terça-feira, julho 03, 2018

XII ARRAIÁ DO ZÉ PADEIRO EM ITAÚ RN - COBERTURA RAILSON CARLOS FORROZÃO NA TV



Leia Mais ››

MPRN move ação contra o Estado por irregularidades em ala feminina da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró

ImagemO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 14ª Promotoria de Justiça de Mossoró, ingressou com uma ação civil pública contra o Estado em decorrência de diversas irregularidades constatadas na ala feminina do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN).

O MPRN requer liminar que obrigue o Estado e a Secretaria da Justiça e da Cidadania a realizar reformas na ala. 

O MPRN também pediu que a ação seja julgada o mais rápido possível e os requerimentos sejam postos em prática de imediato, visando salvaguardar os envolvidos, uma vez que a presente situação do presídio afeta a dignidade humana, segurança e saúde de todos aqueles que transitam o local – além de violar os requisitos mínimos de estabelecimento penais previstos nas legislações vigentes. 

No caso de o Governo Estadual alegar indisponibilidade do valor necessário para as reformas previstas na decisão judicial, o MPRN indicou que seja determinada pela Justiça a transferência de verbas destinadas à propaganda institucional ou de setores não-prioritários da administração pública.

Irregularidades

O MPRN recebeu um ofício da Pastoral Carcerária Nacional (CNBB) relatando diversas irregularidades verificadas na ala feminina do presídio por diferentes instituições de segurança, que vão desde problemas na estrutura física do local até o tratamento dado às detentas que vão em desacordo com seus direitos. 

Entre as várias irregularidades há a inexistência de cama para as detentas; celas pouco ventiladas; violação do direito ao banho de sol; fiação elétrica exposta; água das torneiras impura; ausência de chuveiro nas celas; celas destinadas a castigo; impedimento de entrada de objeto trazidos por familiares e agressão física e verbal às internas.

Em posse da reclamação, o MPRN iniciou a apuração dos fatos, o que levou a uma inspeção técnica nos presídios. Após inspeção foi constatado, além do que foi citado anteriormente, que o local onde agora funciona o pavilhão feminino eram salas de atendimento médico  adaptadas para espaços prisionais. Para se ter ideia, as paredes estão em estado crítico e não há um sistema hidráulico ativo, o que obriga a utilização de baldes com água para realizar qualquer tipo de necessidade que demandem água.


Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Chuvas devem voltar ao RN a partir do fim de semana, prevê Emparn

FOTO: HEILYSMAR LIMA/PORTAL NO AR

O Rio Grande do Norte vem registrando pouca ou nenhuma chuva nos últimos dias. No entanto, essa condição deve mudar a partir do próximo final de semana. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

De acordo com o meteorologista do órgão, Gilmar Bistrot, o sétimo mês do ano deve ter precipitação melhor do que o anterior. A estimativa é de que a região Leste seja a mais atingida.

“Nós observamos que a partir do dia 6, nós teremos uma regularidade das chuvas e com acumulado melhor, principalmente na região Leste, se estendendo um pouco para o Agreste”, disse.

Segundo Bistrot, os próximos dois meses devem apresentar condições semelhantes às registradas em 2017. “A previsão é semelhante para o que aconteceu no ano passado. tivemos um mês de junho muito fraco, com os meses de julho e agosto com situações melhores”, apontou.

Período seco

Bistrot alertou ainda para o fim do período com chuvas no Rio Grande do Norte. Segundo ele, a partir de agosto a tendência é de que as precipitações cessem. Essa estação seca deve se estender até novembro.

A falta de chuva é explicada pela ação dos ventos. Em agosto, é iniciada a estação com ventos mais fortes nas áreas litorâneas, o que não permite a formação de chuvas.

“A partir de agosto, quando começa a estação dos ventos aqui no litoral, a tendência é diminuir a quantidade chuvas em todo o estado, finalizando a estação mais seca em meados de novembro”, explicou.

Análise de junho

A análise preliminar da Emparn mostrou que as chuvas no mês de junho foram dentro da normalidade em Natal e região litorânea. “No litoral, em alguns dias, na primeira quinzena, o tempo possibilitou um acumulado de 250 milímetros”, contou Bistrot.

No entanto, na região Agreste, o acumulado não possibilitou uma recarga nos reservatórios que abastecem a área do Trairi. “No Agreste, ficaram abaixo do normal, não atingiram o que a gente previu e comprometeu a recuperação dos reservatórios do Trairi, que são utilizados no abastecimento da região. Foi muito fraco”, completou.

