segunda-feira, abril 30, 2018

95° Homicidio em Mossoró 2018: Jovem é morto dentro de casa no Bairro Santo Antônio

ImagemA cidade de Mossoró, na região oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo.

O crime aconteceu por volta das 15h30min, desta segunda feira 30 de abril de 2018 na Avenida Rio Branco ao lado do Prédio de Zinco no Bairro Santo Antônio.

Tiago Everton de Souza Nascimento, o "Pão Com Chá" 19 anos,foi alvejado e morto com vários tiros dento de sua casa.

Segundo informações da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, a vítima estava em sua casa com o pai quando dois homens enraram na residência e atiraram em Tiago, que morreu na hora.

O pai dele ao ver a situação conseguiu correr e fugir do local.  Ainda não há informações se ele saiu ferido, pois até o momento ele não foi localizado.

Segundo o perito criminal, Eduardo Alexandre, o jovem foi atingido com cerca de cinco tiros, todos em regiões letais do corpo. Alguns projéteis que ficaram no chão da casa, foram recolhidos pela perícia.

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esteve no local, colhendo informações que possam ajudar na investigação do crime. O delegado Rafael Arraes, informou que ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime, mas que durante as investigações se possa elucidar o caso.

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 95 assassinatos neste ano de 2018.

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Justiça do Irã bane aplicativo Telegram do país para 'proteger segurança nacional'

Telegram, aplicativo de mensagens, é usado por 25 milhões de pessoas no Irã (Foto: Divulgação/Telegram)
Telegram, aplicativo de mensagens, é usado por 25 milhões de pessoas no Irã (Foto: Divulgação/Telegram)

O judiciário do Irã proibiu o popular aplicativo de mensagens instantâneas Telegram para "proteger a segurança nacional", informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (30). A informação é da agência Reuters.

"Considerando várias reclamações contra o aplicativo de rede social Telegram por cidadãos iranianos, e com base na demanda de organizações de segurança sobre as atividades ilegais do Telegram, o judiciário proibiu seu uso no Irã", informou a TV.

A ordem de banir o aplicativo veio dias depois que o Irã proibiu órgãos governamentais de usar o app. O Telegram, que tem mais de 25 milhões de usuários diários, é a rede social mais popular no Irã, informa a France Presse.

Uso em protestos
A decisão acontece depois de uma série de polêmicas envolvendo o aplicativo, que foi usado amplamente durante manifestações contra o alto custo de vida no país no início do ano. Os protestos deixaram 21 mortos, principalmente entre manifestantes.

Durante esses tumultos, as autoridades cortaram o acesso ao Telegram e ao Instagram a partir de telefones celulares e acusaram grupos "contra-revolucionários" no exterior de usar essas redes para convocar manifestações.

Ainda, desde as grandes manifestações em 2009 contra a reeleição do ex-presidente Mahmud Ahmadinejad, Facebook, Twitter e YouTube estão bloqueadas no Irã, mas podem ser acessados via VPN.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois sobrevivem após hidroavião cair em área de floresta no interior do AM

Avião em uma área de mata em Nova olinda do Norte (Foto: Divulgação/PM)
Avião em uma área de mata em Nova olinda do Norte (Foto: Divulgação/PM)

Um hidroavião caiu em uma área de floresta perto da comunidade Cristo Rei, no município de Nova Olinda do Norte, a 135 km de Manaus, na manhã desta segunda-feira (30). A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Duas pessoas que estavam na aeronave sobreviveram.

Policiais e ribeirinhos ajudaram no resgate das vítimas por volta das 7h.

De acordo com a polícia, o passageiro de 48 anos quebrou a perna direita. Já o piloto, um norte-americano de 42 anos, teve escoriações leves. Ambos foram enviados para o Hospital Doutor Galo, em Nova Olinda do Norte.

Avião caiu as 7h desta segunda-feira (30) (Foto: Divulgação/PM)
Avião caiu as 7h desta segunda-feira (30) (Foto: Divulgação/PM)

O piloto do hidroavião teria tentado pousar no rio, mas precisou arremeter após perceber que o local tinha embarcações. Chovia no momento do acidente. Com a queda, a aeronave ficou destruída.

O hidroavião seguia para uma missão evangélica nas comunidades de Camarão e Guajará, em Nova Olinda do Norte.

A polícia enviou equipes ao local para ajudar as vítimas, que foram socorridas por ribeirinhos.

O Corpo de Bombeiros informou que não tem registro do caso.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa-7) disse que não foi acionado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Onda de assassinatos deixa 10 mortos na Grande Belém após execução de PM

Dez pessoas foram mortas na região metropolitana de Belém após o assassinato da cabo Maria de Fátima dos Santos no domingo (29). O número é confirmado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

O G1 entrou em contato com a Segup e com o Instituto Médico Legal (IML) e aguarda mais informações sobre as vítimas e o andamento das investigações.

