terça-feira, outubro 04, 2022

Técnico de ginástica é condenado a 109 anos de prisão por estupro de vulnerável

Em julgamento na 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, o ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes foi considerado culpado na acusação de abusos sexuais a ginastas, caso revelado pelo "Fantástico" em abril de 2018. Em decisão publicada na segunda-feira, o ex-técnico foi condenado em primeira instância a 109 anos e oito meses de reclusão, em regime fechado, pelo crime de estupro de vulnerável contra quatro vítimas. Ainda cabe recurso da decisão, e Fernando vai recorrer em liberdade.


O ex-treinador foi denunciado pelo Ministério Público nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). O recurso da defesa vai ser apresentado ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O Ministério Público vai apresentar as contrarrazões, e então três desembargadores do TJ-SP vão analisar o recurso interposto. Após o julgamento em segunda instância, ainda é possível recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF). O processo corre em segredo de justiça para preservar as vítimas.


- Tendo em vista que os delitos foram praticados pelo acusado contra quatro vítimas distintas, envolvendo, portanto, desígnios autônomos e lesando bens personalíssimos, reconheço que todos foram praticados em concurso material, na forma descrita no artigo 69 do Código Penal, devendo as penas serem todas somadas, totalizando 109 (cento e nove) anos e 08 (oito) meses de reclusão. O regime inicial de cumprimento de pena será o fechado, em razão do quantum de pena aplicado, da gravidade e da hediondez do crime de estupro de vulnerável praticado pelo acusado contra quatro vítimas, durante longo período de tempo, valendo-se da sua condição de técnico dos atletas e da autoridade que exercia sobre elas. Ante o exposto, julgo procedente o pedido inicial para condenar FERNANDO DE CARVALHO LOPES, qualificado nos autos, à pena de 109 (cento e nove) anos e 08 (oito) meses de reclusão, em regime inicial fechado, por incurso, por quatro vezes, no artigo 217-A, "caput", combinado com o artigo 226, inciso II, ambos do Código Penal, na forma do artigo 71, do Código Penal, em relação a cada uma das vítimas, tudo na forma do artigo 69 do Código Penal - afirmou um trecho da decisão de 94 páginas da juíza Fernanda Alves da Rocha Branco de Oliva Politi.


A vítima 1 do processo tinha apenas 13 anos quando decidiu procurar os pais, em 2016, e compartilhar o incômodo que sentia com uma série de comportamentos, segundo ela, inadequados do treinador como comandante da ginástica no tradicional Clube Mesc. Depois dela, mais sete pessoas procuraram a delegacia de defesa da mulher e do adolescente para depor, entre vítimas e testemunhas, mas o caso ficou parado por praticamente dois anos. Em abril de 2018, uma reportagem do Fantástico mostrou, após quatro meses de investigação, que mais de 40 ginastas revelaram ter sofrido abusos cometidos pelo ex-técnico entre 1999 e 2016, porém apenas quatro são citados na ação como vítimas. Os demais atletas que alegam ter sofrido abuso participam do inquérito policial como testemunhas.


Fernando de Carvalho Lopes técnico ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG


Na esfera da justiça esportiva, Fernando de Carvalho Lopes chegou a ser banido da ginástica pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). No entanto, o ex-treinador conseguiu uma liminar em junho de 2020 junto à 2ª Câmera Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe, onde é a sede da CBG, para suspender a decisão de bani-lo até que o mérito da ação de seu recurso seja julgado pelo TJ-SE.


Em nota, a CBG se manifestou após a condenação:

A CBG reafirma seu compromisso de tolerância zero com atos de assédios e abusos no esporte, que consideramos sempre repugnantes. Acreditamos no Poder Judiciário e nos órgãos da justiça desportiva para dar as respostas e punições adequadas a tais práticas criminosas, assim como fez o STJD da Ginástica aplicando a pena de banimento ao referido treinador em março de 2019.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico de empresário fuzilado em carro de luxo ao sair de academia em Ribeirão Preto

A Justiça autorizou a quebra do sigilo telefônico do empresário Luiz Cláudio Mazzuca Filho, de 35 anos, morto a tiros enquanto deixava uma academia na zona Sul de Ribeirão Preto (SP) em um carro de luxo no final de setembro.


A informação foi confirmada à EPTV, afiliada da TV Globo, pela Polícia Civil, que solicitou a medida como parte das investigações do caso.


Luiz Cláudio Mazzuca Filho, de 35 anos, foi morto a tiros em frente a academia em Ribeirão Preto — Foto: Reprodução/Redes sociais


A expectativa é de que, com o histórico de conversas em aberto, seja possível confirmar ou descartar se Mazzuca Filho vinha sendo ameaçado antes do homicídio.


O caso, registrado por câmeras de segurança, já é tratado como uma execução, mas por causas ainda não explicadas. O objetivo da Polícia Civil é identificar, além dos atiradores, eventuais mandantes do crime.


