segunda-feira, janeiro 18, 2021

Cachorro é agredido com golpes de facão no interior do RN

Um cachorro foi agredido com golpes de facão na tarde de domingo (17), na zona rural do município de Baraúna, região Oeste do Rio Grande do Norte. O animal foi levado para uma clínica veterinária, atendido e recebeu alta. O agressor não foi identificado.


Cachorro foi agredido com golpes de facão — Foto: Cedida


A Polícia Militar informou que foi acionada para atender a ocorrência na comunidade rural Primavera, mas quando chegou ao local o animal já tinha sido levado para uma clínica. “No local ninguém informou quem foi o autor. Informamos a Polícia Ambiental para que tomassem as medidas cabíveis. Tomamos conhecimento que um vereador de Mossoró levou o animal para uma clínica”, contou o comandante da PM em Baraúna, Sargento Crisvaldo.


Cachorro é agredido com golpes de facão no interior do RN — Foto: Cedida


O cachorro foi resgatado pela ONG Ampara, que trabalha com o resgate de animais em estado crítico. A assessoria do vereador Pablo Aires, que é fundador da ONG, informou que ele tomou conhecimento do caso pelas redes sociais e fez o resgate do cachorro.


O cachorro se chama Bob e é conhecido pelos moradores da comunidade. Ele foi levado para uma clínica particular onde recebeu os primeiros socorros. Ele precisaria de uma cirurgia, mas não foi possível fazer o procedimento porque o ferimento está infeccionado. O veterinário passou uma medicação e deu alta ao animal, que está sob os cuidados do vereador.


A ONG está recebendo doações de material para curativo, e de dipirona em gotas e maxicam 2mg, para o tratamento do Bob que demorará em média 3 meses. Também estão precisando de ataduras, soro fisiológico, gaze e esparadrapo. Quem quiser ajudar pode entrar em contato através do número (84) 98157-0372.


A ONG vai registrar um Boletim de ocorrência na Polícia Civil para que o autor das agressões seja identificado.


Cachorro foi resgatado e levado para atendimento em clínica veterinária — Foto: Cedida


Fonte: G1

Leia Mais ››

Animais morrem carbonizados após carro onde eram transportados pegar fogo no RN

Um carro que transportava ovelhas pegou fogo na BR-427 entre os municípios de Caicó e Jardim do Seridó. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos dois animais morreram carbonizados. O motorista fugiu do local.


Animais morrem carbonizados após carro onde eram transportados pegar fogo no RN — Foto: Reprodução


De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros em Caicó, Major Araújo, eles foram acionados por volta das 17h30 do sábado (16). “A nossa guarnição foi para o local e chegando lá o proprietário não estava mais no local. Combatemos o incêndio e depois liberamos a via para não ter risco de acidentes”, contou o comandante.


Ainda de acordo com ele, populares que estavam no local informaram que o carro transportava ovelhas e que o proprietário conseguiu tirar alguns animais. Mas, pelos menos dois não foram retirados e morreram carbonizados.


A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência e informou que o motivo do incêndio foi vazamento de combustível.


Pelo menos duas ovelhas que eram transportadas no veículo morreram — Foto: PRF/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Assaltantes invadem fazenda, matam dono, filho e atiram em criança de 6 anos na Grande Natal

Criminosos invadiram uma fazenda e mataram um homem de 44 anos, seu filho de 21 anos e balearam um neto de 6 anos na cabeça, no final da tarde deste domingo (17) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Na fuga, os criminosos roubaram armas, dinheiro, um carro, entre outros bens da família. Nenhum suspeito foi preso.


Casa ficou revirada após latrocínio em fazenda em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Dono da fazenda e filho foram mortos e criança ficou ferida. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


A fazenda invadida fica na comunidade Olho D’água do Chapéu, na zona rural de São Gonçalo do Amarante. A casa ficou completamente revirada após o crime.


As vítimas foram identificadas como José Maria Monteiro, de 44 anos e Deilson Cassimiro Monteiro, de 21 anos. O menino de 6 anos, neto de José Maria criado pelo avô, está internado em uma UTI no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.


Outras três pessoas estavam no local e foram poupadas pelos criminosos: a esposa de José Maria e outros dois filhos do casal: um adolescente de 15 anos e uma criança de 5. Pelo menos quatro bandidos, encapuzados e armados participaram do crime.


