quinta-feira, junho 22, 2023

Motociclista morre após ser atropelado por carreta no acesso Sul do Aeroporto de Natal

Um motociclista morreu na noite desta quinta-feira (22) após ser atropelado por uma carreta carregada de combustível no acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.


Segundo testemunhas, o motociclista trafegava na faixa da direita, no mesmo sentido da carreta, que trafegava na mão da esquerda, quando a vítima invadiu a faixa ao lado e resultou no acidente. Na colisão, a moto foi arrastada por vários metros e o homem atropelado pelo veículo.


Motociclista morre após ser atropelado por carreta de combustível na Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos / Inter TV Cabugi


Após o acidente, o condutor da carreta permaneceu no local e disse que ainda tentou frear, mas não conseguiu evitar o acidente.



O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) informou que solicitou a presença da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que vai realizar a perícia e a remoção do corpo.


Até a última atualização dessa matéria, a vítima ainda não havia sido identificada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Júri condena mais três integrantes de grupo de extermínio por assassinato na Grande Natal

Mais três homens acusados de integrar um grupo de extermínio que teria cometido assassinatos em Ceará-Mirim, na Grande Natal, foram condenados em júri popular, que iniciou na quarta-feira (21) e foi encerrado na madrugada desta quinta-feira (22), por uma morte em outubro de 2017. Em maio deste ano, outros dois integrantes do grupo receberam sentenças por outro assassinato.


Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal — Foto: Ricardo Araújo/G1


O trio, que já está preso, foi condenado pela morte de Rodrigo Borges de Souza, ocorrido em 9 de outubro de 2017. Ele foi assassinado com vários disparos de arma de fogo, boa parte deles na região da cabeça.


Adilson Lima da Cruz foi sentenciado a 23 anos e 4 meses de prisão. Francisco Kytayama Varela da Cunha recebeu pena de 21 anos e 4 meses de reclusão. Lucianderson da Silva Campos foi condenado a 8 anos, 3 meses e 6 dias de prisão.



A pena de Lucianderson foi reduzida em razão do acordo entre ele e o Ministério Público do Rio Grande do Norte para a delação premiada. Os três cumpriram suas sentenças em regime fechado.


Nos próximos meses devem ser realizados outros júris de integrantes do grupo de extermínio.


Condenações

Essa é a segunda condenação envolvendo integrantes do grupo acusado de dezenas de mortes na região de Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal.


Em maio deste ano, Creginaldo Costa Cunha Santos foi condenado a pena de 20 anos e 8 meses de reclusão, e Diego Cruz da Silva foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão. A dupla foi condenada pela morte de Pedro Henrique da Silva, crime cometido em 21 de fevereiro de 2017.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bandido arromba delegacia em Natal e furta notebook e algemas

Um bandido invadiu na madrugada desta quinta-feira (22) a 3ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal, e furtou material de dentro da unidade. As câmeras de segurança registraram a invasão.


Crime aconteceu na Delegacia de Polícia do Alecrim — Foto: Divulgação


De acordo com a Polícia Civil, o criminoso agiu sozinho e roubou um notebook, um par de algemas e dois radiocomunicadores. A invasão aconteceu por volta das 2h40.


O bandido entrou pela frente do prédio. Para isso, ele arrombou o portão e depois quebrou um dos vidros da recepção para chegar ao espaço interno.


A Polícia Civil realizou diligências na região, mas até a tarde desta quinta-feira (22) o criminoso seguia foragido.



A própria 3ª Delegacia de Polícia Civil, do Alecrim, que foi a invadida pelo criminoso, vai investigar o caso.


3ª Delegacia de Polícia CIvil, no Alecrim, Zona Leste de Natal — Foto: Google Street View


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de ser fornecedor de drogas para traficantes em Natal

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (22) em um condomínio no bairro de Pium, na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. Foragido da Operação Trem-bala, deflagrada pela Polícia Civil no mês de abril, ele é apontado como fornecedor de drogas para o tráfico no bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal.


Polícia Civil do RN Ilustrativa — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Ele foi capturado em cumprimento a um mandado de prisão por policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.


