segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Secretários e coordenadores apresentam metas e propostas para 2013


No período da tarde por volta das 14h desta segunda-feira (04) após o almoço a equipe administrativa retornou a seus trabalhos, sendo divididos grupos por secretarias para fazer acontecer a administração de 2013.
O Secretário da agricultura José Roberto apresentou aos demais secretários e coordenadores propostas e parcerias através do governo do Estado, onde possa ajudar o homem do campo na manutenção do corte de terra, no plantio de sementes, buscando melhorias para que o homem do campo permaneça em seu habitat, não migrando para as cidades, buscando assim recursos que possam ser necessários como a construção de açudes, perfuração de poços, manutenção de estradas que possam trazer um maior conforto para aqueles que utilizam esse percurso.

Marcos Moreira secretário de finanças juntamente com seus colegas chegaram a conclusão de que é necessário adequar-se a realidade do município, apontando a criação do calendário de pagamento do funcionalismo público; Implantação de nota fiscal eletrônica; implantação do contra-cheque do funcionalismo público on-line, visando a preservação do meio ambiente; organizar e capacitar o setor tributário; criar o site do município, para que a população fique informada e supra as necessidades do itauenses; criação do RBPS do município; mão de obra para o setor de licitação; extensão do ponto eletrônico para todos os setores municipais: tombamento do patrimônio público para saber os bens do município; infraestrutura na secretaria de finanças e implantação da controladoria do município.

A equipe administrativa da secretaria de educação apresentou suas propostas que possam melhorar o funcionamento da mesma para o ano de 2013. Mirianete Brasil apresentou algumas metas e ações como melhorar o desempenho municipal de educação, fortalecer o desempenho da escola; ampliar e fortalecer a oferta de matrículas para jovens e adultos; fortalecer o acompanhamento pedagógico; adequar as estruturas físicas das escolas municipais; implementação do plano nacional de alfabetização; sistematização e fortalecimento de avaliação diagnóstica interna; garantir formação continuado para os professores; informatizar em rede a secretaria com todas as escolas do município; implantação do sistema positivo do ensino nas escolas municipais; capacitação dos conselheiros e distribuição de kit’s escolar e fardamento para a rede municipal do ensino.

Ainda foram apresentas propostas e metas que fossem possíveis serem atingidas em 2013, o Coordenador de Cultura Jonilson apresentou essas propostas: Criar a secretaria municipal de cultura; criação do calendário cultural do município; criação do fundo municipal de cultura; criação de uma bolsa de incentivo aos integrantes BA Banda José Praxedes Fernandes; elaboração de projeto pra buscar parcerias junto ao BNDS e Petrobrás para fortalecer as associações; criação de pontos culturais; reivindicar junto ao Governo do Estado a criação e implantação da Casa da Cultura pontos de culturais; mapeamento dos grupos culturais existentes no município e criação de projetos de leitura.

O prefeito Ciro Bzerra informou que a bolsa para os membros da filarmônica do município já está em estado bem avançado, pois está sempre em contato com o Maestro Gildásio e tomando as devidas providências que serão cumpridas em breve.

Junior Martins apresentou propostas para a secretaria de esportes como: criar a secretaria Municipal de Esporte e Lazer; resgatar a liga desportiva itauense; conselho para elaborar planejamento do esporte no município; Criação de um calendário esportivo, fortalecimento das modalidades esportivas; reivindicação de um campo de futebol; aquisição de material esportivos para atender a demanda esportiva.
A secretária de ação social juntamente com seus assessores apresentaram para o futuro ser referência entre as secretarias. Apresentas metas que são utilizadas e novas ideias como: Geração de trabalho e renda; Incentivo ao pequeno empreendedor; Criação de um coentro de artesanato e Criação da casa dos conselhos; inclusão produtiva; elaboração de um calendário de eventos mensais.

A meta da secretaria de Saúde para 2013 é fechar escala de 24h de plantão, como também acabar com a falta de compromisso de alguns servidores, principalmente agente de saúde que não cumprem suas funções, porém, o secretário fez questão de enfatizar que existem agentes excelentes, para evitar essa situação será exigida a assinatura dos moradores das residências visitadas; aquisição de transportes de saúde; soluções para o atendimento da unidade básica de saúde e divulgação das ações feitas pela secretaria.

