terça-feira, março 08, 2022

Comitê científico do RN recomenda começar a aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid em idosos

O Comitê Científico do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (8) uma nova carta de recomendações para o atual momento da pandemia no estado. Entre elas, está o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid em pessoas acima de 60 anos no estado.


Comitê Científico recomenda aplicação da quarta dose em idosos — Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Petrolina


Atualmente, os únicos autorizados a receberem a quarta dose no estado são os imunossuprimidos.


A carta de recomendações feita pelo comitê é encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para servir de base para decisões do governo do RN.


Nesta terça, a pasta anunciou inclusive que vai adotar uma outra recomendação do comitê, que é a de retirar a obrigação do uso de máscaras em ambientes abertos a partir de 16 de março - a medida é obrigatória desde maio de 2020.


O Rio Grande do Norte apresentou neste início de março a menor taxa de transmissibilidade da Covid desde o início da pandemia.

Outras recomendações apresentadas no documento foram a manutenção da cobrança do passaporte vacinal, a retomada da atividade remota para grupos de risco, como idosos e gestantes, e a realização de uma busca ativa por pessoas que estão com a imunização atrasada.


Para as recomendações, o comitê considerou a melhora no quadro epidemiológico, com queda de casos, a baixa taxa de ocupação em UTIs e urgências e a baixa taxa de solicitação de leitos, mas alertou para a circulação da variante Ômicron BA.2, "com grande poder de transmissibilidade".


O documento cita ainda que o RN ainda não atingiu 80% da população completamente vacinada para Covid-19 e tem menos de 40% do público alvo com a dose de reforço e "que os efeitos do carnaval de 2022 sobre o número de casos de Covid-19 ainda não estão claros".


Segundo o comitê, as medidas sugeridas são necessárias para que o cenário epidemiológico "não evolua para um quadro de piora".


Veja recomendações

Exigir nos estabelecimentos públicos e privados o certificado de vacinação (ou documento similar), constando a aplicação das três doses para sua validação. Exceção nos casos (grupo etário) em que a terceira dose ainda não for aplicável;

Iniciar a campanha de vacinação da D4 para idosos a partir de 60 anos e intensificar a campanha da D4 dos imunossuprimidos, que começou em janeiro;

Os estabelecimentos de ensino da educação básica devem estimular pais e responsáveis a vacinar suas crianças e adolescentes e contribuir como local de vacinação de seus educandos, sobretudo com a retomada das atividades escolares das redes estadual e municipal;

Os estabelecimentos de ensino da educação básica e superior devem adotar as normativas de biossegurança na retomada de suas atividades. Alunos e servidores com sintomas não devem ir aos estabelecimentos de ensino, mantendo isolamento por 10 dias. Crianças sintomáticas cujos pais não podem mantê-las em isolamento em casa, devem ficar em sala separada dos demais estudantes no período de aula, durante o período de transmissão;

Reforçar o protocolo de gestantes e puérperas para Covid-19 e influenza no RN

Realizar busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda e terceira doses ou que ainda não foi vacinada;

Reforçar a informação de que os grupos vulneráveis para desenvolver formas graves e morte continuam sendo os idosos, imunosuprimidos, gestantes e crianças e devem ser desenvolvidas atividades de proteção para esses grupos, assim como fluxo de atendimento direcionados, minimizando os riscos de contaminação nos pronto-atendimentos;

Retomar atividades remotas para todos os sintomáticos e grupos de risco (idosos, gestantes etc);

Promover testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratificada;

Tornar facultativo, a partir de 16 de março de 2022, o uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em espaços fechados ou espaços abertos com grandes aglomerações de pessoas;

Reforçar o uso de máscaras faciais nos transportes públicos;

Reforçar a comunicação acerca de que todo paciente sintomático respiratório deve realizar o distanciamento social e usar a máscara


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN realiza leilão virtual com 221 lotes de veículos na sexta-feira (11)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 10h, mais um leilão virtual de veículos. Serão leiloados 221 lotes, sendo 141 veículos que continuam em circulação e 80 destinados para sucata.


Dos 141 veículos que continuam em circulação, 14 são carros e 127 são motocicletas — Foto: Detran/Divulgação


O leilão será no site www.lancecertoleiloes.com.br.

Os lotes que vão a leilão podem ser visitados nesta quarta (9) e quinta-feira (10), das 8h às 14h, nos pátios do Detran situados em Natal (Avenida Capitão Mor Gouveia, 545 - Esquina com a Rua Henrique Dias, Zona Oeste da cidade – Lotes 01 a 113) e na cidade de Currais Novos (Delegacia de Trânsito DPRE - Rua Teotônio Freire, s/n – Lotes 114 ao final).


Os interessados devem utilizar máscara e apresentar comprovante vacinal atualizado para ter acesso aos pátios.


