quinta-feira, abril 11, 2013

Audiência de impugnação de camapanha contra Ciro Bezerra acontece no dia 24 de Abril.


De acordo com o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi marcada pela Juíza Eleitoral, Katia Cristina Guedes Dias da 35ª Zona Eleitoral de Apodi RN a Audiência de Instrução, referente ao PROCESSO Nº 42453 - AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL (captação ilícita de sufrágio - abuso de poder econômico e político - pedido de aplicação de multa - pedido de cassação de diploma - pedido de declaração de inelegibilidade) impetrada pelo candidato derrotado no pleito de 2012, José Melo Filho (PTB), a ser realizada no Fórum Desembargador Newton Pinto, BR 405, Km 76, s/nº, Bicentenário - Apodi/RN, dia 24 de abril de 2013, uma quarta-feira, às 14:30 horas.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novo trator vai acelerar serviço no campo


De acordo com o boletim de notícias do município A prefeitura de Itaú recebeu um novo trator na semana passada. É um Valtra com acessórios completos 2013.

Ao lado do secretário de Obras, Márcio Rêgo, e do vereador Antônio Dias Pinheiro (Toinho Galego), o prefeito Ciro Bezerra recebeu o equipamento e acompanhou o serviço de montagem da máquina, resultado de parceria com o Governo Federal.



O trator, além de potente, possui carro-pipa para 3.500 litros, carroção e grade de corte de terra. “É um avanço para o setor rural” - disse o secretário Márcio Rêgo.

Logo depois de montado o trator foi incorporado a frota municipal e colocado a disposição do campo. O prefeito Ciro Bezerra pretende atender de imediato o corte de terra e estradas, dando um grande salto de qualidade aos serviços rurais.

Cidade News Itaú com informações da Assessoria de Imprensa
Leia Mais ››

Ciro Bezerra: “Gerar empregos é o desafio”


A geração de empregos e renda para a população, especialmente para os jovens, é uma das prioridades do governo Ciro Bezerra. Logo que assumiu a prefeitura em primeiro de janeiro, Ciro estabeleceu essa meta como uma das principais diretrizes da gestão.

Os meios para a obtenção da meta estão sendo traçados pela administração e vai envolver todas as secretarias. Entretanto, o prefeito Ciro Bezerra traçou o caminho a percorrer. Um dos pontos pacíficos é de que a prefeitura vai contratar trabalhadores da cidade para as obras municipais. “É importante que as empresas que venham executar obras licitadas priorizam a nossa mão-de-obra” – comenta.

Hoje, alguns serviços necessitam de trabalho especializado e falta esse profissional em Itaú. Por isso, a prefeitura vai estimular e promover cursos que venham qualificar seu cidadão. Um exemplo é a obra de urbanização da Lagoa, cujos trabalhos iniciais, realizados com equipamento pesado, contam com técnico de outra cidade. “Mas, nas etapas seguintes, serão convocados o pessoal daqui” – informe o secretário de Obras, Márcio de Paiva Rêgo.

O prefeito Ciro Bezerra entende que qualificar e treinar os jovens é uma forma de abrir as portas para ampliação da oferta de empregos na cidade. Hoje, o mercado é competitivo e as empresas recrutam trabalhadores observando sua capacitação.

A atração de novas empresas é outro caminho a ser trilhado pela prefeitura. A gestão elabora plano especial de atração de investimentos, observando-as potencialidades locais e a concessão de incentivos fiscais e obras estruturantes.

Cidade News Itaú com informações da Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

SMS de Itaú prepara Campanha contra Influenza dia 15


A partir do dia 15 de abril, a Secretaria de Saúde vai realizar a campanha de vacinação contra o vírus da gripe influenza (H1N1). Segundo o coordenador da pasta, Nedilson Paiva, as unidades de saúde do município vão atender nos horários normais de expediente entre os dias 15 e 19, sendo que no dia 20 de abril (sábado) marcará a campanha, com atendimento de especial de 7 às 17 horas.

Os adultos com mais de 60 anos, as crianças de até dois anos, gestantes e nutrizes, são o público-alvo da campanha.


Construção de UBS da Rua Cleofas Nunes entra na última etapa

Em breve a população de Itaú contará com uma nova unidade de saúde. O Centro de Saúde Cleofas Nunes está quase concluído. Os trabalhos, retomados em janeiro. “Tudo segue de acordo com o planejamento e isso nos faz prevê que em trinta dias estaremos entregando à comunidade” – diz o coordenador da Secretaria de Saúde, Nedilson de Paiva.

A unidade abrigará serviços como o PSF, ultrassonografia, odontologia, prénatal, campanhas de vacinação, consultas médicas e nutricionista. O prefeito Ciro Bezerra acredita que Itaú caminha para assegurar assistência de qualidade na saúde.

Cidade News com informações da Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Prefeito Ciro Bezerra projeta ações para o município


Nas últimas viagens feitas a Natal, o prefeito Ciro Bezerra tem se dedicado a buscar parcerias com o Governo do Estado e DNIT para urbanizar o trecho municipal da BR 405 que corta a cidade de Itaú.

Segundo Ciro, o projeto está pronto e nesta semana será levado para o DNIT. Esse primeiro passo enseja encaminhamento para ser analisado, adequado e aceito pelo órgão federal. Depois disso, a prefeitura vai buscar os recursos para a sua execução com o Governo do Estado. Os contatos iniciais com a governadora Rosalba Cirlini foram proveitosos e deixaram margem para a sua celebração.

