emprestar e pagam para captar recursos), avaliam economistas. Ainda assim, eles veem com bons olhos a troca de uma dívida cara por outra mais barata.

Para os especialistas, a mudança nas regras do cheque especial deve ter os seguintes efeitos:

Ajudar a reduzir o spread bancário, mas de forma limitada;
Pulverizar as dívidas do cheque especial para outras linhas de crédito;
Mudar o perfil das dívidas, embora não reduza o nível de endividamento da população;
Permitir trocar dívidas de curtíssimo prazo por outras de curto prazo (máximo dois anos) e juro menor;
Se o banco não reduzir o limite do endividado, há o risco de acumular novas dívidas;
Reduzir o custo da inadimplência, se os bancos diminuírem a PDB (provisão de devedores duvidosos).
Juros altos
O cheque especial é uma das mais caras modalidades de crédito no país. Em maio, os juros tiveram queda, mas seguem em um patamar considerado bastante elevado: 311,9% ao ano.

As taxas permanecem altas apesar da forte redução promovida pelo Banco Central na taxa Selic, que atualmente está na mínima histórica de 6,5% ao ano.

Diante dessa situação, nos últimos meses representantes da equipe econômica do governo Michel Temer vinham indicando a possibilidade de adoção de medidas para forçar a queda dos juros do cheque especial, a exemplo do que ocorreu com o cartão de crédito.

O conjunto de regras anunciado em abril, porém, foi definida pelos próprios bancos, por meio de um normativo de autoregulamentação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Portabilidade do salário para contas de fintechs passa a valer neste domingo; entenda

A partir deste domingo (1), o trabalhador poderá transferir seu salário automaticamente para uma conta não bancária. Antes, a operação só era permitida de banco para banco. A transferência não terá custo para o cliente.

Pela regra anterior, o empregado precisava procurar o banco de sua conta salário (onde o patrão deposita os vencimentos do empregado) para pedir a transferência do dinheiro para uma conta em outro banco. Agora, ele poderá fazer esse pedido na própria instituição para onde quer transferir o salário, inclusive para contas fora de bancos.

Portanto, a partir de agora, a conta de destino dos depósitos poderá ser não apenas uma conta corrente de bancos, mas também uma conta de pagamento, que pode ser oferecida por instituições não financeiras, fintechs ou emissores de cartões.

Entenda a diferença entre conta corrente, conta digital, conta de pagamento e conta salário (Foto: Roberta Jaworski/G1)
Entenda a diferença entre conta corrente, conta digital, conta de pagamento e conta salário (Foto: Roberta Jaworski/G1)

Em maio, existiam 112 instituições de pagamentos (chamadas de IP) não reguladas pelo Banco Central, chamadas de "não autorizadas". Sem um banco parceiro por trás, elas não podem fazer a portabilidade dos recursos da conta salário. Somente as IPs reguladas podem receber os salários, como por exemplo Nu Pagamentos (Nubank) e a Brasil Pré Pagos.

Entenda como funciona a portabilidade para contas não bancárias:

O que é a portabilidade de salário?
A portabilidade do salário é o direito dado ao trabalhador de transferir no mesmo dia, de forma automática e gratuita, a remuneração paga pelo empregador para uma conta diferente daquela usada para depositar o salário (conhecida como conta salário). Neste tipo de conta, apenas o empregador pode fazer depósitos.


Como era a portabilidade do salário antes da nova regra?
Pela regra anterior do BC, a conta salário só podia ser transferida de banco para banco e era preciso solicitar a portabilidade apenas no banco de origem dos depósitos feitos pelo empregador.

O que muda a partir de agora?
A novidade é que o BC decidiu que será possível levar este dinheiro, sem custo, também para as contas de pagamento, operadas por instituições não financeiras, como as fintechs, instituições de pagamento e emissoras de cartões de crédito. Os recursos dos depósitos feitos até as 12h devem ser transferidos no mesmo dia para a conta de preferência do cliente.

O que são contas de pagamento?
As contas de pagamento são uma opção para movimentar dinheiro sem precisar ter uma conta corrente. Mesmo fora dos bancos, elas permitem fazer transações, pagar contas e fazer compras com cartões, por exemplo. Mas há limitações para este tipo de conta, como obter crédito e fazer investimentos.

Contas de pagamento são seguras?
Para poder fazer a portabilidade, as instituições de pagamentos (chamadas de IP) ser autorizadas pelo BC e movimentar mais de R$ 500 milhões por ano, ou ter um banco por trás das operações.