A Secretaria do transporte apontou como metas as obras em andamento como o ginásio de esporte, a conclusão da quadra Carlos Emanuel, pavimentação da Rua Estevão Ciríaco de Oliveira no Bairro Nossa Senhora das Dores, do Assentamento Paraná e do abatedouro público e demais ruas do centro da cidade; medidas de saneamento básico; aquisição de tambores para coleta de lixo; construção de 40 casas populares; recuperação da frota de veículos; planilha para controle dos veículos, responsabilizando os motoristas; remoção de entulhos das ruas do município. Metas essas apresentadas por Márcio Rego.














Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Delegado ouve testemunhas do assalto ao América-RN


O delegado Atanásio Gomes, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), iniciou as investigações do roubo registrado na sede do América-RN, na última quinta-feira (31). De acordo com ele, seis pessoas já foram interrogadas sobre o crime que teria rendido aos assaltantes R$ 300 mil.

O dinheiro era da folha de pagamento dos jogadores do clube e foi levado de dentro da sede social do América, que fica localizada na avenida Rodrigues Alves, bem próximo ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Entre as pessoas ouvidas, estão o presidente do clube, Alex Padang, o vice-diretor financeiro, Eduardo Pagnoncelli, os dois seguranças e outros funcionários do time.

“O crime teria sido cometido por quatro criminosos, sendo que um deles ficou no carro e os outros três entraram na sede e foram direto para a sala onde estava o dinheiro", informou o delegado Atanásio. Ele comentou ainda que teve dificuldades para encontrar imagens de câmeras de vigilância que pudessem auxiliar no caso.

A sede do América-RN não tinha nenhuma câmera instalada internamente e apenas uma localizada na lateral do prédio teria conseguido poucas imagens do carro usado pela quadrilha. “Mesmo assim, a imagem está muito ruim e não conseguimos nem mesmo identificar o modelo do carro”, revela o titular da Defur.

Informações extraoficiais obtidas pelo Portal BO dão conta que, teoricamente, apenas cinco pessoas deveriam saber que o dinheiro estaria naquele local e naquela hora, que eram justamente o presidente Padang, o vice-diretor financeiro, Eduardo Pagnoncelli, os dois seguranças e o gerente do banco. Destes, apenas o gerente ainda não foi ouvido.

Eduardo Pagnoncelli teria sacado os R$ 300 mil da agência da Caixa Econômica Federal da avenida João Pessoa. Ele era escoltado por dois seguranças que acompanhavam desde a saída do banco até a entrega do dinheiro aos jogadores, já na sede do América. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Bandidos fazem arrastão em casa de policial civil


Foto: Google Maps
Rua onde fica a casa do policial.
 A casa do agente da Polícia Civil Ranulfo Alves Filho, localizada no conjunto Ponta Negra, foi alvo de assaltantes, na noite deste domingo (3). Três homens invadiram o local, renderam dez pessoas que estavam lá dentro e roubaram objetos, como joias, perfumes, TVs de LCD, celulares e até mesmo munições que pertenciam ao APC.

No momento do arrastão, o policial civil não estava em casa. No entanto, em entrevista ao Portal BO, ele relatou que os bandidos abordaram o irmão dele quando este chegava na residência, juntamente com a esposa e mais duas pessoas. Os criminosos conseguiram entrar no local e renderam mais seis pessoas que já estavam lá, totalizando dez vítimas.

Depois disso, eles iniciaram o arrastão, recolhendo tudo o que podiam, como uma TV de 40 polegadas de outra de 36 e sete aparelhos celulares, além de joias e perfumes. Durante o assalto, eles foram até o quarto de Ranulfo e acabaram descobrindo que aquela casa pertencia a um policial. Assustados, os bandidos perguntaram pelo agente e as vítimas contaram que ele havia saído minutos antes.

Os criminosos ainda recolheram duas armas, um colete, três rádios comunicadores e cerca de 200 munições. No entanto, como ficaram assustados, eles deixaram para trás as armas, o colete e os rádios, mas levaram parte das munições.

