quarta-feira, setembro 25, 2013

SERVIÇO RESERVADO DA PM RECAPTURA FORAGIDO DA PAM EM MOSSORÓ

No inicio da noite de hoje (25) de Setembro de 2013. Policiais Militares do serviço reservado da PM prenderam na rua Raimundo Uchôa no bairro Dom Jaime Câmara, o foragido da Penitenciária Agrícola Dr. Mario Negócio, identificado como Alexandre Café de Oliveira. O mesmo foi conduzido de volta para o lugar de onde não deveria ter saído.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CRIME DE LATROCÍNIO EM MOSSORÓ.

Mais um crime registrado em Mossoró no final da tarde de hoje (25) de setembro de 2013 no bairro Santo Antônio, próximo ao campo do Conj. José Agripino. De acordo com as informações iniciais a vítima identificada como Wilder Rony, 33 anos, comerciante, natural de Parnamirim-RN, e que residia em Fortaleza-CE, foi alvejado com pelo menos quatro disparos de arma de fogo, um deles na cabeça, quando o mesmo estaria realizando uma cobrança no bairro, e foi surpreendido por três elementos de bicicleta, que após atirar contra a vítima, subtraíram todo o dinheiro do mesmo, além de uma arma que segundo a polícia estava com a vítima.Ainda de acordo com informações Wilder Rony a pelo menos quatro meses, teria sido vítima de um assalto no mesmo bairro, e estava juntamente com dois seguranças particulares, tentando localizar os autores do roubo, mas até o momento nenhum teria sido localizado. Todas estas informações são extra oficial, mas a polícia também não descarta a possibilidade dos mesmos terem executado a vítima para não serem localizados. Como houve a subtração de dinheiro e uma arma, o crime será de latrocínio (Roubo seguido de morte) e não homicídio.

Reprodução Cidade News Itaú via Passado na Hora/O Câmera
Leia Mais ››

Betinho Rosado não corre risco de perder o mandato de deputado

O deputado federal Betinho Rosado pediu desfiliação do DEM sem o menor medo de perder o mandato por infidelidade partidária, pois a  legislação permitiu.

Na justiça potiguar, se definiu que o mandato pertence à coligação. Então o suplente da coligação – no caso o ex-deputado Rogério Marinho (PSDB), poderia brigar na justiça pelo mandato de Betinho.

Mas, em Brasília, na instância superior, ainda não há uma decisão em relação ao mandato pertencer ao partido ou à coligação.

Na dúvida, Betinho saiu do DEM,  vai se  filia ao PSV, é candidato à reeleição, e estamos conversados.

Reprodução Cidade News Itaú via Gilberto Dias
Leia Mais ››

Justiça eleitoral de Marcelino Vieira cassa mandatos de prefeito e vice do município

O juiz da 60ª Zona Eleitoral de Marcelino Vieira, Dr. João Afonso Morais Pordeus, CASSOU o mandato do prefeito José Ferrari(PR) e da vice prefeita Tâmisa Tébita(PSD) de Marcelino Vieira, por compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha de 2012.

Na decisão, além de afastar Ferrai e Tâmisa, o magistrado determina que a Presidenta da Câmara assuma interinamente a prefeitura, enquanto realiza-se uma eleição suplementar conforme determina a Lei Eleitoral para os casos de anulação de mais de 50% dos votos, além de aplicar uma multa ao prefeito e a vice.

O município que possui 59 anos de emancipação política, deverá ser administrado interinamente, pela 1ª vez, por uma mulher, a presidenta da Câmara Municipal a vereadora Verônica Rodrigues(PP). 

Disse a Presidenta: “Vamos aguardar a notificação da Justiça e se necessário iremos assumir a administração municipal. O jogo não acabou, vencemos a primeira batalha, que é super importante, o interessante é a decisão do apito final, digo, trânsito em julgado.”

O prefeito cassado pode recorrer da decisão e caso consiga uma liminar, responder o processo no cargo.

Neste momento, os ânimos da zona rural e urbana de Marcelino Vieira estão em alta adrenalina. Choro, gargalhadas, abraços, roncados de motos, TIM congestionada e muito barulho de fogos é o mínimo que Santo Antônio está observando. 

Reprodução Cidade News Itaú via Verônica Rodrigues/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Mãe paralítica acorda de coma por filho de dois anos que mastiga comida para ela engolir

Uma história comovente de amor entre mãe e filho tem repercutido em todo o mundo. O caso ocorreu em 2010, na China. 
Zhang Rongxiang estava grávida de Gao Qinbao, quando sofreu um acidente grave de carro em Shuyang, província de Jiangsu. Momentos depois que os médicos disseram ao marido que a mulher não iria se recuperar, eles perceberam que ela estava grávida. 
O bebê sobreviveu milagrosamente ao trauma, e depois de cinco meses nasceu. A mãe continuava em coma, e era cuidada pelo marido. Desde então, o filho passou todos os dias ao lado da cama da mãe. 
Para a surpresa dos médicos, em maio deste ano a mulher acordou, depois de escutar o garotinho falando com ela. Como ainda não é capaz de mastigar, o menino faz o trabalho e passa cuidadosamente a comida para a boca da paciente.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Vaqueiro agora é profissão, reconhecido pelo Senado Federal. Parabéns a todos os vaqueiros do Brasil.

Vaqueiro agora é profissão, reconhecido pelo Senado Federal. Parabéns a todos os vaqueiros do Brasil por esta grande conquista!

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2011 que reconhece e regulamenta a profissão de vaqueiro. A proposição, que segue agora para a sanção presidencial, define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

De autoria dos ex-deputados Edigar Mão Branca e Edson Duarte, o projeto estabelece que a contratação dos serviços de vaqueiro é de responsabilidade do administrador – proprietário ou não – do estabelecimento agropecuário de exploração de animais de grande e médio porte, de pecuária de leite, de corte e de criação.

