segunda-feira, fevereiro 04, 2013

Dona Adalgisa Rosado, viúva de Dix-sept Rosado, morre aos 93 anos


Aos 93 anos, Adalgisa de Souza Rosado, viúva do governador Dix-sept Rosado (morto em acidente aéreo na década de 1950), não resistiu às complicações de uma pneumonia e faleceu na madrugada de ontem no Hospital Wilson Rosado, onde estava internada. O sepultamento ocorreu no final da tarde, no Cemitério São Sebastião I.

Dona Dalgisa Rosado deixa quatro filhos: Carlos Augusto de Souza Rosado (chefe de Gabinete do Governo do Estado), Isaura Amélia de Souza Rosado (secretária estadual extraordinária da Cultura), Betinho Rosado (deputado federal) e Dix-sept Rosado Filho (empresário). O velório ocorreu na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro da cidade.

A viúva do governador Dix-sept Rosado faleceu às 2h da madrugada do domingo. Segundo Isaura Rosado, ela sofria do mal de Alzheimer há cerca de 10 anos e em estágio avançado. Contudo, disse que o falecimento foi provocado pela pneumonia. Adalgisa de Sousa Rosado, natural de Mossoró, foi primeira-dama da cidade e do Estado.

Foi presidente da LDB – função exercida pelas primeiras-damas do Estado. “Ela sempre morou em Mossoró e passou um tempo na Vila Ceci Neto (onde moravam os governadores à época, em área próxima à Praça André de Albuquerque, em Natal)”, disse Isaura.

Com a morte do governador Dix-sept Rosado, dona Adalgisa assumiu o comando das empresas que pertenciam ao marido, como a Mossoró Comercial Ltda. “Ela foi, fundamentalmente, mãe dos filhos. Ficou viúva aos 32 anos e não casou novamente”, comentou a secretária estadual de Cultural.

Além de assumir o comando das empresas da família e de cuidar dos filhos, dona Adalgisa de Souza Rosado sempre participou ativamente da Igreja Católica, onde participou do movimento Cursilhista e, nos últimos tempos, atuou como ministra da Eucaristia. “Ela teve participação forte na Igreja”, afirmou Isaura.

O velório começou por volta das 8h da manhã. Até ao meio-dia, autoridades diversas foram à capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por lá passaram a ex-prefeita Fafá Rosado, o deputado estadual Leonardo Nogueira, prefeitos, secretários, vereadores e lideranças comunitárias.

A governadora Rosalba Ciarlini, nora de dona Adalgisa, chegou ao velório por volta das 14h. Ela estava acompanhada de Carlos Augusto Rosado (seu marido) e da prefeita Cláudia Regina, de Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!