segunda-feira, setembro 05, 2022

Rio Grande do Norte forma 363 novos policiais civis

O Rio Grande do Norte formou nesta segunda-feira (5), no Centro de Convenções, em Natal, novos 363 policiais civis, que terminaram o curso de formação iniciado no dia 6 de junho após aprovação no concurso público.


Novos policiais civis participaram da formatura nesta segunda-feira (5) — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Dos novos policiais formados, são 279 agentes, 39 escrivães e 45 delegados. Essa é a primeira turma convocada do concurso público aberto em 2021.

O governo do RN informou na sexta-feira (2) que vai nomear os novos servidores no dia 15 de outubro e a previsão é de que sejam empossados no dia 15 de novembro.


Os alunos formados nesta primeira turma tiveram aulas de defesa pessoal, abordagem e tiro, ética e direitos humanos, investigações de crimes ao patrimônio e homicídios, combate ao crime organizado e técnicas de interrogatório, entre outras especialidades.


Novos policiais civis formados — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os alunos e instrutores que se destacaram foram homenageados na solenidade desta segunda no Centro de Convenções.


Ação

Em maio, diante da possibilidade dos candidatos aprovados no curso de formação só serem convocados em 2023, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada para determinar que o estado nomeasse os candidatos ainda em 2022.


Na ação, o MP lembrou que a Lei das Eleições proíbe que os agentes públicos nomeiem servidores públicos nos três meses que o antecedem o pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece que é nulo “o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder”.



Ainda assim, o MP alegava urgência devido o déficit de policiais na corporação. "O MPRN frisa que a recomposição do efetivo policial civil, longe de ser uma decisão administrativa discricionária, configura medida urgente e imperativa com vistas não apenas de evitar o colapso e viabilizar uma melhor prestação do serviço público, mas também de expandir esse serviço à nova realidade normativa", disse o órgão em nota que divulgou a ação.


Ainda na ação, o MP afirmava que um levantamento da própria Polícia Civil apontou déficit de 75,09% de policiais civis no Rio Grande do Norte. Além disso, haveria 145 policiais civis aptos à aposentadoria voluntária, dos quais 29 estão próximos à idade limite de 75 anos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Notebook é furtado de dentro de posto da Polícia Militar na Zona Sul de Natal

Um notebook, um carregador e uma trena foram furtados de uma base da Polícia Militar no bairro de Neópolis, Zona Sul de Natal, durante a manhã de domingo (4).


Objetos foram furtados de posto policial na Zona Sul de Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


O caso foi confirmado pela corporação, que busca o autor do crime. Segundo a PM, não há sinal de arrombamento no prédio e a corporação ainda investigar como o furto aconteceu.


Embora a base esteja desativa, ela é usada como um ponto de apoio dos policiais durante as rondas realizadas cotidianamente. Não havia nenhum militar na unidade, no momento do crime.


A polícia informou que os militares do 5⁰ Batalhão, responsável pela área da Zona Sul de Natal realizam diligências para identificar como ocorreu o furto e o suspeito de ter praticado o delito.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Incêndio destrói ambulância na BR-304, no interior do RN

Uma ambulância que pertence à prefeitura de Assu, no Oeste potiguar, ficou destruída após pegar fogo na BR-304, na tarde deste domingo (4). Ninguém ficou ferido.


Ambulância é destruída por incêndio em Assu, RN — Foto: Reprodução


Um vídeo feito por testemunhas mostra as chamas no veículo. Veja acima.


A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Assu informou por meio de nota que o incêndio ocorreu de forma acidental e a causa do início do fogo ainda está é investigada.


De acordo com o município, o motorista estava levando a ambulância para o Estádio Edgar Borges Montenegro, para dar suporte durante um jogo de futebol que ocorreria no local.


O condutor conseguiu sair do veículo a tempo e não se feriu. Houve apenas danos materiais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Safra 2022 de melão deve gerar R$ 1,1 bilhão em exportações para o RN

Distante 276 quilômetros de Natal, o município de Mossoró deu início a mais uma colheita do melão, fruta considerada símbolo da economia local. Para celebrar as boas perspectivas de negócios da safra 2022/2023 e mostrar os impactos econômico e social da atividade, produtores participaram da II Largada da Safra do Melão. Com estimativa de produção na ordem de 400 mil toneladas destinadas à exportação, o setor deve movimentar R$ 1,1 bilhão na economia potiguar. Os dados são do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX) e correspondem ao período compreendido entre o mês de agosto passado e fevereiro do próximo ano.


