quinta-feira, agosto 13, 2020

Com ensino remoto, UERN marca retorno das aulas para 8 de setembro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte marcou para o dia 8 de setembro o início das aulas do primeiro semestre de 2020, nos cursos de graduação, de forma remota. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (13). As atividades da instituição estavam suspensas desde 15 de março, por causa da pandemia de Covid-19.


UERN abriu seleção para vagas em cursos de graduação — Foto: Divulgação/UERN
UERN abriu seleção para vagas em cursos de graduação — Foto: Divulgação/UERN


De acordo com o documento aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o semestre 2020.1 vai começar no dia 31 de agosto, com atividades de planejamento, e as aulas remotas serão iniciadas no dia 8 de setembro.


Conforme a instituição, no semestre letivo 2020.1, não será realizado desligamento de estudantes por abandono ou por decurso de prazo máximo para conclusão do curso. Em caráter excepcional, será permitido o trancamento do curso ou de componentes curriculares, inclusive para ingressantes do primeiro período, de até 75% do semestre 2020.1.


As disciplinas práticas ou que possuam uma parte prática poderão ser adaptadas ao formato remoto, desde que a mudança seja aprovada dentro de cada departamento. Caso as atividades não possam ser realizadas totalmente de forma remota, poderão ser realizadas presencialmente. Nesse caso, a Universidade deverá assegurar "condições de biossegurança".


De acordo com a UERN, para viabilizar o ensino remoto a todos os estudantes, a Universidade deu início a estratégias de inclusão digital para alunos em condições de vulnerabilidade social, bem como professores e servidores técnicos, como o auxílio inclusão digital, cursos de capacitação, entre outros.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governadora anuncia prorrogação da suspensão das aulas presenciais por mais 30 dias no RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta quinta-feira (13) que vai prorrogar a suspensão das aulas presenciais no estado por mais 30 dias. Em uma rede social, ela revelou que a decisão foi tomada "com base em parecer do comitê científico".


Governadora Fátima Bezerra anuncia prorrogação da suspensão das aulas presenciais no RN — Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN
Governadora Fátima Bezerra anuncia prorrogação da suspensão das aulas presenciais no RN — Foto: Demis Roussos/Assecom Governo do RN


"Nossos especialistas apontaram que apesar da melhoria no quadro da pandemia no estado ainda não há, neste momento, condições sanitárias favoráveis para o retorno às aulas. Eles solicitaram mais um prazo para avaliação", disse a governadora.


Fátima Bezerra ainda frisou que "o diálogo continua em curso, através do Comitê de Educação, que é liderado pela Secretaria Estadual de Educação, e representantes das escolas públicas e privadas".


O último decreto do governo do estado tratava o dia 17 de agosto como possível data para o retorno das aulas presenciais nas escolas. No dia 29 de julho, a governadora já sinalizava para a prorrogação da suspensão das aulas no Rio Grande do Norte.


"Não estamos falando de um segmento qualquer, estamos falando de alunos, professores, familiares - de um segmento que representa 30% da população do Rio Grande do Norte. Daí o cuidado que sempre externamos. O retorno só poderá se dar num ambiente de muita segurança do ponto de vista sanitário", declarou a governadora à época.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN passa de 57 mil casos e chega a 2.036 mortes por Covid-19

Com 500 novas confirmações em 24 horas, o Rio Grande do Norte ultrapassou os 57 mil casos de Covid-19 nesta quinta-feira (13), segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, o estado tem 57.072 pacientes que testaram positivo e 2.036 mortes causadas pela doença - 12 a mais que o número registrado na quarta (12). Ainda há 312 óbitos em investigação.


Exame Covid-19  — Foto: Odair Leal
Exame Covid-19 — Foto: Odair Leal


O Rio Grande do Norte também tem 20.937 casos suspeitos e outros 94.943 descartados para a doença. O número de confirmados recuperados segue em 28.243. No novo boletim, os casos inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada" aumentaram para 51.989 - 30 a mais em relação ao dia anterior.


