sábado, dezembro 10, 2022

Jojo Todynho faz registro em delegacia contra o ex-marido por violência psicológica

A cantora e apresentadora Jojo Todynho usou as redes sociais neste sábado (10) para dizer que procurou a delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) para fazer um registro de ocorrência contra o ex-marido, Lucas Souza, por violência psicológica.


Jojo Todynho faz registro de ocorrência em delegacia contra o ex-marido — Foto: Reprodução


Ainda segundo Jojo, ela pediu uma medida protetiva contra o militar.


“Acabei de sair da Deam, juntamente com a minha advogada, vim abrir um boletim de ocorrência, uma medida protetiva contra o Lucas, porque ele nas suas tentativas de pedir para voltar, e eu negando, ontem ele me agrediu verbalmente, porque a agressão não é só física, é psicológica também”, disse Jojo em um vídeo, que logo depois foi apagado das redes.



O militar também usou as redes sociais para se justificar. “Ontem eu tive uma conversa com a Jojo, a gente brigou e eu xinguei ela. Estou te pedindo desculpas aqui em público. Mas não ameacei. Assim como ela me xingou, eu xinguei ela. Mas medida protetiva? Meu Deus do céu! Cara, nunca ameacei ninguém. Nunca ia tocar numa mulher, jamais ia fazer isso com alguém”, disse Lucas em um vídeo que postou em sua rede social.


Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho — Foto: Reprodução


De acordo com a apresentadora, o motivo de ter apagado o vídeo foram os ataques contra o ex-marido na internet.


“Apaguei para não ficar alimentado ódio aqui nas redes sociais. Não é isso que eu quero. Não quero que ninguém vá atacar Lucas. Peço encarecidamente que não façam isso. Já vai estar nas mãos de quem tem que resolver”, disse ela.


No vídeo que foi apagado, Jojo ressaltou que não aceita falta de respeito. “Uma mulher quando diz que não é não. Eu não aceito nenhum tipo de falta de respeito, até poque, não desrespeitei ele, não diminuí ele como homem e não vou aceitar que ele faça isso comigo. Por isso que hoje vim aqui tomar minha atitude”, disse ela no vídeo gravado na porta da delegacia.


A assessoria da Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá e a investigação segue sob sigilo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois adolescentes e uma criança são atingidos por fio de alta tensão e morrem, no DF

Um cabo de alta tensão caiu, atingindo e matando dois adolescentes e uma criança de 5 anos, na noite desta sexta-feira (9), no Distrito Federal. O acidente aconteceu por volta das 20h40, durante uma forte chuva, na QNP 24 de Ceilândia, próximo ao terminal rodoviário do P Sul, e um carro também foi atingido.


Dois adolescentes e uma criança morrem depois de atingidos por fio de alta tensão, no DF — Foto: CBMDF/Divulgação


As três vítimas eram da mesma família. Um morador do local, que é eletricista, tentou socorrer o adolescente de 14 anos, utilizando um pedaço de madeira para afastá-lo do fio, até a chegada do Corpo de Bombeiros (CBMDF).


Quando os militares chegaram no local, solicitaram que a Neoenergia desligasse a energia do cabeamento que havia caído, e iniciaram uma manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP) no jovem. No entanto, após 50 minutos de RCP foi declarado o óbito do adolescente.


As outras duas vítimas, que sofreram choque elétrico, foram atendidas após o desligamento da energia. Segundo o CBMDF, a adolescente de 15 anos e a criança estavam inconscientes, sem sinais vitais e com ferimentos incompatíveis com a vida, sendo declaradas em óbito no local.


Dois adolescentes e uma criança são atingidos por fio de alta tensão e morrem, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução


Um carro também foi atingido pelo fio de energia. De acordo com os bombeiros, o motorista chegou a sair do veículo para tentar socorrer os pedestres, mas acabou sendo atingido pelo choque.



Por não ter perdido a consciência, o homem conseguiu se afastar. Ele foi socorrido pelos bombeiros e transportado orientado e estável ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para avaliação médica.


Dois adolescentes e uma criança morrem depois de atingidos por fio de alta tensão, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução


Dentro do carro também estavam as filhas do motorista, que ficaram no veículo e foram orientadas a aguardar. Após o desligamento da energia, elas foram resgatadas pelos bombeiros e entregues a mãe.


De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Mauro Coimbra, em casos como este o carro é um local protegido. "Quando há uma fiação caída no solo, o carro é um local em que você está protegido, porque ele tem os pneus que fazem o isolamento da energia que está naquela área. Numa situação como essa, a dica que nós damos é para ficar dentro do carro e aguardar a chegada do socorro", explica.