Dos 141 veículos que continuam em circulação, 14 são carros e 127 são motocicletas. O Detran lembra que os lotes destinados à sucata só podem ser adquiridos por empresas credenciadas para manusear e comercializar sucatas, conforme à legislação vigente.


"Outro ponto importante é que os arrematantes deverão se cadastrar no site www.lancecertoleiloes.com.br e cumprir todas as exigências cadastrais do mesmo com antecedência mínima de 48 horas, da abertura do leilão", explicou a presidente da Comissão de Leilão do Detran, Celeyde Diniz.


Sobre o leilão

O Detran reforça que o candidato responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,9% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.


Diz ainda que o arrematante deverá custear licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021. Quanto à sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran.


Os editais e todas as informações do leilão, incluindo a relação completa dos carros e motocicletas com imagens e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas aqui: Veículos / Sucata.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gabinete de deputado federal é depredado com tinta e pichações em Natal

O gabinete institucional do deputado federal General Girão (União Brasil) em Natal amanheceu com a fachada depredada, na manhã desta terça-feira (8).


Fechada de gabinete de deputado federal é depredada em Natal — Foto: Divulgação


O prédio localizado na avenida Salgado Filho foi encontrado pichado e com manchas de tinta de cor vermelha. Em nota, o deputado classificou o caso como um "ato violento e intolerante".


Ainda de acordo com o deputado pelo Rio Grande do Norte, sua equipe vai buscar as vias judiciais para encontrar e punir culpados.


Gabinete de deputado federal é pichado em Natal — Foto: Divulgação


Ainda de acordo com o deputado, em abril de 2021, um caso de depredação aconteceu com um outdoor, que foi pichado e vandalizado.


Ainda de acordo com Girão, o vandalismo registrado nesta terça (8) é um "ato explícito de intolerância política" contra a sua atuação parlamentar.


"Segundo o entendimento recente e com jurisprudência, se enquadra em Atos Antidemocráticos e Crime de Ódio. Reiteramos nosso total repúdio a esse ato violento e intolerante. Nos acusam o tempo todo de representar um governo que propaga discurso de ódio. Mas esses, que se dizem tolerantes, além de propagar, materializam o ódio e a intolerância. Somos contra qualquer ato de violência, principalmente no campo das ideias e da política. Intolerantes e criminosos, não há outros adjetivos para esses vândalos", disse na nota.


Tinta foi jogada contra fachada de gabinete do deputado federal General Girão, em Natal — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pórtico dos Reis Magos, em Natal, amanhece com cartazes de protesto pela legalização do aborto

O Pórtico dos Reis Magos, que fica localizado na entrada de Natal pela BR-101 amanheceu com mensagens a favor da legalização do aborto, nesta terça-feira (8) - data que marca o Dia Internacional da Mulher.


Pórtico de Natal amanhece com mensagens pela legalização do aborto — Foto: Reprodução/Redes sociais


As mensagens foram colocadas em cartazes pendurados nas imagens dos Reis Magos e também pichadas em um outdoor às margens da rodovia.


As imagens também foram compartilhadas pelas redes sociais do Coletivo Autônomo Potiguar Assum Preto - que se autodenomina um coletivo "libertário e antifascista" formado por moradores de Natal e de cidades da região metropolitana da capital potiguar.


"Aborto legal, seguro, gratuito", pede uma das mensagens. "#Precisamos falar sobre aborto", diz outra. "Aborto ilegal = feminicídio de estado", diz a última.


"Mulheres sempre fizeram e farão aborto. Na vida real o acesso ao aborto já existe! Agora, quem tem esse acesso ao aborto? Que mulheres tem acesso a um aborto mais seguro? O acesso ao aborto mais seguro já acontece para as mulheres de classes socias privilegiadas pelo capital. O acesso ao aborto marca uma desigualdade, as mulheres pobres, estudantes, rurais, indígenas, negras, quilombolas, periféricas e trabalhadoras no Brasil seguem sem o acesso ao aborto seguro", disse o coletivo na publicação.


" O aborto é uma questão de saúde pública e os governos brasileiros são omissos quando não oferecem políticas da saúde", complementa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos a partir de 16 de março

O governo do Rio Grande do Norte vai suspender a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais abertos a partir do próximo dia 16 de março, segundo confirmou o secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia nesta terça-feira (8).


Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia (Arquivo) — Foto: Reprodução


De acordo com ele, o governo vai seguir uma recomendação feita pelo comitê científico, para início da flexibilização do uso de máscaras no estado. A medida é obrigatória desde maio de 2020, após o início da pandemia da Covid-19.


"O comitê recomenda e nós, enquanto autoridade sanitária, enquanto governo, vamos acatar e a partir do dia 16 de março vamos liberar o uso da máscara em ambientes externos", afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, as pessoas ainda deverão usar máscaras nesses ambientes em caso de aglomeração. "Se você aglomera com muitas pessoas perto uma da outra, deve usar máscara", ponderou.


