domingo, outubro 30, 2022

Após pandemia, Sítio Jerusalém realiza sua V Edição do Halloween



O Jeru Residencial Maia, foi palco de V edição do Halloween do Sítio Jerusalém, que aconteceu na noite de sábado (29), com o tema "Futuro: em busca de uma nova tecnologia".

 

Tradicionalmente o baile à fantasia ocorre nos último sábado do mês de outubro que antecede o dia das bruxas, data essa que se é comemorado o Halloween.

 

Com a liberação de eventos pós pandemia, o autor das lendas (Arlindo Maia), que ocorrem em volto da logística do evento, o mesmo pensou em algo sobre a pandemia que fez o mundo parar e refletir sobre seus atos, assim surgiu o tema principal que seguiu a continuidade do Halloween anterior sobre a Lenda de Lampião.

 

Como o que mais almejamos é esperança de um futuro melhor diante de tudo que se foi vivido até aqui (2022), o tema sobre o futuro fazia jus ao momento.

 

Assim o autor pensou em algo que pudesse acontecer em meio a um processo tecnológico. Para isso foi criado um convite virtual que só poderia ser acessado por convidados, que liam as informações e se estivessem de acordo com as regras do evento, bastava realizar a inscrição, seguindo passo a passo; em seguida, os convidados recebiam um login e senha para terem acesso aos ingressos (também de forma virtual).

 

O ingresso continha um Qr code que autorizava o acesso de entrada do participante que de início entrava pela ala do futuro (túnel de efeitos de luzes) até a caverna assombrada, entrando no mundo assustador do Halloween e ao espaço da festa que contou com a animação do grupo musical Skema Sertanejo e o cantor Junior Oliveira para abrilhantar o evento.

 

Ainda dentro das festas os participantes participaram de uma brincadeira com os personagem Wilian Wonka (Bento Jr) e Margaret Wonka (Mirla Melo) da "A fantástica fábrica de chocolate".

 

Foram espalhados vários qrcode com pistas de onde os participantes poderiam encontrar barras de chocolate escondidas no cenário. Assim como no filme os convidados teriam que encontrar a barra de chocolate com o Halloween ticket (Golden ticket, original do filme).

 

O evento mais uma vez superou todas as expectativas, surpreendendo os seus convidados com a originalidade do cenário montado para que cada um pudesse desfrutar de cada detalhe com o personagem escolhido para o Baile à fantasia.

 

O evento não só é um grande marco como também deixa muitos frutos para a comunidade, aquecendo a economia da cidade e os pequenos empresários que oferecem enes serviços como as casas de aluguel de roupas, depósitos de bebidas, salão de beleza, alimentação e etc...

 

Veja todas as fotos do evento clicando aqui ou na imagem abaixo:





Ouça a lenda do Futuro:



Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Segundo turno das eleições no RN: Lula é mais votado em 166 cidades e Bolsonaro em 1

Eleito presidente da República neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou em primeiro lugar na votação em 166 das 167 cidades do Rio Grande do Norte no segundo turno das eleições.


Lula foi o mais votado em 166 das 167 cidades do RN — Foto: g1


O candidato do PL, o atual presidente Jair Bolsonaro, teve mais votos em uma cidade - Parnamirim.


No Rio Grande do Norte, Lula venceu com 65,10%, tendo um total de 1.326.785 de votos computados, enquanto Bolsonaro teve 34,90%, com 711.381votos.


Em Natal, principal colégio eleitoral do estado, Lula venceu com 52,96% (246.881votos) contra 47,04% de Bolsonaro (219.306 votos). Em Mossoró, segunda maior cidade, Lula teve 63,31% (95.281 votos) contra 36,69% (55.207 votos) de Bolsonaro.



Em Parnamirim, única cidade que Bolsonaro venceu, ele teve 53,67% (60.389 votos) contra 46,33% de Lula (52.136 votos).


O RN registrou 17,44% de abstenção - 445.527 pessoas não votaram neste domingo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ex-rival de Lula, Geraldo Alckmin agora sobe ao Planalto como vice do petista

Um dos expoentes da polarização que opôs PT e PSDB por mais de uma década na política brasileira, Geraldo Alckmin antecipou, em maio, que "lula" cairia bem com "chuchu" a ponto de o "hit culinário" sair vitorioso nas eleições presidenciais deste domingo (30).


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), participam de ato público no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, nesta terça-feira (12). — Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO


Com 98,81% das urnas apuradas às 19h57, a chapa Lula-Alckmin foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vitoriosa nas eleições de 2022 e seguirá à frente do Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.