Em nota, a Neoenergia Brasília lamentou o acidente. "A empresa está apurando as causas da ocorrência e auxiliando as autoridades competentes. Após ser comunicada do fato pelo Corpo de Bombeiros, a companhia enviou uma equipe técnica imediatamente ao local para proceder com as medidas emergenciais cabíveis. Prestamos nossa solidariedade e apoio às famílias das vítimas", diz nota.


A Polícia Civil foi acionada e fez a perícia no local do acidente.


Polícia Civil faz perícia em local onde fio de alta tensão caiu, em Ceilândia, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Jornalista dos EUA passa mal no estádio e morre durante jogo Holanda x Argentina

O jornalista esportivo norte-americano Grant Wahl, um dos mais conhecidos nos Estados Unidos, morreu no início da madrugada (horário no Brasil) deste sábado (10), em Doha, no Catar, durante a partida Argentina x Holanda, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.


Wahl, que tinha 48 anos, passou mal na tribuna de imprensa do estádio Lusail, durante a prorrogação do jogo, que terminou com vitória argentina nos pênaltis. Ele caiu e, segundo a imprensa, foi atendido por uma equipe, mas morreu no local.


Wahl chegou a receber massagem cardíaca e deixou o estádio de maca, mas não resistiu.


Grant Wahl no Catar — Foto: Reprodução / Twitter


Wahl estava em sua oitava cobertura de Copa do Mundo.


Na última segunda-feira (5), ele escreveu que procurou ajuda médica em um hospital no Catar, por não se sentir bem.


“Meu corpo quebrou. Três semanas de pouco sono, muito estresse e muito trabalho podem fazer isso com você”, escreveu Wahl. “O que tinha sido um resfriado nos últimos 10 dias se transformou em algo mais severo na noite do jogo EUA x Holanda. Eu senti pressão e desconforto no peito. Eu não tinha Covid (faço exames regularmente aqui), mas fui à clínica médica do principal centro de mídia e disseram que provavelmente tenho bronquite. Eles me deram antibióticos e um xarope para tosse forte", acrescentou.

O jornalista informou na abertura do Mundial que foi "brevemente" detido por usar camisa com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBTQ em um país onde as relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais.


Grant Wahl, em imagem em janeiro de 2017 — Foto: Mike Lawrie / GETTY IMAGES / AFP Photo


Wahl disse seguranças o impediram de entrar na estreia dos Estados Unidos contra o País de Gales no Estádio Ahmad Bin Ali em Al Rayyan e pediu que ele tirasse a camisa.


A US Soccer (Federação de Futebol dos Estados Unidos) lamentou a morte do escritor.


“Toda a família do futebol está com o coração partido ao saber que perdemos Grant Wahl. Fãs de futebol e jornalismo da mais alta qualidade sabiam que sempre poderíamos contar com suas histórias perspicazes e divertidas sobre nosso jogo e seus principais protagonistas: times, jogadores, treinadores e as muitas personalidades que tornam o futebol diferente de qualquer esporte. Aqui nos Estados Unidos, a paixão de Grant pelo futebol e o compromisso de elevar seu perfil em nosso cenário esportivo desempenharam um papel importante em ajudar a despertar o interesse e o respeito por nosso belo esporte. Tão importante quanto, a crença de Grant no poder do jogo para promover os direitos humanos foi, e continuará sendo, uma inspiração para todos. Grant fez do futebol o trabalho de sua vida, e estamos arrasados que ele e sua escrita brilhante não estejam mais conosco. A US Soccer envia suas mais sinceras condolências a todos os membros de sua família, amigos e colegas da mídia, e agradecemos por sua tremenda dedicação. Sua escrita viverá”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem faz duas pessoas reféns em shopping de Dresden, na Alemanha, e é morto pela polícia

Um homem fez duas pessoas reféns neste sábado (10) durante um ataque em um shopping de Dresden, cidade capital do estado da Saxônia, no leste da Alemanha.


O suposto sequestrador, um homem de 40 anos, morreu devido aos ferimentos sofridos durante a operação policial para libertar os reféns, que saíram ilesos, informou a polícia alemã.


"Tudo certo! A situação dos reféns em #Dresden terminou!", afirmou um comunicado da polícia local em uma rede social.


Veículos da polícia ficaram estacionados e a área próximo ao shopping ficou isolada durante a tomada de reféns em Dresden. — Foto: Jorg Schurig/dpa via AP


A agência alemã TAG24 acrescentou também que horas antes do ataque ao shopping o suspeito teria matado sua mãe em um conjunto de apartamentos que fica próximo ao centro da cidade.


