sábado, setembro 30, 2017

Em nota ao blog do Jair Sampaio vereador de Itaú-RN diz que não recebe bolsa família, esposa sim


O Bolsa Família é um programa muito importante em nosso País, que contribui bastante para redistribuição de renda e a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Sou um defensor deste programa, acredito que a população Brasileira deve ter os seus direitos garantidos, principalmente o direito a uma vida digna.

No entanto, como foi veiculado neste meio de comunicação, a minha esposa também é uma beneficiada deste programa, porém é preciso analisar o caso, antes de tomar conclusões precipitadas.

O meu casamento é recente, sendo que a minha esposa já recebia o benefício anteriormente, em virtude de ter um filho, fruto de outro casamento. Como sabemos o beneficiado é o filho dela, que não é meu dependente, inclusive no meu imposto de renda ele não conta como dependente.

Recentemente em Itaú, houve um recadastramento deste programa e foi declarado a certidão de casamento e os revisores não constataram irregularidade. Como sou vereador de oposição em Itaú, não tenho nenhum acesso aos cadastradores do bolsa família, pois são pessoas ligadas politicamente ao prefeito de Itaú.

Se existe alguma irregularidade, foi uma atitude de má fé, visando denegrir minha imagem, haja vista que jamais seria beneficiado de forma irregular, pois este programa é manipulado politicamente pelo prefeito de Itaú, que consente que seus partidários recebam esse benefício, mesmo sendo funcionário de primeiro escalão da prefeitura, como esposas: Tesoureiro, secretário, vice diretor de escola municipal, vereadores da base do prefeito, funcionários comissionados e contratados, para isto basta votar no prefeito, e não se observar as devidas regras do programa.

O prefeito também permite que agropecuarista, aposentado, comerciante, pessoas que residem distantes de Itaú-RN, que recebam por serem apadrinhados politicamente pelo prefeito de Itaú -RN, pois, o mesmo é o grande manipulador deste programa em nossa cidade.

Portanto, não sou beneficiado deste programa. Já estive com o promotor de justiça, apresentei todos os documentos que foram exigidos a minha esposa pelo recadastrado e o mesmo adiantou que não se enquadra em crime de falsificação ideológica, corrupção, omissão de documentos, como foi erroneamente julgado por este blog.

Ao final da análise do caso, retornarei a este meio de comunicação, para divulgar a legalidade e a verdade dos fatos, esclarecida pela justiça.

GILDO PINHEIRO
VEREADOR
ITAÚ RN

Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

José da Penha/RN: homem alterado quebra moveis da casa, ameaça familiares e policiais dizendo ser membro do PCC

Na noite de quarta-feira(27) por volta das 19h05. A Polícia Militar de José da Penha foi solicitada para comparecer na Rua Vicente Miranda, onde familiares e vizinhos relataram que José Valdeir do Nascimento. 36 anos, se encontrava ingerindo bebidas alcoólicas e fazendo uso de som em alto volume na residência de seus pais, perturbando a vizinhança; quando orientado por familiares para baixar o som. Valdeir ficou revoltado e passou promover desordens e chegando a quebrar alguns móveis da casa de seus pais. Enfurecido, o mesmo continuou destratando seus familiares proferindo palavras de baixo calão e tentativas de agressões físicas, nem a presença dos militares intimidou o acusado e ao ser abordado passou a desacatar e fazer ameaça aos policiais que ao ser dado voz de prisão o mesmo ofereceu resistência, onde os policiais fizeram o uso da força para contê-lo.
Diante dos fatos, acusado e vítimas foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros para que fossem adotadas as medidas cabíveis.
No trajeto de José da Penha à Pau dos Ferros, José Valdeir reforçava as ameaças aos policiais se dizendo ser da facção criminosa “PCC”.

Fonte: Nosso Paraná
Leia Mais ››

Enciumado, homem provoca danos em moto do rival em Marcelino Vieira/RN

Movido por ciúmes, um homem danificou uma motocicleta do rival causando danos materiais pelo fato deste estar namorando sua ex-companheira. O fato ocorreu por volta das 23h00 desta quinta-feira(28). Francisco Dantas Pereira, 37 anos foi a até Rua Francisco Nunes, em Marcelino Vieira e avistou uma motocicleta Honda FAN 150, de cor preta, estacionada em frente a casa da ex, uma mulher de 33 anos. Enciumado passou a quebrar retrovisores, arranhar o tanque de combustível e quebrando manopla de embreagem, provocando danos materiais no veículo pertencente a um homem de 30 anos, atual namorado de sua ex-companheira.

O dono da moto e a mulher saíram para conter a fúria de Pifita, como é mais conhecido o acusado, inconformado pela rejeição, ele passou a fazer ameaças de morte ao casal e advertido caso comunicasse o fato ao policiamento local. 

O sargento Araújo e cabo Luís Carlos tomaram conhecimento do fato através de ligações anônimas e de imediato foram ao local, o acusado percebeu a chegada dos militares empreendeu fuga, sendo localizado minutos depois e preso pelos policiais, em seguida conduzido a Delegacia de Polícia civil para as providencias pertinentes ao caso.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Criminosos roubam carro e na fuga capotam o veículo em Governador Dix Sept Rosado


Segundo informações da PM, quatro indivíduos portando armas de fogo, roubaram um carro tipo Renault Logan de cor prata, na manhã deste sábado 30 de setembro na cidade de Governador Dix Sept Rosado na região Oeste do RN e durante a fuga capotaram o veículo em estrada de barro naquele muncípio. 