Segundo as investigações da Denarc, o homem era responsável por fornecer maconha e cocaína para os traficantes do bairro de Mãe Luiza.


A “Operação Trem-bala” cumpriu 22 mandados de prisão e outros de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com a facção criminosa responsável pelos ataques registrados em março no estado.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso por estupro de sobrinha de 9 anos no interior do RN

Um homem de 42 anos foi preso na zona rural de Brejinho, na região do Agreste potiguar, pelos crimes de estupro e ameaça contra uma sobrinha, uma criança de 9 anos de idade.


Polícia Civil prendeu homem condenado por estupro de sobrinha. — Foto: Divulgação


Segundo a Polícia Civil, o homem foi condenado pelo crime. O mandado de prisão contra o suspeito foi cumprido nesta quarta-feira (22) por policiais da 27ª Delegacia de Polícia (27ª DP) de Monte Alegre.


"No momento da prisão, o homem não ofereceu qualquer reação e foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficará à disposição da justiça", informou a corporação.


A polícia não informou quando o crime aconteceu e como ocorreu a denúncia do suspeito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Grupo suspeito de comandar tráfico de drogas no Seridó é alvo de mandados de busca e de prisão no RN e PB

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (22) uma operação para combater a atuação de uma organização criminosa suspeita de agir dentro e fora de unidades prisionais potiguares.


Operação do MPRN deflagrada nesta quinta (22) cumpre mandados no RN e PB. — Foto: Divulgação


Foram cumpridos 16 mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão nas cidades de Acari, Caicó, Equador, Jardim do Seridó, Parelhas e São Vicente, além de São Bento, na Paraíba.


Segundo a corporação, há provas que, entre outros crimes, o grupo seja responsável por comandar o tráfico de drogas na região Seridó potiguar. Ainda de acordo com o MP, os investigados usam redes sociais para planejar e executar crimes.



Além do tráfico de drogas, são investigados crimes como porte e posse ilegal de arma de fogo, assaltos, além de organização criminosa.


Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos armas, drogas, dinheiro e aparelhos de telefonia celular. Quatro pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil de Caicó.


Alguns dos investigados já estão em unidades prisionais do RN pela prática de outros delitos. Para o MP, a liberdade dos suspeitos poderá atrapalhar e causar prejuízo às investigações, bem como possibilitar fuga dos suspeitos, por se tratar de um "grupo criminoso organizado e que mantém ligação com outra organização criminosa de abrangência nacional".


A operação Ceifador, como a ação foi denominada, também conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Penal, segundo o MP.


O material apreendido será analisado pelo MPRN para tentar se identificar outros envolvidos com os crimes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Hospital Walfredo Gurgel procura família de paciente atropelado que não foi identificado

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte, está procurando familiares de um paciente que está internado na unidade, mas não foi identificado.


Entrada do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Segundo o hospital, o homem deu entrada no dia 18 de junho, quando foi levado pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Ele foi vítima de um atropelamento e estava em via pública.


O Serviço Social da unidade de saúde informou que o homem tem cerca de 75 quilos, pele de cor negra, olhos de cor castanho escuro, cabelos pretos e lisos.


Além disso, apresenta as seguintes tatuagens: um rosto e busto feminino com calda de sereia na coxa direita; a palavra 'Yaaah!' no peito esquerdo; o nome Yolanda na área das costelas do lado direito; um pinheiro, uma cabana, um lua e uma estrela na perna esquerda; um coração, uma nota musical, uma âncora e uma rosa vermelha no braço esquerdo; e uma folha cannabis na panturrilha direita.


Quem tiver informações que possam levar à identificação do paciente através de familiares ou amigos, deve acionar o Serviço Social do HMWG, por meio dos telefones 3232-7505/7533. O setor está aberto 24 horas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TSE confirma cassação de vereador de Parnamirim por compra de votos nas eleições 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou na última terça-feira (20) a validade da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que cassou o diploma de Diogo Rodrigues da Silva (PSD), vereador eleito pelo município de Parnamirim, nas Eleições de 2020.


