sexta-feira, agosto 30, 2019

ÚLTIMO DIA: Contribuintes itauenses têm até está sexta-feira (30) para garantir desconto de 30% no IPTU


Hoje, 30 de agosto de 2019, é o ÚLTIMO DIA para os contribuintes têm para pagar a cota única do IPTU 2019 com desconto de 30%, após essa data o valor será cobrado integramente acrescentado o valor da multa por atraso, ou sem alteração para os optarem pelo parcelamento.

Mesmo quem optou pelo parcelamento, o prazo também se encerra hoje, sexta-feira (30), para ficar em dia com seus tributos que podem serem divididos em até 3x no boleto bancário que segue anexo ao da cota única.

O que é o IPTU:

IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro cobrado das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.

O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades.

Caso a propriedade não tenham nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.

As pessoas que não moram na cidade e sim em propriedades rurais também pagam imposto, o ITR, que significa Imposto Territorial Rural.

Como “região urbana”, de acordo com a lei, entende-se uma localidade que oferece um conjunto de condições básicas aos habitantes, como: abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários, rede de iluminação pública, escola primária e posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros e um calçamento com canalização de águas pluviais.

Em alguns estados, geralmente os menores, o IPTU é a principal origem das verbas. A base de cálculo do IPTU é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele, o valor em dinheiro e à vista. A alíquota utilizada para calcular o IPTU é estabelecida pelo legislador de cada município, e pode variar conforme os estados.

Alguns dos fatores que influenciam no cálculo para a definição do valor do IPTU de um imóvel é: o tamanho do terreno, a sua localização, o tamanho da área construída e a qualificação, que consiste na qualidade do acabamento desta construção.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Leia Mais ››