sábado, abril 13, 2019

Avianca cancela sete voos entre Natal e Guarulhos

A companhia aérea Avianca Brasil cancelou sete voos entre Natal e Guarulhos (SP) que ocorreriam entre este domingo (14) e a quarta-feira (17). Quatro deles sairiam da capital potiguar com destino à cidade paulista e os outros três fariam o caminho inverso.

Avião da companhia aérea Avianca pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos  — Foto: Celso Tavares/G1
Avião da companhia aérea Avianca pousa no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos — Foto: Celso Tavares/G1

Ao todo, a companhia terá ao menos 24 voos cancelados neste fim de semana e 180 até a quarta-feira, devido à redução da frota e para “minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros”. A empresa está em recuperação judicial.

Em recuperação judicial, a Avianca Brasil tem sido acionada na justiça pelas companhias que fazem o empréstimo de avião por falta de pagamento.

Nesta sexta (12), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que recebeu pedido para cancelar as matrículas de dez aviões operados pela Avianca Brasil, que pertencem à Constitution Aircraft Leasing. Uma das aeronaves já foi devolvida na quinta-feira, e as outras nove serão devolvidas até o final do domingo.

O G1 apurou ainda que atualmente há nove aviões em disputa com a arrendadora Aircastle - uma aeronave já teve de ser devolvida pela companhia aérea. Procurada pelo G1, a Avianca Brasil não esclareceu se essas são as mesmas aeronaves mencionadas pela Anac, ou se se somam a elas. A frota atual da Avianca é de 35 aviões.

Passageiros afetados
A companhia aérea disse que vai entrar em contato com os passageiros afetados para oferecer reembolso ou opções de reacomodação.

Também informou que, se as passagens foram compradas por meio de agências, sites de viagem, o passageiro deve entrar em contato diretamente com as empresas.

Segundo a Anac, em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, disponíveis para consulta no portal da ANAC na internet.

Reclamações podem ser feitas pela plataforma Consumidor.gov.br, e, caso não sejam atendidas, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do Serviço Nacional de Defesa do Consumidor.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de matar o próprio pai em Almino Afonso-RN

Resultado de imagem para Homem é preso suspeito de matar o próprio pai no interior do RN

Um homem de 41 anos foi preso na manhã deste sábado (13) sob suspeita de ter matado o próprio pai, que tinha 65 anos de idade. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (12), na cidade de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Militar, o assassinato ocorreu na casa do idoso, que fica no bairro Açude. Os dois bebiam no local, quando iniciaram uma discussão. Em seguida, o filho pegou uma faca e golpeou o pai.

Os vizinhos ainda socorreram a vítima até o hospital da cidade, no entanto o idoso não resistiu e morreu na unidade hospitalar. Já neste sábado, policiais militares encontraram o suspeito escondido em um matagal na zona rural do município.

Ouvido pela polícia, ele disse que não lembrava de nada do que aconteceu na noite anterior. O homem permanece preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher que recebia ilegalmente aposentadoria de tia morta e acumulou R$ 5 mi é indiciada no RN

A Policia Civil indiciou uma mulher pelo crime de estelionato previdenciário contra o Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (Ipern). A investigação aponta que ela recebeu cerca de R$ 5 milhões de forma indevida durante 14 anos através de uma aposentadoria de uma tia, uma promotora da Justiça que morreu em 2001.

Mulher é indiciado pelo crime de estelionato previdenciário contra o Ipern — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Mulher é indiciado pelo crime de estelionato previdenciário contra o Ipern — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O inquérito policial foi instaurado pela Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público (DEDEPP).

Mesmo após a morte da tia, a sobrinha continuou recebendo, em sua conta, a aposentadoria destinada à promotora até 2014, ano em que o benefício foi interrompido após pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Em 2015, a investigação para apurar o caso teve início por conta do censo previdenciário, em que a promotora morta em 2001 foi o único membro do MPRN que não se apresentou para o recadastramento.

Em declarações prestadas à polícia, a investigada alegou acreditar que o valor recebido seria referente a uma pensão por morte que a tia teria deixado para ela e os irmãos.

fonte: G1
Leia Mais ››

Receita Federal registra menos da metade das declarações do Imposto de Renda 2019 previstas para o RN

A Receita Federal registrou o recebimento de pouco mais de 141 mil declarações do Imposto de Renda 2019 no Rio Grande do Norte, o que representa 44% do total estimado para o estado. Os dados foram contabilizados até as 12h30 desta sexta-feira (12). O prazo final para a entrega das declarações é o dia 30 deste mês. No país, já foram entregues pouco mais de 12,5 milhões de declarações.