Segundo a publicação, citando a polícia, a tomada de reféns no shopping Altmarkt-Galerie estava relacionada ao assassinato, mas não houve mais detalhes sobre a situação.


Nesta semana, vinte e cinco supostos integrantes um grupo terrorista de extrema direita suspeito de tentar derrubar o Estado alemão foram detidos durante uma operação em toda a Alemanha.


Nenhuma relação entre esses dois casos foi confirmada até o momento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cúpula das Forças Armadas recebe bem sinalização de diálogo e pacificação de novo ministro da Defesa


Militares da cúpula das Forças Armadas receberam bem a entrevista do futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, à central da transição da Globonews.


Nas palavras de um general ouvido pelo blog, o fato de o futuro ministro ter feito acenos de diálogo, inclusive ao presidente Jair Bolsonaro, cria um ambiente interno de pacificação.


À GloboNews, José Múcio Monteiro afirmou, nesta sexta-feira (9), que é preciso "despolitizar" e "despartidarizar" as Forças Armadas.


"O que eu proponho? Que nós voltemos a ser o que sempre fomos e deu certo. Os militares guardiões, uma instituição de Estado e sem participar de política", afirmou, na ocasião.


O político também disse avaliar, na entrevista, que as Forças Armadas têm demonstrado que "não apoiam qualquer movimento" de base golpista ou antidemocrática, mas reconheceu que há uma forte divisão política entre os militares.


"As Forças Armadas têm demonstrado que não apoiam qualquer movimento desses [golpistas]. Evidentemente que têm suas preferências. Se você me dizer que temos três Forças, sou capaz de dizer que temos seis Forças. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica que gostam de Bolsonaro; e o Exército, a Marinha e a Aeronáutica que gostam de Lula", declarou o futuro ministro.


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Múcio diz que Bolsonaro 'fez convocação' e 'colocou a digital' em atos antidemocráticos


O futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta sexta-feira (9) que o presidente Jair Bolsonaro "colocou a digital" em atos antidemocráticos.


Múcio, em entrevista à GloboNews, comentou declaração de Bolsonaro com apoiadores mais cedo, em frente ao Palácio da Alvorada.


Depois de semanas em silêncio e praticamente recluso na residência oficial, o presidente saiu para falar com os simpatizantes.


Durante sua fala, de cerca de 15 minutos, Bolsonaro afirmou que "as Forças Armadas são essenciais em qualquer país do mundo. Sempre disse, ao longo desses quatro anos, que as Forças Armadas são o último obstáculo para o socialismo. As Forças Armadas, tenho certeza, estão unidas. As Forças Armadas devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo, respeito à Constituição".



Na entrevista, Múcio foi questionado sobre as declarações.


"Ele hoje colocou a digital. Hoje. Por enquanto, a gente não podia dizer 'está por trás'. Não, são os caminhoneiros, donos das empresas de transporte, é o pessoal do agronegócio. Hoje, o presidente falou. Você viu o filmezinho? Ele falando, as pessoas atrás. Isso é uma coisa realmente que vai deixar a gente pensar", afirmou o futuro ministro da Defesa.


No entanto, segundo o futuro ministro da Defesa, a melhor maneira de lidar com a declaração de Bolsonaro é deixá-la morrer "no eco". Múcio disse ainda que é melhor "não entrar nesse jogo".


"Deixaria que morresse no eco pra gente saber o que foi aquilo. Nós estamos há quinze dias da da passagem de comando. Criar uma confusão agora, né? Não é interesse. Eu acho até que tem gente querendo querendo que haja um problema. A melhor maneira de enfrentar quem está querendo que haja um problema é não entrar no jogo. Nesse jogo. Nós estamos há quinze dias de mudar o governo", concluiu Múcio Monteiro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lira anexa PEC da Transição a proposta mais avançada para acelerar votação na Câmara


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta sexta-feira (9) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Transição seja anexada a uma proposta já avançada na Casa.


A manobra, que já era esperada, permitirá que a PEC da Transição seja votada diretamente no plenário da Câmara. A expectativa de líderes é que o texto seja analisado na próxima quarta-feira (14).


Até a tarde desta sexta, Lira ainda não havia definido o relator do texto. Os principais cotados são o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Celso Sabino (União-PA).


A PEC de Transição foi apensada (jargão do Legislativo para quando textos tramitam em conjunto) a um texto que já tramita desde 2019 na Câmara e trata exclusivamente de retirar recursos próprios das universidades do teto de gastos.


