terça-feira, abril 27, 2021

Diretor de hospital morre em acidente de parapente no litoral do RN

Um advogado morreu após um acidente em um voo de parapente na praia Ponta do Mel, no município de Areia Branca, litoral da Costa Branca potiguar, na tarde desta terça-feira (27).


Nelson Maia era advogado e morreu em um salto de parapente — Foto: Arquivo pessoal


A vítima foi identificada como Nelson Benício Maia Neto, de 55 anos. Ele atuava como diretor do Hospital Centenário Nelson Maia, em Pau dos Ferros, que tinha esse nome em homenagem ao pai dele.


O acidente aconteceu pouco depois das 12h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, amigos que acompanhavam Nelson viram os braços dele descer rapidamente, fazendo com que o parapente mudasse de direção e começasse a cair. Em seguida, Nelson bateu de frente com as falésias da praia de Ponta do Mel.


Nelson em vídeo registrado em Ponta do Mel, local onde praticava o parapente — Foto: Arquivo pessoal


A investigação, que vai contar com a necropsia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), deve explicar se advogado teve algum mal súbito ou se o equipamento apresentou alguma falha. Nelson praticava o esporte há cinco anos.


A equipe do Corpo de Bombeiros de Mossoró realizou as buscas e trabalhou para o resgate do corpo, que estava em um lugar de difícil acesso e bastante acidentado. Toda a operação durou cerca de 4 horas.



Corpo de Bombeiros atuou durante 4 horas na operação de resgate do corpo em Ponta do Mel, Areia Branca — Foto: Divulgação/CBM


Segundo o Corpo de Bombeiros, Nelson fez o salto de parapente sozinho. O advogado morreu antes da chegada do socorro médico. Uma equipe do Itep fez a perícia e o recolhimento do corpo, que seguiu para necropsia em Pau dos Ferros.


Nelson Maia deixa a esposa e cinco filhos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caminhão frigorífico tomba e interdita a RN-117, na Serra de Martins

Um caminhão frigorífico de pequeno porte tombou na manhã desta terça-feira (27) na RN-117, na Serra de Martins, na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Os dois ocupantes do veículo não se feriram. A rodovia ficou interditada por cerca de duas horas.


Fazendo upload: 671375 de 2041282 bytes.
Caminhão frigorífico tomba na RN-117, na Serra de Martins — Foto: Cedida


Segundo o motorista, o caminhão apresentou problema no freio. A Polícia Militar foi acionada por populares e esteve no local do acidente entre 9h e 12h. Com a ajuda de uma empresa local e de uma máquina da prefeitura de Martins, foi feita a desobstrução de uma das vias para que houvesse o deslocamento dos veículos no sentido Martins ou para Umarizal e Riacho da Cruz.


A carga - em torno de 3 mil quilos de frango congelado - não chegou a cair do caminhão e foi transferida para outro veículo similar.

O motorista acionou a empresa e aguardava a chegada de um guincho para a retirada do caminhão da pista.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação contra tráfico de drogas prende 14 pessoas e sequestra R$ 20 milhões em bens e dinheiro em GO, DF, MT e RN

A Polícia Civil de Goiás, com apoio de órgãos de segurança no Distrito Federal e outros dois estados, realiza a Operação Déjà-vu nesta terça-feira (27). Segundo a corporação, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão. As equipes também realizam sequestro de R$ 20 milhões em bens e dinheiro.


Dos mandados de prisão, nove foram cumpridos em Goiás, três no Mato Grosso, um no Rio Grande do Norte e um no Distrito Federal.


Em Goiânia, foram cumpridos mandados em casas de luxo em condomínios fechados. Em um dos locais visitados, os policiais encontraram uma máquina de contar dinheiro.


Seguidores de 'Zói Verde'

A investigação que resultou nesta operação é conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) desde janeiro de 2020. As apurações feitas pela corporação indicaram que um grupo de “seguidores” do traficante Marcelo “Zói Verde”, morto na Bolívia em 2017, deu continuidade e aperfeiçoou o esquema criado pelo criminoso.


Segundo a Polícia Civil, os criminosos traficam cocaína pura, pasta base de cocaína e skunk usando fundos falsos em caminhonetes. As investigações apontaram que a droga saía do Mato Grosso, era armazenada em Goiás e distribuída em território goiano, no DF e no Rio Grande do Norte.


O delegado Fábio Meireles, responsável pela operação, explicou que o modo desse grupo operar depende de um núcleo logístico.


"Ele [o núcleo] era responsável por adaptar veículos, caminhonetes, criando fundos falsos para transporte das drogas. Hoje foram presos os integrantes desse núcleo", disse.

