terça-feira, março 02, 2021

Ex-miss Rio Grande do Norte, policial civil aposentada morre de Covid-19 em Natal

A policial civil aposentada Geysa Barbosa da Costa morreu em decorrência da Covid-19, nesta segunda-feira (1º), em Natal. Geysa tinha 66 anos e foi miss Rio Grande do Norte em 1971.


Policial civil aposentada Geysa Barbosa da Costa morreu em decorrência de complicações da Covid-19 — Foto: Arquivo da família


Ela foi pioneira na Polícia Civil e ingressou na primeira turma em 1982. Geysa atuou na Delegacia Geral de Polícia, Corregedoria de Polícia e Academia de Polícia e se aposentou em 2011.


De acordo com familiares, Geysa sentiu os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 8 de fevereiro. Ela fez o teste e com o resultado positivo ficou se tratando em casa. No dia 16 ela teve uma piora e foi para o hospital onde foi internada. Ela precisou ser intubada na última quinta-feira (25). Nesta segunda ela não resistiu às complicações da doença e morreu.


Miss Rio Grande do Norte em 1971, Geysa ganhou o apelido de "Eterna". Segundo a filha Izadora Alves, Geysa ainda vivenciava esse meio e atuava com jurada em concursos. "Ela tinha muito orgulho de ter sido miss. Ela ainda participava de concursos como jurada e tinha contato com as amigas da época que ela foi miss", contou Izadora.


Geysa deixa 4 filhos, 8 netos e 1 bisneto.


Geysa foi miss Rio Grande do Norte em 1971 — Foto: Arquivo da família


Pandemia no RN

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública, o Rio Grande registrou até segunda-feira (1º) 167.429 casos confirmados e 3.608 mortes por Covid-19.


A ocupação de leitos críticos (UTIs e semi-intensivo) nesta terça (2) chegou a 94% no Rio Grande do Norte. A situação mais crítica é na região Oeste que tem 98,8% de ocupação dos leitos. A lista de espera por UTI tem mais pessoas que leitos disponíveis no RN.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Três homens e uma mulher são mortos a tiros em chacina na Zona Oeste de Natal

Três homens e uma mulher com idades entre 23 e 26 anos foram assassinados a tiros em uma chacina que aconteceu na madrugada desta terça-feira (2) na comunidade do Mosquito, localizada às margens do Rio Potengi, na Zona Oeste de Natal. Segundo a polícia, o crime aconteceu entre 3h e 4h.


Quatro pessoas foram assassinadas em chacina ao lado da linha do trem na comunidade do Mosquito, na Zona Oeste de Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Homens armados entraram na comunidade, invadiram casas, além de uma igreja evangélica. As quatro vítimas foram tiradas de casa levadas até uma rua ao lado da linha de trem que passa pela localidade, onde todas foram executadas, algumas com tiro na cabeça.


Policiais guardam local de crime na comunidade do Mosquito, na Zona Oeste de Natal, onde aconteceu uma chacina na madrugada desta terça (2). — Foto: Keber Teixeira/Inter TV Cabugi


As vítimas foram identificadas como:


Alice de Melo Silva, de 23 anos

Josenildo Paulino da Silva, de 24 anos

Thiago Fabrizio Santana da Silva, de 25 anos

Tiago José da Silva, de 26 anos

Thiago Fabrizio Santana da Silva, de 25 anos, usava tornozeleira eletrônica.


Documentos de identidade de três das quatro vítimas mortas em chacina na comunidade do Mosquito, na Zona Oeste de Natal. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Ninguém soube informar à polícia a quantidade de criminosos envolvidos no crime. Após a chacina, a polícia foi acionada ao local e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil deu início à investigação sobre o caso.


A motivação do crime ainda será investigada, mas segundo policiais militares pode ter relação com a disputa entre facções criminosas que atuam no tráfico de drogas.


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) enviou equipes ao local para dar início à perícia e recolher os corpos das vítimas.


Carros da Polícia Militar na comunidade do Mosquito, após chacina na madrugada desta terça-feira (2) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN registra 168.171 casos confirmados e 3.636 mortes por Covid-19



Com 28 novos óbitos registrados, o Rio Grande o Norte tem 3.636 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os casos confirmados somam 168.171 neste período. Os números foram atualizados nesta terça-feira (2) no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


Os óbitos em investigação subiram de 726 para 736.

Das 28 novas mortes registradas pela pasta, sete aconteceram nas últimas 24 horas: Tibau do Sul (1), Natal (2), Parnamirim (2), Caicó (1) e Goianinha (1). Os casos a mais registrados são 742 em comparação com o boletim de segunda-feira (1).


O número de pessoas internadas por causa da Covid-19 no RN mais uma vez subiu e chegou a 847 - 11 a mais que na segunda-feira (1). Na sexta-feira (26) eram 761. No pico da primeira onda, em junho de 2020, o maior número de internados foi 692.