Imposto de Renda 2019 — Foto: Juliane Monteiro/Editoria de Arte G1
Imposto de Renda 2019 — Foto: Juliane Monteiro/Editoria de Arte G1

Ainda de acordo com a Receita, a expectativa é de que sejam transmitidas 30,5 milhões de declarações a nível nacional e 320.250 no RN.

A Receita Federal disponibiliza ao contribuinte a ferramenta da auto-regularização, que permite ao contribuinte acompanhar o processamento da sua declaração de imposto de renda, verificar a existência de pendências e corrigir eventuais dados incorretos. Tudo isso pode ser feito pelo próprio contribuinte e sem a necessidade de se deslocar a uma unidade de atendimento.

O contribuinte pode consultar quais as pendências existentes na sua declaração e suas possíveis causas, utilizando Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), disponível no Portal e-CAC, no site da Receita Federal, desde que tenha certificado digital ou código de acesso, seguindo os seguintes procedimentos:

Gere seu código de acesso ao portal e-CAC (caso ainda não o tenha);
Acesse dentro do Portal e-CAC 'Declarações e Demonstrativos'
Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)
Clique em 'PENDÊNCIAS EM DECLARAÇÃO' no título 'Alertas', ou escolha e selecione 'PENDÊNCIAS DE MALHA' no título 'Serviços'.
Caso não possua código de acesso, o contribuinte pode gerar seu Código de Acesso, na página inicial do sítio da RFB, clicando na aba , selecionando a opção .

Alertamos aos contribuintes que após a Intimação Fiscal não será mais possível a retificação da Declaração e contribuinte ainda arcará com o ônus da multa de ofício de 75% sobre a omissão declarada.


Se após consulta ao seu extrato constar erro no preenchimento de sua Declaração, o contribuinte deve apresentar Declaração retificadora, complementando as informações e corrigindo os erros cometidos, com base nos documentos comprobatórios.

Contudo, se após a consulta, constatar que não houve erro no preenchimento, e o contribuinte possuir os documentos comprobatórios das informações declaradas, deve aguardar comunicação da Receita Federal pra prestar esclarecimentos ou solicitar atendimento para antecipação da malha fiscal, para apresentação de documentação comprobatória.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Economistas voltam a piorar projeção para o desempenho do PIB deste ano

A safra ruim de indicadores do primeiro trimestre tem levado parte de bancos e consultorias a promover um novo movimento de corte nas projeções de crescimento econômico para o Brasil neste ano.

Ao longo de 2019, os analistas têm piorado de forma seguida as projeções para a economia. No início do ano, havia a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer até 3%. Essas projeções iniciais foram revisadas para uma alta de 2%, e agora os novos números são ainda mais fracos: indicam um crescimento próximo de 1,5%.

Na sexta-feira (12), os dois maiores bancos privados do país deram o tom desse maior pessimismo com a economia brasileira neste ano. O Itaú reduziu a previsão para o PIB de 2% para 1,3%, e o Bradesco diminuiu a projeção de 2,4% para 1,9%.

"O ritmo de retomada da economia brasileira tem sido inferior ao esperado neste início de ano", escreveu o banco Bradesco em relatório.

Desempregados fazem fila para feira de empregos no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo. — Foto: André Penner/AP
Desempregados fazem fila para feira de empregos no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo. — Foto: André Penner/AP

Há uma série de fatores que explicam o fraco desempenho da economia brasileira:

  1. Prejudicada pela crise da Argentina e pela desaceleração global, a indústria ainda dá sinais claros de fraqueza;
  2. O desemprego segue num patamar levado, dificultando a retomada mais forte da economia;
  3. A confiança de consumidores e empresários recuou, inibindo a volta do consumo e de novos investimentos;
  4. Há incerteza com a rapidez da aprovação da reforma da Previdência, considerada fundamental para a recuperação da economia.


"Os índices de confiança apresentaram recuo generalizado em março e indicam risco de arrefecimento adicional da atividade à frente", disse o Itaú.

Os números mais fracos para a economia já estavam ficando evidentes no relatório Focus, do Banco Central. A pesquisa semanal, que colhe a avaliação de uma centena de economistas, já estava indicando um quadro de maior fraqueza com as projeções para o crescimento indo abaixo de 2%.