O projeto torna obrigatória a inclusão de seguro de vida e de acidentes em favor do vaqueiro nos contratos de serviço ou de emprego. Tal seguro deve compreender indenizações por morte ou invalidez permanente, bem como ressarcimento de despesas médicas e hospitalares decorrentes de eventuais acidentes ou doenças profissionais que o vaqueiro sofrer durante sua jornada de trabalho, independentemente da duração da eventual internação, dos medicamentos e das terapias que assim se fizerem necessários.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comentando em Plenário o projeto, considerou sua aprovação como um resgate do ponto de vista social de enorme dívida do Brasil com os vaqueiros. A lida do gado é tão antiga no Brasil quanto o próprio país. Mas o reconhecimento dessa profissão, apesar de necessário já há muito tempo, é tardio — disse.

Ao fazer a leitura de seu parecer, Paulo Davim (PV-RN) fez um apelo ao Senado pedindo a rejeição de todas as emendas apresentadas à matéria no Senado a fim de evitar seu retorno à Câmara dos Deputados. Com relação a emenda do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) propondo a eliminação da exigência da contratação de seguro de vida pelos empregadores para protegerem seus vaqueiros, Paulo Davim se comprometeu, contando com o apoio dos líderes, a solicitar o veto dessa exigência à presidente Dilma Rousseff.

Na avaliação do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a exigência de seguro de vida, caso se torne lei, poderá representar um ônus insuportável para pequenos agricultores, inviabilizando assim a contratação de ajudantes para o trabalho nas fazendas.

Durante a discussão da matéria, vários senadores ressaltaram a importância de sua aprovação para os vaqueiros. Wellington Dias (PT-PI) observou que o projeto permitirá uma diferenciação do trabalhador rural comum com aqueles que cuidam especificamente de animais. Rodrigo Rollemberg recordou o relevante papel desempenhado pelos vaqueiros na colonização da Região Centro-Oeste.

Eunício de Oliveira (PMDB-CE) destacou a importância dos vaqueiros no desbravamento e ocupação do sertão nordestino, desde meados do século 16 quando foram trazidas as primeiras cabeças de gado para região.

Com seu trabalho, foi ele, o vaqueiro, responsável pela conquista do sertão, fazendo com que o Brasil deixasse de ser eminentemente litorâneo — afirmou Eunício.

Lídice da Mata (PSB-BA) registrou a realização de campanha pelo Conselho Nacional de Cultura, visando o reconhecimento da figura do vaqueiro como patrimônio cultural e imaterial da Bahia.

Reprodução Cidade News Itaú via F Silva/Taboleiro Grande News
Leia Mais ››

Em ação contra o tráfico de drogas em Jardim de Piranhas Polícia Militar desarticula e prende casal

A preocupação do comando da 5ª Cia de Polícia Militar da cidade de Jardim de Piranhas, através do Cap. Juscelino, tem trazido inúmeros resultados positivos em prol da sociedade daquele município, hoje por exemplo, a PM local desarticulou um casal que fazia tráfico na cidade, inclusive subsidiava entorpecentes da cidade de São Bento, da qual o mentor é natural.

Na ação do GTC foram presos, Mayara Cecilia da Silva, 28 anos, natural de Jardim de Piranhas e Edgar Fernandes Garcia, 35 anos, Paraibano de São Bento. Com  a dupla foram apreendidos R$ 360,00 em dinheiro, 39 pedras de crack, 3 celulares, 3 motos, 1 chip, 3 esqueiros, 67 reais em moedas, 1 relógio, 1 caderno de anotações, 3 pacotes de embalagens de drogas e uma chave da casa da mulher.

O Cap. Juscelino não quis precisar detalhes das prisões, apenas adiantou que a polícia agiu no tempo certo, que de toda forma os dois iam ser pegos, haja visto o trabalho dos policiais voltado especialmente para este fim, além da parceria com a justiça local, que imbuiu-se na competência para a total eliminação do tráfico na cidade de Jardim de Piranhas.

A dupla foi flagranteada na 3ª DRP de Caicó ainda no início da tarde de hoje (25) e deverá ser encaminhada, via ofício, para à diretoria do Pereirão. 

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Lei Maria da Penha não reduziu morte de mulheres por violência, diz Ipea

A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006 para combater a violência contra a mulher, não teve impacto no número de mortes por esse tipo de agressão, segundo o estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (24) peloInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Ipea apresentou uma nova estimativa sobre mortes de mulheres em razão de violência doméstica com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

As taxas de mortalidade foram 5,28 por 100 mil mulheres no período 2001 a 2006 (antes da lei) e de 5,22 em 2007 a 2011 (depois da lei), diz o estudo.

Conforme o Ipea, houve apenas um “sutil decréscimo da taxa no ano 2007, imediatamente após a vigência da lei”, mas depois a taxa voltou a crescer.

mortalidade---violencia-contra-mulheres

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tombamento de caçamba carregada de pedras deixou uma vitima fatal na RN-086 em Equador

Na tarde desta Terça-Feira (24/09), um acidente com vitima fatal foi registrado na RN 086, no município de Equador . 

O acidente envolveu uma carreta caçamba, de cor Branca, Placas KBH 2715 Soledade PB, que estava carregada com pedras (Feldspato). 

O acidente foi registrado na RN 086 mais precisamente no final da ladeira da serra de Equador, onde o condutor perdeu o controle do caminhão vindo tombar. 

No acidente teve morte no local o Jovem Alexsandro de Araújo de 23 anos, que segundo informações residia na cidade de São Vicente. O outro jovem envolvido no acidente foi identificado como Fábio Junior de 27 anos, que sofreu ferimentos. A PM de da cidade de Equador foi acionada para as medidas necessárias. 

