sábado, junho 29, 2013

Feira Livre: Clima esquenta e indecisão paira na cidade

A fogueira acesa por São João, trouxe a alegria para alguns, e a insatisfação, para outros; onde São Pedro resolveu alastrar ainda mais essa chama, colocando mais lenha na fogueira.

A euforia dos Itauense em poder realizar sua feira livre aos sábados é tanta que muitos populares acordaram cedinho na manhã deste sábado (29) pensando que a Lei da Feira Livre já entraria em vigor a partir da aprovação da Câmara Municipal, que não passou de um mau entendido.

O pior não isso, rumores correm na cidade desta ontem (sexta-feira) que o Prefeito Municipal não homologaria a referida Lei, devido a insatisfação de alguns comerciantes e membros da família. Tema esse temido pela oposição, que dizia em seus palanques, em época de campanha, que o Prefeito seria apenas “um laranja”, onde o gestor anterior, era quem tomaria as rédeas e até mesmo os familiares tomaria o poder de decisão do mesmo. Assunto esse que tomou conta das redes sociais e algumas pessoas já se manifestam em relação ao tema.

Algo que ainda não é visto, pois o Prefeito Ciro Bezerra tem demonstrado punho forte, pelo menos até o presente momento. Mas ele tem apenas essa semana para tomar sua decisão em vetar ou aprovar. Segundo apurou a redação do Cidade News, o que possa estar gerando esses rumores, é a mudança de alguns comerciantes que antes estavam a favor e que agora estão contra.

Mas em conversa com alguns comerciantes os mesmos acham louvável a iniciativa, pois merecem um dia de descanso. Situação essa que tem provocado um mal estar entre comerciantes e comunidade em geral.

Caso o veto seja sua decisão os itauenses ainda pode ter esperanças na aprovação Lei, pelos vereadores, que na sessão da câmara realizada no dia da aprovação do Projeto de Lei, disseram que poderiam derrubar o veto do Prefeito pelo fato de o mesmo ser de autoria do poder legislativo e todos os vereadores estão a favor do povo, que escolheram através de enquete a mudança para os sábados.

Visando a grande credibilidade do Blog Cidade News Itaú e o maior portal de acesso do município, os vereadores pediram para que fosse realizado uma enquete, que apontou o favorecimento do povo. Lembro ainda que na câmara todos os vereadores votaram a favor do projeto, apenas o vereador Jailson Brito votou por antecipação, pois precisava se ausentar por motivos pessoais, fez questão de deixar sua palavra gravada pela redação do Cidade News, dizendo que também apoiava a idéia.

O medo que paira sobre a cidade é que agora os que eram a favor, possam sair de encontro com o prefeito e ficar contra a vontade do povo. Será? A nossa equipe estará acompanhando tudo de perto e qualquer novidade ou o descumprimento/cumprimento do acordo estaremos aqui para noticiar e relembrar, para que permaneça na memória de um povo esquecido.

Uma sugestão apontada por um dos vereadores, em contato com a nossa reportagem, foi a de que seria bom a realização de uma nova pesquisa entre os comerciantes e que a maioria decidiriam se eram contra ou a favor do Projeto.

Mas não é só isso, em contato com uma fonte, a mesma disse que o Preito ainda não tinha pegado no Projeto e neste sábado estaria em uma reunião/encontro (não sei ao certo), e que seria apresentado ao mesmo, visto que há pouco tempo para ele tomar uma decisão sobre o assunto.

Opine, faça seu comentário e de sua sugestão, comentando essa matéria, mas para isso você precisa ser membro deste blog (tornar-se membro agora).


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Pai estupra 5 filhas e 1 fica grávida do monstro


Durante 22 anos, ele abusou sexualmente das cinco filhas e pelo que tudo indica, ainda engravidou uma das meninas. Heraldo Silva, 54 anos, ex-presidiário, foi preso pela Polícia Civil sergipana, após a filha mais velha, hoje com 30 anos, o denunciar. 

O caso foi registrado no município de Capela. Em depoimento ao delegado Hugo Leonardo, a filha mais velha que o denunciou, contou que começou a ser abusada aos oito anos e continuou até os 15, cessando após encontrar um companheiro que a tirou de casa. 


O pai das vítimas e acusado, é tido como um homem de alta periculosidade. Com a saída da filha mais velha, Heraldo Silva começou a abusar de outra filha que atualmente possui 28 anos. A violência só parou depois que casou e também saiu de casa.


Acusado pode ter engravidado uma das filhas Ainda segundo o delegado, um exame de DNA vai ser solicitado a Justiça, existe a suspeita que uma das filhas violentadas, possui um filho do pai. “Ainda no depoimento, uma delas contou que uma existe fortes indícios que uma das irmãs violentadas possui um filho do pai. Já solicitei a Justiça autorização para que seja realizado um exame de DNA para comprovar a paternidade. A criança tem oito anos”, explicou Hugo Leonardo. 

Caçador Os abusos começaram quando o pai levava as meninas para caçar animais silvestres, com a desculpa que iam ajudar. “Eram em locais totalmente desabitados, no mato, que ele abusava das filhas. Uma das meninas ele a estuprou de forma bem violenta”, contou o delegado, acrescentado que ela fugiu de casa quando ficou adolescente. Divórcio e medo de denunciar A mulher do acusado abandonou o marido há 16 anos inconformada com a situação. Desde então, passou a morar sozinho no povoado João Fernando, zona rural de Capela e o acusado mudou o modo de agir para atrair as filhas. 

“Antes ele levava as meninas para o mato, com a alegação de que iriam ajudá-lo a caçar. Depois da separação, passou a chamar as filhas para casa dele com a argumentação de que iriam realizar tarefas domésticas, como arrumar a residência e cozinhar para ele”, disse. 

Mais abusos Em 2012, Heraldo começou a abusar de outras duas filhas, ambas com 15 e 16 anos. Segundo o delegado, Heraldo é pai de 22 filhos. “O filho mais velho dele cometeu suicídio há cinco anos. Ele era o único que enfrentava o pai, justamente por não concordar com a atitude do chefe da família. O filho tentou suicídio atirando contra se, usando uma arma de fogo, resistiu aos ferimentos. Após se recuperar, tirou a própria vida por enforcamento", contou o delegado. 

