sábado, janeiro 20, 2018

Governo esclarece que demissões na UERN foram impostas por decisão do STF e não fazem parte do ajuste fiscal.

A exoneração de 86 servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), está gerando bastante polêmica, sobretudo nas redes sociais.

Em virtude disso, Governo do Estado emitiu nota à população para esclarecer que tais demissões não fazem parte do pacote de medidas anunciadas para ajuste fiscal das finanças do RN (Confira AQUI).

Além disso, vale salientar que a decisão do STF acatou uma ação direta de inconstitucionalidade que contestava uma lei estadual de 1994. Pela lei, foram efetivados os servidores da UERN que ingressaram na instituição sem concurso público após a promulgação da Constituição de 1988.

A sentença do STF alcançou 86 servidores, entre 1.439 efetivos.

Fonte: Política pauferrense
Leia Mais ››

Ceará registra terceira chacina em apenas 18 dias do ano, com três mortos em Fortim


O Ceará registrou na manhã desta quinta-feira (18) a terceira chacina do ano do estado, em apenas 18 dias de janeiro de 2018. Os corpos de três homens foram encontrados com marcas de violência na zona rural do Município de Fortim, no Litoral Leste do estado (a 131Km de Fortaleza).


O crime já está sendo investigado pela Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia Regional de Aracati. Os cadáveres de três homens foram encontrados por moradores da comunidade de Podói, localizada entre o Distrito de Parajuru, Beberibe, e Fortim.

Informações extra-oficiais dão conta que os três mortos eram bandidos integrantes de uma facção e envolvidos no tráfico de drogas em Fortaleza. Ameaçados por uma facção rival, eles teriam fugido da Capital, indo se refugiar em Fortim. No entanto, na madrugada de hoje, foram localizados pelos inimigos e seqüestrados de dentro de uma casa na zona rural, algemados e colocados dentro de um carro. Horas depois, os corpos foram encontrados.

A perícia Forense comprovou que as vítimas, além de algemadas (o que impossibilitou qualquer gesto de defesa) foram atingidas com tiros na cabeça e nas costas, o que atesta uma tripla execução sumária. As identidades dos mortos não foram ainda reveladas.

Policiais militares do Pelotão da PM de Aracati e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) estiveram no local, fizeram o isolamento da cena do crime e acompanharam o trabalho dos peritos.

Esta foi a terceira chacina do no Ceará em apenas 18 dias de janeiro.

Veja a sequência das chacinas em 2018 no Ceará:

1º Caso (Dia 8 de janeiro) – Quatro jovens foram mortos, a tiros, dentro de uma casa, na localidade Serra Pelada, na zona rural do Município de MARANGUAPE, na Região Metropolitana de Fortaleza (a 27Km da Capital). Entre as vítimas estava um adolescente de 17 anos. O crime teria sido praticado por uma facção rival a dos jovens assassinados.

2º Caso (Dia 11 de janeiro) – Três homens foram executados, a tiros, quando trabalhavam num evento de vaquejada nas cercanias da cidade de HIDROLÂNDIA (a 247Km de Fortaleza). Vítimas teriam sido mortas por bandidos que chegaram ao local em um carro prata.

3º Caso (Dia 18 de janeiro) – Três homens são seqüestrados, algemados e mortos, a tiros, na zona rural do Município de FORTIM, no litoral Leste do estado (a 131Km de Fortaleza).

Fonte: Fernando Ribeiro
Leia Mais ››

15º Homicidio em Mossoró 2017: Popular é morto a tiros no Alto da Pelonha


A cidade de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou no início da manhã de hoje, sábado 20 de janeiro de 2018, mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo, o 15º do ano. 

O crime aconteceu por volta das 06h50min, na Rua Gaudencio de Souza, nas proximidades da Rádio RPC, no Alto da Pelonha. A vítima, o preso de justiça Maximiliano Medeiros Gurgel, 22 anos de idade, foi morto com vários tiros de pistola calibre 380, a poucos metros de sua sua residência. 

Segundo informações de testemunhas, Maximiliano estava em via pública, quando foi surpreendido por dois criminosos, que chegaram em uma moto Pop, placa não anotada, se aproximaram e atiraram várias vezes em direção a vítima que foi atingida e morta no local. 

Uma equipe de SAMU ainda foi ao local para atendimento, mas somente para contatação do óbito, pois a vítima já estava sem vida. A Polícia Militar, foi acionada isolou o corpo e acionou o ITEP e a Delegacia de Plantão. 

Segundo a polícia, Maximiliano Medeiros Gurgel, tinha problemas com a justiça. Ele já esteve preso acusado de crime de roubo majorado e respondia o processo em liberdade. (VER)  A polícia informou ainda que o jovem já havia sofrido uma tentativa de homicídio no ano de 2011 no Bairro Bom Jardim em Mossoró. 