Logo em seguida o ITEP de Caicó foi acionado como também o policiamento de trânsito 3º DPRE. A carga tinha como destino uma mineração no município de Santana do Seridó.

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Silva
Leia Mais ››

PARELHAS: Polícia Militar prende jovem com revólver calibre 38

Por volta das 18h25 desta Terça-Feira (24/09), a Polícia Militar recebeu uma denuncia via 190, informando de que um jovem estaria em um Bar portando uma arma de fogo.
A PM foi até o local da ocorrência no Bairro Ivan Bezerra, onde fez uma abordagem em um jovem identificado como (VANINHO), residente no Bairro Maria Terceira onde foi encontrado com o mesmo um revolver calibre 38 com quatro munições intactas.
O acusado juntamente com a arma apreendida foram conduzidos pelo GTO até a DP de Caicó para as medidas de praxe.

Reprodução Cidade News Itaú via Marcos Silva
Leia Mais ››

Capotamento registrado na estrada de Barra de Santana no município de Jucurutu

Segundo informações de populares, um homem conhecido por "Rames", idade não identificada, dirigia um carro modelo pampa, e trafegava pela estrada carroçável que dá acesso à comunidade Barra de Santana e comunidade Aroeira, no município de Jucurutu.

De acordo com as informações, o motorista estava com sintomas de embriaguez e por isso teria perdido o controle do carro vindo a capotar.

Uma ambulância do hospital de Jucurutu chegou rápido no local do acidente e fez o socorro da vitima. Rames condutor do veiculo teve apenas escoriações pelo corpo. Uma equipe da policia de transito do 3º DPRE compareceu no local pra os procedimentos.

Reprodução Cidade News Itaú via Rivanildo Junior
Leia Mais ››

JUCURUTU: Vândalos quebram o parablisa da viatura da PM

Na madrugada desta quarta-feira, dia 25 de setembro de 2013, a viatura 606, tipo Sandero, pertencente a 3ª Companhia de Polícia Militar de Jucurutu-RN, foi alvo da ação de vândalos. A viatura em questão teve o vidro dianteiro (para brisas) danificado. Segundo informações repassadas ao Blog, um Policial que estava de serviço ouviu um barulho muito forte, por volta das 3 horas da madrugada, porém ao sair para averiguar, não viu ninguém pela rua da 3ª CIA.
A PM de Jucurutu informa que o caso será investigado e que os responsáveis por este ato criminoso serão punidos dentro dos rigores da Lei.


Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

GTO acaba de prender suspeito de praticar furto em Jucurutu

IMG1235ARecebemos a informação de que o GTO de Jucurutu acabou de efetuar a prisão de um jovem caicoense que furtou, de dentro de uma residência, um computador portátil (Notebook).

Na noite desta terça-feira, 24, por volta das 19 horas, o GTO de Jucurutu foi informado através de denuncia feita por  populares que um homem de estatura mediana e trajando camiseta branca e calça jeans, teria jogado uma bolsa preta e saído correndo com um notebook na mão, em direção ao Posto São João em Jucurutu, o GTO saiu em diligência para tentar encontrar tal pessoa, durante as diligências foi procurado por Maria de Guardalupe, e informado que um jovem com as características supracitadas, teria chegado a sua residência localizada na Rua Benjamim Constante, dizendo pra sua vó que estaria vendendo redes para a dona da casa, que num momento de distração de vó, o rapaz entrou  na residência e furtou uma bolsa preta contendo um notebook e um carregador. As buscas ao meliante continuaram e por volta das 21 horas, conseguiu prender o caicoense  Romenigue Souza Santos, o mesmo havia fretado um moto taxi, e seguia com destino a saída de Jucurutu para Caicó, quando nas proximidades do Hospital local, foi reconhecido por populares, que avisaram a PM, que de imediato compareceu no local, prendeu o meliante, aprendendo com ele o notebook, dois celulares  além de uma pequena quantia em dinheiro. O acusado foi levado para a Delegacia Regional de Caicó onde serão feitos os procedimentos legais.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Mulher finge próprio sequestro para chamar a atenção do ex-namorado


Na Grande São Paulo, uma denúncia de sequestro mobilizou a polícia por cinco dias. Só que quando o caso foi resolvido, descobriu-se que todo o trabalho foi à toa. A suposta vítima confessou que era tudo invenção. Ela queria chamar a atenção do ex-namorado.
A mulher fez ligações para ele em tom desesperado, dizendo que estava no cativeiro e chegou a fazer cortes no rosto para fingir que tinha sido agredida. A farsa acabou nesta terça-feira (24), quando a polícia encontrou a falsa sequestrada na praia.
Gisele Lima Sanciani, de 25 anos, mobilizou a polícia de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, nos últimos cinco dias. De um suposto cativeiro, ela ligou para o ex-namorado. Disse que havia sido sequestrada.
Mulher: “Eles não deixam eu falar. Eles só deixaram eu falar com uma pessoa. Tem um cachorro enorme aqui do lado, eu não posso sair daqui!”.
Homem: “Mas o que eles querem com você? Eles querem dinheiro?”
M: “Não, eles não falam em dinheiro”.
H: “Não chora não, não chora não. A gente vai dar um jeito, está bom?”
O ex-namorado e a família de Gisele chamaram a polícia, que desconfiou.
“É muito difícil que uma pessoa sequestrada fique de posse do próprio telefone. E por esse próprio telefone, o telefone dela, ela fez contato, o que nos deixou um pouco desconfiados”, diz o delegado Kazuoshi Kawamoto.
Em uma das ligações, ela deu a pista para os investigadores. A mulher estava na cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, onde a família tem uma casa.
M: “É na praia, Raul, é na praia!”
H: “Eu sei. A polícia já está atrás. Eles já sabem que você está por aí.”
M: “Ele está dormindo, vem agora!”
Mesmo depois de ter sido encontrada pelos policiais, Gisele afirmava que tinha sido sequestrada. Ela tinha cortes no rosto e em um dos braços, e dizia que os bandidos tinham jogado álcool no corpo dela. Mas na delegacia, os investigadores mostraram todas as provas de que ela estava mentindo.
Em depoimento, Gisele afirmou que inventou o sequestro para ‘chamar a atenção’ do ex-namorado. Ela raspou parte das sobrancelhas, cortou os cabelos, e com uma faca, fez vários cortes superficiais. Tudo para simular que havia sido agredida no cativeiro.
Gisele Sanciani foi encontrada pela polícia em um quiosque no litoral de São Paulo. Ela vai responder em liberdade por falsa comunicação de crime. Nem ela nem o namorado quiseram comentar o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Clubes temem desemprego com alteração no calendário do futebol brasileiro