Ainda de acordo com Meireles, durante um ano de investigação, os policiais apreenderam 420 kg de cocaína e 150 kg de skunk, os quais seriam transportados por esse grupo.


Fazendo upload: 131000 de 885907 bytes.
Policiais avaliam talões de cheque e documentos encontrados em casa visitada na Operação Déjà vu — Foto: Reprodução/Polícia Civil


Operação

De acordo com a Polícia Civil de Goiás, há 120 agentes empenhados na operação. Fazem parte dos esforços: Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), Delegacia de Investigações Criminais (Deic), Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), 4ª e 10ª Delegacias Regionais, e policiais do GT3.


No Mato Grosso, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Mato Grosso e a Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil participam da operação.


Já no Distrito Federal, atuam policiais do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil. No Rio Grande do Norte, agem membros da Delegacia Regional de Polícia de Pau dos Ferros e da Polícia Federal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 219.748 casos confirmados e 5.373 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte chegou nesta terça-feira (27) a 219.748 casos confirmados de Covid-19. São 5.373 mortes notificadas no estado desde o início da pandemia. De acordo com o novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), outros 1.076 óbitos estão sob investigação.


No comparativo com o boletim de segunda-feira (26), são 557 novos casos e 35 mortes a mais - sendo 16 óbitos confirmados ocorridos nas últimas 24 horas em Natal (6), Mossoró (3), Macaíba (1), Alto do Rodrigues (1), Macau (1), Pedro Avelino (1), Caicó (1) e Parnamirim (2).


Atualmente, 899 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN - 649 na rede pública e 250 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 342 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 87,7% na rede pública; com 148 internados, a rede privada tem 96% de ocupação.


O RN tem ainda 53.011 casos suspeitos e 445.177 casos descartados de Covid-19. O número de confirmados recuperados se manteve em 150.649, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 131.955.


O boletim também destaca que 471.184 testes de Covid-19 foram realizados no estado até o momento, sendo 258.929 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 212.255 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

219.748 casos confirmados

5.373 mortes

53.011 casos suspeitos

445.177 casos descartados

150.649 confirmados recuperados





Fonte: G1

Leia Mais ››

Consórcio Nordeste cria 'rede de apoio' e estados devem enviar especialistas para analisar lixo em praias do RN e PB

O Consórcio Nordeste formou uma rede de apoio entre estados da região para enfrentamento às toneladas de lixo que apareceram na orla do Rio Grande do Norte e Paraíba desde o dia 16 de abril. Especialistas deverão ser enviados pelos estados para contribuir na perícia do material e investigação sobre a origem e responsabilidade pelo dano ambiental.


Canguaretama lixo praia RN — Foto: Divulgação


Segundo o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, técnicos do órgão, da Agência Estadual de Meio Ambiente do Pernambuco - CPRH, além de perito ambiental da Polícia Federal fizeram uma visita técnica a praias atingidas pelo lixo no Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (27). "O objetivo é averiguar a situação in-loco e realizar coleta de informações e amostras para perícia técnica e Ambiental", informou.


Além da rede de apoio entre estados, a reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio definiu medidas emergenciais, como:


Criação de protocolo de procedimentos específico para orientar os municípios litorâneos como agir diante do aparecimento nas praias de grandes quantidades de resíduos sólidos vindo do mar.

Envio de especialistas dos Estados para contribuir com o Rio Grande do Norte e a Paraíba no mapeamento, perícia, análise do material e identificação do(s) causador(es) do dano ambiental.

Consulta e formação de parcerias junto a universidades e instituições de pesquisa para aprofundar as iniciativas de investigação com uso de mapeamento georreferenciado.

Orientação aos municípios para que reforcem a fiscalização junto às empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana, transporte e destinação de resíduos sólidos.


Toneladas de lixo foram retiradas de praia de João Pessoa desde o dia 16 de abril. No Rio Grande do Norte, as prefeituras de Baía Formosa, Canguaretama, Nísia Floresta e Tibau do Sul registram mais de seis toneladas recolhidas de suas praias desde o dia 20. Entre materiais encontrados, há inclusive seringas descartáveis. Ao todo, são 20 toneladas de lixo recolhidas em ambos os estados.


De acordo com o comitê, a ação conjunta dos membros do Consórcio Nordeste para contribuir com Estados e Municípios, não se restringe aos afetados até agora, "uma vez que o lixo marinho é um problema mundial e o aparecimento de material no RN e PB – assim como outros fenômenos semelhantes - podem atingir os demais Estados da região".


Da mesma forma, o protocolo deverá ser elaborado de forma "cooperada" por especialistas dos Estados membros do comitê, "prezando especialmente pela saúde da população e dos profissionais do serviço de limpeza" e "pela preservação de indícios, vestígios e provas" que possam levar à identificação dos possíveis autores do dano ambiental e a destinação correta do lixo.