A brincadeira, feita pelo próprio Alckmin durante o lançamento da pré-candidatura da chapa à Presidência da República, se refere ao apelido que o ex-governador de São Paulo sustenta – "picolé de chuchu" – e está relacionado ao suposto estilo "insosso" do político.


Após 33 anos no PSDB, Alckmin anunciou a filiação ao PSB em março deste ano, para se juntar à chapa do seu adversário nas eleições de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem agora sobe ao Palácio do Planalto na condição de vice.


"O momento exige grandeza política, espírito público e união", escreveu depois de confirmar a ida ao PSB, explorando a necessidade de se combater um inimigo em comum, o presidente Jair Bolsonaro (PL).


Se colocar ao lado de um candidato do PT, partido contra o qual se opôs por tanto tempo, foi uma tentativa de atrair o voto das elites conservadoras de São Paulo, especialmente no interior do estado.


Alckmin visitou cidades da região antes do primeiro turno e, embora não tenha evitado a derrota de Lula nesses locais, contribuiu com declarações simpáticas ao agronegócio, setor de quem tem mais simpatia do que Lula.


O ex-governador de São Paulo também atuou para atrair o apoio de nomes de peso do seu antigo partido para Lula, como os da família de Franco Montoro (1916-1999), ex-governador de SP, uma das principais lideranças na luta pela redemocratização do país e um dos fundadores do PSDB.


No horário eleitoral, Alckmin reforçou ainda o comprometimento com a responsabilidade fiscal, competitividade e a necessidade de se firmar acordos internacionais. Ele também se colocou como exemplo de gestão ao citar os 14 anos em que governou São Paulo.


Agora, na vice-presidência, deverá ser um dos fiadores da aprovação da reforma tributária, além de atuar para fazer valer a “estabilidade, credibilidade e previsibilidade”, promessas propagadas durante a campanha.


Perfil

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, 69 anos, nasceu em Pindamonhangaba (SP), no Vale do Paraíba.


Formado em medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau), com pós-graduação na área de Anestesiologia, Alckmin ingressou na política há 50 anos.


Seu primeiro mandato (1972-1976), como vereador pelo MDB em sua cidade natal, abriu o caminho de uma carreira política que ascendeu rapidamente.


Alckmin assumiu a presidência da Câmara dos Vereadores de Pindamonhangaba e foi eleito prefeito (1976-1982), o mais jovem da história da cidade.


Foi também deputado estadual (1983-1987) e deputado federal (1987-1995). Na Câmara dos Deputados, esteve ao lado de Lula como deputado constituinte.


Eleito para um novo mandato em 1991, pautou o mandato sobretudo por projetos ligados à saúde e à previdência, tendo integrado a Comissão de Ordem Social e a Subcomissão de Saúde, Seguridade e do Meio Ambiente.


Alckmin chegou ao cargo de vice-governador de São Paulo (1995-2001) já no PSDB, partido que ajudou a fundar em 1988 e se manteve filiado por 33 anos.


No Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, ganhou notoriedade ao comandar o estado por 14 anos (2001 a 2006 e 2011 a 2018). Ele se tornou o político que por mais tempo governou São Paulo desde a redemocratização.


Alckmin já disputou a presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no 2º turno para o ex-presidente Lula, e em 2018, quando ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem a eleição mais apertada para presidente desde a redemocratização

Com 99,3% das urnas apuradas, Lula (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo (30) com 50,86% dos votos válidos, contra 49,14% de Jair Bolsonaro (PL). A diferença, de 1,72 ponto percentual, tornou a disputa presidencial de 2022 a mais acirrada desde 1989.


Lula — Foto: Eraldo Peres/AP


Até então, a eleição mais apertada do período havia sido a de 2014, entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A petista ganhou o segundo turno com 51,64% dos votos, contra 48,36% do tucano. A diferença foi de apenas 3,28 pontos percentuais.


Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi eleito com 55,13% dos votos válidos, contra 44,87% de Fernando Haddad (PT). A diferença, de 10,26 pontos percentuais.


Vitórias mais folgadas

A vitória com a distância mais folgada do segundo colocado foi a de Lula em 2002, quando o petista terminou o segundo turno com 61,27% dos votos válidos, o que correspondeu a 22,54 pontos percentuais na frente de José Serra (PSDB).


