quinta-feira, setembro 07, 2017

Itaú pede paz nesse 7 de Setembro

Nesse 7 setembro a Prefeitura Municipal de Itaú-RN juntamente com suas respectivas secretarias municipais realizou em parceria com as escolas do município o tradicional 7 de Setembro.

A festividade teve início o hasteamento da Bandeira Nacional, ao som da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes; seguida pelo discurso do Prefeito Ciro Bezerra, que lamentou a atual situação política brasileira, mas depositando a esperança em futuro vindouro, onde o Brasil possa ainda ser exemplo de sua Independência.

“Quero dizer que hoje é um dia muito especial para todos nós brasileiros, de todos os recanto do país se comemora a Independência do Brasil. É um momento que todos nós podemos fazer uma reflexão pensando no futuro e no presente do nosso país. Diante de tantas decepções, nós temos visto nos últimos dias, nos últimos anos como a corrupção, o mau uso do dinheiro público, nós temos que sermos fortes, porque o Brasil não é ninguém, o Brasil somos todos nós; nós precisamos unir forças, sermos fortes, e preservar esse dia, como sendo o dia onde todos nós voltamos a ter aquele patriotismo, esse dia, o dia esse 7 de setembro possa ser um dia onde a gente possamos lutar por um pais cada vez melhor e entrar no rumo certo, lutar para o Brasil preservar a educação, lutando pela melhoria da saúde da população brasileira”. Destacou Ciro.

Após a fala do prefeito foi feito o passeio ciclístico pela pedindo PAZ na comunidade, principalmente no Brasil sendo encerrado no largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores com o sorteio de brindes para os participantes.

As autoridades que compareceram ao evento foram o Prefeito Ciro Bezerra; a Primeira Dama Jaíra Martins; o vice prefeito Paulo César; a secretária da Mulher Francisca das Chagas; o chefe de Gabinete Wilson Melo, o Secretário de Administração Marcos Moreira, o secretário de Agricultura José Roberto, a Secretaria do meio ambiente Karina Bezerra, a Secretária de Educação Mirianete Brasil, o Secretário de Cultura Jonilson Ferreira; o Secretário de Esportes Júnior Martins, o coordenador de saúde Nedilson Paiva, o Presidente da Câmara Ítalo Medeiros; o vereador Toinho Galego, equipe administrativa, diretores e comunidade em geral.





Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Comunidade Católica de Itaú celebra 9 anos de vida sacerdotal de Padre Bessa


A segunda noite da Festa de Nossa Senhora das Dores do município de Itaú-RN, foi muito especial para a comunidade Itauense; que pôde celebrar com o Padre Bessa seus 09 anos de vida sacerdotal.



Mais uma vez a Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes se fez presente a Santa Missa para homenagear o Pároco, através de apresentações religiosas.

Para dar início a Santa Missa, Pe. Bessa reafirmou seu compromisso de missionário a serviço da messe, se despojando diante do altar do Senhor, renovando sua vocação sacerdotal.



A Santa Missa foi acompanhada por Familiares do administrador paroquial que com alegria pode celebrar esse momento em sua terra, próximo dos seus familiares de sangue.

Durante toda celebração o padre testemunhava momentos vividos em sua caminhada de sacerdote, que levaram os fiéis a profunda reflexão. Chamando a atenção a ausência das comunidades que formam a paróquia de Nossa Senhora das Dores nesse momento de suma importância para sua vida, acreditando que talvez a falta de dialogo tenha impedido a presença das comunidades.



O Prefeito Ciro Bezerra proferiu homenagem em nome de toda comunidade católica itauense e paroquial destacando o trabalho prestado e a doação a qual fez com que todos se identificassem com Pe. Bessa.



Em nome dos Corroinhas, Victor Pereira proferiu uma bela mensagem de gratidão e agradecimento. Por fim um familiar (prima) do Pe. Bessa se emocionou ao fazer homenagens e ao descrever a vida sacerdotal do religioso.




Para encerrar as homenagens Nezia Maia também deixou sua mensagem, em seguida convidou a Banda Filarmônica para interpretar o parabéns pelos nove anos de vida sacerdotal de Pe. Bessa, que foi homenageado com um bolo recheado.

Finalizamos nossa matéria parabenizando o Padre por seus nove anos de serviço e doação a Jesus, seguindo o exemplo de Maria Missionária, estando sempre apto a se doar pelo irmão. Que as benção de Deus recaiam a cada amanhecer, fortalecendo o ardor de caminhar cada vez mais em prol do Reino de Deus... Parabéns Padre Bessa.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

FESTA DA PADROEIRA DE ITAÚ - N. Sra. DAS DORES - PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA


É chega a terceira noite de reunir a família na Festa de Nossa Senhora das Dores 2017. Você é convidado a receber as bênçãos de Deus se colocando em oração com fé e devoção.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA QUINTA-FEIRA

05:30 - A comunidade itauense foi acordada com os louvores que a Paróquia de Nossa Senhora das Dores entoava ao chegarem da caminhada de José à Maria.

