segunda-feira, junho 03, 2019

Por ‘segurança’, Secretaria suspende visitas de advogados aos detentos no RN

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) suspendeu as visitas de advogados aos detentos de todo o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte a partir desta segunda-feira (3).

FOTO: WELLINGTON ROCHA/ARQUIVO/PORTAL NO AR

De acordo com comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil no RN, a pasta destacou que a suspensão segue até a sexta-feira (7). Ainda segundo a Seap, a medida foi necessária por razões de segurança.

Na última sexta-feira (31), um relatório do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal alertou para o risco de ataques no RN, inclusive dentro de unidades prisionais. No entanto, a Seap não confirmou que a suspensão das visitas tenha relação direta com o aviso da PF.

Ainda na sexta, o secretário de Segurança e Defesa Social, Coronel Araújo, divulgou um vídeo para tentar acalmar a população diante dos possíveis ataques.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Gilmar Mendes manda reduzir pena de preso que passou no Enem

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o cálculo da remição da pena de um sentenciado aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja feito com base em 50% da carga horária definida legalmente para o ensino médio regular (2.400 horas), resultando um total de 133 dias a serem remidos.

FOTO: HEILYSMAR LIMA/PORTAL NO AR

O relator acolheu a argumentação da Defensoria Pública da União de que o preso, “inclusive pelo ambiente inóspito em que está custodiado, talvez tenha que estudar muito mais horas que os alunos do ensino médio regular para alcançar o mesmo objetivo de aprovação no Enem”. As informações foram divulgadas no site do Supremo (Processo relacionado: RHC 165084).

A decisão do ministro foi dada por meio do provimento ao Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 165084, interposto pela Defensoria contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que manteve a determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) de que o cálculo fosse realizado com base na carga horária para o ensino médio na modalidade “Educação de Jovens e Adultos” (EJA), que é de 1.200 horas, resultando em 66 dias remidos.

Segundo o STJ, para efetuar o cálculo para a remição da pena de estudantes maiores de idade, a Recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta a matéria, deve ser aplicada em conjunto com a norma do Conselho Nacional de Educação (Resolução 3/2010), que fixa a carga horária para a “Educação de Jovens e Adultos”.

Estudo no cárcere

Em sua decisão, Gilmar Mendes observou que a recomendação do CNJ, embora estabeleça diretrizes para orientar o cálculo da remição, “não restringe a interpretação do julgador, que pode decidir de maneira diversa, analisando caso a caso, desde que apresente fundamentos idôneos em suas decisões”.

Na avaliação do ministro, a aplicação das normas do Conselho Nacional de Educação, à primeira vista, “não atende aos fatores essenciais do princípio da proporcionalidade, essencial para a definição da pena”.

Segundo o ministro, “para um detento em ambiente de cárcere, as dificuldades impostas pelos estudos são maiores que para um estudante de curso regular ou de curso na modalidade EJA, pois estes são beneficiados pela tutoria de professores e pelo uso de materiais escolares direcionados”.

“O reeducando que escolhe estudar por conta própria, com os materiais disponíveis e sem acompanhamento, emprega esforços maiores para alcançar seus objetivos, tornando sua conquista algo louvável”, destacou Mendes.

No entendimento do ministro, “as normas devem ser interpretadas de forma a beneficiar o réu , e considerar a menor carga horária de ensino para o cálculo da remição representaria a diminuição de todo o esforço e o empenho demonstrados pelo apenado”.

“Valorizar a conquista trará consequências positivas à sociedade, pois servirá de incentivo para todos aqueles que vislumbrarem os benefícios do estudo, principalmente para aqueles que já acreditaram nos ‘benefícios’ de uma vida delituosa”, concluiu.

Com essa fundamentação, o ministro acolheu o pedido para afastar parcialmente as orientações da Recomendação 44/2013 do CNJ e, “a partir de uma interpretação in bonam partem das demais leis que regulamentam a situação, aplicar ao cálculo da remição da carga horária mínima do ensino médio regular, 800 horas anuais e 2.400 horas para os três anos de curso (Lei 9.394/1996, artigo 24, inciso I)”.