Desde a redemocratização, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi o único candidato que foi eleito no primeiro turno, feito que repetiu nas eleições de 1994 e de 1998.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula vence o segundo turno e volta para o terceiro mandato de presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30), na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.


Lula — Foto: Eraldo Peres/AP


O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.


Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos.


A diferença percentual a favor de Lula é a menor de um presidente eleito desde 1989.


Após a confirmação do resultado, Lula foi comemorar com aliados e simpatizantes na Avenida Paulista, em São Paulo.


Com o resultado, o Partido dos Trabalhadores volta à presidência após um intervalo de seis anos. O PT comandou o país por oito anos com Lula (de 2003 a 2010) e por seis anos com Dilma Rousseff (2011 até o impeachment em 2016).


Torneiro mecânico, líder sindical e membro fundador do PT, Lula foi eleito para seu terceiro mandato e deverá tomar posse no cargo em 1º de janeiro de 2023. Desta vez, o petista terá quatro dias a mais para governar o país – uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.



Ao votar mais cedo, em São Paulo, Lula disse que a eleição definiria o "modelo de Brasil" para os próximos anos. Ele falou também que era o dia mais importante da vida dele.


Lula (PT) beija comprovante de votação neste domingo (30) — Foto: Celso Tavares/g1


"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer", declarou o agora presidente eleito.


Disputa voto a voto

A campanha do segundo turno durou quatro semanas. Lula e Bolsonaro percorreram o país em busca dos votos dos eleitores indecisos ou que tinham votado em outros candidatos no primeiro turno.



Em um cenário de forte polarização, Lula e Bolsonaro travaram uma "guerra santa" em busca de votos de fiéis religiosos, trocaram acusações de fake news e protagonizaram um disputa de popularidade com apoios de artistas e recordes de audiência em podcasts e emissoras de TV.


Chapa Lula-Alckmin

O vice-presidente eleito é Geraldo Alckmin (PSB), político que detém o recorde de maior tempo à frente do governo estadual de São Paulo – maior colégio eleitoral do país – desde a redemocratização.


A improvável aliança entre Lula e Alckmin foi confirmada em abril, poucos meses após o ex-governador deixar o PSDB, partido que ajudou a fundar e ao qual foi filiado por 34 anos. A campanha de Bolsonaro chegou a explorar a antiga rivalidade entre os políticos, mas não conseguiu reverter o resultado das urnas.


Ao longo da campanha, Alckmin agiu para reduzir a resistência de empresários e investidores à campanha de Lula. A ideia era sinalizar que um eventual terceiro governo Lula seria moderado, com viés de centro-esquerda e não buscaria “vingança” pela sequência de derrotas enfrentada pelo PT em anos anteriores.



Os últimos 12 anos

Ao fim do segundo mandato, em dezembro de 2010, Lula se preparava para entregar a faixa à sucessora Dilma Rousseff (PT) com uma aprovação recorde: 80% consideravam o governo bom ou ótimo, segundo o Ibope, e 87% avaliavam bem o próprio presidente.


Os anos seguintes, no entanto, seriam difíceis para o PT. Dilma se reelegeu em 2014 por uma margem apertada, com a pressão de uma crise econômica, e não chegou a concluir o segundo mandato – interrompido por um impeachment confirmado no dia 31 de agosto de 2016.


Em abril de 2018, Lula se tornaria o primeiro presidente pós-ditadura militar a ser preso, e o primeiro da história do país a ser preso por crime comum. O político tinha sido condenado em duas instâncias – em julho de 2017 e, depois, em janeiro de 2018 – por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.


Lula passou 580 dias preso e só foi solto em novembro de 2019, quando o STF reviu o entendimento da prisão em segunda instância e determinou que os réus do país tinham direito a recorrer em liberdade até o trânsito em julgado.


Enquanto estava preso, Lula chegou a se apresentar como candidato para as eleições de 2018, mas foi obrigado a ceder espaço para Fernando Haddad – que chegou ao segundo turno, mas foi superado por Jair Bolsonaro no que seria a única derrota do PT em eleições presidenciais no século 21, até o momento.


Em março de 2021, o ministro do STF Luiz Edson Fachin anulou as condenações de Lula impostas pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava-Jato. A decisão foi confirmada pelo plenário e, com isso, Lula hoje não tem qualquer condenação judicial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois eleitores são presos no RN por filmarem votos na urna eletrônica

Dois eleitores foram presos no Rio Grande do Norte por porte de aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.


Urna eletrônica — Foto: TV Globo


As prisões aconteceram nas cidades de Santa Cruz e Monte Alegre. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado.