Os crimes foram em Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará. A Segup ainda não divulgou o local exato onde os crimes foram registrados.

Das 10 vítimas, 6 morreram nos locais de crime e 4 chegaram a ser atendidas em unidades de saúde.

A secretaria informou por meio de nota que a morte da policial está sendo investigada pela Divisão de Homicídios, vinculada à Polícia Civil, e as demais estão sendo compartilhadas entre a Divisão de Homicídios e as delegacias dos bairros.

A cabo Maria Fátima Cardoso dos Santos, de 49 anos, foi executada dentro da casa dela na tarde de domingo (29). Já chega a 21 o número de PMs assassinados em 2018.

Maria Fátima Cardoso dos Santos, de 49 anos (Foto: Polícia Militar )
Maria Fátima Cardoso dos Santos, de 49 anos (Foto: Polícia Militar 

Operação
A Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira (30) a Operação Sáfara 3 em áreas de incidência de mortes violentas. A operação, de acordo com a Segup, adota a jornada extraordinária com cerca de 800 policiais adicionados à rotina de policiamento.


A Segup informou que a principal estratégia da operação é direcionar esforços onde há circulação de drogas, atuando na 1ª e 2ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps).

As medidas foram discutidas em reunião na noite de domingo (29) na sede da Delegacia Geral com o governador Simão Jatene e representantes dos órgãos de segurança pública - o titular da Segup, Luiz Fernandes; delegado geral de Polícia Civil, Cláudio Galeno; comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno; o subcomandante da PM, coronel Leão Braga; e a equipe de Inteligência e comandantes de batalhões.

“Não vamos tolerar essa afronta aos nossos policiais, ao Estado e à tranquilidade e paz da população”, disse o secretário.
A ofensiva da PM tem equipes de batalhões e companhias, de unidades especializadas e especiais, como o Comando de Missões Especiais (CME), da Companhia de Operações Especiais (COE), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), incluindo a Polícia Civil e outras forças estaduais, órgãos municipais e agentes federais.

Uma das ações também é a troca da empresa responsável pelo bloqueio dos sinais de celulares nos presídios. "Vamos fazer uma nova licitação e resolver essa situação com urgência, porque a empresa estava atribuindo as dificuldades às operadoras e vice-versa", afirmou o secretário Fernandes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mãe adormece sobre bebê de menos de 1 mês e criança morre sufocada, diz polícia

Resultado de imagem para Mãe adormece sobre bebê de menos de 1 mês e criança morre sufocada, diz polícia

Um bebê de 24 dias de vida morreu após supostamente ter sido sufocado no domingo (29) no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a mãe do menino adormeceu sobre a criança, o que teria causado a morte.

Ainda segundo a polícia, a mulher dormiu na mesma cama em que a vítima estava e, durante a madrugada, se mexeu e ficou em cima do bebê. Ela só percebeu que a criança havia morrido pela manhã.

"O policiamento entrou em contato com a avó materna da vítima, que informou que a filha dela havia passado a noite ingerindo bebida alcoólica. A mulher confessou que, após beber, deitou-se na cama em que o menino estava dormindo e que, de forma involuntária, provavelmente acabou asfixiando a criança", informou o delegado Julio Porto ao G1.

A suspeita foi autuada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e será apresentada em audiência de custódia nesta segunda-feira (30).

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF alerta quanto a declarações falsas de sindicatos rurais


O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação aos sindicatos de trabalhadores rurais e colônias de pescadores de 23 municípios do Seridó Potiguar (confira lista abaixo) alertando para que haja maior rigor na emissão de certidões. Diversos casos de irregularidades têm chegado ao conhecimento do MPF, nos quais pessoas se utilizam de declarações falsas para buscar benefícios do INSS que são voltados exclusivamente para agricultores e pescadores.

Além dos sindicatos e colônias de pesca, também foram alvo da recomendação as federações de Pescadores (Fepern) e dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetarn); bem como os gestores das agências do INSS em Caicó, Jardim do Seridó, Currais Novos, Parelhas, e Jucurutu.

A Procuradoria da República (PRM) localizada em Caicó tem recebido representações que apontam a possível emissão de certidões e declarações falsas por parte de sindicatos de trabalhadores rurais e colônias de pescadores dos municípios pertencentes à sua área de atuação. Nos documentos, as entidades declaram a condição de agricultor ou pescador de pessoas que, “em muitos dos casos, nunca trabalharam na agricultura e pesca”.

Parte das representações resultaram na instauração de inquéritos policiais e até no ajuizamento de ações penais. O objetivo com a recomendação é agir preventivamente e impedir que novos casos continuem a surgir. As fraudes permitem que pessoas mal intencionadas tentem induzir o INSS e a própria Justiça Federal a erro, podendo vir a obter benefícios rurais especiais “em detrimento de quem os mereça”.