Em outras áreas do interior potiguar, o meteorologista frisou que a ocorrência de precipitações é escassa e, por isso, foram registradas chuvas dentro da normalidade.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Casal potiguar vende móveis de casa para arrecadar dinheiro para tratar doença da filha

Casal vendeu móveis para arrecadar dinheiro para tratamento da filha de 10 meses (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Casal vendeu móveis para arrecadar dinheiro para tratamento da filha de 10 meses (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O casal Ana Paula Oliveira, de 22 anos, e Ronny, de 23, realizou o sonho de construir uma família quando adotaram as irmãs Valentina, de 10 meses, e Sofia, e 3 anos. A felicidade, porém, deu lugar à preocupação quando a família descobriu que a bebê tem atrofia cerebral causada por sífilis, adquirida ainda na gravidez. Os pais começaram então uma verdadeira luta pra poder dar à filha o tratamento necessário. Até os móveis de casa foram vendidos.

A doença foi descoberta há um mês. "Um dia Valentina estava engatinhando, aí teve uma crise convulsiva. No outro dia, ela não conseguia nem sentar", conta Ana Paula. Como o plano de saúde da filha ainda não tinha carência para a realização de todos os exames, o casal procurou a rede pública de saúde, onde foi diagnosticada a doença.

De acordo com a família, o Hopital Universitário Onofre Lopes é o único em Natal que poderia ter tratamento para Valentina, mas ainda assim não é o suficiente. "É uma doença rara e degenerativa e ela precisa de acompanhamento neurológico 24 horas", diz a mãe. O casal então decidiu procurar o tratamento que a filha precisava em São Paulo.

O tratamento é caro e a família ainda teria que ter dinheiro para se manter na capital paulista. Desempregados, os pais começaram uma campanha na internet para arrecadar recursos para o tratamento de Valentina e até venderam os móveis de casa como cadeiras, guarda-roupa e sofá.

"O que a gente fizer, vender tudo, é o mínimo que a gente pode fazer pra salvar a vida dela", diz Ana Paula.

Com o dinheiro arrecadado, Ronny viajou com Valentina para acompanhar o tratamento da filha, e Ana Paula ficou em Natal cuidando de Sofia, a filha mais velha.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil tem 327 mortes de crianças por zika desde novembro de 2015

Algumas crianças que desenvolveram anomalia não resistiram, relata Ministério da Saúde. No total, pasta recebeu1064 notificações de óbitos suspeitos  (Foto: AP Photo/Felipe Dana)
Algumas crianças que desenvolveram anomalia não resistiram, relata Ministério da Saúde. No total, pasta recebeu1064 notificações de óbitos suspeitos (Foto: AP Photo/Felipe Dana)

Desde novembro de 2015, quando o Ministério da Saúde passou a considerar a relação entre o vírus da zika e anomalias em fetos, o Brasil confirmou 327 mortes de crianças relacionadas ao vírus.

Ainda, outras 53 mortes foram classificadas como prováveis. Nelas, não foi possível realizar testes mais precisos.

Dentre as mortes, diz o ministério, estão crianças que primeiramente desenvolveram a anomalia, mas não resistiram com o passar do tempo.

No total, a pasta recebeu 1064 notificações de mortes suspeitas ao vírus da zika.

O dado é do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre más-formações advindas do zika -- a contagem do ministério foi até maio de 2018.

Desde 2015, o Brasil confirmou 3124 casos de más-formações dentre 16.028 notificações recebidas. Desse número, 12,8% foram excluídos da amostra e 16,4% permanecem em investigação.

Dos casos investigados, diz o Ministério, 7.286 (45,5%) foram descartados, 3.194 (19,9%) foram confirmados, 506 (3,2%) foram classificados como prováveis para relação com infecção congênita durante a gestação e 360 (2,2%) foram inconclusivos.

Já entre os estados, os cinco com maior número de casos notificados são Pernambuco (16,7%), Bahia (16,1%), São Paulo (9,4%), Paraíba (7,1%) e Rio de Janeiro (7,1%), informa o Ministério da Saúde.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Banco é condenado por descontos indevidos em conta de cliente do interior do RN

FOTO: ALBERTO LEANDRO/PORTALNOAR

O Banco do Brasil foi condenado em um processo no qual realizou descontos indevidos na conta de um cliente. Isso ocorreu, pois o autor da ação realizou dois empréstimos junto ao banco recorrido, um com desconto consignado em folha de pagamento e outro na modalidade CDC. Todavia, o banco realizou de forma arbitrária deduções no salário do autor, mesmo em relação aos débitos não consignados.

No teor da sentença a juíza Tathiana Macedo, que atua na 2ª Vara de Apodi, destacou que nesses casos cabe ao “fornecedor o ônus de provar que o alegado pelo autor não aconteceu”. Ou seja, caberia à ré provar que não houve falha no serviço, “ônus do qual não se desincumbiu, deixando de impugnar os fatos e de juntar provas que legitimassem a forma de cobrança”. Dessa forma foi aplicada a inversão do ônus da prova tendo em vista “a hipossuficiência da parte autora frente à parte demandada e a verossimilhança das alegações”.