De acordo com o TRE, um terceiro eleitor foi preso por "desordem nos trabalhos eleitorais" em Natal. Não foi informada qual foi a ação do eleitor.


Substituição de urnas

Foram registradas até o momento 54 ocorrências operacionais nas eleições do Rio Grande do Norte. Entre elas estão computadas a substituição de 32 urnas eletrônicas, 2 recargas, 13 reinicializações, 2 trocas de módulo impressor e 1 uso de bateria interna, além de 4 outras soluções não específicas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem que matou ex-companheira a facadas em Natal é condenado a 18 anos de prisão

O autônomo Vinícius Wallace da Silva do Nascimento Chacon foi condenado a 18 anos e 7 meses de prisão por ter matado a ex-companheira a facadas. O crime aconteceu em agosto de 2021, no meio da rua, no bairro do Alecrim em Natal. Joice Cilene de Oliveira, de 23 anos, morreu no local.


Joice Cilene de Oliveira Vitorino, morta a facadas pelo ex-companheiro no Alecrim, em Natal — Foto: Reprodução


O júri popular que sentenciou Vinícius Wallace foi realizado na quinta-feira (27). Ele foi condenado por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e por não ter dado chance de defesa à vítima.


Vinícius e Joice viveram juntos por pelo menos um ano e, na data do crime, estavam separados.


Homem que matou ex-companheira a facadas em Natal é condenado a 18 anos de prisão — Foto: Reprodução


O crime


Joice Cilene de Oliveira Vitorino foi morta a facadas pelo ex-companheiro na Avenida Presidente Quaresma (também conhecida como Avenida 1), uma das mais movimentadas do bairro do Alecrim, o principal centro comercial de Natal. A faca ficou cravada na cabeça da vítima, que não resistiu e morreu no local.


O criminoso fugiu em direção à Avenida dos Caicós (Avenida 7), onde foi parado por populares. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem em flagrante.


Câmeras de segurança das lojas registraram o crime. As imagens mostram a mulher caminhando pela calçada quando é atacada pelas costas com vários golpes de faca. Ela morreu no local.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeito de assalto a posto de combustível morre em confronto com a PM no Seridó potiguar



Um homem suspeito de assalto a um posto de combustíveis na noite de quinta-feira (27) morreu em confronto com policiais militares em Parelhas, na região do Seridó potiguar.


Uma arma e cerca de R$ 1 mil foram apreendidos com o homem. Outro suspeito conseguiu fugir.


Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 19h40. A dupla de assaltantes armados chegou ao estabelecimento sobre uma moto, rendeu o frentista e fugiu do local levando R$ 1 mil.


Durante a fuga, no entanto, os suspeitos se depararam com uma viatura do pelotão local da Polícia Militar. Houve uma troca de tiros e um dos suspeitos foi baleado. O outro conseguiu fugir.


O suspeito ferido foi socorrido ao hospital, mas não resistiu. Ele foi identificado por familiares como Vancleber Cabral, de 23 anos.


A polícia informou que o homem tinha várias passagens pela polícia por crimes como roubo e tráfico de drogas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Família faz 'força-tarefa' para idosa de 102 anos votar em Natal: 'Estou feliz'

A potiguar Ana Umbelina Monteiro, de 102 anos, votou na tarde deste domingo (30) na Escola Estadual Raimundo Soares, na Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. Cadeirante, ela esteve acompanhada do filho, da nora e de uma neta.


Ana Umbelina Monteiro, de 102 anos, vota em Natal — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Dona Ana Umbelina não votou no primeiro turno das eleições porque estava viajando, mas fez questão de comparecer à urna neste domingo, mesmo não havendo mais obrigatoriedade por conta da idade. "Foi a minha vontade. Eu pedi para me trazerem para votar e eles vieram", friso.


"Todo ano eu não falho. Todo ano eu voto", falou. "Estou feliz de ter votado", completou.


Ana Umbelina Monteiro foi acompanhada pela neta até a urna eletrônica — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Vanessa Pinto, neta de Ana Umbelino, acompanhou a avó até a urna eletrônica. "A gente sabe que ela não tem mais a obrigatoriedade de vir, que é muito cansativo, mas ela disse 'eu quero exercer minha cidadania, eu tenho vida, tenho saúde, quero decidir o que é melhor para o meu país'. Eu fiquei muito feliz e a gente fez toda uma força-tarefa para ela votar", comentou.