Já quanto aos sindicatos e colônias, o MPF ressalta que – para a emissão das certidões – é fundamental não haver dúvidas do que está sendo declarado, principalmente com relação à condição de segurado especial e do período e local onde o interessado diz ter desenvolvido atividades na agricultura ou na pesca.

Medidas – As entidades devem, antes de emitir os certificados, adotar medidas como ouvir testemunhas e realizar visitas aos locais onde os interessados dizem trabalhar ou ter trabalhado. Também devem enviar ao INSS, mensalmente, um relatório contendo a lista das certidões ou declarações de atividade rural emitidas, incluindo detalhes como data de expedição e nome dos sindicalizados.

O MPF requer da Fepern e Fetarn que a recomendação seja adotada como procedimento padrão a ser seguido pelos sindicatos e colônias de pescadores, tornando-se obrigatória para os filiados às duas federações.

Municípios pertencentes à área de atuação da PRM Caicó

Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Justiça bloqueia mais de R$ 2 milhões de ex-prefeito e empresas em São Miguel


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve na Justiça potiguar a indisponibilidade de bens e o bloqueio de R$ 2.490.812,85 em contas de ex-prefeito e mais de 10 pessoas e empresas diretamente ligadas às licitações – como membros da comissão de licitação à época dos fatos e pessoas jurídicas que participaram do certame, sócios e representantes. Por meio da Promotoria de Justiça de São Miguel, o MPRN moveu ações civis públicas contra os réus por atos de improbidade administrativa.

Nas investigações realizadas, a Promotoria de Justiça constatou que o grupo teria fraudado licitações nas modalidades carta convite e pregão presencial. Foram vários tipos de irregularidades, de acordo com o Ministério Público, desde o conluio das empresas licitantes (cujos sócios e representantes, a princípio, possuem vínculo); passando pela entrega de convite aos licitantes no mesmo dia em que emitido (sendo que os licitantes não possuem sede em São Miguel) até indícios da inexistência da empresa contratada no endereço fornecido, ausência de empregados e que subcontratou todo o serviço que deveria prestar à Prefeitura (tendo sido a única participante de pregão).

Em outro caso, embora tenha sido formada a comissão de licitação, não há notícia de publicação do edital de licitação e do extrato do contrato, além de indícios de que não houve empenho para pagamento de valores. Sinais da falta de análise correta das propostas (em que havia itens não cotados); pedido de contratação por solicitação de despesa, sem número ou série anual, e sem realizar a viabilidade da obra e juntada de documentos emitidos a posteriori no procedimento licitatório, seriam as demais ilegalidades observadas no trâmite das licitações investigadas pelo Ministério Público.

O bloqueio poderá ser feito em bens imóveis – especialmente situados em São Miguel e Natal ou em Mauriti e Juazeiro do Norte (CE) – e de veículos ou valores depositados em instituições financeiras, devendo serem asseguradas as quantias de cada bloqueio até a totalidade de R$ 2.490.812,85.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Falta um mês para o sinal analógico de TV ser desligado em Natal e região


No dia 30 de maio, o sinal analógico de televisão será desligado na região de Natal. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Saiba se a sua casa já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:

1) Antena – Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser digital e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa.

2) Televisor – Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não estiver preparado para receber o sinal digital, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor, consulte o manual do fabricante.

3) TV paga ou parabólica – Se você utiliza algum desses serviços, não será necessário adaptar sua TV ou antena. Em todo caso, entre em contato com sua operadora ou com um antenista para garantir a continuidade do serviço em todos seus televisores.

Inclusão Digital

As famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal de Natal e de outras 25 cidades da região devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 215 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos.

Por meio desses canais, a população também poderá tirar dúvidas sobre as mudanças trazidas pela TV digital e sobre como se preparar para receber o novo sinal. Outra alternativa, também, é visitar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital para esclarecer dúvidas ou agendar a retirada do kit.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Semana tem previsão de chuvas em todo RN


A semana começou nesta segunda-feira (30), com pancadas de chuva e tempo nublado na capital do estado. As precipitações devem permanecer ao longo da semana em Natal. Nas demais regiões do estado, o sol predomina, mas devem ser registradas pancadas de chuva ao longo dos próximos dias.

As informações são do serviço de meteorologia ClimaTempo, que publicou a previsão do tempo para esta semana:

Segunda-feira (30): No litoral do estado, a previsão o tempo fica nublado e pode chover a qualquer momento. Nas demais regiões o dia deve ser de sol com pancadas de chuva.

Terça-feira (1º): Chove de manhã em Natal, mas as nuvens diminuem a tarde e a noite deve ser de pouca nebulosidade. Em todo estado, pode chover de forma passageira ao longo do dia.

Quarta-feira (2): No litoral o dia começa ensolarado, mas um aumento das nuvens deve provocar chuvas a tarde e a noite. Nas demais regiões chove de forma passageira.