Marca de sangue próximo à porta da cozinha, arrombada pelos criminosos durante assalto que deixou dois mortos e criança ferida na Grande Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


De acordo com as testemunhas, o dono da fazenda tinha ido ao curral soltar o gado, quando retornava para casa com o neto de seis anos e um filho de cinco anos. Os meninos perceberam os criminosos se aproximando e falaram para José. Eles entraram rapidamente na casa e os adultos ainda tentaram segurar a porta mas não conseguiram - os bandidos arrombaram e invadiram a residência.


Segundo a mulher, o marido tinha duas armas de fogo em casa e tentou reagir, porém, não conseguiu. Os bandidos mataram as vítimas com tiros de espingarda calibre 12, balearam a criança e fugiram em seguida roubando o carro da família, pouco mais de R$ 1000 em dinheiro, celulares, um revolver, uma espingarda e as chaves das motos.


A mulher que testemunhou tudo disse que um bandido era o mais violento do bando e queria matar toda a família. Foi quando um outro assaltante interferiu.


José Maria era coveiro na comunidade de Olho D’água do Chapéu e muito conhecido na região.



Marca de tiro em parede da fazenda onde pai e filho foram mortos e neto baleado durante assalto em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


"Eu quero dizer para vocês (criminosos) que vocês tiraram minha família, vocês acabaram com minha vida. Mas eu não quero nada de mau com vocês. Que Deus olhe vocês e faça com que vocês mudem esses pensamentos ruins. Eu não conheço vocês nem quero conhecer. Meu marido foi embora, meu filho foi embora, meu neto está mau no hospital, mas quero que Deus abençoe vocês", desabafou a mulher.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN ultrapassa 130 mil casos confirmados de Covid-19 e tem 3.179 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte chegou aos 130.578 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Os mortos pela doença são 3.179 neste mesmo período no estado.


Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (18).


Em comparação com o boletim de sábado, o mais recente divulgado pela Sesap, são 1.029 novos casos. Neste período, foram registradas seis novas mortes, sendo duas nas últimas 24 horas - em Mossoró e Patu.


O boletim indica ainda que outros 530 óbitos seguem sob investigação.

O boletim indica ainda que o RN possui 70.046 casos suspeitos e outros 297.548 descartados. O número de confirmados recuperados se manteve em 91.645, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", foi para 65.814.


Segundo a Sesap, 440 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no RN, sendo 285 na rede pública e 155 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 51,7% na rede pública e de 58,1% na rede privada.


O número de testes realizados para Covid-19 no estado até o momento é de 323.881, sendo 175.079 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 148.802 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

130.578 casos confirmados

3.179 mortes

70.046 casos suspeitos

297.548 casos descartados

91.645 confirmados recuperados


Teste para diagnóstico da Covid-19 — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Secretaria de Saúde abre inscrição para vacinadores voluntários em Natal

A Secretaria de Saúde de Natal abriu nesta segunda-feira (18) inscrições para vacinadores voluntários na campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital potiguar. De acordo com o Executivo Municipal, quem for selecionado vai receber declaração comprobatória da participação voluntária.


SMS abriu inscrição para voluntários que queiram trabalhar como vacinadores — Foto: SMS Natal


Segundo a prefeitura, as inscrições foram abertas após ter havido uma grande procura de pessoas para atuar como voluntário na execução do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19 de Natal.


Para ser voluntário nesta ação é necessário que o profissional de saúde seja técnico de enfermagem com experiência comprovada, ser registrado no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) e estar em dia com o órgão.


Os interessados em participar da ação devem enviar currículo através do e-mail: chefiadvs@hotmail.com


Segundo o secretário municipal de saúde, George Antunes, já há contato também com universidades para que haja uma parceria durante essa ação.


“Semelhante ao que fizemos em março de 2020, quando abrimos drive-thru de vacinação para H1N1 e contamos com a honrosa participação de voluntários através de importantes parceiros como a Cruz Vermelha, Coren-RN, universidades públicas e privadas, as quais já estamos em contato novamente pedindo o apoio. Decidimos abrir as inscrições para voluntariado, visto que várias pessoas estão nos contactando”, explicou.


Para vacinação contra a Covid-19, Natal terá seis locais de drive thrus e 70 salas de vacinação. Os locais de drive thru devem atender das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, no Shopping Via Direta, Arena das Dunas, Ginásio de Esportes Nélio Dias, Via Costeira, Palácio dos Esportes e no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Saiba como se cadastrar no sistema que vai monitorar a distribuição e aplicação de vacinas contra Covid-19 no RN

O sistema RN Mais Vacina que irá monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 em todo o estado já está no ar e pode ser acessado pelos potiguares. O cadastro prévio vai ajudar na logística da vacinação. Quem não conseguir fazer o cadastro sozinho, poderá fazê-lo nas unidades de saúde, segundo a Sesap. Veja abaixo como se cadastrar.