De acordo com o Idema, as medidas são o resultado de uma reunião realizada por videoconferência na segunda-feira (26), por secretários, superintendentes e representantes das pastas do Meio Ambiente, que compõem a Câmara Temática do Consórcio.


Origem desconhecida

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, afirmou que entre o material coletado há uma etiqueta vinculada ao município de Maragogi, em Alagoas, e uma do município de João Pessoa, na Paraíba, mas a maior parte do material tem identificações associadas a Pernambuco.



“Em Nísia Floresta, por exemplo, o lixo encontrado é de característica urbana, com muitas embalagens de iogurte, margarina, sapatos, envelopes plásticos e canudos; alguns, com marcas de degradação. A maior preocupação está com os resíduos hospitalares, que ainda se apresentam em alguns municípios, como Baía Formosa. Uma das possibilidades de investigação é que o incidente possa ter relação com as últimas chuvas, que provocou inundações”, relatou diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.


Segundo o Idema-RN, os municípios atingidos também informaram presença de vegetação característica de região de água doce, o que também indicaria a probabilidade do incidente ter advindo das enchentes, ocorridas recentemente no Nordeste, que podem ter arrastado resíduos depositados em rios e córregos.


Segundo o Idema, o superintendente de Meio Ambiente de Pernambuco, Bertrand Sampaio, considerou que é possível que as chuvas intensas de 9 a 10 de abril, na região metropolitana do Recife, possam ter contribuído com o ocorrido. O superintendente de Administração do Meio Ambiente da Paraíba, Marcelo Cavalcanti, falou que o material encontrado na região é semelhante ao do Rio Grande do Norte e foram contabilizadas entre 12 a 14 toneladas.


Até o momento, os Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia não encontraram registros do material vindo do mar.


Fazendo upload: 1407274 de 1407274 bytes.
Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1


Polícia Federal abre investigação

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a origem do lixo que chegou às praias no Litoral Sul do Rio Grande do Norte. Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do estado (Idema) os municípios potiguares já contabilizam mais de seis toneladas de lixo colhidas.


A Superintendência da PF no Rio Grande do Norte confirmou ao G1 que abriu o inquérito nesta segunda-feira (26), mas informou que não comenta investigações em andamento. O Ibama também realiza uma investigação sobre a origem do lixo.


Municípios atingidos

Nesta segunda-feira (26), também houve reunião do Idema com os municípios de Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama e Baía Formosa para tratar da logística dos descartes dos resíduos e obter relatórios da ação realizada até o momento. Os resíduos são variados, indo de garrafas plásticas, chinelos, bolsas, panfletos, recipientes de marmita e pedaços de eletrodomésticos a seringas descartáveis.


Informações mais recentes apontam que as cidades de Natal, Parnamirim e Senador Georgino Avelino também teriam recebido resíduos sólidos. Porém, o Idema afirmou que os relatos recebidos foram de moradores e ainda não houve comunicação formal das prefeituras.


Nísia Floresta

Em Nísia Floresta, foram registrados resíduos nas praias de Búzios, Tabatinga, Barreta e Camurupim. Segundo o Secretário Adjunto de Meio Ambiente do município, Bismarck Pereira, os primeiros registros do lixo foram feitos na praia de Búzios, onde a equipe responsável pela limpeza colheu cerca dede duas caçambas e 2 tratores do material, destinados no Campo de Santana, o mesmo onde foi descartado o óleo do incidente ambiental em 2019.


“O material está acondicionado corretamente, sem acesso de pessoas não autorizadas ou animais. No sábado (24) foi encontrado lixo em Tabatinga”, relatou.



Tartaruga é encontrada morta na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


Ainda segundo o secretário de Nísia Floresta, a maré cheia está dificultando o trabalho de coleta e limpeza do ambiente. “Existe uma preocupação com a área comercial atingida em Camurupim, possibilitando outra crise do ponto de vista econômico. Além da preocupação do mau cheiro, que pode atrair urubus”, acrescentou.


Baía Formosa

A dimensão do problema também pode ser medida analisando as áreas de ninho e desova de tartarugas que foram atingidas, no caso do município de Baía Formosa. A prefeitura foi comunicada por moradores do aparecimento do lixo, na terça-feira (20), na praia de Sagi. Foi em Sagi, segundo a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Baía Formosa, Bernadete Leite, que foram encontrados os primeiros tubos de sangue e material hospitalar, com o aparecimento ainda frequente.