Seguidores lamentam morte de Luiz Cláudio Mazzuca Filho em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/Instagram


Morto em frente a academia

De acordo com o boletim de ocorrência, na noite da última quinta-feira (29), Mazzuca Filho tinha acabado de sair da academia, às 22h11, na Rua Manoel Lopes Velludo, onde estava com a namorada. Em seguida, cada um entrou em um automóvel para ir embora.


Enquanto manobrava o carro para sair do estacionamento em frente ao estabelecimento, Mazzuca Filho foi fechado por um automóvel que chegou pela rua. Na sequência, dois homens armados desceram e começaram a atirar contra o carro do empresário (veja abaixo) usando um fuzil e uma pistola 9 milímetros.


A vítima morreu dentro do carro, antes da chegada do socorro médico. Uma funcionária da academia, de 26 anos, que ia pegar a moto estacionada na rua para ir embora, foi baleada no braço e no quadril. Ela foi atendida pela Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-UE) .


A namorada do empresário, que prestou as primeiras informações à Polícia Militar, não se feriu. Mazzuca deixou um filho de 12 anos, fruto de outro relacionamento.


De acordo com o boletim de ocorrência, dos 35 projéteis disparados pelos criminosos, três também atingiram a parede da academia.


O carro e o celular da vítima foram apreendidos e devem passar por pericia no âmbito das investigações da Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Médico e paciente se agridem com cadeiradas em unidade de saúde em Luziânia

Um médico e um paciente se agrediram com cadeiradas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Setor Aeroporto, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo mostra quando um deles joga a cadeira contra o outro, que revida com o mesmo objeto. A Polícia Civil investiga o caso.


Médico e paciente se agridem com cadeiradas em unidade de saúde em Luziânia, Goiás — Foto: Montagem/g1


Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu localizar as defesas do médico e do paciente para que se posicionem.


A Prefeitura de Luziânia disse que está analisando a situação e que busca informações para esclarecer o que aconteceu.


O Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) disse em nota que repudia qualquer forma de violência e entende que a relação entre médico e paciente deve ser pautada pela confiança e baseada no respeito mútuo.


"O Cremego espera que o caso seja apurado, os responsáveis sejam punidos e que episódios lamentáveis como esse não se repitam", ressaltou o conselho.


A briga foi na segunda-feira (3). Os dois envolvidos foram levados à delegacia, mas ninguém foi preso até o começo da noite do mesmo dia.


À TV Anhanguera, o médico disse que a confusão começou quando o paciente chegou ao local pedindo um frasco de insulina, mas a receita dele era de um ano e quatro meses atrás. Por isso, uma funcionária falou que, para obter o remédio, ele teria que passar por uma nova consulta.


Após isso, o homem teria começado a agredir verbalmente a funcionária da UBS, conforme relatou o médico. Ele disse ainda que, após ouvir a confusão, foi até o local para defender a trabalhadora - momento em que foi agredido fisicamente.


Um vídeo feito do lado de fora da unidade de saúde mostra quando o médico joga uma cadeira contra o paciente, que pega o móvel para revidar. Neste momento, a gravação mostra que o médico pega outra cadeira e os dois agridem um ao outro ao mesmo tempo.


O médico teve alguns machucados e contou que teve uma lesão no tendão da mão, e que um dos dedos dele não está nem se mexendo.


Após a confusão, a Polícia Militar foi acionada e, chegando ao local, o paciente não estava mais lá. Durante patrulhamento, a corporação o encontrou em um posto de combustíveis. Depois disso, o homem foi levado para a delegacia.


À polícia, o paciente confirmou a informação de que foi à unidade de saúde em busca de insulina. Apesar disso, ele disse que o médico foi quem o agrediu primeiro.


O delegado George Nogueira, da Polícia Civil de Luziânia, disse que investiga o caso e que o "procedimento está em trâmite".


Fone: g1

Leia Mais ››

Pablo Lyle, ator de novelas mexicanas, é condenado a 15 anos de prisão por matar homem com soco após acidente de trânsito

O ator mexicano Pablo Lyle foi condenado a 15 anos de prisão por matar um homem com soco após um acidente de trânsito em 2019. Lyle, de 35 anos, recebeu sua sentença nesta terça-feira (4).


O ator mexicano Pablo Lyle — Foto: Reprodução/Instagram do ator


Juan Ricardo Hernández, um cubano de 63 anos, morreu no Hospital Jackson Memorial, da cidade de Miami, nos Estados Unidos, após a agressão.


Lyle fugiu após a discussão e o soco, mas no mesmo dia foi detido e posto em liberdade condicional após pagar uma fiança de US$ 5 mil.


Lyle ficou conhecido por sua participação na série de televisão "Código Postal", em 2006. Desde então, seguiu trabalhando em novelas da emissora Televisa, entre elas "Una familia con suerte", "La sombra del pasado" e "Mi adorable maldición".


Como foi a agressão

Segundo declarou o ator à imprensa local, ele deixou o local porque "temia pela segurança do seu filho" Mauro, então com seis anos, que estava com ele.


Lyle foi indiciado por agressão, mas recebeu permissão da corte em Miami para viajar ao México, onde tinha compromissos profissionais.