Por enquanto, o uso da máscara continuará sendo exigido em locais fechados. Além disso, o governo vai manter o decreto que determina a exigência de passaporte vacinal para entrada em estabelecimentos - a medida não vem sendo seguida em Natal, porque a prefeitura publicou um decreto contrário.


"O comitê analisou todo o cenário, que é bastante confortável do ponto de vista da pandemia, com redução de casos e da procura por leitos, portanto possibilita que a gente comece a flexibilização do convívio social. Mas queremos destacar que a exigência do passaporte vacinal continua, que precisamos avançar na vacinação, seja de pessoas que ainda não foram convencidas da importância da vacinação, seja das pessoas que não procuraram os postos de saúde para tomar a dose de reforço, ou dos jovens, onde a gente também precisa aumentar a cobertura", disse.


Cipriano ainda afirmou que as empresas e a população deverão manter os serviços de vigilância, com atenção às pessoas com sintomas da Covid-19, que precisarão continuar mantendo isolamento e o uso de máscara.


O decreto atual que determina a exigência de passaporte vacinal e o uso de máscaras está em vigência até o dia 16, portanto o secretário afirmou que o novo decreto com a liberação deverá ser publicado na véspera.


Situação da pandemia

A taxa de transmissibilidade da Covid atingiu o menor patamar no Rio Grande do Norte desde o início da pandemia no início de março, segundo apontou o Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN (LAIS), que monitora os dados da pandemia no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


De acordo com o laboratório, entre os dias 1 e 2 de março, a taxa de transmissibilidade (Rt) chegou a 0,40. Quando a taxa está abaixo de 1, significa que o cenário é considerado seguro em relação à transmissão da doença, já que o número significa que uma pessoa teria a capacidade de transmitir a doença também para uma pessoa e não mais que isso.


Taxa de transmissibilidade é a melhor desde o início da pandemia no RN — Foto: Divulgação


O secretário de saúde atribuiu a situação atual da pandemia no estado à vacinação da população. "A vacina já se mostrou segura, tanto que os números estão muito claros nesse período, onde as pessoas com a vacina tiveram menos casos de graves e de internação, então isso precisa ser compreendido pela população", completou.


Segundo o governo, 91% da população apta a iniciar a vacinação contra a Covid-19 tomou a primeira dose. Na população com mais de 18 anos, 86% do público tomou a segunda dose, mas apenas 44% voltou para a dose de reforço. No caso dos adolescentes, 65% voltaram para segunda dose.


Na manhã desta terça-feira (8) a taxa de ocupação de leitos Covid-19 estava abaixo de 30%, mesmo com a redução do número de UTIs disponibilizadas. Em 23 de fevereiro, o estado contava com 177 leitos operacionais. Nesta terça, com 156.


Fonte: g1

Leia Mais ››

SP vai retirar obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre; regras para escolas serão decididas na quarta

O governo de São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A decisão sobre quais regras valerão para as escolas só será tomada na manhã de quarta-feira (9), pouco antes da coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB) marcada para o anúncio das medidas. A informação foi confirmada para a GloboNews por integrantes do Comitê Científico estadual.


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa ao ar livre — Foto: Divulgação/Secom/GESP


Para os técnicos do comitê, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos já pode ser determinada a partir desta quarta-feira (9). Em locais fechados, no entanto, nada muda: as máscaras seguirão, por ora, obrigatórias.



Nesta segunda-feira (7), o g1 revelou que um estudo da Vigilância Sanitária municipal recomendou a liberação das máscaras em locais abertos na cidade, e a manutenção da obrigatoriedade do equipamento contra a Covid-19 em lugares fechados.


O estudo foi enviado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e encaminhado ao Comitê Científico estadual.


Também na segunda, a Prefeitura do Rio de Janeiro liberou a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os espaços da cidade.


O estudo feito pela Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo traz três recomendações:


Seguir com as medidas não farmacológicas de precaução: manter a etiqueta respiratória; higiene das mãos; evitar aglomeração; manter o uso de máscaras em locais fechados, como transporte público;

Intensificar a vacinação de dose de reforço da população adulta;

A desobrigação do uso de máscaras ao ar livre, e ambientes abertos como ruas a parques.

De acordo com o estudo, as recomendações se dão no contexto de melhora de praticamente todos os indicadores da pandemia da Covid-19.


“Neste momento, o Cenário Epidemiológico é de queda importante do número de doentes pela Covid-19 nas últimas semanas e, os indicadores assistenciais apresentam as menores taxas de ocupação de leitos de UTI e Enfermaria desde 2020”, diz um trecho do estudo.


O estudo também cita a “robusta cobertura vacinal da capital em todas as faixas etárias elegíveis”.


