quarta-feira, outubro 10, 2012

TRANSTORNO MENTAL AFASTA 151 PM´S NO RIO GRANDE DO NORTE


O suboficial Marcos Alexandre Moura Tavares, que atirou no comandante do Policiamento Metropolitano, coronel PM Wellington Alves, está afastado das atividades policiais por causa de problema psiquiátrico. Ele faz parte do grupo de 151 policiais que estão fora do serviço na Polícia Militar do Rio Grande do Norte para tratamento de saúde de patologia da mesma natureza.
Diretor geral do Hospital Pedro Germano Filho, o coronel médico Kleber Cavalcanti informa que de acordo com último boletim expedido em 17 de setembro deste ano, havia 280 praças e oficiais afastados dos serviços, sendo que 42,4% dos homens estão em tratamento de saúde por causa de transtornos mentais, o que corresponde pela maior parte das licenças médicas.
Kleber Cavalcanti disse que o segundo maior motivo de licenças médicas são patologias da área de ortopedia, com 83 pacientes ou 39,4% dos casos de afastamento do serviço, “o que é inerente a profissão de militar,” por causa de ferimentos recebidos em serviço, devido tiros, pancadas, quedas e acidentes.
Para Cavalcanti, o número de policiais afastados por doenças “é considerado baixo”, diante de um efetivo atual de 9.600 praças, suboficiais e oficiais da Polícia Militar do RN, tanto que apenas 46 homens (18,1%) estão de licença por causa de problemas clínicos.
No caso do suboficial Marcos Alexandre Taveira que é lotado no 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Parnamirim e atirou no superior hierárquico devido a um surto psicótico, o comandante da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva informou que a junta médica da corporação o afastou das atividades policiais para tratamento de saúde já em fevereiro deste ano. Portanto, o subtenente, que é considerado também “uma vítima” pelo seu comandante, tinha passado pela perícia de um psiquiatra da equipe multidisciplinar da junta médica, como também já tinha sido atendido pelo psiquiatra Franklin Capistrano. “O policial pode ser atendido por qualquer outro profissional”, disse Araújo Silva.
O presidente da junta médica da PM, major Paulo e Eduardo Cavalcanti que vai se pronunciar depois que conversar com a família de seu paciente. O subtenente Tavares passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) e depois de ficar preso até pela manha de ontem no Comando do Policiamento Metropolitano, foi transferido para o Batalhão do BP Choque, em Lagoa Nova. O subtenente deverá passar por outra da junta médica e e em seguida transferido para um hospital psiquiátrico.

Fonte: Glaucia Paiva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE SEQUESTRO RELÂMPAGO CONTRA JORNALISTA


Policiais do 9º Batalhão prenderam, na noite de  ontem terça-feira (09), Gilson Freire de Andrade Filho, de 28 anos. Ele estava foragido da justiça após deixar de cumprir pena no regime semi-aberto. Galego do Detran, como é mais conhecido, é condenado por assalto a mão armada e tentativa de homicídio.
De acordo com o soldado Glaucio, Galego do Detran também é apontado como principal suspeito de ter cometido um sequestro relâmpago contra uma jornalista e o noivo dela, em março deste ano. O presidiário, em companhia de outras três pessoas, teria ameaçado o casal e obrigado uma das vítimas a dirigir e participar de assaltos durante quatro horas.
"Ele foi reconhecido pela vítima através de fotos. A jornalista e o noivo dela passaram a madrugada inteira sendo ameaçados e acompanhando as ações criminosas da quadrilha", disse.
Uma semana após o seqüestro, o acusado foi preso na comunidade conhecida como "Favela do Detran", no bairro Cidade da Esperança. Na ocasião, os policiais encontraram drogas e material escolar roubado de um colégio municipal. Na delegacia, Galego do Detran aproveitou a desatenção dos policiais e fugiu algemado.
Recapturado e detido no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, o acusado conversou com a reportagem do Portal BO e declarou que é inocente da acusação de assalto, mas que realmente tinha deixado de cumprir a pena no regime semi-aberto por causa de ameaças que sofreu de companheiros de cela. "Eu não participei de seqüestro nenhum, apenas achei o celular da jornalista em uma estrada carroçável, tirei o chip e vendi o aparelho. Eu nunca faria uma coisa dessa", explicou.
Ainda segundo o policial, o acusado é considerado perigoso e muito violento, inclusive sendo temido por pessoas do bairro onde morava quando foi recapturado, na zona Norte da capital.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

SÍTIO NOVO: CARROS QUEIMADOS DURANTE MADRUGADA


Durante a madrugada desta terça-feira (09), dois carros foram incendiado no município de Sítio Novo um deles no Distrito Serra da Tapuia e outro na cidade. Os dois carros foram parcialmente queimados já que os proprietários tiveram tempo de apagar o fogo, um deles foi avisado pelo alarme que acionou, o outro foi avisado pelo barulho de um dos pneus que estourou com a temperatura do fogo.