Segundo o relatório de detenção, Lyle agrediu Hernández depois que o homem reclamou que o carro no qual o ator estava no banco de passageiros cruzou seu caminho de repente.


Hernández desceu do carro em um semáforo e começou a reclamar. Lyle saiu do veículo e deu um soco no rosto do cubano, que ficou inconsciente no chão, segundo a polícia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF prende dois homens por fraude e desvio de celulares enviados pelos Correios

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira (3), dois homens por fraude e desvio de encomendas dos Correios, sobretudo smartphones de alto valor no mercado.


A ação dos policiais ocorreu no Centro de Distribuição de Nilópolis, na Baixada Fluminense, no momento que um dos alvos retirava encomendas vindas do exterior a mando do outro investigado, empregado da empresa.


PF mostra etiqueta falsa colada sobre a original — Foto: Reprodução/TV Globo


Segundo a PF, a fraude consistia na confecção de etiquetas falsas que eram coladas por cima das etiquetas originais. “Dessa forma, os criminosos mudavam o destinatário. Mas, como os endereços eram falsos, as encomendas acabavam retiradas diretamente nas unidades postais”, detalhou.


Esquema semelhante já havia sido desmontado em 2019, na Operação Replicante.


“As investigações prosseguirão com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa”, afirmou.


Os presos e outros investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e peculato.


Encomendas dos Correios desviadas foram interceptadas pela PF — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dia das Crianças deve movimentar R$ 188 milhões no comércio potiguar, diz pesquisa

O Dia das Crianças deverá movimentar cerca de R$ 188 milhões neste ano no comércio potiguar. O número é 22,4% maior do que o mesmo período em 2021, quando o valor registrado havia sido perto de R$ 154 milhões.


Shoppings em Natal devem atrair 39,5% dos consumidores neste Dia das Crianças — Foto: Luana Tayze


As populações de Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, pretendem ir às compras, sendo 63,7% na capital e 49,4% no município do Oeste, com gasto médio acima dos R$ 100, segundo números divulgados pelo Instituto Fecomércio RN.


Na capital potiguar, com base nos dados levantados na pesquisa, estima-se que 492 mil pessoas devam ir às compras no período que antecede o Dia das Crianças, o que representa um incremento de quase R$ 67 milhões no comércio natalense. O gasto médio que o consumidor irá desembolsar na compra dos presentes será em torno dos R$135,48.



Dentre os produtos mais procurados estão brinquedos (53,3%), roupas (37,6%), calçados (9,7%), e eletrônicos (5,5%). Em relação a quantidade de presentes, 45,3% dos entrevistados revelaram que irão optar pela compra de apenas um item.


O comércio de rua é o destino para as compras de 41,6% dos consumidores da capital, acompanhado pelos shoppings, local escolhido para 39,5% dos entrevistados. A pesquisa da Fecomércio RN também mostra que 75% dos consumidores irão fazer pesquisa de preços, e 44,7% pretendem pagar no cartão parcelado.


O setor de Comércio aguarda um bom resultado neste ano. "Nossa pesquisa mostra que temos um aumento no volume de pessoas que pretendem presentear na capital potiguar e, em Mossoró, houve crescimento de 13,3% no valor movimentado, de 10 milhões em 2021, para 11 milhões este ano", afirma Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN.


Ele também frisa que os números referentes aos gastos com presentes, apresentaram elevação na média geral, um aumento de pouco mais de 15% no valor médio do gasto estimado por cada consumidor com presentes em relação ao ano passado.


Mossoró

Na segunda maior cidade do estado, a projeção é que cerca de 93 mil mossoroenses irão às compras no Dia das Crianças.


Os produtos mais procurados pelos mossoroenses serão brinquedos (57,8%), roupas (33,3%), calçados (6,8%) e eletrônicos (4,4%). A maior parte dos consumidores ouvidos (49,2%) pretendem comprar apenas um item de presente.



Já em relação ao local de compra, a pesquisa apurou que o comércio de rua ainda é o principal alvo para 55% dos entrevistados. Os shoppings vêm logo atrás, como opção para 30,5% dos consumidores. O gasto médio por pessoa é de R$ 121,41 e 56% dos consumidores pretendem pagar as compras no cartão parcelado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN é o segundo estado do país mais avançado no Censo 2022, diz IBGE

O Censo Demográfico 2022 contou um total de 2.295.102 pessoas no Rio Grande do Norte em dois meses de trabalho. O número apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa 64,4% da população estimada para o estado no ano de 2021, que seria de 3.560.903 pessoas. O RN é o segundo mais avançado do Brasil, com 79,6% dos setores em andamento.


Censo 2022: RN é o segundo estado com levantamento mais avançado no país — Foto: Marcelo Lima/IBGE


Isso significa que dos 5.972 setores censitários do estado, o Censo foi iniciado em 4.759. Essa proporção está acima da média nacional, de 62,5%, e só não é maior do que o registrado em Sergipe (80,7%). Os setores censitários são uma divisão do território, usada pelo IBGE, para facilitar o trabalho de pesquisa.