Lixo encontrado em praia de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Fernanda Zauli/G1


De acordo com a secretária, o município necessita de um apoio técnico para auxiliar na coleta dos materiais hospitalares, ainda encontrados em grande quantidade. “Infelizmente, registramos muito material. Até o momento onde foram coletados uma média de 3 caçambas de lixo”. Sobre o lixo hospitalar, a Prefeitura contou com o apoio de cidadãos que recolheram e trouxeram para a sede da Prefeitura. “Precisamos, urgentemente, destinar este material para o descarte correto, mas por se tratar de provas de possível crime ambiental, ainda estamos de posse deste material”, ponderou.



Canguaretama

O recanto turístico e biológico de Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, também sofre com a crise ambiental. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Luciano Mousinho, estimou que cerca de 8 toneladas de resíduos foram encontradas nas praias do município, além de uma espécie de planta, mas o número não foi adotado oficialmente pelos órgãos ambientais, porque o material não foi pesado.


“Registramos tudo o que foi encontrado e estamos elaborando um relatório para entregar ao Idema e demais instituições. Hoje já não conseguimos encontrar muito lixo, mas estamos estudando a possibilidade de inserir as bandeiras de sinalização até que as praias estejam totalmente limpas”, informou.


Tibau do Sul

Os primeiros sinais do lixo em Tibau do Sul foram vistos na quarta-feira (21), dia em que foi encontrada meia tonelada de lixo por uma força-tarefa do município. Na sexta-feira (23), mais uma tonelada foi retirada das praias. Em Tibau do Sul, foram atingidas as praias de Minas e Sibaúma. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana do município, Laíra Souza, há um temor que os resíduos atinjam a área de desova de tartarugas e o berçário de golfinhos, em Pipa. “Ontem ainda foi recolhido bastante material, mas está diminuindo. Hoje fizemos a coleta, mas ainda não temos a contagem dos sacos”, disse.



Até seringas foram encontradas em lixo que surgiu nesta quarta-feira (21) em Pipa. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibau do Sul


A Praia das Minas é um famoso ponto de desova de tartarugas, mas os danos para vida marinha podem ir além disso. Há tartarugas que vivem na região e que correm risco de morte pela ingestão do lixo, segundo explica o professor Flávio Lima, do Projeto Cetáceos da Costa Branca.


Baneabilidade

O Idema está medindo a balneabilidade das áreas afetadas, mas alerta que sejam liberadas para banho quando não forem encontrados mais lixo. “Estamos em comunicação com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca - SAPE e recebemos vídeos de pescadores que encontram lixo no mar. Não sabemos a quantidade de materiais densos que podem ficar submersos, é preciso continuar avaliando e ficar atento ao aspecto visual”, afirmou o diretor-geral do Idema, que ofereceu 10 caixas de bombonas aos municípios que estão tendo dificuldades para o descarte do lixo.


Lixo no mar


Um vídeo registrado por um pescador mostra lixo flutuando no mar a cerca de 3 quilômetros da costa no litoral sul do Rio Grande do Norte, na altura do município de Nísia Floresta - um dos mais atingidos pelas toneladas de lixo, ainda de origem desconhecida, removidas da orla potiguar desde quarta-feira (21).


Na praia de Tabatinga, local em que o pescador encontrou o lixo dentro do mar, também foi registrada a morte de quatro tartarugas e um golfinho. Após análise de pesquisadores do projeto Cetáceos da Costa Branca, da UERN, foi descartado que essas mortes tenham relação com o lixo encontrado.


Lixo foi visto no mar no RN — Foto: Reprodução


Lixo que apareceu na semana passada

No fim de semana, o Idema emitiu nota técnica para orientar os quatro municípios que registraram grande quantidade de lixo no litoral Sul do Rio Grande do Norte nos últimos dias.


Mais de 6 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas em praias de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul e Nísia Floresta.

Entre as recomendações às prefeituras, o Idema pediu que uma parte destes resíduos seja armazenada temporariamente para auxiliar nas investigações da origem, ainda desconhecida.



Seringas estavam entre o lixo encontrado em praias do RN — Foto: Fernanda Zauli/G1


"A gente tem orientado que esse resíduo possa ser armazenado separadamente pelas prefeituras de forma que permita a investigação posterior da origem desse material", disse Leon Aguiar, diretor do Idema, em entrevista à Inter TV Cabugi.



"Infelizmente, como há muitos voluntários e o pessoal das barracas das praias recolhe, a gente fica sem acesso a esse material e acaba prejudicando as investigações", ressaltou Leon Aguiar.

O que foi encontrado no lixo no RN?

Em Baía Formosa, foram encontrados seringas, tubos para coleta de sangue, documentos, restos de roupas e sapatos. Em Tibau do Sul, um relatório técnico apontou que o lixo continha fragmentos de madeiras, garrafas pets, recipientes plásticos, isopor, sacos plásticos, máscaras descartáveis e seringas. Em Nísia Floresta, foram encontrados plásticos, restos de embalagens, sapatos, garrafas e também um tubo de coleta de sangue.