De acordo com a Sesap, são 506 pacientes internados na rede pública e 341 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 81% na rede pública e segue em 100% na rede privada.



Em relação aos leitos críticos, são 452 pacientes internados. No pico da primeira onda, o máximo foi 363.


O estado contabiliza ainda 88.802 casos suspeitos da doença e outros 365.718 descartados. O número de confirmados recuperados foi para 123.516, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", é de 65.719.


O boletim não atualizou o número de testes de Covid-19 realizados, e segue com 419.263, sendo 224.645 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 194.618 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

168.171 casos confirmados

3.636 mortes

88.802 casos suspeitos

365.718 casos descartados

123.516 confirmados recuperados


Fonte: G1

Leia Mais ››

UFRN anuncia concurso com 22 vagas para cargos técnicos-administrativos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital para realização de concurso público voltado ao provimento de cargos técnico-administrativos em educação. São 22 vagas para cargos de níveis superior e médio nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz (veja o edital).


UFRN realiza concurso com 22 vagas para técnicos-administrativos — Foto: Anastácia Vaz/UFRN


De acordo com a UFRN, os programas serão divulgados no próximo dia 10 e as inscrições poderão ser feitas entre os dias de 3 de maio e 7 de junho, no site da Comperve. A taxa de inscrição custa R$ 80.


As provas serão aplicadas no dia 4 de julho, nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

A seleção terá provas de conhecimentos básicos e específicos (Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos de cada área), mediante aplicação de provas objetivas e discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório.


Os cargos de nível superior são: Odontólogo, Enfermeiro, Médico/Área Psiquiatria, Médico/Área Ortopedia, Médico/Área Pediatria, Médico/Área Anestesiologia, Médico/Área Cirurgia Geral, Contador e Pedagogo. Para o nível médio, as vagas são para: Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório/Área Biotério, Técnico em Laboratório/Área Química, Técnico em Tecnologia da Informação e Assistente em Administração.


Além das vagas existentes para provimento imediato, o concurso terá a formação de cadastro de reserva.



A UFRN lembra que as nomeações para os cargos de Médico/Área Psiquiatria (códigos 103 e 104), Técnico em Tecnologia da Informação (códigos 204 e 205), Técnico de Laboratório/Área Química (código 203) e Assistente em Administração (códigos 206, 207 e 208) vão acontecer após a convocação e esgotamento da lista de aprovados nos concursos anteriores ainda vigentes da universidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Samu Natal registra em fevereiro o maior número de transferências de pacientes desde o início da pandemia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal registrou, em fevereiro, o maior número de remoções - quando um paciente precisa da ambulância para ser transferido de uma unidade de saúde para outra - desde o início da pandemia: foram 1.243.


Ambulâncias da Samu em Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi


De acordo com o coordenador geral do Samu Natal, Cláudio Macedo, as remoções em fevereiro superaram julho de 2020, que até então havia sido o mês com maior registro, durante o pico da primeira onda de Covid-19 no estado.


“Realmente, o mês de fevereiro foi bem difícil. A nossa rede, principalmente no atendimento pré-hospitalar e remoções, teve números altos mesmo. Foram 1.243 remoções. Em julho do ano passado, foram 1.100. Nós estamos tensionados", disse.


Além disso, o número de chamadas registradas pelo Samu foi de 18.602 em fevereiro. Um número que representa aproximadamente 30% a mais de atendimentos do que antes da pandemia.


O coordenador geral do Samu, Cláudio Macedo, explica que há uma relação direta desses números com os casos de Covid-19. Mas que a situação piorou neste momento em comparação com o início da pandemia, já que, com mais gente nas ruas, também houve uma manutenção dos atendimentos de rotina.


"O número de casos de Covid-19 realmente aumentou bastante. Porém, as pessoas, por estarem fora de casa neste momento, estão adoecendo da mesma forma. Nós estamos tendo os mesmos atendimentos de trauma. E além de remover os pacientes com Covid-19, estamos levando também pacientes graves clínicos pras UTIs", disse.


"As pessoas estão saindo mais de casa. Então os acidentes estão acontecendo mais e estão adoecendo mais também".

Atualmente, o Samu Natal tem uma equipe de 336 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, lavadores, auxiliares de limpeza geral, farmacêuticos e outros trabalhadores. Segundo o coordenador, a equipe está exausta.


“Eu acho que nós nunca estamos preparados para a dificuldade da doença e essas pessoas que trabalham na urgência e emergência, elas também tem emoção como todo mundo”, falou Cláudio.


O técnico de enfermagem Marcos Luduvico, que trabalha no Samu há 13 anos, é um desses profissionais. Ele conta que teve mudar a vida completamente por causa da pandemia.


