quarta-feira, novembro 14, 2018

Inadimplência cresce 4,22% em outubro, aponta indicador


O volume de consumidores brasileiros com contas em atraso e registrados em lista de devedores voltou a crescer em outubro e acelerou frente o mês anterior. De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a quantidade de inadimplentes cresceu 4,22% no mês de outubro na comparação com igual mês do ano passado. Em setembro deste ano, frente 2017, a alta havia sido de 3,86%. Em números absolutos, estima-se que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a inadimplência do consumidor continua elevada mesmo com o fim da recessão, pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não impactou de forma considerável o mercado de trabalho. “A retomada do ambiente econômico acontece de forma gradual e ainda demorará para termos um aumento expressivo do número de empregos e renda, fatores que impactam de forma positiva tanto no pagamento de pendências quanto na propensão ao consumo das famílias”, analisa o presidente.

Sudeste lidera alta da inadimplência em outubro, com avanço de 13,30%

O aumento da inadimplência foi puxado, principalmente, pela região Sudeste, cuja alta observada em outubro foi de 13,30%. Nas demais regiões, as altas foram menos intensas como 5,31% no Norte; 4,11% no Sul; 3,91% no Nordeste e 1,61% no Centro-Oeste.

De acordo com a estimativa, além de ter apresentado o maior crescimento da inadimplência em outubro, o Sudeste é, em termos absolutos, a região com o maior número de negativados: 26,10 milhões de pessoas estão nessas condições por não terem quitado suas contas, o que representa 39% da população adulta residente na região.

Em seguida aparecem o Nordeste, que conta com 17,42 milhões de negativados, ou 43% da população adulta; o Sul, com 8,48 milhões de inadimplentes (37% da população adulta); o Norte, com 5,86 milhões de devedores (48% – o maior percentual entre as regiões) e o Centro-Oeste, com um total de 5,02 milhões de inadimplentes (42% da população).

Brasil tem quase 18 milhões de brasileiros inadimplentes na faixa dos 30 anos; idosos acima dos 65 anos formam 5,5 milhões de negativados

O indicador também revela que a maior parte dos inadimplentes está concentrada entre os brasileiros com idade de 30 a 39 anos: são 17,9 milhões de consumidores nessa situação, o que representa mais da metade (52%) dos brasileiros com essa idade. Na sequência, estão os consumidores de 40 a 49 anos, que somam uma população de 14,2 milhões de inadimplentes e os compreendidos na faixa dos 50 a 64 anos, que formam 13,1 milhões de devedores.

As pessoas de 25 a 29 anos representam juntas um universo de 7,7 milhões de inadimplentes, ao passo que a população mais idosa, com idade entre 65 e 84 anos, somam 5,5 milhões de pessoas com contas em atraso, o que significa que quase um terço (32%) dessas pessoas estão com dificuldades para quitar seus compromissos. A população mais jovem, que vai de 18 aos 24 anos, formam um contingente de 4,3 milhões de negativados, o que representa 18% dos brasileiros nessa faixa.

“As faixas intermediárias da população, entre 30 e 40 anos, lideram o universo de inadimplentes porque estão em uma etapa da vida com grande concentração de despesas financeiras, já que se encontram em um momento de maturidade da vida. Chama a atenção o alto contingente de idosos com contas em atraso. Com a renda menor e mais despesas com saúde, desajustes são comuns nessa altura da vida e demanda organização”, explica a economista Marcela Kawauti.

Volume de dívidas avança 2,73% em um ano; dívidas bancárias, que englobam cartão e cheque especial, têm crescimento mais expressivo

Outro número calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL foi o avanço do número de dívidas em nome de pessoas físicas. Nesse caso, a inadimplência avançou 2,73% em outubro na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação mensal, isto é, entre setembro e outubro, o crescimento foi de 0,84%.