18:30 - Terço de Nossa Senhora na Igreja Matriz

19:00 - Celebração da Palavra - "A paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade". (Papa Francisco)

Celebrante: Diácono Messias

Noiteiros: Liturgia e canto, Sec. Mun. de Saúde, Maternidade Marcolino Bessa, Unidades de Saúde, Clinicas Odontológicas, Laboratório de Análises Clínicas e Famílias do Bairro Centro.

Parte Social: Barraca da festa, de artigos religiosos, da pescaria e convivência fraterna

Responsáveis: Círculos do ECC.

É hoje... Forró pra cima
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, texto

PROGRAMAÇÃO OFICIAL


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Corpo sem identificação no ITEP pode ser de caicoense, órgão ‘admite’ semelhança

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte admitiu nessa noite, 06 de setembro, que há um corpo com as mesmas características do caicoense Anderson Emiliano dos Santos, conhecido como (…), Bob Esponja. 
Para o órgão, o corpo que se encontra na geladeira da central, na Ribeira, em Natal, chegou nas primeiras horas dessa quarta feira, 06, por volta da meia noite e quinze minutos, oriundo de Extremoz-RN, na Grande Natal, pode ser do caicoense. 
"Do que foi apurado até agora, tudo é hipotético, porém o corpo que deu entrada no órgão lá em Natal tem um piercing no supercílio (lado esquerdo) e bate com as fotos do caicoense que foram analisadas até agora", diz diretor do ITEP de Caicó. 
Para o Sargento César, coordenador do ITEP de Caicó, o que falta até o momento é a identificação, tendo que comparecer um familiar, de preferência parente de primeiro-grau, para que haja o reconhecimento. Até o momento ninguém da família procurou o órgão.


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Professor é denunciado por gravar imagens das alunas nuas em Upanema usando celular escondido

Um professor de geografia, de 34 anos, foi afastado de suas funções na Escola Estadual José Calazans Freire, no Centro de Upanema/RN, no início desta semana. 

O motivo: ele estava levando adolescentes para tomar banho de piscina num sitio perto da cidade de Upanema e lá destinava um quarto para as meninas trocarem de rouba para entrarem na piscina. 

Neste quarto, o professor deixava um celular escondido com a câmera ligada para gravar imagens das meninas colocando biquines. Neste final de semana, as meninas descobriram o celular. 

O aparelho estava ligado, estrategicamente localizado no bolso de uma calça pendurada no quarto, com a câmera virada para as meninas. No celular, as meninas contaram que viram dezenas de vídeos das colegas se trocando e nuas. 

As meninas relataram que saíram do quarto assustadas, perguntando de quem era o celular e o professor Abimael Medeiros, se mostrando surpreso para as jovens, assumiu que o aparelho era dele. 

As meninas voltaram para suas casas na cidade de Upanema e o professor não foi mais visto. O fato foi comunicado a Polícia Civil, a Polícia Militar e também na direção da escola José Calazans Freire, que fica no Centro da cidade. 

O diretor da escola, professor Diógenes Matoso, confirmou o fato ao MOSSORÓ HOJE. Ele disse que o professor foi afastado de suas funções pela direção da escola até que o caso seja apurado. Ele se mostrou surpreso com o fato. 

O município de Upanema, distante 40 km de Mossoró, está sem delegado titular. Quem está interinamente no cargo é o delegado André, que é o adjunto da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró. 

Este delegado passou a noite no plantão da Polícia Civil em Mossoró na noite de quarta para quinta-feira, 7, e quando tentando um contato com ele estava descansando. 

O delegado regional Denis Carvalho da Ponte destacou que a denúncia das jovens adolescentes, que está exposto nas redes sociais, é muito grave e passivo de investigação. 

As jovens nas redes sociais estão protestando exatamente porque ainda não foram adotadas providência previstas em lei contra o professor de geografia delas. Elas divulgaram também nos grupos a foto do professor, classificando-o de pedófilo. 

Ao tomar conhecimento do fato, a população da cidade ficou indignado. “Todos aqui na cidade estão indignados com este fato”, destaca um morador (pediu para não revelar o nome), mostrando a revolta das estudantes nas redes sociais. 

O MOSSORO HOJE tentou um contato com o professor através de um número fornecido pelas alunas, mas estava desligado. Nesta sexta-feira, 8, faremos novas tentativas.

Segue os prints com as jovens protestando contra a falta de atitude contra o professor.


Fonte: Mossoró Hoje
Leia Mais ››

Dilma diz que ex-ministro Antônio Palocci mentiu em depoimento ao juiz Sérgio Moro