“Nós tivemos que fazer escolhas difíceis. Primeiro lugar, nós tivemos que abrir mão do ceio da família. No começo da pandemia, eu morava com os meus pais. Pela minha mãe ter comodidades e ser idosa, eu tive que sair da casa da minha família, abdicar da minha família, do meu lar, para poder não trazer a doença para dentro da minha casa”, disse.


As remoções de pacientes tem sido feitos pelo Samu Natal e pelo transporte sanitário da prefeitura de Natal. O Samu faz transferências de pacientes intermunicipais e entre entes da federação, seja federal, estadual e municipal, dentro de Natal.


A operação tem sido feito com nove unidades básicas (para pacientes de enfermaria) e três avançadas do Samu Natal (para pacientes de UTI), além de quatro unidades básicas do transporte sanitário de Natal e uma avançada.


Todas as remoções solicitadas foram cumpridas. "Se o paciente efetivamente não for transportado, foi baseado nas condições clínicas deste paciente. Exemplo: paciente que tem uma pressão arterial alterada, consciência alterada, não está respirando bem, não tem condição de ser removido para unidade básica ou leito de enfermaria", explicou o coordenador geral do Samu, Cláudio Macedo.


Com o crescimento nas operações no Samu, o coordenador geral pede a colaboração da população. "Nós precisamos realmente colocar em vista para a população que existem pessoas que estão trabalhando por eles aqui. Que precisam realmente ter a consciência de ficar em casa, se cuidar, ter a prevenção correta".


Veja também: 'Apavorados', 'entrando em colapso', 'semanas muito difíceis'... No vídeo abaixo, veja as falas de autoridades estaduais e municipais sobre o avanço da pandemia no Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Chuvas de fevereiro no Rio Grande do Norte ficam abaixo do esperado, diz Emparn

A unidade instrumental de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) anunciou nesta terça-feira (2) que as chuvas do mês de fevereiro de 2021 no estado ficaram abaixo da média esperada, assim como aconteceu em janeiro. De acordo com o estudo, a média registrada no RN foi de 68,5 milímetros - a expectativa era de 92,2 milímetros, o que aponta um déficit de 25,8%.


Chuvas de fevereiro no Rio Grande do Norte ficam abaixo do esperado, diz Emparn — Foto: Rafael Barbosa/G1


O esfriamento acima do normal da temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul contribuiu para manter o vento Sudeste acima do normal, na primeira quinzena do mês, segundo a Emparn.


"O indicativo de que as chuvas do período chuvoso começariam entre meados de fevereiro e início de março vem se confirmando. Na segunda quinzena do mês, o interior do estado começou a registrar bons índices pluviométricos, primeiramente na região do Alto Oeste e posteriormente se espalhando para todas as regiões", disse o meteorologista Gilmar Bristot.


Médias em fevereiro por região

Central - 92,2mm

Oeste - 85,2mm

Agreste - 56,8mm

Leste - 39,7mm

"As maiores chuvas ocorreram nas regiões do Alto Oeste, Seridó e Serra de Santana. Observou-se a predominância de chuva acumulada entre 20mm a 50mm em grande parte do Agreste e no Leste, enquanto que no restante do estado predominaram chuva acima de 50mm e com grandes áreas do Seridó, Serra de Santana e Alto Oeste com valores acumulados acima de 100mm", completou Bristot.



Municípios com maiores volumes de chuva por região:

Oeste


Major Sales (193,5mm)

Coronel João Pessoa (181,9mm)

Tenente Ananias (178,3mm)

Mossoró (101,8mm)

Central


Carnaúba dos Dantas (199,9mm)

Timbaúba dos Batistas (181,0mm)

Florânia (173,1mm)

Parelhas (155,9mm)

Agreste


Monte Alegre (134,0mm)

Lagoa de Pedras (121,4mm)

São Tomé (90,0mm)

Leste


São Gonçalo do Amarante (85,0mm)

Montanhas (84,5mm)

Espírito Santo (57,8mm)


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Lista de espera por UTI tem mais pessoas que leitos disponíveis no RN

A lista de espera por uma UTI para pacientes com Covid-19 está maior que o número de leitos disponíveis em todo o sistema público de saúde do Rio Grande do Norte. Por volta do meio-dia desta terça-feira (2), havia 45 pacientes à espera de um leito, mas apenas 17 leitos críticos disponíveis. Ou seja, um déficit de 28 vagas.


Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, é um dos que têm todos os leitos ocupados no RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Do total de pacientes na fila de espera, 43 estavam na região metropolitana de Natal, que só contava com 15 vagas no horário. Outros dois estavam na região Oeste, que também contava com duas vagas disponíveis.