Sem perito e sem necrotomista, o corpo da vítima foi recolhido pelo fotógrafo e o motorista do rabecão, e encaminhado ao ITEP para procedimentos de necropsia, sem que houvesse perícia no local do crime. 

Mais uma vez o delegado Roberto Moura, lamentou a ausência de perito em local de crime, pois sem a presença do profissional, a investigação da Polícia Civil fica em parte comprometida. 

Este foi o Décimo Quinto homicídio registrado em Mossoró, neste ano de 2018. O caso será investigado pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia ainda não tem pistas dos assassinos do jovem Maximiliano Medeiros Gurgel. 












Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Almino Afonso é Morto com Tiro de 12 na Cabeça.

Um crime de homicídio foi registrado ontem sexta-feira 19, por volta das 22:00hs da noite de ontem na zona rural do Município de Almino Afonso em uma estrada Carroçavel.

Segundo as primeiras informações a pessoa de Francisco das Chagas Dantas de 55 anos de idade, mais conhecido como Chagas do Sindicato , foi executado com um tiro de uma espingarda calibre 12 na cabeça, o mesmo era presidente do SIFUMAA (Sindicato do Funcionalismo Municipal de Almino Afonso).

Uma Viatura da Polícia Militar daquele Município foi até o local, ao chegar confirmou a veracidade da informação e fez o trabalho de Isolamento do local, logo em seguida a guarnição acionou a equipe do ITEP de Pau dos Ferros pra fazer a remoção do corpo pra sede do órgão.

O caso será investigado pela Polícia Cívil daquele Município.


Fonte: Santana Notícia
Leia Mais ››

Durante bebedeira mulher esfaqueia companheiro na zona rural de Jericó/RN


Por volta das 22h00 horas desta quinta-feira (18 de fevereiro), uma guarnição do Destacamento da cidade de Jericó, Sertão Paraibano, composta pelo Cabo Cícero e o soldado Gláuber, eles receberam informações de que no sítio Carneiro, zona rural do município, a senhora Maria Oliveira da Silva, 61 anos, havia efetuado cerca de seis perfurações leves com arma branca no seu companheiro, José João da Silva filho, 39 anos, agricultor, residente na referida localidade.

Segundo informações, os dois estavam bebendo quando houve um desentendimento, e teria acontecido a tentativa de homicídio.

E na manhã desta sexta-feira (20), a acusada Maria Oliveira se apresentou espontaneamente no DPM de Jericó (PB) e está sendo conduzida a delegacia de Catolé do Rocha (PB) para os procedimentos necessários.

De acordo com a assessoria de comunicação do hospital regional, a vítima recebeu os primeiros atendimentos e em seguida foi liberado.

Fonte: Portal Catolé News
Leia Mais ››

Viçosense é atropelado na serra de Portalegre/RN

Por volta das 11:00 horas de hoje, 19 de janeiro do decorrente ano, segundo informações um caminhão truck, com motorista da cidade de Umarizal, conhecido como Antônio de Marrequinha, atropelou o Viçosense Aldegondes Maia que vinha em direção ao município de Viçosa em sua motocicleta, graças a DEUS Aldegondes teve apenas escoriações e passa bem. 




Informações e imagens cedidas pela família de Aldegondes Maia.

Fonte: Jornal Potiguar
Leia Mais ››

COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULO NO CRUZAMENTO DA ALBERTO MARANHÃO COM BR-304

Uma colisão entre dois veículos tipo Hilux e Strada foi registrada no final da tarde desta sexta feira, 19 de Janeiro de 2018, nas proximidades do contorno da Br-304, saída para Governador Dix-Sept Rosado.
 Segundo informações dos condutores da Strada, ambos seguiam no mesmo sentido, Natal-Fortaleza, quando o condutor da Hilux perdeu o controle do veículo devido a falta de aderência entre os pneus e a pista, tendo em vista que chovia muito na hora e colidiu com a Strada, após a colocação, os veículos desceram a ribanceira e caíram em uma lagoa as margens da BR.
 Por sorte, apenas susto, nenhum dos ocupantes dos dois veículos sofreram escoriações. Uma equipe da PRF foi acionada para o local, para realizar os procedimentos e organizar o trânsito que ficou bastante complicado no local.








Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Defensoria Pública do RN realizará mutirão de presos provisórios em Mossoró

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá realizar um mutirão de atendimento e revisão processual na Cadeia Pública de Mossoró Des. Juiz Manoel Onofre de Sousa. A ação acontecerá na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de janeiro, e tem como objetivo revisar a situação dos cerca de 370 presos provisórios da unidade prisional.

