sexta-feira, setembro 25, 2020

Advogado e candidato a prefeito de Antônio Martins RN, João Venâncio está desaparecido

Fazendo upload: 700261 de 700261 bytes.

O candidato a prefeito de Antônio Marins no Alto Oeste Potiguar, advogado João Venâncio, está desaparecido. Ele saiu da cidade na tarde de quarta feira (23) com destino a Pau dos Ferros, onde iria resolver problemas relacionados a sua candidatura e até então não retornou para casa.
O carro do advogado e candidato, foi encontrado abandonado as margens da BR 405 nas proximidades de Pau dos Ferros. O veículo estava com as portas abertas e no seu interior foram encontrados os documentos do registro de sua candidatura.
A Família registrou na tarde de hoje (24) o Boletim de Ocorrência do seu desaparecimento. Caso alguem tenha alguma informação sobre o seu paradeiro, ligar para o 190 ou 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Bolsonaro chega a SP para fazer cirurgia de retirada de cálculo da bexiga no Einstein

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a São Paulo no início da noite desta quinta-feira (24) para fazer uma cirurgia na bexiga nesta sexta-feira (25) no hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.



Avião da FAB chega com Bolsonaro a SP; presidente passará por cirurgia — Foto: TV Globo/reprodução


Bolsonaro chegou por volta das 18h15, mas só deixou o Aeroporto de Congonhas por volta das 20h.


O presidente tem um cálculo vesical, uma pedra que se acumula na bexiga. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, Bolsonaro dará entrada no Einstein na manhã desta sexta. A cirurgia será feita pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para 10h30. Um cardiologista acompanhará o procedimento e a data de saída do hospital será avaliada após a cirurgia.


Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada no último dia 1º, Bolsonaro disse que tem o cálculo há mais de cinco anos.


Segundo o presidente, a pedra está na bexiga e é maior do que um grão de feijão. A estimativa é a de que tenha entre 2,5 e 3 cm. Médicos urologistas explicam que a pedra na bexiga costuma vir do rim, mas também pode se formar na própria bexiga e pode provocar dores para urinar e, em alguns casos, sangramento.



O urologista George Tormim Borges Júnior diz que é possível o paciente conviver com a pedra na bexiga por muito tempo, mas chega um momento em que ela aumenta de tamanho e passa a incomodar muito.


“Com o passar do tempo, ele dentro da bexiga, se infecta e vai aumentando o tamanho dele progressivamente. A gente vê casos que a pessoa passa vários anos com aquele cálculo incomodando pouco. Depois de algum tempo, passa a incomodar mais porque, na hora da micção, ele obstrui a urina sair”, explica.


Cirurgias

Desde que sofreu uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora, em setembro de 2018, Bolsonaro já foi submetido a cinco cirurgias, quatro delas relacionadas ao ferimento, além de uma vasectomia feita em janeiro deste ano. A necessidade da operação que deve ser realizada em São Paulo nos próximos dias já havia sido mencionada pelo presidente anteriormente, em setembro.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 818 mortes por Covid-19 em 24 horas e se aproxima de 140 mil; 8 estados apresentam alta

Fazendo upload: 1744980 de 1744980 bytes.

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quinta-feira (24).


O país registrou 818 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 139.883 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 693 óbitos, uma variação de -1% em relação aos dados registrados em 14 dias.


Em casos confirmados, já são 4.659.909 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 32.129 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 28.924 por dia, uma variação de 3% em relação aos casos registrados em 14 dias.


Brasil, 24 de setembro

Total de mortes: 139.883

Registro de mortes em 24 horas: 818

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 693 por dia (variação em 14 dias: -1%)

Total de casos confirmados: 4.659.909

Registro de casos confirmados em 24 horas: 32.129

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 28.924 por dia (variação em 14 dias: 3%)


(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 139.133 mortes e 4.628.431 casos; e às 13h, com 139.294 mortes e 4.634.468 casos confirmados.)


Estados

Subindo (8 estados): MG, RJ, AM, AP, RR, BA, PI e RN

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (9 estados): PR, SP, GO, MS, PA, TO, MA, PB e PE

Em queda (9 estados + DF): RS, SC, ES, DF, MT, AC, RO, AL, CE e SE

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo edita medidas provisórias para aderir à aliança Covax, que busca vacina contra a Covid-19

Fazendo upload: 197952 de 197952 bytes.

O governo federal informou na noite desta quinta-feira (24) que o presidente Jair Bolsonaro editou duas medidas provisórias para garantir a participação do Brasil na Covax Facility, programa coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impulsionar o desenvolvimento e garantir a compra de vacinas contra a Covid-19.


De acordo com o governo, uma das medidas trata da "adesão ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Covax Facility)", enquanto a segunda MP trata da liberação de cerca de R$ 2,5 bilhões para bancar os custos do ingresso no programa.


O prazo da OMS para aderir à iniciativa terminou na sexta-feira (18), mas o Brasil pediu uma extensão do prazo e, na sequência, confirmou a intenção de participar da iniciativa.


2 bilhões de doses

A expectativa da OMS é que países financiadores ajudem no desenvolvimento e compartilhem o possível sucesso das vacinas com países mais pobres. A OMS diz que a iniciativa deve beneficiar cerca de 90 outros países com menos possibilidades econômicas ou sistemas de saúde mais fracos.


De acordo com a OMS, a Covax tem 9 candidatas à vacinas no portfólio e a expectativa é que ao menos 2 bilhões de doses sejam compradas de diferentes fornecedores e distribuídas aos países membros.