A presidente Dilma Rousseff e o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, durante cerimônia de assinatura de termos de compromisso para construção de quadras esportivas e doação de bicicletas, no Palácio do Planalto, em Brasília. (Foto: Dorivan Marinho/AE)A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que o ex-ministro Antônio Palocci mentiu durante o depoimento que prestou ao juiz Sérgio Moro, na quarta-feira (6). Em uma nota enviada nesta quinta-feira (7) à imprensa, ela disse que jamais atuou para favorecer a Odebrecht na concessão de aeroportos, tampouco se reuniu com o ex-presidente Lula para falar sobre benefícios à empresa.
Durante cerca de duas horas de depoimento, Palocci afirmou que a Odebrecht tinha uma relação fluida com os governos petistas de Lula e Dilma. Segundo o ex-ministro, a relação entre a empresa e o governo federal era mantida a base de propinas.
Ele também afirmou que no fim do segundo mandato de Lula, Emilio Odebrecht ofereceu ao petista um pacote de benefícios, que incluia uma conta de R$ 300 milhões para gastos pessoais e partidários e também alguns imóveis. De acordo com Palocci, Dilma foi informada sobre o relacionamento da empresa com o governo durante uma reunião com Lula. Na nota, Dilma diz que o encontro nunca ocorreu.
Para exemplificar esse relacionamento e a troca de benefícios, Palocci teria dito que o governo beneficiou a Odebrecht na licitação para a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a inclusão de uma cláusula que proibia a participação das empresas envolvidas no consórcio que passou a operar no Aeroporto de Guarulhos abria caminho para a entrada da Odebrecht no Rio de Janeiro.
Na nota, Dilma rechaçou esse exemplo, afirmando que se trata de uma mentira. "Tal decisão foi tomada pelo governo para gerar concorrência entre as empresas concessionárias de aeroportos. Buscou-se evitar que, caso uma empresa tivesse a concessão de dois aeroportos, priorizasse um em detrimento do outro", diz trecho da nota.
Veja a íntegra da nota da ex-presidente Dilma Rousseff
"A respeito das declarações prestadas pelo ex-ministro Antonio Palocci em depoimento à Justiça Federal na quarta-feira, 6 de setembro, a Assessoria de Imprensa da presidenta eleita Dilma Rousseff esclarece:

1. O senhor Antonio Palocci falta com a verdade quando aponta o envolvimento de Dilma Rousseff em supostas reuniões de governo para tratar de facilidades à empresa Odebrecht, seja durante o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou no primeiro governo dela. Tais encontros ou tratativas relatadas pelo ex-ministro jamais ocorreram. Relatos de repasses de propinas também são uma mentira.
2. Todo o conteúdo das supostas conversas descritas pelo senhor Antonio Palocci com a participação da então ministra Dilma Rousseff – e mesmo quando ela assumiu a Presidência – é uma ficção. Esta é uma estratégia adotada pelo delator em busca de benefícios da delação premiada.
3. O episódio em que cita um inacreditável benefício à Odebrecht pelo governo Dilma Rousseff, durante o processo de concessões de aeroportos, mostra que o senhor Antonio Palocci mente.
4. O ex-ministro declarou perante a Justiça Federal que a decisão do governo Dilma de não permitir que um consórcio ou empresa ganhasse mais de um aeroporto foi criada pela presidenta eleita para beneficiar diretamente a Odebrecht. Isso é uma mentira!
5. Tal decisão foi tomada pelo governo para gerar concorrência entre as empresas concessionárias de aeroportos. Buscou-se evitar que, caso uma empresa tivesse a concessão de dois aeroportos, priorizasse um em detrimento do outro. O governo Dilma buscava atrair mais empresas para participar do sistema aeroportuário, garantindo que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como órgão regulador, tivesse mais parâmetros para atuar. Mais concorrência, menos concentração.
6. Eis um fato que desmascara as mentiras do senhor Antonio Palocci. A empresa Odebrecht, que ganhou a disputa junto com o grupo Changi, pagou R$ 19,018 bilhões pela outorga do Galeão. Sem dúvida, é a maior outorga paga por aeroportos no Brasil, o que afasta a acusação de beneficiamento indevido declarada por Palocci.
7. O quadro abaixo demonstra que a Odebrecht foi responsável pela maior outorga paga ao Governopara o direito de explorar apenas um dos seis aeroportos cujas concessões foram feitas pelo governo Dilma:

CONCESSÕES DE AEROPORTOS NO GOVERNO DILMA
São Gonçalo do Amarante, Natal (RN)
Grupo vencedor: Consórcio InfrAmerica - Infravix (50%) + Corporación America (50%) Estimativa de investimentos: R$ 650 milhões
Outorga: R$ 170 milhões
Guarulhos
Grupo vencedor: Invepar (90%) + ACSA (10%) Estimativa de investimentos: R$ 4,6 bilhões
Outorga: R$ 16,213 bilhões
Viracopos
Grupo vencedor: Consórcio Aeroportos Brasil - Triunfo (45%) + UTC (45%) + Egis (10%) Estimativa de investimentos: R$ 8,7 bilhões
Outorga: R$ 3,821 bilhões
Brasília
Grupo vencedor: Consórcio InfrAmerica - Infravix (50%) + Corporación America (50%) Estimativa de Investimentos: R$ 2,8 bilhões
Outorga: R$ 4,501 bilhões
Galeão
Grupo vencedor: Odebrecht (60%) + CHANGI (40%) Estimativa de investimentos: R$ 5,65 bilhões
Outorga: R$ 19,018 bilhões
Confins
Grupo vencedor: CCR (75%) + Munich/Zurich (25%) Estimativa de investimentos: R$ 3,5 bilhões
Outorga: R$ 1,1 bilhão
8. Eis os fatos. A ficção criada pelo senhor Antonio Palocci não se sustenta. A Odebrecht pagou 300% a mais pelo direito de explorar o aeroporto do Galeão. Nenhuma empresa desembolsou tanto. Que benefício ela obteria do governo Dilma Rousseff pagando a mais? Qual a lógica que sustenta o relato absurdo do ex-ministro?
9. A lógica que move o senhor Antonio Palocci é a mesma que acomete outros delatores presos por longos períodos. A colaboração implorada é o esforço de sobrevivência e a busca por liberdade. Isso não significa que se amparem em fatos e na verdade. É um recurso desesperado para se livrar da prisão. Em outros períodos da história do Brasil, os métodos de confissão eram mais cruéis, mas não menos invasivos e implacáveis."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dez presos são flagrados tentando fugir pelo teto de cela em presídio do Piauí