Saiba como se cadastrar no sistema que vai monitorar a distribuição e aplicação de vacinas contra Covid-19 no RN — Foto: Divulgação/GESP


O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde.


As pessoas poderão se cadastrar com os dados pessoais e, se for o caso, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades. Apesar desta primeira etapa de vacinação, em todo o mundo, ser restrita aos grupos prioritários, é recomendado que todas as pessoas façam o cadastro, que irá auxiliar na criação de um banco de dados com o perfil da população potiguar.


Perguntas e respostas:

1) Como acesso o sistema?


No RN +Vacina o Cidadão deverá realizar o auto cadastro. Acessando o endereço: https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/


2) Quem deverá se cadastrar no sistema?


Todos os cidadãos do Estado maiores de 18 anos.


3) Se eu não tiver internet fico sem me vacinar?


Não. O cadastro pode ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde ou na Unidade de Saúde mais próximo da sua casa.


4) Como os estrangeiros poderão se cadastrar no sistema?


Para os estrangeiros residentes no Brasil terá um campo para incluir o documento de identificação dele. Ele deve informar que é estrangeiro e inserir seu documento de identificação.


5) Se eu sou indígena como devo me cadastrar?


O sistema permitirá que o cadastro seja realizado, sem que seja necessário a utilização do CPF. Para isso, procure a Secretaria de Saúde ou Unidade de Saúde mais próximo a sua casa.


6) A ordem de cadastro no sistema é a ordem de vacinação?


Não. A ordem de vacinação obedecerá as etapas estabelecidas no plano estadual de vacinação.


7) Porque a importância do auto cadastro do cidadão?


Para sinalizar ao Estado quais os cidadãos que estão interessados em participação na vacinação.


8) Se eu sou profissional de saúde ainda devo realizar meu auto cadastro do cidadão ?


Sim. Para poder monitorar de forma eficaz a distribuição das vacinas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Municípios potiguares cancelam festas de carnaval por causa da pandemia

Multidão acompanha último dia de shows no carnaval de Natal em 2020 (Arquivo) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Em decisão conjunta dos prefeitos, a Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO) divulgou nota, nesta segunda-feira (18), informando que os 16 municípios potiguares representados pela entidade não vão organizar ou fazer qualquer investimento para a realização do Carnaval em 2021. A decisão segue o posicionamento de outros municípios do estado, como Natal, que cancelaram os eventos em 2021.


Na nota desta segunda-feira (18), as prefeituras reconhecem a importância cultural e econômica da festa, "mas são conscientes do decreto apresentado pelo Governo do Estado que indica regras quanto aos eventos e aglomerações na pandemia da Covid-19". Os municípios também informaram que, "no que se refere a licenças municipais", não autorizarão a realização de festas e eventos no período.


A prefeituras que assinam a nota são as de Acari, Bodó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Equador, Florânia, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Vicente, e Tenente Laurentino Cruz.


Mas não são apenas esses municípios que cancelaram o evento, até agora. No sábado (16), municípios do Seridó e que fazem parte de outra associação, também emitiram nota cancelando os eventos nas cidades de Caicó, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jucurutu, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas.


Natal cancelou a festa em decreto publicado no início de dezembro de 2020. Outra cidade que também suspendeu o evento foi Areia Branca, no Oeste potiguar.


Em dezembro, o governo do estado também determinou a suspensão de patrocínio público a eventos e recomendou que os municípios cancelassem festas que precisam se alvarás das prefeituras - o que foi seguidos por alguns e por outros não, no Ano Novo.


Até a manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde do RN contabilizava 130.578 casos da doença e 3.179 óbitos provocados pela doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN vai receber 82,4 mil doses da Coronavac; início da vacinação contra Covid-19 não está definido

O Rio Grande do Norte deve receber 82.440 doses da vacina contra Covid-19, nesta segunda-feira (18), para começar a imunização contra Covid-19 no estado. Em uma nova previsão anunciada durante a manhã, o Ministério da Saúde disse que a campanha deve começar às 17h desta segunda e não mais na quarta-feira (20).


Rio Grande do Norte tem 900 mil seringas para começar vacinação contra Covid-19. — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN


A Secretaria de Saúde do Estado, no entanto, ainda não informou quando a vacinação vai começar no Rio Grande do Norte. De acordo com previsões anteriores da pasta, a imunização deveria começar até 72 horas após a chegada do primeiro lote.


As 82.440 doses enviadas ao RN serão suficientes para vacinar 41.220 potiguares, já que a aplicação deve ocorrer em duas doses, com intervalo de 28 dias.