Parlamentar é investigado por fraude em sistema do SUS — Foto: Cedida


O Colegiado também determinou a anulação dos votos recebidos pelo então candidato, com a consequente retotalização dos votos, e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário para o cargo de vereador da cidade.


Segundo a Justiça Eleitoral, o parlamentar foi condenado por compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder político, por realizar fraudes no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de apoio político.



Além do diploma cassado, ele foi condenado à inelegibilidade pelos próximos oito anos e ao pagamento de multa.


De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) aberta pelo Ministério Público Eleitoral, em troca de votos, promessas de votos ou apoio político, o candidato utilizou a máquina pública e invadiu o sistema de marcação de consultas e procedimentos do SUS, inserindo pacientes indevidamente e priorizando potenciais eleitores nas filas de consultas e procedimentos ambulatoriais.


Para o relator do recurso no TSE, ministro Raul Araújo, diante das provas inseridas nos autos, a prática de captação ilícita de sufrágio encontra-se suficientemente comprovada, bem como o abuso de poder político, demonstrado. Assim, por unanimidade, o colegiado negou o recurso e ratificou a decisão do Regional.


Diogo também responde pelas fraudes na Justiça comum e chegou a ser preso em 2021, em operação do Ministério Público. Ele voltou a assumir a cadeira de vereador no início de agosto de 2022, mas pediu licenciamento do cargo uma semana depois, alegando problemas de saúde.



Procurado pelo g1 nesta quinta-feira (22) para comentar a decisão, Diogo Rodrigues afirmou que, embora tenha recorrido da decisão do TRE, não tem mais interesse no mandato e não acompanhou o processo no TSE.


"Este mandato não está sobre meu interesse há muito tempo. Desde a decisão do TRE. Recorri porque é um direito meu. Porém não atentei a está decisão nem muito menos me 'comoveu'. O meu maior mandato ninguém tira. Aproximação e consideração com o povo", disse.


Procurada, a Câmara de Parnamirim afirmou que Diogo já estava afastado do mandato e que foi substituído na Casa pelo vereador César Maia, que deverá permanecer no cargo após a retotalização dos votos nas eleições de 2020.


Já o TRE-RN informou que aguarda comunicação oficial do TSE, para encaminhar a decisão para o juiz do primeiro grau, na zona eleitoral originária da ação. Depois disso, o cartório eleitoral deverá definir o dia em que fará a retotalização de votos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai de Neymar recebe voz de prisão durante ação de interdição de obra na casa de Mangaratiba

O empresário Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr., chegou a receber voz de prisão – depois foi liberado – nesta quinta-feira (22), durante um bate-boca com a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto.


Pai de Neymar estava em casa durante a ação — Foto: Reprodução


A confusão aconteceu em uma ação de fiscalização que interditou uma obra na casa do jogador no Condomínio Aero Rural, na cidade da Costa Verde fluminense.


Um vídeo obtido pelo g1 mostra a ação e o momento em que ele recebe a voz de prisão (veja acima).


Bate-boca durante operação

Ao ser informado que seria autuado administrativamente e que a obra ficaria embargada até que ele apresentasse todas as licenças necessárias para a intervenção, Neymar Santos ficou alterado e questionou se não poderia usar a casa.



Os fiscais responderam que poderia usar a casa, exceto a parte em que está sendo feita a obra do lago artificial – interditada após denúncia de que houve desmatamento, a quebra de rochas e o desvio de um rio (veja todas as irregularidades achadas no fim da reportagem).


Irritado, Neymar Santos aumentou o tom de voz ao responder questionamentos da equipe de fiscalização e acabou recebendo voz de prisão por parte da secretária.



"Que prender o quê? Eu estou dentro da minha casa, você está maluca? Você não tem nem autorização para entrar aqui dentro", questiona.

Amigos do empresário intervieram e pediram que ele se acalmasse enquanto falavam com as autoridades.


"Ele precisa agir com educação. A gente está aqui cumprindo o nosso trabalho, agindo em conformidade com a lei, ele precisa se aquietar", diz a secretária.


Minutos depois, após conversas entre as partes, a secretária libera Neymar, que estava acompanhado de um policial.