Além disso, a magistrada considerou aplicável ao caso o Código de Defesa do Consumidor para garantir a proteção do cliente “contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”. E dessa maneira a magistrada reputou ilegal a prática do réu que realizou “por diversas vezes, descontos dos meses em atraso de forma cumulativa em um único mês” na conta em que cliente recebia o salário. Dessa forma foi provocada a retenção “no salário depositado na conta do autor de quantias bem acima das prestações contratadas para liquidar o saldo em atraso, inclusive com incidência de juros de mora decorrentes do inadimplemento.”

Por fim a magistrada considerou que caberia ao banco buscar satisfazer seu “crédito pelas vias judiciais próprias, através do ajuizamento de ação de cobrança, monitória ou execução”, entretanto isso não foi feito, uma vez que optou “por reter ilegalmente parte substancial do salário do autor”.

Dessa maneira na parte final da sentença, foi determinado que o banco demandado faça as cobranças respeitando a periodicidade das parcelas, abstendo-se de acumular os débitos mensais para o pagamento de dívidas pretéritas, sob pena de incidência de multa. Além disso, imposta a condenação ao pagamento de R$ 8 mil por danos morais acrescido de juros e correção monetária.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

TCE aponta sobrepreço em aluguel de impressoras no Detran e determina suspensão de pagamentos


O Tribunal de Contas do Estado, através da Segunda Câmara de Contas, acatou pedido de medida cautelar determinando a suspensão de qualquer pagamento remanescente do contrato nº 007/2016, firmado entre o Detran e a empresa Ziuleo Copy Comercio e Serviços Ltda, alusivo a aluguel de impressoras. Em auditoria realizada pelo corpo técnico do TCE, por meio da Diretoria da Administração Indireta, foram detectadas irregularidades no processo, o que culminou no voto impedindo o pagamento de R$ 178.032,50, referente a empenhos pendentes e restos a pagar.

De acordo com o voto divergente do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, que havia pedido vistas após sugestão de voto da conselheira substituta Ana Paula Gomes, foi verificado um sobrepreço de 350% nos custos em comparação a contratação análoga. “O possível sobrepreço foi identificado pela análise comparativa dos valores contratados pelo DETRAN em concatenação com os valores praticados em outros quatro contratos administrativos da mesma espécie”, destacou o corpo técnico, lembrando que a estatal já efetuou pagamentos que somam R$ 852.155,01.

Além da caracterização do soprepreço, foi averiguado ainda excesso de, no mínimo, 47 (quarenta e sete) impressoras alugadas, bem como a cessão injustificada de equipamentos a outros órgãos da Administração. O relatório aventou ainda a existência das seguintes possíveis irregularidades: transferências indevidas de recursos públicos à Secretaria Estadual de Planejamento; existência de contas correntes ativas e dotadas de saldos financeiros que se encontram sem movimentação; paralisia parcial de seis contas bancárias dotadas de verbas públicas cujo somatório alcança R$ 36.905.221,96.

O voto, acatado à unanimidade, além de determinar a suspensão dos pagamentos restantes no contrato, notifica o Detran para que no prazo de trinta dias apresente os relatórios de impressões realizadas no âmbito do contrato nº 007/2016 e os pagamentos à empresa Ziuleo, além das providências relativas à operacionalização dos saldos financeiros das contas bancárias verificadas na auditoria, sob pena de multa diária e pessoal do atual Diretor-geral, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por dia de atraso.

Também notifica o atual coordenador de administração financeira da Secretaria de Planejamento para prestar os esclarecimentos/demonstrativos técnicos fundamentados que entender cabíveis a respeito das operações interbancárias envolvendo a conta BB 1600-4 (arrecadação própria) e a conta única do tesouro estadual, notadamente, se excedem o patamar estipulado no art. 76-A do ADCT (art. 2º da EC 93/2016), no prazo de 30 (trinta) dias; e faz citações aos representantes das empresas envolvidas, ofertando-lhes o exercício do contraditório e ampla defesa, no prazo processual legal.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ITEP inaugura laboratório de DNA e exames passarão a ser feitos no RN

MARCOS BRANDÃO, O DIRETOR DO ITEP

A população do Rio Grande do Norte passará a contar, a partir desta quinta-feira (5), com a realização de exames de identificação de pessoas por meio do código genético. Será inaugurado, às 10h, o laboratório de DNA do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), instalado no Complexo da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol). O Tribunal de Justiça do RN é parceiro da iniciativa.

Por meio de convênio celebrado com o órgão, o TJRN destinou mais de R$ 1 milhão para a aquisição de um sequenciador genético e demais acessórios específicos para análises laboratoriais. Este é o equipamento necessário para a realização dos exames de DNA, os quais vinham sendo realizados até então no estado da Bahia. A aquisição trará maior agilidade na solução de crimes e identificação de pessoas.