Ex-presidiário Heraldo Silva, 54 anos, foi em preso em 1997 acusado pelo crime de roubo, mas foi resgatado da delegacia de Capela por três homens armados. Quando deixou a cela, espancou e prendeu os policiais no xadrez. O delegado ainda observou que ele é o único da quadrilha que encontra-se vivo, os demais integrantes do bando foram mortos em troca de tiros com a polícia. No momento da prisão, ele foi encontrado com uma espingarda caseira, um revólver calibre 38, chumbo, pólvora e munições. 

“Ouvimos as cinco filhas e a mãe em depoimentos separados e contaram histórias convincentes que batem com a realidade. O que é difícil é ver que apesar de tantos anos, elas ainda possuem uma dificuldade enorme em falar sobre os crimes”, concluiu o delegado Hugo Leonardo. O acusado vai responder pelos crimes de estupro de vulnerável e porte ilegal de arma de fogo.

Reprodução Cidade News Itaú via IcémCaraúbas/Serriha de Fato
Leia Mais ››

Corpo de homem é encontrado com marcas de tiros em Nísia Floresta

Foi na manhã deste sábado(29), que populares acionaram a polícia, sobre um corpo de uma homem aparentando ter aproximadamente 20 anos de idade.

O corpo do jovem estava em uma estrada que liga às praias de Nísia Floresta, ao centro da cidade. A vítima que estava com uma camisa branca, não portava documentos. Com ele foi encontrado apenas uma carteira com vário cartões e alguns números de telefone. 

Com essa morte, passa a contar a 5ª morte por armas de fogo em menos de uma mês na cidade. Para as polícias civil e militar da cidade, até o memento está sendo um mistério já que nenhum do curiosos que estiveram no local, reconheceu a vítima. Esse é mais um para o titular da cidade de Nísia, Delegado Elói investigar.

Reprodução Cidade News Itaú via Digital Mipibu/Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Animal da pista provocou acidente de transito na BR-226 no município Jucurutu/RN

Os animais soltos na pista continuam provocando acidentes nas estradas da Região do Seridó. Na ultima quinta-feira por volta de 18h00 um jumento provocou um acidente na BR-226 no município de Jucurutu.

Desta vez o fato aconteceu na altura do Sitio Riachão no município de Jucurutu, cerca de 5km da cidade e envolveu um veículo tipo Gol de cor Branca de placa DAY 9120 (MT) conduzido por um funcionário das lojas maré mansa.

O condutor do veículo nada sofreu e o carro ficou com a frente muito danificada. O animal morreu na hora e a Polícia Rodoviária Federal foi chamada para o local para os procedimentos de praxe. 

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Grave acidente deixa um morto e seis feridos na BR-230 em São Bentinho/PB

Um acidente de transito nas primeiras horas desta sexta-feira, 29, na BR 230 próximo a cidade de São Bentinho, deixou uma pessoa morta e outras cinco feridas. De acordo com o apurado pela reportagem da LIBERDADE 96 FM no local do acidente que envolveu um caminhão que transporta combustíveis, modelo Mercedes Benz de cor azul e placas OEY 4233 de Pombal, que era conduzido por Raul de Sousa Ferreira, 22 anos, o caminhão é de propriedade de um posto de combustíveis de Pombal, Raul saiu ileso do acidente.

Ainda conforme foi apurado, os outros carros envolvidos no sinistro foram, um Chevrolet Corsa de cor bege e placas MNB 7098 de São Bento, conduzido por Damácio da Silva Santos, 21 anos (FOTO - A CIMA), que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Além de Damácio, que residia em Pombal, vinham mais duas pessoas no Corsa, José Noé de Sousa, que foi submetido a uma tomografia e Izailde da Silva Gomes.

E um Volkswagen Gol de cor preta e placas MUF 9022 de Pombal, conduzido por Artu Ozias Almeida Silva, 21 anos, vinha Carla Daniele da Silva Sousa, todas as vítimas foram socorridas para o Hospital Regional de Pombal (HRP), por equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e populares. Conforme o HRP um casal que vinha em uma motocicleta também deu entrada na unidade médica, sendo Catiana da Silva Sousa e seu esposo que foi liberado logo em seguida. 


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 04h10min, conforme a PRF, o Corsa que vinha no sentido Condado/Pombal, teria invadido a pista contraria colidindo frontalmente com o Caminhão que seguia no sentido Pombal/Condado, ainda conforme a Polícia, o Gol, vinha logo atrás do Corsa e acabou colidindo na traseira do Corsa.

De acordo com a PRF, as vítimas vinham de uma festa em Condado. O corpo de Damácio, foi encaminhado ao Instituto de Polícia Cientifica (IPC) de Patos, onde será submetido a necropsia e posteriormente será entregue a família para sepultamento, todas as vítimas residem em Pombal.

Conforme o HRP os casos que inspiram mais cuidados são os de José Noé de Sousa e Artu Ozias Almeida Silva, os mesmos fizeram exames de tomografia e tiveram fraturas, as jovens Catiana da Silva Sousa e Carla Daniele Silva Sousa, tiveram escoriações e não correm risco de morte. Devido ao acidente o transito no local ficou bastante congestionado, a PRF esteve no local controlando o trafego.

Reproução Cidade News Itaú via Liberdade FM
Leia Mais ››

Van pega fogo e dá susto em passageiros em avenida de Natal

Uma van que faz transporte alternativo pegou fogo na manhã deste sábado (29) em Natal e assutou os passageiros que estavam dentro do veículo. O incidente aconteceu na avenida Prudente de Morais, no trecho que corta o bairro de Petrópolis, na zona Leste da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio. Ninguém ficou ferido. 

Segundo o portuário Edilson Rebouças, que testemunhou o incêndio, a van começou a pegar fogo por volta das 11h. "Estava dirigindo e, de longe, vi a fumaça. Me aproximei e vi que o motor da van estava quente. O motorista havia parado o carro e mandado os passageiros descerem. 

De repente, o fogo começou a se alastrar", relatou. Os bombeiros ainda não sabem o que provocou o aquecimento do motor da van. O veículo continua no local para ser periciado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Quadrilha explodiu agência bancária no agreste do Estado da Paraíba

Uma quadrilha com aproximadamente 15 homens cercou a cidade de Gurinhém, no Agreste da Paraíba, e explodiu a agência do Banco do Brasil do município. A ação aconteceu por volta das 03h da madrugada deste sábado (29).