O RN tem, nesta quinta (13), 339 pessoas internadas por causa da Covid-19, sendo 243 na rede pública e 96 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 61,34% na rede pública e de 25% na rede privada.


O boletim desta quinta-feira também aponta que 151.523 testes de coronavírus foram realizados no estado desde o início da pandemia, sendo 71.610 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 79.913 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

57.072 casos confirmados

2.036 mortes

28.243 confirmados recuperados

20.937 casos suspeitos

94.943 casos descartados

Em entrevista coletiva, no início da tarde, a subsecretária de Planejamento da Secretaria de Saúde, Maura Sobreira, afirmou que mais de 80% as pessoas que tiveram a Covid-19 no estado apresentaram sintomas leves da doença ou sequer os sentiram, são os assintomáticos.


“Estudos mostram que 81% dos pacientes puderam ser acompanhados apenas pela atenção básica”, disse.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Decisão sobre retorno das aulas do IFRN não passou pelo Conselho Superior da instituição, dizem membros

 A autorização para retomada das aulas em formato remoto no IFRN, através de uma resolução do Conselho Superior (Consup) da instituição publicada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (12), não passou pela aprovação do conselho, segundo reforça nota publicada nesta quinta-feira (13) por membros do colegiado.


Protesto aconteceu na reitoria do IFRN, em Natal, na terça (11).  — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Protesto aconteceu na reitoria do IFRN, em Natal, na terça (11). — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


O documento foi assinado pelo reitor temporário da instituição, Josué Moreira, ad referendum, ou seja, sujeito à aceitação posterior por parte do conselho. Em nota sobre o assunto, os membros criticaram a iniciativa e consideraram que a resolução não aponta como a retomada vai ocorrer nos campi, nem como a instituição atenderá os estudantes em vulnerabilidade social, que não têm condições de acompanhar as umas em formato remoto.


Na nota, os conselheiros também afirmam que o Consup foi impedido de se reunir para debater sobre a retomada das atividades, por tempo indeterminado, por não ter acontecido a leitura e a aprovação das atas em cada reunião virtual, como é previsto no regimento interno.


"Nessa reunião interrompida, também aconteceria o debate sobre a minuta do Programa de Auxílio Digital aos estudantes, proposta pelos Diretores-Gerais Pro Tempore, porém eleitos pela comunidade, dos campi da instituição. Essa minuta prevê bolsas aos discentes em situação de vulnerabilidade social, para aquisição de equipamentos (R$ 1.300,00 por aluno) ou bolsa para o pagamento de plano de dados de internet (até R$ 100,00 mensal)", informaram os conselheiros", informou.


"Nesse momento, o Conselho Superior, os Diretores-Gerais e os Diretores Acadêmicos estão coesos e entendem que as comissões de calendário e de diretrizes pedagógicas para as atividades acadêmicasremotas devem ser compostas por Diretores Acadêmicos, Equipe Técnico- Pedagógica, Assistentes Sociais e Discentes. Esse formato foi definido no âmbito do Comitê de Ensino e não corresponde ao modelo imposto pela Gestão Pro Tempore. O modelo proposto pelos colegiados são os que possuem condições de apresentarem uma proposição de retorno e submeterem-na ao Conselho Superior de forma a atender aos alunos com o menor prejuízo possível e evitando a ampliação da exclusão que o Ensino Remoto Emergencial poderia causar", diz ainda a nota.


Autorização

O documento assinado pelo reitor temporário autoriza "em caráter excepcional, o uso do Ensino Remoto Emergencial em todos os cursos, enquanto durar o período de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus".


Foi aprovada também a retomada do calendário acadêmico do ano letivo 2020 e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do IFRN. O calendário para retorno das aulas de forma remota será elaborado por uma comissão criada pelo reitor.