A prefeitura quer urbanizar o trecho que vai da entrada da cidade até o trevo que liga a Umarizal. O projeto prevê obras de calçadão nos dois lados, iluminação e pórticos.

Dia das Mães terá programação e muitos eventos

A Secretaria de Ação Social, em parceria com Educação e Cultura e direção das escolas municipal e estadual, elabora programação para comemorar o Dia das Mães, seguindo tradição municipal.

No primeiro encontro do grupo se dedicou realizar o evento no sábado e domingo, sendo que no primeiro dia será desenvolvido diversas ações de cidadania, de 8 ás 17 horas, no Colégio Municipal José Porto de Queiroz.

No domingo, haverá alvorada com Banda de Música, missa ecumênica, programa especial de rádio, e Festa das Mães com entrega de presentes.


Abatedouro tem parceria com o Estado

O Abatedouro Municipal está em fase de conclusão. O curral para os animais, o calçamento a paralelepípedos e o veículo frigorífico são os últimos itens da obra. Junto ao Governo do Estado, a prefeitura celebrou parceria. “Estamos fazendo o projeto para aquisição do carro frigorífico, e quanto aos demais itens já garantimos recursos ” – disse.

Quando o Abatedouro estiver pronto a prefeitura Itaú vai assinar termo de cooperação com Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Tabuleiro Grande, que vão se beneficiar da obra.



Urbanização da Lagoa muda panorama

O Bairro Felicidade ganhará vitalização. A urbanização da Lagoa, à margem da BR 405, vai melhorar o panorama da área, com estruturação e valorização imobiliária. Os trabalhos já foram iniciados.

Em seis meses, a Lagoa terá anel viário, passagem de pedestres, galeria e praça de convivência e alimentação, artesanato, pista de caminhada e estacionamento.

O prefeito Ciro Bezerra aponta que a obra vai melhorar a qualidade de vida das pessoas; o anel viário vai melhorar a mobilidade urbana; as praças vão movimentar a cidade, criar novas áreas de convivência, gerando empregos e renda; e as galerias vão libertar centenas de famílias das inundações que acontecem em época de inverno em virtude do alagamento do local.



Obras da creche são retomadas

A assistência social da prefeitura tem prazo para dar um salto de qualidade. Em noventa dias será entregue ao povo a Creche Modelo, obra em parceria com o governo federal, que está custando mais de um milhão de reais.

Logo que assumiu a gestão, o prefeito Ciro Bezerra buscou refazer o convênio com a União e garantiu a retomada da obra, que está na última fase.

Concluída, a creche terá espaço para comportar 300 crianças que com acesso a alfabetização, lazer, atendimento a saúde e alimentação.


Cidade News com informações da Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

Prefeitura e Senac promoverão cursos profissionalizantes


O prefeito Ciro Bezerra recebeu um grupo de coordenadoras do SENAC, tendo a frente Fabrina e Lidiane, onde trataram de parceria para realização de cursos profissionalizantes na cidade.

A viabilidade estrutural e financeira foi garantida pelo prefeito, destinando as Secretarias de Administração e Ação Social para organizarem os cursos, com a definição de locais, os candidatos e o período de sua realização.

Entre os cursos ofertados estão os de Monitor de Recreação (25 vagas); Auxiliar de Cozinha (15 vagas); Garçom (25 vagas); Maquiadora (15); Operador de Computador (2 grupos de 15 vagas); Vendedor (25 vagas); Recepcionista (25 vagas); Manicure (15 vagas); Auxiliar Administrativo (25 vagas); Agente de Alimentação Escolar (25 vagas). Segundo o SENAC serão oferecidos cinco cursos por cada período.

Cidade News com informações da Assessoria de Imprensa
Leia Mais ››

Esporte tem planos para movimentar Itaú


Incrementar o desporto em Itaú é o desafio que a coordenação de Esportes tem pela frente. O prof. Júnior Martins já traçou os planos para a atual gestão.

O primeiro deles passa para criação de uma secretaria se desmembrando da Educação. Depois, é buscar viabilizar as metas.

Os primeiros resultados do trabalho já foram positivos. Inicialmente, Júnior esteve em Baía Formosa (RN), participando do 1º Fórum Estadual de Secretarias de Esportes e Lazer, onde foram apresentados projetos para a 1ª Copa Garoto Bom de Bola, além de eventos de outras modalidades.

Em fevereiro, Itaú foi a Apodi e trouxe o título da 2ª Divisão e o vice-campeonato da 1ª Divisão na Copa de Blocos Carnavalescos de Futsal.

Em março, com iniciativa do Grupo de Jovens da Igreja N.S. das Dores, aconteceu o 1º Torneio Semear com futsal e handebol.

Júnior Martins coloca a aquisição de um terreno para construção de um campo de futebol como uma das
principais metas. O pedido foi feito ao prefeito Ciro Bezerra que está buscando uma solução. “A falta de um campo de futebol nos atrapalha muito e estamos todos imbuídos de resolver essa situação em favor dos esportistas de Itaú ” - comentou Júnior.

