quarta-feira, setembro 18, 2013

Polícia age rápido e apreende menor velho conhecido, em Itaú-RN

Se deu mal mais uma vez, por prática de furto o menor L. de 17 anos, na manhã desta quarta-feira (18) na Zona rural do Município de Itaú-RN.

De acordo com informações da polícia na madrugada desta quarta-feira, a vítima (nome preservado) saiu de sua residência para o trabalho no sítio currais deixou a moto Honda Titan placa MZF4574, Itaú-RN, estacionada na calçada e ao retornar não a encontrou, percebendo que no local havia outra moto Honda CG125 modelo mais antigo que a sua, placa HUE4231, Iracema-CE.

Aguardado alguns momentos o menor L. chegou para levar a moto velha com a desculpa de não saber quem havia deixa-a no local, mas que iria levá-la.

Desconfiado da ação do menor a vítima ligou para a polícia que foi orientado a segui-lo. O acusado foi visto entrando em uma casa de taipa no sangradouro do açude, que ao fazer olhar pelas frescas da janela viu sua moto no interior da casa.

De imediato a vítima informou a polícia, que em uma ação rápida, sob o comando do Sargento Xavier, a equipe de polícia chegou no momento em que o menor retirava o veículo para empreender fuga por volta das 6h da manhã.

O menor infrator foi apreendido com a moto e o capacete que se encontrava dentro da residência e levado para delegacia de polícia para prestar esclarecimentos, em seguida foi encaminhado para o CDP de Apodi para os procedimentos de praxe.

Outras apreensões

O menor L. já foi apreendido outras vezes pela polícia de Itaú-RN pela prática de roubo e tráfico de drogas, por ser de menor de idade é liberado, ficando livre para cometer novos crimes.









Arlindo Maia da Redação do cidade News
Leia Mais ››

Polícia Militar apreende 28 armas e 120 munições de diversos calibres em 15 dias no RN


Em decorrência das ações de policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, na primeira quinzena do mês de setembro foram contabilizadas as apreensões de 28 armas de fogo e de 120 munições de diversos calibres.

Em média, 60% das apreensões das armas e munições foram realizadas na Região Metropolitana do Estado, enquanto os outros 40% das armas e munições apreendidas foram registradas nas diversas regiões do interior do Estado.
Ainda na primeira quinzena de setembro, a PM ainda realizou a apreensão de 6,6 kg de drogas e entorpecentes, mantendo uma proporção de 50% nas apreensões tanto na Região Metropolitana quanto no interior do Estado.
Em relação aos veículos recuperados e a captura de foragidos, a Polícia Militar registrou o encontro de 29 veículos que possuíam queixa de roubo ou furto e a captura de 07 pessoas que se encontravam foragidas do sistema prisional do Estado. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Juiz Rivaldo Pereira Neto, de Pau dos Ferros, está sendo ameaçado de morte pelo PCC

O Rio Grande do Norte tem três juízes ameaçados de morte, sendo que a situação mais grave é do juiz Rivaldo Pereira, de Pau dos Ferros. Neste caso, o magistrado está se deslocando com escolta armada e solicitou o aluguel de um carro blindado ao Tribunal de Justiça do Estado.

O juiz Rivaldo Pereira, em contato com o Defato.com, não precisou exatamente como são as ameaças que está recebendo. Adiantou apenas que tudo começou depois que ele decretou prisões dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Ceará e RN a partir dos presídios.

Veja detalhes da Operação Elefante Branco.

Neste caso, o delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto destacou, em vídeo (abaixo), que o tráfico de drogas no Rio Grande do Norte e Ceará sendo comandado por homens do Primeiro Comando da Capital (PCC) a partir de presos dentro do Presídio de Itaitinga, no Estado do Ceará.

As ameaças foram comunicadas ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Aderson Silvino, e também a presidenta da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), juíza Hadja Hayanne.

“Eu confirmo as ameaças, mas não posso precisar quais as medidas que foram adotadas por parte da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado, por uma questão estratégica de segurança do próprio magistrado”, destaca a presidenta da AMARN.


Em Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira passou a se deslocar com escolta armada. Os seguranças também ficam em locais estratégicos nas imediações do Fórum Municipal.