Para manter em segurança o dinheiro dos clientes, o BC exige que as instituições de pagamento depositem 100% dos recursos em um dos dois destinos:

Nas contas do próprio órgão;
Em títulos públicos do Tesouro Nacional.
Já o dinheiro depositado nos bancos segue regras diferentes, o chamado compulsório. Hoje, a alíquota desse recolhimento no BC foi reduzida em 25% nos bancos privados para depósitos à vista.

“As regras para proteger os recursos do cliente são muito mais seguras em instituições de pagamento que nas instituições financeiras (bancos), que podem tomar risco com este dinheiro”, disse ao G1 o CEO da fintech Quanto, Ricardo Taveira. “É como se as IP fossem bancos com 100% de compulsório”.


Será possível transferir o salário para cartões de lojas?
Em alguns casos. A resolução do BC possibilita que as lojas de varejo que oferecem cartões de crédito recebam recursos da conta salário, desde que ofereçam um modelo híbrido com cartões pré-pagos, observa a advogada Vanessa Fialdini, do Fialdini Advogados.

Mas, geralmente, os cartões de lojas de departamento são aceitos apenas em uma determinada rede de estabelecimentos (conhecidos como private label), e não estão autorizados pelo BC. "Nesse caso, como não contam com a autorização, também não são passíveis de portabilidade dos recursos de conta salário", explica a advogada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena, concurso 2.054: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 21 milhões

Mega-Sena: concurso 2.054 foi realizado neste sábado (30) (Foto: Stephanie Fonseca/G1)
Mega-Sena: concurso 2.054 foi realizado neste sábado (30) (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.054 da Mega-Sena, realizado na noite desta sábado (30) em Campina Grande (PB). O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 21 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 04 - 07 - 12 - 22 - 26 - 39.

A quina teve 80 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 20.194,81; outras 5.237 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 440,70.

O próximo concurso (2.055) será sorteado na terça-feira (3).

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio no Parque do Povo cancela shows e suspende São João de Campina Grande; local é evacuado

Incêndio atingiu uma barraca e se espalhou pelo Parque do Povo, no São João 2018 de Campina Grande, na noite deste sábado (30) (Foto: Artur Lira/G1)
Incêndio atingiu uma barraca e se espalhou pelo Parque do Povo, no São João 2018 de Campina Grande, na noite deste sábado (30) (Foto: Artur Lira/G1)

O São João 2018 de Campina Grande teve os shows deste sábado (30) cancelados após um incêndio em barracas do Parque do Povo. O espaço foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros, que controlaram as chamas próximo à Pirâmide. A saída de emergência foi aberta e houve correria no local.

O que foi cancelado?
Por segurança, o Parque do Povo foi totalmente evacuado e os shows de Avine Vinny, Amazan, Forró da Barka e Rapha Mello foram cancelados na arena de shows da festa.

Segundo a Polícia Militar, todos os shows da festa, que iria até o dia 8 de julho, estão suspensos até um parecer dos Bombeiros. O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, no entanto, afirmou que neste domingo (1º) provavelmente o show de Gusttavo Lima vai acontecer.

“Ainda é muito cedo para dizer se a festa vai voltar neste domingo ou se vai ser cancelada por completo. Estamos fazendo a perícia pra identificar o que pode ter motivado o princípio do incêndio e se haverá segurança pra continuar a festa. O que destaco é que antes do evento, o Corpo de Bombeiros fez uma perícia em toda a área do Parque do Povo e todas barracas tinham extintores. O prazo para o resultado do laudo é de até 30 dias, mas nós vamos nos empenhar pra tentar trazer uma resposta antes”, disse a comandante regional do Corpo de Bombeiros Jousilene Sales.

Em nota, a Aliança, empresa que organiza o evento, divulgou que, em acordo com a prefeitura, os shows deste sábado (30) precisaram ser suspensos para a devida averiguação dos fatos. "A decisão também é motivada pela sempre presente preocupação com o bom andamento do evento, a segurança e conforto do público e trabalhadores", disse a empresa.

A Aliança garantiu que dará continuidade ao eventos nos próximos dias, a partir deste domingo (1º), com show de Gusttavo Lima, sem afetar o sucesso e grandiosidade da festa. A empresa informou ainda que assume o compromisso de prestar todo o apoio necessário aos comerciantes que tiveram suas estruturas danificadas.

“Ainda não temos dimensão total do que aconteceu, mas já está tudo sob controle. Ninguém ficou ferido. O evento tem seguro e todos os comerciantes prejudicados vão ser assistidos. Nosso esforço é para que a festa volte já nesse domingo”, falou o prefeito Romero Rodrigues.