O Ginásio Poliesportivo, em conclusão, e a reforma da quadra de esportes darão um salto de qualidade aos eventos, abrindo espaço para ocupação dos jovens na prática esportiva, bem como revelar jovens valores para o estado e para o Brasil.

Cidade News Itaú com informações da Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››

MP do RN pede exoneração de todos os cargos de contrto temporários dos município de Itaú, Apodi, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra



O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, promotor SÍLVIO RICARDO GONÇALVES DE ANDRADE BRITO, emitiu recomendação aos municípios de Itaú, Apodi. Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra, pedindo exoneração de todos os cargos de contratos temporários dos referidos municípios, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, bem como do efetivo respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover, fixando prazo razoável para a adoção das providências cabíveis;

CONSIDERANDO que, nos termos do artigo 37, caput, da Constituição Federal, a Administração Pública deverá proceder observando os princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, legalidade e eficiência;

CONSIDERANDO que, nos termos do art. 37, Inc. II e IX, da CF/88, a investidura em cargo público exige a prévia aprovação em concurso público de provas ou provas e títulos, ao passo que as contratações por tempo determinado só podem ocorrer para atender as necessidades temporárias e de excepcional interesse público;
CONSIDERANDO que a contratação temporária, por dispensar o concurso público, é medida que se reveste do caráter da excepcionalidade, devendo, para ser aceita, estar embasada em lei municipal, aprovada com base em dados concretos e devidamente comprovados no sentido de legitimar a referida contratação, não sendo suficiente a mera invocação, sem suporte probatório mínimo, das expressões, “declarados de excepcional interesse público” e “suprir necessidades imediatas e inadiáveis do serviço público municipal”;
Em razão desse caráter excepcional, são flagrantemente inconstitucionais as leis municipais que autorizam de forma deliberada e permanente a contratação de servidores temporários para atuarem em atividades de natureza permanente;

CONSIDERANDO que no Relatório Nº 047/2008 a Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte apontou a contratação de funcionários temporários pela Prefeitura Municipal de Itaú/RN com caráter permanente;

CONSIDERANDO que na instrução dos Inquéritos Civis nº 14/2012 e 015/2006 ficou evidenciado que o município de Itaú/RN vem contratando servidores sem prévia aprovação em concurso público e que essas contratações, apesar de temporárias, se renovam ano após ano, sejam com as mesmas, sejam com outras pessoas, o que evidencia a natureza permanente e o propósito de fraudar a realização de concurso público;

A contratação de servidor público para a realização de atividades efetivas sem a prévia realização de concurso público configuram por parte do prefeito, crime de responsabilidade e ato de improbidade, tipificados, respectivamente, nos art. 1º, Inc. XIII do Decreto Lei 201/67 e art. 11, Inc. V, da Lei nº 8.429/92;

RECOMENDA ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Itaú/RN que rescinda, no prazo de 15 (quinze) dias, todos os contratos temporários de trabalho firmados no âmbito desse município, sob pena de restar configurado o dolo na sua conduta e, consequentemente, sua responsabilidade civil e criminal pelas referidas contratações.

Notifique-se o Prefeito Municipal de Itaú/RN, para que cumpra e faça cumprir a presente recomendação.

Em caso de não acatamento desta Recomendação, Vossa Excelência fica advertido que o Ministério Público adotará todas as medidas judiciais a seu cargo com vistas a efetivar o seu cumprimento, incluindo, Ação Civil Pública com Pedido Liminar para rescisão dos contratos de trabalho, com aplicação de multa pessoal do gestor necessárias a fim de assegurar o cumprimento da Constituição Federal.

Em contato com o Prefeito Municipal Ciro Bezerra, o mesmo informou a nossa reportagem que o recomendação já foi encaminha ao setor jurídico para tomar as medidas cabíveis.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

JOVEM RECEBE TELEFONEMA DA NAMORADA MARCANDO ENCONTRO E ANTES DE CHEGAR NO LOCAL FOI DERRUBADO DA MOTO COM TIROS NA CABEÇA


Dois homens mataram a tiros na tarde de ontem quarta-feira, 10, um jovem trabalhador que transitava em uma “cinquentinha” por um dos trechos da Rua Adolfo Gustavo, no bairro da Serraria, parte alta de Maceió. A vítima, José Severino Ribeiro Filho, 15, trabalhava em uma oficina de motos localizada em um dos trechos da Via Expressa, próximo onde foi executado.

A mãe do garoto foi avisada da morte do filho e foi ao local e relatou que antes de sair de casa Severino recebeu uma ligação de uma suposta namorada pedindo para se encontrar com ele. A mãe – pressentindo algo ruim – ainda pediu para o filho não ir, mas ele não obedeceu. A mãe e outros familiares disseram que a vítima não tinha envolvimento com ilícitos e atribuem seu assassinato a um possível caso passional.
Pessoas que estavam nas proximidades relataram que logo após ouvir os disparos ainda viram os matadores correndo a pé em direção a Via Expressa. Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) – que vão investigar o assassinato – estiveram no local e colheram relatos dos parentes do jovem.


Reprodução Cidade News Itaú via Wallacy Bruno/Emergência190.
Leia Mais ››

Acusado de matar a estudante de 11 anos, Fernanda Ellen, dar detalhes do crime, assista o vídeo


“Eu estava drogado, ela começou a gritar e eu fiz isso”, disse. A declaração é de Jefferson Luis Oliveira Soares, 25 anos, acusado de matar a estudante Fernanda Ellen, 11 anos. Ela estava desaparecida desde o dia 7 de janeiro, quando tinha ido buscar o boletim escolar.

