sexta-feira, fevereiro 16, 2018

TRE-RN inicia biometria revisional em 11 municípios

A última etapa da biometria revisional do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte começa no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, pelas cidades de João Câmara (10ª ZE) e Nova Cruz (12ª ZE). Nestes municípios o cadastramentos biométrico obrigatório acontece até o dia 27 de março. Nas cidades de São Bento do Norte e Caiçara do Norte o atendimento começa na segunda-feira, 19 de fevereiro, e vai até o dia 27/03/18. A previsão para estas quatro cidades é de que 38.472 eleitores façam a revisão biométrica. Para fazer a biometria o eleitor deve levar o título; cópia e original do comprovante de residência e do documento oficial com foto.

Locais de atendimento

Em João Câmara o local de atendimento será a Central do Cidadão que fica na rua Rita Ferreira de Farias, S/N, IPE; em Nova Cruz o cadastramento será feito no Cartório Eleitoral que fica na rua Padre Normando Pignatário, S/N, Frei Damião; nas cidades de São Bento do Norte e Caiçara do Norte o atendimento será feito no Cartório Eleitoral de São Bento do Norte, que fica na rua Aderbal Pereira, 29, Centro

O atendimento será das 9 da manhã às 4 da tarde, na segunda-feira; das 8 horas da manhã às 4 da tarde, de terça à sexta-feira; e no sábado, o atendimento será das 8 da manhã às duas da tarde. Na última etapa da biometria revisional do TRE – RN, o cadastramento das digitais do eleitor acontecerá em 30 cidades potiguares. O calendário completo está disponível neste link: http://www.tre-rn.jus.br/eleitor/biometria/biometria

Nos dias 20 e 21 de fevereiro a Biometria começará em mais 7 cidades

A última etapa da biometria revisional do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte continua e na próxima terça-feira (20) será a vez das cidades de São Paulo do Potengi, São Pedro, Riachuelo e Santa Maria, todas da 8ª ZE, iniciarem o cadastramento biométrico obrigatório. Na quarta-feira (21) a biometria começa em Pedro Velho (11ª ZE), Arês (67ª ZE) e Senador Georgino Avelino. Para fazer a biometria o eleitor deve levar o título; cópia e original do comprovante de residência e do documento oficial com foto. Ao todo, a última etapa da Biometria revisional do TRE – RN contemplará 30 municípios.

Prazos e locais de atendimento

Em São Paulo do Potengi o atendimento vai até o dia 23/03/18 e será feito no Cartório Eleitoral, na rua Antônio de Oliveira Azevedo, 123, Assunção; em São Pedro o atendimento é até 03/03/18 e acontecerá na Câmara Municipal, Rua Francisco Cabral, 14, Centro; na cidade de Riachuelo os trabalhos vão até o dia 08/03/18 e acontecerão na Câmara Municipal, Av Luiz de Gonzaga Cavalcanti, S/N, Centro; em Santa Maria a biometria obrigatória acontece até o dia 03/03/18 na Escola Municipal João Marques de Araújo, BR 304 (em frente ao Posto Novas Placas); em Pedro Velho o atendimento vai até o dia 27/03/18 no Fórum Municipal-Tribunal do Júri, na Rua João Pessoa, S/N, centro; em Arês o atendimento também vai até o dia 27/03/18 na Câmara Municipal, na Praça Getúlio Vargas, 280, Centro e no município de Senador Georgino Avelino a biometria vai até o dia 08/03/18 na Câmara Municipal, rua Santo Antônio, 144, Centro.

O atendimento em todas as cidades será das 9 da manhã às 4 da tarde, na segunda-feira; das 8 horas da manhã às 4 da tarde, de terça à sexta-feira; e no sábado, o atendimento será das 8 da manhã às duas da tarde.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Emparn aponta previsão de chuva no RN para próxima semana

As chuvas que começaram a cair no Rio Grande do Norte desde o carnaval devem permanecer na próxima semana, entre o domingo (18) e a sábado (24).

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Rio Grande do Norte (Emparn), são esperadas chuvas acima de 100 milímetros na faixa litorânea Leste. Para o Agreste, a previsão é de precipitação entre 30 e 50 mm.

Já para a região Oeste, a expectativa é de 70 milímetros em Mossoró e de mais de 100 mm no Alto Oeste.

Análise climática

Entre os dias 20 a 22 de fevereiro, a Emparn vai sediar a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido do Nordeste, para os meses de março, abril e maio de 2018 e o I workshop de Avaliação e Autoria do Monitor de Secas do Nordeste.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça nega mais um pedido para prisão domiciliar de Carla Ubarana

Os desembargadores que integram a Câmara Criminal do TJRN julgaram e negaram mais um Habeas Corpus relacionado à presa Carla Ubarana, ex-servidora da justiça estadual, condenada, inicialmente, a nove anos e quatro meses em regime fechado e o marido, George Leal, a seis anos e quatro meses em regime semiaberto, no ano de 2013, pela 7ª vara criminal de Natal. Ambos, foram detidos por fraudes na divisão de Precatórios do TJRN e, segundo a denúncia do Ministério Público, Carla encabeçava um esquema que desviou, de acordo com a sentença, R$ 14.195.702,82 .

A defesa alegou, no Habeas Corpus Com Liminar n° 2017.020330-9, que a presa estaria sofrendo constrangimento ilegal, causado pela violação aos direitos previstos nos artigo 11, inciso II, artigo 14, parágrafo 2º e artigo 117, inciso II, todos da Lei de Execução Penal, que garantem a todos os apenados o “digno tratamento, a assistência à saúde e a possibilidade de recolhimento para tratamento médico domiciliar”.