Quinta-feira (3): No litoral, a previsão também é de dia ensolarado com aumento das nuvens e chuva a tarde e a noite. No interior, o sol predomina, mas pode chover de forma isolada.

Sexta-feira (04): Sol e aumento com aumento das nuvens de manhã no litoral. Nas demais áreas, não chove.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Bandidos rendem casal e tomam carro em Neópolis


Por volta das 3h desta segunda-feira, 30, um casal foi vítima de assaltantes no cruzamento das avenidas das Alagoas com a Ayrton Senna. A cena foi registrada por câmeras de vídeo.

Os bandidos estavam escondidos atrás de um muro, até o momento em que os três apontando armas vão para a pista e forçam o veículo a parar.

O casal é rendido, tem os pertences roubados e os bandidos fugiram no veículo com destino ignorado. Até o momento os suspeitos não foram localizados.

Confira vídeo:
Tocador de vídeo
00:00
00:45
Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

CRIANÇA DE 5 ANOS MORRE COM SUSPEITA DE GRIPE H1N1 EM MOSSORÓ-RN


Uma criança de cinco anos morreu na noite deste domingo, 29, com suspeita de gripe do tipo Influenza A (H1N1) na UTI pediátrica do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.
Segundo foi apurado,inicialmente a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento - UPA do bairro Santo Antônio, apresentando sintomas de gripe muito grave e dificuldades para respirar.
Após ser entubada, uma ambulância UTI de Suporte Avançado do SAMU realizou a transferência da criança para a UTI Pediátrica em estado grave, mas ela acabou não resistindo.
Todos os profissionais da equipe médica que atenderam a criança estão fazendo a profilaxia com Tamiflu, uma medicação para evitar a contaminação pelo vírus, 
O caso é tratado como suspeito e a confirmação da causa da morte só vai sair depois de exames laboratoriais.

Fonte: Ismael Souza
Leia Mais ››

Jovem foi assassinado a tiros neste domingo em Baraúna região Oeste Potiguar

ImagemUm jovem de 22 anos de idade, identificado como Joaquim Neto, que residia no Bairro Cidade de Deus no município de Baraúna, foi assassinado a tiros na noite deste domingo 29 de abril de 2018 naquela cidade.

O crime aconteceu nas imediações de uma Igreja Evangélica e segundo informações da Polícia Militar, Joaquim Neto, que foi evangélico, mas que estava desviado da religião, caminhava em via pública quando foi atingido com vários tiros, desfechados por uma dupla de moto.

Depois de baleado, a vítima foi socorrida por familiares para o Hospital da cidade e diante da gravidade dos ferimentos, teve que ser transferida pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu e morreu minutos depois de dar entrada na unidade hospitalar.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, bem como a identidade dos assassinos. Familiares informaram que Joaquim Neto, não era envolvido com o crime.

O corpo de Joaquim Neto, foi examinado no Setor de Medicina Legal do ITEP e liberado para sepultamento. O assassinato do jovem, vai ser investigado pela Polícia Civil de Baraúna.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Deputado federal Beto Rosado tem carro levado em assalto na Zona Sul de Natal

Resultado de imagem para sirene policia

O carro do deputado federal Beto Rosado (PP) foi tomado em um assalto que aconteceu na madrugada ontem à noite (30) na Zona Sul de Natal. O caso foi registrado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Dentro do veículo, estava uma sanfona que pertenceu à dupla de forró Sirano e Sirino.

O G1 entrou em contato com a assessoria do parlamentar ao longo da manhã, mas o assalto não foi confirmado ou negado até a audiência desta reportagem.

Segundo o relatório da PM, o assalto aconteceu por volta da 1h na Avenida Nascimento de Castro, no bairro de Lagoa Nova. A polícia foi acionada incialmente pelo vigilante de uma sociedade privada que fica na região.

De acordo com o informador, dois homens que estavam em um carro Modelo Tucson de cor abordaram e roubaram um veículo Hilux SW4 prata.

Em seguida, ainda de acordo com o relatório, o deputado Beto Rosado entrou para o Centro Integrado de Ações Policiais (CIOP), que exerce três of tres com a pistola e revoga os seus resultados pelo crime. O deputado também informou que não possui nenhum conector de som da Sirino e Sirano, além de um protocolo celular.

Ainda, como eu, o motorista já tinha sido visto circulando com outros dois veículos. O driver de addports the probied the take was to refused and liberated after, having ido to Delegacia of Plantation to make the registro of the abnormal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Duplo ataque a bomba mata 25 no Afeganistão; 6 são jornalistas

Ao menos 25 pessoas, incluindo seis jornalistas e quatro policiais, morreram em dois atentados suicidas nesta segunda-feira (30) em Cabul, no Afeganistão, segundo a agência France Press (AFP). O ministério do Interior divulgou ainda que 49 ficaram feridos no ataque, que foi reinvindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Houve uma primeira explosão pouco antes das 8h locais em uma área próxima à sede do Serviço de Inteligência Afegão (NDS).