"Vou liberar o senhor, espero que, da próxima vez, o senhor seja um pouco mais educado porque a gente está aqui cumprindo com o nosso trabalho, eu cheguei com toda a educação. Mas, por ora, o senhor está liberado. A gente vai cumprir os atos e vamos buscar regularizar esse empreendimento", diz a secretária.

De acordo com a Prefeitura de Mangaratiba, a voz de prisão foi dada com base no artigo n° 331 do Código Penal, que torna crime o desacato ao funcionário público no exercício da profissão. "Entretanto, considerando o princípio da razoabilidade e diante a um pedido da assessoria de Neymar Santos, ele foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo", diz a nota.


Em nota, a Prefeitura de Mangaratiba informou ainda que a fiscalização foi feita por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio.



A ação se deu após denúncias baseadas em postagens de redes sociais, que mostravam uma grande obra sendo feita, segundo a secretaria sem autorização ambiental, na propriedade do jogador.


As infrações ambientais encontradas:


desvio de curso de água;

captação de água de rio sem autorização;

captação de água para lago artificial;

terraplanagem;

escavação;

movimentação de pedras e rochas sem autorização;

aplicação de areia de praia sem autorização ambiental.


O lago que está sendo construído sem licença — Foto: Divulgação

Encanamento para captação de água de um rio (desvio de curso) para o lago artifícial — Foto: Divulgação

O local também recebeu areia — Foto: Divulgação

O local foi interditado — Foto: Divulgação

Outros lugares que foram alterados pela obra, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba — Foto: Divulgação


Multa estimada em R$ 5 milhões

De acordo com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o próximo passo será fazer o parecer das irregularidades constatadas e emissão de "multa que, segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões".


O g1 entrou em contato com a assessoria do jogador do Paris Saint Germain, mas ainda não obteve retorno.


Polícia interdita obra na casa de Neymar — Foto: Reprodução


Jogador pode ganhar Medalha Tiradentes

Também nesta quinta-feira (22), o jogador Neymar pode ser notícia por outro motivo. É que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro vota, em discussão única, o projeto de resolução do deputado Anderson Moraes (PL) para conceder a Medalha Tiradentes - maior honraria da Casa.


Na justificativa do projeto, o deputado Anderson Moraes destaca que Neymar é exemplo em sua carreira, mas também em iniciativas sociais, com o Instituto Neymar.


“É um esportista inegavelmente reconhecido, que, por seu trabalho e talento, se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo e da história, inspiração de milhares de crianças e apreciadores do esporte no estado do Rio de Janeiro, seja pelo seu talento, como por sua alegria, irreverência, além de exemplo de vitória como esportista e cidadão”, disse o deputado.


Caso receba emendas, o projeto será retirado de pauta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criança é flagrada dentro de 'jaula' em creche de Sorocaba

Uma criança de 2 anos foi flagrada dentro de uma espécie de "jaula" no Centro de Educação Infantil (CEI) 7, no bairro Santa Rosália, em Sorocaba (SP). O vídeo feito em 25 de maio por um morador foi enviado à redação nesta quinta-feira (22).


As imagens mostram a criança dentro da gaiola chorando e pedindo pela mãe. Segundo a testemunha que fez o registro, a ação foi para corrigir mau comportamento na unidade de educação infantil.


A Prefeitura de Sorocaba informou que a corregedoria municipal abriu uma sindicância para apurar a denúncia no CEI 7.


Ainda conforme a testemunha, a mãe da criança foi abordada pela diretora alegando que, naquele dia, a professora teria colocado o menino no "cantinho do pensamento" e que a situação teria sido denunciada por uma vizinha.



Com o passar dos dias, a mãe notou uma mudança no comportamento do filho, como mais agressivo, inquieto, além de acordar gritando durante a noite e falar que a "escola bateu".


Corregedoria da Prefeitura de Sorocaba investiga professora que teria deixado criança de 2 anos trancada em 'jaula' para correção — Foto: Arquivo Pessoal


A Secretaria da Educação (Sedu) informou que recebeu a denúncia e acionou a Corregedoria Geral do Município para apurar o ocorrido e disse que vai tomar todas as providências cabíveis, repudiando o caso. A pasta também acionou o Conselho Tutelar.