Mustafá Contursi gesticula durante entrevista
O sindicato que representa os clubes de futebol teme que uma mudança radical no calendário do futebol brasileiro prejudique times menores e aumente o desemprego dos jogadores.

"O universo do futebol não é apenas dos atletas mais notórios, aqueles que ganham R$ 400 mil por mês. Os Estaduais, por exemplo, são competições importantes para manter empregos", disse Mustafá Contursi, presidente do Sindicato Nacional das Associações de Futebol.

O dirigente está aberto a participar da negociação entre os jogadores e a CBF. O sindicato de Contursi tem voz ativa com relação ao calendário, ao lado da Federação dos Atletas e da TV, que possui direitos de transmissão.

"Temos que ouvir os torcedores. Eles aceitam que os clubes deixem de participar de alguma competição?", disse Contursi.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com 3 meses de espera por raio-X, Caxingó (PI) não quer Mais Médicos

Uma das ambulâncias está sucateada no pátio da Unidade de Saúde (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Caxingó, localizada no litoral do Piauí, é a 2ª cidade do estado com o pior índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) e uma das 32 com o pior resultado no país. Apesar disso, foi uma das seis cidades brasileiras com IDH classificado como "muito baixo" que não aderiram ao programa Mais Médicos do governo federal, segundo cruzamento de dados feito pelo G1.
A prefeitura alega que trazer mais médicos custaria "caro" para as finanças do município. Além disso, diz que não há carência de profissionais, mas falta de estrutura e equipamentos para o atendimento na atenção básica.
A cidade, castigada em 2012 pela pior seca dos últimos 40 anos no Piauí, conta atualmente com quatro médicos e três Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas localizadas na zona rural.
Cada equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é composta por um médico da família, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e três agentes comunitários de saúde, profissionais que se revezam no atendimento domiciliar e nas unidades.
Os profissionais atuam de segunda a sexta no Centro de Saúde Clarindo Rodrigues de Carvalho, unidade que fica localizada na zona urbana. Um dentista também presta atendimento durante toda a semana.
Os médicos também trabalham em outras cidades próximas, cerca de 100 km de distância. Buriti dos Lopes, Cocal e Parnaíba são chamados "polos" de saúde e atendem a população de diversos municípios vizinhos.
Falta de estrutura
O G1 encontrou condições precárias de atendimento em algumas das unidades de saúde de Caxingó. Nenhuma delas conta com leitos para internação, e os casos de média e alta complexidade são transferidos para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, apoio para outras dez cidades.

Unidade de Saúde realiza uma média de 1.100 consultas por semana (Foto: Patrícia Andrade/G1)Unidade de Saúde realiza uma média de 1.100
consultas por mês (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Não há aparelhos para exames como eletrocardiograma, raio-X e ultrassonografias. Como exige enfrentar a fila de Parnaíba, a espera pode durar até três meses, segundo o secretário de Saúde de Caxingó, Antonio Bruno Fontinele.
Atualmente, apenas uma ambulância atende a população, já que a outra está sucateada. A prefeitura conta com dois veículos menores que auxiliam no transporte de pacientes.
“[Para aderir ao Mais Médicos] nós teríamos que arcar com despesas de alimentação, hospedagem e deslocamento para manter esse profissional e não temos de onde tirar. Já gastamos além dos 15% destinados à saúde para dar conta das equipes e unidades de atendimento que temos na cidade”, afirma a prefeita Rita Sobrinho (PT).
Segundo ela, Caxingó não tem arrecadação e conta apenas com o repasse médio de R$ 200 mil do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O gasto com a saúde é responsável por quase 18% da despesa total da cidade.
Conforme o secretário de Saúde, a adesão ao Mais Médicos tiraria as verbas do Programa Saúde da Família. “O governo está dando com uma mão e tirando com as duas. Quando optamos pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), a história era a mesma, de que o médico viria com uma bolsa paga pelo governo federal. Mas foram descontados R$ 8 mil dos recursos da prefeitura”, explicou.
“Nossa cidade é uma cidade sem arrecadação. Perderíamos recurso”, afirma o secretário. “A gente acha um contrassenso. O governo pensa que é só colocar médico. Pegamos unidades completamente sucateadas. Não tinha nem balança. O problema não é médico. Não tem a infraestrutura”, reclamou.

O Ministério da Saúde diz que "além de pagar diretamente pelo médico, ainda repassa mais R$ 4 mil para o município compor a equipe de saúde da família". A pasta afirma que o programa prevê "pagamento da bolsa diretamente ao médico, no valor de R$ 10 mil. Antes, os municípios que tinham que contratar os médicos diretamente e arcar com esse custo. Agora, esse custo será federal e os municípios ficam a cargo de alimentação e moradia desses profissionais."
Especificamente no Piauí, diz o ministério, foram investidos R$ 67,7 milhões para obras em 507 unidades de saúde e R$ 18 milhões para compra de equipamentos para 98 unidades. “Também foram aplicados R$ 26,3 milhões para construção de 12 UPAs e R$ 93,7 milhões para reforma/construção de 10 hospitais”, afirma a pasta em nota.