O HC também alegou, dentre outros pontos, ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal) e ao direito fundamental à saúde (artigo 6º, também da Carta Magna) e que, embora tenha sido determinada pela autoridade coatora a realização de perícia médica com a meta de aferir o estado de saúde da apenada, o Núcleo de Perícias do Tribunal de Justiça teria informado não dispor da especialidade médica solicitada, além de ter relatado a existência de problemas burocráticos para a sua realização.

Contudo, para a relatoria do HC, de fato, cabe ao Estado, na qualidade de responsável pela aplicação das penas, zelar pela integridade física daqueles que a cumprem e que, em caso de impossibilidade de fazê-lo, também pertence à responsabilidade do Estado encontrar meios alternativos para a execução penal, que se compatibilizem com eventual gravidade do estado de saúde do preso, o que independe do regime em que esteja custodiado.

“O ponto nevrálgico a ser considerado é que a prisão domiciliar – buscada pelo impetrante em favor da paciente – não pode se tornar regra, nem mesmo resultar em tratamento discriminatório injustificado para alguns apenados em detrimento da maioria”, ressalta o relator do HC, desembargador Glauber Rêgo.

A decisão também considerou que, acerca dos desmaios sofridos pela apenada, consta atestado médico, fornecido pelo neurologista responsável pelo seu atendimento emergencial, o qual relata não ser a paciente acometida de nenhuma anormalidade neurológica diagnosticável pelo exame neurológico ou na Tomografia Computadorizada (TC) de crânio. O relator também acrescenta que há um parecer de Clínica Médica que, após ocorrência de um dos desmaios da detenta, foi dado alta, orientando que as medicações por ela tomadas fossem administradas pela equipe de saúde do presídio.

“Não vislumbro, a partir desses elementos probatórios, quadro de doença grave do qual esteja acometida a presa”, destaca o relator, ao apontar que não há “inadequabilidade” ou insuficiência da assistência médica disponibilizada no estabelecimento prisional em que cumpre pena.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Pernambuco: Carteiro e esposa são mortos na frente dos filhos

ImagemUm casal foi assassinado a tiros na frente dos filhos na noite da última quinta-feira (15), na cidade de Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 20h30, quando criminosos arrombaram um portão de ferro com um machado e invadiram a casa. O casal estava no local na companhia da filha de três anos e do filho de nove anos.

No momento do crime, Laila Araújo Bente, de 32 anos, estava com a filha no colo. O marido, o carteiro Klayton Ferreira de Melo, de 35 anos, ainda tentou fugir se escondendo embaixo da cama, mas também foi atingido e morreu. Os dois eram muito religiosos e não tinham intriga com ninguém, segundo o tio de Klayton, Fernando Leite, que é secretário de Cultura da cidade.

O que me revolta é a covardia. Meu sobrinho é evangélico, a vida dele é do serviço para casa e da casa para o serviço. O que me deixa mais triste é que fizeram isso na frente das crianças”, lamentou Fernando. “Eles eram inocentes. Temos 100% de certeza de que foi engano”, completou. O menino de nove anos contou a Fernando como aconteceu o crime. “Ela me disse que ‘atiraram na bochecha da minha mãe'”, contou. “Queremos que a Justiça tome uma decisão e corra atrás dessas pessoas sem escrúpulo”, cobrou.

O pai de Klayton, o vendedor José Ferreira, de 55 anos, contou como ficou sabendo do crime. “Eu estava na igreja e chegou um carro do Samu. Pensei que fosse alguma ambulância e quando fui para o lado de fora me disseram que atiraram no meu filho e na minha nora. A minha reação no momento foi correr atrás da viatura do Samu e ir na delegacia prestar queixa. Pensei que fosse menos grave, mas quando cheguei lá tinham arrombado o portão com um machado”, relatou.

Segundo José, os criminosos estariam procurando uma vizinha. “Dizem que foram matar uma vizinha que tem histórico ruim e gritavam pelo nome dele. Meu filho dizia ‘não é aqui não’. Ele fechou a porta do terraço e arrombaram a segunda porta. Meu filho correu com a esposa e meus dois netos para o quarto e se trancou lá”.

“Tinha uma parede de dois metros. Ele subiu e atirou por cima. Quando chego no quarto, foi uma cena inesquecível. Estava meu filho numa poça de sangue e a minha nora estava de bruços em cima da cama”, contou José.

O velório será na Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, no centro de Ribeirão, na tarde desta sexta. A previsão é que o enterro dos dois ocorra por volta das 17h no cemitério da cidade.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

RESTAURANTE ONDE OCORREU HOMICÍDIO NA SERRA MOSSORÓ É DESTRUÍDO POR EXPLOSÃO DE BOMBA

O Corpo de Bombeiros da cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte foi acionado no final da tarde desta quinta feira 15 fevereiro 2018,para uma ocorrência incomum na Zona Rural da cidade.
As informações levaram os Bombeiros para a Serra Mossoró,onde em um restaurante instalado no local,conhecido como Mirante da Serra,pessoas teriam soltado uma bomba caseira no local,que destruiu o estabelecimento. 
Os Bombeiros constataram a veracidade da informação do atentado,e segundo informações teria sido provocado por uma represália.
Entenda o caso. 
No último sábado de carnaval (10),naquela localidade um jovem teria sido assassinado em decorrência de um desentendimento com o proprietário por conta de uma quantia pequena em dinheiro. (RELEMBRE)
Ou seja, uma divergência de pagamento de despesa.Segundo informações houve uma discussão e o crime.
O proprietário do restaurante seria o acusado do crime, que foi prometido vingança.Na tarde de ontem como dono se encontra foragido uma ou mais pessoas não se sabe ao certo resolveu vingar dessa forma.






Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Justiça autoriza empresa do RN a mandar pescado para Europa; exportações estão proibidas no país desde janeiro

Empresa de pesca potiguar conseguiu liminar para enviar carga de pescado para a Espanha, mesmo com proibição nacional (Foto: Pesqueira Nacional/Divulgação)A Justiça Federal do Rio Grande do Norte concedeu uma liminar permitindo que uma empresa sediada em Natal exporte 62,5 toneladas de pescado para a Espanha durante o final de semana. Esse tipo de operação está proibido em todo o país desde o dia 3 de janeiro, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após uma inspeção realizada pela União Européia ter encontrado vários problemas em embarcações na região Sul do país.

A decisão liminar foi condedida na noite desta quinta-feira (15) pelo juiz Janilson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara de Natal, a pedido da Pesqueia Nacional Ltda, que opera na capital potiguar desde 2002. De acordo com a empresa, a carga de atum e meca, avaliada em R$ 985 mil, deve sair do Porto de Natal no final de semana. Ela já está em contêineres no porto da cidade.

O navio que vai levar a carga deve chegar a Natal neste sábado (17) e a previsão é que deixe o porto entre o domingo (18) e a segunda-feira (19), dependendo da maré.

Segundo o advogado Sebastião Leite Júnior, que representa a empresa, essa foi a primeira decisão do tipo, na justiça brasileira, desde que entrou em vigor o Memorando n.º 209/2017, do Mapa, que proibiu as exportações de todo o pescado brasileiro para a Europa.

O ministério tomou a decisão em dezembro após receber o relatório de uma auditoria realizada pelos europeus em setembro. Foram apontadas irregularidades sanitárias no produto brasileiro.

A suspensão temporária, segundo o governo federal, permitiria a adoção de um plano de ação a fim de responder aos questionamentos dos europeus, dar solução para os problemas identificados e tentar evitar uma suspensão unilateral da exportação pela União Europeia - de acordo com representantes do setor, esse tipo de suspensão é mais difícil de ser revertida.


A maior parte das empresas de pesca, no país, está nas regiões Sul e Sudeste. As visitas foram realizadas em Santa Catarina, maior estado exportador e, por amostragem, dez empresas foram visitadas, sendo identificadas irregularidades em seis.

62,5 toneladas de pescado chegaram a Natal na quarta-feira (7), mas sem decisão da Justiça não poderia embarcar para a Europa (Foto: Pesqueira Nacional/Divulgação)
62,5 toneladas de pescado chegaram a Natal na quarta-feira (7), mas sem decisão da Justiça não poderia embarcar para a Europa (Foto: Pesqueira Nacional/Divulgação)

Decisão
No pedido feito à Justiça Federal, porém, a empresa potiguar alegou que se reuniu com o Ministério da Pesca após a proibição para tentar reverter a determinação, uma vez que os próprios técnicos do Mapa reconheceram que ela cumpre todos os requisitos europeus. Além disso, a empresa ressalta que os próprios representantes da comunidade européia listaram 23 empresas brasileiras que estão adequadas às suas exigências. Entre elas, a própria Pesqueira Nacional.

De acordo com a empresa, mesmo tendo reconhecido o cumprimento de todos os pré-requisitos técnicos, o Mapa não autorizou a empresa a exportar o produto.

Durante a proibição a embarcação da empresa, o Navio-Fábrica Nuevo Rodrigo Duran, já estava em alto mar, onde passa cerca de quatro meses. O desembarque em Natal aconteceu na quarta-feira (7) e o caso foi judicializado na quinta-feira (8), quando as 62 toneladas de peixes já estavam nos conteineres do porto de Natal.

"Considerando que as suspensões que recaíram sobre as emissões dos certificados foram motivadas pelo receio de que a União Européia cessasse definitivamente as exportações de pescados, não subsistem razões para que a referida vedação estenda-se à parte autora, especialmente em se tratando de uma empresa que, segundo informações nos autos, está inserida na lista de estabelecimentos brasileiros autorizados a ingressar na União Européia, destinados à Espanha", pontou o magistrado na decisão.

Navio-indústria
Embarcação espanhola, com tecnologia hispano-japonesa, o Navio-Fábrica Nuevo Rodrigo Duran é o único do tipo no Nordeste brasileiro, de acordo com a empresa. Ainda em alto mar, a equipe captura, processa e armazena o percado, que já chega a Natal pronto para exportação. A empresa é especializada em peixes do tipo espadarte, como meca e atum.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Consulesa francesa é estuprada no litoral do RN

Tibau do Sul tem praias bastante visitadas durante o ano inteiro (Foto: Canindé Soares)Uma consulesa francesa, residente no Brasil, foi vítima de um estupro na terça-feira (13) de carnaval em Tibau do Sul, no litoral potiguar. Segundo a Polícia Civil, a violência aconteceu dentro da casa de amigos da vítima, que fica na zona rural do município. O criminoso ainda não foi identificado.

Segundo o delegado Luciano Augusto, a consulesa procurou a polícia assim que o dia amanheceu. “Ela relatou que o crime aconteceu por volta das 2h. Ela estava dormindo em um quarto quando um homem entrou e jogou água nela. Foi quando ele a violentou. Não houve reação. O casal que estava na casa não percebeu o que estava acontecendo”, contou.

Depois de prestar depoimento, a consulesa foi encaminhada para o Instituto Técnico-Científico de Perícia, em Natal, onde fez exames de conjunção carnal.

“Coletamos material do criminoso, como pelos e impressões digitais, por exemplo, que vai nos ajudar em um eventual confrontamento de DNA”, acrescentou o delegado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN acata decisão judicial, mas concurso da PM segue indefinido

Polícia Militar do RIo Grande do Norte (Foto: Demis Roussos/Governo do RN)O governo do Rio Grande do Norte ainda vai definir se publica um novo edital para o concurso da Polícia Militar ou se retifica o já publicado, com exigência de ensino superior para preenchimento das mil vagas oferecidas. As definições quanto a novas datas e mudanças no edital devem ser tomadas em uma reunião da comissão responsável pelo certame, entre as próximas terça (20) e quarta-feira (21).