Logo em seguida a polícia foi acionada e fizeram varias diligencias na região na tentativa de capturar os criminosos. O caso vai ser investigado pela polícia civil, já que surgiram algumas pistas que não foram divulgadas para não atrapalhar a investigação.



Fonte: RN Informe/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente acusado de vários furtos esfaqueia homem na cidade de Equador/RN


Por volta de 01:30h desta quarta (10/10/12) um adolescente de 15 anos acusado de vários furtos em Equador desferiu 07 cutiladas de faca peixeira contra a pessoa identificada como JOSÉ ROBERTO DE 48 ANOS residente na Rua do Cemitério em Equador.
O adolescente acusado tinha se envolvido numa briga com o filho da vítima e quando a vítima o procurou para saber o que tinha acontecido foi esfaqueado e dada a gravidade dos ferimentos foi encaminhado para a cidade de Campina Grande / PB.
Uma pessoa acusada de comprar os furtos do adolescente identificada como DAVI CAVALCANTE DA SILVA, residente em Equador também foi preso por receptação.

Fonte: PM Currais Novos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-marido corta orelha de mulher e mata acompanhante. Imagens Fortes


Por volta das 23hs de terça-feira (09) a guarnição da Polícia Militar comandada pelo Policial Militar De Lara foi acionada a se deslocar a Rua Tapejara onde segundo informações havia duas vítimas de esfaqueamento no local.


Chegando ao local foi localizado a vítima Evandro José dos Santos, 33 anos caído ao solo sobre o colo de Érica Caroline Gonçalves Freitas, 21 anos, ambos cobertos com sangue.



Diante dos fatos foi acionado a equipe do Corpo de Bombeiros e SAMU que compareceram no local e constaram que Evandro já se encontrava em óbito, vitimado por uma perfuração por um objeto perfuro cortante na região do pescoço e Érica se encontrava com a orelha cortada.

Érica recebeu os primeiros socorros no local e foi socorrida ao Hospital Regional de Ariquemes e Evandro permaneceu no local aguardando a chegada da perícia técnica da polícia civil que realizaram os trabalhos de praxe e liberou o corpo a funerária de plantão.


Segundo Érica o autor do crime é seu ex-marido Gilmar Ricardino Correa, 37 anos que no período da tarde buscou o filho do casal para que pudesse passar o dia com o mesmo e que poucos minutos antes do fato ligou para Érica dizendo que o filho do casal estava passando mal. Érica com medo de ir à residência de Gilmar sozinha chamou Evandro para acompanha-la até a residência de seu ex-marido para ver o que estava acontecendo com seu filho.

Imagens alerta notícias

Ao chegarem à residência Gilmar já os aguardava no portão e com uma faca executou Evandro e cortou a orelha de Érica e em seguida evadiu-se do local tomando destino ignorado.

A Polícia Militar e Civil se encontram a procura de Gilmar, se você souber de qualquer informação que leve a seu paradeiro ligue nos telefones 190, 3535-2617 ou 35353510 e denuncie, não é necessário se identificar.

Fonte: Alerta Notícias/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telebras e TIM assinam acordo de acesso à banda larga no Norte e Nordeste


As empresas Telebras e TIM assinaram hoje memorando de entendimento formalizando o compartilhamento de cabos de fibra ótica nas regiões Norte e Nordeste do país, atendendo prioritariamente a Manaus, mas dando condições de inclusão do eixo Manaus-Macapá e Macapá-Belém no Plano Nacional de Banda Larga.

Com o acordo a TIM cederá 2.200 quilômetros de sua rede, nos trechos Tucuruí-Macapá, dentro do Amapá, que poderão ser usados inclusive por empresas concorrentes, por meio de parcerias com a Telebras. O trecho Tucuruí-Belém (PA), será cedido pela Telebras à TIM, em contrapartida. Parceria semelhante, firmada em março deste ano, previa o compartilhamento de torres entre as empresas.

A parceria também prevê a extensão de redes de banda larga ao sertão nordestino, com uma infraestrutura de fibra ótica entre o Piauí e o norte mineiro, que será estabelecida por meio de parcerias entre a Telebras e as operadoras locais de energia elétrica, Furnas e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A maior parte da infraestrutura alcançará o sul da Bahia até o final de 2013, se não houver problemas com concorrência, e poderá ser compartilhada com a TIM.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Claudia Leitte volta aos palcos e estreia nova turnê nesta sexta-feira


Claudia Leitte volta aos palcos e estreia nova turnê nesta sexta-feira


Na próxima sexta-feira (12), Claudia Leitte fará o primeiro show da turnê Sambah, em Maceió. Distante dos palcos desde junho por conta do nascimento de seu segundo filho, Rafael, a cantora volta com uma turnê 100% nova: novo figurino, repertório especial, coreografias com seu balé, cenário e efeitos cênicos com projeções em um enorme painel de LED.