Até o começo da semana, o grupo já tinha reservado 850 milhões de doses. Até a mais recente atualização da lista, a vacina russa não estava no portfólio da OMS.


Na segunda-feira, o CEO da Vaccine Alliance, órgão que lidera a iniciativa junto com a OMS, disse que ao menos 156 países já tinham aderido à aliança. Antes, cerca de 170 países manifestaram interesse em participar do programa.


Em nota, o governo federal esclareceu que a participação na Covax não impede a futura participação em acordos bilaterais com outras empresas e também não afeta acordos já firmados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pastor é preso após quatro acusações de abuso sexual contra jovens de igreja no litoral de SP

 Um pastor evangélico foi preso em Peruíbe, no litoral paulista, por suspeita de cometer abusos sexuais contra jovens que frequentavam suas igrejas. Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) ao G1 nesta quinta-feira (24), quatro vítimas procuraram a Polícia Civil e, após solicitação da autoridade policial, a Justiça decretou a prisão preventiva de Mário Sérgio Ferreira da Silva, de 55 anos.



Pastor teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após acusações de jovens de igreja — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Em entrevista ao G1, a mãe de uma das vítimas, que prefere não se identificar, relata que começou a frequentar a igreja há cerca de cinco anos. De acordo com ela, na época, o filho, que hoje tem 22 anos, era menor de idade. O jovem tem deficiência intelectual e autismo.


"Jamais imaginei que poderia acontecer isso. O pastor era muito simpático, e o meu filho gostava de ficar junto com os jovens da igreja, então, eu confiava que era um local seguro", diz.


De acordo com a mãe, a suspeita é de que o filho tenha sido violentado por cerca de dois anos. A família descobriu os abusos após o pai identificar um comportamento diferente no jovem, que chorava muito. Além de achar estranho que o pastor o presenteava com frequência com gravatas, ternos e roupas.



Quando o pai questionou o filho, o menino revelou os abusos sexuais. Segundo a mãe, ele afirmou que o pastor o levava para sua residência, mandava ele tomar banho e praticava os abusos. "Tinha tardes em que ele sumia e eu ficava procurando por ele, sem nem sonhar que ele estava na casa do pastor. Meu esposo comentou na igreja a suspeita, e aquilo chegou no pastor. Ele invadiu nossa casa para intimidar meu filho, falando que era mentira. A reação de pânico do meu filho na hora fez eu ter certeza que era verdade", relata.


Por medo, a família não denunciou o crime de imediato, conforme relata a mãe. "Na igreja, era uma adoração tão grande por esse homem [pastor] que eu fiquei com medo, porque era a nossa palavra contra a dele. Então, só tirei meu filho de lá, porque ele também estava com medo, já que foi intimidado. Porque uma pessoa que usa a palavra de Deus para fazer o que esse pastor fez é capaz de qualquer coisa", destaca.


Mais de dois anos após o ocorrido com o jovem, segundo relata a mãe, outras vítimas apareceram, todas adolescentes. Após uma reunião interna entre os religiosos da igreja, eles decidiram procurar a delegacia junto com as famílias de quatro vítimas. "Foi quando representantes da igreja nos procuraram e nos incentivaram a seguir com a denúncia", diz.



"Ele só vitimou jovens menores e meu filho especial. O que estamos passando não desejo a ninguém. Meu filho já tomava medicação devido aos problemas que tem, e depois dos abusos, teve que tomar ainda mais remédios. Ele não sai, se tornou um jovem com medo. O mundo dele se fechou. Esse pastor tirou a alegria que meu filho tinha de viver".

Investigações

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo no litoral de São Paulo, o delegado Edmilson Matos, que conduz a investigação, afirmou que o pastor tinha um endereço em Itanhaém, cidade vizinha, onde foram feitas diligências para encontrá-lo após as denúncias.


"Foram feitas diligências, porém, ele não foi encontrado, se evadiu. Mas, as investigações continuaram no sentido de localizá-lo. Então, o cerco acaba se fechando. Ele é uma pessoa que talvez não tivesse muita alternativa, razão pela qual, com o cerco policial, acredito que ele tenha se entregado", explica Matos.


Uma representante da igreja, que incentivou a mãe do jovem de 22 anos a denunciar o pastor, relatou à TV Tribuna que o suspeito teria fundado pelo menos cinco igrejas evangélicas no litoral paulista, e que já recebeu denúncias de cerca de dez vítimas que relatam abusos sexuais. Porém, muitos jovens ainda não tiveram coragem de denunciar às autoridades, por medo, conforme relatou.


Ainda de acordo com a religiosa, que não quis se identificar, só em Peruíbe, o pastor tinha três igrejas, além de ter outras duas em Itanhaém, todas em regiões periféricas. "Ficou-se sabendo que ele teria assediado outros rapazes também da igreja. Ele atraía [as vítimas] para a casa [dele] sob o argumento de um deles ensinar informática para outro, ou para fazerem reparos de pintura na residência", disse o delegado.


O 1º DP de Peruíbe instaurou inquérito policial e investigou os supostos abusos sexuais cometidos pelo pastor. Segundo o delegado, o inquérito foi concluído para estupro de vulnerável com relação à vítima com deficiência intelectual e para crime de violação sexual mediante fraude com relação às outras três vítimas. À polícia, o pastor negou os crimes.



O G1 localizou a defesa do suspeito, mas, em contato telefônico com o escritório do advogado, não obteve posicionamento sobre o assunto.


Fonte: G1

Leia Mais ››