O grupo de trabalho também terá que definir como acontecerá a devolução do dinheiro dos candidatos que já tinham feito a inscrição e não queiram ou possam participar do certame a partir das alterações no edital.

A Procuradoria Geral do Estado confirmou que não vai recorrer da decisão judicial. Segundo o procurador-geral Francisco Wilkie, a determinação não é "desarrazoada" e segue o que o Supremo Tribunal Federal já definiu a respeito do tema, em outras situações.

"A nosso ver, recorrer só iria causar prejuízo ao estado, por gerar um discussão sem fim. Prejuízo inclusive para os próprios candidatos", declarou ao G1.

Lançado no dia 16 de janeiro, o concurso foi suspenso depois que a Justiça determinou que fossem realizadas alterações e republicação no edital. Essa decisão atendeu a um pedido do Ministério Público, que considerou que o edital apresenta irregularidades no que se refere ao requisitos para investidura no cargo, infringindo a Lei Complementar nº 613, sancionada pelo próprio governador no dia 3 de janeiro de 2018 e que entra em vigor no próximo dia 4 de abril, data em que o concurso público ainda não estará concluído. Pela nova lei, é exigido ensino superior para ingresso na PM.

Outro problema é que a avaliação psicológica, também exigida na nova lei, não estava prevista no edital.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a expectativa é que o concurso possa acontecer dentro do menor prazo possível, diante da necessidade do quadro de militares estaduais.

O G1 procurou a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, mas não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da pasta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Roberto Sá é afastado da função de secretário de Segurança do Rio

Roberto Sá durante entrevista coletiva sobre a prisão de Rogério 157; ele foi afastado do cargo com a intervenção federal (Foto: Reprodução)O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, será afastado das funções. A decisão foi tomada em uma reunião no Palácio Laranjeiras, que acabou por volta de 9h30 desta sexta-feira (16).

Diante da crescente onda de violência, o governo federal decidiu intervir no Estado. O general Walter Souza Braga Neto, do Comando Militar do Leste, foi escolhido como interventor militar e assume as funções de chefia na área de segurança. Sá, no entanto, não será exonerado do cargo de secretário.

O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deve fazer o anúncio do afastamento de Sá em uma entrevista coletiva que será dada em Brasília após a assinatura do descreto da intervenção. Ainda não há informação se coronéis do comando da PM também serão afastados.

Intervenção
O afastamento do secretário de Segurança ocorre pouco depois do anúncio da decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de decretar intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio. O prazo da intervenção é até 31 de dezembro de 2018, último dia do governo de Pezão.

Com essa medida, as Forças Armadas assumem o comando das polícias Civil e Militar no estado. A decisão ainda terá que ser analisada pelo Congresso Nacional.

Durante a intervenção, a Constituição Federal não pode ser alterada, o que pode afetar o andamento a reforma da Previdência, que é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e tem votação marcada para a semana que vem na Câmara dos Deputados.

Dentro do governo, foi discutida a hipótese de suspender a intervenção durante a votação da Previdência, e depois retomá-la. Mas ainda não há definição sobre essa estratégia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Maia diz que 'fica difícil' votar Previdência na semana que vem se decreto de intervenção no Rio estiver na pauta

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (16) que "fica difícil" votar a reforma da Previdência na semana que vem, como estava inicialmente previsto, se o decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro estiver na pauta do Congresso.

O presidente Michel Temer decidiu na noite desta quinta-feira (15) que iria decretar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada numa reunião de emergência e teve a concordância do governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Maia também estava na reunião.

“Minha opinião é que o decreto, se publicado hoje [sexta-feira], será votado na Câmara na segunda e terça, e no Senado terça e quarta-feira. Se está na pauta a votação de um decreto que veda a tramitação constitucional, você está dizendo que na próxima semana fica difícil votar qualquer emenda constitucional, inclusive a da Previdência”, disse.

Data passa para última semana de fevereiro
No entanto, ele afirmou que também é "difícil" adiar o início da discussão da reforma da Previdência para março. Ele reiterou que a última semana de fevereiro é o momento para se tentar votar a proposta.

"Essa é uma pauta de fevereiro, eu tenho trabalhado que seja possível [votar neste mês]", afirmou. "Acho difícil [jogar para março]. Acho que a última semana de fevereiro é o limite para constituir votos para votar a Previdência", frisou.

Para ele, haverá um certo "desconforto" entre os parlamentares empurrar a reforma para março por se tratar de um ano eleitoral.

Questionado se o decreto era uma "cortina de fumaça" para evitar colocar em votação a reforma da Previdência diante da falta de votos para aprová-la, Maia negou que a intervenção tenha a ver com isso.

"Esse é um decreto de tamanha força, é uma decisão de tamanha força e tamanho risco e que eu tenho certeza que ninguém, nem o presidente da República, poderia colocar esse tema para tirar outro de discussão [...] Eu não tenho dúvida nenhuma de que não há relação entre uma coisa e outra", afirmou.

“Não posso exigir que deputados, num ano eleitoral, já entrando março ou abril, você introduza um debate onde 60% é contra e 27% a favor (da reforma da Previdência)”

“Ou a gente vai votar em fevereiro com todas as restrições, que vão ser mais difíceis, ou vota em fevereiro”, enfatizou.

presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (16) que "fica difícil" votar a reforma da Previdência na semana que vem, como estava inicialmente previsto, se o decreto de intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro estiver na pauta do Congresso.

O presidente Michel Temer decidiu na noite desta quinta-feira (15) que iria decretar a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada numa reunião de emergência e teve a concordância do governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB). Maia também estava na reunião.