Presos foram flagrandos tentando fugir pelo teto de presídio (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)Uma tentativa de fuga na Casa de Custódia de Teresina foi abortada no início da tarde desta quinta-feira (7). Dessa vez dez presos foram flagrados saindo por um buraco na laje de uma das celas do pavilhão E.
De acordo com o gerente adjunto da Custódia, Reginaldo Ribeiro, os presos foram impedidos de fugir pelos policiais militares do Grupo de Intervenção Prisional, agentes penitenciários e pela guarda militar do presídio.
Equipe das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e a Força Tática da PM também deram apoio na parte externa da Custódia. Os presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados em outro pavilhão. Uma vistoria estrutural e conferência foram realizadas, após o ocorrido, e o buraco foi tampado.

Presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)
Presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

De acordo com Vilobaldo Carvalho, assessor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o motivo de tantas tentativas de fuga é porque o presídio sofre com a superlotação. “Atualmente a Casa de Custódia tem 336 vagas e está com 1.036 presos, ou seja, 700 a mais que a sua capacidade, basicamente o triplo”, disse.
Essa foi a terceira tentativa de fuga em menos de uma semana no Sistema Prisional do Piauí, já que ocorreram outras duas na Penitenciária Irmão Guido, na BR-316 na Zona Sul de Teresina.
No início da semana, em reunião com as diretorias de Inteligência e Proteção Externa e de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, o secretário Daniel Oliveira determinou o reforço da segurança no sistema durante o feriado e nos próximos dias.
"Estamos agindo preventivamente, de modo a evitar que os presos causem distúrbios. A ação rápida da equipe da Custódia, dentro de nosso planejamento de segurança, foi fundamental para impedir a tentativa de fuga", falou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Piscina com tubarões é achada em porão de casa nos EUA

Piscina com tubarões é achada em porão de casa nos EUA (Foto: New York State Department of Environmental Conservation via AP)Sete tubarões vivos e três mortos foram encontrados em uma piscina no porão de uma casa na região do vale do rio Hudson, em Nova York
O Departamento Estadual de Conservação Ambiental disse nesta quarta-feira (7) que agentes descobriram a piscina durante uma busca em LaGrangeville no mês passado.
Na piscina, de 15 metros de diâmetro, havia 7 tubarões-corre-costa vivos, dois tubarões-leopardo mortos e um tubarão-martelo morto. Eles tinham entre 0,6 metro e 1,2 metro.
Os tubarões vivos foram transferidos para o aquário de Long Island. Ninguém foi processado, e as investigações prosseguem.

Piscina com tubarões é achada em porão de casa nos EUA (Foto: New York State Department of Environmental Conservation via AP)

Piscina com tubarões é achada em porão de casa nos EUA (Foto: New York State Department of Environmental Conservation via AP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Maior torre de energia solar do mundo é construída em deserto de Israel

Usina de Ashalim ficará pronta no primeiro trimestre de 2018 (Foto: Divulgação)
Usina de Ashalim ficará pronta no primeiro trimestre de 2018 (Foto: Divulgação)


Na paisagem das areias do deserto do Negev, no sul de Israel, uma torre de 250 metros de altura - o equivalente a um prédio de 50 andares - se destaca. Trata-se da torre da usina solar de Ashalim, parte do esforço das autoridades israelenses para produzir, até 2020, 10% de sua energia através de fontes renováveis; hoje, este porcentual é de 2,5%.
A mais alta do mundo em um projeto de energia solar térmica concentrada (Concentrating Solar Power - CSP, em inglês), a torre de Ashalim é circundada por 50.600 espelhos controlados por computador (heliostatos), distribuídos por uma área de 3 km². Esses espelhos acompanharão a movimentação do sol de modo a refletir luz sobre uma caldeira localizada no alto da torre, durante o maior tempo possível ao longo do dia.
A radiação solar infravermelha capturada pelos espelhos e refletida sobre a caldeira criará um processo térmico de vapor que moverá enormes turbinas, gerando energia elétrica "limpa". Quando pronta, no primeiro trimestre de 2018, a usina de Ashalim produzirá 121 megawatts de energia solar, suficientes para iluminar 125 mil casas, evitando a emissão anual de 110 mil toneladas de dióxido de carbono.
"A eletricidade será gerada a partir do vapor da mesma forma que geraria uma usina de gás ou de carvão, mas a energia não vem de combustíveis fósseis e sim do sol. É uma obra de porte para quem quer investir em energia limpa", diz o engenheiro uruguaio Jacinto Durán-Sanchez, diretor-geral da usina solar.