Se confirmados, os números de 2019 vão marcar mais um ano de frustração. Depois da queda do PIB em 2015 e 2016, o Brasil cresceu apenas 1,1% em 2017 e 2018.

PIB pode recuar no 1º trimestre
Com todo esse quadro mais adverso, os analistas avaliam que, no primeiro trimestre, a economia brasileira deve ter ficado estável ou pode até mesmo ter recuado levemente na comparação com últimos três meses de 2018 - Itaú e Bradesco, por exemplo, esperam queda de 0,1%.

"O primeiro trimestre amarga a falta de confiança que abateu a economia ao não se acreditar que a saída (da crise) será rápida", diz o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale. Um pouco mais otimista, ele projeta crescimento de 0,2% no primeiro trimestre, mas reduziu a previsão de avanço do PIB de 2% para 1,5% neste ano.

A GO Associados ainda mantém expectativa de crescimento de 2% em 2019, mas reconhece que é difícil chegar neste número. No primeiro trimestre, a consultoria prevê uma alta de 0,3%. Dessa forma, para alcançar um avanço de 2% no ano, o crescimento médio nos trimestres seguintes teria de ser de 0,55%.

"A reforma da Previdência é o que falta para ajudar num crescimento maior. Ela vai repercutir entre os empresários e levá-los a aumentar o investimento", diz o economista da GO Associados Eduardo Velho.

A reforma da Previdência ainda está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Na terça-feira, o relator da proposta na CCj, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), votou a favor da tramitação da reforma.

Reunião na CCJ discute a proposta de reforma da Previdência — Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Reunião na CCJ discute a proposta de reforma da Previdência — Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Fonte: G1
Leia Mais ››

Número de servidores federais na ativa diminui em 2018 pela primeira vez em 11 anos

O número de servidores públicos federais na ativa registrou em 2018 a primeira redução em 11 anos, de acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, mantido pelo Ministério da Economia.

Manifestação de servidores públicos em 2016 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília — Foto: Antonio Cruz/ABr
Manifestação de servidores públicos em 2016 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília — Foto: Antonio Cruz/ABr

Em 2017, o governo federal tinha 634.157 servidores na ativa. No ano passado, esse efetivo passou para 630.689. O total de servidores (que inclui aposentados e instituidores de pensão), entretanto, continuou crescendo: passou de 1.271.462, em 2017, para 1.272.847, em 2018.

De acordo com o Ministério da Economia, o número deve continuar caindo nos próximos anos. Para especialistas ouvidos pelo G1, essa redução pode ser preocupante se atingir funções importantes e não houver reposição adequada – eles defendem uma melhor gestão dos cargos públicos (leia mais abaixo).

Nos dez anos consecutivos de aumento do número de servidores ativos (de 2008 a 2017), a máquina pública federal ganhou 113.390 novos funcionários.

No mesmo período, a despesa líquida com pessoal aumentou de R$ 137,45 bilhões em 2008 para R$ 304,61 bilhões em 2019.

Se considerados os últimos 20 anos (1999 a 2018), são 172.661 funcionários públicos a mais no governo federal (aumento de 15,7%).

Nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu "travar" os concursos públicos como medida para reduzir o número de servidores e permitir uma redução nos gastos.


"Grande notícia: 50% do funcionalismo público se aposenta nos próximos cinco anos. A primeira coisa, concursos públicos. Trava esse negócio aí. Quero saber por que precisa, tem que ver os atributos", declarou o ministro.

Menos concursos
A redução no número de servidores federais da ativa se dá em um cenário de crise econômica e rombo das contas públicas. A estimativa do governo para 2019 é de déficit (despesas maiores que receitas) de R$ 139 bilhões.

Devido à situação fiscal difícil, o governo já vinha limitando a abertura de novas vagas no serviço público federal.

O Orçamento de 2019, por exemplo, não prevê autorização para novos concursos públicos – neste ano já foi realizado um concurso, para a Advocacia Geral da União (AGU), e está previsto outro, para a Polícia Rodoviária Federal, mas ambos autorizados em 2018.

O presidente Jair Bolsonaro defende a necessidade de enxugar a máquina pública, inclusive com a venda de estatais.

Decreto assinado por ele e publicado no mês passado extinguiu 21 mil cargos, funções e gratificações no executivo federal.

A medida, porém, terá pouco impacto financeiro: a economia estimada é de R$ 195 milhões por ano, o que representa 0,05% do que o governo deve gastar com servidores em 2019 (R$ 326 bilhões).