"Ela é o pilar da nossa família. Vê-la com 102 anos querendo exercer a cidadania dela, sem dúvida, é muita admiração. Eu espero chegar à idade dela e continuar fazendo a mesma coisa", emendou.


Voto facultativo

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), no primeiro turno, 220.114 eleitores que não são obrigados a votar compareceram às urnas no Rio Grande do Norte. Foram 40.715 jovens entre 16 e 17 anos; 102.698 idosos acima de 70 anos; e 76.999 pessoas analfabetas de 18 a 69 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Locais de votação registram poucas filas no segundo turno das Eleições 2022 no RN

Ao contrário do primeiro turno das eleições, os locais de votação de Natal e de outras cidades do Rio Grande do Norte registram poucas filas neste domingo (30). No dia 2 de outubro, eleitores chegaram a relatar até quatro horas de espera.


Votação tranquino no colégio Overdose de Capim Macio na Zona Sul de Natal. — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi


Alguns eleitores atribuíram a redução das filas ao fato da votação ser para apenas um candidato - ao cargo de presidente - enquanto no primeiro turno os cidadãos precisavam escolher cinco candidatos para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.


"Foi bem mais rápido. Da outra vez eu passei um calor, me desidratei. Dessa vez foi bem ligeirinho. Fiquei surpresa. Achava que ia passar uma hora", relatou a administradora Débora Solidona, de 23 anos, que foi votar no IFRN Central acompanhada do namorado.


Seções eleitorais vazias no Colégio Ação, no Conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi


O bancário João Evangelista, de 58 anos, foi com a esposa e um filho votar no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. Ele não encontrou fila na sua seção eleitoral.


"Fui votar por volta das 11h e tudo estava muito tranquilo, no local de votação. Praticamente todas as seções sem nenhuma fila. Vi somente uma pequena fila na seção vizinha à minha", relatou.


Outro eleitor que achou o segundo turno mais tranquilo que o primeiro foi funcionário público Elias Dantas, 49 anos, que foi ao local de votação acompanhado da esposa, a enfermeira Cátia Lucas, de 47 anos, com quem completa aniversário de 21 anos de casado neste domingo (30). Ela vota na mesma seção.


"Hoje está tudo mais tranquilo, tudo indo muito rápido. Em relação ao primeiro turno, está muito bom", afirmou Elias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bombeiros encontram corpo de homem que havia sumido após saltar de parapente

Homens do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de Antônio Roberto Pereira, de 64 anos. Ele estava desaparecido desde a sexta-feira (28), quando saltou de parapente e caiu na Serra do Matoso, em Itaguaí.


Parte do salto foi registrado por amigos, e as imagens mostravam que o tempo estava nublado, mas ainda sem rajadas de vento, como previa a meteorologia.


Antônio Roberto Cherem Pereira, piloto de parapente — Foto: Reprodução


Amigos contaram que Antônio Roberto voou por cerca de 40 minutos até que não foi mais visto pelo grupo. No momento do voo, o vento começou a ficar mais forte e o piloto foi sendo levado para uma região oposta à do pouso: uma área de mata nessa direção contrária.


Corpo foi achado em região de difícil acesso

Bombeiros começaram a sobrevoar a região no fim da tarde da sexta, mas por causa do mau tempo, as buscas só foram retomadas neste sábado (29), às 5h da manhã.


As equipes de resgate usaram um helicóptero, drones e tiveram auxilio de cães farejadores.


No meio da tarde, o corpo de Antônio Roberto foi encontrado a cerca de 10 km da rampa, numa área de difícil acesso, perto de um paredão de pedras.


Antônio Roberto Cherem Pereira tinha 64 anos, era aposentado e saltava de parapente como hobby há pelo menos 10 anos. Ele deixa quatro filhos.


Bombeiros buscam piloto de parapente — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conta de luz permanece sem cobrança extra em novembro, diz Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que a conta de luz permanecerá sem cobrança extra em novembro.


A agência manteve acionada a bandeira tarifária verde, que não acrescenta custos aos consumidores com base no consumo mensal de energia. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril.


O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. No final de todo mês, a agência decide a cor da bandeira para o mês seguinte.


Quando o custo da produção de energia aumenta, por exemplo, por conta do acionamento de usinas térmicas (mais poluentes e mais caras), a Aneel pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2 — que representam custo extra ao consumidor.


Novos valores das bandeiras tarifárias, em vigor entre 1º de julho e meados de 2023 — Foto: Editoria de Arte / g1


Situação dos reservatórios

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de produção de energia no país, está em 49,9% – acima da média histórica.


