terça-feira, julho 28, 2020

RN registra 1.083 novos casos de Covid-19; total passa de 48 mil e mortes chegam a 1.714

Testes para coronavírus — Foto: Jefferson Peixoto/SecomO Rio Grande do Norte chegou a 48.374 casos confirmados e 1.714 mortes pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Os dados são do boletim epidemiológico desta terça (28). Foram 1.083 novos casos e 17 mortes em relação ao boletim de segunda (27).

O Estado tem ainda 187 óbitos em investigação, 60.552 casos suspeitos da doença, e 76.150 casos descartados. O número de pacientes recuperados se mantém em 22.901, segundo o boletim.

Em relação às internações, atualmente o estado conta com 438 pacientes internados, sendo 292 na rede pública e 146 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 63,19%% na rede pública e 45,75% na rede privada.

O Rio Grande do Norte também já realizou 132.348 testes de coronavírus desde o início da pandemia, sendo 58.293 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 74.065 sorológicos.

Números do coronavírus no RN
48.374 casos confirmados
1.714 mortes
22.901 confirmados recuperados
60.552 casos suspeitos
76.150 casos descartados

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN fecha 15.761 mil vagas de trabalho no primeiro semestre, segundo o Caged

A economia potiguar fechou 15.761 vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, segundo o Ministério da Economia. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça (28).

RN fecha 15.761 mil vagas de trabalho no primeiro semestre, segundo o Caged — Foto: Heloise Hamada/G1
RN fecha 15.761 mil vagas de trabalho no primeiro semestre, segundo o Caged — Foto: Heloise Hamada/G1

O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões. No semestre foram registrados 56.915 admissões e 72.676 desligamentos no Rio Grande do Norte.

Em todo o país foram 1,19 milhão de vagas fechadas. Foram 7,9 milhões de desligamentos e 6,7 milhões de novas admissões no primeiro semestre deste ano no Brasil.

No RN, junho foi o único mês com saldo positivo nas vagas. Foram registrados 9.469 admissões e 7.723 demissões, um saldo de 1.746 vagas.

O pior mês em relação a perda de vagas no RN foi abril, mês em que tiveram início as restrições ao funcionamento do comércio por causa da pandemia do novo coronavírus. Naquele mês, foram registrados 13.703 desligamentos e 4.613 admissões.

O mercado de trabalho, assim como toda a economia, sofreu diretamente o impacto da pandemia do novo coronavírus. O alto risco de contágio em locais cheios ou fechados, assim como as medidas de isolamento social, tomadas de acordo com orientações de autoridades de saúde, diminuíram a circulação de pessoas e o consumo de diversos bens e serviços.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tribunal de Contas do RN anuncia retomada de atividades presenciais a partir de 3 agosto

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) anunciou nesta terça (28) que dará início à retomada das atividades presenciais na próxima segunda-feira, 3 de agosto. De acordo com o TCE, a retomada das atividades presenciais será realizada de forma gradual e sistemática, em três etapas. As atividades presenciais estão suspensas no TCE desde o fim de março por causa da pandemia do coronavírus.

TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi
TCE RN — Foto: Kléber Teixeira/ Inter TV Cabugi

Durante a primeira etapa, será observado o percentual máximo de 20% do quadro de usuários internos - que compreende conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, servidores, etc - em sistema de rodízio.

O atendimento ao público será restrito ao protocolo, sob responsabilidade da Diretoria de Expediente. No caso dos demais setores, o atendimento permanecerá de forma remota. Em todos os setores, o horário de funcionamento será das 8h às 13h, com exceção do protocolo e da recepção, cujo funcionamento será das 8h às 18h.

No que diz respeito aos prazos processuais, eles serão retomados no estado em que se encontravam no momento da suspensão. As sessões plenárias continuarão acontecendo em formato telepresencial, com transmissão pelo canal do Tribunal de Contas no YouTube, até posterior deliberação.

Na segunda etapa, voltarão ao trabalho presencial 50% dos usuários internos, também em sistema de rodízio, e o atendimento ao público será realizado em todos os setores do Tribunal de Contas. Na terceira e última etapa, todos os usuários internos do Tribunal de Contas voltarão ao trabalho presencial, sem rodízio.

Não há data fixada para o início da segunda e terceira etapa da retomada. Segundo os termos da resolução, deverão ser observados os critérios da Organização Mundial de Saúde acerca da flexibilização do isolamento social, como também as recomendações das autoridades sanitárias.

A terceira etapa só será implementada quando for declarado o fim da pandemia, ou quando existirem condições sanitárias favoráveis. Durante todo o processo de implementação do Plano de Retomada, haverá a possibilidade de retorno às etapas anteriores, ou de adoção integral do sistema de home office novamente, a depender das recomendações das autoridades sanitárias.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tremor de magnitude 2.1 é registrado em São Francisco do Oeste, RN

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN) registrou nesta terça-feira (28) um tremor de terra de magnitude 2.1 no município de São Francisco do Oeste, no Rio Grande do Norte.

O evento ocorreu mais precisamente às 11h33 do horário local e foi registrado pelas estações sismográficas PFBR, localizada em Pau dos Ferros, e NBPA, localizada em Paraú.