Wilson Cabral, um dos médicos que trabalha em Caxingó, considera a concepção do programa Mais Médicos "falha". "Não somos contra o programa, mas os novos profissionais estão sendo prestigiados, quando não há estímulo e respeito aos médicos com uma experiência já consolidada. O que não podemos aceitar é a atuação desses profissionais sem o Revalida [exame que faz a revalidação de diplomas estrangeiros]", afirma.

Prefeitura diz que não há carência de médicos, mas de estrutura e equipamentos (Foto: Patrícia Andrade/G1)

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Caxingó, Ilvanete Tavares Beltrão, o "não" ao Mais Médicos tem explicação. Segundo ela, a cidade priorizou a participação em outros programas para assegurar e melhorar o acesso da população ao serviço de atenção básica, como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que prevê a contratação de profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas na equipe, mas que ainda não foi implantado.
Quatro médicos trabalham na cidade no atendimento à Atenção Básica (Foto: Patrícia Andrade/G1)Quatro médicos trabalham na cidade na Atenção
Básica (Foto: Patrícia Andrade/G1)
A prefeitura também tenta aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), visando mais recursos para a saúde. Segundo a administração municipal, o dinheiro seria usado na compra de material para as três UBSs e implementação no salários dos profissionais.
“Essa foi uma decisão compartilhada, porque diante dos nossos indicativos não vimos a necessidade de ter mais um profissional, mas priorizar programas que venham a dar melhor suporte ao trabalho que já vem sendo feito. Não concordamos com essa verticalização das ações do Ministério da Saúde em dizer o que estamos precisando. Temos que ajustar necessidades às possibilidades”, diz.
A Secretaria de Saúde pretende implantar até o próximo ano o atendimento de emergência nos fins de semana, e a prefeitura conseguiu a aprovação junto ao Ministério da Saúde a aquisição de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que será compartilhada com a cidade vizinha de Caraúbas, distante 12 km. Segundo o secretário, o serviço vai funcionar a partir de 2014. As três unidades de saúde também estão passando por uma ampliação.

A dona de casa Maria Cilda disse que está satisfeita com o atendimento (Foto: Patrícia Andrade/G1)A dona de casa Maria Cilda se diz satisfeita com o
atendimento (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Atendimento
“Sempre que eu venho atrás de uma consulta eu consigo e isso não era tão fácil. Já precisei por duas vezes e fui atendida. Não há muito o que reclamar. O médico demora porque vem de outra cidade, mas, para mim, isso é normal”, afirma a auxiliar de serviços gerais Fátima Nascimento.
A dona de casa Maria Cilda de Sousa Gomes mostra o cartão de vacina do filho caçula de dois anos atualizado. Ela ajuda a engrossar a fatia de moradores que sobrevivem com a renda do Programa Bolsa Família -- 82% do total do município.
Com o ganho mensal de R$ 244 que recebe do programa federal, ela mantém com dificuldade o sustento da casa de quatro cômodos. Por outro lado, ela diz que a acesso fácil ao serviço de saúde lhe garante a medicação em casos onde há necessidade de tratamento. “Graças a Deus nós temos médicos e médicos bons e medicação também. Aqui só não dá para resolver os casos de urgência. Não tenho o que reclamar não”, afirma.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Greve dos bancários entra no 7º dia; sindicato promove passeata em Brasília

A greve dos bancários, que começou na última quinta-feira (19), entra em seu sétimo dia. A paralisação continua por tempo indeterminado, segundo a organização do movimento.

Nesta terça-feira (24), a greve deixou fechados pelo menos 9.665 agências e centros administrativos de instituições públicas e privadas em 26 Estados e no Distrito Federal. A estimativa é da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), entidade ligada à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O Comando Nacional representa um total de 143 sindicatos e 10 federações de todo país, totalizando mais de 95% dos bancários de todo Brasil.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) diz que lamenta a posição dos sindicatos e que tem com as lideranças sindicais uma "prática de negociação pautada pelo diálogo". Ainda segundo a entidade, "os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários". 

Bancários promovem passeata em Brasília, junto com Correios
Nesta quarta-feira (25), os bancários promovem uma passeata em Brasília, em conjunto com os trabalhadores dos Correios, também em greve. 

A manifestação está prevista para as 16h, partindo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em direção à Rodoviária do Plano Piloto, onde deve ocorrer uma panfletagem sobre a greve.

Comando Nacional dos Bancários se reúne para discutir greve
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, se reúne nesta quinta-feira (26), às 14h, para avaliar a primeira semana da greve.

Segundo Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, a reunião vai discutir formas de fortalecer e ampliar a greve.

"Precisamos reforçar ainda mais as paralisações para quebrar a intransigência da Fenaban e arrancar uma proposta decente com conquistas econômicas e sociais para a categoria, bem como garantir avanços nas negociações das pautas de reivindicações específicas com os bancos públicos".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com surto de hepatite A, Manari, em PE, não adere ao Mais Médicos