“Minha opinião é que o decreto, se publicado hoje [sexta-feira], será votado na Câmara na segunda e terça, e no Senado terça e quarta-feira. Se está na pauta a votação de um decreto que veda a tramitação constitucional, você está dizendo que na próxima semana fica difícil votar qualquer emenda constitucional, inclusive a da Previdência”, disse.

Data passa para última semana de fevereiro
No entanto, ele afirmou que também é "difícil" adiar o início da discussão da reforma da Previdência para março. Ele reiterou que a última semana de fevereiro é o momento para se tentar votar a proposta.

"Essa é uma pauta de fevereiro, eu tenho trabalhado que seja possível [votar neste mês]", afirmou. "Acho difícil [jogar para março]. Acho que a última semana de fevereiro é o limite para constituir votos para votar a Previdência", frisou.

Para ele, haverá um certo "desconforto" entre os parlamentares empurrar a reforma para março por se tratar de um ano eleitoral.

Questionado se o decreto era uma "cortina de fumaça" para evitar colocar em votação a reforma da Previdência diante da falta de votos para aprová-la, Maia negou que a intervenção tenha a ver com isso.

"Esse é um decreto de tamanha força, é uma decisão de tamanha força e tamanho risco e que eu tenho certeza que ninguém, nem o presidente da República, poderia colocar esse tema para tirar outro de discussão [...] Eu não tenho dúvida nenhuma de que não há relação entre uma coisa e outra", afirmou.

“Não posso exigir que deputados, num ano eleitoral, já entrando março ou abril, você introduza um debate onde 60% é contra e 27% a favor (da reforma da Previdência)”

“Ou a gente vai votar em fevereiro com todas as restrições, que vão ser mais difíceis, ou vota em fevereiro”, enfatizou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Situação extrema exige resposta extrema, alegam assessores de Temer em defesa de intervenção no Rio

Resultado de imagem para Situação extrema exige resposta extrema, alegam assessores de Temer em defesa de intervenção no RioA operação é de alto risco. Se der certo, o presidente Michel Temer pode recuperar sua imagem. Se der errado, seu governo pode ter fim melancólico. Mas não havia, na avaliação de Temer, outra saída. A situação no estado do Rio de Janeiro chegou ao limite, ficou fora de controle e o próprio presidente fez a proposta de intervenção na segurança pública.

Segundo Temer disse a interlocutores, a situação no Rio pedia respostas extremas diante da perda de controle sobre a segurança. “Situação extrema exige e demanda resposta extrema, o pior seria ficar parado e não fazer nada”, defenderam assessores do presidente depois de conversarem com ele sobre a decisão de intervenção no estado, tomada em reunião no Palácio da Alvorada.

Temer decidiu fazer a proposta de intervenção ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, depois das cenas de violência registradas durante o Carnaval carioca e das declarações do governador reconhecendo que havia perdido o controle sobre a situação nos últimos dias. Ao ser informado da proposta de Temer, Pezão primeiro reagiu com “surpresa”, mas depois a aceitou porque ele seguiria no comando do governo.

Na prática, porém, o efeito simbólico será o mesmo. O principal problema de hoje no Rio de Janeiro é a segurança. Ao perder o controle sobre a área, a mensagem real será que Pezão jogou a toalha e reconheceu falta de competência para administrar a política de combate à violência no estado. O governador, porém, disse a interlocutores que não tinha outra saída e precisava pensar, primeiro, na população.

Com a decisão, Temer busca, também, mostrar que seu governo não depende apenas da reforma da Previdência para continuar vivo neste ano e tentar se recuperar. Segundo assessores, se conseguir melhorar a segurança no Rio e no resto do país, o presidente se fortalece, pode reduzir seu desgaste perante à população e terá como influenciar diretamente na eleição.

Há até aqueles que não afastam a possibilidade de ele tentar uma reeleição. Um assessor destaca que o governo fez a inflação cair, reduziu os juros e a economia vai crescer mais neste ano. Se mostrar capacidade para enfrentar um dos piores problemas do país e, particularmente, do Rio, o presidente sairia fortalecido. Se fracassar, o resultado será o oposto. A conferir.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre 3º paciente do Hospital de Base após acidente na BR-020; número de vítimas chega a nove

 Ônibus e carreta se envolvem em acidente grave na BR-020, em Formosa, Goiás (Foto: PM-DF/Divulgação)

Morreu na noite desta quinta-feira (22) o último paciente levado para o Hospital de Base do Distrito Federal após o acidente entre um ônibus e uma carreta na BR-020 na quinta-feira. Esta foi a terceira vítima que não resistiu aos ferimentos após ser resgatada para Brasília – os outros dois tiveram a morte confirmada durante a tarde. O balanço atual é de nove mortos e 33 feridos.

O nome do paciente, de 35 anos, ainda não foi divulgado pelo Hospital de Base. Segundo uma fonte do instituto, a morte foi confirmada às 22h. A família dele é aguardada no local.

Os feridos transportados para o Base eram, desde o início, os que inspiravam mais cuidados. Os três sofreram traumatismo craniano e, diante da emergência, foram levados de helicóptero. Nenhum conseguiu sobreviver. O outro homem, não identificado, tinha 25 anos; a mulher, Terezinha Félix dos Santos, 58.

Helicóptero dos bombeiros chegando ao Hospital de Base com vítima de acidente na BR-020 (Foto: TV Globo/Reprodução)
Helicóptero dos bombeiros chegando ao Hospital de Base com vítima de acidente na BR-020 (Foto: TV Globo/Reprodução)

As vítimas
Das nove mortes, seis foram registradas no local, incluindo o motorista do ônibus e uma criança de apenas um ano e quatro meses. Estes são os nomes de vítimas conhecidos até o momento:

Édson Lopes Lima, de 47 anos, motorista do Expresso Guanabara (morreu no local)
Pedro Nobrega de Araújo, de 54 anos, comerciante (morreu no local)
Antônio Elton Pereira Rodovalho, de 38 anos (morreu no local)
Terezinha Félix dos Santos, de 58 anos (morreu no Hospital de Base)
Dos 43 passageiros, 23 foram levados com ferimentos leves para o Hospital Municipal de Formosa. Eles receberam atendimento e foram liberados. Somente o motorista da carreta segue internado no local. Para Brasília, quatro dos 12 feridos tiveram alta e três morreram.