O abalo foi sentido por moradores da cidade. A aposentada Maria José Leite conta que estava fazendo um suco e sentiu as louças no armário balançando. "Foi um tremor muito grande", disse. O estudante Jean Glauber de Freitas conta que antes do tremor ouviu um grande estrondo. "Por volta das 11h30 eu estava me preparando para almoçar quando ouvi um grande estrondo e senti a terra tremer. Eu nunca tinha visto isso acontecer aqui, mas existem relatos de que já aconteceu outras vezes".

Há ainda informações de que a população do município de Pau dos Ferros também sentiu o tremor. São Francisco do Oeste fica a cerca de 390 quilômetros de Natal.

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), outros dois tremores de terra foram registrados no Rio Grande do Norte este mês. No dia 8 de julho ocorreu um abalo sísmico em Pedra Preta, com magnitude 1.6, e no dia 3 de julho um tremor de magnitude 1.9 foi registrado em Caraúbas.

O Laboratório informou a Defesa Civil do estado do Rio Grande do Norte sobre o tremor em São Francisco do Oeste e segue monitorando a atividade sísmica do Nordeste brasileiro em tempo real.

Tremor de terra de magnitude 2.1 foi registrado em São Francisco do Oeste — Foto: Reprodução/LabSis
Tremor de terra de magnitude 2.1 foi registrado em São Francisco do Oeste — Foto: Reprodução/LabSis

Fonte: G1
Leia Mais ››

Blocos de partidos governistas apresentam obstrução e reforma previdenciária do RN segue sem votação

Os blocos de partidos que fazem parte do grupo governista na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fizeram obstruções e impediram a votação do projeto de reforma da previdência estadual, na sessão desta terça-feira (28). Apesar de 20 dos 24 deputados estaduais estarem presentes na sessão virtual, com a manobra, apenas 10 permaneceram aptos a votar a matéria.

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; ALRN; Palácio José Augusto; Assembleia do RN — Foto: ALRN/Divulgação
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; ALRN; Palácio José Augusto; Assembleia do RN — Foto: ALRN/Divulgação

O projeto de reforma é uma emenda à constituição e, portanto, precisa de pelo menos 15 parlamentares para votação. Além disso, é necessária maioria absoluta nas duas sessões de votação - ou seja, 15 votos "sim" entre os 24 parlamentares. Esta é a sexta vez que a matéria tem votação adiada por falta de quórum.

Com obstruções apenas aos projetos de emenda à constituição, os deputados puderam votar outras matérias que aguardavam análise no Legislativo. Nas sessões anteriores, os parlamentares governistas não marcavam presença nas sessões virtuais e, sem número mínimo de 13 presentes, os projetos voltavam a ficar na pauta para as sessões seguintes.

Segundo o governo do estado, o Rio Grande do Norte tem até a próxima sexta-feira (31) para aprovar e sancionar a reforma da previdência do estado, sob pena de ficar sem repasse de verbas federais e ter que implantar o mesmo modelo da reforma da União no regime previdenciário estadual.

Os argumentos são refutados por um bloco de 11 deputados considerados de oposição e independentes, que consideram que a portaria federal que trata sobre o assunto é inconstitucional e afirmam que outros estados já conseguiram decisões judiciais favoráveis sobre o assunto.

"Não existe essa obrigatoriedade. Houve uma interpretação extremamente errônea por parte do governo", considerou o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

Se o prazo do regimento da Assembleia Legislativo for seguido, mesmo que consiga votar o projeto em primeiro turno, o governo não teria tempo suficiente para aprovar a matéria no segundo, porque não necessários cinco dias entre ambas as votações. Na semana passada, porém, o presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), disse que se houver consenso entre os líderes, ambas as sessões poderiam ser realizadas no mesmo dia, como aconteceu na Câmara Federal.

Expectativa de ampliação do prazo
Ao anunciar a obstrução do bloco dos partidos PT e PL do Rio Grande do Norte, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) afirmou que a medida foi tomada por causa da falta de consenso com o grupo de oposição e a expectativa de ampliação do prazo estabelecido pela União a nível nacional.

O mesmo argumento foi usado pelo deputado Souza Neto (PSB), líder do bloco PSB/PSol "Estamos aguardando nesse momento a prorrogação desse prazo, então a orientação do bloco é que para continuemos em obstrução", afirmou.

O deputado Sandro Pimentel (Psol) não seguiu a obstrução do partido e informou que o Psol nacional já questionou ao Supremo Tribunal Federal a constitucionalidade da portaria federal que criou o prazo de 31 de julho para as reformas estaduais.

A deputada Eudiane Macedo (Republicanos) também apresentou obstrução em nome do bloco formado com o deputado Albert Dickson (Pros) e Bernardo Amorim (Avante).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Clientes fazem filas para entrar em shoppings de Natal no primeiro dia de reabertura durante pandemia da Covid-19

Moradores de Natal fizeram filas para acessar os shoppings da capital potiguar nesta terça-feira (28), no primeiro dia de reabertura dos estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus. O funcionamento dos shoppings com ar-condicionado, das 12h às 20h, foi autorizado por meio de um decreto municipal publicado nesta segunda-feira (27).

Terça-feira, 28/07/2020 - Clientes fazem fila e aguardam entrada em shopping de Natal no primeiro dia de reabertura dos estabelecimento em Natal.  — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Terça-feira, 28/07/2020 - Clientes fazem fila e aguardam entrada em shopping de Natal no primeiro dia de reabertura dos estabelecimento em Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Apesar do horário determinado, os clientes começaram a chegar aos estabelecimentos antes da abertura. Em um shopping da Zona Norte, a primeira da fila chegou por volta das 10h, acreditando que as lojas abririam no mesmo horário de funcionamento anterior à pandemia do novo coronavírus. Os shoppings estavam fechados desde março deste ano.