O mutirão contará com a presença de oito defensores atuando nas duas funções. O atendimento aos detentos e a revisão processual irão acontecer ao mesmo tempo. Em 2017, a Defensoria Pública do Estado realizou um mutirão semelhante no Centro Educacional Santa Delmira (Ceduc Mossoró) com menores infratores, na ocasião foi realizada ainda uma inspeção das condições físicas da unidade gerando um posterior relatório da análise feita pelos defensores.

SERVIÇO
O que: Mutirão Carcerário da Defensoria Pública do RN
Quando: 22 a 26.01, iniciando a partir das 9h
Onde: Cadeia Pública de Mossoró Des. Juiz Manoel Onofre de Sousa

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Vídeo mostra primeiro açude à beira da sangria no município de Caicó

O vídeo foi gravado e enviado ao blog Jair Sampaio pelo jornalista Marciel Nogueira nessa sexta feira, 19 de janeiro, no sítio Serrote Branco, próximo ao Distrito de Laginhas, zona rural de Caicó.  


Fonte: Jair Sampaio
Leia Mais ››

Governo do RN afirma que vai concluir folha de dezembro até 6 de fevereiro

Governadoria do Rio Grande do Norte (Foto: Thyago Macedo)O Governo do Rio Grande do Norte afirmou, nesta sexta-feira (19), que só deve concluir no dia 6 de fevereiro o pagamento da folha salarial de dezembro do ano passado. Essa é a data prevista para quitação dos salários acima de R$ 4 mil.

Ainda de acordo com o governo, as secretarias responsáveis acompanham a entrada de receitas para pagar os servidores que ganham até R$ 3 mil no final de janeiro, mas não houve data definida.

Estão fora dessa lista, os servidores da Educação e de órgãos da administração indireta, que contam com arrecadação própria, que já receberam. Também já tiveram os salários pagos, servidores da Saúde e da Segurança.

A nota do governo foi enviada em resposta a uma reportagem da Inter TV Cabugi sobre protesto de servidores da Saúde que, apesar de já terem recebido os salários, cobram também o pagamento de aposentados e pensionistas da pasta.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Peritos federais descartam ‘ação criminosa’ na morte de Teori

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais divulgou nesta sexta-feira, 19, nota em que afirma que “elementos característicos de ação criminosa” não estavam presentes nos vestígios do acidente que há exatamente um ano matou o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte máxima.

Teori morreu no dia 19 de janeiro de 2017. O bimotor em que ele viajava espatifou nas águas de Paraty, litoral fluminense. Além do ministro morreram mais quatro pessoas. A PF concluiu que foi mesmo um acidente.

Em nota, susbcrita por seu presidente, Marcos Camargo, a entidade dos peritos anotou que “o acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki há um ano deu origem a diversas especulações quanto a suas causas”.

“Algumas envolviam a ideia de que uma conspiração para assassinar o então relator da Lava Jato no STF havia sido levada a cabo com o propósito de frear as decisões do ministro no âmbito da operação.”

A entidade considera que o trabalho dos peritos foi “fundamental para eliminar essa dúvida”.

Eles destacam que, por meio do uso de métodos científicos, analisaram os destroços, como a fuselagem, o motor e os aviônicos – eletrônica a bordo dos aviões, sistema de navegação e comunicação, piloto automático e sistema de controle de voo.

“Da mesma forma, foram periciados os corpos e as gravações da cabine e do controle de tráfego aéreo. A conclusão obtida a partir do trabalho deles foi que os elementos característicos de uma ação criminosa não estavam presentes nos vestígios do acidente”, afirmam os peritos.

Marcos Camargo observa que “a perícia oficial, como a que atuou no caso do ministro Teori, é feita por profissionais capacitados em diversas áreas do conhecimento e com reconhecimento científico internacional”.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais disse, ainda, que os profissionais da área atuam de forma imparcial, sem ligações com envolvidos.

“Os peritos oficiais estão sujeitos às mesmas suspeições dos juízes e têm obrigação legal de manter distanciamento das partes, usando o rigor científico em busca da verdade real dos fatos. Essa independência e isenção permitem à perícia dar uma resposta à sociedade brasileira, à altura da importância das dúvidas que foram suscitadas.”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

MP faz nova perícia e constata interferência na gravação das imagens do dia de suposta agressão a Garotinho

O Ministério Público estadual fez uma nova perícia no sistema de câmeras da cadeia de Benfica e concluiu que há indícios de interferência humana na gravação das imagens do dia em que o ex-governador Antonhy Garotinho relatou ter sido agredido.