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

CBF oferece assessoria jurídica a Neymar após acusação de estupro

Em silêncio desde que a acusação de estupro contra o atacante Neymar veio à tona, no sábado, a CBF ofereceu assessoria jurídica ao jogador da seleção. Segundo o coordenador Edu Gaspar, a intenção é “resolver o caso o mais rápido possível e da melhor forma possível”. O dirigente disse ainda que foi orientado a ficar “100% à disposição” no que se referir a esse caso.

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Edu afirmou não ter visto na íntegra o vídeo de quase sete minutos publicado por Neymar no fim da noite de sábado – e que foi retirado do ar na madrugada desta segunda, menos de um dia depois de a Polícia Civil fazer as primeiras diligências para averiguar possível crime de divulgação de imagens íntimas sem consentimento das partes envolvidas.

“Não vi todo o conteúdo, sinceramente”, declarou Edu. “A primeira coisa que fiz quando soube foi buscar uma assessoria jurídica junto à CBF. A ideia central é me ajudar nas decisões, obviamente por não entender todos os processos perante delegado e juiz.”

Segundo Edu, foi pedido ao staff de Neymar para manter contato com a assessoria jurídica disponibilizada pela CBF. O coordenador não quis – ou não soube informar – se um eventual depoimento do atacante à polícia será feito numa delegacia ou no ambiente da seleção. “A sugestão que me enviaram é estar o mais disponível possível, estar ao lado, estar à disposição 100%”, desconversou Edu.

No último sábado, veio a público um B.O. registrado por uma mulher em São Paulo. Ela acusa Neymar de estupro sofrido em Paris, para onde viajou a convite do próprio jogador, no mês passado. No B.O., ela afirmou que Neymar estava aparentemente embriagado, e após conversarem e trocarem carícias no hotel onde ela estava hospedada, o jogador se tornou agressivo e “mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima”.

Neste domingo, ainda que com semblante sério, Neymar participou de mais um treino de preparação da seleção brasileira para a Copa América, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na quarta-feira, a equipe vai enfrentar o Catar em amistoso no Mané Garrincha, em Brasília.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

RN supera meta de vacinação contra influenza

O Rio Grande do Norte superou a meta na 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, imunizando 92,41% do público-alvo, o que representa uma cobertura vacinal de 917.891 pessoas e coloca o estado em 7º lugar no ranking da vacinação em todo o país.

FOTO: ARQUIVO/PORTAL NO AR

A meta do Ministério da Saúde era atingir 90% do público alvo da campanha: as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Com o encerramento da campanha na última sexta-feira, 31 de maio, por recomendação do Ministério da Saúde, aqueles municípios que ainda não atingiram sua meta e ainda tenham estoques da vacina contra a influenza, podem utilizá-lo em toda a população, a partir desta segunda-feira (3). De acordo com o Ministério da Saúde, a medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.

“Não receberemos mais vacinas do Ministério da Saúde. Sendo assim, os municípios que atingiram suas metas praticamente não terão vacinas para oferecer aos demais, pois já fizeram o seu dever de casa que era de oferecer essa vacina aos grupos prioritários”, explicou Katiúcia Roseli, coordenadora de imunização da Sesap. Dos 167 municípios do estado, 125 já atingiram a meta e 42 ainda não.

Números no RN

Confira o percentual de cobertura vacinal no estado por grupos prioritários:

Crianças: 88,6%

Gestantes: 91,3%

Trabalhador de Saúde: 91,8%

Puérperas: 109,3%

Indígenas: 96,1%

Idosos: 92,1%

Professores: 97,5%

Comorbidades: 101,9%

Privados de Liberdade: 62,9%

Fonte: portal no Ar
Leia Mais ››

Neymar é intimado a depor à Polícia Civil do RJ por suspeita de crime virtual

Resultado de imagem para Neymar é intimado a depor à Polícia Civil do RJ por suspeita de crime virtual

O atacante Neymar foi intimado a prestar depoimento à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro para prestar esclarecimentos sobre a divulgação de conversas e imagens íntimas que seriam de uma mulher de 26 anos que o acusa de estupro.

A intimação foi entregue ao jogador nesta segunda-feira (3), na Granja Comary, onde está concentrado junto à Seleção Brasileira, que disputa amistoso contra o Catar na próxima quarta-feira (5), em Brasília.