No dia 8 de agosto passado foi publicado no Diário Oficial do Estado: “Portanto, a contratação emergencial dos serviços de locação de veículo blindado, nos termos pretendidos nestes autos, é medida adequada e eficiente à proteção da integridade física do Juiz da Comarca de Pau dos Ferros/RN, ameaçada por organização criminosa de alto grau de periculosidade, conforme apurado no processo”, destaca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantor de forró perde controle de carro e destrói muro de creche em Fortaleza no Ceará


O vocalista da banda de forró Pé de Ouro, André Luiz, o ''Andrezinho'', colidiu o veículo que conduzia contra o muro de uma creche na manhã desta quarta-feira (18), no Bairro Passaré, em Fortaleza. 

O acidente ocorreu por volta de 7h e não havia crianças no local. Ninguém ficou ferido. O motorista perdeu o controle do veículo, atravessou o muro e parou dentro da creche. 

A assessoria do cantor informou que a barra da direção do carro, modelo Civic, quebrou e causou o acidente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PM de Messias Targino troca tiros e recupera carro roubado da Prefeitura de Marcelino Vieira

Na noite desta terça-feira, 17/09, por volta das 19:00hs, a guarnição de serviço da cidade de Messias Targino/RN , sob o comando do Cmt daquele destacamento, entraram em confronto com elementos não identificados.

Os elementos estavam em um veículo, tipo Gol, de cor branco, mais pintado de preto, de placa NOE-9658, Marcelino Vieira/RN, no qual estava modificada por fitas pretas, com o número de placa falso, sendo, NOE 8858 – Marcelino/RN.

O veículo foi recuperado, o mesmo tinha sido pintado de preto e modificada a placa como o informado acima. O referido carro havia sido roubado na Zona Rural de Janduís/RN, aproximadamente a um mês atrás, sendo que pertence a Prefeitura Municipal de Marcelino Vieira/RN.

Após a recuperação do veículo, chegaram o apoio dos policiais das cidades de Janduís e Campo Grande, onde seguiram em diligências no sentindo de localizar outro veículo também possivelmente roubado. Tendo o veiculo na prática de outro roubo e sequestro de um comerciante local, no qual, o comerciante já foi resgatado por policiais que estavam no local, o crime ocorreu na Zona Rural do município de Janduís/RN.

Reprodução Cidade News Itaú via CG na Midia
Leia Mais ››

HOMEM PEDE PARA OLHAR QUARTO E TENTA ESTUPRAR FUNCIONÁRIA DO HOTEL SÃO GERALDO EM ASSU

Na tarde de hoje 18/09 por volta das 15:30hs um homem chegou ao hotel São Geraldo que fica no centro de Assu, pediu para olhar um quarto se passando por cliente, a funcionária ao mostrar o quarto, o elemento tentou estuprá-la sem êxito.
Segundo informações após o ato sem sucesso o elemento se evadiu se deixar pista, preste atenção as características do meliante.
CARATERÍSTICAS DO MELIANTE:
Branco, alto aproximadamente 1,75, calvo, camisa gola pólo preta, e bermuda camuflada  ........  se avistar alguém com estas características ligue para polícia.


Em um determinado momento o acusado perguntou o que teria por trás de uma porta que fica no interior do apartamento, e a funcionaria lhe mostrando, disse que se tratava de um banheiro. Aproveitando-se da situação e do local, o acusado empurrou-a para dentro do banheiro e trancou a porta do apartamento, exigindo silencio da vitima e afirmando estar armado.

Ainda de acordo com a vítima, o acusado lhe agarrou o pescoço, sufocando-a até que a mesma veio a desmaiar por instantes, e ao tornar “pedindo a DEUS que tudo não passasse de um pesadelo”, viu que o homem ainda estava no apartamento. Mais uma vez ele a segurou pelo pescoço e mandou que tirasse a roupa e que não gritasse, se não a mataria. Mesmo nervosa e em prantos pelas ameaças, a jovem conseguiu pedir para que o acusado não a matasse e que a deixasse ir. E ao ouvir vozes de outros funcionários que estavam arrumando outro apartamento, o acusado decidiu sair acompanhando a funcionaria até a recepção, alertando-a mais uma vez que estava armado e que ela fingisse não estar acontecendo nada e saiu calmamente pela porta da frente do hotel.
A polícia foi alertada por outros funcionários, que encontraram a jovem em choque na cozinha do hotel.
Após assistirem ao vídeo das câmeras de segurança os policiais saíram em diligencia, mas não conseguiram encontrar o acusado.
Com as imagens das câmeras e a ajuda da população, a polícia acredita que irá identificar e prender a autor do fato.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

