quarta-feira, agosto 21, 2013

Justiça nega pedido de ilegalidade da greve na Educação do RN

O desembargador Saraiva Sobrinho, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, negou pedido de antecipação de tutela formulado pelo Estado do RN buscando a declaração da ilegalidade e abusividade do movimento grevista desencadeado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), além do pedido de multa diária em caso de descumprimento da decisão. A decisão foi confirmada hoje (21) pelo TJRN.

O magistrado entendeu que as alegações feitas pelo Estado não eram inequívocas, não atendendo portando aos requisitos para concessão da liminar. Entendeu ainda que “não se constata, a priori, falta de razoabilidade nas demais reivindicações, pois aparentemente se apresentam como anseios voltados à própria melhoria do ensino, com postura eminentemente social”.

De acordo com a decisão, o Estado alegou que a greve iniciada no dia 13 de agosto vem prejudicando todo o corpo de alunos da rede com a paralisação das aulas e que prejudica também o ano letivo de 2013, pois não foi garantido um percentual de servidores ativos para assegurar a permanência dos serviços prestados à comunidade.

O Estado disse ainda que não se nega a atender as reivindicações, porém dentro das suas possibilidades orçamentárias/financeiras e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Alega que a administração vem enfrentando dificuldades à implementação do plano de carreira dos funcionários e que as reivindicações postas estão acima de suas condições de atendimento.

Finalmente, pede pelo deferimento liminar da ilegalidade/abusividade da greve, ou, subsidiariamente, a prestação do serviço por pelo menos 95% dos servidores, sob pena de multa.

Ao analisar os autos, o desembargador Saraiva Sobrinho destaca que o direito de greve é garantido pela Constituição Federal e que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que sua aplicabilidade deve ser estendida à Administração Pública.

Aponta como fato público e notório o descumprimento por parte do Estado, da determinação judicial lançada no Agravo de Instrumento nº 2013.001282-3, com relatoria do desembargador Claudio Santos, no sentido de: "... determinar que o Estado do Rio Grande do Norte remunere os professores por mais 04 (quatro) horas de trabalho, tendo como base o valor da hora normal, como já explicitado, até que se efetive o direito à carga horária de 30 (trinta) horas, sendo 20 (vinte) horas em sala de aula e 10 (dez) horas para atividades extraclasse, como previsto na lei de regência ...".

Para o desembargador Saraiva Sobrinho, parece inconteste “a inércia do Executivo no concernente à perfectibilização de diversos mandamentos legais favoráveis à aludida categoria, notadamente a LCE 465/12 (reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação)”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Funcionário Público é preso com arma de fogo em zona rural de Paraná, RN

Por volta das 20h00min desta terça-feira (20), uma guarnição composta pelo Cabo Faustino e Soldado Evanildo, prendeu em flagrante o funcionário público, Guilherme Libânio da Rocha Junior, natural e residente em Luís Gomes/RN, em razão do mesmo portar uma arma de fogo ilegalmente em zona rural de Paraná-RN. 

De acordo com a PM a prisão de Junior como é conhecida ocorreu depois que ele retornava do sítio Carnaubinha dos Rochas, zona rural do referido município em seu veiculo, quando foi interceptado pela policia, onde foi encontrado no interior do veiculo, um revólver calibre 38 com seis munições intactas.

Em seguida a Policia conduziu o mesmo a Delegacia de Policia de Luís Gomes/RN, onde foi autuado em flagrante de delito por porte ilegal de armas. 

Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Professor foi sequestrado ao sair de escola de idiomas em Natal e depois liberado

Um professor identificado como Erich Borges foi vítima se sequestro relâmpago, quando saia de uma escola de idiomas, localizada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, na noite da terça-feira (21), às 21h. 

Outro professor da mesma escola e que pediu para não ser identificado observou quando o carro do colega deixou o local rapidamente. A testemunha decidiu então retornar a escola, onde o vigilante informou que quatro homens haviam se aproximado de Erich quando ele entrava em seu carro, um Gol de cor preta, e o obrigaram a entrar no banco de trás. 

Diante do ocorrido e o acionamento da polícia, os amigos de Erich voltaram a ter notícia à 1h, desta quarta-feira, por meio de um grupo de rede social. Ele teria informado que os quatro homens ficaram com ele por alguns minutos andando no veículo e decidiram libertá-lo em um campo de futebol, numa área descampada e não identificada da capital. Os ladrões levaram seu veículo, relógio e celular.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Procuradoria Eleitoral pede cassação do prefeito de Felipe Guerra

A Procuradoria Geral Eleitoral do TRE/RN pediu a cassação do diploma do prefeito de Felipe Guerra, e do seu vice, Paulo Guilherme.

O Recurso Contra Expedição de Diploma tramita em segredo de Justiça, mas o parecer do Ministério Público Eleitoral aponta que a “Procuradoria Regional Eleitoral se manifesta pela rejeição das preliminares suscitadas pelos recorridos, e, no mérito, pelo provimento parcial do recurso, de forma a cassar os diplomas dos recorridos Haroldo Ferreira de Morais e Paulo Guilherme Gurgel Cardoso, eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito do município de Felipe Guerra”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tenente Laurentino: Homem é preso em flagrante após agredir irmã.

Foto-0136   Por volta das 11:30 da manhã desta segunda, a RP de tenente laurentino foi acionada por populares para atender uma denuncia de violência doméstica, na rua Manoel Severo. Chegando próximo ao local da ocorrência a guarnição de serviço foi abordada por: Damiana Medeiros dos Santos 18 anos (vítima e irmã do acusado) que disse ter sido agredida por seu irmão e que em seguida o mesmo havia pegado uma faca e tentado investir contra a mesma, que saiu correndo, sendo seguida  pelo acusado:MARCONE PEREIRA DA SILVA 31 anos. O acusado foi encontrado no interior de sua residência e apresentava sinais de embriaguez  porém, não resistiu a prisão.

Foto-0139

  Ambos foram levados para a Delegacia Regional de Caico onde o acusado foi autuado em  flagrante pela lei MARIA DA PENHA.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Ossada Humana foi encontrada na manhã de hoje, no Sítio Pocinhos, zona rural de Jucurutu.