Os peritos identificaram que três câmeras no presídio em Benfica, Zona Norte, foram desligadas, e uma teve a imagem congelada. O laudo diz que houve ausência de movimento com padrão de "interrupção". Isso se caracteriza nos vídeos pelos saltos na contagem de tempo dos relógio das câmeras.

As imagens divulgadas pelo MP do estado mostram uma delas (câmera 2) gravando até 23h58. Depois, para e volta a funcionar 1h56 da manhã. Outra câmara (câmera 4) também desligada, volta a registrar imagem à 01h32, quando o ex governador Anthony Garotinho bate palmas pra chamar atenção dos agentes penitenciários.

Nesse mesmo período de tempo, uma outra câmera (câmera 3) aparece com a imagem congelada.

O laudo aponta ainda que uma câmera do lado de fora das galerias (câmera 12) foi desligada, criando um ponto cego. Ou seja, durante um período foi impossível ver se alguém entrou ou saiu dali.

"Na tela, você tem opção de dizer onde aquela camera está e você coloca o que a gente chama de time code que é um reloginho que vai girando. O próprio reloginho mostrava que a gravação parava continuava curtinho e ela deu um salto grande no horário que estava ali estampado na tela onde nós estávamos assistindo. Era algo assim, nada escondido. Algo bem claro, qualquer um poderia ter visto isso", Maria do Carmo Gargalione, diretora da divisão de evidencias digitais e tecnologia.

O ex-governador Anthony Garotinho foi preso no dia 22 de novembro. No dia seguinte, foi levado para a galeria B, uma ala que estava desativada. Único preso no local, ele diz que foi agredido na madrugada do dia 24, por um suposto homem que bateu no joelho dele com um bastão parecido com um taco de beisebol.

Garotinho disse ainda que em seguida o homem apontou uma pistola e falou: 'você não vai morrer hoje para não sujar para o lado do pessoal ali', apontando para a galeria do pessoal da Lava Jato. Na época, a Secretaria de Administração Penitenciária disse que as câmeras não detectaram a entrada de nenhum suspeito na cela dele.

O ex-governador vai ser ouvido novamente pelo MP, que também vai chamar os agentes penitenciários que estavam trabalhando naquela noite.

A defesa do ex-governador Anthony Garotinho afirmou que o laudo do MP comprova edição das imagens, disse ainda que vai processar o estado do Rio e pedir à polícia que apure fraude processual praticada por agentes da Seap.

A delegacia de Bonsucesso tem uma investigação em andamento que tenta descorir se Garotinho foi ou não agredido. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que só vai se manifestar sobre o caso quando for notificada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Garoto é estuprado e morto a pedradas por amigos na Paraíba; corpo é achado seminu

Um homem de 28 anos foi preso e um adolescente de 15 foi apreendido acusados de envolvimento na morte e ocultação de cadáver de um outro adolescente de 17 anos, identificado por Wellington da Silva Santos, cujo corpo foi encontrado na noite dessa segunda-feira (15), em um terreno baldio na cidade de Juarez Távora, onde residem todos os envolvidos.
O crime, segundo o adolescente, teria sido praticado na madrugada do sábado (13), no local para onde eles teriam ido para fazer uso de drogas. A vítima foi enterrada na manhã desta quarta-feira (17).
O adolescente acusado de envolvimento no homicídio teria procurado o Conselho Tutelar e, em seguida, solicitado a presença de policiais militares por estar sentindo-se ameaçado. A guarnição de Juarez Távora, composta pelo cabo Jair, cabo Edjair e soldado Filho esteve na residência dele e obteve informações de que o corpo da vítima estaria em um terreno baldio localizado na Vila Cabral.
O adolescente relatou que ele, a vítima e outro homem teriam ido até o terreno baldio para fazer uso de drogas. No local, o homem então teria começado a espancar a vítima com socos e pontapés e, em seguida, teria desferido pedradas na cabeça do garoto. De posse das informações e com o auxílio do Corpo de Bombeiros, os policiais militares localizaram o corpo da vítima escondido embaixo de folhas e galhos de árvores. O corpo foi chamado seminu e com sinais de violência sexual.
Com o apoio da guarnição de Alagoa Grande, composta pelo sargento Amâncio, cabo Ângelo e cabo Cleomar, os policiais de Juarez Távora foram até a residência do acusado, que recebeu voz de prisão. Ele e o adolescente foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil.
O homem vai responder por homicídio qualificado e corrupção de menores. Ele já está na cadeia pública de alagoa grande. Já o menor vai responder apenas por homicídio e vai ser encaminhado para o CEA, em João Pessoa.