O depoimento do jogador está previsto para a próxima semana na sede da delegacia especializada, na Zona Norte do Rio.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apura se o jogador cometeu crime virtual ao divulgar conversas nas quais há imagens íntimas de uma mulher que o acusou, em São Paulo, de ter sido forçada a ter relações sexuais com ele. O suposto estupro teria sido cometido em Paris, no dia 15 de maio, mas a denúncia só foi feita no Brasil no último dia 31.

A divulgação feita por Neymar ocorreu após se tornar pública a denúncia de estupro. O jogador já estava concentrado na Granja Comary quando usou seu perfil em uma rede social para se defender da acusação feita pela mulher. Em um vídeo, ele afirmou que a relação foi consentida e mostrou conversas entre os dois.


"A partir de agora vou expor tudo, expor toda a conversa que eu tive com a menina, todos os nossos momentos, que é íntimo, mas é necessário abrir, é necessário expor pra provar que realmente não aconteceu nada demais (...) O que aconteceu em um dia foi uma relação entre homem e mulher dentro de quatro paredes, algo que acontece com todo casal, e no dia seguinte não aconteceu nada demais, a gente continuou trocando mensagem, ela me pediu uma lembrança pro filho e eu ia levar e, bom, agora fui pego de surpresa por causa disso", disse o jogador no vídeo que publicou.
Na parte da conversa que Neymar divulgou aparece apenas o primeiro nome da mulher. Nas fotos íntimas, o rosto dela foi borrado pelo próprio jogador.

O conteúdo divulgado por Neymar mostra que eles voltaram a conversar normalmente depois do dia apontado pela mulher como o do suposto estupro. Ambos marcam um segundo encontro amoroso. Ela diz que quer vê-lo e Neymar responde: “Claro que vamos transar de novo”. Em nenhum trecho aparece reclamação da mulher em relação ao jogador e ela insiste em revê-lo.

À polícia de São Paulo, a mulher contou que o estupro teria ocorrido num hotel em Paris, cidade em que Neymar mora, no dia 15 de maio. A vítima relatou à polícia que encontrou o atleta embriagado e que os dois trocaram carícias. Mas que, em determinado momento, o jogador ficou agressivo e a forçou uma relação sexual. Ela disse que ficou muito abalada e com medo de registrar o caso em outro país. Disse também que viajou a Paris com passagens e hospedagem pagas por Neymar.

Na sexta-feira, quinze dias depois do encontro, a mulher passou por exame de corpo de delito, em um hospital em São Paulo. A polícia aguarda o resultado e já juntou conversas entre os dois em redes sociais. A investigação também vai ouvir testemunhas e o próprio jogador.


O G1 entrou em contato com a assessoria do jogador, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem.

Crime prevê pena de prisão
Neymar é investigado pela polícia fluminense por crime previsto no artigo 281-C do Código Penal diz o seguinte:

Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio – inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática -, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia.
O crime prevê pena de prisão de um a cinco anos, com aumento de até 2/3 da pena caso o crime seja praticado por agente que mantém ou tenha mantido relação íntima de afeto com a vítima ou com o fim de vingança ou humilhação.

Como as imagens divulgadas por Neymar em seu Instagram foram editadas (algumas partes íntimas foram cobertas, assim como horários, datas e até nomes), o telefone celular do atacante terá de passar por uma perícia técnica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tite revela conversa com Neymar, não julga denúncia de estupro e diz: "Ele é imprescindível"

Na manhã desta segunda-feira, 25 jornalistas fizeram perguntas a Tite na entrevista coletiva do técnico, na Granja Comary, em Teresópolis. Foram 18 sobre Neymar, principalmente sobre a denúncia de estupro feita por uma mulher contra o jogador na última sexta-feira.

Ao lado do auxiliar Cleber Xavier e do coordenador Edu Gaspar, o técnico disse que teve duas conversas com Neymar e se recusou a revelar o conteúdo, mas ressaltou a lealdade da relação entre os dois. Tite repetiu insistentemente que não julgaria o atacante. Um pouco mais adiante, afirmou que ele é imprescindível, mas não insubstituível na Seleção.