Ibama abre investigação

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) abriu uma investigação para apurar o lixo encontrado nas praias do litoral sul do RN. A informação foi confirmada pelo superintendente estadual, Rondinelle Oliveira.


O órgão nacional explicou que essa investigação é um acompanhamento secundário e que a investigação principal, neste momento, está a cargo dos órgãos estaduais. Foi recomendado também a limpeza imediata das praias. O Ibama não deu mais detalhes sobre o assunto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sindicato diz que professores da rede pública só voltam ao trabalho presencial após vacinação contra Covid-19 no RN

O sindicato que representa os professores da rede estadual de ensino afirmou que os profissionais só devem voltar ao trabalho presencial nas escolas públicas do Rio Grande do Norte após a vacinação em massa da categoria. A afirmação foi dada após a Justiça estadual determinar que o governo autorize a volta às aulas nas escolas públicas e privadas. A categoria ameaça greve, "se for preciso".


Fazendo upload: 970492 de 970492 bytes.
Escola Estadual José Fernandes Machado, Machadão, Ponta Negra Natal RN — Foto: Google Street View


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte) ainda informou que vai protocolar uma Reclamação Constitucional junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão liminar do juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, concedida a pedido do Ministério Público.


O atual decreto estadual autoriza volta às aulas para turmas até o 5º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio em formato híbrido - presencial e remoto - nas redes pública e privada. Apesar disso, o estado ainda não tem data para retomada das aulas nas escolas públicas.


De acordo com a entidade, o assunto foi discutido em assembleia virtual realizada nessa segunda-feira (26) ao longo de quatro horas e meia, com quase 800 professores. Outras condições para o retorno presencial seriam a redução da ocupação dos leitos críticos, a garantia de biossegurança nas escolas e o índice de transmissibilidade abaixo de 1.


"De forma unânime, os trabalhadores afirmaram que não dá para voltar a trabalhar presencialmente neste momento, embora desejem, sobretudo porque o trabalho virtual aumentou em duas ou três vezes a carga horária. Lembraram que, ao contrário do que pensa uma parcela da sociedade, não pararam de trabalhar", afirmou o sindicato.


Desde março de 2020, as aulas presenciais foram suspensas no RN, por causa da pandemia. O sindicato afirma que os profissionais tiveram que se desdobrar "para aprender a lecionar neste formato, utilizando dinheiro do próprio bolso para bancar a internet e os dispositivos utilizados", mas consideram que, apesar das dificuldades, antes da imunização, não é possível cogitar a volta à normalidade.


"Ficou acertado que em 13 de maio, um dia após expirar o último decreto fixado pelo Governo, acontecerá nova assembleia virtual. Na ocasião, será avaliada a possibilidade de greve caso a categoria seja obrigada a voltar ao trabalho presencial em plena segunda onda da pandemia", afirmou o Sinte.


Secretaria de Educação vai recorrer da decisão


Em entrevista ao Bom Dia RN desta terça-feira (27), o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, afirmou que a decisão da Justiça foi ao encontro do que já está sendo feito no estado. Ele afirmou que o estado vai recorrer da decisão, porque já tinha um acordo firmado para entregar até 12 de maio um plano de retomada para volta às aulas.


"Nosso problema não é a escola, são as condições fora da escola. Vamos defender que a pandemia tem que estar um pouco mais reduzida para que a gente possa fazer esse retorno nas escolas públicas", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo prorroga calendário de vencimentos do IPVA para empresas de turismo



O Governo prorrogou para o segundo semestre o calendário de vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano para as empresas do setor de turismo, bares e restaurantes.


De acordo com a Secretaria Estadual de Tributação (SET), para esses contribuintes, o IPVA só começa a vencer no dia 12 de julho. Para os demais, o calendário 2021 segue inalterado. A medida foi publicada, por meio de decreto, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (27).


De acordo com o novo calendário, têm vencimento previsto para o dia 12 de julho os veículos dessas empresas com placas de final 0 e 9. O imposto pode ser pago em cota única ou dividido em cinco parcelas, que devem ser quitadas até novembro. Quem optar por cota única tem desconto de 5%. O segundo vencimento ocorre em agosto e assim sucessivamente nos meses seguintes, sendo sempre dois dígitos finais de placa por mês.


Ainda segundo informações da SET, estão enquadradas nesse novo calendário hotéis, agências de viagens, operadores turísticos e empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros, que atuam sob regime de fretamento ou na organização de excursões com veículos rodoviários próprios. Além disso, também são beneficiados com essa prorrogação do IPVA os bares, restaurantes, estabelecimentos similares e bufês, que também ganham um prazo extra para quitar essa obrigação tributária.