RN tem mais pacientes na lista de espera por UTI que leitos disponíveis para Covid-19. — Foto: Regula RN/Divulgação


Pelo menos 14 hospitais registravam 100% de ocupação dos seus leitos críticos e outros três estavam com ocupação acima dos 90%. Em todo o estado, a taxa de ocupação de leitos críticos era de 94,1%. A região Oeste, liderava com 97,6%, a região metropolitana tem 92,8% e o Seridó, 91,4%.


A pressão por leitos aumentou nas últimas semanas, mesmo com o aumento de leitos. No dia 1º de fevereiro, o estado tinha 246 leitos críticos na rede pública. No fim do mês, no último dia 28, eram 288, ou 42 leitos a mais. Ainda assim, a taxa de ocupação era maior.


A situação levou o governo do estado a determinar toque de recolher, suspensão de aulas em escolas privadas além de missas, cultos e outros eventos religiosos. Serviços da administração pública também tiveram atendimento presencial suspenso.


Somente entre os dias 12 e 28 de fevereiro, 39 pessoas morreram antes de conseguir um leito de UTI para Covid-19, segundo relatório do Laboratório de Inovação em Saúde (Lais) da UFRN.


A situação também é grave em outros estados. Em Santa Catarina, o governo anunciou nesta terça-feira (2) que vai transferir 12 pacientes para o Espírito Santo por falta de leitos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Quatro meses após decisão de cassação pelo TSE, deputado estadual continua no mandato no RN

Quatro meses após a publicação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definiu a cassação do mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (Psol) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o parlamentar segue no mandato. A defesa do deputado entrou com um pedido de embargo de declaração e ainda aguarda decisão do Judiciário.


Sandro Pimentel (Psol) segue em mandato de parlamentar na Assembleia Legislativa do RN. — Foto: ALRN/Divulgação


Ao G1, Sandro Pimentel afirmou que busca reverter a decisão e continua trabalhando na Assembleia, inclusive com aprovação de projetos de lei. "Continuamos trabalhando pela sociedade. Há algumas semanas, aprovamos um dos maiores projetos: o do código de defesa e proteção aos animais do Rio Grande do Norte. Algo inédito", pontuou.


Sem ter mais uma instância a qual recorrer, a defesa apresentou os embargos declaratórios - recurso usado para esclarecer uma contradição ou omissão ocorrida em uma decisão. A medida também é usada, em alguns casos, para adiar os efeitos das decisões.


A defesa de Sandro Pimentel não respondeu qual questionamento foi feito por meio do embargo de declaração.


O primeiro suplente de Sandro Pimentel é o professor universitário Robério Paulino (Psol), que foi eleito vereador de Natal, em 2020, e assumiu o cargo no início de 2021. "Minha inclinação e dos grupos que nos apoiam é de que eu fique na Câmara. Mas só vamos decidir de vez quando o TRE me chamar", disse Robério.



Caso ele opte por não assumir a vaga na Assembleia, o cargo ficaria com o professor Luiz Carlos.


Condenação

Sandro foi julgado por ato lícito previsto no art. 30-A da Lei 9.504/97. O deputado teria recebido recursos financeiros na conta de campanha, por meio de depósito em espécie, sem comprovação da origem do dinheiro. A decisão do TSE destacava que o deputado teria recebido de forma irregular a quantia de R$ 35.350,00 (78,82% do total arrecadado) dessa forma.


As doações pessoais que teriam sido feitas por ele mesmo e outra pessoa foram realizadas por meio depósito e em valor acima do permitido pela regra eleitoral. Em sua defesa, o deputado argumentou que usou recursos próprios para fazer as doações pessoais, no entanto, a Justiça considerou que a demonstração de renda e de saques feitos anteriormente não comprovaria a origem do recurso.


"Não se demonstrou que o montante pertencia ao candidato e ao outro suposto doador, porquanto o primeiro se limitou a comprovar a existência de saques de quantias expressivas das próprias contas bancárias, mas nenhuma evidência de correlação das respectivas datas e valores com as doações feitas à campanha", diz o relatório.


"Deve-se salientar que, na esteira do que decidiu o TSE no já referido AgR-REspe 310-48, o depósito identificado permite saber apenas quem entregou o dinheiro no banco, mas não a verdadeira origem dos recursos, que permanece oculta, impossibilitando-se a fiscalização pela Justiça Eleitoral", informa ainda a decisão.


A decisão foi tomada dia 15 de outubro acórdão foi publicado no dia 28 de outubro de 2020.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde convoca 81 servidores temporários para linha de frente contra Covid-19 no RN

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte convocou 81 trabalhadores para atender a necessidade de abertura de mais leitos de Covid-19 durante a pandemia no estado. A convocação foi publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial do Estado.