– Eu sei da importância do assunto e sei que ele é pessoal, e tem um tempo para que as pessoas possam julgar os fatos. Eu não vou me permitir julgar.

''O que posso afirmar são os três anos de convívio com o Neymar. Os assuntos pessoais que tratamos foram sempre leais e verdadeiros. Eu não posso julgá-lo'', disse Tite.

Tite, técnico da seleção brasileira, durante entrevista na Granja Comary — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Tite, técnico da seleção brasileira, durante entrevista na Granja Comary — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Enquanto Tite falava, uma viatura da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática chegou à Granja Comary e entregou uma intimação para que Neymar preste depoimento na sexta-feira sobre a divulgação de imagens íntimas da moça na internet. O jogador publicou um vídeo na noite de sábado para se defender da acusação de estupro.


Edu Gaspar afirmou que buscou assessoria jurídica para auxiliar o jogador e a CBF no caso.

– Devido à importância do caso, a primeira coisa que fiz foi buscar uma assessoria jurídica para me assessorar em qualquer situação que possa acontecer na Granja Comary. No sábado, recebemos um delegado, conversamos e passamos as informações necessárias. Informei ao pai do atleta que essa assessoria está aqui para centralizar as informações e, a partir daí, tentar resolver o caso o mais rápido possível para ele poder ter cabeça tranquila e seguir na Copa América.

A Seleção vai realizar dois amistosos antes do início da Copa América, contra Catar e Honduras, na quarta-feira e no domingo, respectivamente. Indagado sobre como evitar que o ''caso Neymar'' não afete os jogadores e a preparação, Tite respondeu:

– Sendo transparente, respondendo às perguntas, mas entendendo que é um processo. Nosso foco é no amistoso contra o Catar. Preparação diária, construção de trabalho em que ele (Neymar) está inserido. Ele é um jogador diferente, mas para ele acontecer há um processo. A equipe está acima disso, nosso trabalho está acima disso.

Confira outras respostas:

Neymar é imprescindível para a seleção brasileira?

Tite: ''Tecnicamente, é imprescindível, sim. Quando a gente fala imprescindível, isso não quer dizer insubstituível. É imprescindível pela qualidade no grupo. Mas insubstituível ninguém é, em lugar nenhum, em nenhum posto''.

Psicológico do Neymar

Tite: ''(Cabeça dele) fica nessa relação que sempre tive com ele. Seleção está acima de todos nós, e dando o nosso melhor, estaremos contribuindo. O senso de equipe está acima de nós todo''.

Relação com o camisa 10

Tite: ''O Neymar é um extraordinário jogador de futebol. Comigo, nas relações particulares, quando converso com o atleta, é muito pessoal. Essa relação é muito transparente, verdadeira. Sempre foi leal dessa forma. É um extraordinário jogador, não vou me permitir julgar''.

Neymar merece ocupar a posição que ocupa pelos momentos recentes?

Tite: ''Está contextualizada em cima de tudo que foi colocado. De novo eu falo para não fazer pré-julgamento, deixar para as pessoas responsáveis. Estou focado no meu trabalho, numa seleção que representa o país. Não temos os fatos claros. O tempo pode dar essas respostas todas''.

Extracampo

Tite: ''Situações disciplinares acontecem, e são sempre tratadas da mesma forma. O Adenor está acima do Tite. Pode ter um repente de vaidade, sou orgulhoso, mas não sou burro e tenho tempo de rodagem. Meus valores estão muito bem consolidados ao longo da minha carreira''

Edu responde se a comissão viu o conteúdo publicado por Neymar

Edu Gaspar: ''Não vi todo o conteúdo, sinceramente. Fiquei sabendo dos fatos, mas a partir do momento, pela importância do assunto, busquei assessoria jurídica para a instituição e para mim. A partir do momento que conversei com advogados, fiquei tranquilo por tudo que passaram, como proceder no caso. Não quis me aprofundar nos íntimos detalhes, minha ideia era tentar ajudar o resolver o caso da melhor maneira possível''.

Neymar será liberado quando solicitado

Edu Gaspar: ''Vou ser o mais simples possível, porque é um fato. Sugestão que me enviaram é de estar o mais disponível possível para atender a demanda. Estar à disposição 100% para que a situação seja resolvida''.