Na sequência, os três assaltantes fugiram em um veículo tipo Fiat Uno, de cor preta e placas MAS- 7220. O carro pertencia a uma das pessoas que estava na casa do policial civil. Em conversa por telefone com o Portal BO, Ranulfo Alves comentou também que a casa vizinha a dele já foi assaltada duas vezes da mesma forma e, por isso, ele suspeita que sejam os mesmos bandidos.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Lanchonete na São José volta a ser alvo de assaltantes uma semana após arrastão


Uma lanchonete localizada na rua São José, no bairro de Lagoa Nova, foi assaltada pela segunda vez em uma semana. O estabelecimento que foi notícia na cidade por ter sido alvo da ação de bandidos ousados na semana passada, foi invadido mais uma vez por outra dupla. Os criminosos fizeram um arrastão e desta vez tiveram o cuidado de levar o aparelho que grava as imagens de segurança do local.

O assalto aconteceu por volta das 21h40 deste domingo, no momento que a lanchonete estava lotada de clientes. Todos tiveram seus pertences levados pelos criminosos. De acordo com a chefe de cozinha, que preferiu ter a sua identidade preservada, os bandidos chegaram de cara limpa e bastante nervosos gritando com todos e exigindo dinheiro a todo momento. "Foi terrível. Bem diferente da outra vez. Esses vieram de forma violenta e ameaçando a todos com revólveres nas mãos", revelou.

Os assaltantes levaram também um aparelho de TV LCD e o equipamento de gravação de imagens da lanchonete. O proprietário do estabelecimento, que terá sua identidade preservada, disse que não dá mais para manter a loja funcionando e pensa em fechar. "É muito difícil para manter algo assim diante de tanta insegurança. Temo pela vida dos meus funcionários e dos clientes que aqui estão. Acho que vou fechar de vez", relatou.

Uma equipe da Rocam esteve no local do fato colhendo informações e em seguida saiu em diligência na tentativa de localizar e prender os assaltantes. A lanchonete foi palco de um assalto semelhante há uma semana. Na ocasião os bandidos além de realizar o arrastão ainda levaram sanduíches e batatas fritas junto com os produtos do roubo. A ação foi filmada e causou revolta. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Foragido da justiça é executado na Guarita


A Polícia Militar registrou, na noite deste domingo (03), um assassinato na rua Sátiro Dias, no bairro São José, conhecido como Guarita. A vítima foi identificada como Ailton Barbosa da Silva Filho, de 30 anos, mais conhecido como "Buda".  El foi morto com vários tiros na cabeça, caracterizando uma execução. De acordo com o cabo Moraes, do 1º Batalhão, o autor do disparo ainda chegou a conversar com a vítima antes de efetuar os disparos.

Algumas testemunhas que estavam no local no momento do crime, informaram para a polícia que Ailton estava com a mulher e foi chamado pelo atirador. Em um certo momento, o homem que ainda não foi identificado, sacou uma arma da cintura e pediu que a vítima deitasse no chão e em seguida atirou quatro vezes. 

Ainda segundo o policial, Ailton era foragido da justiça e acusado de vários crimes. "Nós recebemos infirmações dando conta da vida da vítima. Algumas revelam que Ailton era foragido e considerado perigoso", disse.

Os peritos do ITEP estiveram na cena do crime para levantar detalhes que servirão no inquérito investigativo que transcorrerá no 3º distrito policial. Os moradores preferiram falar pouco sobre o criminoso. Algumas pessoas só informaram que que matou "Buda", conhecia ele. 

Reprodução Cidade News via Portal BO
Leia Mais ››

PRF prende trio armado em Canguaretama


A Polícia Rodoviária Federal prendeu três homens armados na noite de ontem (2) na BR 101 na altura do Km 176, no município de Canguaretama, próximo à divisa com a Paraíba. A cidade fica distante 67 quilômetros de Natal. O trio foi preso em Canguaretama com armas e uma caminhonete roubada
O trio estava numa caminhonete que vinha de Paraíba e recebeu a ordem de parada dos policiais durante uma operação na rodovia. Durante a revista, os policiais descobriram duas pistolas calibre 380 e outra Ponto 40, além de cinco carregadores de munição. Duas das armas tinham queixa de roubo. Além das armas, a PRF também verificou que o carro havia sido roubado e que o chassi havia sido adulterado. 

