quarta-feira, setembro 18, 2013

Governo do RN diz que negociação avança com Sinpol; Sindicato nega


O que quer a Polícia Civil
- Nomeação e curso de formação dos aprovados no último concurso;
- Vale refeição para os agentes;
- Serviço terceirizado de limpeza das delegacias;
- Retirada de presos das delegacias;
- Melhoria das condições de trabalho
- Reajuste salarial.
Fonte: Sinpol/RN
O Governo do Estado considerou positiva e que houve avanço nas negociações que aconteceram em reunião com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN) nesta terça-feira (18). “Tivemos um grande avanço na reunião de hoje e isso foi muito bom”, afirmou o delegado geral de Polícia Civil, Ricardo Sérgio. Já o Sinpol, nega o otimismo do governo e classificou a conversa como "frustrada" e decidiu manter a paralisação. Servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e agentes e escrivães da Polícia Civil potiguar estão em greve há mais de 40 dias.

Na nota enviada à imprensa, o governo afirmou que foram discutidos pontos que contemplam a nomeação, em abril de 2014, dos concursados necessários à criação da Divisão de Homicídios, convocação de 20 policiais por mês a partir de outubro até junho de 2014 e retirada imediata dos 22 presos das delegacias de polícia. Além disso, o estado disse que 19 policiais civis, dos quais três delegados, cinco escrivães e 11 agentes foram efetivados. O governo ainda teria proposto a aquisição de novos equipamentos de segurança, contratação de empresa para limpeza das Delegacias Regionais e da Grande Natal e revogação dos atos de cessão dos policiais afastados.
“Tivemos um grande avanço na reunião de hoje e isso foi muito bom. As nomeações serão importantes e acontecerão independente de falecimentos ou aposentadorias. Com isso,  poderemos continuar com o processo de interiorização da Polícia Civil, o que demonstra a boa vontade do Estado para que haja o processo de negociação positiva”, afirmou o delegado geral.
Em Brasília, a Governadora anunciou que no dia 10 de outubro será criada uma comissão especial para reestruturar o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), além da criação de mais unidades de delegacias específicas para investigar homicídios.



O que quer o Itep
- Exige que o Governo do Estado encaminhe o estatuto do Itep à Assembleia Legislativa.
Fonte: Sinpol/RN
 Sinpol “frustrado”
Também em nota, o Sindicato disse que as paralisações continuarão e “serão mais fortes”. A decisão foi tomada pelas categorias em reunião plenária realizada em frente à Governadoria. Segundo os diretores do Sinpol, a reunião apresentou poucos avanços. O único ponto que teria avançado foi a convocação dos aprovados do concurso de 2010. “Este é apenas um dos 15 pontos da pauta”, pontua.
O sindicato ainda afirmou que não houve avanço, principalmente no caso dos servidores do Itep, que querem envio do Estatuto do Instituto para a Assembleia Legislativa. “O Governo foi enfático: não faria e não tem previsão de fazer. Diante disso, há possibilidade de que novamente fechem as delegacias de Plantões Zona Sul e Norte e suspendam o recolhimento de cadáveres do Itep/RN, a exemplo do que fizeram entre 18h e 00h da sexta-feira (13)”, conclui.
Na manhã desta quarta, a categoria se reúne em assembleia, na sede do Sinpol, para discutir os próximos passos da mobilização.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!