No Brasil, 64 atividades têm a Indicação Geográfica (IG) e o melão de Mossoró é uma delas, o que faz diferença no mercado internacional


A II Largada da Safra do Melão é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró, Sebrae no Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Coex. Para o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, o evento possui papel decisivo na geração de visibilidade à atividade, considerada estratégica para o Rio Grande do Norte. O melão representa, atualmente, o segundo item na pauta de exportações do Rio Grande do Norte, com 63 mil toneladas enviadas para outros países no primeiro semestre.


“A largada é a oportunidade para mostrar a toda a sociedade norteriograndense que essa atividade faz a diferença na vida de milhares de pessoas. Então, dar visibilidade a um momento inicial de uma produção que é estratégica para o nosso estado e para o nosso país faz uma diferença enorme no futuro da atividade econômica”, ressalta João Hélio.


Diferenciais do melão


Acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, João Hélio destacou, ainda, diferenciais do melão potiguar que precisam ser enaltecidos, a exemplo do selo de Indicação Geográfica. Para o diretor, a certificação faz a diferença em termos de competitividade no mercado.


“No Brasil, somente 64 atividades possuem a Indicação Geográfica (IG) e o melão de Mossoró é uma delas. Isso faz a diferença, e fez a diferença, por exemplo, quando a China resolveu comprar o melão aqui dessa região. Isso torna nosso melão mais competitivo e a largada é um excelente momento para mostrarmos isso. Por isso acredito que a Largada foi boa, o caminho será muito melhor e a chegada será melhor ainda. Essa largada já virou tradição”, garante.


Em seu discurso, o presidente do Coex, Fábio Queiroga, falou do entusiasmo pelo início de mais uma safra e ressaltou a importância social e econômica da atividade, responsável pela geração de 22 mil empregos diretos.


“Estamos agora mandando os nossos primeiros contêineres para o mercado europeu, mercado norte-americano. Estamos entusiasmados, ao lado de gente comprometida, para vencermos as dificuldades e conseguirmos êxito e uma excelente safra. O dia é simbólico e revela toda a dedicação e o esforço que são feitos para que essa atividade, que emprega diretamente 22 mil pessoas aqui em nossa região de Mossoró, contribua, realmente, para o bem-estar da nossa população e o fortalecimento da nossa economia”, ressalta.


Símbolo de Mossoró


Para o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, a produção de melão deve ser motivo de orgulho para os mossoroenses. Segundo ele, a fruta precisa ser lembrada como símbolo da cidade, a exemplo do que ocorre em outros municípios espalhados pelo país.


“Por que algumas cidades do Brasil têm tanto orgulho que é capital da uva, que é capital da laranja, e a gente mandando melão para todo o mundo e ficava calado? Nós temos que mudar isso, e faremos um trabalho sério para que a gente reconheça no melão a importância devida que ele tem para nossa cidade. A Largada da Safra do Melão é um primeiro passo para lembrar esse orgulho, para mostrar o quanto a atividade é importante para nós”, defende o prefeito.


A II Largada da Safra do Melão marcou, também, o lançamento para a edição 2023 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto do próximo ano.


De acordo com Fábio Queiroga, a feira, realizada pelo Coex em parceria com Sebrae-RN e Ufersa será a maior da América Latina no segmento. A estrutura do evento terá um acréscimo de 36% na quantidade de estandes. Até o momento, segundo a organização, um total de 296 estandes já foram comercializados. A Expofruit, ainda de acordo com os organizadores, contará com a participação de representantes de 16 países.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Mossoró produz cerveja artesanal sabor de melão; entenda

A fruta reconhecida por gerar milhares de empregos e renda no semiárido potiguar e adoçar o paladar de pessoas mundo afora, agora virou ingrediente que garante sabor refrescante a uma cerveja artesanal. Produzida em Mossoró, pela Cervejaria Bacurim, a bebida à base de melão foi feita especialmente para a II Largada da Safra do Melão, mas pode ganhar lugar de destaque na linha de produção da empresa.