Ainda de acordo com a Polícia Militar,os criminosos abandonaram o carro capotado e tomaram outro veículo de assalto, um Corolla Prata. Após o segundo roubo, os bandidos fugiram em direção à Mossoró. 

Guarnições da Polícia Militar de Mossoró, realizaram barreiras na entrada da cidade e no bairro Bom Jesus, mas sem sucesso. Os criminosos não foram localizados.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Namorada de chefe da quadrilha da região oeste é presa por associação criminosa em Umarizal/RN

Policiais Militares lotados no Destacamento Policial de Umarizal, prenderam na tarde de quarta-feira(27) a jovem Tamires Luana Miranda, 22 anos, no centro da cidade de Umarizal, acusada de praticar crime por associação criminosa. 

Tamires é namorada do assaltante e homicida João Paulo o "João dos ferros" e irmã do também assaltante Paulo Henrique de Andrade Miranda, os quais juntamente com outros elementos vem aterrorizando a região do oeste potiguar, praticando assaltos a residências e correspondentes bancários, além de praticarem assassinatos a desafetos e provavelmente pistolgem. 

No momento em que Tamires foi conduzida a delegacia de policia civil, ela estava de posse de seu celular, no qual haviam vários áudios e textos relacionados ao bando, dando a entender que ela era quem dava apoio logístico, e que ela e o namorado fizeram planos de fuga da área onde eles foram cercados pelos policiais. 

Tamires após ser autuada em flagrante delito, foi encaminhada ao presídio feminino da cidade de Mossoró, onde aguardará o pronunciamento da justiça.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

LAMENTÁVEL: MARTINS-RN ATINGE A MARCA DE 10 MORTES VIOLENTAS EM 2017. MORRE JOVEM QUE ESTAVA INTERNADO A VÁRIOS MESES EM MOSSORÓ.

Lamentável: mais um fato triste choca a cidade de Martins, localizada na Região Serrana do Oeste potiguar. com esse triste fato município chega a 10 homicídios só em 2017, ano mais violento da historia.

O Blog Martins em Pauta.com recebe a triste a informação que o jovem Antonio Nielison da Silva, Nielison18 anos, que foi atingido por disparos na cabeça na noite do dia 02-06 de 2017. no Sitio Frade na Cidade de Martins não resistiu e veio a Óbito em uma unidade hospitalar em Mossoró. "informações que n o alvo não seria o jovem Nielison e sim o seu amigo, mas mesmo assim Nielison foi o mais afetado com o disparo provavelmente de espingarda. 

Foi muito sofrimento para o Jovem Nielison, famíliares e amigos, Foram 04 meses praticamente padecendo em leitos de hospitais entre a vida e a morte, e na tarde de hoje veio a triste noticia do seu falecimento.

O corpo de Nielison será trasladado para a cidade de Umarizal-RN, onde será velado na residencias de familiares no Conjunto São Francisco, que fica localizado por traz do Posto de Combustível Miragem na saída de Olho Dágua dos Borges.

O sepultamento acontecera no cemitério Publico da cidade de Umarizal neste sábado 30, horário previsto para as 09:00 Horas da manhã.


Fica aqui os nossos votos de pesar aos familiares, e que Deus na sua infinita bondade dê o conforto a todos os familiares e amigos!! 

Fonte: Martins em Pauta
Leia Mais ››

Impossível realizar um trabalho satisfatório, diz delegado sobre falta de estrutura na DHPP de Mossoró

A onde de crimes contra a vida que vem crescendo a cada dia em Mossoró, na região Oeste do RN e deixando a população assustada, também tem tirado o sono  do delegado da Divisão de Homícidios e Proteção à Pessoa DHPP, Dr. Rafael Arraes. 

Hoje são quase 500 inquéritos de homicídios acumulados na divisão e que ainda não foram esclarecidos, sendo que 174 só neste ano de 2017. 

Para piorar a situação a DHPP, que em 2012 tinha um contigente de 10 agentes de campo, hoje conta apenas com cinco policiais e as perspecitvas não são animadoras. 

Segundo o delegado titular da especializada, Dr. Rafael, em outubro vindouro dois de seus agentes entram de férias ficando apenas três policiais para investigar os crimes. 

Diante dessa situação,é impossível realizar um trabalho satisfatório, diz o delegado Rafael Arraes. Nos últimos dias em locais de crime o delegado Arraes, tem conversado informalmente com a imprensa, onde vem externando o desejo de deixar a DHPP.



Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PM retira faixa colocada em homenagem a suspeito de tráfico morto em Natal

Policiais militares arrancaram a faixa na Favela do Japão (Foto: Divulgação/PM)

Policiais militares do 9º Batalhão retiraram uma faixa colocada na Comunidade Novo Horizonte, mais conhecida como Favela do Japão, Zona Oeste de Natal, em homenagem a um homem que morreu em confronto com a PM na segunda-feira (25). Rafael da Silva Moreira, de 27 anos, o 'Careca', era apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte, e líder do tráfico de drogas na região.
Para o coronel Zacarias Mendonça, comandante do Policiamento Metropolitano, o que estava escrito na faixa representa uma “inversão de valores”. “Um indivíduo que vivia cometendo crimes não pode ser ovacionado”, comentou o coronel.
A faixa, estava escrita a frase “Favela do Japão está em luto. Eterno Careca”.
Rafael Careca morreu depois de trocar tiros com policiais do Batalhão de Choque da PM na madrugada da segunda-feira (25) durante um patrulhamento de rotina no bairro das Quintas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Médicos plantonistas da maternidade de Apodi param por que há três meses a municipalidade não repassa recursos

Uma noticia lamentável acaba de chegar a nossa redação. Os médicos plantonistas que prestam serviço à maternidade Claudina Pinto aqui do Apodi pararam as atividades por que estão com três meses atrasados.