Bombeiros tentam controlar chamas que se espalharam no Parque do Povo, em Campina Grande  (Foto: Artur Lira/G1)
Bombeiros tentam controlar chamas que se espalharam no Parque do Povo, em Campina Grande (Foto: Artur Lira/G1)

Qual a origem do incêndio?
O Corpo de Bombeiros disse que ainda não é possível saber o que causou o incêndio, que atingiu a parte elétrica do Parque do Povo.

Segundo relato de barraqueiros, o incêndio começou em uma chapa de fazer sanduíches, atingiu a madeira e os fios da parte elétrica da barraca e depois se espalhou por outras barracas no local.

Houve feridos?
A assessoria do Hospital de Trauma de Campina Grande informou que duas pessoas deram entrada após ficarem feridas no Parque do Povo. Uma das vítimas, de 33 anos, que foi por conta própria para o hospital, estava próxima à palhoça onde teria iniciado o incêndio e teve uma queimadura no braço. A outra, de 46 anos, passou mal após inalar a fumaça espalhada no local. Elas permancem no hospital e o estado de saúde é estável.

De acordo com a Equipe de Bombeiros, o fogo foi controlado. Um bombeiro teve uma queimadura leve e outros dois passaram mal devido à fumaça que ainda há no Parque do Povo. A perícia está no local.

Quais as áreas atingidas?
De acordo com o capitão Jonathan Yassaki, 24 barracas foram danificadas e os ambulantes tiraram as mercadorias do local.

“A Polícia Militar está dando todo o apoio para garantir a integridade das pessoas. Por segurança o Parque do Povo foi evacuado. Estamos recebendo apoio de policiais de João Pessoa e passaremos a madrugada em apoio e o tempo que for necessário", afirmou o capitão Jonathan Yassaki.

Até segunda ordem dos Bombeiros, São João 2018 de Campina Grande está cancelado, diz polícia (Foto: Artur Lira/G1)
Até segunda ordem dos Bombeiros, São João 2018 de Campina Grande está cancelado, diz polícia (Foto: Artur Lira/G1)

A festa conhecida como 'O Maior São João do Mundo' tem capacidade para 77 mil pessoas, segundo os Bombeiros. Na noite desta sexta-feira (29), a Polícia Militar informou que o local teve recorde de público com o show de Wesley Safadão no palco principal da arena de shows da festa.

24 barracas e uma palhoças foram atingidas pelo incêndio no Parque do Povo, segundo polícia  (Foto: Artur Lira/G1)
24 barracas e uma palhoças foram atingidas pelo incêndio no Parque do Povo, segundo polícia (Foto: Artur Lira/G1)

Equipe de Bombeiros e polícia estão no Parque do Povo realizando perícia após incêndio (Foto: Artur Lira/G1)
Equipe de Bombeiros e polícia estão no Parque do Povo realizando perícia após incêndio (Foto: Artur Lira/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe suspeita de matar bebê em SP é ameaçada pela web: 'Mãos sujas'

Internautas comentaram em perfis das redes sociais (Foto: Reprodução)
Internautas comentaram em perfis das redes sociais (Foto: Reprodução)

O caso da menina recém-nascida encontrada morta após ser jogada do 6º andar em uma lixeira, em Santos, no litoral de São Paulo, causou grande comoção na cidade e também nas redes sociais. Internautas usaram o Facebook para enviar diversas mensagens de indignação e ameaças para os pais do bebê, que chegaram a ser presos pelo crime, na noite de quinta-feira (28).

O crime aconteceu na manhã de quinta-feira. O corpo foi localizado por um catador de latinhas que revirava o lixo, no bairro Gonzaga. Segundo a Polícia Civil, conversas mantidas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp dão conta de que, antes do crime, a mãe da criança, identificada como Ana Carolina Moraes da Silva, de 29 anos, deu a entender que não a queria por motivos financeiros.

Ana Carolina Moraes da Silva, de 29 anos, foi presa em Santos, SP (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Carolina Moraes da Silva, de 29 anos, foi presa em Santos, SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Na página pessoal do pai da recém-nascida, que também tem 29 anos, internautas comentaram em ao menos quatro postagens antigas, como fotos e textos. Palavras como "assassinos" e "monstros" foram citadas diversas vezes. Muitas pessoas não aceitam o crime e condenam o casal, por meio dos comentários

"Isso foi muita crueldade, só um monstro é capaz de tanta maldade com um ser tão indefeso", cita uma internauta. "Que ela pague pro resto da vida. Muitas mulheres querendo ser mães e uma dessa aí... Tem o dom de ser mãe e faz essa atrocidade".

Muitas pessoas ficaram inconformadas com o crime (Foto: Reprodução)
Muitas pessoas ficaram inconformadas com o crime (Foto: Reprodução)

O pai e a mãe continuam recebendo diversas ofensas. Apesar do homem ter sido liberado da prisão, muitos internautas o condenam por "ajudar a encobrir" o ocorrido. A polícia ainda não comprovou que ele tenha alguma participação no crime.

