domingo, outubro 11, 2020

Resumo de uma noite azul: Arrastão da juventude e comício cancelado!



Um dia azul para ninguém colocar defeito, mesmo em meio as diversidades do dia-a-dia, um domingo que vai ficar marcado na história da política e do município de Itaú, que por outro lado registrou sua primeira morte causada pela COVID-19.

Depois de uma "pingo da meidia" avassalador, os azulões de Zé Roberto ainda estavam com toda energia para tomar as rua de Itaú na noite deste domingo (11/10) fazendo uma grande onda azul.




A juventude deixou sua marca, ao declara apoio ao Pezão, um arrastão saindo do centro da cidade foi conduzido na adrenalina dos jovens itauenses até o bairro felicidade, de onde sairia em passeata para o comício que foi cancelado devido o registro do primeiro óbito, ocasionado pelo novo coronavírus.





O Prefeito Ciro Bezerra fez o anúncio oficial do cancelamento se solidarizando com a família da vítima, um itauense que veio do Manaus para se tratar no município, mas que infelizmente foi vencido pelo vírus. Diante dos fatos a atitude do Prefeito juntamente com a coligação "Vontade do Povo" de José Roberto optaram pelo cancelamento que foi apoiado pelos azulões que mesmo estando eufóricos para realização de mais um episódio, aplaudiu a decisão anunciada por Ciro.


Veja as imagens da concentração e do arrastão clicando aqui ou na imagem abaixo:







Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Dia azul em Itaú: Pezão realiza esquenta 25 no "pingo da meidia" e transforma ruas em uma grande onde azul



Este domingo (11) era bastante esperado pela nação azul que prometia fazer uma das mais bonitas manifestações política do município. E parece que a euforia não morreu na praia, pelo contrário, a onda azul em dia sol e mar agitado transformou a pequena Itaú em verdadeiro mar azul.




O esquenta 25 programado para o "pingo da meidia" foi de deixar os azulões com toda euforia que garantiriam estar par este dia. Ao meio dia foi dada a larga para a vitória azul, que caprichou no figurino, organização e claro o repertório no passinho do azulão.

Uma carreata para ninguém botar defeito e deixar seus adversários cada vez mais preocupados em fazer uma manifestação que possa superar a da tarde deste domingão.

A programação não termina por aqui, logo mais as 16h tem concentração da juventude, às 18h carreata e as 20h comício.

















Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Drive-thur aproxima crianças da Creche “Tia Aida" em comemoração ao dia das crianças



Com a suspensão das aulas para evitar o contágio do coronavírus, as escolas tem que realizar suas atividades de forma online; esse novo jeito de ensino tem deixado muitos pequeninos com saudades da escola.

 

Como no próximo dia 12, é comemorado o dia das crianças, o CMEI Profª Maria Iraídes de Oliveira Souza (Creche Tia Aida) realizou a semana da criança de forma online, mas a tradicional festa das crianças não podia ser realizado da mesma forma, assim foi pensado em um Drive-thur.

 

Assim todos puderam matar um pouco a saudade causada pelo afastamento das escolas.

 

A Diretora Neurivânia Brasil considerou o evento um sucesso, tendo em vista, ter alcançado o objetivo proposto, que além de matar as saudades a festa das crianças foi garantida. Os pais com seus filhos colheram atividades, lancheiras com balas e doces, registro da passagem dos alunos e voltaram para suas casas.

Confira os registros clicando aqui ou na imagem abaixo:



 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Escola Municipal Clidenor Regis de Melo comemora dia das crianças no estilo drive-thrur


Na manhã desta quinta-feira (08) a Escola Municipal Cliedenor Régis de Melo do município de Itaú tem a tradição de comemorar as datas celebrativas com muita festa, mas com a pandemia da COVID-19 a escola também teve que pensar em uma nova forma de celebrar esse dia tão importante, o dia das crianças.

 

A ideia foi realizar o Drive-thru da saudade, onde os pais com seus filhos iam até a escola em seus veículos e apanhavam algumas guloseimas, atividades educativas para serem feitas em casa, registravam o momento e retornavam para suas casas.

 

Mas quem disse que os pequeninos se continham em ficarem dentro dos carros ou em suas motos, alguns fizeram questão de chegar até o professor e registrar esse momento.

 

A escola realizou uma semana temática com tema: “Semana divertida, crianças comemorando o seu dia em tempos de pandemia” até chegar o drive-thru, onde foi trabalhando de forma online o projeto.

 

No primeiro dia foi trabalhado uma vídeo aula, de forma lúdica as crianças se fantasiavam de um personagem e a sua escola junto com a professora para realizar uma oficina de massinha de modelar ou slime.