A notícia vem confirmar matéria que postamos hoje (29), pela manhã, (CLIQUE AQUI) onde afirmávamos que gestantes tinham partos mascados foram dispensadas.

A municipalidade não tem repassado a APAMI os recursos para que a prestação de serviço seja quitada. E, por falta de prestação de contas não é. O diretor da APAMI, Francisco Kerenk, essa semana nos mandou copias de balancetes comprovando a prestação de contas que tem feito ao poder pulico (CLIQUE AQUI e releia).

Como a direção da APAMI pode pagar os funcionários se a Prefeitura Municipal de Apodi, principal fonte mantenedora da Maternidade, não tem feito os repasses? Não faltou dizer isso na Carta "aberta"? Cadê os vereadores senhoras e senhores leitoras desse blog? Todo mundo bem caladinho. 

Lamentável essa situação. A que ponto chegamos. Imaginava não ver mais essa situação. Faz uns quatro anos que não vejo isso por aqui em virtude dessa circunstância e com essa magnitude. Nossas gestantes não merecem.

Fonte: Blog do Toinho Filho
Leia Mais ››

Administração Municipal conclui audiências públicas para elaboração do PPA participativo


Foi com muita alegria e satisfação de uma missão cumprida que a Prefeitura Municipal de Itaú, Estado do Rio Grande do Norte concluiu na noite desta sexta-feira, 29 de setembro de 2017, o ciclo de audiências públicas para elaboração do Plano Plurianual Participativo 2018-2021 (PPA P).

A administração ouviu os bairros: Centro, Flores, Alto São Benedito e Nossa Senhora do Desterro (Parabólica) onde foram apresentadas propostas para serem alocadas no Plano na esperança que sejam executadas, trazendo os benefícios necessários para a comunidade que protocolaram seus pedidos.



Os articulares acompanharam todas as audiência no intuito de auxiliar os moradores em seus pedidos, dialogando sobre cada necessidade, em especial as que mereciam maior prioridades.

Para o Secretário de Administração, Marcos Morais, as audiências foram de suma importância, pois a partir de agora terá a certeza de que o projeto para os próximos quatro anos seguirá de acordo com os anseios da comunidade e não como era costumeiramente feito antes da administração do Prefeito Ciro Bezerra, que desde sua primeira gestão seguiu como deve ser feito o Plano Plurianual com a participação popular, embora nem toda população ter atendido o pedido, mas os objetivos foram alcançados.














Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

MPRN recomenda cobrança de ressarcimento de mais de R$ 20 mil a ex-gestor da Câmara de Sítio Novo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao prefeito de Sítio Novo que cumpra decisão judicial, cobrando do ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Inácio Marcos da Silva, a devolução de mais de R$ 20 mil ao cofre público do Município. A recomendação, emitida pela Promotoria de Justiça da comarca de Tangará, baseia-se em condenação determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O ex-presidente foi condenado pelo TCE em virtude de ter publicado tardiamente os Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) do exercício de 2009. A quantia mencionada corresponde especificamente ao ressarcimento de R$ 10.848,40 (devidamente atualizado no momento do pagamento) somado a multas no valor de R$ 4.339,35 (sobre o débito atualizado) e de R$ 8.916,48 (equivalente a 30% dos vencimentos anuais do gestor).

No início do mês de setembro, o MPRN emitiu duas recomendações para que o município de Rafael Fernandes também promovesse a execução de duas condenações de ressarcimento expedidas pelo TCE em desfavor de dois ex-presidentes da Câmara Municipal. Em agosto, atuação semelhante ministerial foi dirigida às prefeituras de Tangará e Baraúna, também referentes a gestores públicos condenados pelo TCE a ressarcir o erário.
Leia a recomendação na íntegra AQUI

Fonte: Blog do Toinho
Leia Mais ››

Após ocupação de fazenda na Bahia, família de Geddel tem gado roubado em outra propriedade

Índios ocuparam fazenda que seria de Geddel em Potiraguá, na Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Quatro dias após uma fazenda do ex-ministro Geddel Vieira Lima ter sido ocupada por índios no município de Potiraguá, no sul da Bahia, uma outra propriedade da família foi assaltada no município de Maiquinique. As cidades ficam distantes cerca de 55 quilômetros. Os ladrões teriam levado algumas cabeças de gado da propriedade.
A informação foi divulgada ao G1 pelo advogado da família Vieira Lima, que atua no caso, Franklin Ferraz. Ele contou que o caso ocorreu na noite de quarta-feira (27).
Segundo informação preliminar obtida pela defesa, um grupo entrou na fazenda em um caminhão, embarcou algumas cabeças de gado e fugiu. Ferraz detalha que os envolvidos, que chegaram ao local em dois cavalos, ainda abandonaram os animais na propriedade.
O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, que é coordenador da Polícia Civil da região, confirmou o registro da denúncia. Ele disse que na queixa foi relatado o furto de ao menos 25 cabeças de gado. "Chegaram com um caminhão e embarcaram o gado", relata.
A polícia trabalha com duas hipóteses. A primeira é de que o caso tenha relação com invasão da fazenda em Potiraguá. A segunda é de que tenha a ver com suspeitos que assaltam fazendas da região. O caso está sendo investigado.