Natal, 28/07/2020 - Clientes aguardam em fila para entrar no shopping Midway Mall, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Natal, 28/07/2020 - Clientes aguardam em fila para entrar no shopping Midway Mall, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

De acordo com o decreto municipal, os shoppings só podem funcionar com 30% da capacidade de atendimento. Os restaurantes nas praças de alimentação também não podem funcionar para consumo no local, mas podem fazer entregas.

Além disso, o texto determina que os estabelecimentos devem seguir as regras de segurança sanitária estabelecidas pela prefeitura que incluem, dentre outras medidas, a entrada de clientes apenas se estiverem usando máscaras; distanciamento de 2 metros entre as pessoas; e a disponibilização de pontos com dispensadores de álcool em gel 70%.

De acordo com o decreto, a fiscalização caberá à Secretaria Municipal de segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Procon, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que poderão, inclusive, interditar o estabelecimento que descumprir as regras estabelecidas pela Administração Pública Municipal.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fies abre inscrições para a seleção do segundo semestre de 2020; veja cronograma

O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira (28) as inscrições para o programa de Financiamento Estudantil (Fies), após adiamento de uma semana.

Fies abre as inscrições para o segundo semestre de 2020 — Foto: Reprodução/Fies
Fies abre as inscrições para o segundo semestre de 2020 — Foto: Reprodução/Fies

As inscrições podem ser feitas na página do Fies (http://fies.mec.gov.br/), clicando em "minha inscrição". Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Cronograma do Fies
Início das inscrições: 28 de julho
Fim das inscrições: 31 de julho (até 23h59)
Resultado: 4 de agosto
Contratação de financiamento: de 4 a 6 de agosto (até 23h59)
Pré-seleção da lista de espera: todos os não pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos em lista de espera.
Convocação da lista de espera: de 4 a 31 de agosto (até 23h59)
Poderão se candidatar, segundo o edital:

Quem fez o Enem a partir de 2010 e teve média igual ou superior a 450 pontos nas notas nas cinco provas e que não tenha zerado na redação
Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos
O candidato poderá escolher três opções de curso, turno e local de oferta entre os disponíveis. Ele será selecionado de acordo com a nota obtida no Enem. O desempate, segundo o edital, se dará por meio das seguintes notas, na ordem: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Fonte: G1 
Leia Mais ››

Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento

O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 poderá tirar ao menos 3,5 milhões de estudantes do ensino superior privado, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), divulgado nesta terça-feira (28).

Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento da Abmes. — Foto: Pixabay
Adiamento do Enem pode atrasar ingresso de 3,5 milhões de participantes no ensino privado, aponta levantamento da Abmes. — Foto: Pixabay

O número se refere a estudantes que se inscreveram no Enem de olho na nota de desempenho, com base na edição de 2019. Além de permitir a disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é usada nas instituições particulares como forma de vestibular, para concessão de bolsas de estudo, ou descontos progressivos nas mensalidades.

A nota no exame também é critério de acesso a programas públicos como o Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares; e o Financiamento Estudantil (Fies), que oferece empréstimo para o pagamento de mensalidades, de acordo com a renda do estudante. Ao todo, o Enem de 2020 teve 5,8 milhões de inscritos – 96 mil na versão digital da prova.

O Enem 2020 estava previso para ser realizado em novembro, mas com o avanço da pandemia, o Ministério da Educação decidiu adiar a prova para janeiro e fevereiro, com divulgação de resultados em 29 de março.

O levantamento faz parte da 4ª fase do estudo “Coronavírus e Ensino Superior: o que os alunos pensam”, da empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, divulgado pela Abmes.

O impacto do adiamento do Enem pode ser percebido pelos dados da pesquisa: 76% dos entrevistados declararam que o principal motivo para realização do Enem neste ano é conseguir o melhor desconto possível ou bolsa de estudo. A maioria das matrículas (64%) no ensino superior privado são feitas aós a divulgação dos resultados e início do ano letivo, que neste ano ocorrerá apenas no fim de março. Segundo a Abmes, 80% dos estudantes realizam a matrícula após o conhecimento da nota obtida.

'Apagão' do ensino superior

Sólon Caldas, diretor-executivo da Abmes, cita ao menos quatro fatores que podem contribuir para a queda de matrículas no ensino superior e a formação de jovens. A consequência será um número reduzido de formados e um apagão da mão de obra em 5 anos:

evasão e inadimplência: com o aumento do desemprego e a redução de renda, os matriculados enfrentam dificuldades de pagar as mensalidades; novos ingressos estão ainda mais reduzidos;
cortes no financiamento estudantil: o governo federal propôs reduzir em 46% a oferta de financiamentos de mensalidades em universidades particulares a partir de 2021
reforma tributária e aumento de impostos: texto prevê aumento de impostos de até 11% para instituições de ensino superior privado, o que será repassado para as mensalidades
Prouni: MP 934 aprovada no Senado vincula o ingresso de alunos via Prouni à divulgação do resultado do Enem, o que impediria na prática a seleção do Prouni do primeiro semestre de 2021
"Não haverá ingressantes por meio do Enem no primeiro semestre e governo ofereceu mudança de impostos que vai onerar o setor em até 11%. Quando houver repasse de até 11% na mensalidade, o aluno vai evadir", afirma Sólon Caldas.