"Um homem-bomba que circulava em uma motocicleta detonou seus explosivos diante de um curso de inglês na área de Shash Darak", afirmou o chefe de polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

Em um outro ataque, um jornalista da BBC foi morto a tiros quando voltava para a casa. Ele trabalhava para a rede pública de notícias do Reino Unido havia cerca de um ano. Os suspeitos ainda não foram identificados.

Ataques no Afeganistão deixa jornalistas e policias mortos (Foto: Juliane Souza/G1)
Ataques no Afeganistão deixa jornalistas e policias mortos (Foto: Juliane Souza/G1)

Jornalistas seguiram para o local do atentado, onde cerca de 30 minutos depois houve outra explosão. De acordo com uma fonte das forças de segurança, o segundo homem-bomba estava disfarçado de repórter.

Shah Marai, diretor do departamento de fotografia da agência da AFP em Cabul, que seguiu para o local da primeira explosão, morreu na segunda detonação. Ele deixa mulher e seis filhos - o mais novo com apenas semanas de vida.

Estado Islâmico reinvindica
Em um comunicado divulgado por sua agência de propaganda Amaq, o EI afirmou que o primeiro atentado atingiu a sede do serviço de inteligência e das forças de segurança afegãs e o segundo os jornalistas que seguiram para o local.

"Os apóstatas das forças de segurança, dos meios de comunicação e outras pessoas compareceram ao local da operação, onde um irmão os surpreendeu com seu colete de explosivos", informou nas redes sociais o braço do EI no Afeganistão.

O comunicado identifica o primeiro homem-bomba como "Kaaka al-Kurdi", o que sugere que era de origem curda, e o segundo como Khalil al Qurashi.

Forças de segurança do Afeganistão na área do segundo ataque em Cabul (Foto: REUTERS/Omar Sobhani)
Forças de segurança do Afeganistão na área do segundo ataque em Cabul (Foto: REUTERS/Omar Sobhani)

Ataque à imprensa
Outros cinco jornalistas que também morreram trabalhavam para meios de imprensa afegãos, como Mashal TV, 1TV, Radio Azadi e Tolo News, que em 2016 foi alvo de um atentado que deixou sete mortos e também foi reivindicado pelos talibãs.

"Estamos devastados pela morte de nosso fotógrafo Shah Marai, que era testemunha há mais de 15 anos da tragédia que afeta o país", declarou a diretora Informação da agência, Michèle Léridon.
"A direção da AFP saúda o valor, o profissionalismo e a generosidade deste jornalista que cobriu dezenas de atentados antes de ser ele mesmo vítima da barbárie", completou.

Policiais ajudam jornalistas afegãos que foram atingidos por explosão em Cabul, nesta segunda-feira (30) (Foto: Omar Sobhani/Reuters)
Policiais ajudam jornalistas afegãos que foram atingidos por explosão em Cabul, nesta segunda-feira (30) (Foto: Omar Sobhani/Reuters)

Série de ataques no Afeganistão
Cabul se tornou, de acordo com a ONU, o local mais perigoso do Afeganistão para os civis com o aumento dos atentados, geralmente cometidos por homens-bomba e reivindicados pelos talibãs ou o grupo extremista EI.

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas cinco soldados romenos da Otan, em outro ataque suicida nesta segunda-feira contra um comboio das forças aliadas na província de Kandahar, no sul do Afeganistão.

Um suicida detonou um carro-bomba contra um comboio que passava perto de uma mesquita, provocando uma potente explosão que derrubou um muro que cercava o pátio do local religioso.

As crianças, que estavam no pátio da mesquita, morreram ao serem atingidas pelos estilhaços e esmagados pelos escombros do muro destruído pela explosão, que aconteceu no distrito de Daman por volta das 10h30 (3h em Brasília).

Um ataque no dia 22 de abril na capital afegã deixou quase 60 mortos e 20 feridos em um bairro de maioria xiita.

A sede do NDS, que parecia ser o alvo deste ataque, já havia sofrido um atentado em março, que deixou três mortos e cinco feridos.

No dia 27 de janeiro, um atentado na cidade provocou 103 mortes e deixou mais de 150 feridos.

Os talibãs iniciaram oficialmente na quarta-feira da semana passada sua ofensiva de primavera, denominada Al Khandaq, com o objetivo de "esmagar, matar e capturar os invasores americanos e seus partidários", de acordo com um comunicado.

* Com informações da AFP, EFE e Reuters.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é suspeito de esfaquear ex-namorada em Vespasiano, na Grande BH

Resultado de imagem para Homem é suspeito de esfaquear ex-namorada em Vespasiano, na Grande BH

Uma mulher ficou gravemente ferida depois de ser esfaqueada na noite deste domingo (29) em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), o suspeito do crime é o ex-namorado dela, que foi preso.