Capitania da Seleção

Tite: ''Eu conversei com o Neymar, inicialmente conversei com o Dani (Alves) por telefone, que consentiu. Depois conversei com o Dani pessoalmente. Aquilo que tínhamos falado está na relação do técnico com o atleta. Foi com o Neymar e com o Dani. Tinha que dar essa resposta''.

Opção por Neymar como capitão após a Copa

Tite: ''Naquele momento me foi feita a pergunta: "Se tiver que tirar, tira?". E eu disse que tirava. As atitudes podem falar mais por mim. Entendo quando há o processo. O momento dele é muito único e ele tem do lado uma pessoa leal e verdadeira. Se quiser acionar, como acionou ontem, vamos conversar. Vai ter sempre um cara leal, que vai dizer sim ou não e falar sua verdade''.

Neymar argumentou para não perder a braçadeira?

Tite: ''Não vou responder, coisa muito íntima e pessoal, minha e dele. Quando conversei com Neymar, não disse para quem ia dar a braçadeira. No outro dia, pela manhã, liguei para o Dani (Alves) e disse que também queria conversar pessoalmente sobre a capitania. Já foi capitão, no meu sonho de ganhar a Copa do Mundo era o Dani que levantaria a taça. Ele disse: "Sei da responsabilidade".

Pensa em voltar a braçadeira para o Neymar?

Tite: ''Talvez, tudo é possível. Não sei, o que eu posso é definir o agora, senão ficamos falando em termos hipotéticos, e não é legal. Trabalhando com a condicional, é difícil. Pergunta dura de responder, qualquer resposta que eu der aqui gera uma série de possibilidades. Só gostaria de uma coisa: que vocês tivessem sensatez nas respostas, um livro é escrito num contexto todo. Nunca pedi arrego de crítica, mas a batalha que quero é dar a informação correta. O resto é do jogo, faz parte, errar ou acertar''.

Sobre críticas feitas sobre Neymar em 2012, quando dirigia o Corinthians

Tite: ''A manifestação contextualizada, em 2012. Tinha enfrentado o Neymar sete vezes como adversário, não tinha tido convívio nenhum. Hoje fico tranquilo de dizer que tenho três anos de convívio com ele. Não vou pré-julgar, mas na relação minha e dele, quando conversamos, somos leais e sinceros. Não vou falar de forma pública, é a minha relação. Há diferença entre 2019 e 2012, sete anos. Não vou ter sempre a mesma opinião. Não quero ser o cara que tem uma opinião há sete anos, não olhar o contexto e não mudar de opinião. Me permito mudar de opinião''.

Foco no momento

Tite: ''Eu não posso me fazer comentarista e nem me transpor a outras pessoas. Tenho série de responsabilidades, energia para gastar no que é importante, que é a preparação da equipe. Quero que vocês entendam que meu foco é a preparação para o jogo contra o Catar, 23 atletas em busca de desempenho. Se eu ficar buscando, fazendo projeções, vai me consumir energia que vai me tirar do meu foco''.

Copa América será o torneio mais difícil da carreira?

Tite: ''Talvez. Talvez o primeiro, talvez esse. Talvez tenha sido a Libertadores, o título mundial contra o Chelsea. Talvez. Talvez tenha sido o primeiro jogo contra o Equador, talvez assumido o risco de não classificar para a Copa. Não sei responder''.

Momento mais agudo da carreira de Tite?

Tite: ''Momento mais agudo que tive na carreira foi no primeiro clube que trabalhei, Guarani de Garibaldi. Ato de indisciplina de um atleta, que foi tomar uma cerveja porque estava na reserva. Mas é algo que fica entre nós, conversa pessoal''.