De acordo com a polícia, o grupo chegou na cidade - que possui 13.872 habitantes - e se dividiu em três. A primeira parte foi para frente da delegacia do município; outra para o destacamento da Polícia Militar; e a outra para o banco.

No momento do crime, existiam apenas dois policiais militares no destacamento. Eles chegaram a avistar quatro bandidos que estavam fortemente armados na frente do estabelecimento, mas ficaram receosos em sair e trocar tiros com o grupo.

Aproximadamente seis homens foram até a agência bancária, no centro de Gurinhém, e explodiram os caixas eletrônicos. O barulho foi ouvido por moradores da cidade que ficaram assustados e acionaram a polícia. Com a explosão, o prédio ficou completamente destruído. Em seguida, os bandidos fugiram levando todo o dinheiro dos caixas, com destino ignorado. A quantia roubada não foi informada pela agência. Até às 10h, ninguém havia sido preso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CASAL É PRESO COM UM QUOLO DE COCAÍNA E CRACK EM BARAÚNA NO RN.

A polícia Militar de Barauna com apoio do Serviço Reservado da PM de Mossoró, prendeu durante a tarde deste sábado 29 de junho de 2013, um casal acusado de tráfico de drogas naquela cidade. 

Os policiais foram até a residência onde o casal estava, depois de receberem informações de que a casa servia como ponto de venda de drogas, e ao chegarem ao local se depararam com o entorpecente. 

Foram presos Maria Aparecida Filgueira de 25 anos, que já cumpriu pena no Complexo penal Mário Negócio por tráfico de drogas e Edgelson Pereira da Silva de 24 anos, foragido da justiça do estado do Ceará. 

Com os dois os policiais encontraram 500 gramas de Cocaína,500 gramas de Maconha, além de celular, munição de revolver calibre 38, faca, e dinheiro.

O Casal e as drogas foram conduzidos para a Delegacia de Plantão em Mossoró, e apresentados ao Delegado Dr. José Vieira de Castro. 

Após ser autuado no artigo 33 do código penal brasileiro,o casal foi recambiado à cadeia Pública Onofre de Souza,onde ficará à disposição da justiça.




Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera 2
Leia Mais ››

Marketing multinível não é crime, diz especialista

multinivelO site Consultor Jurídico noticiou que, apesar da desinformação e da reputação negativa, é necessário reconhecer que o chamado marketing multinível não é uma prática ilegal. A observação é da advogada Sylvia Urquiza, especialista em Direito Penal Empresarial do escritório Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados.

Urquiza observa que é necessário não confundir marketing multinível com o crime que é conhecido, no mercado, como pirâmide financeira. O primeiro é um modelo de negócios que premia com bônus agentes que ajudam a promover certos bens de consumo e serviços, em alternativa aos investimentos tradicionais em publicidade.

A advogada lembra que, enquanto o primeiro “não configura ilícito penal por si só”, as práticas de pirâmide financeira são crime e podem ser disfarçadas de marketing multinível. Também conhecido como marketing em rede, o “multinível” estabelece um modelo de negócios baseado no recrutamento de agentes ou “distribuidores”, que, além de indicarem produtos, podem ainda sugerir outros distribuidores, criando assim um sistema de escoamento de produtos e negócios.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Telexfree terá chance de derrubar liminar que bloqueia pagamentos na segunda (1º)

telexfreeOs advogados da Telexfree, suspeita de ser uma pirâmide financeira, apresentaram recurso contra a decisão que, no último dia 24, manteve suspensos os pagamentos e cadastros de novos colaboradores . O pedido pode ser analisado na segunda-feira (1º) pela 2º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). “Apresentamos um agravo de instrumento que deverá ser analisado já na primeira sessão da Câmara [ que ocorre na segunda-feira ]“, disse ao iG Horst Fuchs, um dos advogados da empresa.

O recurso é a segunda tentativa da defesa de derrubar a liminar obtida no dia 18 de junho pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), que obrigou a Telexfree a suspender os pagamentos aos seus associados – chamados de divulgadores –, bem como o registro de novos interessados em participar da rede da empresa. Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores, foram bloqueados. Diferentemente do primeiro recurso apresentado pelos advogados, que foi analisado individualmente pelo desembargador Samoel Evangelista em 24 de junho, o atual será analisado pelo colegiado da 2ª Câmara Cível do TJ-AC. Evangelista é o presidente da câmara.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresário da Studio Mix é encontrado morto em Ponta Grossa

Na manhã deste sábado (29), a Policia Militar, Criminalística, IML e Samu foram chamados na empresa Studio Mix, localizada na Avenida Balduíno Taques ao lado do Posto Turing. Segundo informações, o empresário Nelson Luiz da Rocha Junior, tatuador, conhecido por 'Junior', de 28 anos foi encontrado pela família enforcado no interior do imóvel onde residia. 
O socorro foi chamado, mas, infelizmente Junior já estava em óbito. Os motivos para tal fato esta sendo investigado.
Depois do trabalho da Criminalística o corpo será levado para o IML. 
O corpo está sendo velado na Capela Municipal São José, será enterrado amanhã (30) com horário a informar.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Policiais de Fazenda Rio Grande prendem filho que matou pai

Um crime macabro acabou chocando moradores de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na última noite de quinta-feira (27), quando Leandro Correia Martins, 26 anos, foi preso no bairro Santa Tereza, por policiais civis de Fazenda Rio Grande, acusado matar seu próprio pai, o aposentado Pedro Correia Martins, 62 anos.
Martins degolou seu pai na cama com uma faca de cozinha e, em seguida, enterrou o corpo em uma cova rasa nos fundos de casa. De acordo com informações apuradas pela polícia, os vizinhos acionaram a viatura policial desconfiando de que algo errado havia ocorrido na casa da família. O acusado morava com o pai e a madrasta. No entanto, ela não se encontrava no momento.
Ao chegar ao local, os policiais constataram o crime e prenderam em flagrante Martins por homicídio. O criminoso é dependente químico e alegou à polícia que matou seu pai porque sofria constantes maus tratos de sua parte.
Martins está preso à disposição da Justiça.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícia
Leia Mais ››

Milhares de usuário da Telexfree se unem e fazem protesto em frente a várias afiliadas da Rede Globo

Bastou o Fantástico anunciar que ia veicular uma matéria denegrindo a imagem do marketing multinível para que milhares de usuários do serviço se integrassem nas redes sociais para protestar. Tudo teve início ontem mesmo (28), quando a central globo recebeu uma chuva de telefonemas, o que certamente atrapalhou bastante o trabalho dos profissionais que elaboram a edição do glamouroso fantástico. 