Outro decreto de Bolsonaro publicado no final de março estabelece critérios mais rigorosos para abertura de novos concursos públicos.

Entre as medidas, o decreto prevê que antes de pedir abertura de concurso, órgão públicos deverão provar que tentaram outras medidas para preenchimento de vagas, como remanejamento de pessoal.

Novas reduções
De acordo com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, em 2019 o número de servidores ativos vai ter nova redução, e esse movimento, segundo ele, deve continuar nos próximos anos.

“Você precisa tornar a máquina mais enxuta, mais dentro da realidade atual que a gente vive”, disse.

Para o secretário, há necessidade de um uso mais eficiente de recursos financeiros e humanos.

"O que a gente percebe é que há espaço para ganho de eficiência e produtividade, e isso pode sim repercutir em redução dos quadros”, declarou.

Segundo Lenhart, o governo planeja um esforço para digitalização de serviços, como alguns dos prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de reduzir a necessidade de servidores envolvidos.

Além disso, afirmou, o decreto que tornou mais rigorosos os critérios para abertura de concursos também vai obrigar os órgãos públicos a aumentar o uso de ferramentas digitais.

Na avaliação do secretário, além da redução dos concursos nos últimos anos, a aceleração nas aposentadorias de funcionários do governo, impulsionada pela expectativa de mudança nas regras da Previdência, contribuiu para a redução no número de servidores ativos.

Teve reflexo ainda o reconhecimento de que servidores inativos de algumas carreiras mantêm o direito a gratificações recebidas enquanto estavam na ativa, o que levou a um movimento de aposentadorias.

Segundo o Painel Estatístico de Pessoal, os anos de 2017 e 2018 são os únicos desde 2007 em que o número de aposentadorias é maior que o de ingressos no serviço público por concurso.

Especialistas apontam preocupações
Professora de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cibele Franzese diz que a redução no número de servidores ativos pode ser preocupante se atingir funções típicas de Estado e de grande importância, como as envolvidas em fiscalização e regulação.

"Cada carreira tem que ser analisada de maneira separada. Algumas podem ter grande contingente se aposentando de uma vez, o que pode gerar um apagão no serviço público", disse. "Dependendo da carreira, precisa ter reposição", afirmou.

Ela defendeu que o governo faça uma reforma para reduzir o número de carreiras para facilitar o remanejamento de servidores.

Para Francisco Antonio Coelho Junior, professor do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), o serviço público sofre atualmente com a má gestão.

Na avaliação dele, o governo precisa fazer um estudo mais aprofundado para identificar em quais setores há mais servidores do que o necessário, onde há falta e planejar uma melhor distribuição.

"A maioria das reclamações que ouço não é de falta de gente, mas de mau uso da força de trabalho", disse o professor.

Ele defende que o governo passe a identificar perfis e competências dos servidores para alocá-los em posições onde poderão contribuir mais para o país.

Sobre a meta do governo de buscar uma maior automação dos serviços públicos, Coelho Junior considera que isso deve esbarrar na falta de preparo de boa parte da população em lidar com as tecnologias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preso engole celular e passa 4 dias com aparelho no estômago em MT

Um preso engoliu um celular e precisou passar por endoscopia para retirar o aparelho do estômago. A situação ocorreu na segunda-feira (8) na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O preso, no entanto, só teve o objeto removido nessa sexta-feira (12).

Preso engoliu celular e aparelho foi retirado por endoscopia em Sinop; objeto tem aproximadamente 4 centímetros — Foto: Sesp-MT/Assessoria
Preso engoliu celular e aparelho foi retirado por endoscopia em Sinop; objeto tem aproximadamente 4 centímetros — Foto: Sesp-MT/Assessoria

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) neste sábado (13). A secretaria calcula que o objeto tenha 4 centímetros.

Os agentes penitenciários faziam inspeções no Raio Azul da unidade e desconfiaram do preso. Ele foi identificado como Wesley do Amor Divino da Silva, de 23 anos.

Ele foi revistado e os agentes usaram um detector de metal que apontou um objeto dentro do corpo dele.

Raio-X mostra celular no estômago de um preso em Sinop — Foto: Sesp-MT/Assessoria
Raio-X mostra celular no estômago de um preso em Sinop — Foto: Sesp-MT/Assessoria

Wesley foi levado ao Hospital Regional de Sinop onde passou por um exame de raio-X. Os médicos informaram aos agentes que ele havia engolido um aparelho celular.