Como mostrou o g1, a região metropolitana de São Paulo registrou a menor média móvel de novas internações por Covid-19 desde o início da pandemia. Foram, em média, 145,8 hospitalizações provocadas pela doença no último domingo (6). O melhor índice anteriormente era de 146,28 no dia 5 de dezembro de 2021.


Apesar da queda, ainda há mais de 1 mil pacientes internados com Covid-19 na Grande SP. Neste domingo (6), há 1.819 pessoas com coronavírus em leitos de UTI e enfermaria. O menor total foi registrado em 10 de dezembro de 2021, com 1.217 internados.


No pior momento da pandemia, em março de 2021, o índice chegou a ser de 1.819 novas internações diárias na Grande SP. Na época, o estado enfrentou esgotamento de leitos e ao menos 230 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI na região metropolitana.


Covid nas escolas

Pouco mais de um mês após o início das aulas na rede estadual, os casos de infecção por coronavírus não explodiram.


Houve uma alta no meio de fevereiro, como em todo o estado, com a chegada da nova variante, a ômicron. Foram registrados casos de Covid em 247 escolas e o pico foi de 388 infectados --243 alunos, 138 servidores e 7 terceirizados. Os números, no entanto, representam uma porcentagem bem pequena da rede: menos de 5% das escolas e 0,01% do total de alunos e funcionários.


Essa semana, são sete escolas com apenas nove casos confirmados --cinco entre alunos e quatro entre servidores.


Mesmo no auge da segunda onda da pandemia, em março de 2021, só 466 escolas registraram casos de Covid, com 543 infectados, segundo os registros da Secretaria Estadual da Educação.


Uso da máscara em SP

O uso obrigatório de máscara de proteção contra o coronavírus começou no transporte público na Grande São Paulo, no dia 4 de maio de 2020.


Três dias depois, no dia 7 de maio, passou a ser obrigatório em todo o estado nas ruas, locais públicos, estabelecimentos, repartições públicas estaduais e no transporte por aplicativo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fígado lesionado por substâncias para emagrecer e mais: entenda novos dados sobre morte de Paulinha Abelha

Um fígado debilitado por um mix de substâncias tomadas para dormir, ficar alerta, ganhar definição muscular e, principalmente, emagrecer pode ser a principal chave para entender o quadro que terminou com a morte da cantora Paulinha Abelha, que tinha 43 anos.


Com base nos resultados divulgados na segunda-feira (7) de um exame toxicológico e de uma biópsia, além da lista de medicamentos receitados para a cantora antes da internação, o g1 ouviu especialistas que explicam:


quais as substâncias tomadas pela artista,

para que elas servem,

quais as possíveis complicações que elas causam,

as lacunas que ainda persistem sobre o que ocorreu com a vocalista.

Antes de uma análise geral dos medicamentos, conheça em três pontos um resumo do que dizem os exames médicos e o que consta na receita:


Resultado da biópsia (laudo anatomopatológico): exame mostra lesão hepática aguda com necrose. Traduzindo: o fígado da cantora estava fortemente debilitado, com áreas mortas. Além disso, tinha retenção de bile no fígado (colestase). O fígado, entre outras funções, é responsável por eliminar substâncias tóxicas por meio justamente da bile. O laudo não crava, mas diz que as lesões são compatíveis com as provocadas por medicamentos.

Exame de substâncias tóxicas no corpo (triagem toxicológica): Deu positivo para duas substâncias: 1) anfetaminas (remédios que agem no cérebro aumentando estado de alerta e que têm efeito sobre o apetite) e 2) barbitúricos (sedativos e calmantes). Deu negativo para outras 10 substâncias, incluindo drogas.

Receita de medicamentos: o receituário assinado por uma médica nutróloga indicava um conjunto com 7 medicamentos ou fórmulas. Ao todo, eram 18 substâncias. Na análise dos especialistas consultados pelo g1, o foco dessa lista era inibir a absorção de carboidratos, gordura, atuar no humor, no sono e apoiar nos treinos físicos para ganhar passa muscular.


Paulinha Abelha tinha 43 anos. — Foto: Reprodução Instagram


A avaliação geral de dois hepatologistas e uma nutricionista após analisarem os laudos e os itens que constam na receita é:


"O principal a apontar é essa "salada de compostos" na receita. Com uma certa frequência eles interagem entre si e podem resultar em danos sérios ao fígado", avalia Mário Kondo, professor adjunto de gastroenterologia da UNIFESP e hepatologista do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo.

Para Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta com especialização em medicina complementar:


"Sem dúvida alguma, era uma pessoa que tomava remédio para dormir e para acordar. E para se manter magra o tempo inteiro. E, infelizmente, talvez até de acordo com o tempo de uso, o organismo não deu conta", afirma Vanderli.

O hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, avalia:


"A intoxicação por fórmulas (para emagrecer) eu vejo com frequência no SUS e na clínica privada. A frequência é assustadora. Felizmente, a imensa maioria evolui bem com a suspensão. Só poucos tem desfechos gravíssimos", afirma Paraná.