IMG1206ANa manhã de hoje 21 de agosto de 2013, a Polícia Militar de Jucurutu-RN, foi informada que no Sítio Pocinhos, zona rural desta cidade havia sido encontrada uma ossada humana, que de imediato a Guarnição Policial foi até o local e constatou o fato.

Dona quando foi encontrada após passar dias desaparecida.Informações repassadas pelos Policiais que atenderam a ocorrência, dão conta de que pode se tratar de uma senhora conhecida por Maria Rosa da Silva, que está desaparecida a vários meses, ainda segundo informações o filho de dona Maria esteve no local e confirmou que os restos das roupas seriam de sua mãe.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

The New York Times baixa a lenha no deputado Romário

Para o jornal americano The New York Times, o deputado federal Romário é hoje um dos parlamentares “mais francos do Brasil”. A atuação do ex-jogador de futebol na política chamou a atenção do jornal americano, que publicou um extenso perfil sob o título “Do campo para o Congresso, estrela do futebol deixa sua marca”, em tradução livre.

A reportagem destaca a evolução do deputado, eleito em 2010, e sua falta de receio em criticar seus colegas na política.

“Ainda mais surpreendente, Romário – que uma vez casualmente comentou que os outros membros da equipe nacional de futebol chegavam para os treinos da manhã ao mesmo tempo em que ele chegava das discotecas – também está entre os parlamentares mais trabalhadores do Brasil, com um registro quase perfeito de presença”, escreveu o Times

O engajamento do ex-jogador na defesa dos direitos de pessoas com deficiência e as ferozes críticas aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 também foram abordados no texto, publicado no último sábado.

O jornal chega a citar que outros políticos “não convencionais” foram eleitos para o Congresso, como o palhaço Tiririca (PR) e o ex-lutador de boxe Popó (PRB), mas afirma que nenhum deles “tem o poder de estrela de Romário”.

Apesar de destacar sua “evolução pessoal”, a reportagem também pondera que a “controvérsia” parece segui-lo por onde quer que vá. Entre as polêmicas criadas por ele, é citado o fato de ter tido sua carteira de motorista apreendida após se recusar a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca, no Rio.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem assalta estudante e dá R$ 4 de "troco" para ele voltar para casa

Um ladrão assaltou um aluno de uma escola particular em Taguatinga Sul, região administrativa do DF, e deu R$ 4 de "troco" para a vítima voltar para casa. Ele fugiu levando celular e dinheiro. 
Vários outros alunos da mesma escola também foram vítimas do mesmo homem, que sempre anda de bicicleta e faz as abordagens na saída das aulas. Com medo, os estudantes não querem mais sair do colégio quando as aulas terminam e pedem reforço da polícia. 
Há dois dias, três estudantes foram abordados no caminho para o metrô da cidade. Um homem de bicicleta levou três celulares e um Ipad dos adolescentes. Duas vítimas conversaram com a equipe, mas não quiseram se identificar com medo de encontrar o criminoso novamente. 
— Ele apareceu de bicicleta e perguntou se a gente conhecia o Mateus. A gente tentou se afastar, mas ele ficou revoltado porque se sentiu discriminado e pediu para que ficássemos tranquilos porque só queria informação. Quando percebeu que a gente tinha caído na armadilha, anunciou o assalto e pediu dinheiro e celular. 
O bandido também fez ameaça de morte aos jovens porque estava de bicicleta e seria fácil alcançá-los caso fizessem alguma coisa. 
— Depois do assalto a gente tentou se afastar rápido, mas ele gritou pra gente não sair correndo se não matava a gente. É uma sensação horrível. 
Outros dois jovens foram assaltados pelo mesmo bandido no mesmo lugar e tiveram celulares roubados. Dias antes, outro crime ocorreu numa calçada entre a escola e um supermercado. 
Como de costume, dois alunos saíram da aula e foram almoçar. Eles passaram pela calçada quando foram abordados por um homem que estava escondido atrás de um coqueiro. 
Ele anunciou o assalto e disse que estava armado. Um dos adolescentes disse que foi tudo muito rápido e que a ousadia do bandido foi tanta que ele deu quatro reais de troco para ele ir embora. 
— Não durou nem dois minutos. Ele levou meu celular e todo o dinheiro que eu tinha, mas me deixou a passagem de volta. 
O diretor do colégio, Evilásio Pereira, disse que a escola recebe reclamações diárias dos alunos em relação à falta de segurança. 
— Nossa escola além de investir mais em segurança interna tem mantido contato com o Batalhão Escolar, mas eles afirmam que não têm efetivo para nos atender. 
O 2º Batalhão da PMDF, responsável pela cidade, informou que não há registros de roubous ou furtos perto da escola e negou ter recebido denúncias dos estudantes. A polícia reforçou ainda que faz rondas com frequência no local todos os dias.

Reprodução Cidade News Itaú via Intervalo da Notícias
Leia Mais ››

Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito de Monte Alegre

O Diário Eletrônico da Justiça, edição de hoje (21), traz a cassação do prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues da Silva, o Severino da Irmã Dulce (PMDB), e do seu vice, Kleber Maciel de Souza.

Segundo sentença do juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas Júnior, foi decretado o afastamento imediato do gestor, a posse do presidente da Câmara e a realização de novas eleições municipais. Como foram condenados a inegebilidade por oito anos, sob a acusação de “abuso de poder econômico e prática de captação ilícita de sufrágio”, Severino e Kleber não podem participar do novo pleito.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vereador Gildo Pinheiro apresenta a Câmara Projeto Bolsa Estudo

Na segunda seção do 2º bimestre do Poder Legislativo Municipal realizada na sexta-feira (16) o vereador Gildo Pinheiro apresentou a casa para apreciação o Projeto de Lei nº 005/2013 dispondo sobre a regulamentação dos critérios de concessão de Bolsa Estudo para alunos filhos de pais ou responsáveis residente e domiciliados no município de Itaú-RN, que estudam na Capital do Estado (Natal-RN) e em outras cidades no financiamento dos seus estudos e enfrentam dificuldades para financiá-los.

O vereador Gildo Pinheiro convocou os alunos do município de Itaú-RN que estudam em outra cidade a se fazerem presentes a próxima seção na casa legislativa marcada para o dia 30 de agosto às 17h. O Projeto de Lei será encaminhado para as comissões para ser analisado e em seguida colocada em votação.