Fonte: Paraíba Hoje
Leia Mais ››

Levantamento aponta recorde de mortes por homofobia no Brasil

O Brasil atingiu, no ano passado, um triste recorde. A cada 19 horas, uma pessoa foi morta, exclusivamente por ser da comunidade LGBT, ou seja, lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual. Ao todo, foram 445 mortes, de acordo com o levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia, divulgado nessa quinta-feira (18). 2017 foi o ano em que mais se matou pessoas LGBT no Brasil, em 38 anos de pesquisa.

O número de vítimas de lesbofobia, homofobia e transfobia aumentou 30%, de 2016 para o ano passado. Na comparação com 2007, em dez anos, o número de mortes triplicou. Em mais da metade dos casos, os crimes ocorrem em vias públicas.

A pesquisa, realizada pelo Grupo Gay da Bahia, se baseia principalmente em informações veiculadas pelos meios de comunicação. O grupo avalia que o número de vítimas pode ser ainda maior, porque, muitas vezes, os casos não são noticiados.

Em números absolutos, o estado de São Paulo é onde mais se mata LGBT, seguido de Minas Gerais e Bahia. Já em relação ao número total de habitantes, a região Norte é a mais perigosa, com 3,23 LGBT mortos para cada 1 milhão de habitantes. Depois vêm o Centro-Oeste e o Nordeste.

Também nessa quinta-feira, a organização não governamental Human Rights Watch destacou que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 725 denúncias de violência, discriminação e outros abusos contra a população LGBT, somente no primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Agência Nacional
Leia Mais ››

Preço médio da gasolina sobe pela 12ª semana seguida e se aproxima de R$ 4,20

Posto de combustível em João Pessoa  (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 12ª semana seguida, se aproximando do patamar de R$ 4,20, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na terceira semana do ano, o valor médio por litro subiu 0,26%, para R$ 4,194. Nesse intervalo, a Petrobras reduziu o preço do combustível nas refinarias em 1,79%, seguindo sua política de preços de reajustar os valores quase diariamente para acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.

O preço internacional do petróleo caiu na semana, com recuo de 1,8% do Brent, utilizado como referência do mercado.

Nas três primeiras semanas do ano, o preço médio da gasolina nas bombas já subiu 2,31%.

A política de preços da Petrobras que reajusta os preços quase diariamente foi adotada em julho de 2017, no mesmo mês em que o governo anunciou uma alta nos impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final já acumula alta de 19,5%.

Diesel e etanol

Os demais combustíveis também terminaram em alta para o consumidor, ainda segundo dados da ANP.

O diesel subiu 0,26%, para R$ 3,377 por litro, em média. Na mesma semana, a Petrobras reduziu o valor do combustível nas refinarias em 0,77%. No ano, o diesel já subiu 1,53% nas bombas.

Já o etanol teve a maior alta entre os três combustíveis, subindo 0,94% na semana, para a média de R$ 2,991 por litro. Com isso, o combustível acumula alta de 2,71% no ano.

Gás de cozinha tem leve queda

Preço do botijão vai cair 5% nas refinarias (Foto: globonews)
Preço do botijão vai cair 5% nas refinarias (Foto: globonews)

Ao contrário dos combustíveis, preço do GLP (gás de cozinha) terminou a semana em queda. O valor médio do botijão passou de R$ 67,28 para R$ 67,08, segundo a ANP - um recuo de 0,29%.

A partir desta sexta, o botijão de gás de cozinha ficou 5% mais barato nas refinarias, após decisão da Petrobras. O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg.

No entanto, como os preços no mercado de combustíveis e derivados são livres, os reflexos no preço final ao consumidor vão depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cinco presos morrem em celas da Papuda, em Brasília, em intervalo de 19 dias

Entrada do Complexo Penitenciário da Papuda (Foto: TV Globo/Reprodução)

Em um intervalo de menos de 20 dias, cinco presos morreram em celas do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A maioria dos internos (4) estava detida no Centro de Detenção Provisória (CDP). A morte mais recente é de um cadeirante, de 36 anos, que teria passado mal na última quinta-feira (18). O caso só foi divulgado nesta sexta (19).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o preso teve uma parada cardíaca no posto médico da unidade, "enquanto recebia curativo de rotina em uma ferida nas costas".

O interno chegou a ser reanimado e transferido pelo Samu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. Após ser internado, o detento teve outras duas paradas cardíacas, que levaram à morte. A Polícia Civil investiga este e os outros quatro casos recentes de óbitos na Papuda.

Ainda de acordo com a SSP, ao todo, três presos morreram em consequência de paradas cardíacas, desde o último dia 31 de dezembro do ano passado, e dois após "passarem mal nas celas". A pasta informou ainda ter instaurado procedimentos administrativos para apurar os fatos.

"Em nenhum dos casos, foi constada violência física aparente e todos receberam atendimento médico imediato nas unidades nas quais cumpriam penas."