De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o primeiro grupo prioritário no estado consiste em 37.848 profissionais de saúde, 1.400 pessoas com 60 anos ou mais em instituições e 10 pessoas com deficiência também institucionalizadas.


O estado é o único que não vai receber doses para indígenas, nessa primeira fase, porque, segundo o governo do estado, os grupos locais não se encaixam na classificação de indígenas aldeados. As vacinas recebidas seriam suficientes para aplicar as duas doses no grupo prioritário.



O Ministério da Saúde começou o processo de distribuição das quase 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados e o Distrito Federal.


O horário para início da vacinação foi proposto, segundo o ministro Eduardo Pazuello, para dar tempo de todos os estados receberem as doses. Em cerimônia em São Paulo, Pazuello deu início à distribuição das doses pelo país. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou da cerimônia.


As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.


Logística no RN

O governo informou que a logística para garantir que as vacinas contra a Covid-19 cheguem à população com total segurança está organizada.


Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), coronel Francisco Araújo Silva, assim que as vacinas desembarcarem em território potiguar, o recebimento será feito pela Polícia Federal. Ao deixarem o aeroporto, serão escoltadas pela Polícia Rodoviária Federal até a sede da Unicat, em Natal. Uma vez em poder do Estado, a guarda da vacina passa a ser de responsabilidade da Polícia Militar.


"As vacinas seguirão para o interior em viaturas do Corpo de Bombeiros escoltados pela Polícia Militar. Nas rodovias federais, guarnições da PRF voltam a dar apoio à logística montada para o transporte. Assim que as doses chegarem aos municípios, o Estado continua a garantir a integridade dos imunizantes", explicou o coronel Araújo.


As vacinas serão enviadas, a princípio, para sete centrais de saúde distribuídas pelo estado. Além de Natal, receberão as vacinas as regionais de Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, João Câmara e São José de Mipibu. A partir das centrais, as vacinas serão distribuídas para todos os municípios potiguares, segundo o governo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil ultrapassa 210 mil mortes por Covid, com média móvel de 959 óbitos por dia



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (18).


O país registrou 460 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 210.328 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 959. A variação foi de +33% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.512.238 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 29.133 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.058 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +53% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.


Onze estados estão com alta nas mortes: MG, RJ, SP, GO, AM, RO, RR, TO, AL, PE e SE.


O estado do Ceará não divulgou boletim até às 20h desta segunda.


Brasil, 18 de janeiro

Total de mortes: 210.328

Registro de mortes em 24 horas: 460

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 959 (variação em 14 dias: +33%)

Total de casos confirmados: 8.512.238

Registro de casos confirmados em 24 horas: 29.133

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 54.058 por dia (variação em 14 dias: +53%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 209.906 mortes e 8.490.133 casos confirmados.)


Estados

Subindo (11 estados): MG, RJ, SP, GO, AM, RO, RR, TO, AL, PE e SE

Em estabilidade (10 estados + DF): RS, SC, ES, DF, MT, AP, PA, BA, MA, PI e RN

Em queda (4 estados): PR, MS, AC e PB

Não atualizou (1 estado): CE


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Sul


PR: -17%

RS: +5%

SC: -7%

Sudeste


ES: +7%

MG: +60%

RJ: +36%

SP: +57%

Centro-Oeste


DF: -8%

GO: +30%

MS: -25%

MT: +10%

Norte


AC: -35%

AM: +203%

AP: -3%

PA: +13%

RO: +57%

RR: +31%

TO: +139%

Nordeste


AL: +30%

BA: +9%

CE: O estado do Ceará não atualizou seu boletim até 20h desta segunda (18). Considerando os dados de domingo (17), estava com média em estabilidade, de -10%.

MA: +5%

PB: -16%

PE: +86%

PI: +15%

RN: +7%

SE: +38


Fonte: G1

Leia Mais ››

Defensoria pede adiamento do 2º dia do Enem 2020 e remarcação da prova para quem faltou ao 1º dia, que teve abstenção recorde

A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou nesta segunda-feira (18) à Justiça Federal um pedido para adiar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcado para domingo (24).


Enem 2020 em SC: Representante do Inep avisa candidatos que terão de reaplicar provas pro causa de lotação das salas na UFSC — Foto: Diogenes Pandini/NSC


A ação também pede que a prova seja remarcada para quem não compareceu ao exame no primeiro dia, quando o índice de abstenção atingiu o recorde de toda a história do Enem: 51,5%.