Gilberto Carvalho mostra cerveja produzida em Mossoró, especialmente para a II Largada da Safra do Melão, pela Cervejaria Bacurim


Essa é a expectativa do diretor da Bacurim, Gilberto Carvalho, que aceitou o desafio do Sebrae-RN de produzir uma cerveja que carrega no seu DNA a qualidade e o sabor do melão de Mossoró. Satisfeito com o resultado obtido no projeto-piloto, o empresário revela que, a depender da aceitação do público, a bebida com melão deverá estrear, em breve, no mercado.


“O pessoal do Sebrae me perguntou se havia a possibilidade de experimentar uma cerveja com melão. Eu disse que ia tentar, fizemos umas pesquisas, encontramos os melhores frutos e realmente o resultado foi muito positivo. Nasceu uma cerveja bem aromática, onde o melão se mostra bem presente. Havendo boa receptividade do público, nossa perspectiva é que ela passe a compor a linha de mercado da cervejaria”, anuncia.


Ainda segundo Carvalho, a qualidade do melão fez toda a diferença no resultado da cerveja, especialmente pelo brix – grau de doçura – diferenciado da fruta produzida na região. “O brix ajuda bastante na questão do álcool da cerveja. Além disso, o melão maduro possui um aroma forte que influencia diretamente no aroma da cerveja. Ter um melão de qualidade fez toda a diferença no resultado do produto”, conclui o empresário, ao apontar que o melão utilizado para a fabricação da cerveja foi o Cantaloupe amarelo.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

10 meses após morte da rainha da sofrência, Maiara e Maraísa homenageiam Marília Mendonça em show no RN

Já era madrugada desta segunda-feira (5), quando a dupla Maiara e Maraísa entrou no palco principal no último dia da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), em Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte.


Maiara e Maraísa em Pau dos Ferros, no RN — Foto: Prefeitura de Pau dos Ferros


Durante a apresentação para a multidão que foi à praça de eventos da cidade, no dia em que se completa 10 meses da morte da amiga Marília Mendonça, as irmãs fizeram uma homenagem para a "rainha da sofrência" junto com o público. Veja o vídeo acima.


"É um momento de muita conexão, de muita união, de muito amor, de muito Marília Mendonça", disse Maiara ao convidar o público a levantar os celulares com lanternas ligadas e cantar o refrão da música "Todo Mundo Menos Você", gravada pela dupla com Marília.


Em seguida, a dupla emendou com uma nova versão da letra, seguindo a mesma melodia: "Todo mundo viu/ espero que esteja vendo/ todo o Brasil te reconhecendo/ Você só deixou a gente orgulhoso/ eternamente aplaudida pelo povo".


No auge da carreira, a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte em uma área perto de uma cachoeira na serra da cidade de Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais, na tarde do dia 5 de novembro de 2021.


As gêmeas matogrossenses eram muito próximas de Marília. A relação de amizade rendeu parcerias de sucesso, como o DVD Patroas, que consolidou o nome das três na história da música sertaneja contemporânea.


A última apresentação de Marília Mendonça em Natal reuniu uma multidão na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira. Foi no dia 26 de novembro de 2018. O show naquela data foi gratuito e "surpresa", e serviu para a cantora gravar uma das músicas do DVD "Todos os Cantos".


Entre outras apresentações no Rio Grande do Norte, a cantora também esteve na Finecap, em Pau dos Ferros, no ano de 2019, no mesmo palco onde foi homenageada nesta segunda (5).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte tem 86 mil inscritos para o Enem 2022; 18% a mais que em 2021

O Rio Grande do Norte tem 86.422 candidatos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas são previstas para os dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos.


Provas do Enem — Foto: Reprodução


O número é 18,15% maior que o de inscritos em 2021, quando o estado teve 73.141 inscrições confirmadas. Ao todo, o país teve 3,4 milhões de inscritos, 10% a mais que no ano passado.


Ainda assim, o número é bem menor que o de inscritos em 2020, quando o estado teve 129.102 pessoas inscritas para as provas. O exame foi realizado durante a pandemia teve uma alta taxa de abstenção.



As notas na prova permitem a entrada de alunos em universidades públicas e privadas e também são usadas em outras seleções realizadas em todo o país.