Para o diretor do ITEP, Marcos Brandão, a operacionalização do laboratório é uma grande conquista para o instituto e o Estado. “Agora teremos maior agilidade na solução de crimes e vamos conseguir reduzir de seis meses para apenas 20 dias a emissão dos resultados de identificação humana. Isso é uma conquista importante tanto para o Instituto quanto para o Estado, pois até então nós não tínhamos como realizar exames de DNA aqui no RN”, destaca Brandão.

O presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, destaca a importância do equipamento para o trabalho de perícia forense e lembra que como contrapartida do convênio o ITEP realizará exames de paternidade e identificação humana que forem solicitados pelo Poder Judiciário potiguar.

Marcos Brandão ressalta que o sequenciador genético é uma das mais poderosas ferramentas dentro da Perícia Forense. “Este equipamento é fundamental para que possamos auxiliar a Justiça de forma inconteste na elucidação de fatos delituosos com maior rapidez e a segurança de termos uma prova técnica irrefutável”, explica.

O laboratório forense do ITEP foi construído com recursos próprios do órgão no antigo imóvel de Análises Químicas da Emparn, que fica ao lado da Central de Flagrantes, no Complexo da Degepol, no bairro de Cidade da Esperança.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Agora em Itaú novo laboratório de análises clínicas. Inauguração será neste sábado (07) com café da manhã


Neste sábado, 07 de julho de 2018, será inaugurado no município de Itaú o Laboratório de Análises Clínica LABOL de Dr. Lobinho de Pau dos Ferros a partir das 09 horas da manhã localizado à Rua Fausto Pinheiro, 189, Centro.

Na oportunidade será apresentado todos os serviços; desta forma o laboratório passa a ampliar sua capacidade de realização de exames em conjunto com aumento da demanda e da população itauense e cidades circunvizinhas.

Dr. Valdênio Lôbo e Dra. Bruna Lôbo tem o prazer convidar toda comunidade em geral para o café da manhã de inauguração da nova unidade de coleta.

Sinta-se abraçado por toda equipe:
LABOL
Leia Mais ››

Primeiros socorros de infarto: saiba como agir neste caso!

Primeiros socorros de infarto: saiba como agir neste caso!

Ele pode vir de uma hora para outra e ser fatal. O infarto é caracterizado pela morte de tecido no coração por conta da interrupção do fluxo de sangue. A doença pode ser causada por uma soma de eventos ocorridos ao longo dos anos, como alimentação inadequada, tabagismo, sedentarismo, estresse, entre outros fatores.

Aprenda no vídeo abaixo quais são os primeiros socorros de infarto!


Fonte: MSN
Leia Mais ››

Servidores estaduais voltam a protestar por salário nesta quarta

FOTO: ALBERTO LEANDRO/PORTAL NO AR

Os servidores públicos estaduais voltam à Governadoria, nesta quarta-feira (4), a partir das 7 horas, em um ato unificado de protesto pelo pagamento dos salários em dia, o pagamento imediato 13º de 2017, bem como a antecipação do adiantamento de 40% do 13º de 2018.

“O adiantamento de 40% do 13º salário deste ano, já foi pago para os servidores públicos, dos demais Poderes do Estado (Tribunais, Assembleia Legislativa, Ministério Público), mas os servidores públicos do Poder Executivo, precisam fazer protesto, paralisar parte dos serviços prestados à população, para cobrar do Governador Robinson Faria que conclua a folha de pagamento e o pagamento do décimo do ano passado. É uma vergonha, a falta de respeito do Governo com seus servidores”, desabafa, Janeayre Souto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN).

O ato público foi convocado pelo Fórum Estadual de Servidores, a expectativa é reunir cerca de 15 categorias e centenas de servidores públicos.

Há mais de dois anos o Governo do Estado do RN vem pagando os salários dos servidores públicos estaduais em atraso, causando o endividamento dos servidores estaduais, que pagam suas contas sempre com juros.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Criminosos arrombam caixa eletrônico em agência da Zona Sul de Natal

Pelo menos quatro pessoas participaram de arrombamento a caixa eletrônico na Zona Sul de Natal (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Criminosos arrombaram um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil localizada na marginal da BR-101, em Neópolis, Zona Sul de Natal. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (3). A polícia não informou se o dinheiro foi levado na ação. Ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a polícia, pelo menos quatro pessoas participaram da ação. Elas chegaram ao local e escolheram um dos caixas para tentar abrir. Durante a tentativa, o sistema de segurança eletrônica do banco foi acionada e a PM foi enviada ao local, mas ninguém foi preso.

O caso será investigado pela Polícia Federal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Redução de R$ 0,46 não chega a postos de combustíveis

Resultado de imagem para Redução de R$ 0,46 não chega a postos de combustíveis

Passado um mês do congelamento do preço do óleo diesel nas refinarias da Petrobras, em R$ 2,03 o litro, os consumidores ainda não sentiram a queda de R$ 0,46 nos postos prometida pelo governo para acabar com a greve dos caminhoneiros em maio, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis referente a semana passada.