Os dados fazem parte do segundo balanço sobre a execução da pesquisa, realizado esta semana pelo IBGE.


Em todo o Brasil, mais de 104 milhões de pessoas foram recenseadas até o momento. Nacionalmente, o Instituto mudou o prazo para finalizar a coleta do Censo 2022 por causa da falta de recenseadores. Agora ela ocorre até o início de dezembro. Mas no Rio Grande do Norte, o objetivo ainda é concluir a coleta de dados até 31 de outubro.


Do total da população norte-rio-grandense recenseada, 1.193.354 são mulheres e 1.101.748, homens. Dos 785.540 domicílios visitados, em 780.979 as entrevistas para a pesquisa foram presenciais. Em 1.705 lares, a opção foi responder por telefone. A resposta pela internet ocorreu em 1.661 residências.


Recusas ao Censo

No período de pesquisa do Censo, o percentual de recusas em responder o levantamento no estado está em 1,2%. Dos 861.835 domicílios visitados, em 10.754 os moradores se negaram a responder.


O percentual de recusas no RN é menor do que a média do Nordeste, de 1,5%, e do Brasil, de 2,2%. Para convencer a população da importância de responder o Censo 2022, os recenseadores estão orientados a retornar, pelo menos, três vezes aos domicílios resistentes.


Segundo o IBGE, caso o morador não seja convencido a dar a entrevista, o supervisor fará uma visita, e em último caso o morador resistente receberá uma carta sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas, em respeito à Lei Federal 5.534/68.


Os três retornos do recenseador também devem ocorrer nos casos de domicílios com moradores ausentes até conseguir a entrevista ou a confirmação de que ninguém mora no local. De acordo com o balanço do dia 2 de outubro, em 63.773 residências não havia uma pessoa para responder no momento da visita do recenseador.


Serra de São Bento

O município de Serra de São Bento, no Agreste potiguar, foi o primeiro a finalizar o Censo 2022 no RN. Outros três municípios estão com mais de 90% dos setores concluídos: Bento Fernandes (92,3%), Serra Caiada (92%) e São João do Sabugi (90,9%).


Quilombolas e indígenas

A população quilombola recenseada nos dois primeiros meses do Censo 2022 é de 12.814 pessoas no estado. Neste segundo balanço, os povos indígenas chegaram a 7.866 pessoas.


As comunidades quilombolas já eram recenseadas anteriormente, mas não havia a distinção em relação à população em geral. Por isso, este ano o questionário do Censo pergunta: “você se considera quilombola?”. Assim, segundo o IBGE será possível traçar um perfil social e econômico desse recorte da população pela primeira vez.


Para os povos indígenas, a maior novidade é o questionário de abordagem com perguntas sobre infraestrutura, educação, saúde e hábitos e práticas tradicionais. Esse questionário deve ser respondido pela liderança local. Os demais integrantes da comunidade respondem o questionário desenvolvido para os domicílios com particularidades para indígenas.



Balanço do Censo 2022 no RN até 02 de outubro

2.295.102 pessoas recenseadas


1.193.354 mulheres


1.101.748 homens


785.540 domicílios recenseados


7.866 pessoas indígenas


12.814 pessoas quilombolas


79,6% dos setores trabalhados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Correios realizam leilão de 23 motos e um imóvel no Rio Grande do Norte

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou para o próximo dia 13 de outubro um leilão para negociação de veículos e imóveis no Rio Grande do Norte. São 23 motocicletas e um imóvel, com arremates marcados para ocorrer na primeira quinzena de outubro.


Motocicletas serão colocadas a venda pelos Correios — Foto: Divulgação


De acordo com o órgão, em relação ao leilão de veículos, são 23 disponibilizados para negociação. A licitação eletrônica deve ocorrer no dia 10 de outubro.


O imóvel que será colocado para negociação é um prédio comercial da estatal, localizado na Ribeira, zona Leste de Natal. O leilão do bem está marcado para o dia 13 de outubro.



Ainda segundo a estatal, veículos e imóvel podem ser visitados mediante agendamento e para participar dos certames é necessário que o interessado esteja cadastrado na plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil.


Os editais estão disponíveis no site onde a licitação eletrônica será feita (clique aqui), consultado pelo número da licitação 960960 (imóvel na Rua Chile) e 952016 (motocicletas).


Serviço

Leilão de veículos:


23 veículos (7 Honda BROS, 1 NXR 150 BROS, 14 YAMAHA XTZ 125K e 1 HONDA NXR 125 BROS)

Data de abertura das propostas e disputa online dos lances: 10/10/2022

Período de visitação aos bens: até 7/10

Endereço para visita: Rua Lauro Medeiros, 1854, Lagoa Nova - Natal/RN

Telefone para agendamentos: (86) 3673-6070


Leilão de imóvel:


Leilão de imóvel situado na Rua Chile, 178, Natal/RN

Data de abertura das propostas e disputa online dos lances: 13/10/2022

Período de visitação: até 11/10

Telefone para agendamentos: (84) 3673-6166


Imóvel é localizado na Rua Chile, na Ribeira, em Natal. — Foto: Divulgação/Correios


Fonte: g1

Leia Mais ››

Robôs assumem fritura de batatas fritas em lanchonetes dos EUA

Batatas fritas e anéis de cebola estão se tornando uma realidade da robótica, graças a uma empresa no sul do Estado norte-americano da Califórnia.