O pedido tem abrangência nacional e foi encaminhado à 12ª Vara Cível Federal de SP, que já havia liberado as provas baseado em declarações dos organizadores, de que as salas teriam lotação de no máximo 50% da capacidade total.


Neste domingo (17) , 1º dia de provas, alunos foram impedidos de fazer o Enem porque as salas já haviam atingido a capacidade máxima necessária para manter o isolamento, e tiveram que voltar para casa.


O defensor regional de direitos humanos da DPU em SP, João Paulo Dorini, pede ainda a condenação do Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova, e a União por litigância de má-fé. "Os réus não respeitaram o percentual de ocupação de salas com que tinham se comprometido, tendo induzido esse Juízo a erro [manter a data da prova]", escreve o defensor.


Defensoria cria canal para receber relatos de candidatos

A DPU criou um "Observatório do Enem 2020", um canal com um formulário em que candidatos inscritos no exame podem encaminhar relatos de problemas encontrados na prova. A ideia é mapear os principais pontos para propor ações coletivas.


O formulário pode ser acessado aqui. Ele também está disponível no site da defensoria. O endereço é https://www.dpu.def.br/


A medida não garante assistência jurídica individual. Para isso, o candidato interessado em entrar com ação deve procurar a defensoria pública mais próxima.


Enem da pandemia

O Enem 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro.


Para o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a realização do Enem 2020 "foi um sucesso".


"No meio de uma crise, mobilizar milhões de pessoas, para mim foi um sucesso", afirmou Milton Ribeiro.


"Eventualmente, se nós disséssemos que não teria Enem neste ano, para mim, seria um insucesso, uma derrota da educação brasileira", afirmou.


Números do Enem 2020

Enem suspenso: 58 cidades terão reaplicação da prova: 56 no Amazonas e duas em Rondônia

Doenças infectocontagiosas: Nesta edição, 10.171 pessoas pediram para participar da reaplicação por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Foram aceitas 8.180 e negadas 1.991.

Cidades, locais, salas: o 1º domingo de Enem teve 1.689 municípios, 14.447 locais de prova e 201.380 salas de aplicação.

Inscritos confirmados: 5.523.029 inscritos (o número exclui participante do AM e de duas cidades de RO que suspenderam as provas)

Presentes no 1º dia: 2.680.697 (48,5%)

Ausentes/abstenção: 2.842.332 (51,5%)

Eliminados: 2.967 participantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido, entre outros.

Logística: 69 foram afastados por "ocorrências logísticas", como emergências médicas ou interrupção de energia elétrica.

Falta de luz: Três escolas em São Sebastião do Passe (BA) tiveram problemas de fornecimento na energia elétrica e os candidatos terão reaplicação. Menos de 1 mil candidatos estavam inscritos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Seis a cada dez brasileiros com Covid que precisaram ir para UTI morreram, diz estudo

Seis a cada dez pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e precisaram de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) morreram no Brasil, de acordo com estudo publicado nesta sexta-feira (15) na "The Lancet Respiratory Medicine".


Trabalho de equipes médicas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital de Campanha do Complexo Della Antônio, na cidade de Santo André, na Grande São Paulo. — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo


A pesquisa levou em consideração informações de mais de 254.288 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 no país em testes RT-PCR, tipo que detecta a presença do material genético do vírus.


Os pacientes incluídos na pesquisa tiveram a doença entre 16 de fevereiro e 15 de agosto de 2020, com registro no Sivep-Gripe, um dos sistemas do Ministério da Saúde onde cada unidade de saúde dos municípios inclui os casos graves e mortes devido à doença.


A idade média dos pacientes foi de 60 anos, sendo que 14.979 pessoas não apresentaram nenhuma comorbidade (16% do grupo). Mais de 90% dos infectados presentes no estudo apresentaram um desfecho para a doença - morte ou alta hospitalar - antes da finalização da pesquisa.


Dados gerais de mortalidade:

87.515 pacientes de 232.036 morreram devido à doença: taxa geral de 38%

Entre os que precisaram ir para a UTI, a taxa de mortalidade é de 59% (seis a cada dez) - 47.002 de 79.687; veja abaixo no gráfico a taxa por região do Brasil

A mortalidade é ainda maior entre os pacientes que precisaram de ventilação mecânica: 80% (36.046 de 45.205)

No Nordeste, 31% dos pacientes precisaram de ventilação mecânica, em comparação com 23% do Sul

A mortalidade hospitalar de pessoas com menos de 60 anos no Nordeste foi de 31%; no Sul, foi de 15%


A pesquisa é assinada por sete especialistas, entre eles o epidemiologista Otavio Ranzani, e foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo Instituto de Salud Carlos III.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anticorpos de pacientes que tiveram Covid ficaram mais potentes 6 meses após infecção, diz estudo liderado por brasileiros na 'Nature'

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (18) na revista científica "Nature", uma das mais importantes do mundo, sugere que os anticorpos para Covid-19 em pacientes que tiveram a doença ficaram mais "potentes" 6 meses após a infecção.


Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus — Foto: NIAID via Nasa


Isso significa que a imunidade para quem já teve a doença pode durar, no mínimo, esse tempo. O estudo é liderado por brasileiros e outros pesquisadores da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos.


"Os anticorpos melhoraram em termos de potência e diversidade. Eles conseguiram neutralizar diversas variações da corona [a 'coroa' do coronavírus]", explica o brasileiro Julio Cesar Lorenzi, um dos líderes do estudo.

A resposta para os anticorpos "reforçados" está nas células B, um tipo de célula de defesa do corpo. Elas têm a função de reconhecer o antígeno do coronavírus – uma parte do vírus – e criar os anticorpos contra ele.


Os cientistas estudaram 87 pessoas que tiveram Covid-19, com idades entre 18 e 76 anos. Todas elas tiveram amostras de sangue analisadas seis meses após a infecção.


A análise mostrou que os níveis de células B de memória específicas permaneceram os mesmos nesse período – e que os anticorpos que elas criaram seis meses depois da primeira infecção foram mais "fortes" que os originais.



"São dados muito bons, mostrando que os pacientes podem ser capazes de controlar a reinfecção", analisa Lorenzi.

Depois de reconhecer o antígeno pela primeira vez, as células B vão para uma parte do sistema imune onde são selecionadas e "amadurecidas". Nesse processo, passam por mutações que fazem com que elas sejam melhores em reconhecer o vírus, com mais potência, explica o brasileiro.


Os pesquisadores acharam proteínas virais – pedaços do vírus – no intestino de 14 pacientes. Lorenzi acredita que essa exposição ao material viral ajudou as células B a reconhecerem melhor o vírus da Covid.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Desmatamento na Amazônia em 2020 é o maior dos últimos 10 anos

O desmatamento da Amazônia aumentou 30% em 2020, de acordo com o relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado nesta segunda-feira (18). O município de Altamira, no sudeste do Pará, é a cidade do Brasil que mais desmata.


Desmatamento na Amazônia em 2020 é o maior dos últimos 10 anos — Foto: Divulgação/PF


Segundo dados de satélite, foram mais de 8 mil km² de floresta derrubada entre janeiro e dezembro do ano passado. O ano de 2020 teve o maior índice de desmatamento dos últimos 10 anos. Em 2019, o sistema de alerta do Imazon registrou 6 mil km² de área de floresta derrubada.


No último mês de dezembro 276 km² de floresta foram desmatados, um recorde em relação aos 10 anos anteriores.


Os dados ainda apontam que o Pará foi o estado que mais desmatou, 42% do total de todo o ano; seguido pelo Amazonas, com 17%; e do Mato Grosso, com 13%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo libera pagamento do Garantia-Safra para 197 mil agricultores familiares

O Ministério da Agricultura publicou uma portaria nesta segunda-feira (18) que libera o pagamento do Garantia-Safra para 197 mil agricultores familiares de 249 municípios.


Produtos da agricultura familiar no Piauí — Foto: Divulgação/Ccom


O governo vai desembolsar R$ 168 milhões para pagar os produtores em uma parcela única de R$ 850. Tradicionalmente, a União divide o pagamento em 5 parcelas de R$ 170,00, porém decidiu liberar o valor de uma única vez, em função da pandemia do coronavírus.


O programa tem o objetivo de assegurar o sustento básico das famílias que têm perdas na lavoura devido a secas ou enchentes.


Segundo o ministério, os valores serão liberados para agricultores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí.


Os desembolsos do Garantia-Safra da temporada 2019/2020 ainda estão em curso. No ciclo anterior (2018/2019), o governo realizou pagamentos no valor de R$ 361 milhões a 425.404 agricultores. O valor representou um recuo de 18,7% em relação à safra 2017/2018, quando foram liberados R$ 444 milhões, a 522.425 produtores.


Como funciona o Garantia-Safra

O Garantia-Safra é disponibilizado para os agricultores que têm renda mensal de até um salário mínimo e meio e que morem em municípios que tiveram perdas de produção igual ou superior a 50%.


O Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.


Benefício bloqueado

O agricultor que está com o benefício bloqueado deve acessar o seu perfil no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra neste link, e verificar o motivo do bloqueio por meio da notificação que consta no perfil.