Do total de inscritos em 2022, no estado, 84.966 optaram por fazer as provas impressas. Outros 1.456 preferiram fazer as provas em formato digital, pelo computador - modalidade criada em 2020.


O exame é composto por quatro provas objetivas, que somam 180 questões - 45 em cada área do conhecimento - além de uma redação com texto dissertativo-argumentativo com base em uma situação-problema.


As áreas de conhecimento são linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.


Perfil dos candidatos potiguares

As mulheres são a maioria, entre os candidatos inscritos para as provas impressas do Enem no Rio Grande do Norte. São 50.365 candidatas (59,2%), enquanto os homens são 34.601.


Dos candidatos inscritos, a maioria se declara de cor preta: 40.092. O grupo é seguido pelos que se declaram de cor branca (33.925), parda (7.875), amarela (1.536) e indígena (261). Outros 1.277 candidatos não declararam cor ou raça.


Ao todo, 50.074 potiguares inscritos no Enem 2022 já terminaram o Ensino Médio. Outros 24.215 devem concluir o Ensino Médio este ano. Um total de 10.419 também estão cursando essa fase escolar, porém sem previsão de conclusão em 2022.


A maioria dos candidatos teve isenção no pagamento. 35.517 comprovaram carência. 20.117 tinham direito à inscrição gratuita e 29.332 confirmaram pagamento da taxa de inscrição.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Golfinho é resgatado após encalhar em praia de Galinhos, no RN

Um golfinho foi resgatado por pesquisadores do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) após encalhar na manhã de domingo (4) em uma praia de Galinhos, na Costa Branca potiguar.


O animal era uma fêmea adulta da espécie golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus), com 2,79 m de comprimento.


O golfinho foi encontrado encalhado pela equipe de biólogos e veterinários às 7h30, na faixa de areia da praia da Fazenda. Os pesquisadores avaliaram o golfinho e fizeram um tratamento de suporte emergencial no local. Além disso, coletaram materiais para exames.


Ainda de acordo com o projeto, o animal tinha boas condições físicas, apesar de possuir marcas de mordidas de tubarão e algumas cicatrizes antigas, como uma bem característica na ponta do “fucinho”.



"Estava muito ativo e responsivo, vocalizando bastante e com bons movimentos de propulsão de nadadeira caudal, além de reflexos motores bem preservados", informou o PCCB, em nota.


Após autorização da equipe veterinária, os pesquisadores realizaram uma primeira primeira tentativa de soltura por volta das 14h, com auxílio de um barco. O animal nadou em direção ao mar profundo, fez sete subidas à superfície e depois não foi mais visto pela equipe. No entanto, alguns minutos depois, acabou voltando para a praia.


Após uma nova estabilização, a equipe fez a segunda tentativa de soltura com uma embarcação maior em uma maior profundidade. "A 2° tentativa foi bem sucedida, sem mais registros de novos encalhes", informou a equipe do projeto.


Golfinho foi resgatado após encalhar em praia do RN — Foto: PCCB/UERN


O que fazer caso encontre um animal encalhado na praia

O PCCB-UERN diz que, caso um cidadão se depare com um animal vivo como um golfinho encalhado na praia, é importante manter o silêncio e evitar transitar no campo de visão do animal. "Animais marinhos não são acostumados com pessoas e podem se estressar facilmente, acarretando uma piora no seu quadro ou mesmo causar a morte do indivíduo".


Algumas ações que podem ajudar é fazer sombra no animal com sombrinhas, guarda-sol ou tendas; assim como cobrir o animal com panos úmidos, mantendo seu corpo constantemente molhado. Ao fazer isso, a pessoa deve ser certificar de não cobrir os orifícios respiratórios dos animais. No caso dos golfinhos a respiração ocorre por meio de uma abertura no topo de sua cabeça.


Outro passo é acionar equipes especializadas como a do projeto.


Litoral Setentrional (Areia Branca e região): (84) 9 8843 4621

Litoral Oriental (Natal e região): (84) 9 9943 0058


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 76 novas mortes por Covid; média móvel está em queda

O Brasil registrou nesta segunda-feira (5) 76 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 684.503 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 112, a menor marca registrada desde 7 de junho. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -29%, indicando tendência de queda.