Espelhos podem ser controlados remotamente e ficam próximos a torres de wi-fi, para garantir conexão sem interrupção (Foto: Felipe Wolokita/BBC)
Espelhos podem ser controlados remotamente e ficam próximos a torres de wi-fi, para garantir conexão sem interrupção (Foto: Felipe Wolokita/BBC)

Conexão 24h
Os espelhos serão controlados remotamente até mesmo por telefones celulares dos engenheiros e diretores. Diariamente, a areia do deserto acumulada sobre eles terá de ser retirada.
"Os heliostatos vão estar inclinados, levando os raios de sol e o calor até a caldeira para levar a água a um vapor de 600 graus. Cada heliostato tem seu comando individual e remoto. Entre os espelhos há torres de wi-fi para assegurar que estejam conectados 24h por dia", explica o engenheiro argentino Claudio Nutkiewicz, outro latino-americano envolvido no projeto.
No mundo, existem atualmente apenas 10 usinas heliotérmicas com capacidade superior a 121 MW. A maior é a de Ivanpah, no deserto do Mojave (EUA), inaugurada em 2014, com capacidade projetada de 392 MW. Mas ela conta com três torres de 190 metros de altura cada uma (40 andares), que recebem luz de 173.500 heliostatos.

O projeto de Israel é mais humilde no número de espelhos (um terço), mas inova ao contar com apenas uma torre dez andares mais alta - que teria potencial maior na produção energética com custo menor do que o de erguer diversas torres. Novos megaprojetos com torres altíssimas (ao invés de várias mais baixas) estão em andamento. Uma delas, na Austrália, chegará perto da de Ashalim. A Aurora Solar Energy terá uma torre de 227 metros de altura (48 andares).

A usina solar (ou heliotérmica) de Ashalim tem custo estimado de US$ 570 milhões e, faz parte de um projeto mais amplo, o Megalim, uma joint-venture entre a General Electric (GE), a BrightSource (empresa americana de energia solar que também construiu a usina de Ivanpah) e o fundo israelense Noy (que investe em infraestrutura, com participação do Banco Hapoalim, o maior do país).
No total, o projeto é estimado, em US$ 820 milhões, incluindo mais duas obras complementares: uma para armazenamento de energia solar de noite e outra de uma usina com tecnologia fotovoltaica para produzir ainda mais energia. Juntos, os três projetos solares gerarão cerca de 310 MW - cerca de 2% das necessidades de Israel.
Mas as usinas heliotérmicas também têm críticos. Nos Estados Unidos, ambientalistas apontam para o fenômeno de aves mortas encontradas nas proximidades dessas centrais elétricas. Eles afirmam os pássaros são incinerados pela luz refletida pelos espelhos, que pode alcançar 600° centígrados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Tubarão-tigre de 3 metros é encontrado no litoral Norte potiguar

Segundo os pescadores que pegaram o tubarão, ele foi tirado da água já sem vida (Foto: Daniel Bezerra)Um tubarão com aproximadamente 3 metros de comprimento foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (7) na praia de Ponta do Mel, em Areia Branca, no litoral Norte potiguar. Vice-presidente da Associação Tubarões da Costa RN, Lucas Werner disse ao G1 que o animal é da espécie tigre (Galeocerdo cuvie).
Segundo o presidente da colônia de pescadores do município, Francisco Antônio Bezerra, o Chicão, o peixe foi retirado da água com a ajuda de uma rede de pesca. “Depois de cortado, deu uns 60 quilos só de filé, e foi vendido o quilo a R$ 6”, disse.
Ainda de acordo com Chicão, este foi o terceiro tubarão encontrado morto na região somente este ano.
Tubarão-tigre
O tubarão-tigre faz parte da família dos carcharrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste brasileiro. Chega a medir até 6 metros de comprimento. Ele aperece em terceiro lugar quando o assunto é ataque a humanos. Fica atrás apenas do cabeça-chata e do tubarão-branco.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PM que deveria estar preso por matar advogada a pauladas no RN aparece em vídeo tomando banho de piscina

Gleyson Alex de Araújo Galvão deveria estar preso desde 2013, mas aparece em fotos recentes tomando banho de piscina (Foto: Cedida ao G1 RN)O soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Gleyson Alex de Araújo Galvão, está tendo momentos de lazer e diversão. Não deveria. De acordo com decisão judicial, é para ele ser mantido preso, à disposição da Justiça, enquanto aguarda julgamento pelo homicídio da advogada Vanessa Ricardo de Medeiros, de 37 anos, morta a pauladas em 2013 dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, do interior do estado. Mas, o que se vê são fotos e vídeos (veja acima) nos quais o policial aparece tomando banho de piscina em um condomínio de apartamentos na Zona Oeste de Natal, distante mais de 10 quilômetros do 4º Batalhão da PM, que fica na Zona Norte, de onde ele não poderia sair.