"Junto com isso, governo está retirando do Prouni alguns tributos, que a instituição, ao oferecer a bolsa, teria abatimento desses tributos. Se o governo está tirando das instituições estes tributos, as instituições não vão oferecer estas bolsas. Estamos com dois problemas que podem levar ao apagão de mão de obra nos próximos anos: o Enem e a reforma tributária, com aumento de impostos e a retirada da isenção do Prouni", reflete Caldas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fernando Cavendish é condenado a 11 anos de prisão por fraudes em obra da Delta em São Paulo

O empresário Fernando Cavendish, ex-dono da Delta Construções, foi condenado a 11 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de fraude a licitação e lavagem de dinheiro, por irregularidades nas obras de ampliação da Marginal Tietê, em São Paulo.

A sentença do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava-Jato no Rio, também condenou Cavendish a pagar uma indenização de R$ 21 milhões.

O juiz permitiu que Cavendish recorra em liberdade. A condenação será convertida aos termos do acordo de delação premiada.

A defesa do empreiteiro afirmou apenas que "Fernando Cavendish segue contribuindo com a Justiça”.

Essa denúncia foi feita pelo Ministério Público de São Paulo ao Tribunal de Justiça paulista, mas em 2017 foi encaminhada à 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que já tinha um processo anterior sobre fraudes envolvendo a Delta Construções — o da Operação Saqueador.

Deflagrada em junho de 2016, a Saqueador tinha como objetivo apurar suspeitas de lavagem de R$ 370 milhões em obras da Construtora Delta no Rio — Cavendish era um dos principais alvos e chegou a ser preso.

O empreiteiro Fernando Cavendish — Foto: Reprodução/GloboNews
O empreiteiro Fernando Cavendish — Foto: Reprodução/GloboNews

Aditivos na Marginal
A denúncia do MP paulista — que foi ratificada pelo Ministério Público Federal no Rio — trata de fraude à licitação da Dersa, estatal do governo paulista, para as obras de ampliação da Marginal Tietê, em São Paulo, no valor inicial de R$ 287 milhões. As obras ocorreram entre 2009 e 2011.

O valor total da obra chegou a R$ 358 milhões, depois de aditivos que chegaram a 24,99% do valor inicial.

Na sentença, o juiz Marcelo Bretas destaca que a Lei de Licitações permite a alteração do contrato em até 25%. Ou seja, até esse limite, é pouco provável que haja uma atuação severa dos órgãos de fiscalização.

Delação
Cavendish firmou delação premiada com o Ministério Público. Em seu interrogatório, em julho do ano passado, ele admitiu que, para ganhar a obra, a Delta pagou propina de R$ 8 milhões em espécie ao então diretor de Engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza.

Ao longo do contrato, Cavendish disse que pagou mais R$ 20 milhões de propina ao executivo da Dersa. Paulo Vieira de Souza não é réu nesse processo junto com Cavendish.

Cavendish também foi condenado por usar empresas de fachada dos operadores financeiros Adir Assad e Marcello Abbud, para lavar parte do dinheiro desviado das obras da Marginal Tietê. Assad e Abbud também firmaram delação premiada com o MPF e confirmaram os crimes.

Na sentença, o juiz Marcelo Bretas escreveu que os contratos fictícios celebrados as notas fiscais emitidas e os repasses de dinheiro entre as empresas de fachada de Adir Assad e Marcello Abbud à Delta serviam para a formação de caixa 2 para pagamento de propina destinada aos gestores da Dersa.

Por conta da delação, o processo contra Adir Assad e Marcello Abbud foi suspenso, e eles não chegaram a ser julgados.

Uma sócia das empresas de Assad e Abbud, que seria “laranja”, também foi condenada a 4 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Youtuber é preso suspeito de mandar sequestrar dois empresários em Brasília

Um youtuber foi preso suspeito de mandar sequestrar uma família, moradora do Lago Sul, no Distrito Federal, em troca do dinheiro do resgate. Segundo a investigação, uma das vítimas – que é amigo do suspeito – foi mantida em cativeiro por cerca de 10 horas, dentro de um barraco, em São Sebastião, no Distrito Federal.

O homem detido é dono de um canal na internet especializado em automobilismo, com 69,3 mil seguidores. À TV Globo, a Polícia Civil não informou o nome completo, mas confirmou se tratar do responsável pelo "Canal do Rodrigão". O G1 tenta localizar a defesa dele.

Youtuber dono do canal do Rodrigão — Foto: Youtube/Reprodução
Youtuber dono do canal do Rodrigão — Foto: Youtube/Reprodução

O suposto crime ocorreu no dia 3 de junho e só foi divulgado nesta terça-feira (28). De acordo com a investigação, o youtuber "se aproveitou da intimidade com o amigo" para levantar informações a respeito do patrimônio dele e da mãe, que são de uma família de empresários.

O sequestro teria sido planejado com a ajuda de outros três comparsas. Um deles tinha conhecimentos na área de tecnologia, e outros dois foram contratados a preço fixo, para auxiliar na abordagem e no cativeiro.

Um dos integrantes do grupo foi preso no dia 21 de julho. O youtuber e outro suspeito foram detidos dois dias depois. Segundo a Polícia Civil, o dono do canal na internet nega participação no crime. O quarto investigado não havia sido preso até a publicação desta reportagem.