Os dados abertos por setor credor mostram que o crescimento mais expressivo foi das dívidas bancárias, que incluem cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e seguros, cuja alta foi de 7,74%. Também houve alta nas contas atrasadas com empresas do setor de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (7,56%). As despesas com contas de serviços básicos, como água e luz, apresentaram alta de 4,46% nos atrasos, enquanto as compras realizadas no carnê ou boleto no comércio cresceram 0,45% no período.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior a proximidade das festas de fim de ano devem ser um incentivo para os brasileiros recuperarem crédito no mercado. “Há um contingente grande de consumidores que podem enfrentar resistência para conseguir parcelar uma compra ou obter um empréstimo. Quem se encontra nessa situação deve aproveitar a renda extra do período natalino, como 13º salário e bônus, para procurar o credor e renegociar a dívida, com condições mais vantajosas e, quem sabe, juros menores”, afirma.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Bolsonaro e Onyx admitem que reforma da Previdência deve ficar para 2019

A reforma da Previdência deve mesmo ficar apenas para 2019, admitiram nesta segunda-feira, 12, tanto o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), quanto o ministro extraordinário da Transição, Onyx Lorenzoni. “A gente acha que dificilmente se aprova alguma coisa neste ano. A reforma que está aí não é a que eu e o Onyx Lorenzoni queremos. Tem de reformar a Previdência, mas tem de ser uma reforma racional. Não apenas olhando números, tem de olhar o social também”, disse Bolsonaro, em entrevista no Rio.

FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Em Brasília, Onyx foi na mesma direção. “Seria ótimo um pequeno avanço na Previdência agora, mas devemos ter clareza e humildade”, afirmou. “Ouvi de vários parlamentares que o cenário não é favorável à questão da Previdência. A tendência é que fique para 2019.”

Bolsonaro discutiu o tema com seu futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, durante reunião realizada na manhã desta segunda na casa do presidente eleito, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). Mais tarde, o presidente eleito disse que a reforma não pode levar em conta apenas as contas do governo.

“Se fossem apenas números, não precisava de economista, qualquer um decidiria de forma fria. Nós não queremos isso, queremos algo racional. Sabemos que a Previdência é complicada, é o que mais pesa, tem aposentadorias acima do teto até, tem certos privilégios. Tem de começar com a Previdência pública.”

Propostas

Onyx também dedicou boa parte de seu dia a discutir a Previdência. Ele recebeu o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM) no escritório da transição em Brasília. O parlamentar levou algumas propostas que permitem cortar os gastos com a Previdência sem a necessidade de alterar a Constituição – o que exigiria a aprovação de pelo menos três quintos do Congresso. Essas propostas serão apresentadas a Bolsonaro, que poderia dar aval para que sejam votadas ainda este ano no Congresso.

Mas mesmo essa alternativa de mudanças “infraconstitucionais” não tem sido vista com muito ânimo. Onyx Lorenzoni disse que Bolsonaro irá recebê-las e pensar no assunto. Na semana passada, o presidente eleito já adiantou que deverá aproveitar pouca coisa das propostas que estão no Congresso.

Nesta segunda, Onyx recebeu também o atual secretário de Previdência, Marcelo Caetano. Na saída, Caetano disse que houve uma interação muito boa entre as equipes técnicas. “A reunião foi estritamente técnica, de discussão de metodologia e projeção de longo prazo das despesas e receitas previdenciárias do regime geral da Previdência Social”, relatou o secretário.

Estados. Ao ser questionado sobre a crise financeira dos Estados, Onyx disse que a prioridade do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro é retomar o equilíbrio fiscal do governo federal. Dessa forma, poderão ser adotadas medidas que promovam a retomada da atividade econômica e atrair investimentos nacionais e estrangeiros, de forma que os Estados também sejam beneficiados já no primeiro ano do governo.

“O que tem de ficar claro é que o Brasil precisa primeiro obter o equilíbrio fiscal do governo federal. Isso é fundamental, é a lição que Paulo Guedes vive repetindo pra gente”, disse. “O Brasil precisa desamarrar sua economia para voltar a crescer, aí se geram recursos novos através de impostos, e isso vai atender tanto o governo federal quanto os Estados.”