O agricultor terá até 30 dias, após essa segunda-feira (18), para se manifestar em relação ao bloqueio.


Fone: G1

Leia Mais ››

Petrobras aumenta em quase 8% o preço da gasolina nas refinarias a partir de terça-feira

A Petrobras informou nesta segunda-feira (18) que elevará o preço médio da gasolina nas refinarias em R$ 0,15, para R$ 1,98 por litro, a partir desta terça-feira (19). Já o preço do diesel não será alterado.


Este é o primeiro reajuste aplicado sobre a gasolina este ano e corresponde a 7,6% sobre o valor médio de R$ 1,84, vigente desde 29 de dezembro, quando o combustível havia sido reajustado em 5% - foi o segundo reajuste no último mês de 2020.


O reajuste será aplicado após avanço das cotações internacionais do petróleo nas últimas semanas. Segundo levantamento da Reuters, o preço do petróleo Brent, referência internacional, aumentou em cerca de 7,5% desde a última vez em que a Petrobras elevou os valores de gasolina e diesel, em 29 de dezembro. Nesse período, o real desvalorizou cerca de 1,5% ante o dólar.


Refinaria da Petrobras em Paulínia (SP) — Foto: Paulo Whitaker/Reuters


A Petrobras reiterou que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio.


O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.



Preços nos postos

O preço médio do diesel subiu pela sétima semana consecutiva nos postos de combustíveis do Brasil, atingindo a marca de R$ 3,685 por litro, mostrou um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado na sexta-feira (15).


Com o movimento, o preço final para o consumidor do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, apurou alta de 0,27% em relação à semana anterior.


O valor médio da gasolina, por sua vez, subiu 0,15% na semana, para R$ 4,572 o litro, no quarto movimento de alta semanal consecutivo, de acordo com a ANP.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vendas reais no varejo caem 9,8% em dezembro e fecham ano com pior resultado desde 2014, aponta índice da Cielo

As vendas no varejo brasileiro recuaram 9,8% em dezembro frente ao mesmo mês de 2019, descontada a inflação, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que monitora 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.


Indicador aponta que o comércio varejista teve, em 2020, o pior resultado em seis anos. — Foto: TV TEM/Reprodução


Com o resultado, o comércio varejista fecha 2020 com retração de 13,9%, pior resultado desde que o ICVA começou a ser produzido, em 2014, afirmou a companhia.


"Os anos de 2017, 2018 e 2019 haviam sido de retomada, após a crise econômica dos anos anteriores, mas infelizmente em 2020 a pandemia acabou impactando muito fortemente as vendas no varejo", disse o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve queda de 3,4% em dezembro e de 10,4% no ano.


A Cielo destacou que as quedas são ainda maiores se desconsiderados os efeitos de calendário, que nesse mês beneficiaram o resultado do varejo. Excluindo esses efeitos, houve declínio real de 10,9% e retração nominal de 4,6%.


"Em dezembro, o varejo voltou a desacelerar, assim como havia ocorrido em novembro, interrompendo uma tendência de recuperação que vinha desde abril, possivelmente já refletindo um impacto da nova onda do Covid-19", afirmou Mariotto em nota.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Ministério da Cidadania suspende revisões cadastrais do Bolsa Família e do Cadastro Único por mais 90 dias

Fazendo upload: 860849 de 860849 bytes.


O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) a Portaria nº 591, que prorroga por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único.


De acordo com a portaria, a decisão levou em conta a "necessidade de evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo Coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, de famílias do Cadastro Único ou de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro".


Além disso, a pasta também considerou que a operação do Bolsa Família e do Cadastro Único, sobretudo nos municípios, “continua prejudicada por situações como suspensão de aulas, direcionamento de unidades de saúde para atender aos infectados pelo Covid-19 e fechamento dos Centros de Referência de Assistência Social e demais postos de cadastramento”.


A portaria é uma prorrogação do prazo de suspensão estabelecido na portaria 443, de 20 de julho, que foi de 180 dias.


Assim, continuam suspensos procedimentos como averiguação cadastral, revisão cadastral e a aplicação das ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros, decorrentes do descumprimento das regras de gestão de benefícios do Bolsa Família.


Também seguem suspensas as medidas de bloqueio de famílias sem informação de acompanhamento das condicionalidades do programa.


O Ministério da Cidadania poderá realizar processo de verificação gradual das informações do Cadastro Único, a partir das bases de dados disponíveis.