Veja as informações da seleção brasileira para o amistoso contra o Catar:

Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília
Data e horário: quarta-feira, às 21h30 (de Brasília)
Escalação: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Coutinho; Richarlison, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Reservas: Alisson, Militão, Thiago Silva, Alex Sandro, Fernandinho, Allan, Paquetá, David Neres, Everton e Firmino
Desfalques: Cássio e Fagner (estarão em campo pelo Corinthians na terça-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e só se apresentam depois)
Arbitragem: Jose Argote, auxiliado por Lubin Torrealba e Franchescoly Chacon (todos da Venezuela)
Transmissão: TV Globo (narração de Cleber Machado, comentários de Caio Ribeiro e Júnior, reportagens de Tino Marcos e Mauro Naves), SporTV (narração de Milton Leite, comentários de Lédio Carmona e Muricy Ramalho, reportagens de Eric Faria e Felipe Brisolla) e GloboEsporte.com
Tempo Real: no GloboEsporte.com, a partir das 20h

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Cinco corpos são encontrados em busca por alpinistas desaparecidos no Himalaia indiano

Cinco corpos foram encontrados no alto de uma montanha no Himalaia indiano nesta segunda-feira (3) durante uma busca aérea por oito alpinistas que podem ter sido levados por uma avalanche na semana passada, disse uma autoridade governamental.

Montanha Nanda Devi, que fica no norte da cadeia do Himalaia — Foto: Reuters
Montanha Nanda Devi, que fica no norte da cadeia do Himalaia — Foto: Reuters

Os alpinistas (quatro do Reino Unido, dois dos Estados Unidos, um da Austrália e um da Índia) foram dados como desaparecidos por colegas na sexta-feira (31) por não terem voltado ao seu acampamento-base perto de Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia.

Um helicóptero da Força Aérea viu os cinco corpos durante um voo sobre a área na qual desapareceram, explicou Vijay Kumar Jogdande, principal autoridade governamental do distrito vizinho de Pithoragarh.
"Quatro corpos podem ser vistos juntos, e um quinto, um pouco distante dos outros", disse.

Agora a missão de busca trabalha com a suposição de que todos os oito alpinistas morreram, acrescentou.

"Estamos tentando recuperar os corpos. Acreditamos que os outros três estarão próximos."

Montanha nunca foi escalada
Os alpinistas tentavam subir em um pico sem nome e nunca escalado de 6.477 metros próximo de Nanda Devi quando sua rota foi atingida por uma "avalanche considerável", disse a Moran Mountain, empresa que organizou a expedição.

O Nanda Devi fica a 720 quilômetros, em linha reta, do Everest, onde pelo menos 11 pessoas morreram na última temporada de escalada.

Everest superlotado: veja perguntas e respostas sobre escaladas e mortes na montanha mais alta do mundo
Jogdande disse que os corpos estão acima dos 5 mil metros e que a possibilidade de uma segunda avalanche dificultará o acesso ao local. Ainda não se decidiu se uma equipe irá a pé ou pelo ar, disse.

"Estamos estudando as duas alternativas. Como os corpos estão em uma altitude alta, é um terreno inacessível, ainda instável que poderia levar a uma avalanche secundária. Estamos elaborando um plano."

"Sempre seria um lugar perigoso para se ir. O Monte Everest é mais fácil de escalar."

Uma equipe levaria ao menos uma semana para chegar à área, disse Sanjay Gunjiyal, autoridade policial de alto escalão envolvida na missão, à Reuters.

Quatro alpinistas do grupo voltaram e mais tarde deram o alerta sobre seus colegas desaparecidos. Eles foram retirados de seu acampamento-base de helicóptero e estão "bem e saudáveis", disse Tripti Bhatt, autoridade da Força Estatal de Reação a Desastres de Uttarakhand.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ludmilla está namorando com bailarina Brunna Gonçalves

Ludmilla está namorando Brunna Gonçalves, uma das bailarinas do grupo que a acompanha nos shows. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora nesta segunda (3).

Ludmilla e a bailarina Brunna Gonçalves durante lançamento do DVD 'Hello mundo', em São Paulo  — Foto: Celso Tavares/G1
Ludmilla e a bailarina Brunna Gonçalves durante lançamento do DVD 'Hello mundo', em São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1

Em seu Instagram, ela dedicou a música "Espelho" à namorada ao postar uma foto e acrescentar o verso "É que você me faz bem" como legenda.

Brunna postou uma foto com Ludmilla para celebrar o aniversário da cantora no dia 24 de abril. "Nunca estive tão próxima de uma pessoa tão iluminada quanto você e eu me sinto muito privilegiada por isso!!", escreveu.