Quatro datas foram pensadas - 31 de agosto, 14 de setembro, 21 de setembro e 30 de setembro. Segundo Josué Moreira, a reitoria pode autorizar o retorno às aulas, mas não pode obrigar. Disse ainda que a reitoria está sugerindo que os 21 campi retornem de acordo com suas realidades e necessidades, escolhendo uma dessas datas.


Entre os argumentos para a retomada das aulas, o documento considerou "a importância de contribuir com as famílias na retenção das crianças e adolescentes no seio doméstico e familiar, sendo a continuidade dos estudos em confinamento domiciliar uma possibilidade para conter a disseminação do Covid-19".


Conflito

A decisão do IFRN foi anunciada um dia após um protesto realizado por estudantes contra a intervenção na instituição, que dura mais de 100 dias. Na ocasião, policiais militares chegaram à reitoria e usaram spray de pimenta para dispersar o grupo. Um vídeo mostrou a ação dos policiais.


Em nota, o reitor pro tempore Josué Moreira afirmou que está sempre aberto ao diálogo "mas a forma como a tentativa de conversa foi realizada foi lamentável, pois eles invadiram a reitoria". Ele diz ainda que o que os estudantes "vieram fazer aqui não foi reivindicar a questão da volta às aulas, na verdade, estão reivindicando outras coisas, alinhadas a ideais estritamente políticos".


Em nota sobre a intervenção na instituição, o Ministério da Educação afirmou "compromisso com o resultado do processo de consulta à comunidade acadêmica do IFRN".


"No entanto, durante o processo administrativo posterior à etapa de consulta, foram identificadas restrições que impediram a nomeação imediata do indicado, que ficou suspensa até que sejam superadas as restrições encontradas. A situação resultou na nomeação do reitor pro tempore, ato com legalidade já avaliada e reconhecida pelo Poder Judiciário. O professor Josué de Oliveira Moreira é servidor docente do instituto federal e cumpriu os requisitos legais para a nomeação", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Estoque de sangue do tipo O negativo zera no Hemocentro de Mossoró

O estoque de bolsas de sangue do tipo O negativo zerou no Hemocentro de Mossoró. A unidade precisou solicitar sangue nos Hemocentros de Natal e de Apodi, na região Oeste. De acordo com o serviço social, nesta época do ano há uma queda natural nos estoques, mas o problema foi agravado pela pandemia do novo coronavírus, o que reduziu o número de doadores voluntários.


Hemocentro de Mossoró precisa de sangue do tipo O negativo — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
Hemocentro de Mossoró precisa de sangue do tipo O negativo — Foto: Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca


Em Mossoró, há uma queda na doação de sangue de todos os tipos, mas a situação mais crítica é a do O negativo. O tipo sanguíneo é utilizado principalmente para as doações de emergência, quando não é possível identificar o tipo sanguíneo do paciente. O sangue O negativo é conhecido como doador universal, porque pode ser utilizado em pessoas com qualquer tipo sanguíneo.


"Ficamos completamente zerados. Na segunda-feira (10) tivemos que ir pegar em Natal e Apodi que são nossos parceiros. Por causa dessa falta, algumas cirurgias eletivas foram suspensas e os pacientes ficaram aguardando a chegada desse sangue. Geralmente, a gente consegue ir repondo o estoque gradativamente, mas as doações que estamos recebendo não têm sido suficientes para atender a demanda atual", explica o bioquímico do Hemocentro, José Filho.


Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. Normalmente, a unidade de Mossoró recebe cerca de 60 doadores por dia. Mas, até a tarde desta quarta (12), apenas 28 pessoas foram doar e a maioria delas procurou a unidade porque algum parente ou amigo necessita de sangue para uma cirurgia eletiva.


Foi o caso de Eliel de França, que buscou a unidade para doar sangue para o pai que vai fazer uma cirurgia. "Ele vai fazer a cirurgia de próstata e precisava de doações", conta.