"Que pague pelo crime cometido. Mesmo que não tenha sido tu que jogou a bebê na lixeira, suas mãos estão sujas com esse crime da mesma forma que a monstra da sua mulher (ou ex), pois quem acoberta um crime, o comete por tabela", cita um dos comentários.

Apesar dos ataques nas redes sociais, o pai da menina também encontrou defensores em seu perfil, que acreditam que ele possa ser inocente, e pede para que não o julguem sem saber."Ele foi liberado por não terem indícios da participação dele no crime, a mãe pode muito bem ter feito isso sozinha, vocês não pensam? E se ele for inocente? Seus alienados", defende.

Criança foi lançada em fosso (esq.) e caiu dentro de lixeira 6 andares abaixo (dir.) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Criança foi lançada em fosso (esq.) e caiu dentro de lixeira 6 andares abaixo (dir.) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Pena
Ana Carolina foi presa preventivamente pelo crime de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já o pai chegou a ser preso, mas já foi liberado, decisão que foi acompanhada pelo Ministério Público. Ele foi indiciado por favorecimento pessoal.

O G1 consultou um especialista, o advogado criminalista Ricardo Ponzetto, que falou sobre as possíveis penas que a mãe pode cumprir, caso seja condenada pelos crimes citados. Segundo o artigo 121 do Código Penal, no caso do homicídio qualificado, a reclusão vai de 12 a 30 anos. Já a acusação de ocultação de cadáver pode somar de um a três anos, além de pagamento de multa.

Porém, o advogado explica que, caso a acusação seja trocada para infanticídio, a pena é de dois a seis anos de detenção. "Caso a mãe estivesse em estado puerperal, que pode durar até dias após o parto, o crime seria classificado como infanticídio. A prova pericial seria um exame de incidente de insanidade mental".

Lixeira fica na escadaria; porta dá acesso ao fosso por onde foi jogada criança (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Lixeira fica na escadaria; porta dá acesso ao fosso por onde foi jogada criança (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O crime
O corpo da recém-nascida foi achado por um catador de latinhas no fim da manhã de quinta-feira, em frente a um prédio de classe média na Rua Bahia, no bairro Gonzaga, um dos mais tradicionais da cidade.

Segundo Valdemir Oliveira, que localizou o corpo, o choque diante da descoberta foi grande, já que ele notou a cabeça do bebê enquanto vasculhava o lixo em busca do que recolher. "Eu sempre faço esse trabalho. Dessa vez, enquanto estava mexendo no local, dei de cara com o bebê. Na hora procurei ajuda e decidi chamar a polícia", explica.

Os pais do bebê foram presos em flagrante na noite de quinta-feira. Segundo informações apuradas pelo G1, o casal mora na mesma rua onde a criança foi encontrada. Eles são de Ribeirão Preto, interior paulista, mas residem em Santos e têm uma filha de três.

Após investigação, equipes do Setor de Homicídios da Delegacia Especializada Antissequestro (Deas) de Santos chegaram até a identidade dos suspeitos e os detiveram. O casal foi ouvido em depoimento e, em seguida, preso em flagrante.

Corpo de menina recém nascida foi encontrado dentro de lata de lixo (Foto: Nirley Sena/A Tribuna Santos)
Corpo de menina recém nascida foi encontrado dentro de lata de lixo (Foto: Nirley Sena/A Tribuna Santos)

Investigação
A Polícia Civil confirmou que a recém-nascida, de apenas um dia de vida, morreu por traumatismo craniano. De acordo com informações divulgadas pela Deas, o trauma aconteceu após ela ter caído seis andares, depois de ser jogada em um depósito de lixo no prédio onde morava.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Renato Mazagão Júnior, o pai foi identificado com a ajuda de câmeras de monitoramento. "O pai foi detido e disse que a responsabilidade era da ex-namorada, que estava em Praia Grande. Achamos a mulher, e ela alegou que a criança havia nascido morta. A perícia, porém, apontou para homicídio. A criança foi asfixiada antes de ser jogada, ainda com vida", diz.

A criança estava envolvida em dois sacos plásticos, além de jornais, lenços umidecidos e, também, uma fronha, cujo par foi encontrado dentro do apartamento do casal. Foi neste saco que foi achada uma nota fiscal de compra manchada de sangue, o que possibilitou a identificação do pai. Além disso, outro pacote guardava a placenta e o cordão umbilical da criança.