A SET informou que caso o contribuinte já tenha iniciado o parcelamento no prazo regular as parcelas remanescentes serão enquadradas no novo calendário.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mais de 173 mil declarações do Imposto de Renda 2021 são enviadas no RN

A Receita Federal recebeu até às 08h50 desta terça (27) 173.759 declarações de Imposto de Renda no Rio Grande do Norte. A expectativa é de que 334 mil contribuintes no estado entreguem a declaração.


Fazendo upload: 131000 de 561958 bytes.
Mais de 173 mil declarações do Imposto de Renda 2021 são enviadas no RN — Foto: Fernanda Zauli/G1


Em todo o país já foram entregues 15.707.704 declarações e são esperadas 32 milhões.


O prazo de entrega da declaração será encerrado às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, do dia 31 de maio de 2021.


Quem é obrigado a declarar e não o fizer, ou enviar a declaração fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e máximo de correspondente a 20% do imposto devido.


São obrigados a declarar o Imposto de Renda, em 2021:

Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

Quem obteve, em qualquer mês de 2020, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Quem teve, em 2020, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2020, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2020;

Quem optou pela isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda.

Quanto antes enviar, melhor

A Receita Federal estima que, este ano, serão entregues cerca de 32,6 milhões de declarações. Quanto mais cedo enviar a declaração, mais vantagens o contribuinte pode ter. Entre elas, estão:


Mais chances de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes de pagamento;

Mais tempo para identificar e corrigir eventuais erros, evitando cair na malha-fina;

Evitar eventual lentidão no sistema na hora de transmitir a declaração devido à sobrecarga de acessos comum na reta final do prazo.

As restituições serão pagas entre maio e setembro, de acordo com o seguinte cronograma:


1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 30 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministério inclui todas as grávidas e puérperas em grupo prioritário da vacinação contra Covid

O Ministério da Saúde enviou na segunda-feira (26) uma nota técnica orientando que todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) sejam colocadas no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades.


Fazendo upload: 311125 de 794871 bytes.
Vacinação das grávidas terá cronograma: na primeira fase, inidicação é para aquelas que têm comorbidades. Só depois é que a outra parte do grupo deve ser imunizado. — Foto: PMCG/Divulgação


Apesar da inclusão, o governo federal diz que primeiro devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. Só depois é que a outra parte do grupo deve ser divulgado (veja orientações do cronograma abaixo).


"Neste momento, é altamente provável que o perfil de risco verus benefício na vacinação das gestantes seja favorável. Portanto, o Programa Nacional de Imunizações [...] decidiu por recomendar a vacinação contra a Covid-19 de todas as gestantes e puérperas e incluí-las nos grupos prioritários para vacinação", diz a nota.


A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Franciele Francinato, explicou que a decisão foi tomada visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por Covid-19.


O puerpério, também conhecido como resguardo, é o período que vai desde o nascimento do bebê até entre 45 e 60 dias após o nascimento.


Critérios: comorbidade, deficiência e gestante

O Ministério da Saúde ressalta que, na atual etapa da campanha de vacinação, o foco no país é a vacinação de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Somando a esses dois perfis as grávidas, o total de pessoas estimado é de 28 milhões.


Por isso, o governo apresentou os seguintes critérios e fases para priorizar a vacinação:


Fase 1 - Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado:


Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise)independentemente da idade;

Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;

Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Fase 2 - Vacinar proporcionalmente, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:


Pessoas com comorbidades;

Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC;

Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Orientações para vacinação de gestantes e puérperas

O governo listou as seguintes orientações:


Documentos: gestante com comorbidade deverá comprovar a condição de risco (comorbidade), conforme recomendações do PNO(exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc. Adicionalmente, poderão ser utilizados os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde).

Período da gestação: "A vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez não deve ser um pré-requisito para a administração das vacinas nas mulheres".

Aleitamento: No caso da puérpera, ao ser vacinada, na condição de lactante deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

Sem escolha de vacina: A vacinação poderá ser realizada com qualquer vacina de plataforma de vírus inativado, vetor viral ou mRNA, respeitando os intervalos entre as doses recomendados pelo PNI.

Intervalo entre vacinas: Deverá ser respeitado o intervalo de no mínimo 14 dias entre a administração da vacina Influenza e/ou outra vacina do calendário de vacinação da gestante/puérpera e a administração da vacina Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Auxílio Emergencial 2021: governo inclui mais 206 mil famílias para receber benefício



O governo federal liberou o Auxílio Emergencial 2021 para mais 206 mil famílias. Os nomes podem ser consultados no site www.cidadania.gov.br/auxilio.


Os novos elegíveis começarão a receber os pagamentos a partir de 16 de maio, junto com o segundo ciclo dos pagamentos – ou seja, receberão a primeira e a segunda parcelas ao mesmo tempo (veja os calendários mais abaixo).