O sequestro

Barraco em São Sebastião que serviu de cativeiro para o sequestro de amigo de Youtuber de Brasília — Foto: PCDF/Divulgação
Barraco em São Sebastião que serviu de cativeiro para o sequestro de amigo de Youtuber de Brasília — Foto: PCDF/Divulgação

De acordo com a Delegacia de Repressão a Sequestros (DRS), da Polícia Civil, as vítimas anunciaram a venda de um lote localizado no Lago Sul, área nobre da capital. Um dos suspeitos, então, se passou por corretor de imóveis para sequestrar a mãe e o jovem.

A polícia informou ainda que, por conhecer as vítimas, o youtuber atuou somente nos bastidores, "coordenando a ação". Às 10h do dia 3 de junho, as vítimas e o sequestradores marcaram o encontro para que fosse feita a negociação do terreno.

No horário combinado, mãe e filho chegaram ao local, onde o falso corretor já os aguardava, e foram rendidos com o uso de uma pistola. As vítimas foram levadas para o cativeiro, que era um barraco em São Sebastião. Os pertences deles foram deixados em um local previamente combinado, para que o youtuber pegasse.

Horas no cativeiro
No cativeiro, as vítimas foram separadas e interrogadas durante todo o dia. Segundo relatos da polícia, os sequestradores queriam obter informações a respeito da capacidade financeira da família.

Barraco em São Sebastião que serviu de cativeiro para o sequestro de amigo de Youtuber de Brasília — Foto: PCDF/Divulgação
Barraco em São Sebastião que serviu de cativeiro para o sequestro de amigo de Youtuber de Brasília — Foto: PCDF/Divulgação

Na delegacia, o youtuber teria dito que o plano inicial era libertar um dos dois, para providenciar o pagamento do resgate de quem fosse mantido em cárcere privado. No entanto, depois do interrogatório, os sequestradores entenderam que o patrimônio da família "estava concentrado em imóveis", o que impossibilitaria uma transação financeira de alto valor em um curto espaço de tempo.

Sem ter como fazer o pagamento do resgate, mãe e filho foram liberados por volta das 23h do mesmo dia. De acordo com a família, os sequestradores disseram que ligariam em seguida para cobrar uma certa quantia em dinheiro, mas isso não ocorreu.

O caso foi registrado na Delegacia de Repressão à Sequestro. A pena prevista para esse tipo de crime é de 12 a 20 anos de reclusão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Santuário Nacional de Aparecida retoma missas com presença de fiéis após quatro meses

O Santuário Nacional de Aparecida retomou nesta terça-feira (28) a realização de missas com a presença de fiéis. A basílica, que recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, estava há quatro meses sem celebrações com público após determinação da Justiça por prevenção à Covid-19.

Santuário Nacional de Aparecida retoma missa com a presença de fiéis — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Santuário Nacional de Aparecida retoma missa com a presença de fiéis — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

O retorno da presença dos fiéis às missas no Santuário Nacional segue regras de higienização e controle de acesso, com número máximo de mil pessoas por celebração - a lotação máxima do espaço é de 35 mil pessoas.

Na missa das 6h45, cerca de 100 pessoas acompanharam a primeira celebração com público nesse retorno. Apenas uma das alas da Basílica foi preenchida, com distanciamento entre os fiéis nos bancos.

Além da retomada das missas, também está aberto no Santuário a visitação à Imagem de Nossa Senhora, a Capela das Velas e a Sala das Promessas, além de uma loja para venda de velas. Os demais espaços, turísticos e comerciais, permanecem sem funcionamento.

A Basílica fica aberta para visitação das 6h às 18h durante a semana e das 5h às 20h aos sábados e domingos.

A retomada foi autorizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio de um decreto publicado há um mês que estabelecia um cronograma e protocolos.

Antes, o Santuário Nacional apresentou às equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise de Aparecida o protocolo de segurança que desenvolveu para a retomada das celebrações com a presença de fiéis.

O protocolo de segurança detalha todo o processo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no Santuário Nacional. No documento, há por exemplo a aferição de temperatura corporal e a orientação sobre os locais que os fiéis poderão ocupar dentro da igreja.

Santuário Nacional de Aparecida retoma missa com a presença de fiéis — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Santuário Nacional de Aparecida retoma missa com a presença de fiéis — Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

O Santuário Nacional afirma que reforçou as medidas de higienização, como a compra de novos totens de álcool em gel, bombas costais para higienização de grandes espaços e a aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários. Além disso, houve treinamento para as equipes de atendimento direto ao público.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudo sugere que Alzheimer pode ser detectado em novo tipo de exame de sangue

Um estudo publicado nesta terça-feira (28) apresenta o que pode ser o primeiro exame de sangue capaz de diagnosticar o Alzheimer. Atualmente, a doença é detectada por exclusão e relatos de familiares, com um mapeamento do cérebro feito com segurança após a morte. De acordo com os autores, o novo teste foi capaz de discriminar a doença sem confusão com outros problemas degenerativos.

Pacientes sofriam de doenças como o Alzheimer, que afeta a memória — Foto: Julim6/Pixabay
Pacientes sofriam de doenças como o Alzheimer, que afeta a memória — Foto: Julim6/Pixabay

Inicialmente, os pesquisadores queriam responder se o índice de uma proteína encontrada no plasma, a fosfo-tau217, é capaz de diferenciar o Alzheimer de outras doenças neurodegenerativas. Isso por que, de acordo com os especialistas, os níveis da fosfo-tau217 aumentam cerca de sete vezes em caso de Alzheimer e, em indivíduos com o gene que causa a doença, a taxa já começa a aumentar 20 anos antes do início do comprometimento cognitivo.