Detentos na Papuda, em imagem de arquivo (Foto: Ministério Público/Divulgação)
Detentos na Papuda, em imagem de arquivo (Foto: Ministério Público/Divulgação)

Direitos Humanos
Procurado pelo G1, o Conselho de Direitos Humanos do DF disse que também pediu maior detalhamento na apuração das circunstâncias das mortes. "É no mínimo estranha a quantidade de mortes e as mesmas causas", afirma Michel Platini, presidente do conselho.

"Não dá para tratar essas mortes como naturais. É preciso uma investigação mais detalhada sobre qual razão levou a essas mortes."
As vítimas tinham entre 24 e 39 anos. O interno mais novo estava preso há três meses por tráfico de drogas e aguardava julgamento. Ele teria solicitado atendimento médico na unidade prisional no dia 29 de dezembro e se queixava de dores lombares. Após atendimento da equipe médica, a Segurança Pública afirma que o detento recebeu medicação para cessar as dores e "não solicitou mais atendimento".

Platini lembra ainda que o sistema tem responsabilidade sobre a tutela do preso. Em uma decisão proferida em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Estado é responsável civil pela morte de detento dentro de presídio "caso não tenha atuado para proteger sua integridade física".

Nesses casos, o governo pode ser obrigado a indenizar a família do detento. A partir da decisão, caberia ao Estado provar que não foi culpado pela morte e, assim, deixar de reparar o dano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Já havia levado dois choques', diz tia sobre mulher que morreu após receber descarga elétrica ao colocar celular para carregar

Mulher morreu após receber descarga elétrica de carregador de celular enquanto usava o aparelho (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Gercica Bárbara da Trindade, de 30 anos, que morreu vítima de um choque elétrico, na quarta-feira (17), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, já havia levado dois choques utilizando o mesmo carregador, 15 dias antes da morte dela.

A tia da vítima, Ana Maria Trindade, já tinha pedido para a sobrinha jogar o carregador do celular no lixo. "Ela conversou comigo e falou que tinha levado dois choques no mesmo carregador. Na hora eu falei pra ela jogar esse negócio [carregador] fora, porque isso era um aviso de Deus", falo.

Gercica Bárbara morreu após sofrer um choque elétrico, segundo a PM (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Gercica Bárbara morreu após sofrer um choque elétrico, segundo a PM (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Ana Maria conversou com a redação do G1 e informou que foi o namorado de Gercica que ligou para ela informando sobre a morte da sobrinha. Na hora, ela teve a certeza que tinha sido uma descarga elétrica. "Quando eu falei que tinha sido o carregador, ele confirmou", fala Ana Maria.

Ainda segundo a tia, toda família está sem acreditar no que aconteceu. "Eu não fui ao enterro da minha sobrinha, não consegui. Estamos sofrendo muito", expressou.

Entenda o caso
Gercica Bárbara da Trindade, morreu vítima de um choque elétrico na quarta-feira (17) em Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com a Polícia Militar, ela havia colocado o celular para carregar e recebeu uma descarga elétrica enquanto usava o aparelho. Ainda segundo a PM, os paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até o local, mas a mulher já estava morta. O caso ocorreu no bairro São José.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Exame de sangue para câncer encontra oito tipos de tumores

Um novo exame de sangue para o câncer se mostrou promissor para detectar oito tipos diferentes de tumores antes de eles se espalharem para outras partes do corpo, oferecendo esperança de detecção precoce, disseram pesquisadores nesta quinta-feira (18).

Mais estudos são necessários antes de que o teste, chamado CancerSEEK, possa se tornar amplamente disponível por um custo projetado de cerca de US$ 500, disse o estudo publicado na revista científica americana Science.

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres - já pré-diagnosticados com base em seus sintomas - foram detectados com uma taxa de precisão de cerca de 70% no total.

Os cânceres foram detectados nos ovários, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, cólon ou reto, pulmão e mama.

Para cinco desses tipos de câncer - ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago - não há exames de rastreio disponíveis para pessoas de risco médio.

O exame foi capaz de detectar esses cinco tipos com uma faixa de sensibilidade de 69% a 98%.

Em 83% dos casos, o exame foi capaz de delimitar onde o câncer estava anatomicamente localizado.

O teste é não invasivo e baseado na análise combinada de mutações de DNA em 16 genes de câncer, bem como dos níveis de 10 biomarcadores de proteínas circulantes.

"O objetivo final do CancerSEEK é detectar o câncer ainda antes - antes de que a doença seja sintomática", afirmou o estudo.
Reação de especialistas: mais estudos são necessários
Especialistas de fora do estudo disseram que é necessário que haja mais pesquisas para descobrir a verdadeira precisão do teste e se este seria capaz de detectar cânceres antes do aparecimento de sintomas.