Silvana Oliveira, mãe de Ludmilla, falou sobre o relacionamento. "Deixem as pessoas se assumirem e ser feliz. Deve ser uma merda viver de mentiras", escreveu em post no Stories do Instagram. Na sequência, ela falou que amava as duas garotas "até depois do fim".

Ludmilla lançou seu primeiro DVD "Hello Mundo" na sexta (31), com participações de Anitta, Ferrugem, Simone e Simaria e Jão.

Bailarina Brunna Gonçalves está namorando com a cantora Ludmilla — Foto: Reprodução/Instagram/BrunnaGonçalves
Bailarina Brunna Gonçalves está namorando com a cantora Ludmilla — Foto: Reprodução/Instagram/BrunnaGonçalve

Fonte: G1
Leia Mais ››

Por irregularidades no IR, Receita autua 5,2 mil empresas e cobra R$ 1 bilhão

Resultado de imagem para Por irregularidades no IR, Receita autua 5,2 mil empresas e cobra R$ 1 bilhão

A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (3) que autuou, nos meses de março, abril e maio, 5.241 empresas por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativas ao ano-calendário 2014.

De acordo com o órgão, o crédito tributário lançado, que inclui juros moratórios e multa de ofício de 75%, totalizou mais de R$ 1 bilhão.

As irregularidades, segundo o Fisco, foram apuradas na malha Fiscal de pessoas jurídicas e consistem na "insuficiência de recolhimento e declaração em DCTF do imposto e contribuição apurados na Escrituração Contábil Fiscal (ECF)".

Ao mesmo tempo, a Receita Federal também informou que foram identificadas 14,3 mil empresas com inconsistências de R$ 1,41 bilhão no Imposto de Renda e CSLL relativas ao ano-base 2015, e orientou essas pessoas jurídicas a se "autorregularizarem", ou seja, pagarem o imposto devido.

"O demonstrativo das inconsistências, bem como as orientações para a autorregularização, constarão na carta a ser enviada ao endereço cadastral constante do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e na caixa postal dos contribuintes. A caixa postal pode ser acessada no sítio eletrônico da RFB, no portal e-CAC", concluiu o Fisco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Inscrições para o Sisu do 2º semestre começam nesta terça-feira


Começa nesta terça-feira, dia 4, as inscrições para as vagas ofertadas no segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo vai até sexta-feira, 7, e resultado será divulgado no dia 10 de junho. Os participantes poderão ainda integrar a lista de espera entre 11 e 17 de junho.

Mesmo antes do início das inscrições, candidatos podem consultar na página do Sisu as vagas que serão ofertadas em instituições públicas de ensino superior no segundo semestre deste ano. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino e por município.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.

Durante o período de inscrição pelo Sisu, uma vez ao dia, o sistema calcula a nota de corte, que é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

fonte: Estadão
Leia Mais ››

Bolsonaro pretende dobrar pontos para suspensão de CNH

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesse domingo (2) que enviará, nos próximos dias, um projeto de lei ao Congresso para aumentar a validade da carteira nacional de habilitação (CNH) e dobrar o limite de pontos para a suspensão do documento. Na rede social Twitter, ele escreveu que apresentará a proposta ainda esta semana.

FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

“Nessa semana apresentarei projeto de lei para: 1 – Passar de 5 para 10 anos a validade da Carteira de Habilitação; 2 – Passar de 20 para 40 pontos o limite para perder a CNH”, postou o presidente.

A postagem veio acompanhada de um vídeo em que Bolsonaro elogiou o uso do Exército na recuperação da BR-163. Ele disse que a utilização dos militares na rodovia é mais barata e fornece “mais confiança no trabalho”. Segundo o presidente, o envolvimento dos militares reduziu a pressão pela ocupação de cargos em comissão no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

No mesmo vídeo, o presidente disse estar engajado em interromper a instalação de radares eletrônicos nas rodovias federais. Ele declarou que o Ministério da Infraestrutura tinha 8 mil processos para a instalação de radares que consumiriam R$ 1 bilhão em quatro anos. Bolsonaro declarou que a interrupção na instalação dos radares representará um golpe na indústria de multas.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Casa de suspeito de matar mulher grávida e filha dela de 4 anos é incendiada na Grande Natal

A casa de um homem suspeito de ter participado do assassinato de uma mulher grávida de quatro meses e da filha dela, uma criança de 4 anos, foi queimada na noite deste domingo (2). O incêndio aconteceu no momento em que os corpos de Mayara Maria da Silva, de 20 anos, e da filha dela, a pequena Lara Emmilly, estavam sendo sepultados. Não havia ninguém na residência.