O advogado confirmou a denúncia e disse que no dia do ocorrido a mãe foi abordada pela diretora e por um funcionário da Secretaria de Educação que, à princípio, expuseram o ocorrido, mas se negaram a apresentar as referidas imagens.



A família teve o conhecimento das imagens dias depois dos fatos, após localizarem a vizinha que teria ajudado a criança.


"Todas as medidas respeitantes ao caso já estão sendo tomadas para evitar que outras crianças também possam passar pelo mesmo tipo de situação constrangedora e infeliz", informa o advogado Rodrigo Rollo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Nova vacina contra dengue, Qdenga começa a ser aplicada no Brasil na próxima semana

Uma nova vacina contra a dengue estará disponível no Brasil a partir da semana que vem, segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC).


Frascos de teste da vacina contra a Dengue da Takeda. — Foto: TAKEDA/DIVULGAÇÃO


A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.


Neste primeiro momento, a Qdenga será aplicada apenas na rede privada, como clínicas, laboratórios e farmácias. O valor de cada dose deve ficar entre R$ 301,27 e R$ 402,05, segundo preço tabelado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).


Em São Paulo, por exemplo, o preço máximo ao consumidor será de R$ 379,40 a dose.


"As clínicas devem utilizar esse parâmetro na composição da sua precificação final, que também inclui o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação", disse a ABCVAC, em nota enviada ao g1.


O registro da Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.


De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos;

É aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações;

A vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

Ela também poderá ser aplicada em quem já teve a doença.

Portanto, não há distinção entre quem teve ou não a dengue, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela agência reguladora para aplicação das doses.


Até então, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue. Essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.



E no SUS? Ainda não há prazo para que a Qdenga seja disponibilizada na rede pública de saúde. A liberação depende da aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão que assessora o Ministério da Saúde na tomada de decisões desse tipo.


Eficácia da Qdenga

Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.


Em dezembro de 2022, a agência sanitária europeia European Medicines Agency também autorizou o uso do imunizante na União Europeia.


Eficácia geral da Qdenga nos testes e redução na taxa de hospitalizações — Foto: JN


Vacina do Butantan

O Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue: a Butantan-DV. Os trabalhos começaram há mais de 10 anos e, agora, entraram na reta final.


Nos ensaios clínicos de fase 3, o imunizante mostrou uma eficácia de 79,6% para evitar a doença. O estudo seguirá até todos os voluntários completarem cinco anos de acompanhamento, em 2024. A partir daí, o imunizante poderá ser submetido para aprovação da Anvisa.


Vacina da dengue do Butantan. — Foto: Governo de São Paulo/Divulgação


Números da dengue

Em 2022, o Brasil registrou 1.016 mortes por dengue em 2022, algo nunca visto desde a década de 1980, quando a doença "ressurgiu" no país e começou a ser mais frequente, com ciclos de maior e menor intensidade.


Nos primeiros meses de 2023, também houve uma explosão da dengue no país. 503 mortes foram confirmadas até maio - é quase a metade de todas as mortes registradas em 2022. Nesse período, mais de 1 milhão de casos de dengue foram confirmados pelo Ministério da Saúde.


Períodos chuvosos, principalmente no verão, aliados à diminuição da percepção de risco para a dengue, são apontados como os principais motivos que levaram à alta nos casos e mortes em 2022 e no início de 2023.


Com a chuva, aumentam os riscos de água parada. É o cenário perfeito para que o Aedes aegypti se reproduza.


O que é essencial saber sobre a dengue:

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado e possui quatro sorotipos diferentes — todos podem causar as diferentes formas da doença;

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte;

Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas;

A dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, é mais comum quando a pessoa contrai o vírus pela segunda vez;

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento;

Como evitar a dengue? O mais importante é não deixar água parada e acumulando por aí: o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bastidores do caso Gugu são amistosos; 'Com tanta reviravolta , daria uma série de streaming', comentam advogados

As duas partes envolvidas no caso Gugu Liberato estavam na sala de audiência do juiz na quarta-feira (21) quando um oficial de Justiça entrou e informou os presentes sobre uma ação de reconhecimento de paternidade do apresentador. Todos foram surpreendidos.