manari ficha (Foto: Arte/G1)Em meio a um surto de hepatite, a cidade de Manari, no Sertão Pernambucano, é um dos seis municípios com piores índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM)  do país que não aderiu ao programa Mais Médicos, do governo federal, segundo cruzamento de dados feito pelo G1.
Com 18 mil habitantes, a cidade tem o pior IDH de Pernambuco. O G1 foi até o município, onde encontrou postos de saúde onde não há médicos todos os dias, informações de mortes de crianças até um ano de idade e uma escola onde 14 crianças haviam contraído hepatite A.
A coordenadora interina da Atenção Básica de Saúde, Marília Carla de Oliveira, afirmou que "não existe a necessidade de solicitar [Mais Médicos]". "Profissionais a mais não fariam diferença, pois a escala de médicos da saúde básica está completa", diz ela.
Depois que a equipe de reportagem havia retornado do município, a secretária de Saúde, Sibele Monteiro, se manifestou em nota. Segundo ela, "o município ainda não aderiu ao Mais Médicos pois estávamos negociando com os brasileiros mesmo". O programa é aberto a inscrições de profissionais brasileiros e formados no exterior. "Mas como está difícil encontrarmos, estamos pensando, sim, em aderir ao programa", informou.
Para o atendimento básico, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que existem três médicos para quatro postos, mas que serão construídas mais quatro unidades.
Segundo a secretária, no entanto, o Ministério da Saúde poderia ajudar mais o município “na liberação de equipamentos, remédios, exames”. Sobre o surto de hepatite, ela diz que todos os casos estão sendo acompanhados por equipes de saúde da família e que aguarda laudos sobre possível contaminação da água no povoado.
Atendimento
A agricultora Maria Santina da Silva, de 65 anos, mora no povoado Alto Vermelho, em Manari, afirma sofrer de pressão alta, mas não conseguiu atendimento médico em razão da fila na Casa de Saúde João Paulo II, em janeiro. "Tive que viajar para Tupanatinga [a 38 km de distância] em carro fretado", diz. Segundo ela, dos 17 filhos que teve, apenas cinco sobreviveram. “Dos que morreram, só um chegou a fazer um ano, por causa das dificuldades”, relata.
Manari tem um dos piores índices de mortalidade infantil do país: 41,1 crianças que não vão sobreviver ao primeiro ano de idade a cada mil nascidas vivas. A média brasileira é de 16,7.

No posto, só havia recepcionista e um técnico que estava de passagem. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)Em Cercadinho, não havia médico, apenas
recepcionista e técnico. A prefeitura afirma que os
profissionais devem cumprir carga horária de 40
horas semanais (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)
Josefa Edivânia de Oliveira afirma que, em março deste ano, sua filha foi levada do Alto Vermelho para a sede de Manari e também não recebeu atendimento médico.
“Tive que pagar um carro para levar a gente na cidade de Itaíba [a 22 km] e também não tinha médico lá. Aí, a gente foi para Tupanatinga e tinha. Deu R$ 80, de ida e volta”, disse a mãe. A criança de quatro anos tinha vermes.
No posto de saúde do povoado Serra do Exu, perto de Alto Vermelho, a demanda mensal é de cerca de 1.400 pacientes para atendimento com a enfermeira, o técnico de enfermagem, seis agentes de saúde e uma recepcionista. A médica e a cirurgiã-dentista não atendem às sextas, e faltam materiais para restauração dentária e maca para exame de citologia.
No povoado Cercadinho, também em Manari, o posto de saúde só é frequentado pelo clínico geral às quartas e quintas, e o cirurgião-dentista tem expediente às quintas e sextas. No local, só a recepcionista foi encontrada. O técnico de enfermagem estava de folga, mas chegou à unidade para atender a um paciente.
A secretária de Saúde disse na nota que os profissionais devem cumprir a carga de 40 horas semanais, mas que "infelizmente a nossa realidade é essa, pois, devido ao difícil acesso, ou aceitamos as propostas ou ficamos sem profissionais". Sobre o material, a pasta disse haver no estoque, mas que não foi solicitado pela profissional, e que a maca já foi solicitada ao fornecedor.

Filha de Benedita Aristeia luta contra a Hepatite em um povoado sem médico todos os dias. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)Filha de Benedita Aristeia luta contra a hepatite A
(Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)
Surto
Em Cercadinho, 14 crianças foram infectados por hepatite A na Escola Municipal Nilo Coelho, perto da unidade de saúde local. A doença é transmitida pela água e por alimentos contaminados.
“O médico disse para separar banheiro, cama, panos, roupas, copos, pratos, colher, tudo. E lavar as comidas”, afirma Benedita Aristeia da Silva, mãe de sete filhos — a menina de 10 anos é tratada há 45 dias com a doença. “Um bebê meu, de oito meses, morreu em 1999 pelo mesmo problema”, diz a dona de casa.
Benedita Aristeia diz que os agentes de saúde não costumam dar orientações sobre cuidados caseiros e não realizam visitas com frequência. Eles apenas verificariam o peso e a altura das crianças, conta.

Doença atingiu 14 alunos da escola municipal do povoado Cercadinho. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)

Segundo a Coordenação de Atenção Básica de Saúde de Manari, o município é coberto por 42 agentes de saúde, dentro dos padrões do governo federal.
Anailde Maria da Silva, agente de saúde, também teve um filho infectado pela hepatite. O menino, de cinco anos de idade, recebe tratamento há 20 dias. Ela diz que procurou o médico do posto de saúde. “Não existe higiene. É uma coisa que o município deve tomar conta”, diz ela sobre a escola do povoado.

Assistente administrativo da escola municipal diz que problema pode estar em água da Compesa. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)Escola usa água de cisterna, que é tratada com
cloro, coada e congelada (Foto:Jael Soares/G1)
Uma das suspeitas era de que a água da cisterna da escola estaria contaminada. Segundo José Damião da Silva, assistente administrativo da escola, a água é tratada com cloro, coada e fica no freezer durante um dia antes de ir para o bebedouro. “Temos o maior cuidado com a água das crianças. Se tiver problema é com a Compesa”, afirmou.
Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que faz análises da água semanalmente e não tem conhecimento do fato, mas que uma equipe deverá averiguar a situação do local.
A coordenadora interina da Atenção Básica de Saúde de Manari, Marília Carla de Oliveira Martins, afirma que está acompanhando o quadro de perto e diz que a Vigilância Sanitária foi informada.
O resultado dos testes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, indica que a água da escola não foi infectada e que o vírus está no reservatório de uma casa do povoado. Mais testes serão realizados em outros pontos, informou o órgão.