Ele confessou ter chamado a menina para sua casa, pediu dinheiro e a jovem ficou nervosa. Segundo o delegado Aldrovilli Grisi, Fernanda teria pedido a Jefferson para ligar para o avô, mas ele negou e a agrediu. “Ele deu uma gravata e Fernanda caiu desfalecida”.

“Quando o dinheiro acabou, eu peguei o celular dela e troquei pela droga”, confessou Jefferson.

O corpo de Fernanda ficou embaixo da cama por três dias, segundo contou o acusado. “Fiquei com medo da minha família, minha companheira descobrir”, declarou.

Ele confessou ainda que provocou brigas com a esposa para que ela fosse para a casa da sogra, a fim de que ele tivesse tempo para esconder o corpo de Fernanda. “Minha mulher estava desconfiada. Sabia que tinha algo errado comigo”, explicou.

Jefferson afirmou que não teve coragem de encarar a família depois que matou a menina. “Passei várias noites sem dormir, sem comer direito”, afirmou.

“Me arrependo muito. Estive cara a cara com o pai dela e não aguentei nem olhar nos olhos dele”, disse.

“Não posso nem culpar que a droga. Não fui eu, foi o inimigo”, finalizou.



Reprodução Cidade News Itaú via Tambaú 27/É Sertão
Leia Mais ››

Policial saca arma e ameaça manifestante em protesto por água em Santa Luzia/PB, veja vídeo


Um vídeo feito por um cinegrafista amador mostra um policial do Batalhão de Policiamento e Trânsito da Paraíba (BPTran), apontando uma arma para uma manifestante e tentando furar o bloqueio  feito por moradores da cidade de Santa Luzia.

O fato aconteceu durante um protesto realizado nesta quinta-feira (11), por falta de água.

Conforme as imagens, uma das manifestantes tenta impedir a passagem do veículo oficial de placas Paraíba NQI 0363, quando durante a discussão, o motorista abre a porta do reboque e, sem a farda oficial, aponta um revólver em direção da mulher para obrigá-la a liberar a passagem.

Vídeo abaixo:
O tenente-coronel, Paulo Sérgio, comandante do BPTran, foi informado sobre o episódio por meio da reportagem do Portal Correio.

Ele se mostrou indignado com a atitude do policial que aparece no vídeo e afirmou que o momento em que a Paraíba vive é de desarmar, tirar as armas de circulação e, por isso, não vai admitir que um policial, que deveria dar o exemplo, apresente tamanho nível de descontole.

"Vamos abrir imediatamente uma sindicância para apurar o caso. Se ficar constatada a imprudência do policial, ele será penalizado. Não podemos aceitar esse tipo de infração. É inadmissível”, ressaltou o comandante. 

Confira vídeo feito por Sidney Silva:


Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

Entrevista - Menina de 05 anos é morta pela mãe e padrastro em Cascavel


Um crime bárbaro que chocou Cascavel e região: uma criança de apenas 5 anos morta de forma brutal pelo padrasto e pela mãe. Gilmar de Lima e Vani Trates estão presos na carceragem da 15ª SDP.
Nossas equipes de reportagem desde o início acompanharam todo o trabalho policial e desdobramentos do caso. No vídeo ao lado confira o que diz o padrasto Gilmar e a mãe Vani.
O caso
A pequena estava desaparecida a mais de 30 dias. Pelo tio a polícia teve conhecimento do caso, a mãe dizia que havia dado a criança para uma estranha na rua. Depois a polícia descobriu que ela estava morta e que o corpo havia sido jogado em um poço desativado próximo a casa do casal. No final da tarde de ontem (11) o corpo foi retirado do poço e levado ao IML.

Confira a materia completa:



Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Preso suspeito de assaltar posto de combustíveis em Pirangi


A Polícia Militar, através do 3º Batalhão, prendeu um homem suspeito de assalto, na tarde desta quinta-feira (11). Janailson Pereira, de 29 anos, teria roubado um posto de combustíveis, na praia de Pirangi, por volta das 14h. Ele estava em uma motocicleta, modelo CB300, de cor preta.

Logo após o assalto, populares acionaram a polícia e uma equipe do 3º Batalhão, na viatura 311, foi até o local. Chegando às imediações do ponto indicado, os policiais localizaram o suspeito e fizeram um cerco. Janailson ainda tentou fugir, no entanto, ele derrapou na motocicleta, de placa NNW-3867, e caiu.

Com o suspeito, a polícia apreendeu um simulacro (réplica) de uma pistola, bem como descobriram que a motocicleta CB300 também era roubada. Uma quantia em dinheiro roubada do posto foi recuperada.