Segundo o Ministério da Cidadania, dos 206.126 novos aprovados, 142.531 têm direito à cota de R$ 150 (pessoas que moram sozinhas), 39.719 receberão R$ 250, enquanto 23.876 são mulheres chefes de família que sustentam a casa sozinhas e receberão a cota de R$ 375.


Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.


Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.


BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA




BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA




Fonte: G1

Leia Mais ››

Segunda dose da vacina contra Covid-19 deve ser tomada mesmo fora do prazo, diz Ministério da Saúde

Uma nova nota técnica, divulgada nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde, orienta a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório.


Vacina CoronaVac e vacina de Oxford — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém


Atualmente, duas vacinas estão disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI): Sinovac/Butantan, que deve ser administrada em um intervalo de quatro semanas, e AstraZeneca/Fiocruz, com intervalo de 12 semanas.


"Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença", diz a pasta, em nota.

O ministério também diz que é "improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal". No entanto, ressalta que os atrasos devem ser evitados "uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose".


'Dificuldade' no fornecimento para 2ª dose da CoronaVac

Na segunda-feira (26), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que há "dificuldade" no fornecimento de vacinas para aplicação da segunda dose da CoronaVac, imunizante da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.


"O que tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose", declarou Queiroga, em uma sessão no Senado que discutia medidas de combate à Covid-19.


Em março, o Ministério da Saúde mudou a orientação e autorizou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a segunda dose fossem utilizadas imediatamente como primeira dose.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tesouro Direto atinge marca de 10 milhões de investidores cadastrados em março



O número de investidores cadastrados no Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos por pessoas físicas via corretoras na internet, cresceu 390.394 em março e atingiu a marca de 10.285.781 pessoas. Os números foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo Tesouro Nacional.


"Já o total de investidores ativos no Tesouro Direto, isto é, aqueles que atualmente estão com saldo em aplicações no programa, chegou a 1.479.805 pessoas, um aumento de 9.357 investidores no mês", acrescentou a instituição.


Negociações em março

No mês passado, ainda segundo dados oficiais, as vendas de títulos públicos somaram R$ 3,392 bilhões no mês passado, ao mesmo tempo em que os resgates (vencimentos mais recompras pelo Tesouro Nacional antes do fim do prazo do título) totalizaram R$ 4,1 bilhões.


A diferença entre o que foi emitido e resgatado foi, portanto, de R$ 708 milhões no mês passado, representando uma saída líquida de recursos do programa no período.


Volume total

Já o saldo total (estoque) de títulos em mercado alcançou o valor de R$ 62,83 bilhões em março, com uma queda de 0,14% em relação ao mês anterior (R$ 62,93 bilhões).


"Os títulos remunerados por índices de preços se mantêm como os mais representativos do estoque, somando R$ 33,86 bilhões, ou 53,89% do total. Na sequência, vêm os indexados à Selic, totalizando R$ 16,34 bilhões (26,01%), e os prefixados, que somaram R$ 12,63 bilhões, com 20,10% do total", informou o Tesouro Nacional.


Fonte: G1

Leia Mais ››

PF realiza operação contra fraude em benefício para pescadores no Sul de MG

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27) uma operação para combater fraude contra o benefício seguro-defeso em Minas Gerais. Segundo informações passadas pela Polícia Federal, em Cristais foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Cristais, Campo Belo, Aguanil e em São Paulo (SP).


Segundo a Polícia Federal, responsáveis por uma colônia de pescadores de Cristais (MG) teriam fraudado documentos necessários para a solicitação do seguro-defeso, benefício do Governo Federal concedido para pescadores artesanais durante o período de defeso de determinadas espécies.


Para receber o benefício, a pessoa deve comprovar que desempenha a pesca de forma ininterrupta, como profissão habitual ou como principal meio de vida. Os investigados atestaram condição de pescador artesanal para pessoas que não exerciam a função.


Além disso, a colônia teria promovido a migração de indivíduos de outros municípios para encaminhamento do pedido. A migração teria como objetivo as eleições, uma vez que diretores da colônia concorreram a cargos políticos em 2012 e 2016.


Ainda segundo a PF, a União pagou cerca de R$ 15 milhões de benefícios às pessoas vinculadas à colônia de pescadores. A investigação aconteceu durante os anos de 2013 a 2020.


A Polícia Federal informou que em Cristais estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Em Campo Belo (MG) são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e em Aguanil (MG), dois. Um mandado está sendo cumprido em São Paulo (SP).


A operação foi nomeada ‘Tarrafa’. O nome faz referência ao artefato para captura de peixes utilizado na pesca artesanal. Cerca de 90 policiais federais estão participando da operação.