Esgoto e lixo próximos ao único hospital de Manari, cuja taxa de urbanização é 21,11%. (Foto: Jael Soares/ G1 Caruaru)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Limoeiro do Norte / CE: colisão entre caminhão e motocicleta, resulta em morte de uma criança de 3 anos.

No inicio da tarde desta terça-feira (24/09/2013), por volta das 12hs10min, aconteceu uma colisão entre um caminhão e uma motocicleta, na rodovia estadual que liga limoeiro a cidade de Quixeré.

Segundo informações, o caminhão era conduzido pela pessoa de JOÃO CARLOS NOGUEIRA FALCÃO, 22 anos, e a motocicleta era conduzida pela pessoa de FRANCISCA ROSIVALDA DA SILVA, 43 anos, que conduzia como garupa o garoto de 3 anos, identificado como ERIC RILEY TORQUATO SOUZA, neto da condutora.

O acidente aconteceu no cruzamento da Av. dos Expedicionários com a Rua Francisco Nunes Guerreiro, bairro Santa Luzia, Limoeiro do Norte-CE.

Devido ao forte impacto da colisão, o garoto ERIC RILEY faleceu no local.  A  condutora da motocicleta teve apenas escoriações pelo corpo, e o motorista do caminhão se apresentou na Delegacia de Policia Civil local, para prestar esclarecimento sobre o fato.


Reprodução Cidade News Itaú via Limoeiro Plantão Policial/F5 Apodi
Leia Mais ››

Número de mortos por terremoto no Paquistão passa de 300

mapa terremoto paquistão 24/9 (Foto: 1)
O número de mortos em consequência do forte terremoto que atingiu o Paquistão na terça subiu para 327 nesta quarta-feira (25), após o desabamento de centenas de casas de barro com moradores dentro ao redor de uma área remota e pouco povoada, disseram autoridades.

"Duzentos e oitenta e cinco corpos já foram recuperados no distrito de Awaran", disse à Reuters Abdul Rasheed Gogazai, vice-comissário da Awaran, a área mais afetada. "E 42 corpos foram encontrados no distrito vizinho de Kech", acrescentou.
O Exército do Paquistão enviou centenas de soldados por via aérea para ajudar os atingidos pelo pior terremoto no país do sul asiático desde 2005, quando cerca de 75 mil pessoas foram mortas por um tremor no norte do país.

O terremoto de terça-feira, com magnitude 7,7, ocorreu no Baluquistão, uma enorme província propensa a temores cheia de desertos e montanhas. O impacto do tremor foi sentido em vários pontos do sul asiático, inclusive em Nova Déli, na vizinha Índia.
Casas foram destruídas e a comunicação foi cortada com o local mais atingido, Awaran. O tremor foi tão forte que provocou a formação de uma pequena ilha no mar em frente ao litoral paquistanês no mar Arábico.
Equipes de resgate enfrentaram dificuldade para chegar rapidamente ao local por ser muito remoto, e algumas autoridades disseram que o número de mortos deve aumentar à medida que os homens dos serviços de emergência conseguirem avançar pelas montanhas para verfificar os danos.

De acordo com o porta-voz do governo provincial, Jan Muhammad Buledi, a estrutura médica disponível é insuficiente e "não há espaço para atender os feridos nos hospitais".
Em uma zona de 50 quilômetros ao redor do epicentro vivem pelo menos 60 mil pessoas, segundo a agência da ONU para casos de catástrofe.
O número de desaparecidos ainda não foi informado.
De acordo com o USGS, o terremoto ocorreu 235 km a sudeste de Dalbandin, na província do Baluquistão, que faz fronteira com o Irã.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Plano Nacional de Educação é aprovado em CCJ do Senado


O projeto de lei que institui o PNE 2011-2020 (Plano Nacional de Educação) foi aprovado na manhã desta quarta-feira (25) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). Agora, o projeto, que tramita no Senado como PLC 103/2012, será analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Com vigor até 2020, o plano deveria ter sido aprovado até o início de 2011.

Entre suas vinte metas, o PNE determina que ao menos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) será destinado às políticas educacionais. Além disso, estabelece uma série de obrigações a serem cumpridas nessa área. A proposta possui 14 artigos e 20 metas.

Educação especial
Um dos obstáculos à votação da matéria era o impasse em torno da Meta 4 do PNE, que visa garantir o acesso à educação básica para os estudantes com deficiência (os alunos especiais) de 4 a 17 anos.

A versão aprovada na Câmara dos Deputados dizia que é preciso universalizar para a população com deficiência entre 4 e 17 anos o acesso à educação, preferencialmente na escola regular. No entanto, a redação aprovada na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado retirou a palavra "preferencialmente" do texto.

Representantes de entidades não governamentais que atuam com pessoas com deficiência dizem que a alteração pode trazer grandes problemas.

Após negociações com senadores, o Ministério da Educação e entidades que se dedicam a essas crianças e adolescentes, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o relator do projeto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) chegou a um texto de consenso.