Depois de ser agredida com vários golpes, Juliana dos Santos Lima, de 32 anos, ficou com a faca alojada no rosto. Ela foi ferida no nariz e uma das facadas passou perto do olho esquerdo. Durante a madrugada, a mãe dela aguardava por notícias na porta do hospital. “Me contaram que ela tinha levado as facadas e que ela estava sangrando muito”, disse Suely dos Santos Lima.

Dona Suely contou que a filha estava voltando do trabalho e foi surpreendida pelo ex-namorado – Gilcimar Santos Ferreira, de 37 anos – que estava escondido atrás de um ônibus em uma avenida da cidade.

“Ela só não morreu porque ela deu muito chute nele. Ela veio conversando comigo do Risoleta até aqui no João XXIII, me contando. Não deu pra ‘mim’ ver, mas eu conversei com a mulher que veio me acompanhando junto com ela. Ela falou que ela levou facada no braço, na perna. Não sei quantas, eu creio que não foi pouca porque do jeito que ela falou as pernas estão doendo, né”.

A mulher foi socorrida pelos próprios militares. “Ela gritava bastante e não conseguia falar muita coisa sobre o fato. A viatura se prontificou a fazer o socorro imediato – porque a situação dela exigia – e levou para o Risoleta Neves”, disse o tenente Valmir Alves Barbosa.

Segundo a PM, pessoas que passavam pela avenida acharam que a mulher, na verdade, tinha sido vítima de um assalto. Elas ligaram para a polícia e tentaram segurar o homem até a chegada dos militares, mas ele conseguiu fugir.

A família informou que ele e Juliana namoraram por cerca de cinco meses e o rapaz não aceitava o fim do relacionamento. A mulher, inclusive, chegou a ser ameaçada.


“Ela reclamou com as colegas dela, alguém que ela tem assim intimidade, né. Mas comigo mesmo ela não revelou”, falou a mãe.

Ele também teria alugado uma casa perto de onde ela mora com os dois filhos. “Na rua próxima viu, justamente para fazer a maldade. Isso aí ele não pensou de uma hora para outra não. Isso aí ele já estava planejando”.

No Hospital João XXIII, a vítima aguardava uma consulta com um oftalmologista. “E a minha preocupação é dela perder a visão. Menina nova, todo futuro pela frente”, desabafou a mãe.

Até a publicação desta reportagem, era desconhecido o estado de saúde da paciente.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Carpinteiro encontra R$ 2 mil na rua e procura dono por quase um mês no PI

Dinheiro foi devolvido depois de quase um mês de buscas (Foto: Reprodução/Facebook)
Dinheiro foi devolvido depois de quase um mês de buscas (Foto: Reprodução/Facebook)


O carpinteiro José Erisvaldo, morador de Brasileira, 160 km de Teresina, deu um grande exemplo de honestidade e emocionou Carlos Borges, comerciante, morador de Piripiri, cidade vizinha. Erisvaldo passou quase um mês em busca do dono de R$ 2,3 mil que ele achou quando passava pela BR-343, no início de abril.

A devolução foi registrada em foto pela irmã de Erisvaldo, Charlane Sousa, porque a busca foi difícil, mas Erisvaldo foi incansável. "Meu irmão é um abençoado", disse ela. Ele voltava para casa quando encontrou o dinheiro espalhado na rodovia e um cartão com poucas informações.

“O nome que tinha era de uma pessoa chamada Tertuliano, que eu procurei, fui até a casa dessa pessoa, mas ele já havia se mudado e ninguém sabia o endereço. Continuei buscando até que encontrei uma pista”, explicou Erisvaldo ao G1.

O homem tinha dado entrada em um hospital de Piripiri e estava internado. Mas não era o dono do dinheiro. “O rapaz que cuidava do paciente me falou que sabia quem era, que ele era comerciante e fornecia alimentos para seu Tertuliano, por isso o cartão estava junto”, relatou.

À esquerda, o rapaz que ajudou os dois a se encontrarem. De branco, José Erisvaldo e Carlos, à direita.  (Foto: Chalane Sousa/Arquivo pessoal)
À esquerda, o rapaz que ajudou os dois a se encontrarem. De branco, José Erisvaldo e Carlos, à direita. (Foto: Chalane Sousa/Arquivo pessoal)

“Quando eu recebi a ligação, achei que era um trote. Meus boletos todos atrasados, já tinha um mês que eu tinha perdido, achei que era brincadeira, alguém ficar tanto tempo assim com o dinheiro tentando devolver”, disse Carlos ao G1, sobre o momento em que finalmente foi localizado por Erisvaldo.