Fazenda em Potiraguá é ocupada por indígenas  (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)
Fazenda em Potiraguá é ocupada por indígenas (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)

Ocupação em Potiraguá
O advogado Franklin Ferraz contou ao G1 que a Justiça converteu, nesta sexta-feira (29), o pedido de reintegração de posse da fazenda ocupada por índios em Potiraguá em um pedido de diligência na propriedade para que se verifique as circustâncias da invasão.
Com isso, Ferraz disse que um oficial foi encaminhado para o local, sob proteção policial, para verificar quem são os ocupantes, quantos são e quais as motivações da ocupação. "O juízo protelou a decisão de reintegração para melhor esclarecimento dos fatos.
A expectativa da defesa é que "se possa analisar os fatos e que se conclua pela reintegração", disse o advogado. O G1 não conseguiu ter acesso à decisão judicial.

Ex-ministro Geddel Vieira Lima está preso no Complexo da Papuda, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Ex-ministro Geddel Vieira Lima está preso no Complexo da Papuda, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Ex-ministro Geddel Vieira Lima está preso no Complexo da Papuda, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Índios
A TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, esteve na fazenda e conseguiu conversar com um dos líderes da ocupação. O índio de Ararauã, que é do município de Pau Brasil, disse que o terreno da fazenda já foi usado como cemitério por povos indígenas.
"A gente está lutando para estar no espaço onde tem um cemitério dos nossos antepassados. Essa terra aqui tem o espaço dos nossos antepassados". Como o local é considerado sagrado, os indígenas pedem demarcação de terra na fazenda.
O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior disse que os depoimentos dos funcionários confirmam que a invasão do terreno foi feita por indíos. "Três funcionários disseram que eles estavam armados e falavam em dialetos, indicando que realmente se tratam de índios", afirmou.

O delegado destaca que todos os funcionários que estavam na fazenda, e que foram feitos de reféns, foram liberados pouco após a ocupação. Ninguém foi ferido pelos índios.
A Fazenda Esmeralda foi invadida por volta das 2h do sábado por cerca de 25 homens, que estavam armados com espingardas e outras armas longas.
Geddel está preso no complexo da Papuda, em Brasília, desde 8 de setembro. A prisão ocorreu três dias após a polícia ter encontrado R$ 51 milhões em cédulas em um imóvel supostamente utilizado por ele. Antes, ele já cumpria prisão domiciliar em Salvador.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aneel anuncia bandeira vermelha e taxa extra de R$ 3,50 nas contas de luz em outubro

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, confirmou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária de outubro vai passar para vermelha patamar 2, o mais caro previsto, e a taxa extra cobrada nas contas de luz vai subir para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.
A informação de que a taxa da bandeira ficaria mais cara foi adiantada mais cedo nesta sexta pelo G1. É a primeira vez desde 2015, quando o sistema de bandeiras foi criado, que a taxa extra de R$ 3,50 é cobrada.
No mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, que aplica uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Valores das bandeiras tarifárias aprovados pela Aneel para 2017 (Foto: Arte/G1)
Valores das bandeiras tarifárias aprovados pela Aneel para 2017 (Foto: Arte/G1)

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores o custo da produção de energia no país. O objetivo é permitir que os consumidores adotem medidas de economia para evitar que suas contas de luz fiquem mais caras nos momentos em que esse custo está em alta.
A cor verde indica que o custo é baixo. A amarela, que ele subiu um pouco. A vermelha, patamar 1, que está alto. E a vermelha, patamar 2, que está muito alto.
Falta de chuvas
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou, em entrevista nesta sexta, que a quantidade de água que chegou aos reservatórios das hidrelétricas em setembro foi a mais baixa para o mês em 86 anos, reflexo da falta de chuvas.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na quinta (28), dado mais recente, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração do país, estavam com armazenamento médio de 24,75%. Trata-se do mais baixo nível para este período pelo menos desde 2011.
No Nordeste, o armazenamento médio era de 9,46% no dia 28.
Rufino afirmou que o governo fará uma campanha na internet, televisão e em outros meios de comunicação para que os consumidores não desperdicem energia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Censo Agropecuário começa neste domingo e visitará 5 milhões de estabelecimentos

lavoura agricultura familiarO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do Brasil.
A pesquisa para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017 começa neste domingo (1º de outubro) e visitará mais de cinco milhões de estabelecimentos até fevereiro de 2018, de acordo com informações da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
De acordo com a secretaria, serão cerca de 19 mil recenseadores percorrendo todo o território brasileiro para coleta de dados nos 5.570 municípios. A pesquisa trará informações sobre a produção, equipamentos usados, localização, entre outros pontos.
A coleta de dados será realizada nos estabelecimentos agropecuários no território nacional, o que abrange unidades de produção ou exploração dedicada, total ou parcialmente, atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, independentemente do tamanho e forma jurídica.
O IBGE incentiva que os agricultores recebam as equipes do Censo. "Eles precisam se fazer visíveis. A gente sabe que os agricultores familiares são responsáveis por uma parcela muito significativa da produção de alimentos e o Censo é uma forma de afirmar isso",  diz a nota do IBGE.
A secretaria informou ainda que os recenseadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Preço da gasolina volta a subir e renova maior valor do ano

Alta no preço da gasolina (Foto: Reprodução/TV Morena)O valor da gasolina para o consumidor voltou a subir nesta semana, pela sétima vez seguida, e renovou o maior valor do ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pela Agência Nacional do Petróleo.
De acordo com o levantamento, o valor médio por litro passou de R$ 3,879 para R$ 3,884, um aumento de 0,12%.
Na mesma semana, a Petrobras reduziu os preços em 1,45% nas refinarias. O repasse ou não da diminuição para o consumidor depende dos postos.