Quais os remédios e substâncias tomadas por Paulinha?

A receita com sete tópicos tinha três dedicados a medicamentos alopáticos (da medicina tradicional, normalmente agem produzindo efeitos contrários aos da doença, por exemplo, antidepressivos ou antibióticos).



Para além dos remédios tradicionais, a lista tinha uma série de suplementos alimentares, extratos de plantas e fitoterápicos (obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados, utilizados com finalidade profilática, curativa ou paliativa).


Para que servem as substâncias e os medicamentos receitados?

Os remédios listados tinha como função regular o humor, sono e apetite.


Entre os tradicionais, o primeiro da lista era o bupropiona, um antidepressivo que costuma ser usado em tratamentos para deixar de fumar, mas ela também é eventualmente receitado por atuar contra a compulsão por doces, segundo Vanderli Marchiori.


"O perfil de segurança é bem satisfatório para o seu uso isolado, mas tem muitas interações medicamentosas perigosas. É preciso cautela quando é usado com outras medicações", alerta o hepatologista Raymundo Paraná.


Outro remédio alopático da lista é o venvance, usado para tratar hiperatividade e déficit de atenção, mas que também pode ser aplicado em tratamento contra transtorno alimentar. É da classe das anfetaminas, substância que apareceu positiva no laudo.


"Pode causar agressão hepática, mas não é habitual se usado isoladamente. Tem muitas interações medicamentosas nefastas sobretudo com antidepressivos. Pode causar arritmia e não deve ser usado em pacientes com insuficiência renal", explica o hepatologista Raymundo Paraná.


Por fim, o Orlistat fecha a lista dos remédios tradicionais voltado especificamente para o emagrecimento: age no intestino. Ela inibe uma enzima produzida no pâncreas, a lipase, que faz a ingestão de gorduras. Isso faz com que cerca de 30% da gordura ingerida na alimentação seja eliminada nas fezes.


"Seu efeito adverso é a perda de continência, eliminando gorduras através do ânus. O indivíduo pode passar por situações vexatórias, por isso o próprio paciente diminui a ingestão de alimentos gordurosos. Em relação ao fígado é muito seguro, mas tem casos de hepatite.


Na outra metade da lista o foco das outras quatro fórmulas e suplementos era:


acalmar, reduzir estresse e ansiedade;

ajudar no combate da insônia e a manter a atenção;

impede a absorção de carboidrato;

ganho de massa muscular.

Como as fórmulas ou extratos não possuem uma padronização de dosagem para uso ou mesmo não foi possível localizar estudos de eficácia científica, o g1 não vai listar os nomes de todas as substâncias que as compõem.


Quais as possíveis complicações das substâncias?

O professor e hepatologista Raymundo Paraná destaca que os itens da lista classificados como suplementos alimentares e afins não apresentam estudos de fase 3 (testes em larga escala com humanos comparando o produto com um placebo) para atestar eficácia e dosagem segura.


Além de fazer ressalvas generalizadas para praticamente toda a lista, o professor ressalta que há relatos de complicações para o uso da valeriana, da paulinea e da garcinia camboja.


"Sobre a garcínia, o que nós temos de fato, baseado em estudo clínico, é um alerta do NIH dos EUA que a garcínia pode causar agressão hepática e algumas vezes essa agressão pode ser grave. É uma droga que deve ser evitada", afirma Paraná.


O professor Mario Kondo também destaca o mesmo composto. "Pelo menos essa garcínia camboja é bem conhecida, mas outros podem estar envolvidos (no desgaste do fígado)", avalia Kondo.


Já a nutricionista Vanderli Marchiori avalia que o receituário era extenso, mas que de modo geral a prescrição "fazia sentido". "Sem conhecer o caso, tirando o bupropriona e o venvance, faz sentido para algumas pessoas", avalia Vanderli, que não viu na lista nenhuma quantidade prescrita acima do que é comum no meio.


Quais as lacunas no diagnóstico e na análise do caso?

A certidão de óbito de Paulinha aponta insuficiência renal aguda, hepatite, hipertensão séptica e meningoencefalite. Os médicos que atenderam a cantora apresentaram o caso como um quadro de comprometimento multissistêmico. A família ainda aguarda novos exames para descobrir o motivo das rápidas complicações de saúde. Ainda não se sabe o motivo de ela ter apresentado rápida piora e as complicações terem afetado outras partes do corpo.


Uma das principais funções de um fígado saudável é depurar o sangue. Em um quadro de hepatite fulminante causado pela ingestão de substâncias tóxicas, as células do fígado - chamadas de hepatócitos - morrem rapidamente, causando o colapso do órgão. Com isso, a corrente sanguínea "envenenada" pelas toxinas causa a inflamação de outros órgãos. Geralmente, o cérebro é o primeiro a falhar, causando a morte encefálica.