O dinheiro seria usado para pagar algumas contas. O encarregado do pagamento foi quem perdeu o envelope com a quantia. Ele destacou que há alguns anos achou quantia semelhante e também devolveu. “Deus é bom e eu acho que colhi o que plantei. Porque levar um baque desses, num momento de crise como esse, não foi fácil. Eu fiquei muito emocionado quando ele me devolveu, porque foi um gesto de muita honestidade”, disse Carlos.

Como agradecimento, ele deu a Erisvaldo a quantia de R$ 200 e contou que esse foi o momento em que mais se emocionou: “Foi quando ele disse: ‘agora eu ganhei, posso gastar, esse aqui é meu’. Me deu vontade de chorar, ele foi muito bom e honesto”, lembrou o comerciante.

O carpinteiro finalizou dizendo que muita gente falou a ele para desistir e gastar logo o dinheiro, mas a resposta foi simples quando questionado sobre por que não desistiu: “Porque não era meu”.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente furta ônibus, perde controle e cai sobre casa em São Carlos, SP

Adolescente furta ônibus, perde a direção e cai sobre casa em São Carlos, SP. (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)
Adolescente furta ônibus, perde a direção e cai sobre casa em São Carlos, SP. (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)

Um adolescente de 17 anos furtou um ônibus e caiu com ele sobre uma casa no Jardim Gonzaga, em São Carlos (SP), no início da manhã desta segunda-feira (30). Ele foi agredido pelos moradores e precisou de atendimento na Santa Casa com ferimentos graves.

O veículo foi furtado na rodoviária de Ribeirão Bonito (SP) e, segundo um responsável da empresa, estava parado por problemas mecânicos.

Área foi isolada e moradores tiveram que deixar a casa (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)
Área foi isolada e moradores tiveram que deixar a casa (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o adolescente teria perdido o controle do veículo no cruzamento entre as ruas Papa Paulo VII e Aparecido Basílio Camargo da Silva, batido em um poste e caído de um barranco em cima de uma casa.

Os moradores precisaram deixar a residência, mas ninguém se feriu.

Adolescente cai com ônibus em cima de casa em São Carlos (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)
Adolescente cai com ônibus em cima de casa em São Carlos (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)

O menor tentou fugir, mas foi capturado e agredido pelos moradores. Ele foi levado para a Santa Casa com ferimentos graves, passou por atendimento e depois foi levado para o Plantão Policial.

A polícia irá investigar o motivo de o adolescente ter furtado um ônibus.

Ônibus destrói casa no Jardim Gonzaga (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)
Ônibus destrói casa no Jardim Gonzaga (Foto: Évelin Nogueira/EPTV)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Documentos revelam que bispo e padres reconheceram o 'sumiço' de R$ 910 mil do caixa da Diocese de Formosa, diz MP-GO

Documentos que apontam que religiosos reconheciam falta de dinheiro em caixa das paróquias Formosa Goiás (Foto: Repordução/MP-GO)
Documentos que apontam que religiosos reconheciam falta de dinheiro em caixa das paróquias Formosa Goiás (Foto: Repordução/MP-GO)

Documentos obtidos pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) apontam que alguns dos religiosos acusados de desvios de dízimos reconheceram a ausência de R$ 910 mil nos caixas das igrejas. O órgão acredita que o padre Waldson José de Melo, de Posse, o monsenhor Epitácio Cardozo Pereira e o bispo Dom José Ronaldo embolsavam os valores declarados como “desaparecidos”.

O G1 tentou contato com as defesas dos religiosos por telefone e mensagem na noite de domingo (29), e na manhã desta segunda-feira (30), e aguarda posicionamento sobre o caso.

Um dos documentos, assinado pelo monsenhor Epitácio Cardozo, aponta o déficit de mais de R$ 72 mil, acumulado em 2016, no caixa da Paróquia Divino Espirito Santo, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Outro relatório, este assinado pelo padre Waldson e pelo bispo Dom José Ronaldo, aponta a ausência de R$ 274 mil do caixa da Paróquia Sagrada Família em Posse, no nordeste de Goiás. O montante deveria ser resultado do acúmulo das arrecadações em 2015.

Segundo o MP-GO, faltaram ainda R$ 207 mil, que também deveriam ser o saldo de 2015, mas da Paróquia do Divino Espirito Santo, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Por fim, o órgão aponta que “sumiram” outros R$ 357 mil do caixa da Paróquia Santana, em Posse.

“Dois documentos são referentes ao monsenhor, outro ao padre Moacyr, da catedral de Formosa, e outro do padre Wladson, de Posse, com quem foram encontrados R$ 400 mil na conta. Foram três desvios de somas bastante vultosas, inclusive com assinatura do bispo, atestando que tem ciência do documento, do desaparecimento do dinheiro”, disse o promotor responsável pela investigação, Douglas Chegury.