Bombeiros resgatam vítima de acidente na BR-020, no Entorno do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)
Bombeiros resgatam vítima de acidente na BR-020, no Entorno do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

A investigação
A colisão envolveu um ônibus e duas carretas. Segundo o delegado da Polícia Civil responsável pela investigação, Antônio Humberto Soares, a principal suspeita é de que o motorista do ônibus, Édson Lopes Lima, de 47 anos, tenha dormido ao volante e provocado a batida.

O relato dos sobreviventes: 'Gente no chão, gente machucada'
Filha de sobrevivente percorre 70 km para encontrar a mãe
"As evidências que nós vimos no local, como o ponto de repouso do ônibus, o local de impacto que a carreta acertou, bem como as testemunhas que foram ouvidas no local e prestaram um relato harmonioso indicam que a responsabilidade do acidente, de fato, tenha ocorrido pelo motorista do ônibus", afirmou.

Um laudo apontando as circunstâncias do acidente será produzido pela Polícia Técnico Científica. O documento deve ficar pronto em uma semana.

A colisão ocorreu na quinta-feira (15), por volta das 6h30, no km 45 da rodovia, entre os povoados de JK e Bezerra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus – que partiu de Cajazeiras (PB) com destino a Goiânia – invadiu a contramão, causando a batida.

Segundo a PRF, o trecho onde houve a colisão é de pista simples. A ultrapassagem no local é permitida apenas em um dos sentidos. Por conta da colisão, o local ficou interditado por mais de 10 horas. O congestionamento chegou a 4 km em cada sentido da via.

O que diz a empresa
Em nota, a empresa Expresso Guanabara, sediada em Fortaleza (CE) e responsável pela linha, informou que o motorista tinha tido 20 horas de descanso antes de assumir o volante.

Imagem aérea do ponto do acidente na BR-020 entre ônibus e carreta (Foto: TV Globo/Reprodução)
Imagem aérea do ponto do acidente na BR-020 entre ônibus e carreta (Foto: TV Globo/Reprodução)

A empresa enviou uma força-tarefa de Brasília para prestar a assistência necessária aos passageiros. A Guanabara informou que vai prestar toda assistência necessária às vítimas e que os familiares dos passageiros podem entrar em contato pelo telefone 0800-7281992.

Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que o ônibus é novo e "está em conformidade quanto aos requisitos legais". Além disso, a Expresso Guanabara tem autorização da agência para operar na linha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PRF prende passageiro de moto táxi com espingarda calibre 12

O flagrante ocorreu durante fiscalização de rotina na BR-101. Os PRFs deram ordem de parada ao motorista de uma motocicleta e verificaram os dois ocupantes. A espingarda tinha o cano serrado, não possuía registro e estava carregada com uma munição. Também havia outros dois cartuchos fora, além de uma faca. Tudo foi encontrado na mochila do passageiro, um homem de 36 anos.

O detido foi levado pelos policiais rodoviários federais para a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Natal para o registro e providências legais.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite dessa quinta-feira (15) um homem que estava carregando uma espingarda calibre 12 com o cano serrado. Ele era passageiro de um moto táxi que passava em São José de Mipibu.


Fonte: Assessoria PRF
Leia Mais ››

Tragédia: criança de 2 anos morre atropelada no bairro Portelinha em Angicos/RN

Um descuido e uma fatalidade aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira na cidade de Angicos no Bairro Portelinha.

Segundo informações de populares, um motorista seguia pela rua com seu veículo vendendo torta salgada, de porta em porta, que o mesmo parou o veículo e ofereceu a mãe da vítima e quando ia saindo não percebeu que a criança estava na frente do carro. É provável que o mesmo tenha vindo pegar uma bola, já que ele estava brincando.

Ainda segundo populares a mulher do motorista pegou a criança colocou dentro do veículo, e junto com o atropelador o levou para o hospital de Angicos acompanhado da mãe, onde foi constado o óbito pelo médico de plantão Drº Paulo.

A Policia Civil esteve no hospital e conduziu o motorista para prestar esclarecimentos, liberando-o em seguida.

Fonte: Angicos Verdade
Leia Mais ››

Garota de programa dar mordida no pênis de aposentado durante sexo oral

De acordo com informações da polícia militar de Patos, a garota de programa foi contratada pelo idoso para fazer um programa sexual. No momento em que fazia sexo oral com o ‘cliente’, a mulher deu mordidas no pênis dele, que saiu do quarto para pedir ajuda.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou atendimento no local. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Patos (HRP), de onde poi liberado, depois de ser medicado.

A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante a mulher, que foi levada para a Delegacia de Polícia Civil de Patos, onde foram tomadas as medidas cabíveis. Logo após assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), a acusada foi liberada.

Fonte: Portal Vale do Piancó
Leia Mais ››

Assassino de velejador campeão mundial é preso após 16 anos foragido

Condenado pela morte do velejador Peter Blake, José Cardoso foi recapturado após passar 16 anos foragido (Foto: PM/Ascom)

O assassino do velejador neozelandês Peter Blake, morto em 2001, no Amapá, foi preso nesta quarta-feira (14), em Breves, no arquipélago do Marajó, estado do Pará. José Irandir Cardoso foi condenado a 35 anos pelo homicídio e estava foragido desde 2002. A morte do esportista, considerado o maior velejador do mundo e bicampeão da America's Cup, teve repercussão internacional.