Advogada Vanessa Ricarda foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro de 2013 (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Advogada Vanessa Ricarda foi morta a pauladas no dia 14 de fevereiro de 2013 (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O G1 teve acesso às imagens que mostram o soldado em total liberdade e as repassou para o Comando de Policiamento Metropolitano, que prometeu abrir investigação. “Vamos instaurar um Procedimento Administrativo Militar para apurar o que houve”, ressaltou o tenente-coronel Zacarias Mendonça, comandante do CPM, ao confirmar que o soldado só pode deixar o quartel com ordem judicial.

Comando da PM promete apurar o fato de o policial aparecer em fotos fora do quartel da PM, onde deveria estar detido (Foto: Cedida ao G1/RN)
Comando da PM promete apurar o fato de o policial aparecer em fotos fora do quartel da PM, onde deveria estar detido (Foto: Cedida ao G1/RN)

"Isso é um descalabro. E quem, dentro do comando da PM, estiver dando cobertura a essa situação, está cometendo um crime. O governador deve tomar providências imediatas ou se tornará cúmplice desse absurdo", comentou o advogado Emanuel de Holanda Grilo, que defende a família da advogada assassinada.
Gleyson Galvão deveria ter sentado no banco dos réus em novembro do ano passado, mas o júri popular acabou adiado porque o Ministério Público solicitou uma nova avaliação psiquiátrica do policial. Em julho deste ano, o juiz Rafael Barros Tomaz do Nascimento determinou que o soldado fosse submetido a um exame de sanidade mental. O teste chegou a ser marcado para o dia 15 de agosto, mas não aconteceu porque a defesa de Gleyson alegou que ele havia surtado, tendo sido necessário interná-lo com urgência no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado.
O G1 tentou falar com os advogados do soldado, mas não conseguiu contato.

Réu preso
Gleyson Araújo, que tem 36 anos, está detido sob força de um mandado de prisão preventiva. Ele foi preso em flagrante no dia 14 de fevereiro de 2013, momentos após o crime. Atualmente, conforme o próprio comando da PM, está detido no 4º Batalhão, na Zona Norte de Natal.
Por várias vezes a defesa do réu tentou colocá-lo em liberdade, alegando problemas mentais. Contudo, os pedidos foram negados pelo juiz Ederson Batista de Morais. Para o magistrado, o quadro de insanidade não foi comprovado. Na decisão, ele destacou que em mais de seis anos de trabalho como policial militar, Gleyson Araújo nunca precisou ser afastado para se tratar de nenhum problema relacionado à saúde mental. Além disso, o fato de o policial ter ensino médio completo, já ter cursado o ensino superior e ter sido aprovado em concurso público de "significativa dificuldade", pesam contra a instauração do incidente de insanidade. O juiz ressaltou também que o acusado "sequer soube dizer qual o distúrbio que, em tese, o acometia, mesmo sendo pessoa de relevante grau de instrução".
"A única tese de defesa que se tentou construir no processo, sem êxito, foi a de que o acusado está louco e não lembra o que fez. Essa afirmação absurda é desmentida nos autos, embora a defesa tenha conseguido, sabe-se lá como, um laudo atestando a doença mental. Creio que o crime não ficará impune e o assassino deve pegar em torno de 12 a 30 anos de reclusão, como prevê o código penal”, comentou o advogado Emanuel Grilo.
O assassinato
Funcionários do Motel Cactus, onde a advogada Vanessa Ricarda foi espancada, acionaram a guarnição depois que escutaram uma discussão do casal. “Eles ouviram a mulher gritando e nós fomos chamados”, contou o tenente Everthon Vinício, do 8º Batalhão da PM, à época do crime.

De acordo com a acusação, Gleyson Galvão ficou chateado com o fato de a advogada ter se recusado a fazer sexo com ele na frente de uma outra pessoa. "Assim, ele atacou a vítima de surpresa, desferindo pauladas em sua cabeça", relata a denúncia feita pelo Ministério Público. Ainda de acordo com o MP, "ficou evidenciado o motivo fútil, a utilização de meio cruel e a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima como qualificadoras do crime de homicídio".
O PM foi encontrado na área comum do prédio onde funciona o motel. O tenente Everthon Vinício contou também que o soldado Gleyson apresentava sinais de embriaguez e manchas de sangue pelo corpo. “Ele vestia somente um short, que estava todo sujo de sangue”, afirmou.
Ao entrarem no quarto, os policiais encontraram a advogada desacordada e ensanguentada. “O rosto dela estava bastante desfigurado e os objetos do quarto revirados”, relatou o delegado Everaldo Fonseca.
O corpo de Vanessa Ricarda foi enterrado no cemitério público da comunidade de Santo Antônio da Cobra, distrito a 18 quilômetros de Parelhas, na região Seridó.

Familiares e amigos acompanharam o enterro da advogada Vanessa Ricarda, em Parelhas (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Familiares e amigos acompanharam o enterro da advogada Vanessa Ricarda, em Parelhas (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Menor de 14 anos pego pela PM com 23 tabletes de maconha no BH em Mossoró

Um menor de 14 anos de idade, foi conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, na manhã desta quinta feira 7 de setembro, após ser flagrado com 23 tabletes pequenos de maconha. 