As maiores reduções de preço foram verificadas nos Estados do Norte do País, porém limitadas ao teto de R$ 0,39 em Roraima. O Amapá praticou descontos de R$ 0,37, o mesmo valor para abastecer no Amazonas. Os preços na região devem cair ainda mais a partir desta semana, quando os três estados vão reduzir o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) do óleo diesel, usado como base para o ICMS. 

Imposto
No total, doze Estados e o Distrito Federal anunciaram a redução no valor médio de referência para cálculo do ICMS incidente sobre o diesel vendido nos postos, em meio a esforços para concluir o corte de preço prometido pelo governo para encerrar a greve de caminhoneiros em maio. Nesse grupo, estão também Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. 

São Paulo e Espírito Santo, primeiros estados a reduzir o ICMS, ficaram acima do preço médio do País e registraram na semana passada uma queda de R$ 0,24 e R$ 0,17, respectivamente.  A pior situação é do Acre, que continua liderando a alta do preço do combustível, com queda de apenas R$ 0,03 na bomba, com o litro do diesel vendido por R$ 4,326. No Rio de Janeiro, a queda foi de R$ 0,27, a mesma registrada pelo Rio Grande do Norte.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Cenário incerto para eleições faz partidos adiarem convenções

Resultado de imagem para Cenário incerto para eleições faz partidos adiarem convenções

A indefinição das candidaturas à Presidência da República e a dificuldade dos pré-candidatos em atrair partidos para suas coligações vão retardar a realização das convenções partidárias neste ano. A menos de 20 dias do início do prazo legal para definir oficialmente os candidatos, a maior parte dos dirigentes ainda não tem data marcada para os encontros e fala em realizá-los no limite, às vésperas do início da campanha.

O período estipulado pela Justiça Eleitoral vai de 20 de julho a 5 de agosto. A campanha começa 11 dias depois, em 16 de agosto. Na eleição presidencial de 2014, seis partidos realizaram suas convenções logo na primeira semana do período determinado pela legislação (entre 10 e 30 de junho, à época): MDB, PSDB, PV, PSC PSTU e PRTB - e somente o MDB, que naquele ano ainda era PMDB, não teve candidato próprio.

Dos partidos que pretendem lançar candidatos próprios em 2018, o PT adiou a convenção que pretendia chancelar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo com ele condenado e preso na Operação Lava Jato. O evento estava previsto para 28 de julho. Agora, o mais provável é que ocorra em 5 de agosto, sem a presença de Lula no palanque.

O PSDB, do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, deve realizar sua convenção também na reta final, a primeira semana de agosto. Uma ala do partido queria que o encontro fosse feito em 21 de julho, mas Alckmin não conseguiu fechar alianças e não quer fazer uma convenção esvaziada, sem ter um candidato a vice para anunciar. "Ou vai ser a primeira ou a última", disse ele.

Cortejado por Alckmin e Ciro Gomes (PDT), o DEM deve anunciar a desistência de lançar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), como candidato próprio, mas não tem previsão de quando realizará seu encontro nacional. "Primeiro, vamos definir nosso caminho, depois, a data da convenção", disse o presidente da sigla, o prefeito de Salvador, ACM Neto.

As convenções nacionais definem a posição dos partidos na disputa presidencial, indicando a chapa apoiada pelas siglas. Os pré-candidatos são oficializados após votação interna, da qual participam os delegados dos diretórios.

Pulverização

O atraso na realização das convenções é mais um elemento da incerteza que ronda a disputa eleitoral neste ano. Isso não é provocado por concorrência interna entre pré-candidatos a presidente de um mesmo partido, mas pela pulverização de postulantes que ainda não deslancharam nas pesquisas de intenção de voto.

Outro indicativo é que os pré-candidatos, mesmo os que possuem ampla maioria dentro de suas siglas para disputar o Palácio do Planalto, não conseguiram ainda indicar os vices com quem pretendem concorrer, à exceção de Guilherme Boulos. O PSOL tem acordo com o PCB, que indicou a líder indígena Sonia Guajajara como pré-candidata a vice-presidente.

O presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, disse que não marcou data para lançar em convenção a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) e que é cedo para fechar alianças.