Robôs assumem fritura de batatas fritas em lanchonetes dos EUA — Foto: Reuters


A Miso Robotics, em Pasadena, anunciou o lançamento do robô Flippy 2, que automatiza o processo de fritar batatas, cebolas e outros alimentos.


Um grande braço robótico como os das fábricas de automóveis, dirigido por câmeras e inteligência artificial, tira batatas fritas congeladas e outros alimentos de um freezer, mergulha-os em óleo quente e depois deposita o produto pronto para servir em uma bandeja.


O Flippy 2 pode cozinhar várias refeições com diferentes receitas simultaneamente, reduzindo a necessidade de funcionários de cozinha e, diz a Miso, agilizando a entrega de pedidos nas janelas de drive-thru.


"Quando um pedido chega pelo sistema do restaurante, ele automaticamente envia as instruções para Flippy", disse o presidente-executivo da Miso, Mike Bell, em entrevista.


"... Ele faz isso mais rápido ou com mais precisão, de forma mais confiável do que a maioria dos humanos", acrescentou Bell.


Desenvolvimento

Miso disse que levou cinco anos para desenvolver o Flippy e recentemente o disponibilizou comercialmente.


O nome do robô vem de Flippy, um robô anterior projetado para virar hambúrgueres em uma chapa. Mas uma vez que a equipe da Miso concluiu o trabalho na máquina, ela percebeu que havia um gargalo muito mais apertado na estação de alimentos fritos, principalmente nos turnos da noite.


Os engenheiros da Miso podem ver os robôs Flippy 2 trabalhando em tempo real por meio de uma grande tela, o que permite a eles ajudar em eventuais problemas. Uma série de cadeias de fast food adotou o robô, incluindo Jack in the Box, White Castle e CaliBurguer, disse Bell.


O executivo afirmou que outras três grandes redes de fast food colocaram Flippy 2 para trabalhar, mas disse que as empresas estão hesitantes em divulgar o fato por causa da sensibilidade sobre a percepção de que os robôs estão roubando empregos dos humanos.


A Miso Robotics tem 90 engenheiros que lidam com protótipos ou trabalham em programação. Um dos próximos projetos da empresa é Sippy, um robô especializado em bebidas que será capaz de receber o pedido, colocar a bebida em copos com tampas e canudos.


Bell disse que um dia as pessoas "vão chegar em um restaurante e olhar para um robô e dizer: 'Ei, você se lembra dos velhos tempos quando humanos costumavam fazer esse tipo de coisa?'"


"E estes dias estão chegando...É apenas uma questão do quão rápido eles vão chegar."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Avalanche no Himalaia indiano deixa 4 mortos e vários desaparecidos

Pelo menos quatro pessoas morreram e várias outras ainda estavam desaparecidas no Himalaia indiano depois que um grupo de 41 alpinistas foi atingido por uma avalanche nesta terça-feira, informou um comunicado de um instituto de montanhismo no norte da Índia.


Montanha Nanda Devi, que fica no norte da cadeia do Himalaia — Foto: Reuters


O grupo, composto por 34 formandos em montanhismo e sete instrutores, foi apanhado pela avalanche às 8h45 no horário local, de acordo com o comunicado.


Quatro corpos foram recuperados durante buscas de forças estaduais e nacionais de resposta a desastres e da Força Aérea Indiana, disse o Instituto de Montanhismo Nehru, uma escola de montanhismo sob o Ministério da Defesa, em comunicado.


"A Força Aérea Indiana está fazendo um reconhecimento aéreo da montanha onde isso aconteceu. Não é fácil chegar ao local", disse o chefe de polícia de Uttarakhand, Ashok Kumar, à Reuters por telefone.


Fonte: Reuteres

Leia Mais ››

Coreia do Norte testa míssil sobre Japão, que pede a habitantes do norte que se protejam

A Coreia do Norte disparou um míssil que passou por cima do Japão, no que parece ser uma escalada deliberada para chamar a atenção dos governos de Tóquio e Washington.


TV japonesas mostravam notícias urgentes sobre o lançamento de mísseis norte-coreanos na terça-feira — Foto: Getty Images via BBC


O míssil balístico viajou cerca de 4,5 mil km antes de cair no Oceano Pacífico — distância o suficiente para atingir a ilha norte-americana de Guam se seguisse outra trajetória.


Este é o primeiro lançamento de míssil norte-coreano sobre o Japão desde 2017.


O lançamento levou o Japão a emitir um raro alerta para alguns cidadãos se protegerem.


A ONU proíbe a Coreia do Norte de testar armas balísticas e nucleares. O lançamento de mísseis em direção ou sobre outros países sem qualquer aviso prévio ou consulta também viola as normas internacionais.