Brasil, 5 de setembro

Total de mortes: 684.503

Registro de mortes em 24 horas: 76

Média de mortes nos últimos 7 dias: 112 (variação em 14 dias: -29%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.525.438

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 7.668

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 18.644 (variação em 14 dias: +18%)


Média móvel de mortes desta segunda — Foto: Arte g1


Paraná não divulgou dados da Covid até 20h desta segunda. Acre não registrou novos casos e mortes. Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas.


No total, o país registrou 7.668 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.525.438 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 18.644. A variação foi de +18% em relação a duas semanas atrás.


Média de casos nesta segunda-feira — Foto: Arte g1


Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31



Subindo (2 estados): MT, PA

Em estabilidade (8 estados e o DF): MS, CE, AM, SC, RR, DF, SE, RJ, PE

Em queda (15 estados): AC, AP, PB, AL, MA, GO, RN, ES, BA, TO, PI, MG, RO, SP, RS

Não divulgou (1 estado): PR


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresário que agrediu mulher em academia de SP sai do país

O empresário Thiago Antonio Brennand Fernandes Vieira, de 42 anos, que agrediu uma mulher dentro de uma academia, em São Paulo (SP), não está mais no Brasil. Na noite de domingo (4), o Ministério Público de São Paulo o denunciou por lesão corporal contra mulher e corrupção de menores. O caso foi revelado pelo Fantástico.


O empresário Thiago Antonio Fernandes Vieira, de 42 anos, investigado pela polícia. — Foto: Reprodução/Instagram


Procurada pelo g1, a defesa alegou que Thiago viajou para o exterior em voo de carreira "sem que existisse qualquer restrição que o impedisse de se ausentar do país". Os advogados afirmam que ele tem data de retorno ao Brasil "e está à disposição de autoridades".


Na denúncia oferecida à Justiça, o MP pediu a apreensão do passaporte dele e a obrigação de manter o endereço atualizado. O promotor ainda representou que o investigado entregasse o documento no cartório da 6ª Vara Criminal. Em caso de recusa, pediu que fosse expedido mandado de busca e apreensão. O pedido não foi analisado pela Justiça a tempo.


Indenização

O MP pediu uma indenização de R$ 100 mil em danos morais para a vítima da academia por conta da infração penal sofrida. O juiz ainda irá se manifestar sobre o caso.



Além disso, o promotor Bruno César Cruz de Assis argumentou também que todas as agressões ocorreram na presença do filho de Thiago e o menino, menor de idade, foi induzido pelo comportamento do pai nas ofensas às mulheres.


"Após os atos de violência perpetrados por seu genitor, 'que seu pai estava lhe cuspindo porque você é uma puta e merecia', repetindo a frase algumas vezes, além de também ofender outra aluna do estabelecimento, que tentou apaziguar a situação, chamando-a de 'puta' e 'vagabunda'", escreveu.


"Estimulado pela truculência do exemplo que lhe foi dado por seu pai momentos antes, ameaçou outro aluno da academia na recepção do local, pelo simples fato dele reprovar o comportamento do denunciado, afirmando para mencionado aluno que era para ele 'calar a boca porque senão também iria levar um pau aqui dentro'", completou.


O MP entendeu que o denunciado cometeu a corrupção do adolescente, o induzindo a praticar os atos infracionais de injúria e ameaça. A defesa de Thiago foi procurada e informou que se manifestará apenas nos autos do processo.


O promotor recomendou medidas para que Thiago não se aproxime ou tenha contato com a vítima, a proibição da entrada de Thiago na academia e a apreensão do passaporte do empresário.


O empresário Thiago Antonio Fernandes Vieira, de 42 anos. — Foto: Reprodução/TV Globo


Investigação

O inquérito elaborado pelo 15º Distrito Policial havia sido encaminhado ao Ministério Público e à Justiça, mas o empresário não foi indiciado. Foram ouvidos o suspeito, a vítima agredida, testemunhas e professores da academia.


A polícia solicitou que a academia apresente o vídeo do caso e encaminhou a solicitação de medidas protetivas para a vítima, com a proibição do investigado se aproximar dela e de parentes. O pedido também será analisado pelo juiz.


Anteriormente, a defesa de Thiago Brennand havia dito que ele já prestou depoimento no inquérito, "apresentando todos os esclarecimentos para a plena compreensão dos fatos sob investigação".