Até agora agendaram data o PDT (20/7), de Ciro; o PSC (20/7), do ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro; o PSOL (21/7), de Boulos, o Podemos (22/7), do senador paranaense Alvaro Dias; o PCdoB (1/8), que tem a deputada estadual gaúcha Manuela d'Ávila como postulante ao Planalto; e o Novo (4/8), do ex-executivo de bancos João Amoedo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia Mais ››

RN: 21 cidades têm alto risco de pólio

Resultado de imagem para RN: 21 cidades têm alto risco de pólio
Secretaria Municipal de Saúde garante que, em Natal, todas as unidades de saúde estão com estoques da vacina contra a poliomielite 

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, doença altamente contagiosa e de fácil prevenção erradicada no Brasil em 1994, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), pode reaparecer devido a baixa cobertura vacinal e a falta de interesse da população em imunizar crianças entre 0 e 4 anos. Um relatório do Ministério da Saúde (MS), divulgado no último dia 30 de junho, apontou que 312 municípios do País estão abaixo da meta mínima de imunização contra a paralisia infantil estipulada pelo MS – a lista traz 21 cidades do Rio Grande do Norte. Para evitar a doença o caminho é simples: vacinação.

A coordenadora do programa de imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Maria de Lima, e a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica de Natal, Aline Bezerra, garantem que os estoques de vacinas estão abastecidos, as remessas recebidas do Governo Federal também estão em dia, e há disponibilidade nas redes básicas municipais. Porém, mesmo com todas as campanhas, os índices de cobertura vacinal vem caindo sistematicamente no Estado para todos os tipos de doenças – algumas bem graves, e fáceis de prevenir, que se contraídas podem levar à morte.  Ontem, devido ao ponto facultativo os postos estavam fechados e não foi possível constatar a informação.

Cidades como Natal, São Gonçalo do Amarante e Canguaretama figuram na lista elaborada pelo Ministério da Saúde. Na capital potiguar, por exemplo, das mais de 52 mil crianças, com idade entre 0 e 4 anos, cerca de 30 mil (ou 57,34%) não receberam nenhuma das cinco doses previstas da vacina Pólio. De acordo com dados do MS divulgados no último dia 30 de junho, o baixo índice de cobertura vacinal registrado em 2018 contra a poliomielite é o menor dos últimos 16 anos.

Aline Bezerra assegurou que há vacina disponível (oral e injetável) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede pública municipal. “A Pólio é uma vacina disponível no dia a dia das UBS, e está inserida no calendário básico de vacinação nacional com campanhas periódicas, o que está faltando é informação dos pais sobre a importância da vacina e os riscos de reintrodução da poliomielite na sociedade”, avaliou a gestora.

A queda na cobertura vacinal contra a poliomielite é emblemática, mas a baixa imunização também se estende a outras doenças como tuberculose, hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, rubéola, caxumba e catapora.

O critério para o alerta, de acordo com o Ministério da Saúde, são aqueles municípios que não conseguiram cumprir sequer 50% da cobertura vacinal para a doença. A meta mínima estipulada pelo MS para doenças como polio é de 95%. Entre os municípios que correm risco de ter reincidência da doença no RN estão Natal, que cumpriu 42,6% da cobertura vacinal. A cidade com menor índice de imunização foi Monte das Gameleiras, com apenas 18,1% das crianças com até um ano de idade vacinadas. No RN, nenhuma das 10 vacinas obrigatórias conseguiu atingir a meta mínima de 95% de cobertura estipulada.

O médico infectologista Luis Alberto Marinho, destacou que ao primeiro resultado insatisfatório, o Ministério da Saúde “deveria ter tomado como prioridade máxima a elaboração de campanhas de incentivo à vacinação”. O especialista acrescenta que “como a vacina contra a poliomielite é dada junto com a de rubéola e caxumba, a queda desses números é alarmante pois representa a possibilidade do retorno não de uma, mas de várias doenças”.

Motivos
Para Maria de Lima, da Sesap, fatores como falta de informações, baixa percepção dos riscos, e a disseminação de notícias falsas através das redes sociais estão entre os motivos que geram esse resultado negativo. “A grande preocupação é o retorno dessas doenças, algumas já eliminadas como a poliomielite, e outras em processo de erradicação como sarampo. O baixo índice de vacinação pode trazer grandes problemas de saúde à população do RN, e somadas à crianças dos outras estados, temos o Brasil inteiro em risco”, assegura.

Outro motivo apontado pela coordenadora diz respeito ao horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios. Maria de Lima explicou que “os muitos pais acabam deixando de procurar as vacinas” devido a dificuldade de conciliar a rotina de trabalho com o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde: “Em algumas cidades as UBS só funcionam pela manhã, em outras só no período da tarde, e às vezes não funcionam na sexta. Precisamos, Estado e Municípios, traçar uma estratégia para fazer uma busca ativa de crianças que não estão com a carteira de vacinação em dia”, adiantou.

Desde 2015, o Brasil vivencia uma queda considerável na cobertura vacinal de crianças com até um ano, o que aumenta o risco do retorno de doenças que já estão erradicadas no País ou em processo de “eliminação”.