A maioria dos países evita completamente fazer isso, pois o ato pode ser facilmente confundido com um ataque. Embora não seja tão grande quanto um teste nuclear — algo que não está descartado para o futuro — o ato norte-coreano pode ser considerado extremamente provocativo.


Pessoas no norte do Japão, incluindo a ilha de Hokkaido e a cidade de Aomori, supostamente acordaram com o barulho de sirenes e alertas de texto que diziam que "a Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para prédios ou para locais subterrâneos".


Enquanto o míssil sobrevoava, eles foram avisados ​​para ficarem atentos a detritos caindo. Muitos pareciam permanecer calmos, de acordo com relatos. Um vídeo mostra passageiros de Tóquio andando calmamente enquanto os alto-falantes soavam alertas.


Mas outros ficaram mais abalados. "Se um míssil atingir, eu ficaria preocupado que este seria um grande problema não apenas aqui, mas também em todo o país", disse Kazuko Ebina, moradora de Aomori, ao jornal Asahi Shimbun.


Mais tarde, autoridades disseram que o míssil balístico de alcance intermediário caiu no Oceano Pacífico, longe do Japão, e não houve relatos de feridos.


Ele cobriu a maior distância já percorrida por um míssil norte-coreano e atingiu uma altura de cerca de 1.000 km — mais alta que a Estação Espacial Internacional.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, classificou o lançamento como um "comportamento violento", enquanto o ministro da Defesa, Yasukazu Hamada, disse que o Japão não descarta nenhuma opção para fortalecer suas defesas, incluindo "capacidades de contra-ataque".


A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, chamou a decisão de "perigosa e imprudente" e disse que o ato "desestabiliza" a região.


O lançamento ocorre quando o Japão, os EUA e a Coreia do Sul trabalham juntos para fortalecer suas defesas, em resposta à crescente ameaça representada pelo Norte.


Na semana passada, os três países realizaram exercícios navais juntos pela primeira vez desde 2017. Esses exercícios há muito antagonizam o líder de Pyongyang, Kim Jong-un, que os vê como prova de que seus inimigos estão se preparando para a guerra.


Após os exercícios combinados em 2017, a Coreia do Norte disparou dois mísseis sobre o Japão em resposta. Uma semana depois, realizou um teste nuclear.


Teste nuclear

Um dado recente de inteligência sugeriu que a Coreia do Norte está se preparando para testar outra arma nuclear. Acredita-se que a Coreia do Norte estaria esperando até que a China — seu principal aliado — realize seu congresso do Partido Comunista no final deste mês.


Mas alguns especialistas agora estão perguntando se isso poderia acontecer mais cedo do que o esperado — eles acreditam que o lançamento de terça-feira mostra que a Coreia do Norte está preparando o terreno para um teste nuclear.


O lançamento do míssil é o quinto realizado por Pyongyang em uma semana. No sábado, dois foguetes caíram em águas fora da zona econômica exclusiva do Japão.


Muitos dos testes de mísseis da Coreia do Norte são realizados em uma trajetória de voo elevada — evitando voos sobre seus vizinhos.


No entanto, disparar sobre o Japão ou passando por ele permite que cientistas norte-coreanos testem mísseis em circunstâncias "mais representativas das condições que eles suportariam no mundo real", disse o analista Ankit Panda à agência de notícias Reuters.


Essas ações contribuíram para as tensões duradouras entre a Coreia do Norte e o Japão, enraizadas na colonização anterior da Coreia pelo Japão de 1910 a 1945 e no sequestro de cidadãos japoneses pelo Norte no passado.


No início deste mês, a Coreia do Norte aprovou uma lei na qual se declara um Estado com armas nucleares, com o líder Kim Jong-un descartando a possibilidade de negociações sobre desnuclearização.


Pyongyang realizou seis testes nucleares entre 2006 e 2017, incorrendo em sanções generalizadas.


O país do leste asiático desafia regularmente a proibição de testes nucleares e de mísseis, dizendo que precisa reforçar suas defesas.


Que misseis a Coreia do Norte tem — Foto: BBC


Fonte: g1

Leia Mais ››

Itália pede extradição de Robinho, condenado em última instância por estupro

Fazendo upload: 241582 de 241582 bytes.


O governo italiano pediu a extradição do atacante Robinho e de seu amigo Ricardo Falco, condenados em última instância a nove anos de prisão pelo crime de estupro contra uma jovem de 22 anos, ocorrido em 2013, em uma boate de Milão. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela agência de notícias Ansa.


O Ministério Público de Milão, responsável por acionar o Ministério da Justiça da Itália, já teria sido informado sobre o envio da solicitação da extradição de Robinho às autoridades brasileiras. Em janeiro deste ano, o atacante teve seu recurso rejeitado pela Corte de Cassação de Roma, deixando tanto ele quanto Falco sem a possibilidade de recursos.


A Constituição do Brasil proíbe a extradição de brasileiros, mas a Justiça italiana pode pedir o cumprimento da pena em uma prisão brasileira. Porém, esta possibilidade é dificultada pelo Código Penal do País, uma vez que a sentença estrangeira só é aplicada no Brasil em duas situações: a primeira é pela reparação de danos e a segunda, pela homologação para efeitos de tratados.