Cupom estava no saco onde foi achada a criança, e ajudou a localizar o pai (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cupom estava no saco onde foi achada a criança, e ajudou a localizar o pai (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Ainda segundo o delegado, os pais do bebê moravam no mesmo apartamento, mas não se relacionavam mais. "Eles dormiam em quartos separados. Viviam juntos por conta da filha de três anos. Agora, a menina está com a avó paterna. O parto ocorreu no apartamento na manhã de quinta-feira. Ela mesma induziu o procedimento, sem a ajuda de ninguém".

A polícia também informou que a mãe da menina trocou mensagens de texto com o pai do bebê antes do crime. Ela teria demonstrado insatisfação com a filha e dito não querer 'mais uma boca para comer'.

"Havia uma conversa na qual ela dizia que eles ‘não tinham condições de criar mais uma boca’. Ele chegou a sugerir que ela fosse embora para Ribeirão Preto. Depois, diz 'você matou minha filha', seguido de 'se livra disso'", afirmou o delegado.

Polícia elucida morte de bebê encontrado em lixeira em Santos, SP (Foto: João Amaro/G1)
Polícia elucida morte de bebê encontrado em lixeira em Santos, SP (Foto: João Amaro/G1)

Catador de latinhas encontrou o bebê dentro da lixeira (Foto: Marcela Pierotti/G1)
Catador de latinhas encontrou o bebê dentro da lixeira (Foto: Marcela Pierotti/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Acidente com ônibus mata 44 pessoas na Índia

Resultado de imagem para Acidente com ônibus mata 44 pessoas na Índia

Pelo menos 44 pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas depois que um ônibus caiu em uma ribanceira neste domingo (1º), no estado de Uttarakhand, no norte da Índia, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Por volta das 8h35 (0h35 em Brasília) um ônibus que transportava passageiros entre duas localidades caiu em um profundo desfiladeiro e, por enquanto, 44 pessoas foram encontradas mortas", afirmou o encarregado administrativo do distrito de Garhwal, Sushil Kumar.

Segundo a fonte, 13 pessoas foram resgatadas com vida e transferidas para vários hospitais do estado.

Kumar acrescentou que a operação de resgate ainda continua, por isso que o número de vítimas poderia aumentar, e que, por enquanto, não se sabe as causas do acidente.

Os acidentes de trânsito na Índia são frequentes por causa do mal estado da rede viária, as precárias condições de alguns veículos e o pouco respeito às leis de trânsito.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Irmã caçula da menina de 12 anos suspeita de matar a mãe em Pinheiro Machado estava na casa no momento do crime, diz delegado

Vítima foi enterrada no pátio de sua casa (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Vítima foi enterrada no pátio de sua casa (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Uma menina de seis anos, irmã da adolescente de 12 que é suspeita de matar a mãe com a ajuda do namorado, estava na casa no momento do crime, segundo o delegado Luis Eduardo Sandim Benites. A morte ocorreu na quinta-feira (28), em Pinheiro Machado, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Segundo informações da Polícia Civil, o corpo da mulher foi enterrado no pátio da residência. A vítima tinha 37 anos e era empregada doméstica. O casal confessou o crime.

"A família não aceitava o relacionamento, me parece, principalmente, que a mãe fazia restrições. Com isso, a jovem e o rapaz acabaram praticando a execução da genitora dessa menina", explica o delegado.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Bagé. A criança de seis anos ainda não foi ouvida e deve ter um depoimento especial. O pai das meninas é trabalhador rural e não estava em casa no momento em que a mulher foi morta.

A família da adolescente já havia registrado ocorrência contra o jovem de 16 anos por estupro de vulnerável. Pela lei, menores de 14 anos não podem manter relações sexuais, nem com autorização.

"O rapaz tem 16 anos, a menina tem 12 e a lei veda, porque nós temos a questão de estupro de vulnerável. A relação sexual de menores de 14 anos, mesmo com consentimento, não é válida e constitui crime", explica Benites.

A vítima foi morta com um martelo, que foi enterrado junto com o corpo. Pela forma como ocorreu a morte, o delegado acredita que o crime pode ter sido premeditado.

"Por todos os elementos que foram verificados no local, há uma tendência de que houve um planejamento", afirma.

O crime foi descoberto porque na sexta-feira (29) o jovem contou para um familiar sobre o assassinato, que chamou a Brigada Militar e acionou o Conselho Turtelar.


Os dois jovens serão encaminhados ao Ministério Público, que deve pedir a intervenção deles. O menino deve ser levado para Pelotas, e a menina, para Porto Alegre. Eles devem responder por homicídio e ocultação de cadáver.