O preso não quis de forma alguma passar por um procedimento cirúrgico para retirar o objeto. Dessa forma, os médicos deram um prazo para que o celular fosse expelido naturalmente, o que não aconteceu.

O preso foi encaminhado novamente para o hospital onde ficou em observação. Na sexta-feira ele foi submetido a uma endoscopia e os médicos conseguiram retirar o celular do estômago dele.


Segundo a Sesp, Wesley foi condenado por tráfico de drogas e cumpria a pena na penitenciária. Os agentes penitenciários disseram que não foi a primeira vez que ele engoliu um aparelho celular.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasileiros se unem para salvar os últimos 400 micos-da-cara-preta do planeta

Pesquisadores de diferentes instituições estão unindo esforços para preservar uma das espécies de primata mais raras do mundo, o mico-leão-da-cara-preta. Apenas 400 indivíduos vivem em uma área restrita de Mata Atlântica localizada nos estados do Paraná e de São Paulo. Por isso, um novo projeto busca conhecer melhor os hábitos desses animais e, principalmente, preservar os indivíduos restantes da espécie para que ela não desapareça completamente.

Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf
Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf

O mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara) foi descoberto em 1990 e é um animal insetívoro e frugívoro, sendo a última espécie de mico-leão a ser descoberta. Ela é encontrada somente no Parque Estadual do Lagamar, em Cananéia (SP), e no Parque Nacional de Superagui (PR), duas importantes unidades de conservação. A espécie é categorizada como ‘em perigo’ pela Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Por estarem presentes em uma pequena área, as ações de conservação da espécie são essenciais para que ela não seja extinta. Por isso, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) iniciou, em março, o Projeto de Conservação do Mico-leão-da-cara-preta. Promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o projeto terá duração de 18 meses e vai atuar em toda a área de ocorrência da espécie.

Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf
Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf

Os pesquisadores irão implementar as ações descritas no Plano de Ação Nacional (PAN), elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O plano contempla 13 espécies de primatas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção, entre elas, o mico-leão-da-cara-preta.

Uma das ações é o monitoramento dos grupos de micos, para que se possa ter uma nova estimativa de ocupação da população. A pesquisa começa no distrito de Ariri, em Cananeia, onde os pesquisadores estimam que hajam entre 150 a 200 micos, considerada uma população bem pequena.

Todo o mês, os pesquisadores passarão em torno de uma ou duas semanas em Cananeia para identificar e localizar os indivíduos. Os trabalhos começaram em março deste ano. Dois moradores locais foram contratados para auxiliá-los no monitoramento dos grupos de micos. Eles farão o registro do horário, local e das características dos micos que encontrarem na floresta.

"Eles vão nos ajudar a andar na região, já que conhecem a floresta, conhecem o mico. Eles vão fazer um trabalho de acompanhamento dos animais junto com a nossa orientação. Vamos com eles no mato, verificamos, localizamos os micos. Depois, a gente volta e eles continuam fazendo o monitoramento”, explica Elenise Sipinski, coordenadora do projeto e representante da SPVS.

Segundo a bióloga, os dados existentes sobre a espécie, até então, são do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IP), que realizou estudos na área a cerca de cinco anos. Com novos dados da população será possível traçar novas ações de conservação do mico-leão-da-cara-preta.

“Queremos saber como eles estão vivendo para, no futuro, fazer uma estimativa da população, saber o estado deles, como estão se reproduzindo. Podemos acompanhá-los melhor e até colocar aqueles transmissores para monitorar os grupos, saber sobre a ecologia deles, se estão se reproduzindo, formando novos grupos e como estão se comportado neste ambiente”, explica Elenise.

Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf
Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Celso Margraf

A espécie é ameaçada, principalmente, pelo isolamento de populações causado pela construção de um canal que separou o continente da ilha, em Cananeia, e que promoveu a desconexão de hábitat. Além disso, segundo a pesquisadora, a perda e a fragmentação de florestas e a febre amarela são alguns fatores que ameaçam a existência da espécie.

"Estamos monitorando para ver se a febre amarela pode afetar esses indivíduos. E, também, algum fenômeno natural. Ano passado, teve um ciclone na região que destruiu florestas onde eles habitam. Esses eventos devem ser monitorados para ver se está tendo algum tipo de pressão para essa população, que já é tão pequena. No futuro, quem sabe, até ter uma ação de manejo para unir essas duas populações que se espalharam com a separação do continente", explica.