Hoje os protestos continuarão, tanto quanto está sendo nas redes sociais, algumas sedes de afiliadas, como é o caso da Intertvcabugi, receberam uma invasão de pessoas para defender principalmente a Telexfree, alvo do embargo da justiça.

Os protestos incluem toda a vida pregressa da poderosa Rede Globo, que em toda a sua atuação jornalística já alvo de críticas por outros canais de TV, umas dessas críticas está o direcionamento do canal em favorecer políticos que bancam seus custos de programação, entre os quais, está o custo de viabilização e criação do canal 4, sua faze inicial, segundo conta, dinheiro este bancado por redes de televisão estrangeiras, o que é proibido aqui no brasil, utilizar capital estrangeiro para abrir canis de comunicação.

Confira alguns vídeos e fotos utilizados nos protestos: 

Fantástico retira matéria (manchete) do site

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policial Militar descobre que sua filha estava sendo molestada e mata suspeito em cidade do RN

Um fato trágico marcou e assustou os moradores da pequena cidade de Ipueira nas primeiras horas deste sábado (29). Um crime de homicídio ao que tudo indica motivado pela defesa da honra, acordou toda a comunidade e trouxe a tona uma história terrível.

Segundo as primeiras informações o Cabo da PM conhecido como Santos, teria descoberto que um indivíduo da cidade, por sinal seu amigo, que tem o apelido de João da Perua, molestava sua filha desde quando a mesma tinha 10 anos (hoje a garota já tem 13).

Enfurecido com a descoberta desta triste notícia, por volta da meia noite desta sexta-feira o cabo foi até a residência do seu "amigo" e sem muita conversa deferiu alguns disparos de arma de fogo contra o mesmo, que inclusive estava deitado dormindo.

João da Perua foi socorrido para a cidade de Patos na Paraíba, onde foi atendido no Hospital daquela cidade mas não resistiu aos ferimentos vindo a morrer na manhã deste sábado. Segundo testemunhas durante seu socorrimento ele conversou com populares e a todo momento negava que teria praticado o fato contra a filha do militar.

O PM se entregou prontamente a policia local, sendo conduzido para delegacia de Policia Civil onde foi feito o flagrante, comunicado ao oficial de dia do 6º BPM que conduziu o mesmo para a sede do batalhão da PM onde se encontra nesse momento recolhido a disposição da justiça da comarca de Caicó.

Reprodução Cidade News Itaú via Niltinho Ferreira/Trânsito no Seridó/Eduardo Danntas
Leia Mais ››

Alexandria, RN - Justiça manda implantar piso nacional para aposentados e pensionistas

A Juíza de Direito de Alexandria, Welma Maria Ferreira de Menezes, atendendo pedido do Ministério Público Estadual em ação ajuizada na Comarca determinou que o Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAMA) implante e proceda o pagamento do piso nacional para os professores aposentados e pensionistas do magistério público da educação básica municipal.

Na decisão, a Juíza determinou também a inclusão no orçamento de previsão para pagamento do piso salarial dos aposentados e pensionistas do magistério, indeferindo o pedido para pagamento imediato, devendo ocorrer após trânsito em julgado da sentença.

A Magistrada lembrou em sua decisão que o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou interpretação no sentido da constitucionalidade do artigo 2°, §§ 1° e 4°, do artigo 3°, caput, incisos II e III, e do artigo 8°, da Lei 11.738/2008, dizendo, então, constitucional a norma geral federal que fixou o piso salarial dos professores do ensino médio, devendo, portanto, ser obedecida pelos entes federados.

A Juíza registrou que o Município de Alexandria editou a Lei Complementar Municipal n° 02/2012, que dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério, mas não contemplou expressamente os profissionais aposentados e pensionistas, quanto deveria ter contemplado os aposentados e pensionistas alcançados pelo art. 7° da Emenda Constitucional n° 41/2003 e pela Emenda Constitucional n° 47/2005.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Tramita na Câmara projeto que obriga o uso de farol baixo aceso durante o dia em rodovias

Tornar obrigatório o uso de farol baixo aceso durante o dia nas rodovias é o que propõe o Projeto de Lei (PL) 5.070/2013, que está em análise na Câmara dos Deputados. A medida já havia sido recomendada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1998, por meio da Resolução 18. Como objetivo é reduzir os índices de acidentes, o texto do PL estabelece punição com multa e infração média para o descumprimento.

O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o texto vai alterar o Código de Trânsito Brasileiro – instituído pela Lei 9.503/1997 – que obriga o uso de farol baixo aceso durante o dia apenas nos túneis.

Na justificativa do PL de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), mesmo com a orientação do Contran, os condutores envolvidos em acidentes nas rodovias continuam relatando que não visualizaram o outro veículo a tempo de tentar manobra e evitar a colisão. “Os designs modernos dos veículos e as novas cores utilizadas vêem contribuindo para ofuscá-los no meio ambiente mesmo durante o dia”, diz o texto do PL.

Segurança

Tendo em vista que o sistema de iluminação é parte fundamental da segurança dos veículos, e que a resolução do Contran não conseguiu sensibilizar os condutores, é necessário estabelecer a obrigatoriedade, estalece o PL. Isso, por meio de Lei, do uso dos faróis acesos durante o dia nas rodovias, instituindo, inclusive, sanção no caso de descumprimento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a medida poderia evitar muitos acidentes, principalmente casos de atropelamentos. O inspetor Tércio Baggio contou que já tem países em que os veículos saem das fábricas com o farol baixo ligado ininterruptamente.  Apesar das principais causas de acidentes nas rodovias serem imprudência, falta de atenção do condutor e excesso de velocidade, a medida poderia contribuir com a redução de casos de atropelamento.

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

História de Valdetário Carneiro é tema de livro-reportagem em TCC na UFRN.

 
Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', ganhou notoriedade pelos crimes que cometeu (Foto: Dudé Viana/Acervo da Família)

Val, como era conhecido, foi morto em 2003 em confronto com a polícia. Nos anos de 1990, foi um dos assaltantes mais procurados do Nordeste.