Leitos Covid no Rio Grande do Norte (Arquivo) — Foto: Sandro Menezes


O estado vive uma pressão por leitos de Covid-19. Na manhã desta terça-feira (2) a ocupação de UTIs chegou a 94% em todo o estado.


Os convocados são enfermeiros, fisioterapeutas, Técnicos de Enfermagem, Copeiros, Farmacêuticos, Farmacêuticos Bioquímicos e Biomédicos, Fisioterapeutas, Técnicos em Radiologia, Auxiliares de Cozinha, Higienistas Hospitalares e Maqueiros que deverão atuar na linha de frente. Veja a convocação.


Segundo a Sesap, a convocação considera os editais 1 e 2 de 2020 e atende ao Plano de Contingência Hospitalar para o Enfrentamento ao Covid-19. Os profissionais deverão assinar o contrato no período de dez dias úteis, contatos com a data da publicação.


Segundo a Secretaria de Saúde, mais de três mil servidores concursados e temporários foram chamados somente durante o período de pandemia.


A abertura de leitos demanda muitos profissionais de saúde. De acordo com o médico André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, para cada 10 UTIs, são necessários diretamente, em cada turno: um médico, um enfermeiro, cinco técnicos de enfermagem, um fisioterapeuta e um profissional de higienização.


Os candidatos convocados deverão escanear os documentos listados na convocação e enviar o arquivo em PDF no site da Sesap, além de informar telefones atualizados após o processo ser aberto para ser avisado quanto à assinatura de documentos e a lotação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Preço do botijão de gás vai a R$ 97 no RN após novo aumento nas refinarias, diz sindicato

Após a Petrobras anunciar aumento de 5,2% no preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) - o gás de cozinha - o preço do botijão de 13 quilos deverá chegar a até R$ 97 no Rio Grande do Norte, de acordo com o Sindicato dos Revendedores Autorizados de Gás Liquefeito de Petróleo (Singás-RN). O preço varia de região para região, principalmente por causa do frete.


Aumento no preço do gás de cozinha deve ser de até R$ 5 por botijão. — Foto: Reprodução/EPTV


O novo preço começou a valer às 0h desta terça-feira (2) nas refinarias do país, conforme anúncio da estatal. O preço ficou em R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (R$ 1,90 mais caro). A Petrobras afirma que segue os preço do produto no mercado internacional.


Porém, o presidente do sindicato de revendedores, Francisco Correia, considera que o aumento na refinaria causa um aumento em cadeia. Em média, o aumento ao consumidor final deverá variar entre R$ 4 e R$ 5.


"A gente considera que essa medida de 'dolarização' do preço do gás é prejudicial. Mesmo que todos os impostos fossem isentados, iria aumentar sempre. O ideal seria ter um abertura do mercado, que hoje é todo concentrado na Petrobras", afirmou.


Ainda de acordo com Francisco, o aumento deverá começar a ser repassado ao consumidor com a renovação do estoque do produto, entre esta terça-feira (2) e quarta (3).


O Singás aponta que o Rio Grande do Norte tem cerca de 840 empresas de revenda de gás que empregam uma estimativa de 14 mil pessoas. Porém, somente até dezembro, houve 1.200 demissões. "Se há uma queda na venda, o empresário também precise demitir para reduzir os custos. É um efeito cascata", considerou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil

Fazendo upload: 736221 de 736221 bytes.


O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (2).


O país registrou 1.726 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas - recorde desde o início da pandemia - chegando ao total de 257,5 mil óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.274. A variação foi de 23% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


O número de mortes em 24 horas registrado no Brasil nesta terça-feira (2) é superior ao registrado preliminarmente nos Estados Unidos na segunda-feira (1º) e compilado nos principais painéis de monitoramento. Segundo a Johns Hopkins, os EUA tiveram 1.567 mortes. O número é semelhante ao verificado pela plataforma Our World in Data, da Universidade de Oxford, que aponta 1.565 mortes no país. Os EUA somam, desde o início da pandemia, 515.985 óbitos.


Já são 40 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil, 6 dias acima de 1,1 mil, e pelo terceiro dia a marca aparece acima de 1,2 mil. Foram quatro recordes seguidos de sábado até aqui. Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quarta-feira (24): 1.129 (recorde)

Quinta-feira (25): 1.150 (recorde)

Sexta-feira (26): 1.148

Sábado (27): 1.180 (recorde)

Domingo (28): 1.208 (recorde)

Segunda-feira (1º): 1.223 (recorde)

Terça-feira (2): 1.726 (recorde)

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 10.647.845 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 58.237 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 55.318 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de 22% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta também nos diagnósticos.