Outros combustíveis
O preço do diesel também subiu na semana, de R$ 3,177 por litro, em média, para R$ 3,201 – uma elevação de 0,75%. Na mesma semana, o preço do combustível nas refinarias foi reajustado em 2,21% pela Petrobras.
Já a alta no preço do etanol foi de 0,49%, de R$ 2,624 por litro para R$ 2,637.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Grupos LGBT protestam contra decisão sobre 'cura gay' na Avenida Paulista

Manifestantes contra 'cura gay' bloqueiam a Av. Paulista  (Foto: Rodrigo Pivas/Futura Press/Estadão Conteúdo)Grupos ligados ao movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) protestam nesta sexta-feira (29) na Avenida Paulista, região central de São Paulo, contra a decisão do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, do Distrito Federal, que liberou as 'terapias de reversão', também conhecida como "cura gay", segundo SP2.
O grupo começou a se reunir às 17h no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e, por volta das 18h40, bloqueava sentido Consolação da Av. Paulista, segundo SP2. De acordo com a Polícia Militar (PM), a via já foi liberada.
Terapia proibida em 1999
A Justiça do DF passou a permitir que psicólogos tratem a população LGBT como doentes, liberando a realização de "terapias de reversão". Esse tipo de tratamento era proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. O órgão afirma que vai recorrer.
A ação popular foi assinada por um grupo de psicólogos defensores das terapias de reversão sexual. Nela, Carvalho mantém a integralidade da resolução, mas determina que o conselho não proíba os profissionais de fazerem atendimento de reorientação sexual. Além disso, diz que os atendimentos têm caráter reservado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Manifestantes protestam em frente ao MAM contra performance com homem nu

Manifestantes fazem protesto na porta do MAM  (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)Um grupo de manifestantes fez um protesto em frente ao Museu de Arte Moderna de São Paulo na tarde desta sexta-feira (29) depois que uma menina, acompanhada de sua mãe, ser filmada tocando no pé do artista fluminense Wagner Schwartz que se apresentou nu.
Mulheres levaram cartazes com frases como "pedofilia é crime" e "contra a pedofilia e a erotização infantil". A Guarda Civil Metropolitana e a segurança do museu foram acionadas.
A apresentação do artista Wagner Schwartz ocorreu somente na terça-feira (26), na estreia do 35º Panorama de arte Brasileira, tradicional exposição bienal que aborda a arte no país e propõe reflexão sobre a identidade brasileira. Segundo o MAM, o evento era aberto a visitantes que estivessem no local. O museu também informou que havia sinalização sobre a nudez na sala onde a performance ocorria.
A performance chamada “La Bête” foi inspirada em um trabalho de Lygia Clark. “Bichos” é considerada a obra viva da artista, pois sua intenção era de que a arte ultrapassasse os limites da superfície de um quadro. A série de esculturas com dobradiças permite que o espectador se torne figura atuante na obra, e foram construídas com formas geométricas para que não se parecessem animais, mas que permitissem uma visão livre do que a peça representava.

Em “La Bête”, o premiado artista Schwartz, que trabalha há quase 20 anos com coreografia, manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série e se coloca nu, vulnerável e entregue à performance artística, convidando o público a fazer o mesmo com ele.
De acordo com o MAM, o público presente na performance era formado essencialmente por artistas e, uma das pessoas que prestigiou a apresentação foi a performer e coreógrafa Elisabeth Finger acompanhada da filha. O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que Schwartz está deitado, e mãe e filha, tocam seus pés.

Guarda Civil Metropolitana foi acionada para conter protesto em frente ao MAM (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Reação
O MBL divulgou um vídeo nas redes sociais em que chama a apresentação de “repugnante”, “inaceitável”, “erotização infantil”, “afronta”, “crime”, e afirma que a criança “se sentiu constrangida”. O grupo acrescenta que o vereador Fernando Holiday (DEM) vai “tomar as providências sobre o caso da criança induzida a ato libidinoso”.
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) chamou os envolvidos de "canalhas" e categorizou a atividade como "pedofilia". O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) considerou as cenas "revoltantes" e os envolvidos "destruidores da família".
Em nota (veja a íntegra ao final da reportagem), o MAM informou que a sala estava "devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística". O museu também afirmou que “o trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark”.
"Importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe", diz a nota.