"A princípio, ela (suspeita) não demonstrava emoção em relação ao fato, talvez pela própria situação, uma anestesia moral ou até por estado de choque, mas isso nós não temos condições de avaliar", afirma o delegado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Moradores da 'Rua da Argentina' lamentam eliminação pela França, mas garantem: 'protesto continua'

Moradores do bairro Real Copagri, Zona Norte de Teresina, não escondem a decepção com a derrota da Argentina. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)
Moradores do bairro Real Copagri, Zona Norte de Teresina, não escondem a decepção com a derrota da Argentina. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)

A torcida dos moradores do bairro Real Copagre, Zona Norte de Teresina, que decoraram a rua com as cores do país vizinho, parece não ter dado tanta sorte à seleção da Argentina. Os torcedores lamentaram a derrota sofrida neste sábado (30) para a França por 4 a 3, nas oitavas de final da Copa do Mundo 2018. Mas apesar da tristeza, o protesto continua.

“A Argentina pode pegar de 10 ou até mil, mas o protesto está feito. Essa era a ideia. Eles [jogadores] mesmo que não se ajudaram. A gente fez de tudo e agora é só decepção e tristeza”, comentou o morador Francisco das Chagas.

Torcedores da Rua da Argentina na Zona Norte de Teresina lamentaram a derrota. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)
Torcedores da Rua da Argentina na Zona Norte de Teresina lamentaram a derrota. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)

A pintura da rua em homenagem à seleção argentina foi uma forma que os vizinhos encontraram de protestar contra a corrupção na política brasileira. Depois de quatro partidas, entretanto, os moradores parecem ter vestido a camisa a sério.

“Vamos continuar sendo Argentina. Não vamos mudar de seleção. Agora é torcer contra o Brasil. Estou triste, você está vendo. É bola para frente”, lamentou Raimundo Júnior, um dos idealizadores da Rua da Argentina.

A Argentina foi derrotada pela seleção da França em uma partida acirrada até os minutos de acréscimo. O duelo terminou com o placar de 4 a 3 para os franceses, e encerrou a participação dos argentinos na Copa do Mundo da Rússia.

Torcedores da Rua da Argentina na Zona Norte de Teresina lamentaram a derrota para a França. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)
Torcedores da Rua da Argentina na Zona Norte de Teresina lamentaram a derrota para a França. (Foto: Stephanie Pacheco/Globoesporte.com)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menino de 8 anos é aprovado em universidade na Bélgica

 (Foto: Prefeitura de Muriaé/Divulgação)
(Foto: Prefeitura de Muriaé/Divulgação)

Um menino belga se formou no ensino médio e foi aprovado em universidades aos 8 anos - idade que deveria estar cursando a segunda série do ensino fundamental. O garoto conseguiu a façanha depois de completar 6 anos de estudo em apenas um ano e meio, concluídos graças a aulas particulares.

Laurent Simons, cujo pai é belga e sua mãe holandesa, tem um QI de 145, de acordo com seus pais, e pegou seu diploma em meio a uma turma de estudantes de 18 anos. Na Bélgica, segundo a imprensa local, 2,5% da população é considerada de alto potencial com um QI de 130 ou mais.

Em entrevista à rádio RTBF, da Bélgica, Laurent disse que sua matéria favorita é matemática "porque é muito vasta, com estatística, geometria, álgebra".

Laureny já foi sondado por diversas universidades, segundo seu pai Alexander. "Ainda estamos no processo de nos orientar. Recebemos muitas ofertas, inclusive do exterior", afirmou.

O garoto, porém, ainda não escolheu uma instituição. Ele vai aproveitar os dois meses de férias escolares para definir seu futuro e descansar.

Tédio na escola
O pai do menino contou que o filho até insistia em brincar com outras crianças quando era mais novo, mas não se interessava pelos brinquedos.

O próprio garoto afirmou que ficava entediado em sala de aula. "Às vezes, os outros alunos demoravam muito para responder, então eu respondia por eles", disse ele a jornalistas durante sua primeira coletiva de imprensa.

Laurent disse que considerou se tornar um cirurgião e um astronauta, mas agora estava pensando em mergulhar no universo dos computadores.

"Se ele decidisse que amanhã seria um carpinteiro, isso não seria um problema para nós, contanto que ele estivesse feliz", disse o pai.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito de Nicolau Vergueiro é encontrado morto no pátio da prefeitura

Evandro Carlos Diehl, prefeito de Nicolau Vergueiro, foi encontrado morto na prefeitura (Foto: Arquivo Pessoal)
Evandro Carlos Diehl, prefeito de Nicolau Vergueiro, foi encontrado morto na prefeitura (Foto: Arquivo Pessoal)

Evandro Carlos Diehl, prefeito de Nicolau Vergueiro, na Região Norte do Rio Grande do Sul, foi encontrado morto no pátio da prefeitura na manhã deste sábado (30).