O Estado de S. Paulo noticiou no último domingo, 11, que a atual equipe de governo dá como inevitável um novo programa de socorro aos governos estaduais, dada a crise financeira em que se encontram. E que uma proposta em elaboração é condicionar essa ajuda ao apoio à reforma da Previdência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Polícia Civil descobre “Santuário” de animais mortos e doentes em Apodi


Policiais civis da Delegacia Especializada Proteção Ao Meio Ambiente (DEPREMA) com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) descobriram através de denúncias anônimas, nessa segunda-feira (12), um lugar conhecido como “Santuário”, localizado na zona Rural de Apodi.

No local funcionam três cemitérios com centenas de carcaças de animais. São aproximadamente 500 cachorros, 700 jumentos e 150 gatos, todos em situação de maus-tratos. A propriedade pertence a Eribaldo Cosme Nobre, conhecido como “Jesus”, de 55 anos.

As investigações apontam ainda que Eribaldo “Jesus” recebe estes animais de prefeituras de Apodi, Mossoró e cidades vizinhas, mantendo os bichos doentes e alimentados tipo de “mistura”. Será aberto um procedimento criminal para investigação das “doações” que o homem recebe através dessas prefeituras.

Eribaldo “Jesus” foi indiciado por maus tratos e guarda ilegal de animais silvestres (sendo 2 papagaios, um tucano e um macaco prego), já apreendidos pelo IBAMA.

Confira vídeo com as fortes imagens do “Santuário”


Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Municípios do RN firmam acordo para adequação de lixões


Mais cinco municípios potiguares participaram de sessão de negociação que busca promover adequações nos lixões. Dessa vez, firmaram acordo dentro do projeto Lixo Negociado, as administrações de Coronel Ezequiel, São Beto do Trairi, Campo Grande, Jaçanã e Japi.

A iniciativa é do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Procuradoria-Geral do Estado e o Ministério Público do Trabalho. A sessão foi realizada na sexta-feira (9).

O projeto em tela atua de forma integrada e objetiva uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo. Assim, busca-se atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.

Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida transitória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores. O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.

Antes de Coronel Ezequiel, São Beto do Trairi, Campo Grande, Jaçanã e Japi, outros 42 municípios já firmaram acordos dentro do projeto Lixo Negociado.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Banco do Nordeste oferece serviços e linhas de microcrédito no interior do RN


O Banco do Nordeste criou uma série de eventos para oferecer à população da Região serviços e informações sobre as linhas de crédito dos programas de microcrédito Agroamigo (rural) e Crediamigo (urbano). No Rio Grande do Norte, o “Acelera Microcrédito” vai ser realizado em cinco municípios: Parnamirim, Caicó, Assú, Pau dos Ferros e Currais Novos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN).

FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NO AR

O primeiro evento, semelhante a uma feirinha, será realizado nesta terça-feira, 13, na Associação dos Moradores da Cohabinal, em Parnamirim, a partir das 8h. O Acelera Microcrédito do Banco do Nordeste oferecerá oportunidades de crédito, feira de produtos dos próprios clientes, palestra sobre empreendedorismo e prestação de serviços, como cortes de cabelo, e apresentações culturais.

Autoridades locais, representantes de instituições e entidades parceiras do BNB, produtores rurais e clientes empresariais estão entre os convidados. Eles vão conhecer a importância do microcrédito orientado para o município da Região Metropolitana de Natal e para o Rio Grande do Norte.

Até o dia 31 de outubro, o Crediamigo fez mais de 10 mil operações de crédito em Parnamirim, com R$ 27 milhões em empréstimos concedidos. No Estado, no mesmo período, foram 177,6 mil operações, que resultaram em R$ 409,3 milhões em empréstimos para micro e pequenos empreendedores.

No campo potiguar, o Agroamigo fechou mais de 23 mil empréstimos nos últimos dez meses e contratou R$ 117,2 milhões. Com uma zona rural reduzida, as operações de microcrédito dos produtores parnamirinenses estão concentradas na agência Macaíba.