Após ser detido, de acordo com a Polícia Militar, o jovem confessou que havia assaltado outro posto, nesta quarta-feira, na BR304. Janailson Pereira, inclusive, também responde a processo por assalto a mão armada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor morre eletrocutado ao tentar ligar motor de irrigação na zona rural de Riacho da Cruz/RN


Na manhã desta quinta-feira (11) um trabalhador morreu vítima de uma descarga elétrica transmitida por uma extensão usada para ligar um motor de irrigação, na localidade do sítio Guardado, 2 km de distância da cidade de Riacho da Cruz. O agricultor José Leandro Ribeiro, 43 anos, mais conhecido como Dédé de Munda, natural de Olho-d'água do Borges, iria ligar o motor para fazer a aguação de uns canteiros de verdura. A vítima não tinha qualificação para manusear o equipamento, e nem conhecimento técnico para trabalhar com eletricidade. A descarga foi tão forte que o agricultor não chegou a receber atendimento na unidade de saúde, e morreu no local, as margens do açude publico de Riacho da Cruz. A tristeza é imensa dos parentes, principalmente porque a vítima deixa esposa e filhos menores.





Reprodução Cidade News Itaú o Mural de Riacho da Cruz
Leia Mais ››

Juíza manda soltar empresário preso na operação Máscara Negra, no RN


Operação Máscara Negra também cumpriu mandados de busca e apreensão em Macau (Foto: Carlos Adams/G1)
O empresário Rogério Medeiros Cabral Júnior, preso na terça-feira (9) na operação Máscara Negra, foi solto na tarde desta quinta (11). O alvará de soltura foi expedido pela juíza de Macau, Cristiany Vasconcelos, acatando pedido do advogado Flaviano Gama, que defende o empresário no processo. O deferimento foi confirmado pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
"Ainda no dia da deflagração da operação [terça-feira (9)], entrei com um pedido de revogação da prisão temporária do meu cliente fundamentado na desnecessidade da medida. Isso porque os objetivos da prisão já haviam sido cumpridos", disse Flaviano Gama, referindo-se aos documentos apreendidos na casa do empresário e ainda no depoimento prestado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.
Flaviano Gama ressalta que, para ele, não há ilegalidade no trabalho desempenhado pelo empresário Rogério Júnior. O advogado afirma que, para a liberdade ser concedida, não houve acordo de delação premiada. "Isso sequer foi cogitado. O meu cliente apenas esclareceu a atividade dele e o Ministério Público se deu por satisfeito".
Rogério Júnior intermediou nove shows para o carnaval 2012 em Guamaré, cidade a 165 quilômetros de Natal. Segundo a defesa, o Rogério esclareceu que os valores cobrados por ele à Prefeitura foram maiores do que os estipulados pelas bandas, já que ele intermediou as negociações.
Na terça, em entrevista ao G1, Flaviano Gama explicou os motivos dos altos preços cobrados por Rogério Júnior. “Os valores cobrados pelas bandas são sazonais. No carnaval é tudo mais caro. A promotora [Patrícia Antunes] disse que pesquisou os valores no mesmo período, e estes foram mais baixos do que os cobrados pelo meu cliente. Mas isso não é possível, uma vez que ela não pesquisou a mesma banda”, justificou o advogado.
O advogado afirmou também que Rogério Júnior cobrou à Prefeitura de Guamaré um valor maior do que o cachê proposto  por cada banda, mas explicou o porquê. “Isso é normal. O meu cliente fez a intermediação, nesse processo ele cobra um valor a mais do contratado, e repassa um valor menor para a banda. Faz parte do negócio”, defendeu o advogado.
Segundo o Ministério Público, “Guamaré investiu R$ 2,5 milhões no carnaval 2012, o que
representa 71,5% da receita do FPM, até o mês de julho (R$ 3,5 milhões). Ou ainda, 95,4% dos royalties recebidos no mês de fevereiro de 2012 (R$ 2,6 milhões). Foram contratadas 17 bandas".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vítima de acidente com ônibus no Rio tem pernas amputadas e está grave



Uma mulher, identificada como Tatiana Ferreira Lúcio, de 28 anos, atropelada por um ônibus da linha 685 (Méier - Irajá), continuava internada em estado grave no Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quinta-feira (11). Segundo a Secretaria municipal de Saúde, ela passou por uma cirurgia de amputação das duas pernas e está em coma induzido.
O motorista perdeu o controle, bateu em um carro estacionado e colidiu com um posto de gasolina na rua Clarimundo de Melo, perto da igreja de São Jorge, em Quintino Bocaiúva, no subúrbio do Rio na tarde de quarta-feira (10). Os dois filhos da vítima (um de três anos de idade e outro de seis meses), além de uma outra mulher, identificada como Ana Paula Pinto, também foram atropelados.
"Minha irmã vai ter que amputar a perna. As duas pernas. Com 28 anos e quatro crianças. Quem vai ajudar ela?", disse a servente Daniele Lúcio, lamentando o acidente da irmã.

Os feridos foram levados para o Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte. Na manhã desta quinta-feira (11), o bebê já havia recebido alta. O de 3 anos está em quadro clínico estável. A quarta vítima quebrou o braço e permanecia internada nesta manhã.

O motorista do ônibus foi à delegacia prestar depoimento. O ônibus tem 21 multas, 14 delas por avançar o sinal vermelho e três por transitar em alta velocidade. As outras são porque o motorista dirigia falando ao celular, por parar longe da calçada para pegar passageiros e por estacionar em local proibido.

Carro de bebê encontrado nos escombros do posto (Foto: Reprodução / TV Globo)Carro de bebê encontrado nos escombros do posto
(Foto: Reprodução / TV Globo)
A Viação Rubanil lamenta os transtornos resultantes do acidente envolvendo um de seus ônibus nesta tarde, ocorrido no bairro de Quintino Bocaiuva, e informa que está fazendo o acompanhamento e dando assintência às vítimas.