O teto de gastos é a regra em vigor no Brasil desde 2017 que impede que as despesas públicas cresçam acima do ritmo da inflação.


A retirada desses recursos das universidades das regras do teto foi incluída na PEC da Transição durante a tramitação no Senado, justamente para facilitar a apensação quando o texto chegasse à Câmara.


Corrida contra o tempo

O governo de transição corre para aprovar a proposta ainda neste ano, antes da votação do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), justamente para garantir o pagamento do Bolsa Família já em janeiro.


Deputados bolsonaristas, porém, já sinalizaram que vão tentar mudanças no texto na Câmara – o que obrigaria o retorno da proposta ao Senado e atrasaria ainda mais a sua promulgação.


Câmara tem tramitação mais lenta

A tramitação de uma PEC é, regimentalmente, mais demorada na Câmara do que no Senado.


Isso porque, no Senado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pode analisar tanto a admissibilidade (ou seja, checar se a proposta está de acordo com a Constituição) quanto o mérito (ou seja, fazer alterações de conteúdo na matéria).



Na Câmara, contudo, a CCJ analisa apenas a admissibilidade. Passada esta etapa, o texto ainda precisa analisado por uma comissão especial, que pode fazer alterações de mérito na proposta.


Neste colegiado, contudo, é preciso respeitar um prazo mínimo de dez sessões no plenário para que o texto seja votado. Ou seja, ainda que Lira fizesse sessões plenárias todos os dias da semana para cumprir esse prazo, apenas essa etapa exigiria duas semanas, pelo menos.


A manobra de "pegar carona" em uma proposta avançada tem precedentes. O próprio presidente Jair Bolsonaro se beneficiou da medida, quando Lira apensou a PEC dos biocombustíveis, que já estava avançada na Câmara, à PEC dos benefícios sociais - que abriu espaço no teto para o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil até o fim deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro rompe semanas de silêncio e fala com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada


O presidente Jair Bolsonaro rompeu nesta sexta-feira (9) uma sequência de semanas de silêncio. Ele saiu de dentro do Palácio do Alvorada, onde tem passado a maior parte dos dias recluso, desde que perdeu a eleição, e falou com apoiadores concentrados na portaria da residência oficial.


"Alguns falam do meu silêncio. Há poucas semanas, se eu saísse aqui e desse bom dia, tudo seria deturpado, tudo seria distorcido", reclamou Bolsonaro.


"Estou há praticamente 40 dias calado. Dói, dói na alma. Sempre fui uma pessoa feliz no meio de vocês, mesmo arriscando a minha vida no meio do povo", disse o presidente.


Bolsonaro tem tido dias sem compromissos na agenda. Na última semana, ele começou a retomar as aparições públicas, ainda que com menos intensidade do que antes. Ele participou de eventos militares em Pirassununga, Rio de Janeiro e Brasília. Em nenhum deles o presidente discursou. No de Brasília, em determinado momento, chegou a ficar com os olhos marejados.


Aos apoiadores, Bolsonaro disse ainda: "Eu me responsabilizo pelos meus erros, mas peço a vocês: não critiquem sem ter certeza absoluta do que está acontecendo".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aliados dizem que Lula quer mulheres no comando do BB e da Caixa

Aliados dizem que, depois de Lula ter escolhido Haddad como ministro, ele agora quer mulheres nas chefias do Banco do Brasil e da Caixa.


Sede do Banco do Brasil, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters


A presença de mulheres no comando dos bancos compensaria o fato de Lula ter indicado Haddad pra Fazenda. O presidente eleito quer mulheres de carreira nas chefias dessas instituições.


Ainda há dúvida sobre quem ocupará o Ministério do Planejamento. Mas é dada como certa a participação de outros dois nomes na equipe econômica: Aloizio Mercadante e Nelson Barbosa, ex-ministros no governo Dilma Rousseff.


O BB hoje é presidido por Fausto de Andrade Ribeiro; a Caixa, por Daniella Marques.


Daniella substituiu no cargo Pedro Guimarães, que se demitiu em julho devido a denúncias de assédio sexual de funcionárias do banco. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Guimarães nega as acusações.


Corregedoria

Em outubro, a Corregedoria da Caixa concluiu que existem vários indícios de assédio moral e sexual praticados por Pedro Guimarães quando era presidente do banco.


A primeira investigação interna da Caixa sobre as denúncias que vieram à público no fim de junho e levaram à demissão de Guimarães reuniu mais de 50 depoimentos de vítimas e testemunhas e levantou provas para confirmar e ampliar as informações apresentadas pelas funcionárias.