Calendário do Acelera Microcrédito Banco do Nordeste:

– Parnamirim, 13 de novembro
– Caicó, 20 de novembro
– Assú, 4 de dezembro
– Pau dos Ferros, 11 dezembro
– Currais Novos, 12 dezembro

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Rede Estadual terá 11 novas escolas de ensino médio em tempo integral


A rede estadual de ensino terá 60 escolas em tempo integral no ano letivo de 2019. Na última sexta-feira, foram conhecidas às 11 novas unidades estaduais que passarão ofertar Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As escolas estão distribuídas em nove cidades do Rio Grande do Norte e deverão abrir matrículas nos próximos dias.

Com as novas instituições, a SEEC projeta que, em 2019, mais de 15 mil alunos de ensino médio serão atendidos em tempo integral. “A ampliação da nossa rede de escolas de ensino médio em tempo integral se reveste de uma importância singular, no âmbito da política de fortalecimento da Educação Estadual. É um passo importante para a revitalização, em todos os sentidos, dessas 11 novas escolas”, destacou a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa. Atualmente a rede conta 49 escolas em tempo integral, sendo 29 de ensino médio e 20 de ensino fundamental.

As novas escolas foram escolhidas por dois métodos: indicação da Secretaria de Educação do RN e sorteio do Ministério da Educação. Partindo da demanda de alunos, localização e critérios socioeducacionais, a Educação do RN indicou ao MEC cinco escolas que deveriam ofertar EMTI em 2019: as escolas estaduais Apolinário Barbosa (Parnamirim), Manoel de Melo Montenegro (Foto; Ipanguaçu), Joaquim Inácio (Martins), Ferreira Itajuba e Reginaldo Teófilo (ambas em Natal). Essas foram acolhidas pelo MEC.

Outras 11 instituições foram apresentadas ao MEC, para que a pasta realizasse a escolha de seis por meio de sorteio. Foram sorteadas as escolas estaduais Augusto Xavier de Góis (Ceará-Mirim), Iracema Brandão (Acari), Maria Zenilda Gama (Apodi), Isabel Barbosa (Touros), Walfredo Gurgel e Jerônimo Gueiros (ambas em Natal). As unidades indicadas para o sorteio também atendem critérios socioeducacionais.

Matrículas

As novas instituições devem abrir matrículas para novos alunos nos próximos dias, como aponta a coordenadora da equipe de Implantação do programa de educação em tempo integral, Renata Lins. “Iniciamos o contato com as escolas para organizarmos as demandas de cada instituição. Iremos, primeiro, converter a matrícula regular para uma matrícula de tempo integral para os alunos que já estão nessas escolas. Depois abriremos as vagas para novos estudantes nessas unidades, ainda dentro do calendário de matrículas do tempo integral”, declarou.

Até o próximo dia 30 de novembro estará aberto o prazo para solicitação de vagas para escolas em tempo integral da rede estadual de ensino. O interessado deve acessar o portal do SIGEduc, aplicativo Matrícula Escola RN, Central de Matrículas localizada na sede da SEEC ou ir em uma escola estadual para realizar sua inscrição. No dia 20 de dezembro será divulgada a relação das vagas concedidas e o interessado, pai ou responsável terá quatro dias úteis para, portando à documentação obrigatória, confirmar sua matrícula na escola escolhida.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão


Diante da proximidade do verão, o Ministério da Saúde emitiu nesta segunda-feira (12) um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela busquem a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença – entre dezembro e março.

Localidades recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, permanecem com um quantitativo elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer.

“A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, destacou o ministério, em nota.

O objetivo do alerta, segundo a própria pasta, é evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população.

Vacinação ampliada

Desde o surto registrado em dezembro do ano passado, a vacinação contra a doença foi ampliada e alcança 4.469 municípios – incluindo 940 cidades localizadas nas proximidades das capitais e áreas metropolitanas das regiões Sudeste e Sul, onde houve evidência da circulação viral.