Artista foi atacado nas redes sociais por permitir interação de criança quando estava nu em performance no Mudeu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul de SP (Foto: Divulgação)

Aspecto jurídico
O G1 consultou o juiz Jaime Medeiros da vara da Infância e da Juventude sobre o caso. “É importante deixar claro que não acompanhei o caso, mas pelo que vi por meio da imprensa, seria adequado se houvesse restrição de idade à apresentação por conta do conteúdo. Sou um defensor da liberdade artística e de expressão, mas vejo que foi a falta de cautela que gerou a polêmica”, opinou o juiz.
“Sobre tipificar a conduta do artista como crime, não me parece adequado. Não sei como o MAM procedeu, mas vejo uma falha por não terem aumentado a idade de acesso permitida. Essas questões de exibição são sempre delicadas porque você não pode censurar de maneira nenhuma, mas a criança tem que ser protegida integralmente”, continua o magistrado.
O desembargador Antônio Carlos Malheiros, do Tribunal de Justiça, compartilhou com o G1 uma opinião similar àquela do juiz. Ele disse que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) orienta os espaços a indicarem restrição de idade sobre o conteúdo exibido.
“Chamar qualquer episódio mais insinuante de ‘pedofilia’ virou uma histeria coletiva. Isso precisa ser afastado. Agora, de fato, a criança não poderia estar presente. Não considero pedofilia, mas é uma ação absolutamente inconveniente para uma criança. Ou seja, esse artista e a própria mãe da criança que estava com ela podem ser advertidos. Mas não vamos chegar ao exagero de achar que era um comando pedófilo”, explica o desembargador.
“O ECA tem medidas protetivas às crianças, que não permitem que as crianças estejam em determinados locais onde determinadas cenas podem eventualmente chocá-las. E a cena pode, sim, vir a chocar uma criança. Nesse aspecto foi absolutamente inadequado”, continua.
“Não sei qual foi o procedimento do MAM, mas ele deveria estar ciente de que haveria cena de nudez com manipulação e restringir o acesso do público. Em caso de dúvida sobre restrição de idade, ele poderia acionar a vara da Infância e da Juventude, pedindo uma orientação”, completa o desembargador Antônio Malheiros.
Veja a íntegra da nota do MAM:
O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance 'La Bête', que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em apresentação única.
A sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística, seguindo o procedimento regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a temas sensíveis.
O trabalho apresentado na ocasião não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.
Importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe. As referências à inadequação da situação são resultado de desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra.
O MAM reafirma que dedica especial atenção à orientação do público quanto ao teor de suas iniciativas, apontando com clareza eventuais temas sensíveis em exposição.
O Museu lamenta as interpretações açodadas e manifestações de ódio e de intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalharam pelas redes sociais.
A instituição acredita no diálogo e no debate plural como modo de convivência no ambiente democrático, desde que pautados pela racionalidade e a correta compreensão dos fatos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Correios decidem encerrar serviços do Banco Postal em mais de 1.800 agências a partir de outubro

Correios decidem encerrar serviços do Banco Postal em mais de 1.800 agências a partir de outubro (Foto: Divulgação)
Os Correios informaram nesta sexta-feira (29) que os serviços prestados pelo Banco Postal serão encerrados a partir de 11 de outubro em 1.827 agências da estatal em 12 estados.
Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa dos Correios, os altos custos de manutenção e segurança "os tornam inviáveis".
O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos. Em vários municípios chega a ser a única opção de acesso bancário. Atualmente, o serviço é oferecidos em cerca de 6.500 agências dos Correios.
Justificativas
"Com o aumento das decisões judiciais que obrigam a adoção de ações de segurança adicionais às previstas para correspondentes bancários (contratação de vigilantes armados e/ou porta giratória), os Correios se veem obrigados a interromper os serviços do Banco Postal nessas localidades", afirma a estatal. "Cabe esclarecer que os demais serviços dos Correios continuarão disponíveis nessas unidades", acrescenta.
Segundo reportagem do jornal "Valor Econômico" desta sexta, o custo mensal nessas agências poderia chegar a R$ 8 milhões e a intenção dos Correios era repassar essas despesas de segurança para o Banco do Brasil, o que o contrato não permitiu.
Questionado pelo G1, os Correios responderam que "por se tratar de assunto estratégico", não poderia comentar os valores desse custo.
Os Correios informaram ainda que permanece em negociação com o Banco do Brasil para buscar soluções que reduzam o impacto do encerramento dos serviços do Banco Postal.
Já o Banco do Brasil informou que busca "encontrar alternativas que permitam a manutenção de parte dos pontos de atendimento".
No final de 2016, os Correios fecharam acordo com o Banco do Brasil para manter a parceria por mais 36 meses.
Segundo os Correios, Bahia e Paraná serão os estados com o maior número de encerramentos. Veja lista abaixo:

AL: 71
BA: 440
CE: 205
GO: 259
MT: 26
PE: 23
PI: 178
PR: 412
RN: 183
RR: 15
RS: 1
SP: 14 (interior)
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que o fechamento das agências do Banco Postal irá afetar um total de 137.962 benefícios de aposentados e pensionistas, cujo pagamentos terão que migrar para outras agências bancárias. Desse total, 1.231 benefícios terão que ser transferidos para outros municípios.
Os trabalhadores dos Correios estão em greve desde a semana passada. Nesta quinta-feira (28), o ice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, declarou abusiva a greve. A decisão derruba a liminar concedida na segunda-feira (25) que determinou a manutenção de 80% das atividades nas unidades da empresa. Segundo os Correios, os "empregados que aderiram à paralisação devem retornar aos seus postos de trabalho imediatamente".
Crise nos Correios
Os Correios enfrentam uma severa crise econômica. Nos últimos dois anos, os Correios apresentaram prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões. Desse total, 65% correspondem a despesas de pessoal.
Neste mês, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu que existe a possibilidade de privatizar os Correios, mas afirmou que ainda “não há uma decisão tomada”, já que “isso é uma coisa que tem que ser tratada com muito cuidado”. Em março, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, já havia afirmado que, se a empresa não promovesse o "equilíbrio rapidamente", "caminharia para um processo de privatização".
Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa.
Os Correios anunciaram em março o fechamento de 250 agências, apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos.