O estudo observacional incluiu 1.402 pacientes divididos em três grupos e concluiu que sim, é possível usar um teste para analisar esse biomarcador (proteína fosfo-tau2017) como uma forma eficiente de detectar a doença. Os resultados foram apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer e publicados na revista "JAMA" simultaneamente.

Assinam autores suecos, americanos, colombianos e alemães, liderados por Oskar Hansson e Sebastian Palmqvist, da Universidade de Lund, principal instituição responsável pelo artigo. É importante ressaltar que, de acordo com os cientistas, apesar dos bons resultados, ainda são necessárias mais pesquisas com populações mais diversas e em estudos randomizados - participantes selecionados de forma sorteada, sem influência externa possível nos resultados.

Em entrevista ao "The New York Times", o pesquisador da Universidade da Califórnia, Michael Weiner, disse que o exame de sangue conseguiu mostrar "com muita precisão quem tem a doença no cérebro, incluindo pessoas que parecem não ter Alzheimer". Ele não assina o estudo, mas comenta:

"Não é uma cura, não é um tratamento, mas você não pode tratar a doença sem poder diagnosticá-la. E o diagnóstico preciso e de baixo custo é realmente emocionante, por isso é um avanço."

No Brasil, de acordo com dado de 2017 do Ministério da Saúde, estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham Alzheimer. Alguns dos sinais são: falta de memória; repetição da mesma pergunta; dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos; dificuldade para dirigir e encontrar caminhos; irritabilidade; agressividade ou passividade; interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos; isolamento.


Fonte: G1
Leia Mais ››

O deserto que virou cemitério: pandemia de covid-19 desespera famílias no Iraque

A pandemia do novo coronavírus tem provocado desespero no Iraque, um país já castigado por uma série de guerras.

O deserto que virou cemitério: pandemia de covid-19 desespera famílias no Iraque — Foto: Reprodução/BBC
O deserto que virou cemitério: pandemia de covid-19 desespera famílias no Iraque — Foto: Reprodução/BBC

"Eu infectei minha mãe, meu pai, meus irmão e irmãs", diz o funcionário de um hospital do país a colegas, que tentam contê-lo.

"Eu matei minha mãe com minhas próprias mãos. Minha mãe estava saudável em casa, e eu trouxe o vírus até ela. Tudo porque eu trabalho no hospital", conclui, aos prantos.

O deserto iraquiano está se transformando em um enorme cemitério, onde já foram enterradas 3 mil vítimas da covid-19.

Os voluntários que fazem os enterros são da Força de Mobilização Popular do Iraque, grupo paramilitar formado para combater os extremistas do autointitulado Estado Islâmico.

Mas agora têm um novo inimigo invisível, e trocaram suas armas por máscaras e desinfetante.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Twitter suspende conta de filho de Trump temporariamente por postagem sobre hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19

O Twitter suspendeu temporariamente a conta de Donald Trump Jr., filho do presidente dos Estados Unidos, por compartilhar um vídeo sobre o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, mesmo que o medicamento não tenha sido considerado, segundo estudos, um tratamento eficaz contra o vírus.

Donald Trump Jr. durante no evento Dream City Church no dia 23 de junho de 2020 — Foto: Evan Vucci/AP
Donald Trump Jr. durante no evento Dream City Church no dia 23 de junho de 2020 — Foto: Evan Vucci/AP

A notícia de que a conta sofreu restrições foi anunciada nesta terça-feira (28) pelo porta-voz do filho de Donald Trump e estrategista do partido Republicano, Andrew Surabian. Ele acusou a empresa de tecnologia de ser "a maior ameaça à liberdade de expressão".

Em resposta à postagem de Surabian, a rede social disse que "a conta não foi permanentemente suspensa" (leia a postagem mais abaixo).

“De acordo com a captura de tela [exibida por Surabian], o Tweet exige exclusão porque viola nossas regras (compartilhando informações incorretas no COVID-19), e a conta terá funcionalidade limitada por 12 horas”, respondeu o Twitter.

Image

Segundo o jornal britânico The Guardian, o vídeo compartilhado por Trump Jr. foi o da médica Stella Immanuel, que teria defendido a hidroxicloroquina como uma "cura" para o coronavírus.

A médica teria também descartado evidências de que o uso de máscaras ajuda a conter a disseminação do vírus.

'Sem eficácia'
No maior estudo brasileiro publicado até agora, pesquisadores apontam que a hidroxicloroquina não teve eficácia no tratamento da Covid-19 em pacientes com casos leves e moderados atendidos em hospitais.

O estudo aponta que, após 15 dias de tratamento, percentuais semelhantes dos pacientes (que tomaram ou não hidroxicloroquina) já estavam em casa "sem limitações respiratórias". O percentual de óbitos foi igual em todos os grupos: 3%.

A pesquisa, revisada por outros cientistas, foi publicada na última quinta-feira (23) no "The New England Journal of Medicine".

O estudo foi realizado pela Coalizão COVID-19, que ainda conduz outros oito estudos sobre o tema, incluindo um sobre a mesma droga no tratamento de casos ambulatoriais, ou seja, em casos mais leves da Covid-19.