Segundo o Cabo Pm Ocimar, da VTR 234 que cobre a área do Bairro Belo Horizonte(BH), o menor transitava em via pública, nas proximidades da Rua Jão Damásio naquele bairro e quando percebeu a presença da guarnição, se demonstrou nervoso e tentou desviar a rota. 

Os policiais resolveram abordá-lo e durante a revista pessoal, foi encontrado o material ilícito, que estava em um saco plástico no bolso da bermuda do menor. 

O menor infrator e a droga, foram encaminhados a DP de Plantão e apresentados ao delegado plantonista, para que sejam adotadas as medidas cabíveis. O Cabo Ocimar informou que esta é a trerceira vez que o menor é flagrado com droga.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Jovem perde controle de veículo e invade residencial, quando fugia de criminosos no Bairro Costa e Silva

Um jovem de 20 anos, identificado como Vicente Maximinio da Costa, se envolveu em uma acidente de trânsito durante a madrugada desta quinta feira 7 de setembro, na Avenida Antônio Campos, proximo a UERN no bairro Costa e Silva em Mossoró. 

Ele acabou perdendo o controle do volante do carro e invadiu uma casa de um residencial naquela localidade e acabou atingindo uma pessoa que dormia na residência. 

Vicente Maximinio e a outra vítima identificada como Wilker Breno de Lima ficaram feridos e foram socorridos pelo Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. 

Aos policiais da Guarnição do 12º BPM que atenderam a ocorrência, o jovem vicente disse que estava sendo perseguido por dois homens em uma moto que efetuavam disparos de arma de fogo contra a sua pessoa e que acabou perdendo o controle do carro. 

Ele não soube precisar se estava sendo vítima de uma tentativa de assalto, ou mesmo de um atentado a bala, mas disse que ao bater na casa, os suspeitos fugiram. O carro ficou literalmente destruído pelo impacto da colisão. 

O Sargento Almeida Paiva do Segundo Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) realizou os procedimentos cabíveis à Polícia de Trânsito.




Fonte: Fim da Linhaa
Leia Mais ››

Carro roubado durante arrastão em residência no Alto da Pelonha é recuperado pela PM em Mossoró

Um veículo tipo Chevrolet Cobalt de cor branca roubado no final da semana passada durante um arrastão em uma residência no Alto da Pelonha em Mossoró RN, foi recuperado na noite desta quarta feira 06 de agosto pela Polícia Militar. 

Segundo consta no BO registrado na Polícia Civil, o dono do carro saía de sua residência para trabalhar, por volta das 05h00min, quando foi rendido pelos bandidos, que o obrigaram a entrar em casa e fizeram um verdadeiro arrastão, onde levaram vários objetos e o veículo Chevrolet Cobalt. 

Após alguns dias em poder dos bandidos, o carro foi abandonado nas proximidades do IFRN no bairro Costa e Silva e localizado pelos policiais da RP 1203 do 12º BPM, após informações repassadas ao Centro de Operações da PM (COPOM). 

O veículo foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil e devolvido ao proprietário nesta manhã de quinta feira (7). Os objetos levados da residência ainda não foram recuperados.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Receita libera amanhã consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda

A consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017 estará disponível a partir das 9h de amanhã (8). O lote contempla 2,257 milhões de contribuintes, totalizando a liberação de mais de R$ 2,7 bilhões.

Também serão liberadas para consulta restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. Ao todo, será liberado crédito bancário para 2,357 milhões de contribuintes, no dia 15 de setembro. Do total de R$ 3 bilhões, R$179,180 milhões referem-se a recursos para os contribuintes com preferência para receber: 40.429 idosos e 5.026 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone (146). Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Natal é a 2ª melhor capital do Nordeste e a 7ª do país em investimentos, diz pesquisa

Natal está na lista de capitais brasileiras que conseguiram manter um bom padrão de administração das contas públicas em meio à crise do país. É o que aponta estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que classificou a capital potiguar como a sétima melhor do Brasil e a segunda da região Nordeste, levando em conta o índice de investimentos.

O indicador da pesquisa varia de 0 a 1 e Natal também se destaca em outra área analisada pela Firjan. No índice Receita Própria, que aponta a capacidade do Município “caminhar com as próprias pernas”, independentemente de recursos estaduais ou federais, a capital do Rio Grande do Norte é classificada como excelente. A mesma classificação se repete em referência ao Custo da Dívida municipal.

Em relação aos investimentos, Natal fica atrás apenas de Teresina/PI, no comparativo das capitais nordestinas. No entanto, a capital piauiense perde para a potiguar no quesito Receita Própria, o que aponta para o fato de que os investimentos na cidade do Piauí ocorrem principalmente devido ao apoio de outras fontes de recursos.

Os números coletados pela Firjan refletem os programas e ações que têm sido realizadas pela Prefeitura nos últimos cinco anos. Dentre elas, a construção de novas escolas e Centros de Educação Infantil, a abertura de três das quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em funcionamento na cidade, a reforma e a ampliação de 40 unidades básicas de saúde, além das obras de asfaltamento, drenagem e pavimentação em todas as regiões de Natal.