Os dados coletados pelos pesquisadores também serão repassados as unidades de conservação onde vivem os animais, como Parque Estadual Lagamar e o Parque Nacional de Superagui. "Eles fazem planos de manejo, zoneamento da área, ações até de turismo. A ideia é apoiar essas áreas protegidas", disse.

O projeto da SPVS também contempla ações de educação para conservação e comunicação. Como a região de ocorrência do mico-leão-da-cara-preta faz parte de um grande destino turístico devido a seus atrativos naturais, culturais e históricos, ela precisa ser preservada. Por isso, a ideia é também trabalhar com os moradores locais para que eles tenham consciência de que o desenvolvimento desta região está em uma economia restaurativa que utiliza as riquezas locais em benefício da comunidade.

"A gente está com a iniciativa como uma região que deve ser desenvolvida de forma a valorizar os atributos naturais, culturais e históricos. E, entre os atributos naturais, o mico-leão-de-cara-preta é um deles. Essa espécie é muito endêmica, ela só ocorre neste local e em nenhum outro lugar do mundo. Ela está ameaçada e é um símbolo de conservação. É carismática. Sendo conhecida e monitorada, você agrega um valor à Mata Atlântica”, afirmou a pesquisadora.

Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Zig Koch
Mico-leão-da-cara-preta — Foto: Zig Koch

Fonte: G1
Leia Mais ››

Suspeito de vender arma do massacre de Suzano é vizinho de uma das vítimas

A prisão, na última quarta-feira (10), de um dos suspeitos de vender a arma utilizada no massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, que terminou com a morte de 10 pessoas em 13 de março, agravou o trauma de uma das vítimas. A estudante Jenifer da Silva Cavalcante, de 16 anos, é vizinha do mecânico de 47 anos apontado pela polícia como responsável pela comercialização da arma.

A maior parte dos estudantes feridos no massacre ainda não voltou a estudar na Raul Brasil — Foto: Reprodução/TV Diário
A maior parte dos estudantes feridos no massacre ainda não voltou a estudar na Raul Brasil — Foto: Reprodução/TV Diário

De acordo com a mãe da menina, Regiane de Jesus Cavalcante, a notícia da prisão aumentou o quadro depressivo da sobrevivente do massacre e fez com que a filha precisasse de atendimento médico. "Ela está ainda mais assustada. Não para de chorar e não dorme", conta.

Segundo Regiane, a filha conhecia o mecânico de vista e ficou apavorada quando soube que o homem pode ter envolvimento no massacre.

"O médico passou novos remédios para a depressão. Não está sendo fácil. Minha filha tinha uma vida super agitada: trabalhava, estudava, fazia um curso de gestão empresarial lá na Penha. E, de repente, parou com tudo", conta a mãe.
Sobrevivente se fingiu de morta

No dia do atentado à escola, Jenifer conseguiu sobreviver após se fingir de morta e se jogar em cima da poça de sangue de uma das vítimas. A adolescente, no entanto, terminou sendo pisoteada por outros alunos que fugiam. Além dos dez mortos, o massacre deixou dez pessoas feridas.

Jenifer foi socorrida ao Hospital Luzia de Pinho Melo, onde passou por cirurgia para a retirada do apêndice e foi diagnosticada com inchaço nos rins. Ela ficou internada por sete dias, mas foi liberada em seguida para continuar o tratamento com remédios em casa.

"Desde o ocorrido estou correndo com ela para hospital. Eu tive que sair também do meu trabalho, pois não posso deixar ela sozinha. Ela não consegue nem sair de casa sozinha", diz a mãe.

Mecânico é um dos suspeitos de envolvimento no massacre da Raul Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Mecânico é um dos suspeitos de envolvimento no massacre da Raul Brasil — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Investigações
Os dois autores do ataque morreram no dia do massacre. Um deles matou o outro após a chegada da polícia e, em seguida, se matou.

Desde o início das investigações, quatro pessoas foram detidas. Um menor de idade, de 17 anos, acusado pela Polícia Civil e o Ministério Público como mentor intelectual do crime, está em uma unidade da Fundação Casa desde o dia 19 de março. O advogado de defesa dele, Marcelo Feller, afirma que o cliente "fantasiou", mas não executou o crime.

O mecânico foi preso na noite desta quarta-feira na zona rural de Suzano. Para a Polícia Civil, ele participou da negociação da arma e da munição que, possivelmente, foram utilizados no massacre. Segundo informações iniciais da investigação, rastros deixados pelos dois assassinos em redes sociais, nos celulares e em suas casas permitiram que a polícia chegasse ao homem.