Família de Gugu Liberato: João Augusto (à esq.), Rose, Marina e Sofia — Foto: Arquivo pessoal


O clima, segundo apurado pelo g1, foi de perplexidade tanto de um lado, que representa os interesses de Rose Mirian, mãe dos três filhos de Gugu, e das gêmeas Marina e Sofia, quanto do outro, que representa os que defendem o cumprimento do testamento, entre eles João Augusto, irmão das gêmeas.


“Primeiro os tais vídeos do Thiago [possível companheiro de Gugu, que afirmou possuir documentos e imagens que provam a relação dos dois]. Depois essa do STJ. Agora um possível filho que nasceu em Perdizes quando Gugu tinha 15 anos”, comentou um dos presentes, que prefere não se identificar.


O que mais falta acontecer

Se comprovada a paternidade para Ricardo Rocha, comerciante de 48 anos que alega ser filho do apresentador, o testamento deixado por Gugu será anulado, disse Nelson Willians, advogado que representa o interesse de Rose.


Ao g1, afirmou que as meninas "estão ótimas" e, caso o juiz solicite um exame de DNA, estarão à disposição para fazê-lo, já que jamais seriam a favor de exumar o corpo do pai. “Se for filho do Gugu, bem-vindo”, disse o advogado.


Se a paternidade for confirmada, a irmã de Gugu, Aparecida, e os cinco sobrinhos perdem seus 25% previstos no testamento. Não há prejuízo para os herdeiros naturais, que são os filhos. A audiência realizada na quarta-feira foi, segundo observadores, muito equilibrada.



Nos corredores, ao final da audiência, advogados concordaram que o caso Liberato renderia uma série de streaming sem igual. Dilermando Cigagna Júnior, que representa os interesses de Aparecida, João e dos cinco sobrinhos do apresentador, confirmou que na audiência da quarta foram ouvidas as testemunhas de Rose.


Na audiência desta quinta (22), nem João Augusto nem os sobrinhos poderão falar.


Uma pessoa presente à audiência comentou que são tantas reviravoltas no caso que não sabe o que esperar nesta quinta. “Nem mesmo o retorno do Dominó”, comentou, numa referência à banda que foi sucessos nos anos 1990. Gugu também atuou e foi bem-sucedido no segmento musical, tendo empresariado diversos artistas.


A decisão final sobre a união estável entre Gugu e Rose pode acontecer nesta quinta-feira (22). Caso a relação seja reconhecida, a mãe dos filhos do apresentador passa a ter direito a 50% do espólio. Os filhos, herdeiros que não podem ser afastados da herança, aos outros 50%.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Marinha dos EUA detectou implosão de submarino da OceanGate dias atrás, diz jornal

Um navio da marinha dos Estados Unidos detectou o som da implosão do submarino da OceanGate dias atrás, de acordo com o jornal "The Wall Street Journal", nesta quinta-feira (22). O barulho foi captado pelo sistema de acústica da embarcação poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte no domingo (18).


Imagem mostra copo que esteve nas profundezas do Oceano, onde está o Titanic — Foto: Divulgação/OceanGate


“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas”, disse um oficial da marinha dos EUA ao jornal.

“Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento", afirmou o oficial.



As autoridades comunicaram nesta quinta que os cinco tripulantes do submersível morreram após o veículo implodir. O destino do submarino era ir até os destroços do Titanic, a quase 4 mil metros de profundidade em uma expedição turística.


As investigações para explicar os motivos do incidente continuam.


Nesta quinta, a Guarda Costeira dos EUA afirmou que a implosão deve ter gerado um som forte, mas que esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.


Os ruídos que foram captados pelas equipes de buscas nos últimos dias aparentemente não tinham nenhuma relação com o submersível.


Implosão catastrófica


A implosão foi confirmada porque os destroços que foram achados mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida. Ainda não se sabe em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu.