A redação proposta por Vital é a seguinte: "Meta 4: universalizar, para a população de 4 a 17 anos, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (...)". O texto foi sugerido pelas entidades em conjunto com o MEC (Ministério da Educação).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Menino que desceu rua de velocípede será encaminhado a abrigo no Rio


O Ministério Público estadual informou nesta quarta-feira (25) que o menor flagrado andando de velocípede na descida do Elevado Paulo de Frontin, na Cidade Nova, no Centro do Rio, foi retirado da guarda da mãe, já que estava vivendo em situação de risco. Ele será encaminhado para um abrigo e depois para uma família substituta, como informou o RJTV.
Na terça-feira (24), a mãe procurou o Conselho Tutelar com dois filhos, entre eles o menino que desceu o Elevado no velocípede.
“O Conselho Tutelar foi com os meninos até a Vara da Infância e da Juventude e lá determinou-se o acolhimento institucional de ambos. Neste momento, eles estão acolhidos institucionalmente. Essa ação vai continuar em tramitação, espera-se que seja proferida a sentença para ele ser colocado com a família substituta”, disse a promotora Cristiane Campos da Paz.
O Ministério Público informou que o menor já tinha ficado num abrigo durante um ano, mas fugiu e que a Justiça já havia decretado um mandado de busca e apreensão, porque a criança vivia em situação de abandono, correndo risco nas ruas.
A descida arriscada da criança de 9 anos chamou a atenção para o abandono do menino e dos dois irmãos, encontrados pela equipe do RJTV perambulando pelas ruas da Cidade Nova, na tarde de sexta-feira

A mãe do menino e mais dois filhos viviam num dos quartos, improvisados num conjunto de casas antigas, em péssimo estado de conservação, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, Vizinhos disseram que desde sexta-feira (20) - quando a reportagem foi exibida no RJTV - a família não apareceu mais no local.
O casarão fica perto da Prefeitura do Rio e do Juizado da Infância e da Juventude.
Vinte famílias vivem no casarão e há muitas crianças. Existe apenas um banheiro que é dividido por todos.
Gustavo, de apenas 1 ano, tem a alegria no rosto de quem ainda não percebe as dificuldades do improviso e da dificuldade. No segundo andar do casarão e mesmo durante o dia, não é possível ver nada nos cômodos, pois não há janelas.
Os moradores disseram que algumas famílias pagam aluguel, que varia de R$ 100 a R$ 300, pelos quartinhos improvisados. Segundo os inquilinos, as pessoas que se dizem donas desses cômodos são ex-moradores do local.
Ainda de acordo com quem vive no casarão, na terça-feira, pela primeira vez, funcionários da prefeitura estiveram no local.
Segundo os moradores, a Secretaria de Assistência Social vai fazer um cadastro para encaminhá-los a projetos sociais da prefeitura como aluguel social, por exemplo.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social Adilson Pires disse que a prefeitura já cadastrou boa parte das famílias que vivem no casarão, em outras ocasiões. Inclusive, a mãe do menino, segundo Pires, é beneficiária de programas da prefeitura.
“É uma unidade de moradia precária, mas as pessoas vivem ali há muito tempo. Pagam inclusive aluguel. A prefeitura esteve lá na terça, cadastrou todos eles e vamos encaminhá-los para o programa de moradia Minha Casa Minha Vida”, disse Pires.
O vice-prefeito destacou ainda que o menino está com o Conselho Tutelar e que aguarda a expedição de um mandado pelo Juizado de Menores para que prefeitura possa abrigá-lo. Quanto aos benefícios que a mãe do menino deixou de receber, Pires disse que é para continuar sendo beneficiada, os filhos têm de frequentar a escola. A mãe, segundo o secretário, informou à secretaria que dois filhos deixaram de ir à escola porque estavam com a avó em Minas Gerais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-Dona da Parmalat no país tem liquidação decretada por dívida de R$ 150 mi

A Suprema Corte de Bermudas decretou a liquidação da companhia de investimentos Laep MILK33.SA, informou nesta quarta-feira (25) a empresa que tem operações no Brasil, mas sede no arquipélago.

A liquidação ocorreu após pedido do fundo Emerging Markets Special Situation 3, veículo do fundo GLG, informou a Laep em comunicado ao mercado. O fundo havia iniciado a execução de dívida de mais de R$ 150 milhões da empresa em junho.

O representante legal da empresa no Brasil, Antonio Romildo da Silva, confirmou sua renúncia imediata em função do afastamento judicial da administração. O tribunal do paraíso fiscal determinou como liquidantes da companhia Michael Morrison e Charles Tresh, que passaram a gerir e controlar a sociedade.

Criada em 2007, a Laep Investments teve entre seus principais investimentos a Lácteos Brasil, empresa que atualmente atravessa recuperação judicial desde fevereiro e que foi formada em 2010 para ser uma das maiores produtoras de leite do país.

Segundo a companhia, a dívida que motivou a liquidação da empresa é contestada judicialmente em São Paulo e estava garantida por hipotecas concedidas pela Laep e suas subsidiárias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeito de arrombar carros em Ponta Negra é preso ao sair de Fórum

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos prenderam um jovem suspeito de arrombar carros em Ponta Negra. De acordo com o delegado Frank Albuquerque, Lindenjonhson Silva Ferreira Filho tinha sido filmado praticando crime acompanhado de uma mulher. O vídeo citado pelo delegado foi divulgado pelo Portal BO, no início deste mês.

“Nós vínhamos investigando e chegamos até ele. Além desse crime em que ele é filmado, existem informações de outros crimes praticados por Lindenjonson. Inclusive, ele teria roubado R$ 30 mil de um advogado na cidade de João Pessoa”, relata o titular da Deprov.

De acordo com Frank Albuquerque, o suspeito foi preso por força de um mandado de prisão, no final da manhã desta quarta-feira (25), após sair de uma audiência no Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

A prisão de Lindenjonhson gerou polêmica, tendo em vista que a advogada Ana Paula da Silva Nelson, que defende o suspeito, afirma que os policiais civis da Deprov agiram de maneira truculenta e chegaram a atirar no momento da abordagem. Inclusive a OAB já informou que vai representar contra os agentes que participaram dessa ação (leia matéria).

Veja vídeo do arrombamento dos carros:

 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››