Quinze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: PR, RS, SC, DF, SP, AC, PA, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PI, RN e SE


Brasil, 2 de março

Total de mortes: 257,5 mil

Registro de mortes em 24 horas: 1.726

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.274 (variação em 14 dias: +23%)

Total de casos confirmados: 10.647.845

Registro de casos confirmados em 24 horas: 58.237

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 55.318 por dia (variação em 14 dias: +22%)

Estados

Subindo (15 estados mais o Distrito Federal): PR, RS, SC, SP, DF, AC, PA, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PI, RN e SE

Em estabilidade (8 estados): ES, MG, RJ, GO, MS, MT, RO e PE

Em queda (3 estados): AM, AP e RR

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Variação de mortes por estados

Sul


PR: +74%

RS: +133%

SC: +170%

Sudeste


ES: -4%

MG: -1%

RJ: +3%

SP: +18%

Centro-Oeste


DF: +62%

GO: -5%

MS: +14%

MT: +5%

Norte


AC: +24%

AM: -40%

AP: -37%

PA: +53%

RO: +12%

RR: -51%

TO: +104%

Nordeste


AL: +18%

BA: +64%

CE: +39%

MA: +82%

PB: +45%

PE: -14%

PI: +71%

RN: +127%

SE: +25%


Fonte: G1

Leia Mais ››

Câmara aprova texto-base de projeto que facilita compra de vacinas por União, estados e municípios



A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) o texto-base do projeto de lei que descentraliza a compra de vacinas contra a Covid-19 e facilita a aquisição dos imunizantes pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada.


Para concluir a votação, os deputados ainda precisam aprovar os chamados destaques, isto é, sugestões de alteração na matéria. O texto é de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e, se aprovado na Câmara sem modificações, segue para sanção presidencial.


Segundo a proposta, enquanto durar a emergência em saúde pública causada pela Covid-19, a União, os estados e os municípios estarão autorizados a comprar vacinas e a assumir riscos relacionados a eventuais efeitos adversos pós-vacinação.


Essa regra só vale se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tiver concedido registro ou autorização temporária de uso emergencial das vacinas adquiridas.


O texto diz ainda que os governos poderão constituir garantias ou contratar seguros para a cobertura dos eventuais efeitos adversos.


Além disso, os entes federados devem adotar medidas para dar transparência à utilização de recursos públicos para compra de doses e ao processo de distribuição de vacinas.


De acordo com o projeto, a aquisição das vacinas será feita pela União, podendo os estados, o Distrito Federal e os municípios fazer a compra em caráter suplementar com recursos “provenientes da União”.


O texto aprovado no Senado falava em “recursos federais”, mas foi modificado pelo relator da matéria na Câmara, deputado Igor Timo (Podemos-MG), para que recursos destinados ao fundo municipal de saúde possam, também, ser utilizados.


O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) pediu a retirada desse trecho durante a votação dos destaques.


"Já está autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que estados e municípios e o DF comprem a vacina, agora autorizar que comprem com recursos federais é contabilmente inviável, não tem como um município comprar com recurso federal a vacina porque não pode fazer esse empenho."


Outra possibilidade de compra por parte dos entes federados é, excepcionalmente, com recursos próprios, no caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação.


Vacina na rede privada

O projeto também prevê a possibilidade de empresas privadas comprarem diretamente dos laboratórios vacinas contra a Covid-19 que tenham autorização da Anvisa para uso emergencial ou registro concedido pela agência. A proposta, contudo, apresenta condições para essa aquisição.


Pelo texto, em um primeiro momento, todas as doses adquiridas pela iniciativa privada deverão ser doadas ao SUS, a fim de uso dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Ainda de acordo com a proposta, após o término da imunização dos grupos prioritários previstos no plano de vacinação, as empresas poderão comprar, distribuir e administrar vacinas, desde que 50% das doses sejam, obrigatoriamente, doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e as demais sejam utilizadas de forma gratuita.


Essas vacinas poderão ser aplicadas em qualquer estabelecimento ou serviço de saúde que possua sala para aplicação de autorizada pelo serviço de vigilância local para se garantir as condições adequadas para a segurança do paciente e do profissional de saúde.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Senado aprova MP que prevê 7 dias para Anvisa decidir se autoriza vacina contra Covid-19

O Senado aprovou nesta terça-feira (2), por 73 votos a zero, a medida provisória que dá prazo de sete dias úteis para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decida sobre a aprovação temporária de vacinas contra a Covid-19.



Esse prazo vale se o imunizante tiver recebido aval de ao menos uma entre 11 autoridades de saúde estrangeiras e pode ser estendido para até 30 dias caso faltem informações por parte da autoridade internacional. O texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.


Hoje, as regras em vigor também preveem prazo de 10 dias para que a Anvisa avalie pedidos de registros feitos no regime de "submissão contínua". Esse procedimento permite que os laboratórios enviem a documentação em parcelas, sem esperar a reunião de todos os dados para dar início ao processo.