BIZARRO: MULHER TINHA RELAÇÕES INTIMAS COM CÃES E MARIDO FILMAVA


Uma mulher foi acusada de ter relações íntimas com seus cães enquanto era filmada pelo marido. Segundo a polícia o casal postou os vídeos na internet.
O chefe do departamento policial Raeford afirmou que qualquer coisa que um homem e uma mulher poderiam fazer era realizado pela mulher e os animais. Ambos tem 23 anos de idade e começaram a serem julgados ontem 17/09 após serem detidos no dia anterior.
Eles estão sendo acusados de bestialidade, e divulgação de materiais obscenos. A polícia apreendeu equipamentos de informática na casa do casal e colocou dois cães e três gatos que viviam no local em um abrigo de animais. CADA UMA.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Projeto da Arena das Dunas irá capacitar 150 jovens carentes de Natal

arena maqueteA ARENA DAS DUNAS, OAS Arenas, a Plan Brasil, Amsterdam ArenA / ArenA do Brasil, AkzoNobel, VSO e Randstad, acabam de firmar parceria para início imediato do projeto GOLS PARA UMA VIDA MELHOR – DANDO OPORTUNIDADE A JOVENS EM RISCO – iniciativa de inclusão social que irá treinar e capacitar jovens carentes da cidade de Natal para atuarem como orientadores e apoio do novo estádio.

Trata-se do primeiro equipamento da OAS Arenas a receber um projeto social com parceria internacional. A Escola de Produtividade do canteiro de obras da Arena das Dunas é o espaço escolhido para sediar um centro temporário de formação profissional para aplicação, habilidades e treinamentos que serão acrescentados ao currículo para os futuros prestadores de serviço do estádio.

Um cuidadoso processo de seleção junto às comunidades vai garantir a 150 jovens carentes em Natal a oportunidade de participar de um programa de treinamento com capacitação ministrada por profissionais internacionais com o objetivo de ensinar aos futuros orientadores toda a dinâmica de trabalho dentro do estádio em partidas de futebol, megaeventos, shows, espetáculos, entre outros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Realização da Copa do Mundo prevê alterações no calendário escolar no RN

As escolas do Rio Grande do Norte deverão adotar um calendário escolar especial para o próximo ano letivo, em função da realização da Copa do Mundo. Natal será uma das cidades-sede do Mundial de Futebol e deve receber quatro jogos durante o evento, a ser realizado no mês de junho de 2014. A recomendação quanto à mudança do calendário está prevista na Lei Geral da Copa, determinando que as atividades escolares nas cidades-sede sejam suspensas neste período. Entretanto, a decisão da mudança no calendário de aulas cabe a cada gestor da rede pública de ensino e diretores das escolas da rede privada.

O Ministério da Educação (MEC) reforça que a legislação específica do Mundial não se sobrepõe à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo a norma, o calendário letivo das unidades de ensino da rede pública ou privada deve seguir a aplicação de 800 horas/aula, divididas em 200 dias letivos. As escolas municipais e particulares do RN ainda não definiram calendário para o próximo ano.

Entretanto, ambas as redes de ensino sinalizam adesão à recomendação da Lei da Copa. Antônio Andrade, diretor de uma escola particular em Natal, afirmou que diretoria e coordenação da instituição já vêm se reunindo para debater sobre as possíveis alterações.
“Nós estamos discutindo essa mudança há uns 30 dias, mas ainda não chegamos a um consenso. É provável sim que nossa escola antecipe o início das aulas para o mês de janeiro, mas o que sabemos é que temos a obrigação de cumprir com os 200 dias letivos.