Segundo o delegado Norberto Rodrigues, da Polícia Civil de Marau, um funcionário encontrou o corpo do prefeito enforcado na garagem onde ficam guardados os carros e máquinas da prefeitura. Um inquérito será aberto para apurar mais detalhes, mas a polícia trata o caso como suicídio, pois não havia sinais de violência. O corpo foi encaminhado para necropsia.

Em nota de pesar, a prefeitura decretou luto oficial de três dias úteis na cidade, suspendendo as atividades nas repartições públicas municipais nesta segunda-feira (2).

Corpo do prefeito foi encontrado na garagem da prefeitura (Foto: Francieli Alonso/RBS TV)
Corpo do prefeito foi encontrado na garagem da prefeitura (Foto: Francieli Alonso/RBS TV)

Evandro Carlos Diehl era natural de Marau e tinha 44 anos. Advogado, formou-se pela Universidade Anhanguera. Sua trajetória política teve início em Nicolau Vergueiro, onde foi eleito vereador em 1997 e reeleito como vereador mais votado em 2001 e em 2005.

Em 2003, presidiu a Câmara Municipal, sendo o mais jovem presidente a ocupar o cargo. Em 2016, foi eleito para administrar o município ao lado do vice, Geraldo Antonio Muniz, com 57,51% dos votos válidos. Evandro deixa a esposa Rosicler Picolli Diehl e a filha Júlia Picolli Diehl.

O velório será realizado nesta tarde, na Câmara de Vereadores, ainda sem horário definido. O corpo do prefeito será cremado no domingo (1), em Passo Fundo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Colisão entre ônibus e caminhão mata 18 e deixa 14 feridos no sul da China


Pelo menos 18 pessoas morreram e 14 ficaram feridas após uma colisão ocorrida na noite de sexta-feira (29), entre um ônibus e um caminhão, na província de Hunan, no sul da China, segundo publicou neste sábado (30) o jornal "South China Morning Post".

O acidente aconteceu quando o ônibus atravessou a pista de uma estrada do distrito de Hengdong, por razões ainda desconhecidas, e se chocou frontalmente com o caminhão.

Pouco depois do acidente, os serviços de saúde confirmaram as mortes de nove pessoas que viajavam no ônibus e de um dos passageiros do caminhão, mas o número total de vítimas subiu hoje para 18.

Os feridos estão sendo atendidos em quatro hospitais locais.

Por enquanto, a origem e destino do ônibus, operado por uma companhia de transportes de Henan, são desconhecidos.

De acordo com o jornal "Beijing Youth Daily", as autoridades da província de Henan já tinham advertido a essa empresa sobre os riscos de permitir que seus motoristas trabalhem em estado de cansaço, e no mês de abril exigiram que dessem um curso aos seus funcionários alertando sobre os riscos da fadiga.

O excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, veículos em más condições de manutenção e motoristas cansados são as razões dos principais acidentes de trânsito na China, afirmou o jornal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe avisou o ex por WhatsApp que matou bebê em SP: 'Se livra disso'

Menina foi achada em um saco, dentro de lata de lixo em Santos, SP (Foto: Nirley Sena/A Tribuna Santos)
Menina foi achada em um saco, dentro de lata de lixo em Santos, SP (Foto: Nirley Sena/A Tribuna Santos)

A mãe da menina recém-nascida encontrada morta após ser jogada em uma lixeira do 6º andar, em Santos, no litoral de São Paulo, trocou mensagens de texto momentos com o pai do bebê antes do crime. Segundo a polícia, ela teria demonstrado insatisfação com a filha e dito não querer 'mais uma boca para comer'. Ela segue presa preventivamente pelo crime de homicídio qualificado.

O crime aconteceu na manhã de quinta-feira (28). O corpo foi localizado por um catador de latinhas que revirava o lixo, no bairro Gonzaga. Segundo a Polícia Civil, conversas mantidas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp dão conta de que, antes do crime, a mãe da criança deu a entender que não a queria por motivos financeiros.

"Havia uma conversa na qual ela dizia que eles ‘não tinham condições de criar mais uma boca’. Ele chegou a sugerir que ela fosse embora para Ribeirão Preto. Depois, diz 'você matou minha filha', seguido de 'se livra disso'", afirmou o delegado responsável pelo caso, Renato Mazagão Júnior.

As equipes do Setor de Homicídios da Delegacia Antissequestro (Deas) de Santos, a princípio, não trabalham com a hipótese do pai ter participado do crime. Ele teria apenas auxiliado na fuga da ex-companheira, pedindo um veículo por aplicativo para transportá-la, junto com a filha de três anos, para Praia Grande, no litoral paulista, onde também tem um imóvel.