O grupo é formado por Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Parcela de famílias endividadas bate recorde em julho, aponta CNC

Em meio à pandemia de covid-19, a parcela de famílias endividadas atingiu o maior patamar em 10 anos em julho. É o que informou nesta terça-feira a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em sua Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Endividamento — Foto: Reprodução/TV Diário
Endividamento — Foto: Reprodução/TV Diário

A fatia no total de famílias que se declararam endividadas no mês foi de 67,4%, acima dos 67,1% de junho e dos 64,1% de julho de 2019. Foi a maior parcela na série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2010.

A inadimplência também piorou, informou a CNC. Dentre os endividados, 26,3% declararam ter contas atrasadas em julho, acima de junho (25,4%) e de julho de 2019 (23,9%) e o pior resultado desde setembro de 2017.

Nesse tópico, as famílias de baixa renda tiveram pior resultado. Dentre os inadimplentes com ganhos de até dez salários mínimos por mês, essa fatia cresceu de 28,6% em junho para 29,7% em julho. No grupo com renda superior a dez salários mínimos, o percentual caiu de 11,3% em junho para 11,2% em julho.

Já a parcela de endividados que informaram não ter condição de pagar as dívidas ficou em 12% em julho, acima de junho (11,6%) e de julho de 2019 (9,6%) – a maior fatia desde novembro de 2012.

A CNC apurou ainda que, em julho, a principal modalidade de crédito lembrada pelas famílias permanece sendo o cartão de crédito (76,2%), seguida por carnês (17,6%) e financiamento de carro (11,3%).

A parcela média de renda comprometida com dívidas, por sua vez, caiu de 30,4% em junho para 30,3% em julho – mas ainda opera acima da fatia de 29,9% em julho do ano passado.

Em comunicado, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, reforçou importância da ampliação do acesso ao crédito a custos mais baixos e do alongamento dos prazos de pagamento das dívidas, “para mitigar o risco do crédito no sistema financeiro”, alertou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais uma vacina para a Covid-19 entra na última fase de testes; Brasil deve ser incluído

Mais uma vacina para a Covid-19 entra na última fase de testes ...A empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer Inc anunciaram, nesta segunda-feira (27), que vão começar a terceira fase de testes, em milhares de voluntários, de sua principal candidata à vacina para a Covid-19.

O estudo deve incluir cerca de 120 locais por todo mundo, inclusive o Brasil, e poderia envolver até 30 mil participantes. Regiões muito afetadas pela Covid-19 devem participar; em solo brasileiro, os testes devem ocorrer em Sao Paulo e em Salvador.

"O início da fase 2/3 do estudo é um importante passo para frente no nosso progresso em direção a fornecer a potencial vacina para ajudar na luta contra a atual pandemia de Covid-19", disse Kathrin Jansen, chefe de Pesquisas e Desenvolvimento de Vacinas na Pfizer.

Se o estudo for bem-sucedido, as empresas poderão submeter a vacina à aprovação regulatória já em outubro, encaminhando uma possível produção de até 100 milhões de doses até o final de 2020 e 1,3 bilhão até o final de 2021.

Cada paciente recebe duas doses do protótipo da vacina para ajudar a impulsionar a imunidade. As primeiras 100 milhões de doses vacinariam, então, cerca de 50 milhões de pessoas.

O estudo aprofunda o desenvolvimento da mais promissora candidata à vacina da Pfizer, chamada pela empresa de BNT162b2. Estudos anteriores descartaram outras vacinas potenciais.

A Pfizer já concordou em vender 100 milhões de doses de sua vacina ao governo dos Estados Unidos, oferecendo uma opção de compra de mais 500 milhões. A empresa também está em negociação com outros governos, inclusive com a União Europeia.

Outras candidatas
Além da vacina da BioNTech/Pfizer, outras 4 vacinas estão na fase 3 de testes em humanos, segundo dados mais recentes, de 27 de julho, da Organização Mundial de Saúde (OMS):

A vacina de Oxford, que também tem testes sendo feitos no Brasil.
A CoronaVac, vacina da chinesa Sinovac, outra que está sendo testada em solo brasileiro.
Mais uma chinesa, da Sinopharm, sendo testada em Wuhan, na China, onde foram registrados os primeiros casos de Covid-19 do mundo, em dezembro do ano passado. Essa mesma vacina está sendo testada em Pequim (ensaios diferentes).
A da farmacêutica americana Moderna, que entrou em testes avançados nos Estados Unidos na segunda-feira (27).
Etapas da vacina
Antes de começar os testes em voluntários, a imunização passa por diversas fases de experimentação pré-clinica (em laboratório e com cobaias). Só após ser avaliada sua segurança e eficácia é que começam os testes em humanos, a chamada fase clínica – que são três:

Fase 1: é uma avaliação preliminar da segurança do imunizante, ela é feita com um número reduzido de voluntários adultos saudáveis que são monitorados de perto. É neste momento que se entende qual é o tipo de resposta que o imunizante produz no corpo. Ela é aplicada em dezenas de participantes do experimento.
Fase 2: na segunda fase, o estudo clínico é ampliado e conta com centenas de voluntários. A vacina é administrada a pessoas com características (como idade e saúde física) semelhantes àquelas para as quais a nova vacina é destinada. Nessa fase é avaliada a segurança da vacina, imunogenicidade (ou a capacidade da proteção), a dosagem e como deve ser administrada.
Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da sua eficácia e segurança em maiores populações. Além disso, feita para prever eventos adversos e garantir a durabilidade da proteção. Apenas depois desta fase é que se pode fazer um registro sanitário.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para se fazer um ensaio clínico no Brasil, é preciso da aprovação do Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Os voluntários são recrutados pelos centros de pesquisa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MEC publica nova resolução em que suspende pagamento de parcelas do Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou uma resolução nesta terça-feira (28) em que suspende o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devido à pandemia do coronavírus. A suspensão valerá enquanto durar o estado de calamidade pública, e será retomada assim que a pandemia for contida. A resolução tem validade imediata.