Adequar o calendário de 2014 sem mexer no calendário de 2013 fica difícil. Nós já estamos praticamente no final do ano e essa é a nossa maior dificuldade”, declarou. No caso da escola dirigida por Antônio Andrade, estão sendo analisadas datas entre os dias 13 e 21 de janeiro para dar início ao ano letivo.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Natal afirmou que as aulas das escolas públicas municipais começarão uma semana mais cedo, com data prevista para 10 de fevereiro. “Normalmente os alunos entram em recesso na primeira quinzena de junho. Então não precisaremos mudar muito o nosso calendário. Iremos antecipar uma semana de aulas para que o recesso seja maior e possa contemplar o período da Copa”, avaliou a secretária municipal de Educação, Justina Iva.

“Nós acreditamos que adequar o calendário letivo é a melhor opção, já que seria improdutivo manter as aulas nesse período. Sabemos que a frequência dos alunos iria cair e as dificuldades para mobilidade, em função do trânsito, também seriam um ponto prejudicial”, declarou a secretária.

A reportagem também escutou a secretária Betânia Ramalho, responsável pela pasta da Educação no estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a gestora, todas as unidades do ensino do estado já foram notificadas das alterações no calendário letivo de 2014, que já está definido. “Terminaremos o ano letivo deste ano no dia 22 de dezembro e retomaremos as atividades no dia 19 de janeiro, de modo a conceder o recesso escolar no período dos jogos. Alunos e professores terão férias no mês de junho para poderem acompanhar a realização dos jogos”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telexfree processa Globo após programa sobre pirâmides no Mais Você

A Telexfree processou a TV Globo após ser citada no programa Mais Você da última terça-feira (17), numa reportagem sobre pirâmides financeiras. A empresa, que teve uma nota de esclarecimento lida pela apresentadora Ana Maria Braga durante a transmissão, quer direito de resposta.

Os representantes da Telexfree não foram encontrados pelo iG na manhã desta quarta-feira (18). Eles sempre negaram irregularidades. O departamento jurídico da TV Globo não tinha um representante imediatamente disponível para comentar o caso.

A ação chegou à 11ª Vara Cível de Vitória, onde fica a sede da empresa, na mesma terça-feira (17).



Primeira bloqueada

A Telexfree foi a primeira de três empresas que estão bloqueadas no Brasil por suspeita de serem pirâmides financeiras, e é a maior delas, com cerca de 1 milhão de associados (chamados de revendedores). O caso antecedeu a criação de uma força tarefa de promotores e procuradores da República que investiga cerca de 80 denúncias de negócios semelhantes.

O Ministério Público do Acre (MP-AC), responsável pelo pedido de bloqueio, entende que o faturamento da Telexfree depende sobretudo das taxas de adesão exigidas de quem quer entrar no negócio, e não da revenda de pacotes de telefonia VoIP,  como argumentam seus representantes.

Nessa lógica , os lucros de quem entra primeiro seriam garantidos pelo dinheiro investido por quem entrou por último. Como a população é finita, um dia o negócio seria inviável. Por isso, o MP-AC quer a extinção da Telexfree e devolução das verbas a quem apostou na empresa.



‘Bandidos’

Nesta terça-feira (17), o Mais Você apresentou um programa especial sobre pirâmides financeiras e retratou o caso da Telexfree. A reportagem mostra depoimentos de pessoas que teriam investido na empresa e dizem se sentir enganados.

Ao fim da reportagem, a apresentadora Ana Maria Braga lê uma nota em que os representantes da Telexfree afirmam que praticam marketing multinível e não pirâmide financeira.

Em um outro trecho Ana Maria Braga chama de “bandidos” aqueles que são “especialistas em pirâmides”, sem se referir diretamente à Telexfree. A menção dizia respeito aos grupos que migram de um negócio bloqueado para outro, conforme afirmação feita pela procuradora da República Mariane de Mello, integrante do Ministério Público Federal em Goiás, entrevistada pela apresentadora.

A procuradora Mariane é uma das responsáveis pela investigação contra a BBom , outra das três empresas bloqueadas por suspeita de serem esquemas fraudulentos. Seus representantes também negam irregularidades.