Foram verificadas as viagens e reservas de hotel, fotos e datas de jantares e reuniões. O documento foi apresentado na semana passada ao Conselho de Administração do banco.


Fonte: Blog da Julia Duialibi

Leia Mais ››

Região do TSE, em Brasília, tem esquema especial de trânsito e segurança na segunda (12), para diplomação de Lula e Alckmin

A região onde fica o prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Setor de Administração Federal Sul, em Brasília, vai ter esquema especial de trânsito e de segurança na segunda-feira (12), durante a diplomação do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A cerimônia está marcada para as 14 horas.


Prédio do Tribunal Superior Eleitoral, em imagem de arquivo — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), a área – que fica a 2 quilômetros do Congresso Nacional – terá "policiamento intenso e atuação de equipes de atendimentos de emergência". A pasta pede que os motoristas evitem a região.



Segundo a SSP, o trânsito em todas as vias perto do Tribunal será bloqueado. O Detran ficará responsável pelo controle e organização do tráfego.


"Toda a movimentação será acompanhada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob)", diz a SSP.

'Cidade da Segurança'

A Secretaria de Segurança informou que vai montar uma "Cidade da Segurança" ao lado do TSE. De acordo com a pasta, a base dará apoio aos agentes durante a operação para que haja "maior celeridade aos atendimentos das ocorrências e na prestação de serviços".


O policiamento será reforçado pela Polícia Militar. Unidades especializadas, como as tropas de choque, cavalaria, operações aéreas e policiamento com cães estarão no local.


A secretaria disse ainda que as ocorrências policiais serão concentradas na 5ª Delegacia de Polícia, na área central de Brasília. Além disso, equipes do Corpo de Bombeiros estarão em pontos estratégicos nas proximidades do TSE.


Diplomação

A entrega do diploma oficializa o resultado das urnas. É o último passo do processo eleitoral e também uma condição formal para a posse, marcada para 1º de janeiro.


A partir da diplomação, o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), estão aptos para o mandato.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após Barroso estender apuração, PGR volta a pedir que denúncia da CPI da Covid contra Bolsonaro seja arquivada


A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu nesta sexta-feira (9) contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de prorrogar a apuração de uma denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) com base em conclusões da CPI da Covid.


Nesse caso específico, a investigação apura se Bolsonaro cometeu crime ao estimular o descumprimento de medidas sanitárias. Ao todo, a CPI apontou 10 possíveis condutas criminosas do presidente no enfrentamento à pandemia.


Na terça, Barroso estendeu o prazo da investigação preliminar por 60 dias e disse esperar um novo relatório da Polícia Federal sobre o tema.


O ministro disse, na decisão, que a PF ainda não organizou as provas reunidas pela CPI sobre supostos crimes de Bolsonaro e outras autoridades.


A PGR acredita que o inquérito deveria ser encerrado. Na terça, a vice-PGR Lindôra Araújo afirmou que, após o Ministério Público pedir arquivamento, não cabe à Justiça determinar novas diligências.


"Assim, repita-se que a Procuradoria-Geral da República, instância definitiva do Parquet [MP] Federal, pronunciou-se expressamente pelo arquivamento da presente apuração, inviabilizando a determinação judicial de diligências investigatórias para futura revisão da opinio delicti [análise de eventual crime]”, escreveu.


A Polícia Federal, inclusive, já pediu ao STF para ter acesso direto às provas reunidas pela CPI da Covid no Senado – sem precisar da intermediação da PGR.


PGR e arquivamentos

Das 10 apurações preliminares abertas depois que a CPI da Covid concluiu os trabalhos no ano passado, a PGR já se manifestou pedindo o arquivamento em nove casos.


Entre as condutas de Bolsonaro apontadas como criminosas pela CPI, estão:


estimular a população a se aglomerar, a não usar máscara e a não se vacinar;

defender o uso de remédios ineficazes contra a Covid;

destinar recursos para a compra de remédios ineficazes;

incentivar a invasão de hospitais para gravação de eventuais leitos vazios – em violação à intimidade dos doentes que estavam internados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sob Lula, delegado que investigou facada em Bolsonaro deve ter espaço na cúpula da PF

O delegado Rodrigo Morais, que investigou a facada sofrida por Jair Bolsonaro (PL, então PSL) na campanha de 2018, deve ocupar um cargo na cúpula da Polícia Federal no futuro governo Lula (PT).


Delegado Rodrigo Morais, em foto sem data, em Minas Gerais. — Foto: Fernando Zuba/ TV Globo


Apesar da pressão de Bolsonaro, os dois inquéritos abertos por Morais sobre atentado não comprovaram a teoria do presidente de que o crime ocorreu por encomenda. Ambas as investigações concluíram que o autor da facada, Adélio Bispo, agiu sozinho.