A MP também eleva de cinco para 11 o total de autoridades ou agências estrangeiras cujo aval para vacina pode ser considerado pela Anvisa para decisão de uso emergencial do imunizante no Brasil (leia mais abaixo).


Nesta segunda-feira (1º), Bolsonaro vetou, em outra MP, trecho incluído pelo Congresso que previa prazo de cinco dias para a Anvisa autorizar vacinas. Ele atendeu a um pedido da agência reguladora, que considerava o ponto “irreal”.


Humberto Costa (PT-PE) criticou o veto de Bolsonaro e cobrou dos líderes governistas um compromisso pela sanção da MP aprovada nesta terça.


Em resposta, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou que a MP anterior continha "vícios". O emedebista acrescentou que o texto aprovado nesta terça foi acordado com o Executivo e que deverá ser sancionado na íntegra, ou seja, sem vetos.


Sem licitação

Medidas provisórias têm força de lei assim que são editadas pelo Executivo. Porém, para se tornarem legislação em definitivo, precisam ser aprovadas pelo Congresso em até 120 dias.



Editada pelo Executivo em janeiro deste ano, a proposta também permite que a aquisição das vacinas contra Covid-19 seja feita sem licitação, mesmo antes do registro ou autorização emergencial da Anvisa, devido à situação de emergência em saúde pública causada pelo novo coronavírus.


Outros insumos, como seringas e agulhas, e bens e serviços – de tecnologia, publicitário e treinamentos, por exemplo – também estão incluídos, desde que relacionados à vacinação contra a Covid-19.


O texto também prevê a possibilidade de "cláusulas especiais" no contrato, como pagamento antecipado, inclusive com a possibilidade de perda do valor antecipado, e hipóteses de não penalização da empresa contratada.


O governo, porém, deve exigir medidas para reduzir o risco contratual, como a comprovação da execução de parte do produto para o pagamento antecipado e o acompanhamento do insumo durante o transporte.


A divulgação das contratações, com dados sobre a compra e a empresa, precisa ser feita na página oficial do órgão público na internet. Ainda segundo a proposta, os órgãos de controle devem priorizar a análise dos contratos firmados com base nessas regras excepcionais.


As regras valem para atos ou contratos firmados até 31 de julho deste ano, independentemente do prazo de execução ou de prorrogações.


A proposta diz que a aplicação das vacinas deverá seguir o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Estados e municípios ficarão autorizados a adquirir, distribuir e aplicar as doses se a União não comprar e não distribuir os lotes em tempo adequado.


Autoridades estrangeiras

O texto também aumenta o número de autoridades sanitárias estrangeiras que servem como base para a autorização de vacinas ou outros medicamentos contra a Covid-19 pela Anvisa.


Pela proposta, a autorização será concedida "conforme estabelecido em ato regulamentar" da agência brasileira, que terá até sete dias úteis para a decisão final, desde que o imunizante tenha sido aprovado em pelo menos uma das agências internacionais abaixo:


Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos;

European Medicines Agency (EMA), da União Europeia;

Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão;

National Medical Products Administration (NMPA), da República Popular da China;

Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), do Reino Unido e Irlanda do Norte;

Ministério da Saúde da Rússia;

Central Drugs Standard Control Organization, da Índia;

Korea Disease Control and Preventiona Agency (KDCA), da Coreia do Sul;

Health Canada (HC), do Canadá;

Therapeutic Goods Administration, da Austrália;

Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (ANMAT), da Argentina.

Atualmente, as regras em vigor fazem referência ao aval de cinco dessas agências: EUA, União Europeia, Inglaterra, Japão e China.


Outras autoridades sanitárias estrangeiras que tenham reconhecimento internacional também podem se encaixar nesta previsão.



Segundo o texto, um relatório técnico emitido pelas autoridades estrangeiras "deve ser capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, eficácia e segurança" estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por outras convenções internacionais.


Na ausência deste documento, o prazo de decisão da Anvisa passa a ser de até 30 dias.


O texto também retira a necessidade de que os testes de fase 3 sejam feitos no Brasil. A própria Anvisa já tinha anunciado essa desobrigação, no início de fevereiro.


A medida pode agilizar, por exemplo, a importação, a distribuição e o uso da vacina Sputnik V – desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya.


Rússia e Argentina, que foram incluídas na lista pelo Congresso, já aprovaram o uso da Sputnik V. Segundo resultados preliminares publicados na revista científica "The Lancet", a vacina da Rússia teve eficácia de 91,6% contra a doença.


Um laboratório no Distrito Federal já está desenvolvendo o IFA – Insumo Farmacêutico Ativo – para produção de doses do imunizante.