O serviço social pede que voluntários procurem a unidade para fazer doações. O Hemocentro em Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 17h.


Doação

Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que preencha alguns requisitos:


Ter entre 16 e 69 anos;

Em caso de menores de 18 anos, estar junto com o responsável legal e apresentar um documento oficial com foto;

Estar bem alimentado e com boa saúde;

Pesar mais de 50 kg;

Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas.


Fonte: G1
Leia Mais ››

IFRN autoriza retomada de aulas de forma remota

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte vai retomar as aulas de forma remota. A medida foi anunciada em resolução publicada pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (12), assinada pelo reitor pro tempore do IFRN, professor Josué Moreira.


IFRN vai retomar aulas de forma remota — Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte
IFRN vai retomar aulas de forma remota — Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte


O documento autoriza "em caráter excepcional, o uso do Ensino Remoto Emergencial em todos os cursos, enquanto durar o período de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus".


Foi aprovada também a retomada do calendário acadêmico do ano letivo 2020 e das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do IFRN. O calendário para retorno das aulas de forma remota será elaborado por comissão designada em publicação anterior.


Quatro datas foram pensadas - 31 de agosto, 14 de setembro, 21 de setembro e 30 de setembro. Segundo Josué Moreira, a reitoria pode autorizar o retorno às aulas, mas não pode obrigar. Disse ainda que a reitoria está sugerindo que os 21 campi retornem de acordo com suas realidades e necessidades, escolhendo uma dessas datas.


De acordo com o reitor pro tempore, seis unidades sinalizaram que têm a intenção de retomar as aulas nessas datas. Foram criadas ainda duas comissões para tratar de estratégias e do calendário.


Entre os argumentos para a retomada das aulas, o Conselho Superior do IFRN considerou "a importância de contribuir com as famílias na retenção das crianças e adolescentes no seio doméstico e familiar, sendo a continuidade dos estudos em confinamento domiciliar uma possibilidade para conter a disseminação do Covid-19".


Um dia depois de protesto

A decisão do IFRN foi anunciada um dia após protesto realizado por estudantes contra a intervenção na instituição, que dura mais de 100 dias. Na ocasião, policiais militares chegaram à reitoria e usaram spray de pimenta para dispersar o grupo. Um vídeo mostrou a ação dos policiais.


Em nota, o reitor pro tempore Josué Moreira afirmou que está sempre aberto ao diálogo "mas a forma como a tentativa de conversa foi realizada foi lamentável, pois eles invadiram a reitoria". Ele diz ainda que o que os estudantes "vieram fazer aqui não foi reivindicar a questão da volta às aulas, na verdade, estão reivindicando outras coisas, alinhadas a ideais estritamente políticos".


Fonte: G1

Leia Mais ››

CRAS de Itaú realiza Oficina virtual "Culinária Mais Sabor" com os usuários dos serviços

 A Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Itaú realizou por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e SCFV (Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos) a uma oficina virtual ao longo dessa semana, sob o tema: "Oficina Culinária Mais Sabor".



Por meio de vídeos as orientadoras do SCFV compartilharam as receitas aos quais os usuários teriam que fazer em suas casas; na ocasião toda equipe CRAS/SCFV foram até as as residências  tomando todos os cuidados necessários, fazendo o uso dos EPIs contra a covid-19, entregar os kits de ingredientes necessário para o preparo da receita proposta por cada orientadora, que através de vídeo foi ensinado o passo a passo, assim após as crianças e adolescentes concluíssem sua deliciosa receita, mandaram  o feedback através do fotos e vídeos.

Participaram da ação: a secretária de Assistência Social e Primeira Dama,  Jaira Martins; a coordenadora do CRAS, Nayara Queiroz; a Assistente Social Dária Amorim  e todas as orientadoras social do SCFV: Jéssica, Lourdes, Neide e Eliana.


Clique aqui ou na imagem abaixo para ver todas as fotos:




Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››