O delegado chegou a ser cotado para um cargo na inteligência da PF durante o atual governo, mas a nomeação não saiu. Fontes da PF classificam a decisão a um veto de Bolsonaro por ter ficado contrariado com as conclusões na investigação do caso da facada, que consideram ter sido feito de forma técnica.


Morais é próximo do também delegado Andrei Passos Rodrigues, que chefiou a segurança de Lula durante a campanha e vai ser o diretor-geral da PF – o nome foi sugerido pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, e Lula concordou.


Integrantes da PF ouvidos pelo blog apostam que Morais deve ter um papel relevante na estrutura, podendo até comandar a Diretoria de Inteligência Policial do órgão.


Em 2021, o policial foi enviado para os Estados Unidos para atuar por dois anos como oficial de ligação da PF junto a uma força-tarefa no escritório do Homeland Security Investigations, braço investigativo do Departamento de Segurança Interna do governo norte-americano.


Morais, no entanto, já está no país colaborando na transição no Ministério da Justiça.


Fonte: Blog da Julia Duialibi

Leia Mais ››

Imprensa será tratada com 'mais decência' e não haverá 'indústria das fake news' no governo, diz Lula

O presidente eleito Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que a imprensa será tratada com mais "decência" no futuro governo e que não haverá mais o que chamou de "indústria das fake news" no governo federal.


Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva concede entrevista coletiva no CCBB em Brasília, onde atua equipe de transição — Foto: Reprodução


Lula deu a declaração ao conceder uma entrevista na qual anunciou os nomes de cinco ministros do futuro governo (leia detalhes mais abaixo).


"Vocês vão perceber que a nossa gloriosa imprensa vai viver novos dias. Vocês vão ser tratados com mais respeito, com mais decência. Ninguém vai negar informações para vocês", afirmou Lula.

"A Lei de Acesso à Informação vai voltar a funcionar 100%, o Portal da Transparência vai voltar a funcionar 100%. Portanto, vocês não terão no nosso governo a indústria da mentira, a indústria da desinformação e a indústria das fake news", completou.


O presidente eleito Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (9) que a imprensa será tratada com mais "decência" no futuro governo e que não haverá mais o que chamou de "indústria das fake news" no governo federal.


Lula deu a declaração ao conceder uma entrevista na qual anunciou os nomes de cinco ministros do futuro governo (leia detalhes mais abaixo).


"Vocês vão perceber que a nossa gloriosa imprensa vai viver novos dias. Vocês vão ser tratados com mais respeito, com mais decência. Ninguém vai negar informações para vocês", afirmou Lula.

"A Lei de Acesso à Informação vai voltar a funcionar 100%, o Portal da Transparência vai voltar a funcionar 100%. Portanto, vocês não terão no nosso governo a indústria da mentira, a indústria da desinformação e a indústria das fake news", completou.


Anúncio dos ministros

Durante a entrevista coletiva, Lula anunciou os seguintes ministros:


Fazenda: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação;

Casa Civil: Rui Costa, governador da Bahia;

Defesa: José Múcio Monteiro, ex-deputado e ex-ministro do Tribunal de Contas da União;

Justiça: Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito;

Relações Exteriores: Mauro Vieira, diplomata e ex-chanceler.


O anúncio aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.


No anúncio, Lula disse que, embora não tenha anunciado mulheres nem negros neste momento, o ministério terá mulheres e negros.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça nega recurso do governo e mantém suspensa compra de 98 blindados pelo Exército

O desembargador João Batista Moreira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), rejeitou um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para reconsiderar a decisão que, no dia 5 de dezembro, suspendeu a compra de 98 blindados italianos pelo Exército brasileiro. Com a determinação, de quarta-feira (7), a medida continua interrompida.


O veículo blindado do modelo Cenaturo II, que deve ser adquirido pelo Exército — Foto: Reprodução


A aquisição faz parte de uma estratégia do Exército para renovar a frota. O valor da compra, segundo o órgão, será de R$ 3,3 bilhões (veja mais abaixo). A aquisição foi suspensa por conta de uma ação popular, movida por um cidadão. A ação diz que o gasto pode chegar a R$ 5 bilhões.


Na decisão, o desembargador afirma que a compra ocorre em momento de transição de governo, e que a falta de concordância da nova gestão pode indicar "desatenção à conveniência". O g1 questionou a AGU sobre a rejeição do recurso, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.