Gildo ainda disse que já está mais do que na hora do município direcionar um olhar especial voltado para educação desses educandos, incentivando-os na busca do saber através da ajuda financeira.

Ainda na seção do legislativo foi colocado para apreciação o projeto de Lei 006/2013 de autoria do Vereador Alex Brasil requerendo o nome do Senhor João Batista Maia para praça que está sendo construída na Rua Antônio Moreira.

Alex enviou requerimento ao prefeito municipal, Ciro Bezerra, solicitando a complementação, pavimentação com paralelepípedo para a Rua Isabel Maia Pinheiro, no bairro da Parabólica. Após a leitura do requerimento foi colocado em votação sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Os vereadores parabenizaram o requerimento impetrado por Alex Brasil, que retribui com gratidão pela aprovação. Após as explanações dos Edis a seção foi encerrada pelo Presidente da Câmara, Paulo Moreira.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Justiça Federal do RN condena mulher que fraudou INSS durante 30 meses

Durante 30 meses uma mulher ficou recebendo indevidamente a aposentadoria do pai já falecido. O caso ocorreu na cidade de Carnaubais, no Rio Grande do Norte. Amélia Clementino de Melo Silvestre obteve para si a quantia referente ao benefício previdenciário que era recebido pelo pai, beneficiário da aposentadoria reservada aos trabalhadores rurais. A fraude envolveu R$ 8.240,00, recebidos no período de abril de 2003 a setembro de 2005.

A mulher foi condenada a um ano, 9 meses e 10 dias de reclusão. O Juiz Federal Fábio Bezerra, titular da 11ª Vara Federal, converteu a pena em prestação de serviços à comunidade e ainda obrigou a mulher a  ressarcir os cofres públicos em valores semelhantes ao fraudado.

“Há uma verdadeira hipótese de delito instantâneo de estelionato, na medida em que, a cada mês que o agente não comunica ao INSS o falecimento do beneficiário e efetua novo saque de valores, existe a renovação do seu dolo no sentido de fraudar a entidade autárquica”, analisou o Juiz Federal Fábio Bezerra.

O magistrado destacou que a única alegação da ré, contrária à denúncia, é o fato de que teria recebido benefício durante sete meses e não 30 meses. “Com efeito, sob a mesma ótica, vejo que patente está que os ditos saques, embora não confessados pela acusada, foram por ela realizados”, destacou o magistrado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Nélter: “Não existe a menor chance do PMDB apoiar a candidatura de Rosalba”

A aliança entre PMDB e DEM já chegou ao fim e o que está acontecendo neste momento é, apenas, o apoio dos peemedebistas a projetos importantes para o Rio Grande do Norte, não para o Governo do Estado, gerido hoje pela governadora democrata Rosalba Ciarlini. Quem afirma é o deputado estadual Nélter Queiroz, do PMDB, em contato com O Jornal de Hoje pela manhã. Segundo ele, não existe chance dos dois partidos estarem aliados para as eleições do próximo ano.

“O PMDB está apoiando apenas os projetos importantes, mas com o Governo do Estado está difícil. Não existe a menor chance do PMDB apoiar a candidatura de Rosalba em 2014. A chance é zero do PMDB apoiar Rosalba no próximo ano”, garantiu Nélter Queiroz, acrescentando que ainda não sabe se a governadora vai ser candidata a reeleição no próximo ano. “Isso é uma decisão muito pessoal dela”, analisou.

Nesta terça-feira, em entrevista ao Jornal do Dia, da TV Ponta Negra, o deputado estadual – que já defende o rompimento do Governo do Estado há um bom tempo – afirmou que a gestão Rosalba Ciarlini “já chegou ao fim”. Afirmou também que diante do rompimento político com o DEM, caberia a gestão estadual decidir pelo apoio de outro nome. “Já que o PMDB não dispõe de nenhum nome para disputar o Governo do Estado, podemos apoiar Robinson Faria ou Wilma de Faria”, analisou.

Pela manhã, em contato com O Jornal de Hoje, no entanto, Nélter Queiroz mostrou uma postura diferente. Disse que a candidatura própria do partido é viável e que um nome dentro do PMDB vai surgir. “Algum nome (que hoje diz que não é candidato) vai ceder. Tem que ceder. Na hora aparece. Também não adianta dizer agora para acabar com a novidade”, comentou Queiroz.

CRISE DE GESTÃO

A decisão do PMDB de romper com o Governo do Estado se explica na visão de Nélter Queiroz: a crise administrativa que a gestão democrata enfrenta. “A situação é caótica. Meu celular não para de ligação às pessoas pedindo cirurgia porque não tem”, exemplificou o deputado estadual peemedebista. “Não tem como apoiar uma situação assim e a realidade é essa no interior do Estado”, acrescentou.
Pelo menos, para o Seridó potiguar, um alento: a barragem de Oiticica está saindo do papel e vai ajudar a acabar com a falta de água na região. “Em 30 ou 60 dias já vai ter as máquinas lá trabalhando”, garantiu ele, que foi um dos presentes na cerimônia ocorrida na semana passada de liberação da primeira parte de recursos para a construção da barragem.

“A Oiticica vai duplicar a oferta de águas no Seridó. Hoje, somando todos os açudes, o abastecimento da região é de 492 milhões de metros cúbicos e só a barragem terá 565 milhões de metros cúbicos quando concluída”, afirmou Nélter Queiroz, ressaltando que as águas vão acabar não só com o problema de abastecimento na região, como também ser utilizadas para irrigação, piscicultura, entre outras atividades econômicas. “Vai ser a redenção do Seridó”, ressaltou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Benes Leocádio: “Defendo que a aliança do PMDB com Rosalba seja mantida”

O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), liderança política do PMDB ligada ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, dirigente geral do PMDB no Estado, defendeu a manutenção da aliança do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A posição de Benes foi externada um dia após o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves, defender abertamente o rompimento da legenda com o governo e a entrega dos cargos que o PMDB possui na administração, com vistas ao lançamento de candidatura própria da sigla para concorrer nas eleições do ano que vem ao governo do Estado.

Para Benes, que, assim como Henrique, não votou em Rosalba, mas que passou a apoiar o governo desde o final de 2011, o PMDB deve manter a aliança com Rosalba, e mais: deve priorizar a proposta de reeleição da governadora, tendo em vista que é um direito dela se candidatar ou não para mais um mandato à frente do executivo estadual. “Ainda espero por uma recuperação da governadora”, afirmou o peemedebista.