A história do mecânico de automóveis José Valdetário Benevides, o 'Valdetário Carneiro', que nos anos de 1990 e início dos anos 2000 se tornou um dos assaltantes de banco mais perigosos do Nordeste, e que foi morto em confronto com a polícia em dezembro de 2003, foi transformada em livro-reportagem por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho foi aprovado com a nota máxima nesta sexta-feira (28).

Paulo Nascimento e Rafael Barbosa apresentaram "Valdetário Carneiro: a essência da bala" como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de traçar o caminho do mecânico, nascido na cidade de Caraúbas (no Oeste do estado) em 1959, a obra também inclui um breve capítulo sobre a história de parte da família Benevides Carneiro, em especial os primos de Valdetário, que também foi envolvida com o crime.

"Buscamos contar através do livro a história do homem Valdetário, que é desconhecido do grande público, mostrando o que está por trás do mito criado tanto pela população como por parte da mídia na época", afirmou Rafael Barbosa.

José Valdetário, como conta o livro-reportagem, participou de uma série de assaltos a bancos em vários estados do Nordeste durante o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. Ele também orquestrou homicídios contra inimigos políticos de sua família, em especial integrantes da família Simião Pereira, como os médicos e irmãos João e Aguinaldo Pereira.

Ele ainda participou da segunda maior fuga da história da Penitenciária de Alcaçuz, quando em novembro de 2000 foi resgatado, junto com outros 29 homens, por integrantes de sua quadrilha. Os homens neutralizaram a segurança da unidade prisional utilizando metralhadoras de uso exclusivo das Forças Armadas. O trabalho ainda traz uma versão inédita da operação que resultou na morte do assaltante, no dia 10 de dezembro, em um sítio da zona rural de Lucrécia.

O plano dos dois alunos é de que o livro seja lançado, acrescido de mais informações, até o início do próximo ano, quando se terá completado dez anos da morte de Valdetário.

Túmulo de Valdetário Benevides, em Caraúbas, cidade onde nasceu (Foto: Anderson Barbosa/G1)


Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de matar garoto boliviano em São Paulo

A Polícia Civil informou na manhã deste sábado (29) que prendeu um dos suspeitos de ter participado do assalto a uma família boliviana, que resultou no assassinato de Brayan Yanarico Capcha, 5, morto com um tiro na cabeça, na zona leste de São Paulo, na madrugada de sexta. Segundo informações da rádio CBN, Paulo Ricardo Martins, 19, confessou ter participado da ação, porém negou ter atirado na criança.

O suspeito foi preso no 49º DP de São Matheus e vai ser transferido para o 77º DP na região central da cidade.  A Polícia ainda procura outros três homens que teriam participado da ação na casa dos bolivianos em São Matheus, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Polícia Civil, seis homens armados invadiram a casa por volta da 0h30 de sexta-feira (28), na rua Frutos de Maio, no bairro de Jardim Conquista, anunciaram o assalto e fizeram uma família de bolivianos refém. Havia entre oito e dez pessoas no local, incluindo crianças.

A mãe disse que o filho chorava e pedia para não morrer. “Ele gritava ‘não me mate, não me mate, eu não quero morrer’. Mas os bandidos não entenderam. Ele estava nos meus braços quando foi morto.”

Rendida e sob a mira de uma arma, a família chegou a entregar R$ 4.500, mas um dos criminosos, insatisfeito com o valor e alheio aos pedidos dos bolivianos, atirou na cabeça da criança antes de fugir, alegando que a quantia era “pouco dinheiro”.

Ainda de acordo com a polícia, o assaltante também teria ficado irritado com o choro da criança.

O menor chegou a ser socorrido para o pronto-socorro do hospital São Mateus, mas morreu minutos depois de chegar à unidade de saúde.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Petista denuncia que “Governo do Estado faz propaganda enganosa”

O vereador Aldo Torquato, do PT de João Câmara, afirmou na manhã desta quinta-feira que “o Governo do Estado está fazendo propaganda enganosa com relação ao sistema de esgotamento sanitário da cidade”, o que segundo ele, “constitui-se num fato grave, já que caracteriza desrespeito ao cidadão que paga a própria publicidade inconstitucional que deve corresponder a verdade”.
Aldo Torquato esclarece que pelo menos 90 por cento dos serviços anunciados na televisão como obras do atual governo, “foram realmente realizadas nos governos Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza”. O vereador cita como exemplo, 21 quilômetros de tubulação, lagoas de estabilização e estação elevatória. “As obras desse governo restringe-se a algumas ligações residenciais que a empresa construtora não concluiu no governo passado”, observa Aldo Torquato.

MOTIVO DA DESCRENÇA

O vereador do PT conclui dizendo “ser por esse tipo de comportamento que a população brasileira está descrente dos políticos e decidiram ocupar as ruas em todo o País. Aldo Torquato foi prefeito de João Câmara (ex Baixa Verde) no período de 1977 a l983. Vereador em 5 oportunidade, atualmente exerce o mandato conquistado na eleição de 2012. (JP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Santa Catarina assumirá demanda de partos de alta complexidade do RN

A direção da Maternidade Escola Januário Cicco se reuniu na manhã desta sexta-feira (28) para traçar uma estratégia, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a fim de garantir a realização dos partos à população durante este fim de semana, quando a Maternidade não terá pediatras de plantão para realizar os partos. Ficou acordado que neste sábado (29) e domingo (30), a Maternidade Januário Cicco funcionará de forma parceirizada com o Hospital Doutor Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina.

A assistência obstétrica de alto risco, tanto para a gestante quanto para o recém-nascido, se concentrará exclusivamente no Hospital Santa Catarina, onde a escala de pediatras está completa. Em contrapartida, as outras patologias ginecológicas e que não tenham relação com o nascimento, e que, portanto, não precisem da participação do pediatra, será feita, com referenciamento, do Hospital Santa Catarina para a Maternidade, como as curetagens, drenagem de cisto e tratamento de infecção urinária. “A maternidade assume esta parte durante o final de semana, para que o Santa Catarina tenha capacidade de dar resposta na assistência obstétrica”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca.

O titular da Sesap reconhece que há uma crise na assistência municipal e estadual que reflete diretamente na Maternidade Escola Januário Cicco, que tem a função de ensino e não apenas de assistência ao SUS. “Quando a maior maternidade cai, todo o sistema padece e essa crise atual resvalou no Hospital Santa Catarina, que já vinha com problemas em função do fechamento da Maternidade Leide Morais. Hoje estamos reunidos para tentar, de mãos dadas, construir uma solução que seja um paliativo para o momento, mas a resolução do problema da maternidade não resolve o problema da rede como um todo”, afirmou o secretário.