 

Para o segundo dia foi pensado no “dia do brinquedo” onde a professora pegou um brinquedo que tinha estima e explicou para as crianças fazer o mesmo, explicando porque aquele brinquedo era tão importante, em seguida foi realizada uma oficina de como construir um brinquedo com material sucata.

 

A terceira vídeo aula foi feito uma contação de história em que a professora de pijama, incentiva a criança com a família contar uma história para ela. A professora contou a história “A casa Sonolenta” com recursos lúdicos. Logo após a família tinha a missão de enviar o registro da tarefa.

 

Assim a escola realizou a semana da criança encerrando com o drive-thru da saudade.

 

Confira todas as fotos do drive-thru clicando aqui ou na imagem abaixo:





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Trump não transmite mais a Covid-19, diz médico da Casa Branca

O médico da Casa Branca, Sean Conley, disse neste sábado (10) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um teste que indicou não haver mais risco de transmissão do novo coronavírus.



O presidente dos EUA, Donald Trump, discursou sem máscara para apoiadores na Casa Branca neste sábado (10) — Foto: Tom Brenner/Reuters


Segundo o médico, não há mais evidências de "replicação ativa do vírus".


A Casa Branca não comentou se a declaração de Conley significa que o exame de Trump deu negativo para a Covid-19, segundo a agência Reuters.


O anúncio foi feito horas após o presidente dos EUA fazer um comício de uma sacada na Casa Branca. Foi a primeira atividade de campanha após o diagnóstico da Covid-19. Ele discursou sem máscara para apoiadores que estavam no jardim da sede da presidência americana.


O presidente disse que se sente "muito bem" e voltou a chamar o coronavírus de "vírus chinês". Na última segunda-feira (5), Trump deixou o hospital após três dias internado.


A doença surgiu durante um momento crítico na campanha. A três semanas da eleição, pesquisas mostram o democrata Joe Biden à frente.


Semana cheia

Trump deve realizar um comício na Flórida na segunda-feira (12), estado que precisa conquistar para ter esperanças de um segundo mandato. Na terça (13), ele deverá encontrar apoiadores na Pensilvânia, e na quarta (14) irá a Iowa.


Em uma aparição na Fox News na noite de sexta (9), o presidente disse que foi testado novamente para o vírus, mas não revelou o resultado. Afirmou também que parou de tomar medicamentos para a Covid-19.


"Eu me sinto muito forte", declarou.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela Covid-19 no mundo, com mais de 200 mil mortos e 7,7 milhões de casos confirmados da doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

TJMG derruba liminar e São Tomé das Letras volta a ficar fechada para turistas; cidade é única sem Covid-19 no Sul de MG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou na noite deste sábado (10) a liminar concedida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Três Corações que permitia a reabertura de São Tomé das Letras para turistas. Com isso, a cidade, única no Sul de Minas sem casos confirmados de Covid-19, volta a proibir a entrada de visitantes.


Fazendo upload: 735299 de 735299 bytes.


Conforme a prefeitura, a cidade continua bloqueada para turistas e visitantes, até que seja preparada uma estrutura com segurança e preparo da população para voltar a receber o público.


Após a decisão do TJMG, a Prefeitura de São Tomé das Letras publicou novo decreto prorrogando por mais 30 dias as medidas restritivas no município.


Liminar permitiu reabertura

A Justiça determinou a reabertura de São Tomé das Letras para turistas por meio de decisão foi proferida na terça-feira (6) pela juíza Fernanda Machado de Moura Leite, da 2ª Vara Cível da Comarca de Três Corações (MG).


A juíza concedeu liminar para um mandado de segurança impetrado por empresários da cidade. De acordo com a decisão da magistrada, a cidade deveria passar a permitir a entrada de turistas, visitantes e transeuntes, desde que observadas as normas de prevenção à Covid-19.


Após a liminar, moradores protestaram na cidade contra a decisão.


Cidade sem Covid-19

A cidade é a única do Sul de Minas sem nenhum caso confirmado de coronavírus. No início de setembro, Chefe do departamento de Turismo, Carla Gonzalez, explicou em entrevista à EPTV, afiliada da Rede Globo, que o município planejava o retorno do turismo, que seria em três fases. A segunda incluía as medidas atuais, com o recadastramento do inventário turístico e uma rodada de treinamentos. A terceira será a abertura de fato.


São Tomé das Letras está fechada para turistas desde o dia 17 de março, quando o primeiro decreto foi publicado por conta da pandemia do coronavírus. A medida, inicialmente, tinha duração de 30 dias, mas foi renovada posteriormente pelo mesmo período. Depois disso passou a ser prorrogada mês a mês.