Ao abordar a declaração do deputado Walter, Benes disse que escuta “muita reclamação de todos os partidários, e inclusive dos que votaram nela”. Para ele, entretanto, Rosalba “está pagando o preço pelo dever de casa que tem tentando fazer, e pelas medidas não muito simpáticas” que tem adotado frente à gestão. Ele disse ainda que “mesmo compreendendo que o Estado passa por imensa crise, de dificuldade não só do RN, a situação dela é muito delicada”. “Quanto ao partido, o deputado Walter fez parte da base e apoiou a governadora Rosalba. Certamente está externando ainda mais essa insatisfação”, observou ainda.

Apesar de afirmar “compreender” a postura de Walter, Benes defendeu “que se deve aguardar a posição das lideranças do partido, que estão para ser ouvidas”, disse, numa referência ao encontro estadual do PMDB que acontecerá provavelmente em outubro. “Minha posição, assim como foi de não votar nela, é a mesma do presidente do PMDB, Henrique Eduardo Alves: qualquer decisão eu prefiro ouvi-lo primeiro”, disse Benes, ao ser instado a falar sobre a possibilidade de rompimento da legenda com o governo.

ALTERNATIVAS

Segundo o presidente da FEMURN, apesar da declaração do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, a alternativa de rompimento dos peemedebistas com o governo Rosalba vai passar por uma avaliação interna. “Essa avaliação vai dizer qual será o caminho: apoiaremos uma reeleição de Rosalba, se ela se recuperar – o que ainda espero – ou se partiremos para um projeto de candidatura própria do partido, naturalmente analisando com os demais líderes que fazem parte da aliança”, frisou, se referindo ao DEM do senador José Agripino, ao PR do deputado federal João Maia e ao PP do presidente da Assembleia Ricardo Motta.

Para o prefeito de Lajes, “em algum momento vai ter que ter uma definição”. “Se o projeto de reeleição da governadora não se sustentar, que é natural o direito de reeleição, o PMDB ainda estando na base, deverá tomar uma decisão. Acredito que (essa decisão) passará pela análise das condições de elegibilidade dela. Não prosperando, penso eu que partiremos para uma avaliação dos partidos que compõe a base de apoio. Após o nome dela, vejo como possibilidade um nome do PMDB”, disse.

Portanto, apenas não prosperando a tese de candidatura à reeleição de Rosalba, o PMDB deverá avaliar se lança candidato próprio. E entre os possíveis candidatos peemedebistas, segundo Benes, primeiro está o ministro da Previdência, Garibaldi Filho. “Aí depois analisando os demais”, sugere. “Claro que em condições de competitividade, pelo que vimos escutando das bases do partido e até de outros partidos, se a aliança com Rosalba não prosperar, ou se ela chegar ao ponto de reconhecer essas dificuldades, o PMDB é o que tem as melhores condições com mais de um nome. O ministro Garibaldi, o deputado Henrique, o deputado Walter têm excelentes condições de encabeçarem a aliança vitoriosa”, completou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é presa tentando entrar em presídio com droga escondida no ânus

Jussara Cruz do Nascimento, de 28 anos, foi flagrada tentando entrar com drogas no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), na tarde desta quarta-feira (21). Durante a revista íntima, as agentes penitenciarias encontraram 100 gramas de maconha, uma trouxinha de cocaína e uma pedra de crack. A droga estava escondia no ânus da mulher.

Para tentar passar pela revista, que é feita através de um espelho, Jussara enrolou toda a droga em uma fita preta, no entanto, ela acabou sendo descoberta. O companheiro da suspeita está preso na unidade, porém, a mulher alegou que a droga não seria para ele.

Em conversa com o Portal BO, Jussara disse que a droga era para outro preso, que ela não quis revelar o nome. Para entrar com o material no Presídio Estadual de Parnamirim, a mulher iria receber a quantia de R$ 500.

“Estou arrependida do que fiz, pois têm três filhos crianças. Não aconselho nenhuma outra mulher a fazer o que eu tentei fazer” disse Jussara Cruz, que foi autuada por tráfico de drogas e conduzida para o Centro de Detenção Provisória Feminino, em Nova Parnamirm.

As agentes penitenciárias que fizeram a revista e encontraram a droga explicam que são apenas duas profissionais para fazer esse trabalho durante os dias de visita, quando aproximadamente 200 mulheres vão ao presídio. As agentes ressaltam que as mulheres dos presos estão usando fita preta para enrolar a droga, como forma de dificultar a visibilidade através do espelho.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Empresário baleado em tentativa de assalto é transferido para Natal

Tiro disparado por supostos assaltantes atingiu cabeça de empresário em Mossoró, RN (Foto: Marcelino Neto)
Baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, o empresário Antônio Luiz de Albuquerque Neto foi transferido na tarde desta quarta-feira (21) para Natal. A vítima de 37 anos estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde a chegada à unidade. O empresário, que atua no ramo frigorífico, será levado para o Natal Hospital Center, localizado na capital potiguar.

Segundo informações do coronel Alvibá Gomes, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o empresário saiu da empresa acompanhado de uma pessoa que testemunhou o fato. Ele parou o carro no semáforo fechado, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. O crime aconteceu no cruzamento da rua Marechal Deodoro com a avenida Dix-Neuf Rosado, no Centro de Mossoró.