O papel dos remédios no comprometimento parece ser uma das chaves da análise. Em entrevista ao Fantástico no dia 27 de fevereiro, o marido de Paulinha Abelha, Clevinho Santos, disse que a artista nunca tomou anabolizantes, mas que "sempre tomou" remédios do tipo "mais diuréticos". "Quando tinha um show, uma coisa que ela queria dar uma secada, esses chás de emagrecer”, contou.


O período de exposição a medicamentos pode ter comprometido o fígado e ainda não se sabe a quanto tempo ela estava tomando os medicamentos da atual receita.


"Apenas como especulação, é possível que ela tenha tido um quadro como o da enfermeira Mara Abreu. Hepatite aguda grave que, se não transplantada a tempo, pode rapidamente levar à morte", aponta Mário Kondo, professor adjunto de gastroenterologia da Unifesp e hepatologista do Hospital Sírio Libanês de São Paulo.


Para Raymundo Paraná, que coordena um ambulatório que estuda casos de hepatite fulminante, é preciso ser "absolutamente honesto e transparente". Ele afirma que é muito difícil o diagnóstico de toxicidade. "Não é por outro motivo que tem tantos suplementos fitoterápicos vendendo sem nenhum controle, é porque o diagnóstico é difícil", afirma.


"São pouquíssimos centros no Brasil que podem contar com a estrutura necessária (para investigar cada caso), então a subnotificação é a regra", afirma Paraná. Ele explica que mesmo com a biópsia do fígado não há garantias absolutas, já que ao contrário de outras doenças como alcoolismo ou hepatite a ou B, não há sinais visíveis individuais da intoxicação na maioria dos casos, e na maioria dos casos o diagnóstico ocorre por eliminação e avaliação do histórico da paciente.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jogadoras brasileiras que foram cercadas pelas tropas russas conseguem fugir da Ucrânia e desembarcam em SP

Duas jogadoras brasileiras que foram cercadas pelas tropas russas que invadiram a Ucrânia, no mês passado, conseguiram deixar o país e chegaram nesta terça-feira (8) no Brasil.


Lidiane (à esquerda) e Kedma (à direita) conseguiram fugir da Ucrânia e chegaram ao Brasil. No meio da foto está Aline Goldstein, da Taltus, que presta assessoria a atletas na Ucrânia — Foto: Divulgação/Grupo Taltus


Kedma Larissa e Lidiane de Oliveira, que jogam futebol no Kryvbas Women, time da cidade de Kryvyi Rih, no sudoeste do país e a 400 km da capital Kiev, desembarcaram nesta manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.


“Teve horas que cheguei a pensar que a gente não ia conseguir pelo fato de a gente estar sendo cercado pelas tropas russas, né?”, disse Kedma, que é piauiense. “A gente ficava bem no centro da Ucrânia então as outras cidades tudo estavam sendo atacadas, então a gente estava com medo de sair e não conseguir.”

“A gente tentou sair na quinta [3] na primeira vez, só que estava muito cheio o trem, muito lotado e muito frio também. A gente não conseguiu sair, a gente não teve sucesso e a gente acabou voltando para o hotel”, falou Lidiane, que é de São Paulo. “Cada momento que a gente tentou sair, que a gente ficou lá, acho que foi escrito por Deus. A gente saiu na hora e no momento certo.”


No clube ucraniano de futebol Kryvbas Women, atuam as brasileiras Kedma Larissa Santos e Lidiane Oliveira — Foto: Arquivo Pessoal


A guerra na Ucrânia teve início no último dia 24 de fevereiro, quando tropas do exército da Rússia invadiram o país vizinho. Um dos motivos para o ataque é que os russos não querem que os ucranianos integrem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que é liderada pelos Estados Unidos.


Nesta madrugada desembarcaram as jogadoras de futebol Kedma Larissa, do Piauí, e Lidiane de Oliveira, de São Paulo. Ambas atuam no clube de futebol Kryvbas Women e deixaram a região de conflito ucraniano.


3 jogadores continuam na Ucrânia


Kedma ao lado de Aline e Eduardo Goldstein, casal proprietário da Taltus, que presta assessoria a atletas na Ucrânia — Foto: Divulgação/Grupo Taltus


Outros atletas brasileiros que jogavam no futebol já conseguiram deixar o país na semana passada.


Mas segundo Eduardo Goldstein, sócio do Grupo Taltus, que assessora atletas brasileiros que atuam na Ucrânia, três jogadores do futsal ucraniano, ainda não conseguiram deixar o país: Daniel Rosa, Éverton Florêncio e Cláudio Garcia.


De acordo com o empresário, eles estão em um apartamento na cidade de Kherson, no sudeste da Ucrânia, que está totalmente dominada pelos russos.