Recurso da AGU

No pedido de reconsideração, a AGU argumentou que "o autor popular baseia toda a sua demanda em uma suposta violação ao princípio da moralidade administrativa, ignorando fatos relevantes sobre a contratação [...]".


Ainda de acordo com o órgão, na ação, "apenas se veicula um descontentamento acerca da alocação de recursos públicos, sem uma visão global adequada acerca do assunto, e com base em notícias midiáticas".


A AGU afirmou que o gasto de R$ 5 bilhões não seria imediato, e que o contrato se estenderia até 2040. O órgão alegou ainda que o pagamento seria feito com recursos do próprio Exército, e não com dinheiro retirado de outras áreas do governo.


Ainda segundo a Advocacia-Geral da União, a suspensão da compra causaria danos aos cofres públicos.



"O atraso na contratação irá gerar efeitos deletérios, pois, acaso o impedimento judicial perdure por largo lapso temporal isso pode causar significativo prejuízo aos cofres públicos diante dos reajustes ou rescisões contratuais que venham a se fazer necessários, ou da possível dispendiosa realização de um novo processo desde o seu início, o que, ao final, traz malefícios aos interesses da sociedade em razão dos prejuízos ao erário", diz na ação.


Entendimento do juiz

Segundo o desembargador João Batista Moreira, "constata-se que está em causa a assinatura de contrato de vulto, mesmo na hipótese de fragmentação, no final de uma gestão de Presidente da República, Ministro da Defesa e outras autoridades da área, portanto, trata-se de momento crucial para tão importante decisão política".


"Embora o planejamento e a licitação da operação datem de alguns meses ou anos, o certo é que o desencadeamento do contrato ocorre nesse momento de transição, com possíveis mudanças na política, especialmente, de segurança externa", afirma na decisão.


Para o magistrado, "no mínimo, pode-se apontar desatenção à conveniência de que ato tão importante e com efeitos tão onerosos e prolongados, tenha o assentimento dos novos gestores da coisa pública em vias de assumir seus cargos".


A compra dos blindados

Ao todo, o Exército pretende comprar 221 unidades do modelo Centauro II. O contrato de 98 viaturas faz parte de uma primeira etapa da negociação.


O órgão afirma que a frota atual está defasada, "com seus sistemas mecânicos desgastados e parte do material de reposição descontinuado e/ou de difícil obtenção". O Exército tem atualmente 2 mil blindados.


A ação afirma que foi feita a convocação para assinatura do contrato "em meio a cortes bilionários no orçamento público que totalizam R$ 5,7 bilhões, dos quais metade têm origem de cortes oriundos da Educação (R$ 1,435 bilhão) e Saúde (R$ 1,396 bilhão)".


Fonte: g1

Leia Mais ››

PL promete, mas está sem dinheiro para alugar casa e escritório para Bolsonaro

O Partido Liberal está sem dinheiro para alugar uma casa e o escritório prometidos para o presidente Jair Bolsonaro (PL) após derrota nas eleições. Segundo interlocutores, o bloqueio nas contas do partido provocou também atraso nos pagamentos dos salários de cerca de 60 funcionários.


Presidente do PL, Valdemar Costa Neto (à esquerda) e Jair Bolsonaro na filiação do presidente ao partido, em 30 de novembro de 2021. — Foto: Reprodução/Youtube/PL


O presidente teria demonstrado interesse em morar num condomínio de mansões no bairro Jardim Botânico, em Brasília.


Segundo consultas em sites de locação de imóveis, o aluguel de uma residência no condomínio custa aproximadamente R$ 11 mil. Anderson Torres, ministro da Justiça, mora no mesmo condomínio.



O partido está com as contas bloqueadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A multa imposta é de R$ 23,9 milhões, mas o tribunal só localizou R$ 13,6 milhões.


O PL foi multado por litigância de má-fé depois de divulgar um relatório que pedia anulação de votos do segundo turno presidencial sem apontar provas de fraude. O PL recorreu da decisão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é morto a tiros dentro de casa na Região Oeste do RN

Um homem foi morto a tiros dentro de casa na madrugada deste sábado (10) na cidade de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Manoel Mourato, de 43 anos.


Vítima tinha 43 anos de idade — Foto: Divulgação


O homicídio ocorreu por volta das 2h30 da madrugada na Rua Francisco César Vieira, no bairro Haroldo Maia.


De acordo com a Polícia Militar, um homem armado entrou pela porta da cozinha e fez vários disparos contra a vítima que estava dormindo em um dos cômodos da casa.


A polícia ainda informou que no momento do crime duas mulheres e uma criança também estavam no imóvel, mas não foram feridos.



Manoel Mourato, de 43 anos, era natural da cidade de Conceição na Paraíba.