"Diante disso, a nova equipe de defesa de Brennand considera absolutamente desnecessário o pedido de medida protetiva protocolado no início do caso. O trabalho da defesa se dará dentro das balizas do bom direito, da civilidade e do respeito à intimidade, integridade e dignidade de todas as partes e testemunhas", diz o texto assinado por Cavalcanti Sion Advogados.


Segundo os relatos, as agressões ocorreram no dia 3 de agosto, numa academia no Itaim Bibi, em São Paulo.


À polícia, a vítima contou que é frequentadora da academia e que desde que entrou foi orientada por outras mulheres a se manter afastada do investigado. Na ocasião em que treinavam no mesmo horário, Thiago teria pegado o número de uma das mulheres e a convidado para sair. Com a recusa, ele teria passado a enviar mensagens ofensivas.


No dia da agressão investigada, o empresário foi em direção a ela e mandou que saísse da frente dele, o que foi recusado. Em seguida, Thiago teria a agarrado pelos braços e uma confusão começou.


Outra vítima relatou à polícia que frequenta a academia, no dia das agressões estava treinando e ouviu a outra mulher falando que “não sairia” com um homem, se referindo a Thiago.


Na sequência, a testemunha contou que saiu do aparelho e foi em direção à vítima. Ela afirma que presenciou o suspeito quando o suspeito a agarrou pelos cabelos e cuspir por três vezes no rosto dela. Um jovem, apontado como filho de Thiago, chamou uma das mulheres de “puta e vagabunda”.


Uma segunda testemunha afirmou ter ouvido o investigado chamar a vítima de "fraca" e "pobre". Um dos professores de musculação disse que não viu a confusão, mas encontrou um tufo de cabelo no chão.


O que diz o empresário

A defesa de Thiago apresentou à polícia a primeira defesa por meio de advogado. Nela, ele informou ser colecionador de armas legalmente cadastradas e registradas na Superintendência de Fiscalização de Produtos Controlados da 2ª. Região Militar (SEPC/2). Em 23 de junho, o acervo teria passado por vistoria de rotina por militares.


Em nova defesa, Thiago afirmou que repudia a versão dada pela vítima. Ele contou à investigação que, no dia da confusão, estava na academia, quando se deparou com a vítima fazendo exercícios em “local inapropriado”.


Thiago Brennand Fernandes Vieira sem camisa e ao telefone em imagem publicada em rede social — Foto: Reprodução/TV Globo


Segundo ele, havia pedido que a professora da academia falasse com a vítima. Na sequência, a mulher retornou ao mesmo local e causado “uma situação de desconforto”.



Após passar por ela por três vezes, sem falar nada, ele conta que resolveu então pedir que a vítima buscasse outro local para os exercícios. Negou que tenha feito alguma provocação.


Ainda segundo o relato dele, a vítima gritou e o ofendeu, gesticulando com as mãos e dizendo que podia treinar onde quisesse, que o odiava e que “conhecia pessoas que podiam acabar com sua vida”.


Sobre o cuspe, o empresário acusa a vítima de tentar cuspir nele. De acordo com a declaração, ele “teve o impulso de cuspir de volta e empurrá-la para trás”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com baixa adesão, Ministério da Saúde vai prorrogar campanha de vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde vai prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 30 de setembro diante da ainda baixa cobertura vacinal contra a doença. O prazo inicial da campanha que começou em 8 de agosto era até esta sexta-feira (9).


Criança recebe dose de vacina contra a poliomielite em Porto Alegre — Foto: Anselmo Cunha/PMPA


Até o momento, segundo dados do Ministério, 34% do público-alvo de 1 a 4 anos tomou a vacina que previne contra a paralisia infantil. A meta do Ministério é vacinar 95% do público-alvo de 14,3 milhões de pessoas.


A campanha nacional contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.


O Ministério prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece de maneira concomitante à da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização de caderneta de vacinação das crianças pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.


A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.


A prefeitura de Rorainópolis, em Roraima, investiga um caso suspeito da doença.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corregedoria do TRT-SP transfere Marcos Scalercio de fórum e apura 3 novas denúncias contra juiz acusado de assédios e estupros

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, informou nesta segunda-feira (5) que sua corregedoria decidiu transferir de fórum o juiz Marcos Scalercio, acusado de assediar sexualmente e estuprar mulheres. O magistrado, que estava em férias e voltou a trabalhar nesta manhã, deixou o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Zona Oeste, para atuar no Fórum Trabalhista da Zona Sul. Além da mudança de local, ele não irá mais participar de audiências (veja abaixo a nota completa).