Os presos serão conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Varginha (MG). Os suspeitos estão sendo investigados por crimes de estelionato qualificado (em detrimento do INSS), falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. As penas podem chegar a 18 anos de reclusão.



Operação contra fraude em benefício para pescadores está sendo realizada em Cristais, Campo Belo e Aguanil — Foto: Polícia Federal


Fonte: G1

Leia Mais ››

Organizadores dizem não haver sinal de contágio de Covid-19 após show teste para 5 mil pessoas em Barcelona

Organizadores do show teste, realizado com 5 mil pessoas, em Barcelona (Espanha), anunciaram, nesta terça-feira (27), que não há nenhum sinal de contágio de Covid-19 após o evento.


5 mil pessoas participaram do show da 'Love of Lesbian' em Barcelona no sábado (27) para testar eventos pós-pandemia. — Foto: Albert Gea/Reuters


A apresentação, realizada em 27 de março, faz parte de um teste clínico para buscar formas seguras de celebrar eventos pós-pandemia.


Os espectadores, que não precisaram respeitar o distanciamento físico, mas utilizaram máscara PFF2, foram submetidos a testes PCR duas semanas depois e "não há nenhum sinal que sugira que aconteceu uma transmissão dentro do evento", anunciou Josep Maria Llibre, médico do hospital catalão Germans Trias i Pujol.


De acordo com o médico, foram registrados apenas seis casos positivos, 15 dias depois do show, e os organizadores têm certeza de que "em quatro casos a transmissão não aconteceu durante o evento".


"Com ventilação otimizada, triagem de antígenos e uso de máscara, pode-se garantir um espaço seguro", disse o médico.


Em relação aos outros dois casos, há uma "porcentagem altíssima" de que não tenham se infectado no dia do show, afirmou à AFP o infectologista Boris Revollo.


"Pode-se dizer que não houve uma 'supertransmissão' durante o evento. Foi comprovado que é possível criar eventos seguros para evitar a transmissão do coronavírus", explicou Revollo.


O show do grupo Love of Lesbian, um dos principais do cenário musical espanhol, foi promovido por um grupo de festivais e promotores musicais e pelo hospital Germans Trias i Pujol com o objetivo de mostrar que as apresentações podem ser compatíveis com a pandemia.


"Acredito que, mais uma vez, Barcelona e a cultura barcelonesa estão na vanguarda de uma situação que é nova, que consiste em preservar a atividade cultural com todas as garantias de saúde", celebrou Jaume Collboni, vice-prefeito da cidade.


"O mundo olha para nós, muitas pessoas nos perguntam como fizemos. O trabalho colaborativo foi a chave", disse Angels Ponsa, secretária de Cultura do governo catalão.


A mesma equipe organizou em dezembro um teste piloto deste protocolo em uma casa de espetáculos de Barcelona, com 500 participantes previamente testados para covid. Depois de vários dias, nenhum foi diagnosticado positivo.


O show de Barcelona foi uma das poucas iniciativas do tipo organizadas na Europa. Outro espetáculo similar aconteceu em março na Holanda, com 1.300 pessoas.


Show com a banda "Love of Lesbian"

A apresentação foi da banda espanhola de pop rock "Love of Lesbian", já indicada ao MTV Europe Music Awards. O show precisou de aprovação do governo para ocorrer.


“Bem-vindos a um dos shows mais emocionantes de nossas vidas!”, disse o vocalista da banda, Santi Balmes, em uma saudação à multidão, que aplaudiu.


Em cenas surreais depois de um ano de distanciamento social, os fãs dançaram próximos uns dos outros, mas o mar de rostos cobertos de máscaras mostrou que as coisas não haviam voltado ao normal.


Os controles sanitários na entrada atrasaram o início do show, mas não diminuíram o espírito de celebração, segundo a agência de notícias Reuters.


Público testado

Os testes usados foram de antígenos – que, assim como o teste PCR, identificam o coronavírus diretamente, porque detectam proteínas específicas que o vírus produz e que aparecem na superfície dele.


Diferente do PCR, entretanto, que pode levar horas até apresentar os resultados – porque precisam ser levados a um laboratório e analisados –, os testes de antígenos não precisam de laboratório.


Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras, todas usando equipamento de proteção individual completo. Cerca de 10 a 15 minutos depois, os participantes recebiam os resultados em um aplicativo no celular. O teste e a máscara foram incluídos no preço do ingresso.


Por volta de meio-dia, 3 das 2,4 mil pessoas já examinadas tinham recebido um resultado positivo para Covid, e uma havia tido contato com um caso positivo. Elas não puderam comparecer ao show e receberam a garantia de um reembolso.





Fonte: France Presse

Leia Mais ››