Resultado de imagem para RN: 21 cidades têm alto risco de pólio

Evolução da cobertura
As 10 vacinas obrigatórias no RN disponíveis pelo SUS na rede pública:

1. BCG
A vacina deve ser tomada (dose única) ao nascer, e previne formas grave de tuberculose.
Cobertura vacinal:
2015 – 105,9% (ou 5,9% acima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde)
2016     89,2%
2017     62,1%
2018     69,5%

2. Hepatite B
A vacinação é feita em três doses, sendo a primeira nas primeiras 12 horas de vida. Cerca de 90% dos pacientes infectados passam a ser portadores crônicos, e 25% desenvolvem câncer hepático ou cirrose.
Cobertura vacinal:
2015     91%
2016     83,4%
2017     66,3%
2018     43%

3. Penta
A vacina pentavalente é uma associação com a Hepatite B, e imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningites e outras infecções. 
Cobertura vacinal:
2015     90,5%
2016     76,3%
2017     64,6%
2018     42,5%

4. Pólio (Vip e Vop)
A vacina previne contra a poliomielite (paralisia infantil), doença altamente contagiosa causada por vírus. Em 1994 o Brasil recebeu o Certificado de Eliminação da Poliomielite.
Cobertura vacinal:
2015     97,6%
2016     70,2%
2017     63,9%

5. Pneumo 10
Previne contra infecções como a pneumonia, meningite, otite média aguda, sinusite e bacteremia.
Cobertura vacinal:
2015     89%
2016     84,4%
2017     72%
2018     53,7%

6. Rotavírus
Previne contra a gastroenterite, infecção que agride o estômago e causa formas graves de diarreia, vômitos e febre. Em 2006, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a incluir a vacina na lista das obrigatórias. 
Cobertura vacinal:
2015     89,8%
2016     76,7%
2017     64,8%
2018     51,7%

7. Meningo C
Previne contra a bactéria que causa meningite, doença com altos índices de mortalidade. 
Cobertura vacinal:
2015     95,2%
2016     79,5%
2017     66,9%
2018     53,7%

8. Tríplice Viral
Previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Sua primeira dose deve ser aos 12 meses, e a segunda, aos 15 meses. 
Cobertura vacinal:
2015     94,9%
2016     96%
2017     78,9%
2018     51,7%

9. Varicela (Tetraviral)
A vacina protege as crianças contra quatro sarampo, rubéola, caxumba e a varicela, conhecida popularmente como catapora.
Cobertura vacinal:
2015     79,9%
2016     54,2%
2017    56,5%
2018    38,6%

10. Influenza
Protege contra gripes causadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda duas doses da vacina no primeiro ano de vida. 
Cobertura vacinal:
2015     82,9%
2016     80,8%
2017      76,3%
2018      73,04%

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Mesmo após serem localizados, meninos podem ficar meses presos em caverna na Tailândia, diz Marinha

Vídeo da Marinha da Tailândia mostra jovens isolados em caverna durante o resgate (Foto: Marinha da Tailândia/Reprodução/Facebook)
Vídeo da Marinha da Tailândia mostra jovens isolados em caverna durante o resgate (Foto: Marinha da Tailândia/Reprodução/Facebook)

Os 12 meninos e seu treinador de futebol isolados pela água há nove dias em uma caverna inundada na Tailândia receberão alimentos para quatro meses e aulas de mergulho, anunciou a Marinha nesta terça-feira (3).

“Vamos nos preparar para enviar mais alimentos para ao menos quatro meses e ensinar os 13 (membros do grupo) a mergulhar, enquanto seguimos retirando a água”, informou o comandante Anand Surawan, da Marinha tailandesa.

Os meninos, com entre 11 e 16 anos, e seu treinador, 25, foram localizados na noite de segunda (2) - sãos e salvos - no interior da caverna, cuja saída foi bloqueada por inundações há nove dias.

O grupo está debilitado. Um vídeo gravado pelos socorristas e publicado no Facebook mostra um grupo de meninos magros, vestidos com camisas de futebol sujas de lama, refugiados em uma saliência da caverna cercada pela água.

Os 12 meninos e seu treinador de futebol que estão presos em uma rede de cavernas na Tailândia podem precisar aprender a mergulhar ou ter que esperar meses até que as cheias retrocedam, segundo o Exército do país, envolvido na operação de resgate.

Foto tirada pela marinha da Tailândia mostra navegadores em caverna de parque florestal (Foto: Thai Navy/ AFP)
Foto tirada pela marinha da Tailândia mostra navegadores em caverna de parque florestal (Foto: Thai Navy/ AFP)

O grupo foi encontrado por mergulhadores. Eles estavam refugiados em uma área elevada dentro do complexo de cavernas, que não foi inundada. Mas não é possível retirá-los do local, já que os acessos estão cheios de água.

Neste momento, o objetivo das operações de resgate é levar, além de comida, suprimentos médicos para dentro das cavernas.

O complexo de cavernas, localizado na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, costuma ficar inundado durante o período de chuvas, de setembro a outubro.