“Ele tinha acabado de sair da empresa. A pessoa que estava com ele alertou que tinha um homem armada ao lado do carro. Ele se assustou e acelerou para tentar fugir. Os suspeitos dispararam e um tiro acertou o empresário que perdeu o controle do veículo e bateu no carro que estava à frente”, contou o comandante.
O tiro acertou a cabeça do empresário. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital. De acordo com o médico que atendeu à ocorrência nesta terça (20), o tiro provocou a perda de tecidos do paciente.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Suspeitos de tentar resgatar preso no RN são indiciados por morte de agente

Agente penitenciário Maxuel André Marcelino morreu ao ser atingido pelos disparos (Foto: Marcelo Pep)A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu o inquérito sobre o homicídio do agente penitenciário Maxuel André Marcelino, de 44 anos, morto no dia 8 deste mês durante a tentativa de resgate do preso Wilson Rodrigues de Medeiros Filho, que cumpre pena por homicídio na Penitenciária Estadual de Parnamirim. Seis pessoas foram indiciadas por homicídio e formação de quadrilha, inclusive o preso Wilson Rodrigues que seria resgatado, e uma adolescente responderá pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ronaldo Gomes, Wilson Rodrigues foi um dos mentores do crime. O delegado afirmou ainda que dois homens que teriam participado diretamente da tentativa de resgate ainda não foram presos. “Nós já fizemos o pedido de prisão preventiva e estamos aguardando a decretação por parte da Justiça”, disse.
Com o fracasso da tentativa de resgate, Wilson Rodrigues voltou para a prisão e é mantido em isolamento, mas por motivo de segurança o local de custódia não foi revelado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). No dia do crime a polícia apreendeu uma adolescente de 16 anos que admitiu ter participação na tentativa de resgate. A mulher do detento, que confessou ter sido mentora do resgate, e um jovem de 20 anos foram presos no dia seguinte ao crime. No dia 11 outro suspeito foi preso. Ele estava na comunidade da Guarita, que fica no bairro do Alecrim, na zona Leste de Natal, com o Palio branco usado pelos criminosos.

Carro do Sistema Penitenciário ficou crivado de balas (Foto: Larisse Souza/G1)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Governo do RN chama protesto na casa oficial de 'intimidação pessoal'

Grevistas pedem retomada das negociações em relação à greve (Foto: Leonardo Melo/G1)O governo do Rio Grande do Norte divulgou nota repudiando o protesto dos servidores da saúde em frente à casa oficial da governadora Rosalba Ciarlini nesta quarta-feira (21). A manifestação foi classificada como "agressiva, intempestiva e desrespeitosa" pelo Executivo, que acusou os manifestantes de impedirem a governadora de "exercer o direito constitucional de ir e vir", diz a nota. O objetivo da manifestação é conseguir a retomada das negociações sobre a greve.

Na nota, o governo afirma que jamais se negou a debater com as categorias do funcionalismo público, mas exige respeito. "Fazer piquete na residência oficial é muito mais do que uma provocação à pessoa da governadora e aos seus familiares. É a manifestação de uma prática intimidadora e intolerante, incompatível com o regime democrático, caro a todos os brasileiros", continua a nota.

No fim da mensagem, o governo pede bom senso e diz estar aberto às negociações e debates. "O Governo do Estado volta a apelar para o bom senso dos grevistas e reafirma sua disposição de negociar e debater dentro dos parâmetros da transparência e da responsabilidade e, especialmente, do desejo de avançar em nome da coletividade".

Confira a nota

"O Governo do Estado vem a público repudiar a tentativa de intimidação pessoal da governadora Rosalba Ciarlini por movimentos grevistas que foram até a residência oficial, de forma agressiva, intempestiva e desrespeitosa no intuito de impedi-la de exercer o direito constitucional de ir e vir;

Os movimentos sociais que têm tomado as ruas do País são próprios da democracia, agora intimidar a Chefe do Executivo é uma postura antidemocrática  e, por isso mesmo, inconsequente;

O Governo do Estado jamais se negou a debater com as diversas categorias do funcionalismo público do Rio Grande do Norte representadas por suas entidades sindicais, pelas quais reafirma respeito, mas exige igual tratamento;

A Comissão Permanente de Negociação, autorizada pela Governadora através do decreto 23.513, de 19/06/2013, conhecida por todos os Sindicatos, é o fórum adequado para tratar dos assuntos em questão.

Fazer piquete na residência oficial é muito mais do que uma provocação à pessoa da governadora e aos seus familiares. É a manifestação de uma prática intimidadora e intolerante, incompatível com o regime democrático, caro a todos os brasileiros;

O Governo do Estado volta a apelar para o bom senso dos grevistas e reafirma sua disposição de negociar e debater dentro dos parâmetros da transparência e da responsabilidade e, especialmente, do desejo de avançar em nome da coletividade."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Oposição fala em 1.300 mortos; Síria nega uso de armas químicas

Uma proeminente figura da oposição da Síria disse nesta quarta-feira (21) que 1.300 pessoas, muitas delas civis, mulheres e crianças, morreram em um ataque das forças do governo Assad, com suposto uso de armas químicas, em um subúrbio de Damasco, capital do país em guerra civil há dois anos.