“Existem três jogadores hoje em Kerson, eles estão no apartamento deles. A parte boa é que Kerson nesse momento está pacificada, ela não está com nenhum tipo de conflito. Ninguém entra e ninguém sai de Kerson”, falou Eduardo. “Nossa esperança é que tenha um cordão humanitário.”

Segundo Eduardo, a Embaixada do Brasil na Ucrânia não conseguiu resolver o impasse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pessoas pegam carne de caminhão de carga que tombou em rodovia de MT e levam para casa

Um caminhão carregado de carne tombou na BR-364, no norte do estado, nesse domingo (8) e um vídeo mostra o momento em que as pessoas que passavam no local pararam para pegar as peças de carne e levar para casa.


O acidente aconteceu no trecho da BR-364, em Brasnorte.


Moradores levam peças de carne inteiras — Foto: Divulgação


O caminhão tombou após o motorista perder o controle do veículo. Chovia no momento do acidente, o que fez com a pista ficasse mais escorregadia.


De acordo com a Polícia Militar, a seguradora foi acionada e aturoizou que outras pessoas levassem a carga porque era altamente perecível.


Moradores levam carne para casa — Foto: Divulgação


Nas imagens é possível ver vários motoristas e pessoas da comunidade local pegando as peças inteiras e levando para os veículos delas.


O motorista, que teve ferimentos leves, foi atendido no local e passa bem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dados de cerca de 300 mil usuários do Mercado Livre vazam



O Mercado Livre informou na segunda-feira (7) que os dados de cerca de 300 mil de seus usuários foram acessados, após detectar que parte de seu código-fonte foi alvo de acesso não autorizado.


A companhia afirmou em comunicado que não encontrou nenhuma evidência de que seus "sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que tenham sido obtidas senhas de usuário, saldos em conta, investimentos, informações financeiras ou de cartão de pagamento".

Especialistas em segurança recomendam que os usuários troquem suas senhas após incidentes de segurança como o anunciado pelo Mercado Livre. Em especial, se essa palavra-chave for usada em mais de uma conta. A medida seria uma precaução contra novos vazamentos.


Incidentes de segurança

Com cerca de 140 milhões de usuários únicos, o Mercado Livre é o maior portal de comércio eletrônico da América Latina e soma-se se a Itaú Unibanco e Nubank, que tiveram problemas com tecnologia nas últimas semanas.


Um acesso "não autorizado" causou problemas mais graves e tirou os sites Americanas, Submarino e Shoptime do ar por três dias em fevereiro. O grupo responsável pelos sites afirma que decidiu suspender as lojas por medida de segurança.



Globalmente, as companhias de tecnologia também estão na mira dos hackers. Recentemente, um grupo de hackers divulgou o que seriam dados sobre os planos da fabricante de chips para placas de vídeo Nvidia.


Na segunda-feira (7), a Samsung confirmou que foi vítima de um ataque hacker e que os invasores tiveram acesso ao código-fonte de aparelhos da linha Galaxy. Em comunicado, a empresa afirma que os dados de seus clientes e funcionários não foram comprometidos.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Ônibus da Banda Calcinha Preta tem nova marca em homenagem à Paulinha Abelha

O ônibus da Banda Calcinha Preta já está com a nova marca em homenagem à cantora, Paulinha Abelha, que morreu no dia 23 de fevereiro. Além da abelhinha, o bordão criado pela artista ‘Como não amar' também foi utilizado. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (8), pelo empresário do grupo, Diassis Marques.


Banda Calcinha Preta tem logomarca em homenagem à Paulinha Abelha — Foto: Divulgação/Banda Calcinha Preta


Segundo ele, o veículo será usado para levar os integrantes da banda aos shows, que serão realizados no dia 11 de março em Mata Roma (MA), seguido de Palmares (PE), no dia 12, os primeiros após a morte da cantora.


Visual do ônibus tinha imagem de todos os vocalistas da Calcinha Preta — Foto: Divulgação/Banda Calcinha Preta


A volta aos palcos foi anunciada no último dia 4, quando a banda informou que não haveria substituto para Paulinha Abelha, o grupo já havia anunciado que seguirá como trio com Daniel Diau, Silvânia Aquino e Bell Oliver.


Banda segue com Bell Oliver, Silvânia Aquino e Daniel Diau — Foto: Reprodução/Instagram


Internação após turnê

A cantora foi internada em Aracaju em 11 de fevereiro, após sentir dores logo depois de ter chegado à cidade depois de uma turnê com a banda em São Paulo.


Seu quadro se agravou rapidamente. No dia 14, a cantora foi transferida para a UTI; três dias depois, Paulinha entrou em coma. No dia 23, as lesões neurológicas da cantora se agravaram e sua morte encefálica foi confirmada.


A certidão de óbito da cantora aponta quatro causas da morte: meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.