Em outubro de 2021, por exemplo, o armazenamento chegou a 18,23%, menor nível registrado para o mês desde 2018.


Diante da crise hídrica do ano passado, o governo implementou a bandeira escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e 15 de abril deste ano. Nesse intervalo, representou um custo adicional de R$ 14,20 para cada 100 kW/h consumidos no mês.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fórum Brasileiro de Segurança Pública considera 'gravíssima atuação da PRF' e pede apuração 'rápida e esclarecedora'



O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nota para pedir apuração rápida e esclarecedora do que considerou como "gravíssima atuação da Polícia Rodoviária Federal, que realizou mais de 560 operações de fiscalização neste domingo de eleição e prejudicou milhares de pessoas" no país.


"O Fórum Brasileiro de Segurança Pública considera gravíssima a atuação da Polícia Rodoviária Federal, que realizou mais de 560 operações de fiscalização neste domingo e prejudicou milhares de pessoas que se dirigiam às seções eleitorais para votar, sobretudo em municípios de estados do Norte e do Nordeste.


O FBSP cobra uma apuração rápida e esclarecedora acerca dos fatos reportados no decorrer do dia. A Polícia Rodoviária Federal não é um órgão de governo, que pode ser manipulado e usado ao bel prazer de interesses eleitorais, mas um órgão de Estado, que representa todos os brasileiros", diz a nota.



O Fórum também se solidarizou com "os agentes da corporação que não compactuam com esse tipo de manobra, mas que foram obrigados a seguir ordens de superiores hierárquicos. Em pleno século XXI, a democracia brasileira não pode compactuar com esse tipo de investida autoritária, principalmente no dia mais importante para o exercício da cidadania de milhões de brasileiros. Votar é um direito e um dever constitucional", diz o texto.


Entenda o caso

A Polícia Rodoviária Federal descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou neste domingo (30), dia da votação do segundo turno, pelo menos 560 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte público de eleitores.


Segundo detalhamento obtido pela TV Globo, as primeiras 549 operações registradas se distribuíam da seguinte forma pelo país:


272 operações no Nordeste (49,5% do total);

122 no Centro-Oeste (22,22%);

59 no Norte (10,7%);

48 no Sudeste (8,74%), e

48 no Sul (8,74%).

Pelas informações no sistema interno da PRF não é possível saber se os veículos foram parados antes ou depois de os eleitores votarem.


No sábado (29), o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, proibiu que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores no domingo, para não atrapalhar a votação.


Diante de relatos de que as operações estavam ocorrendo, em especial no Nordeste, Moraes intimou o diretor da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as ações de fiscalização. Se Silivinei não cumprir, pode ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e ser preso.


Silvinei foi ao TSE prestar depoimento no início da tarde deste domingo.


Pedido de voto

Na noite do sábado, Silvinei Vasques postou no Instagram um pedido de voto no presidente Jair Bolsonaro. Depois, apagou o post.


Relatos de fiscalizações e bloqueios da PF

Relatos, em especial no Nordeste, dão conta de operações de fiscalização da PRF. Algumas cidades são:


Cuité (PB): prefeito denuncia blitz da PRF

Jacobina (BA): relato de blitz

Benevides (PA): PRF para ônibus com eleitores

Garanhuns (PE): bloqueio em Garanhuns


Fonte: g1

Leia Mais ››

Até as 14h55, PRF fez 88% mais abordagens a ônibus do que em todo o 1º turno

A Polícia Rodoviária Federal realizou 297 abordagens a ônibus no primeiro turno das eleições de 2022, realizadas no dia 2 de outubro. O total de abordagens feita pela PRF neste domingo (30), data da realização do 2º turno da eleição presidencial, é 88% maior em comparação ao 1º turno.


Operação da PRF apreende motos durante as eleições em Codó, mesmo após proibição de Alexandre de Moraes — Foto: Cândido Sousa


Até as 14h55 deste domingo (30), em que ocorre o 2º turno das eleições presidencial e estaduais, a corporação abordou 560 veículos. A metade das ações ocorreram no Nordeste. Pelas informações no sistema interno da PRF não é possível saber se os veículos foram parados antes ou depois de os eleitores votarem.


Os números documentados pela PRF incluem apenas abordagens a ônibus e não a outros veículos, como carros e motos. Relatos apontam para vistorias feitas também em carros e motos neste domingo.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No sábado (29), Moraes proibiu que a PRF realizasse qualquer operação relacionada ao transporte público de eleitores no domingo, para não atrapalhar a votação.