Aos 38 anos, Robinho não entra em campo por uma partida oficial desde 2020, quando defendia o Istambul Basaksehir, da Turquia. O jogador chegou a ser anunciado pelo Santos em outubro daquele ano, mas a contratação foi cancelada após pressão da torcida e de patrocinadores por causa do processo por estupro.


Desde o início do caso na Justiça, o atleta adotou um perfil mais recluso, sem se manifestar sobre o assunto. Recentemente, ele foi fotografado ao lado do meia Diego Ribas com quem fez histórica dupla no Santos, em uma praia da cidade. No sábado, ele foi às redes sociais manifestar apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.


Entenda o caso de Robinho


De acordo com as investigações, Robinho e cinco amigos teriam estuprado uma jovem albanesa em um camarim da boate milanesa Sio Café, onde ela comemorava seu aniversário. O caso aconteceu em 22 de janeiro de 2013, quando o atleta defendia o Milan. O atleta foi condenado em primeira instância em dezembro de 2017. Os outros suspeitos deixaram a Itália ao longo da investigação, e por isso a participação deles no ato é alvo de outro processo


Os defensores de Falco também dizem que seu cliente é inocente, mas pedem a aplicação mínima da pena caso haja condenação. O Estadão esteve na boate em Milão e constatou que o local passou por reforma após o episódio. Procurado pela reportagem em outubro de 2020, o advogado Franco Moretti, que representa Robinho na Itália, reforçou que seu cliente é inocente. O jogador afirmou que toda a relação que teve com a denunciante foi consensual e ressaltou que seu único arrependimento foi ter sido infiel a sua mulher.


Em entrevista ao Estadão, o advogado da vítima, Jacopo Gnocchi, revelou à época que ela poderia ter solicitado o pagamento de aproximadamente R$ 400 mil (cerca de 60 mil euros) por danos morais, mas optou por aguardar o andamento dos procedimentos jurídicos. Na sua visão, o tribunal de Milão que condenou Robinho fez uma análise correta do caso.


Transcrições de interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial mostraram que Robinho revelou ter participado do ato que levou uma jovem de origem albanesa a acusar o jogador e amigos de estupro coletivo, em Milão, na Itália. Em 2017, a Justiça italiana se baseou principalmente nessas gravações para condenar o atacante em primeira instância a nove anos de prisão.


Além das gravações telefônicas, a polícia italiana instalou um grampo no carro de Robinho e conseguiu captar outras conversas. Para a Justiça italiana, as conversas são "auto acusatório". As escutas exibem um diálogo entre o jogador e um músico, que tocou naquela noite na boate e avisou o atleta sobre a investigação.


Robinho e Falco foram condenados com base no artigo "609 bis" do código penal italiano, que fala do ato de violência sexual não consensual forçado por duas ou mais pessoas, obrigando alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade "física ou psíquica".


Os advogados de Robinho afirmam que o atleta não cometeu o crime do qual é acusado e alegam que houve um "equívoco de interpretação" em relação a conversas interceptadas com autorização judicial, pois alguns diálogos não teriam sido traduzidos de forma correta para o idioma italiano.


A repercussão negativa sobre o caso de estupro fez com que Robinho tivesse a contratação suspensa pelo Santos em outubro de 2020. O atacante foi anunciado como reforço pelo clube da Vila Belmiro com vínculo por cinco meses. Porém, a pressão de patrocinadores e a divulgação de conversas sobre o caso provocaram forte repercussão, e o clube optou por suspender o contrato do jogador.


Fonte: Estadão Contéudo

Leia Mais ››

RN registra preço máximo do etanol na última semana, diz ANP

O Rio Grande do Norte foi um dos dois estados que registrou preço máximo do etanol até sábado (1º) da última semana. É o que apontam dados levantados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O valor registrado, segundo a ANP, foi de R$ 5,49 e também foi encontrado em postos do Rio Grande do Sul. A nível nacional, o preço médio do etanol recuou 1,75% na última semana em relação à anterior, de R$ 3,43 para R$ 3,37 o litro. 


Adriano Abreu


A nível nacional, os preços subiram no Paraná, Goiás e Espírito Santo e ficaram estáveis apenas no estado de Roraima. Já em outros 21 estados e no Distrito Federal, os preços médios do etanol hidratado  registraram queda. Não houve levantamento no Amapá. 


O preço mínimo registrado na semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,67 o litro, em Mato Grosso, e o menor preço médio estadual, de R$ 2,81, também foi registrado em Mato Grosso. O maior preço médio estadual, de R$ 5,35, foi observado no Amapá.


Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País caiu 29,79%. O Estado com maior queda no período foi Mato Grosso com 41,58% de desvalorização. Além disso, o etanol continua com pouca competitividade em relação à gasolina na maior parte dos Estados do País. O Estado em que o biocombustível é mais competitivo é Mato Grosso (58,66%), seguido de Goiás (67,55%), de São Paulo (68,30%) e Paraíba (69,26%).