Em abril, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que a demissão de servidores concursados vinha sendo estudada. Segundo ele, os Correios não têm condições de continuar arcando com sua atual folha de pagamento e contratou um estudo para calcular quantos servidores teriam que ser demitidos para que o gasto com a folha fosse ajustado.
A estatal alega ainda que o custeio do plano de saúde dos funcionários é responsável pela maior parte do déficit da empresa registrado nos últimos anos. Hoje a estatal arca com 93% dos custos dos planos de saúde e os funcionários, com 7%.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Exame de DNA confirma que corpo achado no mar da Itália é de brasileira que trabalhava em navio

Um exame de DNA confirmou que um corpo encontrado pela guarda costeira italiana, em julho, é da paulistana Simone Scheuer Sousa. Ela desapareceu no dia 19 de junho quando o navio em que ela trabalhava navegava pelo Mar Adriático, entre as cidades de Veneza e Brindisi. Ela trabalhava na área de limpeza.
Colegas de trabalho contaram que Simone tinha discutido com o chefe no dia em que desapareceu. Ela tinha 35 anos.
A confirmação da morte de Simone veio nesta sexta-feira (29), mais de três meses depois do desaparecimento dela. Segundo o advogado da família, um exame de DNA comprovou que o corpo encontrado mar no dia 18 de julho, no nordeste da Itália, é o de Simone.
As autoridades italianas trabalham com duas linhas de investigação: se ela se matou ou se foi assassinada.
Ainda segundo o advogado da família de Simone, os trabalhos de investigação dependem de dois depoimentos de brasileiros que trabalhavam com ela no navio e que teriam presenciado a discussão de Simone com o chefe dela.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Contra-ataque do Estado Islâmico termina com 118 mortos na Síria

Pelo menos 118 combatentes morreram desde ontem em lutas entre as forças governamentais sírias e o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que lançou um contra-ataque para atingir os soldados leais ao governo no leste do país. A informação é da EFE.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 73 dos mortos eram integrantes das tropas governamentais, sendo 34 estrangeiros, e 45 eram membro do grupo terrorista. Segundo a ONG, dezenas ficaram feridos nos dois lados.

O Observatório alertou que os combates continuam e se estendem de Deir ez-Zor a Al-Sukhnah, perto da fronteira com Homs, que é bombardeada pela aviação russa, aliada do Exército sírio.

Perdas e ganhos

O EI tomou o controle do povoado Al Shula, ao oeste de Deir ez-Zor, e fechou a estrada que liga esta província com Damasco, enquanto as forças governamentais recuperaram o domínio de alguns pontos que perderam ontem nas imediações de Al-Sukhnah.

Em vários comunicados divulgados através da rede Telegram, os extremistas falam de ataques e de um atentado cometido por seus seguidores contra as tropas governamentais sírias e aliadas. Além de dezenas de mortos, os jihadistas afirmam que capturaram dois soldados russos e três sírios, mas isso não foi confirmado pelo governo da Síria nem pelo da Rússia.

Mais cedo, a agência de notícias oficial da Síria, Sana, informou que unidades militares tinham repelido um ataque dos radicais na estrada que liga Deir ez-Zor à cidade histórica de Palmira, e que conduz a Damasco. O EI lançou este contra-ataque depois que ontem o Exército sírio, apoiado pela aviação russa, cercou os extremistas em Deir ez-Zor, um dos principais redutos dos jihadistas na Síria.

Também nesta sexta-feira (29) as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, arrebataram do Estado Islâmico (EI) o controle da estratégica cidade síria de Al Suwar, na província nordeste de Deir ez-Zor.

Baghdadi reaparece

Ontem o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, reapareceu em uma suposta gravação de áudio na internet, cuja autenticidade ainda não foi comprovada, discursando para os seus seguidores no Iraque e na Síria, depois que várias notícias sobre a sua morte foram divulgadas.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Secretário de Saúde dos EUA pede demissão após polêmica com viagen

O secretário de Saúde dos EUA, Tom Price, durante evento na Casa Branca na quinta-feira (28) (Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP)
O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Tom Price, pediu demissão nesta sexta-feira (29), após ter seu nome envolvido em uma polêmica por usar aviões do governo em uma série de viagens nas quais poderia ter optado por voos comerciais. Criticado pelo presidente Donald Trump, Price disse prometeu reembolsar os valores gastos.
"O secretário de Saúde e Serviços Humanos Thomas Price ofereceu sua demissão hoje e o presidente aceitou", afirmou a Casa Branca em um comunicado.
Segundo a Reuters, Trump nomeou Don Wright para atuar como secretário interino. Wright é atualmente o vice-secretário assistente de saúde e diretor do escritório de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Mais cedo, Trump disse que "não estava feliz" com Price e havia prometido que decidiria ainda nesta sexta o futuro dele em sua administração.
De acordo com a Associated Press, 24 viagens de Price foram reportadas inicialmente pelo site Politico, que indicou que em muitos casos havia opções de voos comerciais que custariam menos.
Price alegou que suas despesas foram aprovadas pelo departamento responsável dentro de sua secretaria, mas prometeu emitir um cheque pessoal para reembolsar os valores. Ele também garantiu que no futuro viajaria apenas em voos comerciais.
Segundo o escritório do ex-secretário, ele devolveu US$ 51.887,31. A Associated Press afirma que o valor cobre apenas o equivalente às despesas dele nas viagens, e não os gastos totais dos voos.
Depois da polêmica, outros membros do governo divulgaram suas listas de voos não comerciais, justificando porque eles foram realizados.
O secretário de Departamento de Assuntos para Veteranos não usou jatos particulares, mas realizou viagens em aviões militares e prometeu publicar no site da Secretaria uma relação com os voos, detalhando as datas e motivos de cada viagem e seus custos.
O secretário de Interior justificou seus três voos particulares afirmando que não havia opções comerciais nas datas e destinos necessários e o administrador da Agência de Proteção Ambiental também listou seus voos e disse que eles foram pré-aprovados por uma comissão legal de ética.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Muralha se emociona e reage a críticas: "Tô sendo massacrado o ano todo"