"Isso parece promissor, mas com várias ressalvas, e uma quantidade significativa de pesquisa adicional é necessária", disse Mangesh Thorat, vice-diretor da Unidade de Ensaios Clínicos Barts da Universidade Queen Mary de Londres.


"A sensibilidade do teste no câncer de estágio I é bastante baixa, cerca de 40%, e mesmo nos estágios I e II combinados parece ser em torno de 60%. Portanto, o exame ainda vai deixar escapar uma grande proporção de cânceres no estágio em que nós queremos diagnosticá-los".
Nicholas Turner, professor de oncologia molecular no Institute of Cancer Research, em Londres, apontou que a taxa de falso positivo de 1% do teste pode parecer baixa, mas "poderia ser uma preocupação significativa para o rastreamento da população. Poderia haver muitas pessoas que são informadas que têm câncer que talvez não tenham".

No entanto, Turner descreveu o artigo como "um passo ao longo do caminho para um possível exame de sangue para detectar câncer, e os dados apresentados são convincentes a partir de uma perspectiva técnica sobre o exame de sangue".

Muitos outros esforços estão em andamento para desenvolver exames de sangue para o câncer.

"Eu não acho que esse novo teste realmente tenha movido o campo da detecção precoce muito para a frente", disse Paul Pharoah, professor de epidemiologia do câncer na Universidade de Cambridge.

"Continua sendo uma tecnologia promissora, mas que ainda deve ser comprovada".

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››

Trump encerra 1º ano na Casa Branca com pior aprovação da história moderna

O presidente dos EUA, Donald Trump, desembarca do avião presidencial Air Force One em Maryland, na quinta-feira (18) (Foto: Mandel Ngan/AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, completará neste sábado seu primeiro ano na Casa Branca com a aprovação mais baixa de um presidente na história moderna, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) pela emissora "NBC".

Apenas 39% dos americanos aprova o trabalho realizado por Trump como governante, o nível mais baixo registrado por um "presidente moderno" na história, segundo a consulta, elaborada pela "NBC" junto com o jornal "The Wall Street Journal".

Além disso, 57% da população desaprova o trabalho de Trump e 51% rejeita "fortemente" seu desempenho desde que chegou à presidência.

Por outro lado, um de cada quatro americanos, 26%, aprova "fortemente" a atuação do republicano, que tomou posse do cargo em 20 de janeiro de 2017.

A diferença no nível de aprovação se aguça entre os eleitores de cada partido, já que 78% dos republicanos se mostra satisfeito com Trump em seus primeiros 365 dias no poder, quando apenas 8% dos democratas compartilha esta opinião.

Entre os independentes, um de cada três - 33% - considera seu desempenho positivo.

Entre os que aprovam Trump, se destaca os índices de 46% de homens, 45% de homens brancos e 41% entre os idosos, segundo a sondagem.

Esta proporção cai até 35% entre quem tem uma idade compreendida entre 18 e 34 anos, para 33% entre as mulheres, a 26% entre latinos e a 8% entre os afro-americanos.

Em comparação com outros presidentes, a aprovação de Trump se distancia muito da de outros governantes no seu primeiro ano: o também republicano George W. Bush registrou 82%, enquanto os democratas Bill Clinton e Barack Obama conseguiram 60% e 50%, respectivamente.

Entre as afirmações escolhidas pelos consultados para definir como se sentiram com o primeiro ano desta presidência, 38% disse estar "nervoso"; 24%, "assustado"; 23%, "esperançoso"; 12%, "orgulhoso"; e 11% "irritado".

Sobre as conquistas mais positivas durante este ano de Trump na Casa Branca, 20% escolheu "a forte economia e o baixo desemprego", enquanto 13% apoiou a ideia do presidente de "pôr os Estados Unidos em primeiro".

Nesta linha, 37% considerou que nenhuma das respostas potenciais lhes pareciam "positivas" dadas a atuação do presidente.

A sondagem foi elaborada com base em entrevistas com 900 adultos realizadas entre os dias 13 e 17 de janeiro e apresenta uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Família palestina mata a tiros parente suspeito de espionagem para Israel

Uma família palestina na Faixa de Gaza informou nesta sexta-feira (19) ter matado um parente que disse ter ajudado Israel a rastrear e matar três militantes seniores do Hamas, incluindo um dos próprios parentes do homem.

Em um comunicado, a família de Ahmed Barhoum disse ter o matado a tiros na cidade de Rafah após serem avisados por um grupo militante de que ele havia fornecido informações para Israel. Isto, afirma o comunicado, guiou um ataque aéreo israelense durante a guerra em 2014 na Faixa de Gaza que tinha como alvo militantes do Hamas.