O condutor do veículo, Adeilson Firmino de Paiva, 32 anos, e os dois passageiros, Francisco Frank Dantas da Costa, 31 anos, e Danilo Luiz da Silva Oliveira, 27 anos, foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Canguaretama e responderão por porte ilegal de armas e receptação. Ainda há a suspeita de que o trio praticava assaltos em Natal.

Tn Online com informações do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal do RN.











Reprodução Cidade News via o Câmera
Leia Mais ››

UMA ADOLESCENTE DE 15 ANOS FOI ALVEJADA A TIROS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ.


Uma adolescente de 15 anos foi alvejada a tiros no final da Rua Francisco Pascoal, no bairro Santo Antônio em Mossoró na tarde desta segunda feira (04/02/13).
De acordo com as primeiras informações ela seguia na garupa de uma moto, junto com seu namorado, quando dois homens em uma moto não identificada passou a atirar contra o condutor da moto e atingiu a adolescente que foi socorrida para a UPA Santo Antônio com um disparo transfixante em uma das pernas.
De acordo com Sd Manoel e Moacir da VTR 227, os tiros seria para o seu namorado que meses atrás teria sofrido um outro atentado. A jovem foi socorrida por uma equipe do SAMU para o HRTM e a mesma não corre risco de morte.

Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Vitima da violência: O cantor Anízio Junior, foi espancado e assaltado em Olho D'àgua do Borges/RN, mas passa bem.

Foto: Reprodução/Facebook

 A festa de Olho d'Água do Borges/RN, o encontro de Dorgival Dantas e seus amigos, foi o maior evento do oeste potiguar neste ano. O evento reuniu milhares de centenas de pessoas. È claro, em um evento dessa dimensão acontece de um tudo, o cantor e sanfoneiro Anízio Junior, que o diga. Ele que também estava participando da festa, foi espancado violentamente, em um assalto. O artista usou sua pagina na rede social Facebook, para relatar o caso e tranqüilizar seus fãs.“Fui para o aniversario ontem de Dorgival em olho d'água, ai teve uma hora que no meu carro sozinho, ai acho q eles ja estavam me seguindo! De uma hora pra outra quebraram um litro na minha cabeça e levaram meu cordão de ouro ! Acho q era uns 3 rapazes, não teve como ver não! Mais estar tudo bem sim comigo! Minha sanfoninha de ouro foi embora! Herehehe” disse Anízio. O sanfoneiro Anísio Junior, ainda postou em sua pagina, merecidos elogios ao atendimento da equipe de plantão no Hospital de Olho D'àgua do Borges/RN, Rita Elvira da Silva: “Mesmo com o assalto e a violência que sofri ontem, quero aqui agradecer a Deus e a todos do Hospital de Olho d'água, pela assistência! Muito Obg! Só me Recuperar e botar forro no meio do Mundo. Amem”. 


Reprodução Cidade News Itaú via Gente que faz e acontece
Leia Mais ››

Individuo praticou um assalto no centro de Mossoró e foi detido pela população


Francisco José Marcolino, 24 anos de idade, desocupado, residente na Rua dos Girassóis, no Parque das Rosas do Santa Delmira, foi detido por populares no centro da cidade de Mossoró, logo após tomar uma bolsa de documentos de duas jovens, na manhã de segunda feira 04 de Fevereiro de 2013.

A ação criminosa ocorreu na Rua Meira e Sá, próximo ao mercado central e foi percebida por vários taxistas que reagiram segurando o elemento e acionando a Central de Operações da Policia Militar. O elemento estava desarmado e disse que praticou o ato por que estava desempregado e passando necessidade.

Os policiais da Força Tática, Rosário, Jasson e dos Santos, conduziram Francisco José para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos. O mesmo foi apresentado ao Bacharel Nivaldo Floripas, autoridade policial de plantão.