“Estou muito feliz e ansiosa por esse reencontro. Não vejo a hora de rever meus fãs, interagir com eles, matar a saudade e voltar a fazer o que mais gosto: cantar”, disse a musa.

Com raízes no axé e no Carnaval da Bahia, Claudia Leitte vai cantar músicas do seu novo DVD (Negalora), antigos sucessos e o hit Largadinho. “Com essa música buscamos no público a verdadeira liberdade. Dançar como se ninguém estivesse olhando, exaltando a coreografia e a alegria”, define o diretor musical do show, Luciano Pinto, sobre a faixa.

A agenda de Claudia Leitte está lotada. De Maceió, na sexta, ela segue para Petrolina, em Pernambuco, onde faz um show no sábado (13). Na semana seguinte, ela se apresenta no dia 19, em Belém, dia 20 em Santarém (ambos no Pará) e dia 26 em Florianópolis (Santa Catarina). A cantora ainda fará um ensaio especial do Bloco Largadinho – seu bloco de Carnaval -, dia 18, no Barra Music, no Rio de Janeiro.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Correios entregam cartões do Enem


Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a receber, a partir desta quarta-feira, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição com os locais de prova. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse ontem que, ao contrário do que foi divulgado, ainda não será possível consultar a informação pela internet. Segundo o Inep, responsável pela prova, diferentemente da informação prestada inicialmente, o site deve estar disponível apenas no fim do mês. Se o candidato não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.
Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012.
O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.
Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no mesmo site, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida. Estes estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial.
Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias; e no dia 4 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; e da redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
MEC promete regulamentar Lei das Cotas
A regulamentação da Lei de Cotas, sancionada no fim de agosto pela presidenta Dilma Rousseff, deve sair nesta quarta-feira, segundo disse ontem o ministro da Educação Aloízio Mercadante. Ele esclareceu que as e que as universidades terão que adaptar seus cronogramas para que a lei entre em vigor no começo de 2013.
A lei prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. "As universidades que já publicaram seus editais terão que fazer ajustes. A lei terá que ser rigorosamente cumprida", disse Mercadante, antes de participar da reunião de trabalho entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Irlanda, Michael Higgins, que está em visita oficial ao Brasil.
O decreto vai detalhar as regras e o cronograma de implementação do novo sistema de distribuição de vagas no sistema federal de ensino superior. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes.
A regulamentação também deverá criar mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço.
Saiba mais
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Ministério da Educação durante dois dias. As notas são usadas pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamentos através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Desde 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitos dependem de recursos da União para fechar contas de 2012


Representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) se reúnem hoje (10) com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O objetivo é avaliar com o Palácio do Planalto alternativas que possibilitem aos prefeitos atuais entregar os cargos aos sucessores com as contas de suas gestões devidamente fechadas.

O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, explicou que no decorrer da crise econômica internacional o governo federal adotou políticas de estímulo ao consumo que acarretaram prejuízos de mais de R$ 2 bilhões aos cofres municipais. Entre essas medidas, Ziulkoski citou a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e produtos da linha branca. “Só ao abrir mão da cobrança do IPI [para automóveis e produtos da linha branca] os municípios perderam R$ 1,5 bilhão”, destacou o presidente da CNM.

Outros problemas que, segundo ele, representam riscos aos atuais prefeitos de serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Foscal diz respeito à política de reajuste do salário mínimo e à queda na reestimativa da área econômica de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Paulo Ziulkoski disse que essas reestimativas reduziram a expectativa de repasse de R$ 76,9 bilhões, em 2012, para pouco mais de R$ 67 bilhões.

A proposta que será colocada aos prefeitos, durante esta manhã, no encontro que ocorre no auditório Petrônio Portella, no Senado, é discutir com a ministra medidas que reponham os recursos perdidos pelas prefeituras. Também será debatido o repasse de restos a pagar do Orçamento da União que, de acordo com ele, chegam a R$ 18,2 bilhões.

Fonte: Correio Brasiliense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Monte Alegre já tem seu prefeito definido


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nessa terça-feira (9), a quantidade de votos dos prefeitáveis de diversos municípios do Rio Grande do Norte que foram indeferidos. Ao todo, foram 16 municípios que tiveram alguns candidatos à prefeito indeferidos.

Ainda na terça o TRE deferiu a candidatura do Kleber Maciel como vice-prefeito de Monte Alegre na chapa de Severino Rodrigues da Silva. Além disso, o tribunal concedeu vitória a Severino, que teve os seus votos invalidados no último domingo (7). 

Além de Monte Alegre, Barcelona e Serra do Mel tiveram os seus candidatos vencedores com a candidatura indeferida e os votos foram convertidos a nulo. Em Monte Alegre, o problema era mais grave, pois as duas chapas que participaram na eleição foram invalidadas.