Na manhã desta quinta-feira (11), outros dois homens foram presos também sob suspeita de venderem arma e munição aos assassinos. Em entrevista coletiva, o delegado seccional de Mogi das Cruzes, Alexandre Barbosa Ortiz, disse que a negociação foi feita por meio de redes sociais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Estamos profundamente preocupados', diz Museu de Nova York sobre homenagem a Bolsonaro marcada para sua sede

Resultado de imagem para 'Estamos profundamente preocupados', diz Museu de Nova York sobre homenagem a Bolsonaro marcada para sua sede

O Museu de História Natural de Nova York informou em uma rede social nesta sexta-feira (12) que está “profundamente preocupado” com uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro que está marcada para acontecer na sua sede.

O jantar de gala que entrega o prêmio de personalidade do ano da Chamber of Commerce Brazilian-American (Câmara de Comércio Brasileira-Americana) está marcado para 14 de maio. Porém, segundo o museu, o agendamento foi feito antes de as personalidades serem escolhidas.

“O evento privado, externo, no qual o presidente do Brasil será homenageado foi reservado no museu antes que o homenageado estivesse definido. Estamos muito preocupados e estamos estudando nossas opções”, afirmou no Twitter.

"O evento, de nenhuma maneira, reflete a posição do museu que há uma necessidade urgente de conservar a Amazônia, que tem profundas implicações para a diversidade biológica, as comunidades indígenas, mudança climática e o futuro da saúde do nosso planeta", adicionou, em nota, a instituição.

Em seu site, a Câmara publicou uma breve biografia do presidente brasileiro, em que diz que, durante seus sete mandatos consecutivos como deputado federal, Bolsonaro “enfatizou a importância dos valores cristãos e da família". O texto também menciona que ele foi eleito com 57 milhões de votos.

Em nota, a Câmara confirmou a entrega do prêmio e afirmou que "a relevância da premiação não tem relação com o local onde é entregue, mas sim com os atributos de quem recebe tão distinta honraria".


Segundo o porta-voz da presidência, Bolsonaro se sentiu honrado com a escolha de seu nome. "Os aspectos administrativos relativos à realização da premiação fogem da alçada dos homenageados, não é o caso especificamente do presidente. Foge da alçada dos homenageados", de acordo com a assessoria.

Críticas do prefeito
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, comentou o caso em entrevista ao programa Brian Lehrer Show, da emissora de rádio WNYC. Ele fez pesadas críticas a posições de Bolsonaro, apontando que considera o presidente brasileiro a pessoa com maior capacidade de impactar o que acontece com a Amazônia.

A assessoria da presidência brasileira diz que Bolsonaro "não comentará nenhuma fala de qualquer que seja a autoridade que não lhe tenha sido dirigida diretamente".

A personalidade americana a ser homenageada ainda não foi divulgada.

O evento acontece anualmente desde 1970 e já premiou em outras edições os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. Em 2018, os homenageados foram o juiz Sergio Moro e empresário americano Michael R. Bloomberg.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Enem 2019 recebe mais de 3 milhões de solicitações de isenção da taxa; resultado sai na quarta

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 recebeu 3,6 milhões de pedidos de isenção da taxa de R$ 85 da inscrição. Agora, os solicitantes podem consultar os resultados a partir do dia 17 de abril, na Página do Participante. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1
Cadernos de prova do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

A isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. O candidato deverá voltar ao site do Enem 2019 e concluir a inscrição em maio.

Quem pode fazer o Enem de graça?
Pelas regras do edital, são quatro categorias de gratuidade:

Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Estudantes da rede privada que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.
Inscrições
As inscrições para o Enem deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. Aqueles candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitar o boleto entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
Inscrições: 6 a 17 de maio
Provas: 3 e 10 de novembro
Gabarito: 13 de novembro
Resultado individual: janeiro de 2020

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeito assume ter atirado na casa de vereador após discussão: 'Todo mundo tem um limite'

O prefeito de São Bento do Tocantins, Ronaldo Parente (PSDB), prestou depoimento na Polícia Civil e confessou que fez disparos contra a casa do vereador Adelsim Araújo (PP). Ele afirma que perdeu o controle e se arrepende de ter atirado. O caso foi registrado na noite da última terça-feira (9).

"Arrependo. Se tivesse oportunidade voltaria atrás. Não estou aqui querondo justificar, dizer que estou certo. Infelizmente eu perdi o controle Porque sou muito calmo, todo mundo me conhece, mas infelizmente todo mundo tem um limite", afirmou o prefeito em entrevista à TV Anhanguera.