O ministro Alexandre de Moraes afirmou que não haverá adiamento do término da votação neste domingo (30). A PRF fez mais de 500 operações que paralisaram a circulação de ônibus de eleitores, em especial no Nordeste.


"Não houve nenhum prejuízo no exercício do direito de voto e logicamente não haverá nenhum adiamento do término do horário da votação. A votação termina às 17h como planejado", disse Moraes.


"Não houve prejuízo aos eleitores no seu exercício do direito de voto", prosseguiu.

Em entrevista para a imprensa, Moraes disse que as abordagens duram em torno de 15 minutos e não impediram eleitores de votar.


Fontes da PF ouvidas pelo g1 afirmam que abordagens a ônibus costumam demorar mais tempo a depender da quantidade de pessoas dentro do veículo, mesmo que não se tenha irregularidade grave.


Caso a força policial decida consultar antecedentes de cada passageiro, por exemplo, é possível que a ação demore mais de 30 minutos a mais de uma hora.


Diante de relatos de que as operações estavam ocorrendo pelo país, em especial no Nordeste, Alexandre de Moraes intimou o diretor da PRF, Silvinei Vasques, a interromper imediatamente as ações de fiscalização. Se Silvinei não cumprir, pode ser multado em R$ 100 mil a hora, ser afastado das funções e ser preso.


Silvinei foi ao TSE prestar depoimento no início da tarde deste domingo. Na noite do sábado, Silvinei Vasques postou no Instagram um pedido de voto no presidente Jair Bolsonaro. Depois, apagou o post.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público do Trabalho registra 238 denúncias de assédio eleitoral no fim de semana do segundo turno



O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 238 denúncias de assédio eleitoral somente neste fim de semana do segundo turno. O número foi compilado pela instituição entre as 18h da última sexta-feira (28) e 11h deste domingo (30).


Em todo o segundo turno, já são 2.481 queixas. As denúncias representam um crescimento de quase 11% em comparação ao último boletim divulgado pelo MPT na sexta-feira, quando 2.243 denúncias haviam sido contabilizadas.


Entre as regiões do país, o Sudeste tem o maior número de queixas no segundo turno, com 979 registros. O Sul (735) e o Nordeste (432) aparecem na sequência. As regiões com os menores números de denúncias são o Norte (129) e o Centro-Oeste (206).


Ainda segundo os números do MPT, Minas Gerais lidera o ranking de estados com o maior número de denúncias registradas: 571. Em seguida, estão o Paraná (282), São Paulo (260) e Rio Grande do Sul (231).


Até o momento, 1.895 empresas foram denunciadas. As denúncias são apresentadas pelos trabalhadores.


Durante o período eleitoral inteiro das eleições de 2018, apenas 212 queixas foram apresentadas ao Ministério Público do Trabalho contra 98 empresas.


Assédio eleitoral


O assédio eleitoral é uma prática criminosa adotada por empresas para tentar influenciar o voto de empregados por meio de ameaças, coação e promessas de benefícios.


Segundo o MPT, os empregadores podem ser punidos pela Justiça Eleitoral e pela Justiça do Trabalho. Em alguns casos, a punição pode chegar a quatro anos de prisão e multa.


A instituição está em plantão desde sábado (29) para orientar e receber denúncias de empregados.


As denúncias de assédio eleitoral podem ser registradas no site do MPT ou pelo aplicativo de denúncias de ilícitos eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o "Pardal", disponível para Android e iOS. A denúncia pode ser sigilosa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Moraes diz que operações da PRF não impediram que eleitores votassem 'em nenhum caso' e descarta estender horário

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo (30) que nenhuma das operações de fiscalização de ônibus de eleitores impediu que as pessoas registrassem seus votos.


O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, concede entrevista em Brasília — Foto: Reprodução/TV Justiça


"As operações realizadas, e foram inúmeras operações realizadas, foram, segundo o diretor da PRF [...], realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja: um ônibus com pneu careca, com farol quebrado, sem condições de rodar era abordado, e era feita a autuação", disse Moraes.


"Isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum caso, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais", prosseguiu.


O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasquez, esteve na sede do Tribunal Superior Eleitoral na tarde deste domingo para prestar esclarecimentos sobre as operações.


Moraes afirma que, nessa reunião, determinou que mesmo as ações com base no Código de Trânsito Brasileiro sejam suspensas – para evitar que o atraso gerado pela inspeção impeça os eleitores de chegarem às urnas a tempo de registrar o voto.