Muralha na disputa de pênaltis contra o Cruzeiro caiu em todas para o seu canto direito (Foto: THIAGO CALIL/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)A derrota na decisão da Copa do Brasil para o Cruzeiro, nos pênaltis, pesou mais uma vez nos ombros de Muralha. "Massacrado o ano todo", como ele mesmo disse em entrevista ao repórter Eric Faria, na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, o goleiro reagiu às críticas.
Falou do papo com o preparador de goleiros Victor Hugo na véspera da decisão, lembrou da família, da dor que a mãe está sentindo pelo momento delicado no Flamengo, da origem humilde e de todos esforços até chegar ao ápice da carreira - ser titular no Rubro-Negro, o time de maior torcida do país.
Franco, o goleiro assumiu a estratégia na cobrança de pênaltis, de pular todas para o lado direito. Reforçou que, após os estudos com o departamento de futebol, considerou a melhor estratégia. Mas admitiu que a defesa de pênaltis é um ponto a ser melhorado na profissão. Ele não defendeu nenhuma cobrança diante do Cruzeiro. Pelo Flamengo, só pegou uma em 22.

Confira abaixo a entrevista exclusiva com o goleiro Alex Muralha:
PÊNALTIS CONTRA O CRUZEIRO
Saiu matéria botando culpa no pessoal do desempenho do Flamengo. A culpa é do atleta. Infelizmente não defendi pênalti, mas aqui todos ganham e perdem juntos. Tô sendo massacrado o ano todo, sempre em cima de mim a culpa. Acostumei com isso, fiquei mais cascudo. Preparo o psicológico. Vai passar. Muralha não se define em pênaltis e jogos. Em algum momento vai mudar e coisas melhores virão.

PAPO COM VICTOR HUGO
Conversei no dia anterior com ele, e vendo todos os lances, eu falei 'Quero fazer isso'. Ele perguntou se eu estava confinate. 'Eu tô', respondi. Então ele disse: 'Faz o que teu coração mandar. Se na hora achar que não tem que fazer, não faz. Mas se achar que tem de fazer, vai lá e faz'.
RESPONSABILIDADE
A decisão foi minha, simplesmente minha. Se eu fosse para todos os lados, ficasse parado, não pegasse nada, teria a mesma cobrança, tínhamos que ser campeão para tudo mudar. Não fomos. Estamos aprendendo muito esse ano, é um grupo mais forte, se unindo mais, sabemos onde vamos chegar - disse o goleiro.

ESTRATÉGIA MONTADA
Para todos os jogos têm estudos de pênalti, falta, para tudo temos estratégia. Para aquele jogo, vimos que a probabilidade de baterem do lado direito era grande. Mas a decisão do momento eu decidi. Eles me estudaram também no caso. Saiu matéria que eles perceberam que eu pulava para aquele lado e inverteram, mas ainda assim uma cobrança foi no meu lado, no alto, e fez o gol (cobrança de Diogo Barbosa).
MENTAL EM CAMPO
Na verdade, disputa de pênalti é uma briga mental. Eu fazendo aquilo (pular no mesmo canto), poderia induzir eles a baterem onde eu queria. Não deu certo. Recebi todos os estudos, a possibilidade era grande de baterem ali.
PRECISA EVOLUIR NOS PÊNALTIS?
Em todos os pontos, mas em penalidades, sim, evoluir, melhorar, trabalhar mais de alguma forma. Mas tudo aqui a gente trabalha, faz. É momento, creio que é momento, uma hora passa e vou pegar pênaltis. Mostrar que sei pegar penalidade. Quando comecei a carreira era uma das melhores coisas que eu fazia, era pegar pênalti. Chegar aqui e ter esse apelido por causa disso. É passageiro. É sofrido e é passageiro.
O SEU PRIMEIRO PELO FLA VOCÊ PEGOU...
Como pode. Primeiro pênalti, jogo oficial, defendi um pênalti. Mas a vida é assim, tudo tem propósito de Deus e as coisas vão se reverter.
A DOR DA MÃE
Fiquei emocionado, não sabia que ela foi ao médico e tomou remédio para dormir. Minha família é muito simples, fui criado na roça. Chegar onde cheguei é muito grande. Morava em casa de pau a pique, bem humilde, agora estar nesse patamar... Me tocou muito. Uma pessoa que desde pequeno te dá tudo e está sofrendo porque estou sofrendo. Mas Deus é bom e justo.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››