A confusão entre os dois políticos começou após uma discussão e troca de insultos em áudios pelo WhatsApp.

Prefeito: Uma hora tu faz um teste comigo. Tu marca um lugar pra nós encontrar só nós dois. Eu vou te ensinar como é que a gente faz com cabra safado igual tu [sic].

Vereador: Se tu tá pensando que eu tenho medo de tu, peita neu e repara quem é que tem mais a perder [sic].

No momento do atentado estavam na casa, que fica no centro de São Bento do Tocantins, os dois filhos do parlamentar. Além da sogra e uma cunhada de Adelsim Araújo. "Não sou um homem de briga. Não uso arma de fogo, não tenho arma nenhuma na minha casa. Vou botar na mão de Deus, primeiramente. Agora tá na Justiça. Esperar na justiça do homem", afirma o vereador.

Pelo menos 10 tiros de pistola acertaram a janela e paredes da casa. O vereador estava chegando no local quando ouviu os disparos. Ele afirma que os filhos estão em pânico e agora teme pela família.

"Ainda estou com o barulho dos tiros na cabeça. Eu pensei que aqueles tiros ia matar todo mundo que estava dentro de casa. Nem em mim eu pensei tanto, só nas crianças e na minha filha [sic]", afirmou Rita Vieira Barbosa, sogra do vereador.


A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso. O prefeito prestou depoimento na manhã desta quinta-feira (11) e foi liberado para responder em liberdade. Ronaldo Parente afirma que a arma é registrada e após atirar na casa do vereador resolveu se desfazer da pistola, jogando dentro de um córrego da região.

Nas ruas da cidade, a confusão entre o prefeito e o vereador se tornou o assunto mais comentado na pequena cidade de São Bento. "Né bom não. Nem para um nem para outro porque violência não leva ninguém a lugar nenhum", afirmou um morador.

Tiros na cozinha da casa de vereador — Foto: Divulgação
Tiros na cozinha da casa de vereador — Foto: Divulgação

Entenda
A casa do vereador Adelsim do Povo (PP) foi alvo de tiros na noite desta terça-feira (9) em São Bento do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. Os disparos foram feitos pelo prefeito da cidade Ronaldo Parente (PSDB). Os dois teriam uma desavença e antes dos disparos trocaram ofensas em áudios pelo WhatsApp. Ninguém se feriu.

"Faço cobranças, vídeos mostrando a situação da cidade. Fiz um falando das condições da feira, que está abandonada, e de uma obra de drenagem feita na principal da cidade, mas que está alagando outro setor. Minhas cobranças são sempre em relação à melhoria da cidade. Mas ele zangou”, afirmou ao G1.

Adelsim do Povo afirma que a confusão desta terça-feira ocorreu após um áudio no WhatsApp. "Mandaram em um grupo dizendo que ele é 'campeão de obras', mas eu falei que não tinha nada de campeão de obras, que ele é campeão de mentiras. Aí ele começou a mandar áudios me chamando de moleque e chamando para brigar. Eu também mandei áudios e ficou aquela coisa", afirmou.

Tiros atingiram janela da casa do vereador — Foto:  Gustavo Pinheiro/Divulgação
Tiros atingiram janela da casa do vereador — Foto: Gustavo Pinheiro/Divulgação

Fonte: G1
Leia Mais ››

Programa Saúde na Escola: Alunos das escolas municipais de Itaú recebem atendimento


A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE) realizaram uma avaliação da Saúde Bucal junto as escolas municipais.

A equipe do PSF 3 composta pela Odontóloga Hortência e a Técnica de Saúde Bucal Ednaide, receberam os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental Menor da Escola Municipal Professor José Porto de Queirós, na oportunidade conversaram com os alunos através de uma pequena palestra trazendo informações sobre a higiene bucal, convidando os alunos para o momento de interação na conversa, em seguida foi feito a consulta para analisar a situação bucal de cada um deles.









Enquanto isso a Equipe do PSF 1 realizava a mesma ação na Escola Municipal Clidenor Regis de Melo, composta pela Odontóloga Beatriz, Técnica de Saúde Bucal Vanusa e agentes comunitários de saúde.

Após a análise nos alunos, caso os mesmos precisem continuar o atendimento, os professores e diretores das escolas avisam os pais para levarem os alunos a Unidade Básica de Saúde para conclusão do procedimento.

O Programa Saúde na Escola (PSE), é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. 




















Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››