Segundo o delegado o caso será analisado, por que “Francisco José” não foi pego com a carteira, que já estava com os taxistas, mas afirmou que o mesmo será responsabilizado pelo ato.



Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Professor morre afogado em Caraubas


Mais uma tragédia é registrada na cidade de Caraúbas. Na manhã de segunda feira 04 de Fevereiro de 2013, populares encontraram um corpo de um professor no Açude do Governo, "Açude Grande".

A Polícia Militar de Caraúbas foi acionada para uma ocorrência de afogamento nas águas de um açude nas proximidades da cidade. Joakson Mendes de Oliveira, 26 anos de idade, professor, foi encontrado boiando nas águas do açude Grande.

Segundo informações, o professor foi visto ontem por volta de 17 horas em um bar e teria saído em direção ao açude, o que fazia costumeiramente e não retornou mais.

Familiares foram ao local fazer o reconhecimento do corpo e informaram que o mesmo tinha problemas com bebidas e consumo de droga.

O corpo de Joakson Mendes de Oliveira foi removido para o Instituto Técnico e Cientifico de Policia, para os procedimentos.




Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Secretários Municipais de Itaú apresentam dificuldades e estratégias.


O Secretário do Esporte do Município de Itaú-RN, Júnior Martins apresentou o trabalho do esporte no município, José Roberto secretário de agricultura trouxe as dificuldades vivenciadas pelos agricultores já a equipe administrativa da ação social apresentou problemas que segundo eles são de difícil solução, porque tem um contado direto com o social, ou seja, com o cidadão itauense e os pensamentos de cada um tem gerado dificuldades, mais que não é impossível, por está motivo essa reunião é para que juntos possam viabilizar um meio.





Phabiano Santo apresentou uma solução para caso, visando os idosos por serem resistentes, mesmo sendo difícil tem uma luz no final do túnel, pois mesmo que existem pessoas contras o novo é a maneira mais fácil de mostrar o caminho, porque muitos são acomodados na mesmice. A solução seria a formação de grupos que possam apresentar novidades para eles.

O Secretário de Saúde apresentou a situação da saúde do município e os projetos que estão sendo elaborados na construção de novos prédios que possam ser suficientes para atender a população.

Como a ampliação do cento de saúdo do bairro  Nossa Senhora das Dores, que já foram enviados recursos e estão sedo aplicados na obra.

Em relação aos médios, o secretário disse que esta lutando com força de vontade em montar uma escala de plantão, mas para isso precisa vencer alguns desafios.

Apresentando o quadro de funcionários e apontando as ações e dificuldade  de cada setor.



Márcio Rego secretário de transporte mostrou as obras que estão em andamento e os transtornos vividos pela polução pela falta de manutenção de algumas obras, dizendo-se exigente, e isso, tem feito com que muitos funcionários não concordem, pois muitos querem ficar parados; além da conscientização da população em preservar as obras públicas.

A secretaria da Mulher liderada por Francisca das Chagas (Preta) disse que está enfrentado algumas dificuldades, visto que a mesma é nova no município e não tem muitas informações, mas está buscando parcerias com demais municípios para que possa buscar novas ideais para desenvolver um melhor trabalho.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

ACIDENTE ENVOLVENDO UMA CARRETA E UMA MOTO BIZ, DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NA BR-304 SAÍDA PARA FORTALEZA-CE.


Um atropelamento na manhã desta segunda feira (04/02/2013) na BR-304 no km 33,  próximo a Empresa BJ, saida para Fortaleza-CE, envolvendo uma carreta e uma moto biz deixa duas pessoas feridas.
Segundo informações uma carreta pertecente a BJ seguia no sentido Mossoró / Fortaleza, quando o motorista foi fazer uma conversão à esquerda quando a moto biz de cor azul placa NNZ-6465 Mossoró seguia no mesmo sentido e não teve tempo de parar. A moto que era pilotada por Francisco Betenilson Quichabeira 37 anos que na garupa trazia sua irmã Maria Betilene Quichabeira 38 anos caiu e ambos tiveram escoriações pelo corpo ela mulher foi socorrida por uma equipe do SAMU com fratura esposta em uma das pernas.





Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››