Na ação movida contra a TV Globo, os advogados da Telexfree dizem que o programa chamou aos proprietários e divulgadores da empresa “claramente de ‘bandidos’”. Por esse motivo, querem direito de apresentar sua versão dos fatos no “mesmo programa, horário e dia de semana”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Reforma Urbana do RN foi discutida hoje na Conferência das Cidades

Os problemas urbanos de 144 municípios do Rio Grande do Norte serão discutidos a partir desta quarta-feira (18), às 9h30, no auditório da Escola de Governo Dom Eugenio Sales, no Centro Administrativo em Natal, por ocasião da 5ª Conferência das Cidades. O evento vai reunir mais de 530 delegados e convidados de todos os municípios do Estado. A palestra de abertura “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já” que é também o tema geral do evento, será proferida pelo especialista em infraestrutura, Alexandre Araújo Godeiro Carlos, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

A coordenadora da Comissão Executiva da 5ª Conferência Estadual das Cidades, Ivani Matias, destaca que se comparada às quatro anteriores, esta edição é a que vai reunir o maior número de municípios potiguares, com seus representantes da sociedade civil organizada e do poder público. Durante dois dias os participantes vão discutir temas como “Participação e Controle Social Nacional de Desenvolvimento Urbano-SNDU”; “Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano-FNDU”; “Instrumentos e políticas de Integração Intersetorial e Territorial”; e “Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade”, pela manhã e à tarde, na quarta e quinta feira (19).

A 5ª Conferência é presidida pelo Secretário de Planejamento do Estado, Obery Rodrigues Junior, atual presidente do Conselho das Cidades. Ele considera o evento de grande importância para planejar melhorias a fim de oferecer melhor qualidade de vida à população. Ao final do evento serão escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá nos dias 20, 22, 23 e 24 de novembro, em Brasília.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Orçamento de 2014 prevê gastos de R$ 11,9 bi, sendo mais de 50% para folha de pagamento do governo do RN

Secretaria de Planejamento tem demonstrado preocupação com folha de pagamento. Foto: DivulgaçãoO governo do Estado prevê investir em 2014, nas mais diversas áreas da administração pública, o montante equivalente a R$ 11.936.828.000,00. A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o próximo ano foi enviada à Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (17) e a expectativa é que seja votada até o dia 15 de dezembro pelos deputados estaduais. Os recursos serão rateados para o funcionamento dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além do Tribunal de Contas e do Ministério Público.

Do total de investimentos previstos pelo Executivo, R$ 8.817.705.000,00 são oriundos do Tesouro Estadual, fruto principalmente da arrecadação de impostos em território potiguar, como o ICMS, responsável por quase a metade deste valor. Outros R$ 3.219.123.000,00 provém de outras fontes, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Conforme o texto enviado pelo governo, chama a atenção os recursos que o Estado precisará destinar apenas para o pagamento da folha de pessoal. Para manter o salário dos servidores em dia, será necessário nada menos que R$ 6.264.199.000,00, tudo financiado exatamente pelos cofres do RN, complementados com recursos arrecadados por entidades da administração indireta.

De acordo com o texto do projeto, as despesas públicas foram fixadas observando as prioridades estabelecidas na LDO de 2014, votado pela Assembleia no final do primeiro semestre. A receita prevista, a evolução das despesas de custeio de cada um dos Órgãos e setores da Administração, a projeção da folha de pessoal com base no mês de junho, entre outros fatores impactantes nas despesas orçamentárias e no equilíbrio das contas públicas, estão incluídas na matéria.

A projeção de crescimento feita pelo governo para o OGE também ficou abaixo das apresentadas no ano passado. A expectativa era de um aumento aproximado de 17,4% nas finanças do Estado, mas esse número agora é de apenas 8,1%, o que não é nem a metade da perspectiva anterior.

O Projeto irá tramitar na Comissão de Finanças e Fiscalização, onde será designado um deputado para ser relator da matéria. Até a apreciação em plenário, os deputados terão tempo para apresentar emendas e realizar discussões em torno do assunto. A Assembleia só poderá entrar em recesso, no final do ano, após a aprovação da matéria.

A reportagem de O Jornal de Hoje tentou entrar em contato com o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, para detalhar a proposta orçamentária, mas o auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não foi encontrado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››