O assassinato ocorreu no dia 7 de dezembro de 2001, quando a embarcação de Blake, que fazia uma expedição, foi invadida por homens armados no balneário de Fazendinha, distrito da cidade de Macapá, no Amapá. O esportista foi alvejado pelos assaltantes e morreu.

Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) de Breves prenderam José Irandir durante revista de rotina na avenida Rio Branco. Ele foi levado para a delegacia onde foi constatado que se tratava de um fugitivo do sistema penitenciário do Amapá, onde cumpria pena de 35 anos pela morte do velejador. Ele está recolhido no presídio de Breves à disposição da Justiça do Amapá.

Velejador Peter Blake em frente ao barco Seamaster, durante expedição no Brasil (Foto: Reprodução/TV Liberal)
Velejador Peter Blake em frente ao barco Seamaster, durante expedição no Brasil (Foto: Reprodução/TV Liberal)

O crime

Peter Blake estava no Brasil para uma expedição no veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha "Blake Expeditions", para alertar sobre os problemas ambientais dos rios e oceanos.

Homens armados, que estavam em um pequeno barco motorizado, abordaram a embarcação do esportista neozelandês e anunciaram o assalto. Eles recolherem dinheiro e objetos pessoais das nove pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, que estavam no Seamaster. A tripulação reagiu.

De acordo com a polícia, Blake - que levava um fuzil no veleiro - teria disparado contra os assaltantes. O velejador, de 53 anos, foi morto durante o tiroteio. Outros dois tripulantes ficaram feridos, mas sem gravidade.

O laudo da perícia apontou que Blake morreu por hemorragia interna provocada por dois tiros nas costas. Um deles atravessou o corpo e o outro ficou retido. Os ladrões conseguiram fugir de barco.

Considerado o maior velejador do mundo e bicampeão da America's Cup, Blake liderava expedição científica, planejada para durar até 2005, que percorreria diversos pontos do planeta - entre eles, a Amazônia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério Público do RN recomenda que Prefeitura de Serrinha dos Pintos garanta atendimento médico 24 horas no município.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Martins, está cobrando que a Prefeitura do município de Serrinha dos Pintos disponibilize serviço médico 24 horas na cidade, inclusive em finais de semana e feriados (Veja AQUI). 

A recomendação diz que devem ser adotadas as medidas necessárias para garantir o atendimento médico ininterruptamente, mediante equipe de saúde completa, para as emergências médicas que possam surgir, seja em sua rede própria ou em rede de outro município, mediante Programação Pactuada e Integrada (PPI). 

A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde noutra localidade. 

O sistema, além de servir de consulta para a programação realizada, demonstra os valores financeiros federais alocados em cada município.

Fonte: Política Pauferrense
Leia Mais ››

Bebê é encontrado morto dentro de sacola plástica às margens de rodovia federal

Resultado de imagem para Bebê é encontrado morto dentro de sacola plástica às margens de rodovia federalUm bebê foi encontrado morto, enrolado em uma sacola plástica, às margens da BR-104, entre os municípios de São Sebastião de Lagoa de Roça e Esperança, no Agreste da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (15).

Um grupo de moradores que esparava o ônibus às 7h foi o primeiro a perceber que se tratava de um bebê abandonado. Logo em seguida, chamaram a polícia.

Os peritos perceberam que se tratava de um bebê do sexo masculino, cabelo preto e com o corpo já formado. A perícia informou que o próximo passo é investigar como o bebê foi morto, já que ele não foi abandonado vivo.

A polícia constatou um ferimento grave na cabeça da criança e deu andamento a duas hipóteses sobre o caso. A primeira é a de que o bebê tenha morrido asfixiado com o saco plástico. A segunda é que ele teria sido arremessado para fora de um carro.

O inquérito será instaurado pela Delegada de Plantão de Esperança e será encaminhado para a Delegacia de São Sebastião de Lagoa de Roça, que vai investigar os suspeitos. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Potiguares ainda procuram hospital sem o cartão do SUS

Apesar de completar 20 anos de existência em 2018, um número significativo de potiguares ainda não possuem o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). E mais: outros, que já o possuem, ainda não adquiriam o hábito de tê-lo sempre em mãos. Instituído pelo Ministério da Saúde (MS), em 1998, o Cartão do SUS é de direito de todo brasileiro e deve ser apresentado sempre que for necessário procurar assistência médica, em qualquer unidade de saúde pública. Nos hospitais privados a apresentação só é necessária quando a instituição oferecer serviços conveniados ao SUS.

Através dele é possível, utilizando um sistema informatizado de base nacional, obter informações de seus portadores, como: onde foram atendidos, quem os atendeu, o que foi receitado, que exames foram pedidos, entre outros dados.

A coordenadora do programa no RN da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Bethânia Lopes de Lima, diz que os potiguares estão mais conscientes sobre a importância do cartão. “Atualmente a maioria dos norte-rio-grandenses já o possuem. Contudo, ainda é possível identificar pessoas que procuram assistência médica sem nunca nem ter solicitado uma primeira via. E isso é muito preocupante, porque há procedimentos, exames ou cirurgias, que só podem sem liberados mediante apresentação desse documento”, alerta.

Um bom exemplo disso acontece no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte (RN) para atendimento de pessoas vítimas do trauma, como explica a chefe do Serviço Social, Sandra Moura: “exames de ressonância magnética ou arteriografia, por exemplo, que não são feitos no Walfredo Gurgel só são autorizados pelas unidades conveniadas quando apresentamos o Cartão SUS do paciente. Quando ele não tem, alguém da família deve providenciar a confecção e essa espera pode agravar o estado de saúde do doente. É, então, imprescindível que todos já o possuam e tenham o hábito de não sair de casa sem ele, ou de o deixar sempre em um local de fácil acesso”, recomenda.