A empresa esclarece que está apurando as responsabilidades, mas informa que relatos preliminares indicam que o ônibus foi fechado por outro veículo, o que teria provocado o acidente.
Ônibus colide com posto abandonado (Foto: Reprodução / TV Globo)Ônibus colide com posto abandonado
(Foto: Reprodução / TV Globo)
A Rio ônibus informou que a cobrança de passagens por motoristas é uma função prevista em acordo coletivo com a categoria dos rodoviários desde 2003 e reconhecida pelo Ministério do Trabalho. As empresas entendem que não há risco à segurança desde que o profissional permaneça com o veículo parado enquanto faz o troco, o que é uma orientação reiterada pelas gerências de operação de cada empresa e nos treinamentos ministrados.
Ainda segundo eles, o Rio de Janeiro não é um caso isolado. Em inúmeras cidades brasileiras e estrangeiras há profissionais que também fazem a cobrança da passagem. É preciso lembrar que, com a adoção da bilhetagem eletrônica, caiu sensivelmente o uso do dinheiro nos ônibus. Estima-se que 60% das transações dentro do ônibus sejam feitas com meios de pagamento eletrônico.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia de Mogi divulga imagens da morte de ladrão durante assalto



A Polícia Civil de Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo, divulgou na tarde desta quinta-feira (11) as imagens que mostram o momento exato em que um assaltante morre durante um assalto a um posto de combustíveis.
A ação dos criminosos e o incidente aconteceram em menos de 20 segundos. A mãe do assaltante que morreu disse que ele tinha problemas cardíacos.
De acordo com as imagens, às 21h07 da última terça-feira (9), Luiz Antônio Teixeira, de 25 anos, chega ao posto de combustíveis com mais dois comparsas. O estabelecimento fica no distrito de Brás Cubas. Primeiro ele e os comparsas rendem os frentista. Logo em seguida, Teixeira, que veste uma blusa azul, cai de repente no chão.
Sem entender o que tinha acontecido, um dos comparsas guarda a arma e tenta levantar o colega. São os próprios frentistas que retiram o corpo do ladrão de lá. Segundo a Polícia Civil, para fugir, os outros criminosos deixaram o corpo de Teixeira em uma rua próxima. A suspeita é de que o assaltante tenha tido um infarto fulminante, mas a causa da morte só vai poder ser confirmada depois da autópsia.
Investigação
O caso foi registrado no 2º Distrito Policial, em Brás Cubas. De acordo com o delegado titular, Edson Gianuzzi, todos os assaltantes já foram identificados, qualificados e indiciados por roubo e formação de quadrilha. A polícia disse ainda que um quarto suspeito também participou da ação. Ele tem 23 anos e já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas. O suspeito foi ouvido na delegacia nesta quinta (11). "Ele nega a participação. Diz que apenas deu carona para os outros três que cometeram o roubo. Mas sabemos que ele ainda ficou no local por cerca de dez minutos e ajudou na fuga", explica.
Os outros dois, um de 24 anos e outro de 18, estão foragidos. "As investigações estão em andamento, mas nos próximos dias vamos chamar os frentistas para o auto de reconhecimento pessoal. Após a confirmação dos assaltantes irei pedir a prisão preventiva deles", afirma Gianuzzi.
Morte súbita
Sobre a morte repentina de um dos ladrões, a polícia informou que a mãe de Luiz Antônio Teixeira, de 25 anos, esteve na delegacia e confirmou que o filho tinha problemas cardíacos desde criança, mas ela disse que atualmente ele não estava em tratamento.
O grupo de assaltantes levou R$ 50 em dinheiro do posto que fica na Avenida Henrique Peres, no distrito de Brás Cubas, segundo o boletim de ocorrência.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado acusa "CQC" de contratar modelo para seduzir parlamentares


Maurício Meirelles, integrante do "CQC"


O deputado Francisco Floriano (PR-RJ) registrou ocorrência na Polícia Legislativa contra a equipe do programa "CQC", da TV Bandeirantes.

Floriano acusa os integrantes do programa de terem contratado uma modelo para seduzir parlamentares.

Segundo o deputado, o episódio ocorreu na tarde de quarta-feira (10) no Salão Verde, local que dá acesso ao plenário da Câmara.

Ele afirma ter sido abordado por uma modelo, que não teve o nome divulgado pela Polícia da Câmara. A modelo usava uma saia branca curta e distribuía currículo pedindo emprego aos parlamentares.

Floriano diz ter sido alertado pela segurança da Câmara de que estaria sendo enganado pelo programa.

Aos policiais, o deputado disse que teve relatos de que a modelo estava usando como desculpa a distribuição do currículo para se insinuar aos parlamentares e registrar a reação. Ela recebeu um cachê de R$ 100, de acordo com o deputado.

A Polícia Legislativa, no entanto, informou ter analisado imagens do circuito interno de segurança e não ter conseguido avaliar se houve algo irregular. Seguranças que estavam na área onde as abordagens teriam ocorrido ainda serão ouvidos.

A primeira-secretaria da Câmara, responsável pelas credenciais de jornalistas, pediu cópia do Boletim de Ocorrência.