O ministro também afirmou que as operações serão apuradas caso a caso, e que, segundo Vasquez, nenhum dos ônibus parados recebeu ordens de retornar à origem, ou seja, de interromper o trajeto até a seção eleitoral.


"Esses ônibus, em nenhum momento, retornaram à origem. Ou seja, eles prosseguiram até o destino final e os eleitores que estavam sendo transportados votaram".


Moraes também descartou a hipótese de prorrogar o horário de votação.


"Não haverá nada de adiamento do término da votação, a votação termina às 17 horas como programado, sem nenhum problema. Porque não há necessidade de 'superlativizar' essa questão. Eu volto a dizer: foram casos em que nenhum eleitor voltou para sua casa, ou ônibus voltou para a origem. Eles votaram", disse Moraes.

O ministro disse que receberá por escrito e de forma detalhada as informações sobre as operações realizadas pela PRF neste domingo para estudar eventual abertura de processos contra os envolvidos.



Segundo o ministro, os responsáveis podem responder por crimes na esfera eleitoral e comum.


“Se houve desvio de finalidade e se houve abuso de poder, no âmbito do TSE isso é crime eleitoral e no âmbito da justiça comum nós enviaremos para que sejam responsabilizados seja por ato de improbidade administrativa seja por crime comum”.


Operações nas estradas

Ao longo da manhã e até o início da tarde, a PRF descumpriu ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizou neste domingo (30), dia da votação do segundo turno, pelo menos 560 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte público de eleitores.


O número de manifestações consta em controle interno da PRF. A notícia foi publicada inicialmente pelo jornal "Folha de S. Paulo". A TV Globo confirmou as informações.


Segundo detalhamento obtido pela TV Globo, as primeiras 549 operações registradas se distribuíam da seguinte forma pelo país:


272 operações no Nordeste (49,5% do total);

122 no Centro-Oeste (22,22%);

59 no Norte (10,7%);

48 no Sudeste (8,74%), e

48 no Sul (8,74%).

Moraes também afirmou que as forças de segurança federais poderão divulgar, a partir desta segunda (31), o balanço das operações realizadas neste domingo. A divulgação desses dados também foi suspensa neste domingo por ordem do ministro.


"Isso pode ser divulgado amanhã. A própria Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal já nos informaram que foram apreendidos, em inúmeros estados, que, sejam direcionadas a ambas as chapas, isso vai precisar ser apurado. [A proibição foi] Simplesmente para não haver nenhuma manipulação tendenciosa contra a chapa A ou contra chapa B", disse.


Filas e urnas substituídas

Moraes também declarou na tarde deste domingo que 0,55% das urnas foram substituídas, até as 15h, ao longo do segundo turno das eleições.


Moraes também destacou a redução das filas em todo o país, na comparação com o primeiro turno de votação no último dia 2. Nas últimas quatro semanas, o TSE reforçou orientações aos mesários e fiscais de seção para agilizar o registro e, com isso, diminuir o tempo de espera.


"Eu havia dito a vocês após o primeiro turno que a questão das filas tinha sido resultante de várias 'concausas'. E até o momento, todas elas foram resolvidas. A questão de só votar no presidente, ou no presidente e no governador, isso acelera. A questão da biometria, porque 8,9 milhões de eleitores no primeiro turno não sabiam que a sua biometria estaria lá, porque não tinham feito a biometria no Tribunal Regional Eleitoral, mas sim no Detran, no INSS", disse Moraes.



O presidente do TSE comentou a repetição de filas grandes em algumas seções no exterior – e citou como exemplos Portugal, França e Estados Unidos, por exemplo. Moraes avaliou que, em eleições futuras, será preciso estudar o aumento do número de urnas e de seções nos países com maior número de brasileiros registrados.


Fake news

Moraes também citou os números da estratégia de combate à disseminação de fake news no segundo turno. Segundo o ministro, as ações continuaram a ocorrer ao longo do fim de semana, para combater o que ele chamou de "uma inundação de fake news".


"Nas últimas 36 horas, o TSE determinou e as plataformas rapidamente, em uma hora [...] foram retirados 354 impulsionamentos. Sete sites foram desmonetizados, 701 URLs foram removidas a partir de 12 decisões judiciais. Quinze perfis de grandes propagadores de fake news foram suspensos, e cinco grupos de Telegram foram suspensos, grupos com 580 mil participantes", enumerou.


Fonte: g1

Leia Mais ››