A assessoria jurídica da banda informou que a família aguarda a liberação de mais exames para que um laudo final seja concluído.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rússia está desesperada por perdas e invasão empacou, diz Reino Unido; Ucrânia anuncia morte de mais um general russo

Ucranianos, britânicos e americanos têm dito que as perdas da Rússia na invasão da Ucrânia têm sido significativas. Isso estaria barrando o avanço dos militares russos.


Imagem do general Vitaly Gerasi; ucranianos afirmam que o mataram — Foto: Divulgação/Ministério da Defesa da Ucrânia


As forças militares russas estão desesperadas e vão ser mais brutais, disse o ministro de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, em uma entrevista à BBC nesta terça-feira (8).


Segundo Wallace, a Rússia não está avançando, e a coluna no norte da Ucrânia está praticamente emperrada.


Os militares da Ucrânia afirmaram nesta terça-feira que mataram o general russo Vitaly Gerasi perto da cidade de Kharkiv.


Gerasi é o segundo comandante que os ucranianos afirmam ter matado desde o começo da invasão. O primeiro foi o general Andrei Sukhovetsky, que teria morrido no fim de fevereiro.


O ministério de Defesa da Rússia não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.


Os russos fizeram um único balanço de perdas até o momento: afirmaram que cerca de 500 militares morreram. A Ucrânia afirma que o número é de 11 mil.


O número real deve ser de mais de 3.000, de acordo com um dirigente do exército dos EUA que não quis ser identificado disso ao jornal “New York Times”. Além dessas mortes, os ucranianos derrubaram aviões que levavam paraquedistas, helicópteros russos e causaram um estrago em comboios dos inimigos. Isso foi feito com equipamento militar fornecido pelos EUA e pela Turquia.



Os americanos dizem ainda que há falta de combustível e de comida, e que os próprios russos estão sabotando os seus veículos para evitar combates.


A essa altura, os russos já enviaram quase todos os 150 mil soldados que estavam em áreas perto da fronteira da Ucrânia antes da invasão, afirmou à agência de notícias Reuters um dirigente do Ministério da Defesa dos Estados Unidos que pediu para não ser identificado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionários de Chernobyl trabalham há 13 dias seguidos sem pausas após controle russo, diz agência nuclear da ONU



Os funcionários que atuam na usina de Chernobyl estão trabalhando há 13 dias seguidos sem pausas após o controle russo, disse nesta terça-feira a autoridade nuclear das Nações Unidas.


O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Rafael Mariano Grossi, afirmou que desde a tomada da usina pelos russos, em 24 de fevereiro, os 210 funcionários da planta nuclear não foram trocados.


"Está se tornando cada vez mais urgente e importante para a gestão segura da Usina Nuclear de Chernobyl rotacionar parte dos 210 funcionários técnicos e guardas que trabalham lá desde que as forças russas tomaram o controle", disse Grossi em um comunicado.


Segundo o governo ucraniano, os funcionários têm acesso limitado a alimentos, água e remédios e a situação tem se deteriorado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Imposto de Renda: Receita recebe mais de 130 mil declarações no primeiro dia de entrega



A Receita Federal informou que foram entregues 130.099 declarações do Imposto de Renda de 2022 até as 17 horas desta segunda-feira (7), primeiro dia do prazo de entrega do documento.


O número é menos de um terço do total de declarações entregues no primeiro dia do ano passado, quando 438.109 contribuintes acertaram as contas com o Leão.


O programa para fazer a declaração deve ser baixado no site da Receita Federal (clique aqui para acessar).


Neste ano, a Receita informou que houve uma "instabilidade" no programa gerador do Imposto de Renda. Por conta disso, os contribuintes tiveram dificuldade em baixar o programa necessário para fazer a declaração. Segundo o Fisco, o sistema já foi normalizado.


Além da "instabilidade", o programa foi disponibilizado pela Receita somente no primeiro dia do prazo de entrega. Em anos anteriores, o programa era liberado antes.


De acordo com o Ministério da Economia, essa foi a razão para o menor número de declarações entregues no primeiro dia deste ano.


“Como nos anos anteriores o programa foi liberado 5 dias antes, houve tempo suficiente para o preenchimento da declaração e muitos contribuintes ficaram apenas aguardando o início da recepção. Este ano, os dois eventos (liberar o programa e começar a receber as declarações) caíram no mesmo dia”, explicou a pasta.


Ainda assim, segundo o órgão, até as 17 horas, 752.484 contribuintes já baixaram o programa do Imposto de Renda.


O prazo de entrega da declaração começou hoje dia 07 de março e terminará em 29 de abril. A expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam entregues até o final do prazo.


Obrigatoriedade

É obrigado a declarar IR em 2022:


quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021.

Lotes de restituição

De acordo com a Receita Federal, serão disponibilizados cinco lotes de restituição neste ano, nos dias:


31 de maio;

30 de junho;

29 de julho;

31 de agosto; e

30 de setembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››