Em entrevista em Istambul, George Sabra, líder da Coalizão Nacional de oposição, afirmou que essa chacina representa um golpe de misericórdia nas esperanças de achar uma solução política para o conflito na Síria.
"O regime tripudia da ONU e das grandes potências quando ataca perto de Damasco com armas químicas, no momento em que a comissão de investigação internacional se encontra a poucos passos de distância", acrescentou.
21/8 - Menino recebe cuidados e respira com a ajuda de uma máscara de oxigênio em Damasco após ataque de forças do governo (Foto: Maher al-Zaybaq/Shaam News Network/Reuters)Se confirmado, o ataque seria o pior relato de uso de armas químicas nos dois anos de guerra civil.
As primeiras informações da oposição falavam em 600 mortos, e o Observatório Sírio de Direitos Humanos confirma ao menos 100 mortes.
Imagens, entre elas algumas tiradas por fotógrafos da agência de notícias Reuters e outras postadas por ativistas, mostram dezenas de corpos, incluindo de crianças pequenas, alinhados no chão de uma clínica médica, sem sinais visíveis de ferimentos. A Reuters não conseguiu verificar independentemente a causa das mortes.
Um vídeo supostamente feito no bairro Kafr Batna mostra uma sala cheia com mais de 90 corpos, muitos deles crianças e algumas mulheres e homens idosos. Os corpos pareciam cinzentos ou pálidos, mas sem ferimentos visíveis.
Outras imagens mostram médicos tratando pessoas em clínicas improvisadas. Um vídeo mostra os corpos de uma dúzia de pessoas no chão de uma clínica, sem ferimentos visíveis. O narrador no vídeo disse que eram todos membros de uma única família. Em um corredor do lado de fora estavam mais cinco corpos.
O comando militar sírio negou as informações de uso de armas químicas do misterioso arsenal sírio, dizendo que eram sinais de "histeria". A negativa veio por meio de um anuncio na TV estatal. O ministro da Informação, Omran Zoabi, disse que as alegaçoes eram "ilógicas e fabricadas". A televisão estatal também disse que as acusações tinham a intenção de distrair uma equipe de especialistas em armas químicas da Organização das Nações Unidas que chegou há três dias.
O presidente da França, François Hollande, pediu que os inspetores das Nações Unidas visitem o local do suposto ataque. "Sentimos muito quanto à informação vinda da Síria; o presidente pede que a ONU vá ao local", disse uma porta-voz do governo em um relatório semanal.
A Rússia, aliada do governo do contestado presidente Bashar al-Assad, disse que a denúncia pode ser uma "provocação" e exigiu uma investigação.
Ativistas disseram que foguetes com agentes químicos atingiram os subúrbios de Damasco de Ain Tarma, Zamalka e Jobar durante intenso bombardeio na madrugada pelas forças do governo.
Uma enfermeira de um complexo emergencial, Bayan Baker, disse que o número de mortos, entre os recolhidos a partir de centros médicos nos subúrbios a leste de Damasco, foi de pelo menos 213. Ativistas disseram que muitas centenas foram mortos.
"Muitas das vítimas são mulheres e crianças. Eles chegaram com suas pupilas dilatadas, membros frios e espuma na boca. Os médicos dizem que estes são sintomas típicos de vítimas de gás nervosos", disse a enfermeira.
A Grã-Bretanha disse que estava profundamente preocupada e iria levantar a questão no Conselho de Segurança da ONU, acrescentando que os ataques seriam "uma escalada chocante" da situação caso confirmado.
Um longo vídeo amador e fotografias apareceram na Internet. Um vídeo supostamente feito no bairro Kafr Batna mostra uma sala cheia com mais de 90 corpos, muitos deles crianças e algumas mulheres e homens idosos. A maioria dos corpos pareciam cinzentos ou pálidos, mas sem ferimentos visíveis. Cerca de uma dúzia estavam embrulhados em cobertores.
Outras imagens mostram médicos tratando pessoas em clínicas improvisadas. Um vídeo mostra os corpos de uma dúzia de pessoas deitadas no chão de uma clínica, sem ferimentos visíveis. O narrador no vídeo disse que eram todos membros de uma única família. Em um corredor do lado de fora estavam mais cinco corpos.
O chefe da Coalizão Nacional Síria, de oposição, disse que as forças de Assad haviam realizado um massacre: "Esta é uma oportunidade para (os inspetores da ONU) verem com seus próprios olhos este massacre e sabemos que este regime é criminoso", disse Ahmed Jarba.
A Síria é um dos poucos países que não fazem parte do tratado internacional que proíbe armas químicas, e as nações ocidentais acreditam que tenham reservas não declaradas de gás mostarda, sarin e agentes nervosos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher morre ao usar cloro para descolorir o cabelo no ES


Uma mulher de 67 anos morreu na manhã de terça-feira (20), em São Mateus, região Norte do Espírito Santo, após usar cloro para descolorir o cabelo. Os familiares disseram que a idosa foi levada ao Hospital Roberto Silvares quatro dias após utilizar o produto químico. Ela ficou internada durante sete dias, mas não resistiu. O laudo médico aponta que a morte foi causada por uma pneumonia agravada por problema respiratório, provocado pelo uso do produto.
De acordo com a nora da idosa, Maricéia Alves, as complicações respiratórias surgiram após o uso do produto químico. “Ela usou cloro para descolorir o cabelo e começou a passar mal. Os olhos dela incharam, ela sentiu dificuldade para respirar e começou a tossir muito. No hospital ela chegou a ser entubada e o médico falou que o que causou mesmo a morte dela foi o produto químico, que é o cloro”, relatou Mariceia.
Ainda segundo Maricéia, a sogra tinha o hábito de usar o produto nas atividades doméstica. “Para lavar roupas, limpar a casa, o banheiro, em todos os afazeres ela usava o cloro. Usava muito. Sempre usou”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CCJ da Câmara aprova parecer pela cassação de Natan Donadon