São Tomé das Letras chegou a ter casos suspeitos da doença após pacientes terem contato com um médico contaminado. No entanto, todos os testes para a doença deram negativo e a cidade permaneceu sem confirmações.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Trem atinge ônibus na Tailândia e deixa ao menos 20 mortos e 30 feridos

Um ônibus e um trem colidiram neste domingo (11) na Tailândia. Ao menos 20 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas, segundo autoridades. A informação é da agência Reuters.


11 de outubro - Ônibus e trem colidem em região próxima à estação ferroviária Khlong Kwaeng Klan, na província de Chachoengsao, a leste da capital tailandesa, Bangkok. — Foto: Mladen Antonov / AFP


O acidente ocorreu às 8h05 (hora local) perto da estação ferroviária Khlong Kwaeng Klan, que fica a 63 km a leste de Bangkok.


O ônibus transportava cerca de 60 pessoas que estavam indo para uma cerimônia budista em um templo na região. O acidente ocorreu quando o ônibus tentou cruzar a ferrovia. O veículo foi atingido por um trem de carga.


O ônibus virou e ficou de lado. A parte superior foi arrancada. Destroços e metais ficaram espalhados pela área. O trem permaneceu sobre os trilhos.


11 de outubro - Os investigadores trabalham com os destroços de um ônibus que capotou após ser atingido por um trem perto da estação ferroviária Khlong Kwaeng Klan, na província de Chachoengsao, a leste da capital tailandesa, Bangkok. — Foto: Mladen Antonov / AFP


Maitree Tritilanon, governador da província de Chachoengsao, onde ocorreu o acidente, disse que o cruzamento tem sinalização e um alarme, mas não há barreira física para bloquear o tráfego quando um trem está chegando.


Ele afirmou que a província vai instalar redutores de velocidade, barreiras, e irá cortar árvores perto da passagem para melhorar a visibilidade.


"Que este caso sirva de lição para fazermos melhorias em locais de risco para que tais acidentes não ocorram novamente", disse Maitree em um comunicado.


As estradas da Tailândia estão entre as mais mortais do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Houve poucas melhorias, apesar das campanhas de segurança ao longo dos anos.


11 de outubro - Ônibus e trem colidem em região próxima à estação ferroviária Khlong Kwaeng Klan, na província de Chachoengsao, a leste da capital tailandesa, Bangkok. — Foto: Dailynews/Reuters


Fonte: G1

Leia Mais ››

Papa telefona para Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, e pede que não desanime e continue ao lado dos pobres

O Papa Francisco telefonou neste sábado (10) para o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, para perguntar sobre os moradores de rua no Brasil.


oto de arquivo de 9 de janeiro de 2020 do padre Júlio Lancelotti em sua paróquia, na Igreja de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, na região Central de São Paulo. — Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo


Segundo comunicado divulgado pela Arquidiocese de São Paulo, o papa telefonou para o padre Júlio às 14h15 e queria saber por quais dificuldades a pastoral passa.


O papa pediu ao padre, que mesmo diante de todas as dificuldades, não "desanime" e continue junto aos pobres (leia íntegra da nota abaixo).


Neste ano, padre Júlio foi ameaçado ao menos duas vezes. Em janeiro, policiais teriam dito a três jovens moradores de rua que "a hora do Padre Julio Lancelotti vai chegar", no Belenzinho, Zona Leste da cidade. A Corregedoria da Polícia Militar apura a denúncia e a a Defensoria Pública da União "afirmou preocupada com a integridade pessoal e a liberdade de manifestação do padre".


Em setembro, padre Júlio registrou um boletim de ocorrência por ameaça após ter sido xingado por um motoqueiro enquanto fazia trabalho de atendimento a moradores de rua no Centro da cidade.


Lancellotti afirma ser alvo de uma campanha de difamação vinda do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Arthur do Val (Patriota), conhecido pelo apelido de Mamãe Falei. O político nega as ameaças.


No último dia 1º, a Justiça Eleitoral determinou a remoção das publicações nas redes sociais de Arthur do Val nas quais ele critica o padre Júlio. Conhecido pelo apelido Mamãe Falei, o candidato publicou vídeos em suas redes sociais chamando o padre de "cafetão da miséria".


Comunicado

"Neste sábado, 10 de outubro, às 14h15, recebi o telefonema de sua santidade o Papa Francisco que falou comigo com toda simplicidade e proximidade, perguntando sobre a população de rua, como é nossa convivência com os irmãos de rua, quais as dificuldades que sentimos.