A PM disse ainda que segundo relato das testemunhas, ele tinha chegado na cidade de Caraúbas na manhã da sexta para encontrar uma mulher com a qual tinha um relacionamento.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IFRN abre inscrições para 105 vagas em cursos de especialização

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta sexta-feira (9) inscrições para 105 vagas em cursos de pós-graduação. O ingresso nas especializações é previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.


IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os processos seletivos são regidos por dois editais (clique AQUI e AQUI para acessá-los).


O instituto está oferecendo:


40 vagas de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, no Campus Natal – Central;

25 vagas na Especialização em Gerenciamento de Obras, no Campus São Gonçalo do Amarante;

40 vagas na Especialização em Ensino de Geociências, no Campus Natal – Central.

Inscrições

As inscrições começaram na sexta-feira (9) e vão até o dia 2 de janeiro. A inscrição custa R$ 50 e quem precisar pedir a taxa de isenção pode fazer isso até o próximo dia 18.


A inscrição é feita de forma on-line, na Área do Candidato do portal do IFRN. Para isso, é necessário, possuir cadastro na Área do Candidato e em seguida realizar os seguintes passos:


Escolher a opção “Entrar”;

Preencher corretamente seu CPF e senha e confirmar, clicando em “Submeter”;

Na caixa “Inscrições”, selecionar o concurso ao qual deseja concorrer, clicando em “Acesse”;

Escolher uma das ofertas de curso listados na caixa “Ofertas”;

Iniciar a inscrição, escolhendo a opção “Realizar inscrição”; e

Preencher corretamente os dados solicitados e enviar o questionário, clicando em “Enviar”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fiscalização de fim de ano apreende 71 brinquedos irregulares e autua estabelecimentos em Natal

Uma operação especial de Natal e fim de ano do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) apreendeu 71 brinquedos irregulares e autuou os estabelecimentos comerciais de Natal que vendiam os produtos.


Fiscalização apreendeu brinquedos em lojas de Natal — Foto: Divulgação


A apreensão aconteceu pelo fato dos brinquedos não apresentarem o selo do Inmeto. Nesse caso, o fabricante também será autuado e, assim como o comércio, poderá ser multado.


A operação aconteceu entre terça (6) e quinta-feira (8) e fiscalizou 14 estabelecimentos comerciais que vendiam luminárias natalinas (tipo pisca-pisca e mangueira natalina), brinquedos e bicicletas infantis vendidas no comércio da capital. Ao todo, 1.638 itens foram inspecionados.



A inspeção aconteceu em todo o Brasil, pelos órgãos delegados do Inmetro, e visa verificar se os itens atendem aos requisitos de segurança e qualidade estabelecidos pela legislação.


O Ipem-RN reforça que o consumidor deve ficar atento no momento da compra e verificar quais as informações obrigatórias e os requisitos específicos para comercialização de luminárias natalinas, brinquedos e bicicletas infantis.


Luminárias natalinas

Nas luminárias natalinas, também conhecidas como piscas-piscas, é preciso ficar atento à existência do selo Inmetro nos plugues. Na embalagem também é necessária a existência, em português, de informações como: nome ou marca do fabricante/importador, a tensão a que se destinam em volt (V) e a potência máxima do conjunto em watt (W).


Brinquedos

Já os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos, por exemplo, são compulsoriamente certificados e por isso, devem conter o selo do Inmetro, que garante que os itens foram avaliados em diversos itens de segurança como toxidade, inflamabilidade.


Além disso, devem apresentar a informação de se existem partes cortantes ou outro componente que ponha em risco a saúde da criança. A indicação da faixa etária a qual o produto se destina também é obrigatória.


Bicicletas infantis


Nas bicicletas infantis, além da presença obrigatória do selo do Inmetro, deve-se observar se a altura máxima do selim (assento) está entre 435 mm e 635 mm, que é a especificação para este tipo de produto.


As etiquetas ou embalagens devem alertar de forma eficaz sobre os riscos decorrentes do seu uso e a forma de evitá-los. Os itens devem exibir, ainda, a resistência mecânica e a estabilidade, o sistema de freio e o informe “ATENÇÃO! Não utilizar na via pública sem a supervisão de um adulto”.


Denúncia

Caso algum consumidor encontre alguma irregularidade quanto a luminárias natalinas, brinquedos e bicicletas infantis, deve registrar sua denúncia na Ouvidoria do IPEM/RN pelos seguintes canais: ouvidoriaipem.rn@gmail.com; pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433; ou pelo portal Fala.Br.


Fonte: g1

Leia Mais ››