As cidades que tiveram com problemas foram: Angicos, Arês, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Guamaré, Japi, Lagoa de Pedras, Macau, Monte Alegre, Mossoró, São Bento do Traíri, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel e Triunfo Potiguar.


Confira a lista dos votos dos candidatos que foram indeferidos:

Angicos:

Clemenceau Alves: 3.442 votos válidos.

Arês:

Antônio Bráulio da Cunha: 3.001 votos válidos.

Barcelona:

Carlos Zamith de Souza: 2048 votos válidos.

Bento Fernandes:

José Robenilson Ferreira: 1934 votos válidos.

Caiçara do Rio do Vento:

Felipe Muller: 1.668 votos válidos.

Campo Redondo:

José Cortez Pereira de Araújo Júnior: 15 votos válidos.

Guamaré:

Mozaniel de Melo Rodrigues: 4966 votos válidos.

Japi:

Tarcísio Araújo de Medeiros: 27 votos válidos.

Lagoa de Pedras:

Nizardo Marinho da Silveira: 70 votos válidos.

Macau:

Wilson Roberto de Oliveira: 4136 votos válidos.

Monte Alegre:

Severino Rodrigues da Silva (Severino da Irmã Dulce): 6.860 votos válidos.

Maria das Graças Marques Silva (Graça): 6.389 votos válidos

Mossoró:
Edinaldo Calixto: 191 votos válidos

São Bento do Traíri:
Jailton Soares da Silva: 895 votos válidos.

São Gonçalo do Amarante:
Maria de Lourdes Silva de Brito (Missionária Lourdes): 228 votos válidos.

Serra do Mel:
Manoel Cândido da Costa: 4.049 votos válidos.

Triunfo Potiguar:
Antônio Estevam: 1.662 válidos.

Fonte: Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Políticos "fichas-sujas" são os mais eleitos


Quase um terço dos 197 políticos fichas-sujas foram os mais votados de suas cidades e poderão ser diplomados em 2013 caso os recursos desses candidatos forem acatados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso os recursos sejam negados ou não julgados neste ano, o segundo mais votado tomará posse em janeiro.

Apesar do voto de confiança dos eleitores aos fichas-sujas, o juiz Márlon Reis, um dos autores da minuta da Lei da Ficha Limpa, disse que os números comprovam a eficácia da lei. "Muitos candidatos desistiram de concorrer porque sabiam que não iam ser liberados", disse.

Em Natal, a Câmara Municipal reelegeu vereadores indiciados pela Operação Impacto: Aquino Neto, Júlio Protásio e Adão Eridan, condenados em primeira instância por corrupção passiva. Todos eles foram condenados a 6 anos e 8 meses de prisão em regime semi-aberto e pagamento de 150 salários mínimos de multa.

Sub judice, esses 197 políticos barrados receberam 1,1 milhão de votos, de acordo com levantamento da Folha de São Paulo. No caso dos 59 que ainda podem tomar posse, foram 779,7 mil votos, todos registrados como "nulos".

Até a antevéspera da eleição, segundo dados dos TREs tabulados pela reportagem da Folha, a Justiça Eleitoral havia indeferido os registros de 476 candidaturas a prefeito.

Em 155 casos, os candidatos renunciaram após serem barrados. Outros 58 foram barrados e não recorreram. Os 64 restantes tiveram os registros liberados, sendo que 31 deles foram eleitos.

São considerados fichas-sujas, por exemplo, políticos cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, aqueles condenados em processos criminais por decisão colegiada e os que tiveram contas de gestões públicas rejeitadas.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereadores de dois municípios perdem seus cargos


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu nessa terça-feira (9) tirar o mandato de um vereador do município de Lagoa de Velhos e o outro de João Câmara por infidelidade ao partido. As ações chegaram ao tribunal no dia 4 de outubro.

A vereadora da cidade de Lagoa de Velhos, Eliana Carla da Silva, foi eleita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas argumentou que saiu do partido por motivos de descriminação, o que não foi comprovado no processo.

Em João Câmara, o processo envolveu o vereador Aldo Torquato da Silva, que se elegeu através do Partido Popular Socialista (PPS). Ele alegou ter sido vítima de grave discriminação pessoal, pois durante as eleições de 2010, se comprometeu a apoiar Wober Júnior, presidente do PPS, para deputado estadual.

Porém, Wober decidiu se candidatar a deputado federal e Aldo já estava apoiando uma outra pessoa para esse cargo. Aldo Torquato afirma que, por isso, ele foi alvo de retaliação, tendo sido proibido de participar de qualquer maneira da emissora de rádio, que pertence à Wober.