Para começar a solucionar o problema da crise na assistência obstétrica do Rio Grande do Norte, Luiz Roberto Fonseca disse que é necessário abrir, de forma urgente, os leitos de obstetrícia do Hospital da Polícia Militar. Além disso, o secretário informou que hoje será aberta a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba e que dentro de 30 dias pretende-se abrir a maternidade no município. “O Estado e o Governo Federal estão tomando as suas providências. O município de Natal teve problemas com a Leide Morais, mas ampliou os leitos da maternidade das Quintas e de Felipe Camarão. Mas precisamos de uma resposta mais precisa”, destacou Luiz Roberto Fonseca.

O diretor geral da Maternidade Escola Januário Cicco, Kleber Morais, explicou que a crise já era anunciada, haja vista que desde dezembro quando houve “esse desmantelo na saúde pública de Natal e do Rio Grande do Norte”, a Maternidade Escola Januário Cicco vinha sofrendo com a sobrecarga e o aumento exorbitante do atendimento, que levou a exaustão os profissionais, que são contratados pela Funpec. “Eles se sentiram penalizados, pois se trabalha muito aqui e se ganha bem menos que outros lugares. Eles estavam insatisfeitos com razão e resolveram diminuir a carga de plantão na Maternidade, por isso que não conseguimos fechar a escala”, afirmou o diretor.

CONTRATAÇÃO  E REAJUSTE

O diretor disse que ontem, em reunião com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram tomadas algumas medidas para tentar sanar a deficiência de pediatras na unidade. A reitora Ângela Paiva autorizou a contratação de oito profissionais e o reajuste no valor pago por plantão. Kleber Morais acredita que essas medidas sejam adotadas em até dez dias, o que normalizará a escala dos pediatras no mês de julho.

A reitora autorizou a abertura de processo seletivo para contratação de seis a oito pediatras e aprovou um reajuste de 34,6% no menor valor pago por plantão, que era de R$ 780 (para dias de semana). O novo valor que passa a vigorar é de R$ 1.050. Também receberá este valor quem cumprir escala nos finais de semana, cujo valor atual é de R$ 930. Nesse caso, o reajuste foi de 12,9%.

A medida, segundo Kleber Morais, vai fazer com que os médicos aceitem uma carga horária de trabalho maior e preencham as escalas sem que haja furos. Para contratação de mais profissionais, a MEJC foi autorizada a realizar processo seletivo simplificado para ingresso de mais oito pediatras. Com a presença da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que deve ser assinado o contrato em breve, deverá ser realizado concursos em todas as áreas da maternidade, pois, segundo Kleber Morais, já há déficit de profissionais na ginecologia e obstetrícia.

“Vamos nos reunir com os pediatras e esperamos que a partir da próxima segunda-feira possamos resolver essa situação, voltar a realizar os partos e trabalhar em plena atividade. A nossa ideia é de fechar a escala com os nossos pediatras até pelo menos até o dia 15, enquanto não chegam os oito profissionais que serão contratados”, destacou Kleber Morais.

A maternidade conta com 120 leitos e realiza uma média de 4,5 mil procedimentos por ano e mais de 60 mil consultas no ambulatório. “Isso representa um número substancial, que a Maternidade é o hospital que dá o maior suporte ao RN, mas ela não pode ser, sozinha, a responsável pela saúde da mulher norte-riograndense. A maternidade tem que compartilhar isso com os hospitais do Estado, com os hospitais das Prefeituras e não esquecer que a Maternidade tem um fator principal acima da assistência, que é o ensino. É aqui onde os profissionais são formados. Somos um berçário do ensino e na hora que não podemos ensinar pela alta demanda de procedimentos, deixamos de fazer a nossa missão principal que é o ensino”, destacou.

A diretora médica da Maternidade, Maria da Guia Medeiros, explicou que a questão salarial é importante, no entanto, os pediatras diminuíram o número de plantões pela sobrecarga do serviço. “Um pediatra que cuidava da sala de parto, do centro cirúrgico obstétrico e de uma UTI improvisada, que já tivemos até 15 bebês, fica estressado e cansado, trabalhando, muitas vezes, com bebês muito pequenos, que demanda mais tempo. O trabalho exaustivo foi que culminou com essa crise, e logicamente há uma insatisfação pelo salário”, destacou a diretora médica.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Confederação aponta Plano Safra e vendas à Conab como conquistas

Neste sábado, dia 29 de junho, é comemorado no mundo inteiro o Dia do Pescador. Nesta data, o presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), o norte-rio-grandense Abraão Lincoln, destaca algumas conquistas obtidas pela categoria nos últimos anos. Duas principais referem-se ao fato do Rio Grande do Norte ser recordista do Brasil no volume de contratações do Plano Safra para pescadores e aquicultores, e na venda direta da produção de pescado ao Governo Federal através da Conab.

Segundo Abraão, o RN é o primeiro lugar no Nordeste, e terceiro do Brasil, em números absolutos, no volume de adesões e crédito do Plano Safra, programa do Governo Federal que é desenvolvido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com os Governos Estaduais. No Estado, centenas de pescadores foram beneficiados com os recursos. Desde o lançamento do projeto, em outubro de 2012, até maio deste ano, já foram liberados mais de R$ 12 milhões para os pequenos, médios e grandes pescadores potiguares. “Alcançamos excelente resultado graças ao trabalho integrado do Governo do RN e Ministério da Pesca no apoio aos pescadores. Isso representa um grande avanço”, destaca Abraão Lincoln.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do Governo Federal em parceria com os Estados para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda. Estão sendo disponibilizados mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro, tornando-o mais produtivo, competitivo e sustentável.  Além da ampliação do crédito, com juros menores e prazos estendidos, os beneficiados contam com assistência técnica para melhor aplicação dos recursos em seus projetos. O crédito é concedido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Cooperativas de crédito.