O promotor do Ministério Público de Goiás Douglas Chegury (verde) aponta direção para o bispo Dom José Ronaldo (à frente) e o juiz eclesiástico Tiago Wenceslau (atrás), presos em operação que investiga desvio de dízimo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O promotor do Ministério Público de Goiás Douglas Chegury (verde) aponta direção para o bispo Dom José Ronaldo (à frente) e o juiz eclesiástico Tiago Wenceslau (atrás), presos em operação que investiga desvio de dízimo (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Conforme o promotor, os documentos já fazem parte da denúncia aceita pela Justiça, portanto, os citados estão respondendo pelo crime de apropriação indébita.

Operação Caifás
Deflagrada pelo MP-GO, a Operação Caifás apura o desvio de R$ 2 milhões pela Diocese de Formosa. No último dia 19 de março, nove pessoas foram presas. Além do dízimo, a apuração apontou que o grupo se apropriava de dinheiro oriundo de doações, arrecadações de festas realizadas por fiéis e taxas de eventos como batismos e casamentos.

As investigações sobre o desvio começaram no ano passado, após denúncias de fiéis. Eles afirmaram que as despesas da casa episcopal subiram de R$ 5 mil para R$ 35 mil desde a chegada do bispo Dom José Ronaldo, em 2015. Na ocasião, o clérigo negou haver irregularidades nas contas da Diocese de Formosa.

Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça foram usadas na apuração. O grupo teria comprado uma fazenda de gado, carros de luxo e uma lotérica com os recursos. A operação culminou com apreensões em Formosa, Posse e Planaltina. Durante as apreensões, foi encontrado dinheiro escondido em fundo falso de armário.

Após menos de um mês detidos em uma ala isolada do recém-inaugurado presídio da Formosa, os presos foram liberados por habeas corpus concedidos pela Justiça. Na saída da cadeia, o bispo Dom José Ronaldo, outros quatro clérigos e dois empresários foram recebidos com festa por parentes e amigos.


Bloqueio de bens
O juiz Fernando Oliveira Samuel, da 2ª Vara Criminal de Formosa, determinou em 27 de março o bloqueio de bens dos seis clérigos, dois empresários e do secretário da Cúria. O limite é de até R$ 1 milhão por cada. Também foi autorizada a quebra do sigilo bancário e fiscal dos acusados.

Gestor temporário da Diocese de Formosa nomeado pelo Papa Francisco e arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto criticou o bispo preso e disse que recebeu "caixa vazio e com dívida". Ele auxiliará nas atividades da paróquia da região até que seja nomeado um novo bispo.

Bispo e padres suspeitos de desviar dízimo deixam a cadeia e são recebidos com festa em Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
Bispo e padres suspeitos de desviar dízimo deixam a cadeia e são recebidos com festa em Formosa (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

A polícias apura outras acusações que surgiram contra o bispo fora do processo. Entre elas, está o uso de cartões da Igreja para compra de bebidas alcoólicas. De acordo com boletim de ocorrência, houve gasto de R$ 4 mil indevidamente.

Além disso, fiéis afirmam que Dom José Ronaldo aumentou em até 400% taxas de casamento quando assumiu a administração, em 2014. As mesmas informações chegaram ao MP-GO) por meio do depoimento de um dos padres que denunciou o esquema, mas, segundo o promotor, ainda não compõem uma apuração específica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vaqueiro é morto a tiros em vaquejada na cidade de São Bento-PB

Paulo Sérgio (PC) morreu no local dos tiros. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do crime. O atirador conseguiu fugir em meio à toda a confusão. Polícia inicia o trabalho investigativo ainda neste domingo.

Vaquejada do Parque União continua neste domingo. Ainda não há informações concretas sobre o que pode ter motivado o crime. Vítima tinha amizade com muita gente em São Bento e também no município de Brejo do Cruz.  


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

PM frustra plano de quadrilha Potiguar que pretendia atacar banco no Sertão da PB


A Polícia Militar frustrou o plano de uma quadrilha que pretendia atacar uma das agências bancárias da região de Catolé do Rocha, na madrugada deste sábado (28).

Os suspeitos, que possivelmente eram do Rio Grande do Norte, foram perseguidos na cidade de Bom Sucesso, onde abandonaram os carros e outros materiais ao perceberem que estavam cercados.

Foram apreendidos um carro roubado e outro clonado, uma espingarda e munições. O trabalho ocorreu por meio da ‘Operação Rotas’, que tem caráter itinerante, passando por diversas cidades do interior do estado.

Nessa madrugada (28), cerca de 440 policiais militares e mais de 160 viaturas para reforço nos quadrantes de policiamento preventivo estiveram envolvidos na ação.

“O trajeto realizado pela Operação tem caráter reservado, mas acontece simultaneamente em diversas regiões da Paraíba”, informou a PM.

Fonte: Portal Correio
Leia Mais ››