O relator, desembargador Amílcar Maia, votou a favor do pedido infidelidade ao partido. Ele argumentou que apesar de ter acontecido à discriminação contra o Aldo, mas o fato não configurou “uma situação de desprestígio ou perseguição na esfera partidária ou mesmo no desempenho do mandato de vereador pelo requerido, mas limitou-se a afirmar a exclusão da função que desempenhava no veículo de comunicação”.

O juiz Jailsom Leandro julgou o caso improcedente, argumentando que a “a decisão tomada contra o representado não foi meramente profissional, mas de clara retaliação política”.

Porém, os juízes Nilson Cavalcanti e Gustavo Smith e o desembargador João Rebouças votaram a favor da procedência ao pedido. Assim, foi decidido que Aldo Torquato perderia seu cargo de vereador por infidelidade ao partido.

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jacó Jácome pode perder mandato por compra de votos


Notas de abastecimento em nome do candidato foram apreendidas em posto de combustíveis ((Divulgação/Kerginaldo Barbosa))
O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando uma denúncia de suposta captação ilícita de votos por parte do vereador eleito em Natal Jacó Jácome (PMN). A informação foi confirmada pelo juiz da 2ª zona Eleitoral da capital potiguar, José Dantas. Ele conta que o órgão ministerial entrou com uma ação cautelar de busca e apreensão em um posto de gasolina no Alecrim, zona Leste da cidade, que foi cumprida neste domingo (7) e segunda-feira (8). De acordo com o magistrado, no local foram apreendidas diversas notas de abastecimento no nome do candidato. O juiz afirma ainda que, caso se comprove a irregularidade, o vereador pode ter o mandato cassado.

José Dantas diz que a investigação partiu de uma denúncia feita por uma pessoa que viu tais notas. Com a informação, o MPE entrou com o pedido de busca e apreensão para o posto, localizado no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar e Olinto Meira. "No domingo, fomos ao local para trancar o escritório do estabelecimento. No dia seguinte recolhemos essas notas, inclusive algumas no nome da Câmara Municipal de Natal".

Os documentos encontram-se na 2ª zona Eleitoral e devem ser encaminhados ainda hoje ao MPE para análise. Será averiguado se tais abastecimentos batem com as contas apresentadas por Jacó Jácome quanto à sua campanha. Conforme o magistrado, caso seja comprovada alguma irregularidade, o pode-se caracterizar o fato como captação irregular de votos. "Ele pode até ser condenado por abuso do poder econômico e, dessa forma, perder o mandato".

Uso de campanha

A assessoria de comunicação de Jacó Jácome afirma que o posto de combustíveis foi utilizado diversas vezes para abastecer os carros que serviram na campanha do candidato e que, por isso, é evidente que tais documentos seriam encontrados no local.

A reportagem do DN On Line esteve no estabelecimento e conversou com o gerente, Nilton Cruz, que afirma desconhecer a existência dessas notas, nem soube dizer se o local serviu para abastecer veículos no nome de Jacó Jácome.

O estudante de direito Jacó Jácome é o mais jovem eleito vereador da capital potiguar, com apenas 20 anos. Ele se elegeu neste domingo com 5.942 votos.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MEC garante mais de R$ 30 milhões para investimentos em educação no RN


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a professora Ângela Paiva, reitora da UFRN, participaram nesta terça-feira (09) de audiência com o secretário Executivo do MEC, Henrique Paim, em Brasília. Ocasião em que foi anunciado mais de R$ 30 milhões para implantação de banda larga em escolas, investimentos na UFRN e UFERSA.

Henrique Paim assegurou que R$ 16 milhões serão destinados para implantação de internet banda larga em 631 escolas (estaduais e municipais) da Região Metropolitana. Trabalho será custeado pelo MEC em parceria com a UFRN e o governo do RN.

“A liberação da emenda de bancada no valor de R$ 13 milhões para investimentos na UFRN foi outra boa notícia que tivemos na reunião com o MEC”, acrescentou Fátima.

O secretário assegurou mais R$ 1,8 milhão para os cursos de bacharelado em Tecnologia da Informação e Técnico em T.I.

Fátima Bezerra reivindicou a liberação da emenda de bancada para investimentos na UFERSA. “A noite da terça-feira foi bastante produtiva para a educação do RN”, finalizou a deputada.

Reunião contou também com a presença do ex-reitor da UFRN, professor Ivonildo, e da secretária de Educação do RN, professora Betânia Ramalho.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Parte de teto da Receita Federal desaba e deixa um ferido


Parte do teto da Receita Federal desabou por volta das 13h30 desta quarta-feira (10). O desabamento foi acima dos guichês de atendimento. A causa provável foi o peso de um funcionário da empresa Glacial Refrigerações que fazia serviço de manutenção no ar-condicionado, em cima do frágil teto com forro de PVC.