Floriano diz que vai procurar o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir que a equipe do programa seja impedida de circular pelo Salão Verde.

Os integrantes do programa, inclusive o humorista Mauricio Meirelles, que costuma gravar cenas do programa no Legislativo, prestaram esclarecimentos e foram liberados. Eles negaram qualquer irregularidade na abordagem de parlamentares. Eles dizem ainda que só divulgam imagens quando autorizadas. Hoje, a equipe fez novas gravações pela Casa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pentágono acredita que Coreia do Norte pode lançar míssil nuclear


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encontra o presidente dos EUA, Barack Obama, nesta quinta-feira (11) na Casa Branca (Foto: AFP)
Uma agência de espionagem do Pentágono concluiu, com "moderada confiança", que a Coreia do Norte tem a habilidade de lançar mísseis balísticos com armas nucleares, mas as armas provavelmente não seriam "confiáveis", disseram autoridades nesta quinta-feira (11).
A informação está em estudo feito no mês passado pela Agência de Inteligência da Defesa. Aparentemente, é a primeira vez que as autoridades americanas chegam a esta conclusão, que mostra que os riscos da escalada militar na região da Península da Coreia são grandes.


'Medidas necessárias'

Mais cedo nesta quinta, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu à Coreia do Norte que detenha sua "atitude agressiva" contra o país e seus aliados.
A declaração foi dada durante um encontro na Casa Branca com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Obama afirmou que os Estados Unidos preferem resolver o conflito pela via diplomática.
"Ninguém quer ver um conflito" com a Coreia do Norte, mas os Estados Unidos estão prontos para tomar as medidas necessárias para se proteger, disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Os Estados Unidos darão todos os passos necessários para proteger seu povo e cumprir as obrigações em virtude de nossas alianças na região", disse o presidente durante breve discurso no Salão Oval.
"Estamos de acordo em que agora é o momento de que a Coreia do Norte ponha fim ao tipo de atitude agressiva que vem tendo", afirmou Obama.
Segundo o presidente, "é importante para a Coreia do Norte, como para qualquer outro país do mundo, observar as regras e normas básicas".

mapa coreias 05.04 (Foto: Arte/G1)
Também nesta quinta-feira, o grupo de chanceleres do G8, inclusive o secretário de Estado americano, John Kerry, condenaram duramente o regime de Pyongyang por seu programa nuclear, advertindo que seria objeto de mais sanções caso lance um míssil.
A Coreia do Norte elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.
O fechado regime comunista de Pyongyang também quer que Estados Unidos e Coreia do Sul detenham as manobras militares conjuntas na região da Península Coreana.
A Coreia do Norte já ameaçou atacar EUA, Coreia do Sul e também o Japão, gerando apreensão na comunidade internacional.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Andrés diz que Corinthians só usará Itaquerão após a Copa em 2015


Obras seguem no Itaquerão, o estádio que terá o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014
O ex-presidente do Corinthians e encarregado pelo clube para as negociações da obra do estádio em Itaquera, Andrés Sanchez, diz que - após a Copa do Mundo - o time só jogará na arena em 2015. Segundo o cartola levará pelo menos sete meses para a retirada dos 20 mil lugares provisórios e outras instalações que serão instalados apenas para receber os jogos do Mundial.

"Se não mexerem mais em nada, que não vamos deixar, o Corinthians só joga aqui em fevereiro de 2015", afirmou Andrés. De acordo com o dirigente, o custo da retirada das instalações móveis não serão bancadas pelo clube. "Não sei quem vai bancar isso, só sei que não será o Corinthians", completou.

O estádio do Corinthians terá capacidade para 48 mil lugares. Na Copa do Mundo, porém, a arena terá espaço para 68 mil torcedores, com os 20 mil lugares provisórios. Além das arquibancadas extras, camarotes e uma área de imprensa também serão instalados em Itaquera apenas durante o Mundial.

As declarações de Andrés Sanchez foram dadas após a visita, nesta quinta-feira, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidato às eleições legislativas é assassinado no Paquistão


Um candidato às eleições legislativas paquistanesas de maio foi assassinado nesta quinta-feira (11) no sul do país, afirmou a polícia e sua formação política.
Fakhrul Islam, de 46 anos, candidato do Mutahida Qaumi Movement (MQM, laico), morreu baleado por homens que circulavam de motocicleta quando saía de seu comércio em Hyderabad. O assassinato não foi reivindicado.
O movimento dos talibãs paquistaneses, o TTP, ameaçou recentemente atacar os três partidos laicos da atual coalizão em Islamabad, incluindo o MQM.

Parentes e partidários de Fakhrul Islam velam o corpo dele nesta quinta-feira (11) na cidade paquistanesa de Hyderabad (Foto: AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia diz que ossada achada em Nova Serrana (MG) não é de Eliza


A ossada encontrada em Nova Serrana (125 km de Belo Horizonte), semana passada, não é da ex-modelo Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, que teria sido assassinada em junho de 2010, informou, nesta quinta-feira (11), a Polícia Civil de Minas Gerais.


O resultado do exame de DNA feito pelo IC (Instituto de Criminalística) da Polícia Civil confrontou os restos mortais encontrados de uma mulher com as amostras genéticas de Eliza e do seu filho Bruninho, fruto do relacionamento dela com Bruno. O ex-atleta está preso na penitenciária Nelson Hungria, na região metropolitana da capital mineira, condenado a 22 anos e três meses, como mandante do sequestro e assassinato da ex-modelo.