Os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovaram nesta quarta-feira (21), por 39 votos a favor e 16 contra, o parecer do deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ) que recomenda a cassação de Natan Donadon (sem partido-RO). O processo de perda de mandato de Donadon seguirá agora para a Mesa Diretora e poderá ser votado em plenário já na próxima quarta (28).
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha, Donadon está preso no Complexo Penitenciário da Papuda desde o dia 28 de junho. Para que ele seja cassado, pelo menos 257 deputados federais terão de votar a favor da perda de mandato.
Entre os 16 votos contrários, há os de deputados que foram contra o relatório de Zveiter e favoráveis à tese de Jutahy Júnior (PSDB-BA).
Em seu voto em separado, Jutahy Júnior afirmou que não cabe à Câmara votar pela cassação ou não do mandato de Donadon, já que ele foi condenado em última instância e o processo transitou em julgado (quando não há possibilidade de recurso). Para ele, a Mesa já deveria ter declarado a cassação. O deputado receia que o plenário não casse o mandato de Donadon, já que a votação é secreta.
"Esse julgamento, essa decisão na Comissão de Constituição e Justiça abre um precedente para absolver no plenário pessoas condenadas no mensalão. Isso aqui é um precedente claro nessa direção", afirmou.
Para Zveiter, não é absurdo o que Jutahy Júnior defende, mas o regimento interno da Câmara e o a Constituição prevêem o rito.
Segundo a assessoria da CCJ, o processo de Donadon será encaminhado ainda nesta quarta para a mesa diretora da Câmara. A decisão da comissão será publicada na edição desta quinta (22) do Diário Oficial.
Pelo rito legislativo, após a decisão da CCJ ser publicada no veículo oficial, os deputados têm de aguardar ao menos duas sessões para apreciar a cassação em plenário. Cumprindo os prazos regimentais, o processo poderá ser analisado na próxima quarta (28), em sessão extraordinária.
Relator do processo, Sérgio Zveiter concluiu que o Donadon não tem mais condições de exercer o mandato parlamentar.
No parecer de 17 páginas entregue no dia 12 à presidência da CCJ, Zveiter ressaltou que o acórdão publicado pelo Supremo com a íntegra do julgamento de Donadon revela que a conduta pela qual o ex-deputado do PMDB foi condenado é “de natureza gravíssima”.
“Os fatos são verdadeiramente estarrecedores e não se coadunam com os requisitos de probidade e decoro exigidos para o exercício do mandato popular (...) O caso vertente envolve a formação de um juízo de gravidade e reprovabilidade sobre um deputado federal que participou de uma organização criminosa que assaltou os cofres públicos do Poder Legislativo de Rondônia, do qual era diretor financeiro, mediante contrato simulado de prestação de serviços de publicidade, que jamais foram prestados”, escreveu o relator.
A sessão que concluiu pela procedência da cassação de Donadon teve início às 14h39, com a presença de 35 parlamentares. O quórum mínimo para abrir as reuniões da CCJ é de 34 deputados.
Na semana passada, o advogado dativo Gilson César Stefanes teve a oportunidade de fazer uma sustentação oral para tentar convencer os integrantes da CCJ a votarem contra a cassação.
Em meio à sua defesa, o profissional que está fazendo gratuitamente a defesa do deputado de Rondônia sustentou que as provas que condenaram seu cliente são “muito frágeis”. Para ele, o corréu que testemunhou contra Donadon no Ministério Público não confirmou o depoimento original em juízo.
“Não podemos ficar atrelados a uma prova frágil enquanto uma pessoa inocente está dentro de uma prisão. Não quero acreditar que o fato de ele estar preso é porque ele é político. Mas em alguns momentos eu penso isso”, disse o advogado dativo.
Pedido de vista
A primeira sessão da CCJ que tentou analisar o relatório que pede a cassação de Natan Donadon foi suspensa na última quarta-feira (14) por conta de um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA).
Suplente do PMDB na CCJ, Wladimir Costa havia sido indicado na véspera da sessão para ocupar uma das 10 vagas que o partido tem direito para substituir titulares, informou a assessoria da comissão. Como suplente, ele pode participar das sessões e pedir vista, porém, não pode votar, a não ser que um dos titulares do partido não esteja presente.
Costa reivindicou o direito de suspender a sessão alegando que precisava apreciar melhor o processo. Justificou aos colegas que esteve afastado do Legislativo durante três meses por conta de uma cirurgia na coluna e, por conta disso, não pode acompanhar o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovem que vendia drogas ilícitas pelos Correios é preso em Paracatu

Cerca de 10 mil substâncias ilíticas foram apreendidas em Paracatu, MG (Foto: Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas/Arquivo pessoal)Investigadores da Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas (Decotrad) de Paracatu, no Noroeste do estado, prenderam em flagrante na tarde desta terça-feira (20), um jovem de 22 anos quando ele ia enviar mercadorias contendo drogas ilícitas como anabolizantes, emagrecedores, abortivos e estimulantes sexuais, pela agência dos Correios.

Segundo a Polícia Civil, o trabalho de investigação começou há cerca de três meses. A operação, batizada de Golias, monitorou as atividades do suspeito para entender como ele comprava mercadorias do Paraguai e as distribuía. Ainda de acordo com a polícia, o jovem, que morava num bairro considerado nobre da cidade, o Alto do Córrego, tinha passagem pela Lei Maria da Penha.

Veículo foi apreendido com caixas já endereçadas em Paracatu, MG (Foto: Delegacia de Combate ao Tráfico de Drogas/Arquivo pessoal )Veículo e caixas já endereçadas (Foto: Delegacia de
Combate ao Tráfico de Drogas/Arquivo pessoal )
Conforme as investigações, ele usava uma kitinete alugada como depósito para colocar todo o material. No local foram apreendidas aproximadamente 10 mil substâncias ilícitas utilizadas como anabolizantes, emagrecedores, abortivos e estimulantes sexuais, com mais de 30 variedades das drogas.
O jovem foi preso e levado para o Presídio de Paracatu. Com ele também foi apreendido um veículo de luxo, vários documentos contendo uma contabilidade no valor de R$ 700,70 , além de 52 caixas que seriam enviadas pelos Correios com endereços de diversas regiões do país - do Rio Grande do Sul ao Amazonas, e listas com dados de clientes e fornecedores. A polícia ainda informou que o autor movimentava aproximadamente R$ 15 mil por mês com o tráfico.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos para atender 700 cidades

O Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos nos próximos meses, 400 deles imediatamente, dentro do programa federal Mais Médicos.

Segundo informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), eles serão direcionados para 701 cidades que não foram escolhidas por nenhum profissional na primeira etapa do programa, 84% delas no Norte e no Nordeste do país.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff. Um de seus focos é ampliar a presença de médicos, brasileiros ou estrangeiros, no interior do país e nas periferias das grandes cidades.

Este mês, após a constatação de que o primeiro mês de seleção do programa supriu menos de 15% da demanda por médicos, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que o país faria acordos internacionais para alavancar as inscrições no programa.

Ele citou um potencial acordo com Cuba. No início do ano, o governo cubano ofereceu 6.000 profissionais ao Brasil, oferta que gerou polêmica e foi suspensa pelo governo brasileiro.

O acordo com Cuba é o primeiro a ser fechado pelo ministério. Será intermediado pela OPAS (braço da Organização Mundial da Saúde para as Américas), modalidade de acordo nova para os cubanos, que têm parcerias para o envio de médicos com outros países.

A entrada massiva de médicos estrangeiros é rejeitada pelas entidades médicas, que criticam o fato de o governo brasileiro dispensar os médicos formados no exterior da revalidação de seus diplomas.

MAIS MÉDICOS

Na primeira rodada de inscrições, o Mais Médicos teve inscrições de 18.450 profissionais, sendo que 1.920 deles atuam no exterior (sejam brasileiros ou estrangeiros).

Desses somente 1.816 finalizaram o processo de seleção, sendo designados para 579 cidades --isso cobre somente 11,8% da demanda por 15.460 médicos feita pelos prefeitos e 16,5% das cidades inscritas no programa.

O número, porém, ainda é preliminar. Dos 522 médicos selecionados com atuação no exterior, pelo menos 63 já foram desclassificados por problemas com a documentação.