O estudo apresentado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal revela que 86% das cidades analisadas registram situação fiscal difícil ou crítica, sendo que o quadro é tão grave que 2.091 cidades estão ilegais por descumprirem alguma exigência das principais legislações sobre finanças públicas, principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dentre elas, 937 não declararam suas contas até a data-limite prevista em lei e não puderam ser avaliadas no IFGF.

Ainda é apontado no estudo que um dos principais problemas dos municípios é o elevado comprometimento do orçamento com despesas obrigatórias. Em momentos de queda de receita, como o atual, essas obrigações dificultam a adequação das despesas à capacidade de arrecadação, deixando as contas expostas à conjuntura econômica. Com isso, os investimentos são muito afetados.

Fonte: No Minuto
Leia Mais ››

Preso usa corda feita com lençol e cobertor para fugir de leito de isolamento de hospital em Juiz de Fora

Preso usou corda improvisada para fugir pela janela nos fundos do HPS na noite de quarta-feira (6) (Foto: Reprodução / TV Integração)Um preso de 32 anos usou uma corda feita com lençol e cobertores para fugir de um leito de isolamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Juiz de Fora. O caso foi registrado pela Polícia Militar (PM) na madrugada desta quinta-feira (7). Um agente penitenciário contou aos policiais que o preso alegava ser soropositivo e disse que tinha interrompido um tratamento para tuberculose.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura, responsável pela unidade, informou que o paciente deu entrada na segunda-feira (4) para avaliação médica e, na quarta-feira (6), foi encaminhado para o 3º andar, onde estava sob escolta de agentes penitenciários. A pasta ressaltou que "a responsabilidade pelos acautelados em tratamento em qualquer unidade de saúde é do Estado", conforme nota.
A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que o detento estava no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora desde o dia 21 de maio deste ano, quando foi internado por determinação judicial. Depois da fuga desta quinta, a pasta registrou a ocorrência, acionou a perícia para investigar as circunstâncias e vai também instaurar uma investigação preliminar no âmbito Sistema Prisional.
No Boletim de Ocorrências (BO) da PM, consta que o homem estava em observação no 1º andar e foi encaminhado para um leito no 3º andar, na cela de segurança prisional hospitalar. Cerca de 50 minutos mais tarde, foi determinado que ele fosse encaminhado ao setor de isolamento.
Por volta de 23h30 desta quarta, foi ouvido um barulho na área externa, nos fundos do hospital, e então foi descoberta a fuga do autor pela janela do quarto, usando uma corda feita com lençol e dois cobertores para alcançar a marquise.
Depois disso, ele chegou até a rua e fugiu. Houve rastreamento na região, mas o homem ainda não foi localizado. O caso será encaminhado para investigação na Polícia Civil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Prefeita de Santa Luzia é presa por suspeita de envolvimento em morte de jornalista

Roseli Pimentel, prefeita de Santa Luzia (Foto: Reprodução/TV Globo)
A prefeita de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Roseli Ferreira Pimentel (PSB), foi presa na manhã desta quinta-feira (7), por suspeita de envolvimento na morte de um jornalista em agosto do ano passado.
Roseli estava em casa na hora da prisão e foi levada para uma delegacia na capital mineira. Ela vai passar pelo Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e depois será encaminhada a um presídio.
A Polícia Civil disse que cumpriu o mandado de prisão preventiva contra a prefeita, que foi expedido pelo desembargador da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alexandre Victor de Carvalho, após parecer favorável do procurador de Justiça Henrique da Cruz German.
Ainda segundo a polícia, durante a operação também foram presos outros três homens suspeitos. Eles são investigados no inquérito policial instaurado em razão do homicídio do jornalista Maurício Campos Rosa, do jornal O Grito, crime ocorrido em 17 de agosto do ano passado, em Santa Luzia.
Os presos foram encaminhados ao Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde serão ouvidos.
O delegado responsável pelo inquérito policial, César Matoso, irá se manifestar somente após finalizadas as medidas sigilosas referentes à investigação.
Roseli teve o mandato cassado cinco vezes e ainda estava no cargo por causa de liminar. Ela e o vice-prefeito, Fernando César de Almeida Nunes Rezende (PRB) são acusados de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral.
Outra condenação
Roseli já havia sido condenada em primeira instância por outra irregularidade. Neste ação, ela foi considerada culpada de ter determinado, por meio de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.
Segundo a juíza eleitoral Arlete Aparecida da Silva Coura, houve abuso de poder político e econômico. Ela teria se aproveitado de sua influência política e dos recursos municipais para favorecer a sua candidatura. A prefeita é acusada de ter determinado, através de mensagens enviadas por celular, que diretores de escolas municipais influenciassem pais de alunos durante as eleições.
De acordo com a decisão judicial, “comentários compartilhados e as experiências narradas demonstram que as servidoras públicas em questão realizaram campanha eleitoral valendo-se dos cargos por elas exercidos na rede municipal de ensino”.
A prefeita e o vice foram declarados inelegíveis por oito anos e ainda foram condenados a pagar multa de R$ 15 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››