“À luz de nosso comprometimento religioso e moral, nós executamos o colaborador Ahmed Barhoum após ele ter sido entregue por facções da resistência”, informou o comunicado, sem detalhar o nome do grupo militante que capturou Barhoum.

A família disse ter escutado a confissão do parente e visto as evidências contra ele. A família Barhoum é uma das maiores de Rafah e conhecida por sua proximidade com grupos militantes palestinos em desacordo com Israel.

O Hamas, movimento islâmico que domina o pobre e pequeno enclave, emitiu um comunicado elogiando a ação da família Barhoum como ilustrando “sua nobreza e profunda afiliação à resistência (anti-Israel)”.

O Exército israelense se negou a comentar.

Ao longo dos anos, Israel estabeleceu uma rede de contatos em territórios palestinos, usando uma combinação de táticas para incitar palestinos a fornecerem informações.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fla, Flu e Botafogo dizem que vão romper com torcidas organizadas

Um encontro para combater a violência nos estádios do Rio de Janeiro. E as autoridades responsáveis decidiram com os clubes, em encontro realizado na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que tudo passa por um basta na relação com torcidas organizadas. Flamengo, Fluminense e Botafogo se comprometeram verbalmente a romper relação com estes torcedores. Por questões eleitorais, o Vasco não enviou representantes.

As medidas determinadas são para jogos de grande apelo durante todo o ano de 2018, não somente clássicos cariocas. A partir das decisões, será redigido pelo Ministério Público um documento para que o acordo seja firmado na próxima semana. Estiveram presentes, além dos clubes e da Ferj, representantes do MP, Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Desportiva, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, CBF, Maracanã, Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)
Reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)

Decisões tomadas no encontro:

Compromisso de ruptura total de relações com torcidas organizadas.
Confinamento das organizadas em setor específico dos estádios.
Horário para entrada e saída dos torcedores organizados.
Exigência de cadastro individual de torcedores organizados no Gepe
Isolamento do entorno dos estádios e vias públicas, com entrada mediante ingresso e cadastramento.
Após o documento firmado, o TJD e o STJD entram em ação determinando sanções para os clubes que não cumprirem o combinado. De acordo com Mauro Martins, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, é essencial que existam ações para coibir a violência nos estádios e em seu entorno.

- São medidas fundamentais para que as cenas que ocorreram recentemente não se repitam. As organizadas devem ter local específico, com horário para entrada e saída dos estádios. Devem estar separadas dos demais torcedores.


Segundo ele, outra questão necessária para o sucesso das ações está diretamente relacionada ao fim da relação entre os clubes e as torcidas organizadas.

- Esse é um ponto fundamental para resolvermos o problema. Em um primeiro momento, houve resistência, mas em seguida houve acordo.

Na próxima semana, o Gepe iniciará a vistoria nos estádios para determinar os setores de confinamento das organizadas. O órgão será também responsável pelo cadastramento dos torcedores, que é cerca de 700 pessoas.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Nos pênaltis, Portuguesa vence o Palmeiras e vai à semifinal da Copa São Paulo

Enquanto o time profissional sofre na Série A2 do Campeonato Paulista, a equipe sub-20 da Portuguesa está na semifinal da Copa São Paulo. Depois do empate por 1 a 1 com o Palmeiras no tempo normal, na noite desta sexta-feira, no Pacaembu, a Lusa venceu nos pênaltis por 3 a 2 e agora espera pelo duelo entre Flamengo e Avaí para conhecer seu adversário.


VERDÃO ERRA MUITO; MATHEUS BRILHA
O Palmeiras foi muito mal nas cobranças. Alanzinho e Léo Passos chutaram para fora, enquanto Yan parou no goleiro Matheus na batida decisiva (José Aldo e Johnny converteram). Pela Portuguesa, Matheus França perdeu, mas Bahia, Caique Felix e Marques acertaram.

PRIMEIRO TEMPO
 Palmeiras e Portuguesa fizeram um primeiro tempo bastante equilibrado, mas de poucas oportunidades de gols. A Lusa conseguiu a vantagem somente aos 45 minutos. Thawan aproveitou falha da defesa e foi puxado por Iago. Ele meso cobrou o pênalti e colocou a Rubro-Verde em vantagem. 

APAGÃO
Pacaembu ficou sem energia aos 30 minutos da etapa inicial.

SEGUNDO TEMPO
As entradas de Léo Passados, Alanzinho e Pablo ajudaram o Palmeiras a subir de produção na etapa final. Apesar de jogar melhor, o Verdão só chegou ao empate aos 30 minutos. Matheus defendeu o chute de Fernando, mas Yan pegou o rebote e, de cabeça, desviou para as redes. Léo Passos, aos 42, perdeu grande chance parar virar.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››