O Papa disse que viu as fotos que enviamos para ele e que sabe das dificuldades que passamos, mas que não desanimemos e façamos sempre como Jesus, estando junto dos mais pobres.


Pediu para transmitir a todos os moradores de rua o seu amor e proximidade e que todos rezem por ele. Ele reza por todos nós também.


Padre Julio Lancellotti

Vigário Episcopal para o Povo da Rua

Arquidiocese de São Paulo".

Fonte: G1

Leia Mais ››

Cuidadora é presa por suspeita de desviar mais de R$ 440 mil da conta de idosa

 A cuidadora de uma idosa foi presa sob suspeita de desviar R$ 446 mil - entre transferências e usos não autorizados de cartão - da senhora de 77 anos para quem ela trabalhava.


Vera Lúcia Ribeiro da Silva teria roubado a quantia nos últimos três meses, segundo a polícia.


A mulher foi presa na casa da idosa, no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (9), assim que chegou ao local para iniciar o expediente.


A reportagem não consegui contato com a defesa da acusada.


Marido achou calmante em banheiro

O caso foi descoberto pelo marido da idosa, após ele achar um calmante no banheiro de serviço que era trancado pela cuidadora. De acordo com a polícia, ela utilizava a medicação para dopar a vítima e então fazer transferências bancárias, empréstimos e compras no cartão de crédito.


De acordo com as investigações, para facilitar o crime, Vera passou a dopar a vítima com um sedativo indicado para pacientes em estado terminal. Outros remédios também foram encontrados na bolsa da mulher no momento da prisão - ela alega que eram para uso próprio.


Segundo a família da idosa, Vera foi contratada há mais de um ano e meio, com salário de R$ 2,3 mil.


A polícia detalhou uma parte do extrato bancário que mostra algumas das transferências feitas da conta da idosa entre agosto e setembro. Segundo a investigação, foram roubados mais de R$ 91 mil da conta da idosa só em transferências neste período.


Outras passagens pela polícia

Vera já tem passagem pela polícia por outro crime. Ela foi acusada de cometer um furto em um apartamento no Leblon.


Do local, segundo a polícia, ela levou US$ 40 mil e 15 mil euros em espécie, além de joias e anéis de brilhante. O valor estimado do furto ultrapassa R$ 500 mil.


Vera Lúcia Ribeiro da Silva, presa suspeita de desvio de mais de R$ 400 mil — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: G1

Leia Mais ››

MEC suspende cronograma e vai prorrogar prazo de inscrição do Fies após instabilidade no sistema

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o cronograma e afirmou que vai prorrogar o período de inscrição para preencher 50 mil vagas remanescentes do Financiamento Estudantil (Fies).


MEC prorroga prazo de inscrição no Fies após instabilidade no sistema — Foto: Reprodução/Fies/MEC


O comunicado foi publicado no site do programa. Segundo a pasta, a decisão foi tomada "devido à alta procura", o que teria levado à "sobrecarga e instabilidade do sistema." Quem já se inscreveu não será prejudicado, segundo o MEC.


As inscrições foram abertas nesta terça (6) e se encerrariam na próxima semana para alunos não matriculados, e em 13 de novembro para quem já está estudando.


O novo prazo ainda será definido em um edital.


As vagas remanescentes são aquelas que "sobraram" ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.


Em cinco anos, o número de beneficiados no programa caiu 88%. Em 2014, eram 731 mil contratos fechados e, em 2019, foram 85 mil.


O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.


O edital de vagas remanescentes atende somente à primeira modalidade.


Quem pode concorrer?

Quando o processo for retomado, poderá se inscrever o candidato que:


Tenha feito o Enem a partir da edição de 2010

Tenha obtido média das notas igual ou maior que 450 pontos

Não tenha zerado na redação

Tenha renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos

Ensino superior na pandemia

Entidades do ensino superior privado têm afirmado que a pandemia poderá impactar no aumento da evasão escolar, devido à falta de emprego e diminuição de renda dos alunos matriculados ou de suas famílias.


Outro fator que ameaça o setor é o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Previsto para novembro, as provas serão realizadas em janeiro e fevereiro de 2021, com resultados divulgados em março.


A alteração no cronograma poderá atrasar o ingresso de 3,5 milhões de universitários no ensino superior privado, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).


A estimativa se refere ao número de estudantes que se inscrevem no Enem de olho na nota de desempenho. Além de permitir a disputa de vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é usado nas instituições particulares como forma de vestibular, para concessão de bolsas de estudo, ou descontos progressivos nas mensalidades. Para concorrer às bolsas do Fies, também é preciso ter feito o exame a partir de 2010.


Fonte: G1

Leia Mais ››