Nesta terça-feira, governadores visitaram as instalações dessa indústria. Eles defendem a liberação da vacina de origem russa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Estado de SP tem 468 mortes por Covid-19 em 24h, maior número desde o início da pandemia, e ultrapassa marca de 60 mil óbitos

O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (2) o maior número de mortes por Covid-19 em 24h desde o início da pandemia, com 468 novos óbitos, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Com os novos registros, o estado chegou a 60.014 mortes provocadas pela doença.


Lápides no cemitério Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo (SP), em 25 de fevereiro. — Foto: ROGÉRIO GALASSE/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras, por conta da subnotificação nessas datas.


A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 259 óbitos por dia nesta terça. O número representa uma alta de 18% em comparação com o valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.


De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, também foram registrados 10.168 casos da doença nas últimas 24 horas, totalizando 2.054.867 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. A média móvel de casos diários está em 9.188 nesta terça.


Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:


468 novas mortes

10.168 novos casos

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:


60.014 mortes

2.054.867 casos confirmados

Nos últimos dias, o estado vem batendo recordes sucessivos de pacientes internados com quadros mais graves da doença. No sábado (27), o total de pacientes internados em UTI superou o valor de 7 mil pela primeira vez desde o início da pandemia.


Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o maior valor anterior durante o primeiro pico da doença havia sido registrado em 29 de julho, com 6.250 pacientes em UTI. A gestão estadual vê risco de colapso no sistema de saúde nas próximas semanas.


Aumento de novas internações


As novas internações por Covid-19 aumentaram 18,3% no estado de São Paulo na última semana, em relação à semana anterior. A velocidade do aumento verificado nos últimos dias preocupa autoridades sanitárias, que temem colapso no sistema de saúde do estado.


Na semana entre 14 e 20 de fevereiro, em média 1.541 pacientes eram internados por dia no estado. Já na semana entre 21 de fevereiro e o último domingo (28), o valor saltou para 1.823 por dia.


"Precisamos da colaboração da população. Não adianta abrir mais leitos. Nós estamos abrindo, estamos expandindo. Estamos fazendo a nossa parte, mas nós temos a limitação, tanto de espaço, mas também de recursos humanos", afirmou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, nesta segunda.

De acordo com o secretário, as pessoas precisam colaborar para evitar aglomerações que possam disseminar o contágio pelo vírus.


"Nós temos que parar com a velocidade e a instalação da pandemia no nosso meio. Nós imploramos, nós já não pedimos, que a população colabore. Precisamos ter responsabilidade. Estamos todos no mesmo barco. E todos estamos em risco."


Medidas mais duras


Diante da piora da epidemia em todo país, autoridades e saúde e conselho de secretários pedem que medidas mais duras de restrição à circulação de pessoas sejam tomadas.


No estado de São Paulo, começou a valer na sexta-feira (26) a restrição de circulação das 23h às 5h, batizada pela gestão João Doria (PSDB) de "toque de restrição". O objetivo é aumentar a fiscalização no período noturno para coibir aglomerações e festas clandestinas.


A medida, no entanto, não tem poder de proibição, e é diferente de um "lockdown". Após a lotação de leitos, algumas prefeituras como a de Araraquara e de municípios do ABC paulista já decidiram adotar proibições que vão além do que é determinado pelo governo estadual.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Humorista Carlos Alberto de Nóbrega é curado da Covid-19 e recebe alta do hospital em SP

O humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 84 anos, teve alta nesta terça-feira (2) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado para tratar a Covid-19.


O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega publica foto nas redes sociais anunciando a cura da Covid-19. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Após dez dias de internação, o apresentador do programa "A Praça é Nossa", do SBT, publicou uma foto nas redes sociais agradecendo a equipe médica pelos cuidados e também a Deus pela cura da doença.


“Nós vencemos. Vencemos porque vocês oraram muito por mim. Pelas centenas de mensagens de amigos, por ter uma equipe médica que cuidou de mim com muito amor. Essa equipe de enfermagem que mais cuidou com muito amor . Obrigado meus velhos amigos e doutores David Uip e Roberto Kalil. E agradecer finalmente mais uma vez a Deus. E minha família. Bendito aquele que tem vocês. Minha esposa Renata, meus filhos e netos! Estou de volta!!!!”, afirmou Nóbrega.


O apresentador do SBT foi hospitalizado em 20 de fevereiro ao lado da esposa, Renata Domingues de Nóbrega, que também contraiu a doença e anunciou nas redes sociais que está igualmente curada.


Renata teve alta do hospital um dia antes do marido e também usou as redes sociais para agradecer a volta para casa do esposo humorista: "Obrigadaaaaaa meu Deus ... ♥️♥️♥️♥️♥️ @calbertonobrega de volta !", disse a médica.


A médica Renata Domingues de Nóbrega, esposa do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, do SBT, anuncia a cura dela da Covid-19. — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Fonte: G1

Leia Mais ››