Criança foi lançada em fosso (esq.) e caiu em lixeira 6 andares abaixo (dir.) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Criança foi lançada em fosso (esq.) e caiu em lixeira 6 andares abaixo (dir.) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O rapaz foi localizado após um recibo de compra ter sido achado dentro do saco onde a criança estava. O papel acusava a compra de fraldas descartáveis em uma farmácia próxima. Lá, câmeras de monitoramento auxiliaram na identificação. No mesmo dia, ele foi achado nas redondezas do prédio onde vivia com a ex-mulher e a outra filha.

"No momento da abordagem, inicialmente, ele negou saber de algo. Depois de conversas e alguma insistência, afirmou que a ex estava com a filha em outro apartamento da família. Chegando lá, o porteiro do prédio chegou a dizer que não havia ninguém no local", explica Mazagão.

A mãe foi presa preventivamente pelo crime de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Já o pai chegou a ser preso, mas já foi liberado, decisão que foi acompanhada pelo Ministério Público. Ele foi indiciado por favorecimento pessoal.

Lixeira fica na escadaria; porta dá acesso ao fosso por onde foi jogada criança (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Lixeira fica na escadaria; porta dá acesso ao fosso por onde foi jogada criança (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Asfixia mecânica
Laudos do Instituto Médico Legal (IML) confirmaram que a causa da morte da recém-nascida foi traumatismo craniano, ocorrido após ela ter sido jogada pelo fosso de lixo do prédio em que o casal mora, até cair em um contêiner. Antes, porém, foi vítima de asfixia mecânica.

"Havia perfurações no pescoço da criança e, no imóvel, foi achada uma lixa metálica, pontiaguda. O bebê também tinha um elástico de cabelo no pescoço", disse o delegado. A primeira versão da mãe era de que a filha nasceu morta, mas o laudo esclarece que a asfixia aconteceu ainda em vida.


Ainda segundo a polícia, o crime teria ocorrido em um dos banheiros do apartamento onde o casal morava há cerca de três anos, depois de virem do interior do estado. Por enquanto, não há como comprovar quem, de fato, estava no imóvel no momento da ação, o que será definido por meio de investigações.

Cupom fiscal estava no saco onde foi achada a criança, e ajudou a localizar o pai (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cupom fiscal estava no saco onde foi achada a criança, e ajudou a localizar o pai (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O crime
O corpo da recém-nascida foi achado por um catador de latinhas no fim da manhã de quinta-feira, em frente a um prédio de classe média na Rua Bahia, no bairro Gonzaga, um dos mais tradicionais da cidade.

Segundo Valdemir Oliveira, que localizou o corpo, o choque diante da descoberta foi grande, já que ele notou a cabeça do bebê enquanto vasculhava o lixo em busca do que recolher. "Eu sempre faço esse trabalho. Dessa vez, enquanto estava mexendo no local, dei de cara com o bebê. Na hora procurei ajuda e decidi chamar a polícia", explica.

No mesmo instante, Oliveira acionou equipes da Polícia Militar, que isolaram o local até a chegada da perícia. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal, onde passou pelo procedimento de necrópsia, o que determinou a causa da morte.

Catador de latinhas encontrou o bebê dentro da lixeira, em Santos, SP (Foto: Marcela Pierotti/G1)
Catador de latinhas encontrou o bebê dentro da lixeira, em Santos, SP (Foto: Marcela Pierotti/G1)

Menina foi encontrado dentro de lixeira no bairro Gonzaga, em Santos, SP (Foto: Marcela Pierotti/G1)
Menina foi encontrado dentro de lixeira no bairro Gonzaga, em Santos, SP (Foto: Marcela Pierotti/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Nova função do Whatsapp permite restringir a administradores o envio de mensagens em grupos

Nova função do Whatsapp, habilitada nesta sexta-feira (29) (Foto: Reprodução)
Nova função do Whatsapp, habilitada nesta sexta-feira (29) (Foto: Reprodução)

Uma nova função permite restringir aos administradores o envio de mensagens nos grupos do Whatsapp. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29).

Para habilitar a função, é necessário ir em “Informações do grupo”, depois "Configurações do Grupo", em seguida "Enviar mensagens". Por fim, selecione “Somente Admins” e clique em "Confirmar".

A opção está disponível na versão mais recente do aplicativo, usado por cerca de 120 milhões de usuários no Brasil. "O WhatsApp acredita que essa adição é mais uma ferramenta para melhorar o controle dos administradores de grupos sobre o que é compartilhado", informou a empresa.

Fonte: G1
Leia Mais ››