José Alexandre da Silva, de aproximadamente 45 anos, caiu junto com o teto. Um corte de cerca de 15 centímetros na parte esquerda do rosto provocou um poço de sangue e causou náuseas em alguns funcionários da Receita; um deles desmaiou. A área foi isolada e os próprios funcionários da Receita procuraram ajudar a vítima.

José Alexandre permaneceu deitado por alguns minutos até recobrar a consciência. Rapidamente o Samu foi acionado. Mas passados mais de 10 minutos, o próprio veículo da Receita Federal levou José Alexandre ao pronto socorro Clóvis Sarinho. Apesar da grande quantidade sangue e do tamanho do corte, o funcionário da Glacial Refrigerações estava consciente.

A Receita Federal fechou as portas para avaliar o estrago. Segundo o delegado da Receita, Marcos Flores, os locais dos equipamentos de ar-condicionado são forrados com laje e ninguém sabe ainda o motivo de José Alexandre contornar a área e pisar o local revestido com forro de PVC. "Se fosse para ele estar ali, obrigatoriamente deveria estar protegido por equipamentos de segurança, conforme versa os contratos da Receita", disse o delegado. 

Ainda segundo Marcos Flores, não há risco de novos incidentes do tipo. A Receita Federal permanecerá fechada nesta quarta-feira e ainda é incerta a abertura do órgão na manhã desta quinta-feira (11). Qualquer informação de atendimento, ligar para 3220-2200.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Falso dentista é preso em flagrante pela polícia civil de Baraúna por exercício ilegal da profissão.


Agentes da polícia civil de Baraúna sob o comando do bacharel Marcio Lemos prenderam em flagrante um dentista exercendo a profissão ilegalmente na cidade. O Conselho Regional de Odontologia identificou na cidade de Baraúna o funcionamento irregular de um consultório por profissional não habilitado.

Após as investigações os agentes surpreenderam o “Falso” dentista exercendo a profissão e o consultório em pleno funcionamento. O dentista foi detido e conduzido para a delegacia, juntamente com o cliente que recebia atendimento, além de todo o material usado para os tratamentos odontológicos.

O pseudo dentista alegou que exercia a profissão de protético, responsável apenas pela confecção das próteses e negou as acusações.

A lei nº 6.710/79 dispõe quanto ao exercício da profissão de protético, técnico em próteses dentárias. Veda aos técnicos em próteses dentárias prestar, sob qualquer forma, assistência direta a clientes, bem como manter em sua oficina, equipamentos e instrumental específico de consultório dentário e fazer propaganda de seus serviços ao público em geral. 







Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Flagrante - Animal provoca acidente na avenida Presidente Dutra em Mossoró


Um flagrante lamentável. Um animal solto invade a Avenida Presidente Dutra, próximo a Cycy lanches e provoca um grave acidente. Aconteceu por volta de 23 horas de terça feira 09 de Outubro. Um motoqueiro que trafegava no sentido centro da cidade bateu no animal no meio da avenida.

O condutor da motocicleta foi socorrido pelo Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia. O animal, gravemente ferido, foi retirado da via por uma equipe do corpo de Bombeiros, a pedido da Policia Estadual de Transito. Por volte de uma hora da manhã ainda estava vivo.

O responsável pelo animal não apareceu.

Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rotina:Polícia militar apreende mais um menor portando arma e droga em Mossoró


Em patrulhamento no final da tarde de hoje quarta feira 10/10/2012 pela rua João Martins de França, Alto de São Manoel, policiais da Rocam 06 suspeitaram da atitude de um menor que estava em companhia de uma mulher tambem menor de idade.Durante a abordagem os policiais encontraram um revolver calibre 38 municiado e uma trouxinha de maconha.M.D. de 17 anos, já tem passagem pelo Ceduc.Os mesmos foram conduzidos para a delegacia de plantão para os procedimentos de praxe. 

BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MAIS UMA MOTO TOMADA DE ASSALTO EM MOSSORÓ


A viatura 223 da polícia militar comandada pelo SD Ocimar juntamente com o SD Silva foi acionada pelo CIOSP hoje 11/10/2012 com a informação que uma moto tipo YAMAHA YBR de cor prata placa NYI 0916 teria sido abandonada em frente a uma loja de peças de moto na rua Felipe Camarão.
Segundo a própietaria da loja que acionou a polícia ela achava que a moto teria sido abandonada por uma pesssoa possivelmente embriagada. Porem após averiguação foi constatado que a mesma era produto de assalto ocorrido no ultimo sabado próximo centro administrativo da prefeitura. A moto foi conduzida para a DEFUR onde o delegado fará os procedimentos cabiveis. 

BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
BLOG PASSANDO NA HORA
Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Coronel da PM/RN baleado por subtenente diz que não guarda rancor



O coronel Wellington Alves, comandante do policiamento militar na Região Metropolitana de Natal, diz que entende os problemas mentais do subtenente que atentou contra sua vida e que, apesar de ter sido baleado com um tiro de pistola no abdome, fato ocorrido na madrugada desta terça-feira (9), não guarda rancor do policial. “Ele é um homem doente, que sofre de esquizofrenia e precisa de tratamento”. Os relatos são do comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, que conversou com Alves no hospital.

epois de sair do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no fim da tarde desta terça, coronel Alves iria ser transferido para o Hospital da PM, mas a família optou por interná-lo na Casa de Saúde São Lucas. O coronel reage bem no pós-operatório e deve receber alta até o domingo. De acordo com o coronel Araújo, ele já recebe visitas e está internado sob observação. “Ele está bem, graças a Deus. Não usa nenhum aparelho e fala tranquilamente. Ainda não pode andar, mas logo estará de volta à luta”, disse o comandante geral.


O vídeo ao lado mostra as causas da esquizofreina

O subtenente apontando como autor do disparo de pistola que atingiu o coronel permanece detido no 5º Batalhão da PM e ainda será avaliado pela junta médica da corporação.
O atentado
Wellington Alves foi atingido por um disparo de arma de fogo na madrugada desta terça no condomínio onde mora, em Nova Parnamirim, bairro da cidade de Parnamirim, na Grande Natal. O coronel Alves foi socorrido por moradores e encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde realizou cirurgia.
De acordo com informações repassadas pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, o autor dos disparos é um subtenente da PM lotado no 3º Batalhão, que sofre esquizofrenia.
Ainda segundo o comandante, o subtenente estava afastado das atividades policiais desde fevereiro deste ano, após passar pela junta médica da PM. No apartamento do policial foram encontradas e apreendidas quatro armas de fogo, sendo um rifle, uma espingarda calibre 12 e duas pistolas calibres ponto 40 e 380.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bairro de Natal celebra padroeira do Brasil com programação especial


Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução/TV Integração)Nossa Senhora Aparecida (Foto: Reprodução)
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal, tem programação especial para os fieis nesta sexta-feira (12), dia em que se comemora a aparição da santa padroeira da paróquia e do Brasil.
A programação começa às 6h, quando será realizada uma alvorada festiva. A comunidade será convocada para participar de uma reunião religiosa ao som de cânticos da Igreja Católica. Em seguida, às 9h, o arcebispo Dom Jaime Costa vai celebrar uma missa solene na Paróquia, em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida.
Às 16h, o pároco padre Antônio Nunes celebra outra missa, também em homenagem à santa, e depois seguirá em procissão com os fieis pelas ruas de Neópolis, encerrando as comemorações.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo do RN prorroga estado de emergência devido à falta de chuvas


Seca (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte prorrogou o Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, que declarou situação de emergência nos municípios potiguares atingidos pela falta de chuvas. O novo decreto, de número 23.037, assinado neste dia 9 de outubro, prorroga a situação por mais 180 dias (seis meses) em 139 cidades potiguares atingidas pela seca, o que corresponde a 83% dos 167 municípios do estado. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10).