O projeto é destinado a todos os envolvidos nos processos de pesca, exploração, cultivo, conservação, processamento, transporte, comercialização e pesquisa dos recursos pesqueiros. As linhas de crédito são oferecidas a pequenos, médios e grandes pescadores e aquicultores, com benefícios exclusivos para cada tipo de produtor: familiares, cooperativas, pescadoras, jovens, marisqueiras. Os recursos podem ser aplicados na conservação e aquisição de embarcações e equipamentos; beneficiamento ou industrialização; e incremento da produção. Há recursos para despesas posteriores à captura e produção, como armazenamento, seguro, manipulação, preservação, acondicionamento, impostos, fretes e carretos.

RN recordista em venda de pescado para a Conab

O RN está em primeiro lugar no Brasil em aquisição de pescado através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos- Pescado), operado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Em 2012, a Conab adquiriu, em todo o Brasil, 3.610.386 kg de pescado. Deste total, quase 1/3 foi do Rio Grande do Norte (1.036.643 kg). Este volume de pescado representa, em recursos, R$ 5.027.383,70 apurados pelos pescadores potiguares. Em todo o Brasil, o total pago pela Conab pela aquisição de pescado foi de R$ 19.278.479,23. “Esta é mais uma demonstração da força do nosso pescador. E também comprova que estamos aperfeiçoando nossos níveis de organização”, explica Abraão Lincoln.



Natal ganha novo centro de pesca artesanal

Natal ganhará um importante centro de apoio ao pescador artesanal, no Canto do Mangue, através da parceria entre CODERN (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), Governo do RN, Confederação (CNPA), Federação e Colônias dos Pescadores de Natal e do RN. O novo prédio da colônia dos pescadores será construído com estrutura de salas para atendimento, auditório, salas de aula e capela. “Será um marco para a nossa pesca artesanal. Um centro exclusivo do pescador, no coração do Canto do Mangue, que tem uma importância para a história da cidade”, destaca Abraão Lincoln.

Produção de tilápia é licenciada no RN

Foram emitidas as 15 primeiras licenças para produção de tilápia em tanques rede no Rio Grande do Norte, pleito que era aguardado há mais de 10 anos e que beneficia diretamente centenas de pequenos pescadores e aquicultores. As licenças são emitidas pelo Governo potiguar. A barragem de Umari em Upanema, Campo Grande em São Paulo do Potengi e Passagem dos Cavalos, São José do Mipibu recebem os primeiros empreendimentos que funcionarão como projeto piloto para o Estado e todo o Brasil. “Os pescadores passaram a ter incentivo, trabalham na legalidade e são tratados como merecem podendo agora ter acesso, inclusive, aos programas de crédito. Antes, sem licenças, não tinham esse direito e eram marginalizados”, justificou Abraão Lincoln, presidente da CNPA.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma perde apoio e enfrentaria segundo turno em 2014, diz Datafolha

Após três semanas de manifestações, a taxa de intenção de votos da presidente Dilma Rousseff caiu até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, Dilma é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial e a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.

Dilma está 'calma' com resultado da pesquisa Datafolha, diz ministro
Desgaste não é só de Dilma, afirmam governistas
Plebiscito tem apoio de 68%, diz Datafolha

O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada neste sábado (29) pela Folha.

Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23%. Aécio Neves foi de 14% para 17%. Campos oscilou de 6% para 7%. Nessa hipótese, seria realizado um segundo turno entre a petista e Marina.

O Datafolha foi à ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia na edição da Folha deste domingo outros cenários da pesquisa Datafolha, incluindo o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. 


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Família de juíza que bloqueou pagamento da Telexfree é ameaçada de morte por anônimos

Ameaças à juíza Thaís Khalil em uma rede social. Foto: Divulgação/MP-ACA juíza Thaís Khalil, que em 18 de junho determinou a suspensão dos pagamentos da Telexfree, está sendo ameaçada de morte. Segundo o promotor Rodrigo Curti, do Ministério Público do Acre (MP-AC), anônimos também promteram matar os filhos e o marido da juíza.

“Foram ameaças diretas, de morte e sequestro, por e-mail, telefone, Facebook”, diz Curti, do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AC, ao  iG . “Nós já estamos tomando todas as providências cabíveis para rastrear o autor, ou os autores, para que possam ser responsabilizados. A Justiça não vai se calar diante desses fatos.”

Um inquérito policial foi aberto nesta sexta-feira (28) para apurar os crimes de coação e ameaça. Segundo Curti, as intimidações começaram no início da semana, mas ganharam força nos últimos dias, e chegaram oficialmente ao conhecimento do Gaeco na manhã desta sexta-feira (24).

A suspeita é que os responsáveis sejam divulgadores da Telexfree que temem perder o dinheiro investido no sistema, considerado uma pirâmide financeira pelo MP-AC.

“Eram ameaças do tipo ‘sua esposa vai morrer’ e ‘morte é o de menos que vai acontecer com vocês’”, conta ao iG Pascal Khalil, marido de Thaís. “E o que me deixou mais preocupado é que alguns dos amigos da pessoa que fez a ameaça pelo Facebook também são amigos meus [na rede].”

Khalil diz ser a primeira vez que ele recebe ameaças de morte.

A Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) emitiu nota de repúdio aos ataques sofridos pela juíza e ressaltou que  ”eventual insatisfação com o teor de ato decisório judicial deve ser combatido única e exclusivamente por meio do recurso próprio dirigido ao tribunal competente”

A Telexfree, nome fantasia da Ympactus Comercial LTDA, informa usar o marketing multinível para vender pacotes de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês). Os divulgadores ganham dinheiro não só com a venda do produto, mas também por indicar outros promotores para rede.

Para o MP-AC, a maior parte do faturamento vem das taxas de adesão dos divulgadores e não da comercialização dos pacotes de telefonia. Por isso, o sistema seria uma pirâmide financeira.

No dia 18 de junho, a juíza Thaís Khalil aceitou o pedido de liminar e determinou a suspensão dos pagamentos e o cadastramento de novos divulgadores. Os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios administradores da Telexfree, foram bloqueados.  A decisão foi mantida pelo desembargador Samoel Evangelista, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).

Os representantes da Telexfree sempre negaram irregularidades.

O Tribunal de Justiça foi procurado, mas disse que não poderia confirmar a informação na noite desta sexta-feira (28).

Ataques ao MP

Segundo Curti, hackers atacaram nesta sexta-feira (28) o site do Ministério Público. A polícia civil, diz o promotor, tem informações de que uma caravana estaria sendo organizada para engrossar as manifestações que diariamente têm sido feitas junto à sede da promotoria.