O texto da publicação ainda suspende pelo mesmo tempo prazo de 90 dias o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF) e do Cadastro Único, para apuração do valor do apoio financeiro à gestão descentralizada nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal. Nesse período, será utilizado o fator de operação da competência de fevereiro de 2020.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Marinha anuncia concurso com 960 vagas distribuídas em diversos estados

A Marinha do Brasil divulgou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 960 vagas, distribuídas em vários estados, do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. As inscrições estarão abertas entre 22 de fevereiro e 26 de março de 2021.


Candidatos aprovados no concurso irão participar do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais — Foto: Rodrigo Nardelli/G1


Para este concurso, podem concorrer apenas candidatos do sexo masculino com 18 anos completos e menos de 22 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2022 e que não sejam isentos do serviço militar. Além disso, é preciso nível médio completo e altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.


As vagas são para as turmas I e II do curso que visa a formação de Aprendiz-Fuzileiro Naval. Elas estão distribuídas entre os estados Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e São Paulo, além do Distrito Federal.


O curso será ministrado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves -CIAMPA, no Rio de Janeiro (RJ), e, simultaneamente, no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, Distrito Federal – CIAB (DF).


Durante o curso, são oferecidas alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Além disso, é concedida a bolsa-auxílio relativa à graduação, acrescida de adicional militar e adicional de compensação por disponibilidade militar.


As inscrições ao concurso deverão ser feitas, pela internet, entre as 8h de 22 de fevereiro até as 23h59 do dia 26 de março deste ano. A taxa de inscrição é de R$ 25.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Decisões do STF não proíbem atuação do governo federal para combater a pandemia, diz tribunal



O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nota nesta segunda-feira (18) para esclarecer que a Corte nunca proibiu o governo federal de estabelecer medidas de combate ao coronavírus.


No texto, o STF informa que "não é verdadeira a afirmação que circula em redes sociais" neste sentido. Apoiadores do governo, além do próprio presidente Jair Bolsonaro, vêm fazendo afirmações do tipo para rebater cobranças sobre a atuação da União no combate à pandemia.


"Na verdade, o Plenário decidiu, no início da pandemia, em 2020, que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus. Esse entendimento foi reafirmado pelos ministros do STF em diversas ocasiões", afirmou o STF.


"Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia", completou.


Desde que o STF analisou ações que discutiam a competência de estados e municípios para tomar providências para combater a Covid-19, no ano passado, o presidente Bolsonaro tem dito que foi impedido pelo tribunal de tomar ações mais efetivas contra a pandemia. A alegação também tem sido veiculada por parlamentares bolsonaristas e apoiadores do presidente.


Na última semana, quando a crise do oxigênio em Manaus se acentuou, o presidente voltou a usar o argumento. Em uma entrevista à rádio Joven Pan, voltou a dizer que as decisões do STF o impedem de tomar outras providências contra a pandemia.


Na entrevista, Bolsonaro atribuiu o aumento de casos de Covid em Manaus ao aumento da temperatura na região nos últimos dias. E afirmou que, "apesar do STF", o governo tem tomado medidas pra atenuar a crise, como o envio de cilindros de oxigênio.


Julgamentos

Ao longo do ano passado, o STF analisou processos que discutiam as formas de atuação das três esferas de governo – federal, estadual e municipal – para combater a pandemia.


Em decisões em abril e maio, os ministros fixaram entendimentos no sentido de que estados e municípios também podem determinar regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias para combater a epidemia do coronavírus.


As prefeituras e os governos estaduais têm ainda competência para definir a lista de atividades essenciais – aquelas que não sofrem restrições de funcionamento em meio à pandemia.


Em outubro, o plenário também referendou uma liminar do ministro Alexandre de Moraes, que reconheceu e assegurou a competência concorrente para que que estados e Distrito Federal tomem medidas para combater a doença.


A liminar, confirmada depois em plenário, também estabeleceu que o governo federal não pode derrubar as decisões de estados e municípios sobre isolamento social, quarentena, atividades de ensino, restrições ao comércio e à circulação de pessoas.


Em nenhuma dessas decisões, a Corte retirou o poder da União de agir.


Nos julgamentos, os ministros reiteraram o argumento de que a atuação da União, estados e municípios deve ser feita de modo cooperativo – ou seja, todos atuando em uma política pública de promoção da saúde pública, nos seus limites de atuação.


Na análise dos casos, os ministros também ressaltaram que a União também precisa atuar já que, como a saúde é um direito fundamental, é um dever do qual nenhuma autoridade do país pode abrir mão. Pontuaram ainda a necessidade de que o poder público, em todos os níveis, siga critérios científicos.


Fonte: G1

Leia Mais ››