Os residentes em Natal, para solicitar o cartão, tem de comparecerem a um dos cinco distritos sanitários do município (Sul, Leste, Oeste, Norte I ou Norte II), portando: registro Geral (RG), Comprovante de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e um número de telefone para contato. Caso o cidadão não possua RG, a certidão de nascimento pode ser usada.

Além dos cinco distritos sanitários da cidade, também é possível solicitar o Cartão SUS via internet, no Portal do Cidadão. Não há idade limite para a solicitação. “Os pais podem fazer o cartão de seus filhos ainda bebês”, diz Bethânia.

COMO SOLICITAR VIA INTERNET

Para fazer o pedido, preliminarmente, o usuário preenche um pré-cadastro que, ao final, gera um número de senha. De posse do código, basta ir a qualquer distrito sanitário, apresentar a numeração e pedir a validação. Não há custos a serem pagos. O Cartão SUS é expedido na hora, não tem data de validade e pode ser usado em todo o país.

SERVIÇO:

DISTRITO SANITÁRIO SUL
Rua Coronel Norton Chaves, n.º 01, Lagoa Nova
Ao lado do McDonalds da Salgado Filho

DISTRITO SANITÁRIO LESTE
Praça Augusto Severo, n.º 281, Ribeira
Próximo ao Teatro Alberto Maranhão

DISTRITO SANITÁRIO OESTE
Rua Rubens Mariz, n.º 10, Nazaré
Fica ao lado da unidade básica de saúde de Nazaré

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I
Rua Nilópolis, 2065, Potengi

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II
Rua Antônio Galdino, n.º 2, Igapó
Fica de frente ao Nordestão do Igapó

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

‘Não vou a Brasília nem na ida nem na volta, nem ganhando nem perdendo’, diz Tite

Tite está a quatro meses do início de seu maior desafio. A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo em 17 de junho, contra a Suíça, e o treinador passa os dias debruçado nos últimos detalhes para que tudo dê certo na Rússia. Dar certo significa ser campeão. É pressão forte, que traz momentos de insegurança e ansiedade. Ainda assim, ele garante que consegue manter-se sereno. “Um bom dia de trabalho me traz serenidade”, disse, em entrevista ao Estado.

A conversa ocorreu em um dos locais preferidos de Tite: sua sala na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Nela, passa boa parte dos dias entre relatórios, planilhas, uma lousa com um campo de futebol que contém distribuição tática e frases de autoajuda e algumas imagens de santos.

À vontade, o treinador de 57 anos falou de futebol e de assuntos polêmicos como árbitro de vídeo. E de política. Defendeu de forma enfática o combate à corrupção e deu um recado claro: não vai se deixar ser usado. “Não vou a Brasília nem antes nem depois da Copa. Nem ganhando, nem perdendo”.

Teme insucesso na Copa?

Claro! Isso é real. Isso me engessa e me amedronta? Não, mas eu convivo com isso porque não ir bem é uma das possibilidades que tenho na seleção porque vou enfrentar outras de nível. Quando a gente procura querer controlar resultado, isso pode te engessar, gerar pânico. Agora, uma pitada de medo faz com que te prepare melhor, te desafie mais. Eu me desafio. Eu quero ser o melhor Tite possível.

É tradição que a seleção, quando campeã, vá a Brasília falar com o presidente. Você vai a Brasília se for campeão?

Eu, Adenor, não vou na ida nem na volta. Nem ganhando, nem perdendo.

Teme ser usado politicamente? Estamos em ano de eleição…

Não, não. Já aconteceu até comigo, de não ser autorizado, ser filmado e daqui a pouco estar aparecendo a minha imagem num processo seletivo de apoio. Tenho esses cuidados. Até porque é muito mais importante politicamente nós termos um bom comando porque isso vai gerar uma educação melhor pro País, saúde melhor, segurança maior. Entre a política limpa e o esporte, a prioridade é a política, para a gente ter um Brasil melhor. Se tiver, vai ter um esporte, um futebol melhor.

Você vai declarar apoio a algum candidato?

Não publicamente, mas internamente, as pessoas próximas a mim, vão saber as pessoas que eu gosto. Mas essa eu já externo: eu não sei às vezes escolher qual que é o melhor, mas eu posso ver quem tem ficha suja. E esses de ficha suja, pra mim, estão todos fora.

Você apoiaria, ou votaria, em alguém ligado ao esporte? Por exemplo, o Bernardinho pode se candidatar…

Se for ficha limpa, sim. Esse é o pré-requisito básico.

Em que ocasiões você olha para essas frases que escreve na lousa que está em sua sala (Saber, ver, entender para julgar e orientar e quem não consegue mudar de opinião não muda nada, entre outras)?

Quando me sinto inseguro, quando meu fantasminha bate mais forte, minha expectativa se torna maior. Eu dou uma refletida, recorro a elas (frase) e começo a refletir.

E quando isso não é suficiente, a quem você recorre?

À minha família. A minha esposa talvez saiba muito mais (sobre ele). À minha espiritualidade, de ficar um tempo quieto, fazendo reflexão, meditação.

Você está morando no Rio de Janeiro. Como está a adaptação?

Boa, mas é difícil acostumar com o calor. E tem a violência. Preocupa, chateia.

Existe uma polêmica no vôlei em relação à transexualidade. O que você acha da inclusão do transexual no esporte?

Não é uma questão de preconceito, é uma questão biológica. Foi uma menina do vôlei que respondeu e eu tenho exatamente a mesma opinião. Tu desenvolves níveis de força, testosterona e o escambau, tem uma força maior que o garoto tem em relação à mulher, à velocidade. Aí, daqui a pouco tu modificas e levas uma vantagem biológica em relação ao processo de maturidade. O quanto isso é justo? Não me parece justo. E não é uma questão de preconceito, é uma questão biológica.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››