Foram encontrados um cone que ia na frente do submarino, além de um pedaço da parte da frente e outro da parte de trás da cabine de pressão.


As peças foram encontradas a cerca de 500 metros dos destroços do Titanic e estavam a uma profundidade de cerca de 4.000 metros.


Não se sabe ainda se haverá uma busca pelos corpos. O local é muito inóspito, segundo as autoridades.


Anúncio da morte

Pouco antes da entrevista coletiva da Guarda Costeira, a OceanGate, a empresa do submarino, afirmou em um comunicado que todos os passageiros tinham morrido.


As vítimas são:


o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;

o empresário paquistanês Shahzada Dawood;

Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;

o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;

e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.


Destroços encontrados

A descoberta dos destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic.


"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse na manhã desta quinta o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.


Os restos do Titanic estão a 3.800 metros de profundidade em um ponto do Oceano Atlântico cerca de 600 quilômetros distante da costa do Canadá.


Fim do oxigênio

Pelas estimativas das equipes de buscas, se o submarino ainda estivesse inteiro na manhã desta quinta-feira, o oxigênio no interior da embarcação teria acabado por volta das 6h da manhã (horário de Brasília).


Desaparecimento

Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.


🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.


🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.


💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.


🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.


🎮 Como era submarino? Chamado Titan, ele:


tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;

pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;

era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;

moveiase a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;

podia levar até cinco pessoas;

e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.

Um copo de isopor também era oferecido pela OceanGate, empresa que organizava a expedição de submarino até o Titanic, como suvenir da viagem. O objeto era mergulhado até o navio, pelo lado de fora do submarino, e tinha contato com o Titanic. Por causa da pressão do mar, o isopor ficava amassado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Submarino implodiu e todos a bordo morreram, diz Guarda Costeira dos EUA

A empresa OceanGate confirmou nesta quinta-feira (22) que os cinco tripulantes do submarino que estava em uma expedição turística para ver os destroços do Titanic morreram. O submersível sumiu no domingo (18) e os destroços foram encontrados nesta quinta. De acordo com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o veículo implodiu.


A implosão foi confirmada porque os destroços que foram achados mostram que a cabine que protegia as pessoas da pressão do mar foi perdida. Ainda não se sabe em qual momento e por qual motivo a embarcação implodiu.


Foram encontrados um cone que ia na frente do submarino, além de um pedaço da parte da frente e outro da parte de trás da cabine de pressão.



As peças foram encontradas a cerca de 500 metros dos destroços do Titanic e estavam a uma profundidade de cerca de 4.000 metros

Não se sabe ainda se haverá uma busca pelos corpos, no entanto -- o local é muito inóspito, segundo as autoridades.


Os ruídos que foram captados pelas equipes de buscas nos últimos dias aparentemente não tinham nenhuma relação com o submersível.


A implosão deve ter gerado um som forte, segundo a Guarda Costeira, mas esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.


Submersível Titan, em foto sem data — Foto: OceanGate Expeditions/Divulgação via REUTERS


Anúncio da morte

Pouco antes da entrevista coletiva da Guarda Costeira, a OceanGate, a empresa do submarino, afirmou em um comunicado que todos os passageiros tinham morrido.


As vítimas são:


o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;

o empresário paquistanês Shahzada Dawood;

Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;

o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;

e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

Destroços encontrados

A descoberta dos destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do Titanic.


"Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações", disse na manhã desta quinta o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.


Os restos do Titanic estão a 3.800 metros abaixo do mar, em um ponto do Oceano Atlântico cerca de 600 quilômetros distante da costa do Canadá.


Fim do oxigênio

Pelas estimativas das equipes de buscas, se o submarino ainda estivesse inteiro na manhã desta quinta-feira, o oxigênio no interior da embarcação teria acabado por volta das 6h (horário de Brasília).


Desaparecimento

Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.


🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.


🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.


💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.


🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.


🎮 Como era submarino? Chamado Titan, ele:


tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;

pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;

era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;

moveiase a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;

podia levar até cinco pessoas;

e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.


Fonte: g1

Leia Mais ››