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Sinal 5G será ativado dia 6 em cinco capitais da Região Norte

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que cinco capitais da Região Norte terão, a partir do dia 6 próximo, a faixa de internet de quinta geração (5G) liberada para a entrada em operação. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência).


Tânia Rêgo/Agência Brasil


O anúncio – relativo ao início dos serviços em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco – foi feito hoje (4), em Brasília, pelo conselheiro Moisés Queiroz Moreira, do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).


Essas frequências para o 5G foram leiloadas em novembro de 2021. A previsão inicial era que o serviço seria disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho, e que nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029.


“Foi um trabalho exitoso nessa fase inicial, apesar de difícil e de [envolver] aprendizado, porque não tínhamos total conhecimento dos problemas que poderiam aparecer”, disse o conselheiro, referindo-se à conclusão da primeira etapa de entrega da faixa de 3,5 GHz, a ser explorada por três operadoras (Vivo, TIM e Claro) em todas as capitais do país.


Segundo o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram, até o momento, “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G.


“O mínimo era de 2.528 estações [para as três operadoras]. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, disse ele, ao informar que, com isso, o 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no país.


Ele acrescentou que o serviço disponibilizado nas 27 capitais alcança 24% da população brasileira e tem um potencial de chegar a 50 milhões de brasileiros.


Região Norte

De acordo com o conselheiro Moisés Moreira, as operadoras têm até 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a Região Norte. “Serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco”, detalhou.


Sobre a nova etapa prevista no edital, que é a de levar a 5G desta faixa às cidades com mais de 500 mil habitantes, o desafio agora é o de avançar na limpeza do espectro utilizado – que é o mesmo de antenas parabólicas. A previsão é que essa nova etapa comece a ser implementada em janeiro de 2023.


A fim de viabilizar esse processo, serão distribuídos kits de antenas que substituirão as parabólicas, para famílias inscritas no cadastro único de programas sociais do governo federal. Neste sentido, estão previstas campanhas informando a população sobre como proceder o agendamento para a troca de equipamento.


Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ››

TSE conclui apuração dos votos do primeiro turno para presidente



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu na manhã de hoje (4) a apuração de 100% dos votos na eleição para presidente da República, depois de somar os últimos votos provenientes do exterior e do Amazonas.


A conclusão, contudo, em nada altera o resultado final, que estava matematicamente definido e já foi anunciado pelo TSE desde a noite de domingo (2), mesmo dia em que os eleitores votaram no primeiro turno das eleições.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou em primeiro, com 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos. Os dois disputam o segundo turno, marcado para 30 de outubro.


De acordo com a Justiça Eleitoral, a demora relativa para completar 100% da apuração se deve à adoção da votação manual, em papel, em nove seções eleitorais no exterior - França, Estados Unidos e em Portugal.


A cidade de Coari, no Amazonas, que fica a cerca de 450 km da capital Manaus, também precisou adotar o voto em papel, em urnas de lona, em uma de suas seções eleitorais mais isoladas, o que atrasou a contagem de votos.


Em todos os casos, a votação manual foi adotada devido ao mau funcionamento das urnas eletrônicas disponíveis ou por problemas logísticos que impediram a chegada do equipamento a tempo. O procedimento é comum a cada eleição, segundo o TSE.


Neste ano, pela primeira vez, o TSE disponibilizou na internet todos os boletins de urna impressos em cada seção eleitoral. Para acessar a imagem dos documentos, basta acessar a página de resultados da Justiça Eleitoral, e clicar na aba Dados de Urna.


Fonte: Agência Brasil

Leia Mais ››

BR-101 norte: PRF limita passagem de veículos de até 30 toneladas em ponte provisória

O fluxo de veículos na BR-101 Norte, no trecho entre Natal e Extremoz, está com passagem limitada a veículos de até 30 toneladas. A medida foi informada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Trecho foi reaberto com medidas que limitam a velocidade e a circulação de veículos no local. — Foto: Divulgação/PRF


Ainda segundo a PRF, foram instalados quebra-molas na subida e descida da ponte para garantir a baixa velocidade dos veículos que lá circulam. O órgão também instalou placas que limitam a velocidade em até 10 km/h na travessia pela ponte.


No local, uma cratera se abriu no dia 13 de setembro. Após interdição inicial, a via voltou a ter fluxo de veículos após instalada uma ponta metálica temporária.


Nesta segunda-feira (3), a via voltou a ser interditada para uma manutenção na estrutura. A circulação de veículos foi retomada nesta terça (4).


A cratera que foi aberta no local ocorreu após as chuvas que caíram no local terem afetado o sistema de drenagem que passava abaixo da pista. Até lá, o tráfego na região deve funcionar no sistema de "pare e siga".


A ponte metálica, solução encontrada para que a via continuasse em uso, deve funcionar até dezembro, segundo previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


Placas foram instaladas para garantir a baixa velocidade dos veículos que trafegam na região. — Foto: Divulgação/PRF


Fonte: g1

Leia Mais ››