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a prorrogação do Decreto tem com objetivo garantir a continuidade das ações de combate à estiagem. “As medidas para redução dos danos causados pela falta de chuvas serão continuadas ao longo da vigência do decreto. A prorrogação garante respaldo jurídico nas ações que cada secretaria estadual está desenvolvendo”, afirmou o titular da Coordenadoria, coronel Josenildo Acioly.
Conforme explicações do coordenador, o Governo do Estado garantiu o repasse de R$ 10 milhões através do Ministério da Integração Nacional. Os recursos estão disponíveis na conta da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e sendo utilizados na contratação de carros-pipa, compra de insumos para alimentação dos rebanhos e recuperação de poços artesianos. Todas as contratações relacionadas às ações contra a estiagem no Rio Grande do Norte estão sendo feitas com dispensa de licitação.
O Executivo Estadual pleiteia, ainda, o repasse de mais R$ 2,3 milhões pela União para a instalação de 160 poços artesianos nos municípios atingidos pela estiagem. De acordo com coronel Acioly, os órgãos estaduais responsáveis pela medição climatológica deverão confeccionar um relatório com a previsão de chuvas para 2013. “Caso a situação persista, será feito um processo de reconhecimento de codificação de desastre, mudando de estiagem para seca, com a possibilidade de liberação de mais recursos. Tudo isto, porém, depende dos estudos técnicos climatológicos”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil Estadual.
O Decreto
O decreto foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini e subscrito pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Kércio Silva Pinto. O Executivo Estadual levou em consideração documentos de medição metrológica, análise do impacto econômico e dos índices de precipitação para publicar o novo decreto. Dados da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) apontam que 139 municípios do RN sofrem com a estiagem, com uma população rural afetada em torno de 500 mil pessoas.
De acordo com monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), ocorreu “uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas” nos primeiros sete meses deste ano. Os responsáveis pela elaboração do documento discorreram que “o predomínio de ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante este período, retratando de forma clara a condição da ocorrência de chuvas abaixo do normal, assim comprometendo as atividades da agricultura, pecuária e abastecimento”.
Em relação às chuvas, o mesmo relatório da Emparn aponto que não ocorrerão melhoras em comparação com os índices de precipitação até agora mensurados. Isto reflete na dificuldade de reposição dos estoques naturais de água na zona rural dos municípios do Rio Grande do Norte, que já apresentavam problemas no abastecimento de água para a produção agrícola e pecuária e também para o consumo humano e animal. Um outro argumento utilizado pelo Governo do Estado para prorrogar o decreto de Situação de Emergência em decorrência da estiagem foi a dificuldade de “adotar medidas emergenciais que minimizem a situação de anormalidade”.
Em relação aos prejuízos econômicos causados pela estiagem, o Governo do Estado estimou as perdas nos valores do Produto Interno Bruto (PIB) potiguar em aproximadamente R$ 4,8 milhões. A seca na área rural do RN foi caracterizada pelo Governo como “gradual e de evolução crônica, de nível III, de grande porte e grande intensidade, onde os danos causados são importantes e os prejuízos vultosos, contribuindo para intensificar a estagnação econômica e o nível de pobreza do semiárido norte-rio-grandense”. O decreto de situação de emergência vigorará até abril de 2013.
Lista
Confira os municípios em estado de situação de emergência por causa da estiagem no RN.
1) Acari
2) Assu
3) Afonso Bezerra
4) Água Nova
5) Alexandria
6) Almino Afonso
7) Alto dos Rodrigues
8) Angicos
9) Antônio Martins
10) Apodi
11) Areia Branca
12) Baraúnas
13) Barcelona
14) Bento Fernandes
15) Bodó
16) Boa Saúde
17) Bom Jesus
18) Caiçara do Norte
19) Caiçara do Rio do Vento
20) Caicó
21) Campo Redondo
22) Caraúbas
23) Carnaúba dos Dantas
24) Carnaubais
25) Cerro-Corá
26) Coronel Ezequiel
27) Campo Grande
28) Coronel João Pessoa
29) Cruzeta
30) Currais Novos
31) Doutor Severiano
32) Encanto
33) Equador
34) Felipe Guerra
35) Fernando Pedroza
36) Florânia
37) Francisco Dantas
38) Frutuoso Gomes
39) Galinhos
40) Governador Dix-Sept Rosado
41) Grossos
42) Guamaré
43) Ielmo Marinho
44) Ipanguaçu
45) Ipueira
46) Itajá
47) Itaú
48) Jaçanã
49) Jandaíra
50) Janduís
51) Japi
52) Jardim de Angicos
53)Jardim de Piranhas
54) Jardim do Seridó
55) João Câmara
56) João Dias
57) José da Penha
58) Jucurutu
59) Lagoa Nova
60) Lagoa Salgada
61) Lagoa d'Anta
62) Lagoa de Pedras
63) Lagoa de Velhos
64) Lajes Pintadas
65) Lajes
66) Lucrécia
67) Luís Gomes
68) Macau
69) Major Sales
70) Marcelino Vieira
71) Martins
72) Messias Targino
73) Monte das Gameleiras
74) Mossoró
75) Nova Cruz
76) Olho d'Água dos Borges
77) Ouro Branco
78) Paraná
79) Paraú
80) Parazinho
81) Parelhas
82) Passa e Fica
83) Patu
84) Pau dos Ferros
85) Pedra Grande
86) Pedra Preta
87) Pedro Avelino
88) Pendências
89) Pilões
90) Poço Branco
91) Portalegre
92) Porto do Mangue
93) Serra Caiada
94) Rafael Fernandes
95) Rafael Godeiro
96) Riacho da Cruz
97) Riacho de Santana
98) Riachuelo
99) Rodolfo Fernandes
100) Ruy Barbosa
101) Santa Cruz
102) Santa Maria
103) Santana do Matos
104) Santana do Seridó
105) Santo Antônio
106) São Bento do Norte
107) São Bento do Trairi
108) São Fernando
109) São Francisco do Oeste
110) São João do Sabugi
111) São José do Campestre
112) São José do Seridó
113) São M. de Touros
114) São Miguel
115) São Paulo do Potengi
116)São Pedro
117) São Rafael
118) São Tomé
119) São Vicente
120) Senador Elói de Souza
121) Serra Negra do Norte
122) Serra de São Bento
123) Serra do Mel
124) Serrinha dos Pintos
125) Serrinha
126) Severiano Melo
127) Sítio Novo
128) Taboleiro Grande
129) Tangará
130) Tenente Ananias
131) Tenente Laurentino Cruz
132) Tibau
133) Timbaúba dos Batistas
134) Touros
135) Triunfo Potiguar
136) Umarizal
137) Upanema
138) Venha-Ver
139) Viçosa

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››