Fies abre as inscrições para o segundo semestre de 2020 — Foto: Reprodução/Fies
Fies abre as inscrições para o segundo semestre de 2020 — Foto: Reprodução/Fies

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. O interessado em suspender o pagamento deve entrar em contato com o agente financeiro do Fies, responsável pelo contrato.

Em maio, o governo havia publicado uma outra resolução com a mesma proposta de parcelamento de dívidas do Fies. O texto desta terça afirma que os estudantes enquadrados na resolução anterior poderão prorrogar a suspensão do pagamento de parcelas assim que terminar o primeiro benefício.

De acordo com o texto, a resolução é voltada a:

Estudantes que estavam com a parcela em dia quando a calamidade pública foi decretada, em 20 de março;
Estudantes que estavam com as parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias, até 20 de março.
A resolução não se aplica às parcelas do financiamento vencidas antes de 20 de março. Ela também mantêm a obrigação de pagamento do seguro prestamista e dos gastos operacionais devidos à seguradora e ao agente financeiro contratados pelo estudante.

O texto afirma que estão suspensos os pagamentos dos financiamentos contratados até o segundo semestre de 2017:

Destinados à amortização do saldo devedor;
De juros trimestrais incidentes sobre o financiamento na fase de utilização ou carência;
Ao agente financeiro, de parcelas oriundas de condições especiais de amortização ou alongamento excepcional de prazos para os estudantes inadimplentes com o Fies;
Ao agente financeiro, referente a multas por atraso de pagamento durante a fase de utilização, de carência e de amortização do financiamento
Em relação aos contratos fechados a partir do primeiro semestre de 2018, com vencimento durante o estado de calamidade pública, a resolução suspende os pagamentos:

Destinados à amortização do saldo devedor;
Ao agente financeiro, das parcelas mensais referentes a multas por atraso de pagamento, por parte dos estudantes financiados pelo Fies;
De parcelas oriundas de condições especiais de amortização ou alongamento excepcional de prazos para os estudantes inadimplentes com o Fies
Inscrições abertas para o Fies do 2º semestre
O MEC abriu nesta terça-feira (28) as inscrições para Fies do segundo semestre de 2020, após adiamento de uma semana.

As inscrições podem ser feitas na página do Fies (http://fies.mec.gov.br/), clicando em "minha inscrição". Para isso, é preciso criar uma conta "gov.br" por meio de cadastro no "Login Único" do governo federal. O prazo segue aberto até as 23h59 de sexta-feira (31).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Niterói fará testes de vacina chinesa contra o coronavírus mês que vem; é o primeiro município do RJ a participar de ensaios

A Prefeitura de Niterói começa, já no mês que vem, a realizar testes de uma vacina contra o coronavírus. Uma parceria foi assinada nesta segunda-feira (27) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Butantan, de São Paulo, e o laboratório chinês Sinovac Biotech.

O estudo — o primeiro no RJ — será realizado prioritariamente em profissionais da saúde do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) e da Policlínica Sérgio Arouca.

A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo recrutamento de 500 a 900 participantes. Um site será criado para cadastramento.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (C) firma parceria para testes de vacina — Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação
Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (C) firma parceria para testes de vacina — Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação

Um ano de testes
Os voluntários passarão por entrevistas e avaliações médicas e, caso concordem com os termos do estudo, receberão duas doses da vacina, com 14 dias de intervalo, e serão monitorados pelos pesquisadores por um ano para análise dos resultados.

Os testes farão parte da Fase 3 da pesquisa da Sinovac. As etapas 1 e 2 foram feitas na China com mil voluntários.

A vacina é produzida com fragmentos “desativados” do novo coronavírus para inoculação em humanos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da Covid-19.

Vacinas — Foto: GloboNews
Vacinas — Foto: GloboNews

De acordo com o pesquisador André Siqueira, outras cidades do Brasil também estão envolvidas no estudo. “A prioridade é aplicar em profissionais de saúde, que estão sendo mais expostos”, explicou.

“No fim deste período, teremos a avaliação se a vacina de fato funciona, como a gente prevê que ela possa funcionar, pelos resultados apresentados nas fases anteriores”, emendou.

Siqueira enfatizou também que existe uma regulamentação para assegurar todos os direitos e a segurança dos participantes.

O acordo prevê fornecimento de doses até junho de 2021, caso a imunização se prove eficaz e segura.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há cerca de 136 vacinas contra o novo coronavírus em estudo em todo o mundo, mas somente 10 estão na fase de ensaio clínico, que permite testagem em humanos.

A vacina da Sinovac é baseada na manipulação em laboratório de células humanas infectadas com o novo coronavírus. É o mesmo princípio usado em outras vacinas globalmente bem-sucedidas, como as do sarampo e poliomielite.

Fonte: G1
Leia Mais ››