Os médicos formados no exterior selecionados na primeira etapa começam a chegar ao Brasil nesta sexta-feira (23). Uma segunda rodada de inscrições já teve início. A proposta é que as seleções sejam mensais.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operários da Odebrecht acham 12 tumbas de mil anos durante obra no Peru

Um grupo de operários da empresa brasileira Odebrecht descobriu doze fardos funerários da cultura Lambayeque, de cerca de mil anos, quando realizavam trabalhos de instalação de tubos na região de Olmos, no norte do Peru.

A descoberta ocorreu na semana passada, no distrito de Olmos, quando a Odebrecht instalava um sistema de irrigação que beneficiará 5.500 hectares na zona de Valle Viejo, 800 quilômetros ao norte da capital Lima, informou a imprensa peruana nesta terça-feira (20).

Os fardos têm cerca de mil anos e foram encontrados nos setores leste e oeste do sítio arqueológico de "Huaca", em Olmos.

Segundo os arqueólogos Kisely Chávez e Tomás Campos, da empresa Assessoria e Serviços que é ligada à empreiteira brasileira, os fardos contêm corpos de adultos sepultados com objetos de cerâmica, joias e ornamentos.

A Odebrecht deteve a instalação dos tubos à espera da chegada de peritos do ministério de Cultura, que determinarão a viabilidade de um "resgate arqueológico", com eventual desvio do traçado da obra.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jogos da Copa poderão ser interrompidos por causa do calor, confirma Fifa

O calor em estádios como a Fonte Nova (f) pode paralisar partidas da Copa do MundoO secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou na terça-feira a cidade de Manaus, uma das sedes mais quentes da Copa do Mundo de 2014. Na quarta-feira, já no Rio de Janeiro, ele confirmou que as partidas do Mundial do ano que vem poderão ser paralisadas por árbitros caso sejam realizadas em dias de muito calor.

Segundo Valcke, o regulamento da Copa já permite que as partidas sejam interrompidas caso o árbitro considere necessário. Afirmou ainda que o corpo médico da Fifa vai monitorar as condições meteorológicas em que acontecerá cada jogo para orientar sobre a necessidade das paradas técnicas para hidratação de jogadores.

"O árbitro terá a possibilidade interromper duas ou três vezes cada jogo. Quem se opor a isso é um irresponsável", disse o secretário-geral da Fifa. "O mais importante é saúde dos jogadores."

Valcke, entretanto, descartou qualquer possibilidade de alterar a tabela da Copa do Mundo por causa de questões climáticas. Apesar de sindicatos de jogadores já terem demonstrado preocupação com o horário das partidas e o calor nas cidades-sede, ele disse que jogos de futebol já foram realizados em climas muito menos favoráveis do que o do Brasil.

"Já foram jogadas partidas em cidades que fazem muito mais calor do que em Manaus", afirmou ele. "A decisão sobre a tabela não foi tomada por mim, sozinho. Foram consultados peritos, médicos, etc."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Helicóptero faz pouso forçado na marginal Tietê 12 minutos após decolar

Um helicóptero que pertence a uma indústria paulista fez um pouso de emergência às 10h40 desta quarta-feira (21) em um canteiro da marginal Tietê, zona norte da São Paulo, próximo à ponte da Casa Verde. O pouso ocorreu 12 minutos após a decolagem, realizada no aeroporto Campo de Marte, também na zona norte.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nem o piloto nem o mecânico que o acompanhava se feriram. Os nomes deles não foram divulgados. O pouso aconteceu no gramado localizado na alça de acesso da ponte da Casa Verde, no sentido Ayrton Senna, em uma área isolada onde funciona uma estação de bombeamento da prefeitura.

O helicóptero é do modelo Colibri e prefixo PR-IVE. A aeronave pousou na posição normal. As hélices e a cauda tocaram, aparentemente, uma mureta de concreto e ficaram avariadas.

Segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos públicos), a aeronave pertence à empresa Ibar Ltda. --Indústrias Brasileiras de Artigos Refratários. A reportagem fez contato com a empresa, que confirmou a posse do helicóptero, mas não forneceu outros detalhes sobre o caso.

Conforme a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a marginal não teve nenhuma faixa interditada devido à ocorrência. O acúmulo de curiosos, no entanto, chegou a gerar lentidão de quase 3 km na pista local, sentido zona leste, às 11h20.

Pouso evitou "tragédia", diz capitão dos bombeiros 
Em entrevista à rádio BandNews FM, o capitão do Corpo de Bombeiros Carlos Duvernay afirmou: "Foi um pouso forçado para evitar uma tragédia", disse Duvernay, referindo-se ao fato de o helicóptero não ter aterrissado nas pistas.

"[O pouso forçado] Foi em razão de alguma pane que pode ter ocorrido, mas esses são detalhes que serão colhidos posteriormente, pela perícia", concluiu o capitão. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Santos anuncia Everton Costa por empréstimo até o fim de 2013

Everton Costa fez seu primeiro treinamento pelo Santos nesta terça-feira

O atacante Everton Costa é oficialmente jogador do Santos. Depois de revelar a negociação em seu perfil no Facebook, no último final de semana, o jogador foi anunciado pelo time na Vila Belmiro. Ex-Coritiba, ele chega por empréstimo até o final do ano e pode disputar tanto o Campeonato Brasileiro como a Copa do Brasil.

Antes mesmo de ser anunciado, o jogador já havia sido integrado ao elenco, participando do rachão desta terça-feira no CT Rei Pelé. A apresentação oficial deve acontecer na próxima semana, quando o clube apresentará ainda o meia Renato Abreu, ex-Flamengo.

Segundo reforço da 'Era Zinho', Everton chega para ser o nono atacante do elenco santista, que já conta com Willian José, Thiago Ribeiro, Henrique e os jovens Neilton, Giva, Victor Andrade, Gabriel e Geuvânio.

Ficha Técnica:

Nome: Everton Santos da Costa
Nascimento: 06/01/1986, em Ponta Grossa (PR)
Posição: Atacante
Peso: 76kg
Altura: 1,81m
Clubes: Grêmio Maringa-PR (2006), Grêmio (2007), Paulista (2008), Fredrikstad, da Noruega (2008-2009), Caxias (2010-2011), Internacional (2010), Bahia (2010) e Coritiba (2011-2013)
Títulos: Campeonato Gaúcho 2007 (Grêmio), Taça Libertadores 2010 (Internacional) e Campeonato Paranaense 2012 e 2013 (Coritiba)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››