No início desta semana, já estava praticamente descartada a possibilidade de ser de a ossada ser de Eliza. Laudo do exame antropológico realizado pela Polícia Civil havia revelado que os restos mortais eram de uma mulher com idade aproximada de 35 anos. A ex-amante de Bruno Fernandes tinha 25 anos quando foi assassinada.

A Policia Civil havia encontrado indícios de que o corpo poderia ser da ex-modelo assassinada, entre outros aspectos, pelo fato de que a arcada dentária da vítima estar bem cuidada, a altura da mulher ser de cerca de 1,70m, mesma altura de Eliza, e uma sandália encontrada no local ser do mesmo número usado por ela, além de fabricada por uma empresa do Paraná, próxima à cidade onde a ex-amante de Bruno morou.

Além disso, foram encontradas três perfurações de balas, duas na cabeça e uma na coluna cervical. No inquérito que apurou a morte de Eliza, as apurações indicaram e ela teria sido morta por estrangulamento.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vaticano desmente que Papa Emérito Bento XVI esteja gravemente doente


Tanto o atual Papa Francisco quanto antecessor Bento XVI usaram vestes brancas (Foto: AFP)
O Vaticano desmentiu nesta quinta-feira (11) que o Papa Emérito Bento XVI esteja gravemente doente, como afirmou a imprensa espanhola na véspera, depois que ele apareceu muito cansado no histórico encontro do fim de março com seu sucessor, Francisco.
Os boatos sobre o grave estado de saúde do primeiro Papa a renunciara na era moderna ganharam força pelas dificuldades que Bento XVI mostrou ao caminhar, encurvado e ajudado por uma bengala, para receber em 24 de março Francisco na residência de verão de Castel Gandolfo, onde se retirou para meditar e rezar em 28 de fevereiro, após a renúncia.
Segundo uma veterana jornalista espanhola, autora de vários livros sobre o Vaticano, as notícia sobre o estado de saúde do Papa Emérito são que "está bastante mal" e "tem algo grave", sem revelar detalhes.
Para o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a jornalista se baseia apenas nas imagens da TV e a partir delas "começou a especular".
"O Papa assumiu um pontificado difícil com uma idade avançada. Era uma pessoa idosa que teve que trabalhar muito duro", explicou Lombardi.
Bento XVI completará 86 anos em 16 de abril e, desde a reunião com Francisco, evita aparecer em público.
Em maio, ele deve se mudar para o mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, o que iniciará uma inédita convivência entre dois Papas dentro dos muros do menor Estado do mundo.
Mesmo antes da renúncia, a imprensa especulava sobre a saúde do pontífice alemão, que sofreria de doenças graves, incluindo câncer e problemas de coração.
Lombardi sempre negou os boatos, mas admitiu que o Papa reclamava de cansaço e se esforçava para cumprir uma agenda pesada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Eles tinham um caso', diz delegado sobre PM que matou garoto no RN


Soldado Julimar Ferreira tinha 25 anos de corporação (Foto: Divulgação/PMRN)Soldado Julimar Ferreira tinha 25 anos
de corporação (Foto: Divulgação/PMRN)
Para o delegado que investiga o caso do policial militar que se suicidou após matar um adolescente em Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, fato ocorrido no último domingo (7), a história já está bem esclarecida. “As investigações apontam realmente para um crime passional. Os relatos confirmaram que eles tinham um relacionamento”, afirmou Sandro Régis, titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade. A arma usada no crime, no entanto, ainda intriga o investigador.
Nesta última terça-feira (9) o delegado ouviu dois adolescentes que estavam com a vítima pouco antes do crime. Os familiares do garoto também prestaram depoimento. “As informações estão indicando que eles tinham um caso”, reafirmou. De acordo com Régis, testemunhas falaram que o policial havia se queixado recentemente do jovem. “Algumas pessoas falaram que ele reclamou que o jovem não queria mais nada com ele”, acrescentou o delegado.

Apesar das informações, o delegado ainda não pode dar o caso como encerrado. “Ainda não sabemos quem tirou a arma do local. Estamos esperando a autorização da Justiça para fazermos algumas diligências”, revelou. O resultado da perícia ainda não chegou à Delegacia de Patu. “Estou aguardando o laudo do Itep, que trará detalhes sobre os vestígios de pólvora”, detalhou.

Entenda o caso

O soldado Julimar Alves Ferreira cometeu suicidou após matar um adolescente de 15 anos, segundo informações do comandante do 7º Batalhão da PM. O crime ocorreu por volta das 14h20 deste domingo (7) na zona rural do município de Patu.
De acordo com o sargento Adonias Silva, o jovem foi perseguido pelo policial em uma estrada de barro. "Ele estava em uma moto tipo Traxx com outro rapaz em uma estrada carroçável, próximo ao local onde estava sendo realizado um evento de motocross quando o soldado o perseguiu", revelou.
Ainda de acordo com o sargento, o adolescente teria saltado da moto e se refugiado no matagal, onde foi encontrado pelo policial militar. O menor foi atingido por dois disparos nas costas e no rosto. Após o homicídio, o policial teria cometido suicídio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››