A vacina é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente aos estados. Em 2018, foram enviadas, de acordo com o ministério, 30 milhões de doses a todo o país. “Apesar dessa disponibilidade, há uma baixa procura da população pela vacinação. As pessoas devem tomar a dose pelo menos dez dias antes do deslocamento para as áreas recomendadas”, reforçou o ministério.

Público-alvo

O público-alvo para vacinação contra febre amarela inclui pessoas a partir dos 9 meses de vida e que não tenham comprovação de vacinação. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos que asseguram proteção por toda a vida.

Números

Dados da pasta apontam que, entre 1º de julho e 8 de novembro, foram notificados 271 casos suspeitos de febre amarela em humanos, dos quais 150 foram descartados, 120 permanecem em investigação e um foi confirmado. No mesmo período, foram notificadas 1.079 epizootias – morte de primatas não humanos.

“Os dados evidenciam a manutenção da circulação viral no período de baixa ocorrência (junho a setembro), quando as baixas temperaturas e pluviosidade geralmente implicam em condições menos favoráveis à transmissão”, informou o ministério.

O boletim traz ainda a confirmação da primeira morte por febre amarela no segundo semestre deste ano. O caso foi registrado em São Paulo, com local provável de infecção no município de Caraguatatuba, onde casos em macacos haviam sido detectados meses antes da ocorrência. Também foram registradas epizootias nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Mato Grosso.

Entre 1º de julho de 2017 e 30 de junho deste ano, foram confirmados 1.376 casos de febre amarela no país e 483 óbitos. Ao todo, foram notificados 7.518 casos suspeitos, sendo que 5.364 foram descartados e 778 continuam em investigação. Desde o início do ano (de 1º de janeiro a 8 de novembro), foram confirmados 1.311 casos de febre amarela no país e 450 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram notificados 795 casos e 262 mortes.

Fonte: Portal n Ar
Leia Mais ››

Exportações do RN encolhem 12,9% em 2018

No acumulado do ano, as exportações do Rio Grande do Norte estão 12,9% menores do que no mesmo período de 2017. É o que mostra levantamento da Fiern e do Centro Internacional de Negócios (CIN) divulgado nesta segunda-feira, 12.

EXPORTAÇÃO DE PEIXE CRESCEU

Melões, tecidos de algodão, peixes, castanhas de caju e sal foram os produtos com maiores valores exportados no período, com apenas tecidos de algodão e peixes apresentando evolução positiva em relação ao ano passado entre os cinco mais exportados.

Em relação ao item ‘peixes’, os números apresentados consolidam todas as exportações de peixes e seus produtos, inclusive ‘fígados, ovas e gônadas’, cujo valor neste ano representa 25,5% do total exportado, em comparação a 14% no mesmo período do ano passado.

Foi registrado também o crescimento de 88% nas exportações de produtos animais impróprios para a alimentação humana, que ocupa a 6ª posição na pauta.

As exportações de outubro foram 25% maiores que as de setembro deste ano e 21,5% menores que as de outubro do ano passado.

Na balança comercial as importações estão 8,8% menores e a corrente de comércio está 11,3% menor que em 2017.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Prazo de aditamento do Novo Fies vai até 30 de novembro, define Caixa


A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 12, circular sobre as regras para aditamentos de contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativos à renovação semestral dos dois semestres deste ano. De acordo com a norma, o período para a realização dos aditivos começou em 29 de outubro e vai terminar no dia 30 de novembro de 2018.

“Seguindo a regra do Novo Fies, os aditamentos de renovação semestral formalizados até o dia 15 de novembro de 2018 terão sua primeira parcela de coparticipação com vencimento em 15 de dezembro de 2018”, cita a circular. Já os aditamentos que forem formalizados após o dia 15 de novembro de 2018 terão sua primeira parcela de coparticipação com vencimento em 15 de janeiro de 2019, acrescenta.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››