Mayara Maria da Silva, de 20 anos, e Lara Emmilly, de 4 anos, foram executadas a tiros em Nísia Floresta, na Grande Natal. Mulher estava grávida.   — Foto: Reprodução
Mayara Maria da Silva, de 20 anos, e Lara Emmilly, de 4 anos, foram executadas a tiros em Nísia Floresta, na Grande Natal. Mulher estava grávida. — Foto: Reprodução

A mãe e a filha – além do bebê que estava na barriga – foram vítimas de disparos de arma de fogo na madrugada, em uma estrada na zona rural de Nísia Floresta, quando voltavam para casa depois de participarem de uma festa.

Para a polícia, o marido de Mayara seria o verdadeiro alvo dos assassinos. Baleado, ele acabou socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Após ser atendido, recebeu voz de prisão. É que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. Já a mãe e a filha, teriam sido executadas como queima de arquivo. A mulher levou quatro tiros. A menina, dois, no tórax.

Suspeitos
Segundo o delegado Marcelo Aranha, são dois os suspeitos de terem participado do crime. “Um deles teve a casa incendiada, e isso também está sendo investigado. Na verdade, já temos a identificação dos dois suspeitos, mas não podemos revelar”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, a polícia ainda trabalha com a possibilidade de haver um mandante, o que também está sendo apurado.

Comoção
Os corpos de Mayara e lara foram velados e enterrados na noite do domingo, sob um clima forte de tristeza na comunidade de Currais, na zona rural de Nísia Floresta.

O adeus às vítimas aconteceu em uma pequena igreja da comunidade. Dezenas de pessoas foram ver e prestar solidariedade à família, que estava muito abalada. A mãe e tias de Mayara choravam muito a perda da jovem, de 20 anos. Foi uma despedida difícil para quem convivia com a pequena lara, de apenas 4 anos. A criança era conhecida como uma menina muito inteligente e carismática.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carro com 158 multas é apreendido e motorista autuado pela 3ª vez por embriaguez ao volante na Grande Natal

O motorista de um Renault Logan, veículo com 158 multas que totalizam quase R$ 35 mil, foi pego na madrugada deste domingo (2) em uma blitz da Lei Seca montada no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. Além de ser autuado por dirigir sob efeito de bebida alcoólica, o carro dele ainda foi rebocado para o pátio do Detran.

Multas totalizam quase R$ 35 mil  — Foto: PMRN/Divulgação
Multas totalizam quase R$ 35 mil — Foto: PMRN/Divulgação

Coordenador da Operação Lei Seca no RN, o capitão PM Isaac Paiva revelou ao G1 que a blitz terminou com 37 motoristas autuados por embriaguez ao volante. Destes, três foram presos em flagrante.

3ª vez por embriaguez
Quanto ao Logan, o capitão disse que o veículo acumula 5 multas em 2016, outras 10 em 2017, e as outras 143 foram registradas todas entre 2018 e 2019. "Somente por embriaguez, esta é a terceira vez que ele é multado. A primeira foi em 2017, a segunda em 2018, e a terceira agora", confirmou Isaac.

Na primeira vez que foi autuado, o motorista foi multado em R$ 2.934,70. Já na segunda e nesta última vez, o valor foi dobrado, ou seja, R$ 5.869,40.

Prisão
"O outro caso, mais preocupante, foi o de um senhor que dirigia completamente embriagado. O mesmo foi abordado e se recusou a fazer o teste de bafômetro, mas devido aos sintomas e características apresentadas, tivemos que dar voz de prisão e conduzi-lo à delegacia, através da confecção do termo de constatação de embriaguez", acrescentou.

Fonte: G1
Leia Mais ››