Caso seja preciso retirar os 13 rapazes da caverna antes do fim da temporada de chuvas, eles podem precisar a aprender técnicas básicas de mergulho, para conseguirem passar por segurança pelos perigosos corredores subterrâneos, cheios de águas lamacentas, com visibilidade zero.


Já a tentativa de bombear a água para fora das cavernas, permitindo a passagem do grupo, não foi bem sucedida até agora.

Soldados trabalham no resgate de grupo desaparecido na caverna Tham Luang, na Tailândia, nesta terça-feira (2)  (Foto: Royal Thai Navy / AFP)
Soldados trabalham no resgate de grupo desaparecido na caverna Tham Luang, na Tailândia, nesta terça-feira (2) (Foto: Royal Thai Navy / AFP)

Entenda o caso

Meninos e técnico que se perderam em caverna na Tailândia, em imagem de arquivo  (Foto: Reprodução G1/ Thai PBS)
Meninos e técnico que se perderam em caverna na Tailândia, em imagem de arquivo (Foto: Reprodução G1/ Thai PBS)

As crianças e o jovem técnico de futebol sumiram após um treino no dia 23 de junho. Eles entraram na caverna Tham Luang, no distrito de Mae Sai, perto da fronteira com Mianmar, para se abrigar do tempo ruim. O treinador, Ekkapol Janthawong, e os menores - de 11 a 16 anos - conheciam bem o lugar, segundo as autoridades tailandesas.

Bicicletas, calçados e outros pertences dos desaparecidos foram encontrados na entrada da gruta por um grupo de oficiais do Parque Natural Tham Luang-Khun Nam Nang, na província de Chiang Rai.


As equipes de resgate procuravam pelo grupo apoiadas por militares, policiais, mergulhadores e analistas internacionais. As buscas foram dificultadas por chuvas e inundações, que bloquearam a entrada principal da caverna de aproximadamente 10 km de comprimento. As galerias "inundadas" teriam impedido que as pessoas presas deixassem o local.

As equipes buscavam entradas alternativas e usaram 20 bombas para extrair a água nas partes inundadas. Durante as buscas, a polícia lançou kits de sobrevivência com água, comida e remédios através de um duto escavado na encosta da montanha, sem saber se haveria alguém para recebê-los.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mega-Sena pode pagar R$ 21 milhões nesta terça

Mega-Sena: sorteio do concurso 2.055 acontece nesta terça (3) (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

O concurso 2.055 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 21 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta terça-feira (3) em Rio Grande (RS).

Excepcionalmente, serão três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana de Férias". Além do sorteio de terça, haverá um na quinta (5) e outro no sábado (7). Normalmente, os sorteios ocorrem às quartas e sábados.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fies do segundo semestre vai abrir as inscrições no dia 16

Resultado de imagem para Fies do segundo semestre vai abrir as inscrições no dia 16

A edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai abrir inscrições no dia 16 de julho. De acordo com o Ministério da Educação, o prazo para participar termina uma semana depois, no dia 22.

No total, cerca de 150 mil novas vagas devem ser oferecidas, já que a expectativa é que 310 mil novos contratos sejam fechados em 2018.

Entre as outras informações já divulgadas sobre o Fies do segundo semestre está o retorno do limite máximo do valor das mensalidades cobertas pelo fundo. Ele voltará a cursos com mensalidades de até R$ 7 mil, ou R$ 42 mil por semestre.

No primeiro semestre, o limite era de R$ 30 mil, o que permitia que apenas cursos com mensalidade de até R$ 5 mil pudessem participar do financiamento.

Conhecido como "teto da semestralidade", esse limite de R$ 42 mil já existia no antigo modelo do Fies, mas foi reduzido no lançamento do Novo Fies, segundo ele, em nome da "sustentabilidade" do programa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-arcebispo australiano é condenado a um ano de prisão por encobrir pedofilia

O arcebispo Philip Wilson chega à corte de Newcastle, na Austrália, para sua sentença, na terça-feira (3) (Foto: AAP/Darren Pateman/via Reuters)
O arcebispo Philip Wilson chega à corte de Newcastle, na Austrália, para sua sentença, na terça-feira (3) (Foto: AAP/Darren Pateman/via Reuters)

Um tribunal australiano anunciou nesta terça-feira (3, data local) a condenação a 12 meses de prisão para o ex-arcebispo de Adelaide, Philip Wilson, considerado culpado em maio deste ano de acobertar casos de pedofilia durante a década de 1970.

A decisão do magistrado Robert Stone, do tribunal da cidade de Newcastle, impede que o ex-arcebispo, de 67 anos, solicite liberdade condicional até que cumpra metade da condenação, segundo a emissora local "ABC".

No último mês de maio, Wilson foi considerado culpado por não informar à polícia entre 2004 e 2006 dos abusos sexuais cometidos pelo já falecido sacerdote James Fletcher na década de 1970 contra dois coroinhas.

Fonte: G1
Leia Mais ››