“Todos os dias nós estamos sendo impedidos de trabalhar, são constantes os bloqueios em frente à nossa sede.”, diz o promotor.  “Tudo leva a crer que são divulgadores dessa empresa, para tentar intimidar a ação da ação da Justiça.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Manifestação sem confronto policial deixou ‘apenas’ marcas nas paredes

Prédios públicos e privados amanheceram pichados; dois carros apedrejados e 27 jovens e adultos apreendidos. Foto: José AldenirEm registros gerais, a segunda grande manifestação da Revolta do Busão que aconteceu nesta sexta-feira (28) em Natal foi considerada tranquila. Por mais de cinco horas, cerca de dez mil pessoas desfilaram pelas ruas da capital levantando questionamentos a cerca da qualidade dos serviços públicos. Comparado ao último ato realizado no dia 20 de junho, ontem não houve confronto direto entre manifestantes e policiais e os atos de vandalismo foram restritos às pichações no patrimônio público e privado. Além disso, o comando da Polícia Militar chegou a apreender 27 pessoas, entre adolescentes e adultos, que estavam portando materiais indevidos.

Após decidir em plenária qual seria o trajeto do movimento, a primeira parada foi em frente à Câmara Municipal de Natal – que desde a noite anterior estava isolada com proteção de ferro e tapumes. De lá, os manifestantes seguiram até o bairro da Ribeira – onde reivindicaram Passe Livre para estudantes e desempregados em frente ao prédio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn). Logo depois, pararam em frente à Prefeitura. Na frente do Palácio Felipe Camarão, a Guarda Municipal reforçava a segurança. No local, o grupo realizou outra plenária e decidiu que o movimento seguiria até o Centro Administrativo.

Até então, segundo informações do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, oito pessoas haviam sido apreendidas por estarem portando escudos, capacetes, baladeiras, garrafas com combustíveis, coquetel molotov e pedras. “Nós revistamos aquelas pessoas que estavam portando mochilas para identificar o porte de materiais indevidos. O protesto foi bastante tranqüilo, mas nós não nos descuidamos com esses pequenos detalhes, que vêm de pessoas que gostam da desordem”, afirmou.

Os trechos mais conturbados no movimento foram nos cruzamentos da avenida Prudente de Morais com a Apodi e com a avenida Alexandrino de Alencar. “Nesses pontos conseguimos interceptar pessoas que estavam querendo apedrejar concessionárias e lojas. Os prejuízos foram em um veículo da Polícia Militar e em um veículo passeio de um morador, que tiveram os vidros estraçalhados. Um dos nossos policias também chegou a ser atingindo por uma pedra na cabeça, mas já passa bem”, disse.

Cartazes e faixas com reivindicações populares foram apresentadas durante todo o movimento. Mas o maior registro identificado na manhã deste sábado foram as pichações junto às paredes. Os bairros de Petrópolis, Tirol e Ribeira, por exemplo, amanheceram cobertos com palavras de ordem e desordem. Sob a proteção de tapumes, muitos prédios conseguiram escapar da ação dos pichadores. Porém, espaços como o do Seturn, Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, Datanorte, Companhia Brasileira de Trens Urbanos e A República, além de diversos centros comerciais, foram vítimas das pichações.

O comando da Revolta do Busão ficou de se reunir na próxima segunda-feira (1º) para decidir sobre nova data de protesto. Porém, rola nas redes sociais uma convocação para grande ato nacional, que deverá acontecer em todas as cidades do país como uma “greve geral”. O ato prevê participação de 10 milhões de pessoas em todo o País.

Comerciantes reclamam de prejuízo no faturamento

Apesar de apoiarem as bandeiras levantadas pelos protestos que vêm sendo realizados em todo o País, os comerciantes enxergam uma conseqüência negativa para sua atividade. João Paiva, aos 66 anos, é dono de um espaço de comércio popular no Centro de Natal. Segundo ele, o fato do comércio ser ‘obrigado’ a encerrar mais cedo causa prejuízo ao bolso.

“Sou muito a favor dos movimentos, até porque esse meu espaço só foi conquistado através de um protesto desses. A voz do povo tem muita força. Entretanto, sentimos as conseqüências no bolso. Se nós tivéssemos segurança para trabalhar enquanto as pessoas protestam nas ruas, não teria problema nenhum. Mas não temos como identificar quem é da paz e quem participa das manifestações com maldade. Por isso temos que fechar e sofrer as consequências”, disse.

Identificando-se como “Mossoró Variedades”, outro comerciante também aponta prejuízo nos lucros durante dias de protesto. “Para evitar danos maiores, acabamos tendo que fechar geral e interromper nosso trabalho. No final das contas, eu deixo de lucrar em apenas uma tarde cerca de R$ 700″, afirmou.

Jorvan Raniere, gerente de uma farmácia popular localizada na rua da Prefeitura, disse que seu ponto é sempre um dos mais prejudicados. “A maioria das manifestações acabam chegando nessa rua. Com medo, muitas pessoas preferem nem passar por perto. O nosso faturamento sempre cai nessas situações. Ontem nós fechamos a farmácia às 13h40. Além de prejudicar as pessoas que precisam de remédios, nós deixamos de lucrar cerca de R$ 800″, declarou.

Um dos apreendidos no movimento é filho de vereador

Os policiais que estavam garantindo a segurança do protesto na tarde desta sexta-feira apreenderam, logo no início do movimento, um grupo de pessoas que estavam portando materiais que poderiam colocar em risco a integridade física dos manifestantes. Entre os detidos estava o filho do vereador Marcos Antônio, do PSOL, de apenas 17 anos. O parlamentar não quis se pronunciar, mas, através de sua assessoria, explicou que o jovem “é uma pessoa tranquila, pacífica e que estava preocupado com a própria segurança, uma vez que no último protesto havia sido agredido verbalmente”.

O menor de idade, que teve sua identidade preservada, “em momento algum foi pego atingindo alguém ou depredando o patrimônio alheio na manifestação”, conforme nota de esclarecimento divulgada pela assessoria do vereador. A nota ainda esclarece que o rapaz não estava portando coquetel molotov, conforme divulgado por alguns veículos de comunicação. “O problema foi que ele foi interceptado no mesmo momento que outras pessoas e os materiais foram confundidos”, afirmou o assessor de comunicação do vereador.

Reprodução Cidade Itaú
Leia Mais ››