Juiz Marcos Scalercio — Foto: Reprodução


A Corregedoria do TRT-2 também abriu, na semana passada, uma nova Reclamação Disciplinar (RD) contra o magistrado, desta vez para apurar mais três denúncias contra ele. O tribunal não informou, porém, quais são essas novas acusações, alegando que seu teor está em sigilo (leia abaixo a íntegra do comunicado).



De acordo com a corregedoria, essas denúncias mais recentes foram encaminhadas pela Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Procurado, o TST também não divulgou o conteúdo das queixas alegando que está seguindo lei (veja a nota nesta reportagem).


A Reclamação Disciplinar é apurada pelo corregedor do TRT. Depois, a conclusão do desembargador relator é levada para avaliação dos demais magistrados. Todos votarão se há indícios de irregularidades para se instaurar um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz. Se o PAD for aberto, o magistrado poderá ser absolvido, e o caso é arquivado. Ou poderá ser considerado culpado. As punições possíveis são: exoneração do cargo, suspensão, afastamento ou advertência.


O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud) realizou um protesto nesta segunda em frente ao fórum em que Scalercio trabalhava, na Barra Funda. Servidores distribuíram panfletos com a frase "assédio não" para pedir o afastamento preventivo do juiz. Eles afirmam que o magistrado não tem condições de continuar atuando no Tribunal Regional do Trabalho depois das denúncias de crimes sexuais.


Esta é a terceira Reclamação Disciplinar que Scalercio responde na Corregedoria do TRT-2. Nas duas primeiras, os magistrados votaram em 2021 pelo arquivamento de três queixas de assédio sexual contra o juiz. Eles alegaram insuficiência de provas. Scalercio sempre negou todos esses crimes, alegando inocência, segundo a sua defesa.



Nesses dois casos anteriores, uma aluna do cursinho Damásio Educacional, onde ele dava aulas como professor, uma advogada e uma funcionária da Justiça do Trabalho o acusavam de assédio sexual. Elas tinham dito que Scalercio as abordou, respectivamente, numa cafeteria próxima ao curso, nas redes sociais e dentro do gabinete dele no Fórum Ruy Barbosa.


Casos revelados em agosto


Essas e outras sete denúncias de mulheres contra Scalercio foram reveladas em agosto deste ano pelo g1. Os relatos de assédios são de 2014 a 2020. As denúncias haviam chegado ao conhecimento do Me Too Brasil, que levou algumas delas às autoridades. As demais sete mulheres que acusaram o docente e magistrado não quiseram levar os casos à Justiça.



Depois da repercussão das denúncias, o magistrado de 42 anos tirou 20 dias de férias, retornando nesta segunda.


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, e o Ministério Público Federal (MPF), em São Paulo, analisam atualmente as três acusações anteriores de assédio sexual que a Corregedoria do TRT-2 havia arquivado por duas vezes no ano passado. Esses casos também são apurados nas esferas administrativa e criminal. Os dois procedimentos estão em sigilo e ainda não têm uma conclusão.


CNJ decide se abre PAD


À esquerda: conversa entre professor e aluna em 2018, segundo ex-estudante do Damásio. À direita, juiz Marcos Scalercio dá aulas no cursinho — Foto: Reprodução/Redes sociais


O CNJ pautou para esta terça-feira (6) a discussão se deverá ser aberto ou não um Procedimento Administrativo Disciplinar contra o juiz em razão das três denúncias de assédio arquivadas pelo Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Se o PAD for aberto, o magistrado poderá ser afastado para o andamento das apurações.



Com a divulgação do caso, o Me Too Brasil recebeu mais denúncias de assédio sexual contra o juiz e professor. Até a última sexta-feira (2), haviam sido contabilizados um total de 96 relatos, seis deles de estupro. O movimento tem parceria com o Projeto Justiceiras. Os dois órgãos prestam assistência jurídica gratuita a vítimas de violência sexual. Eles já encaminharam 62 desses casos para apuração dos órgãos responsáveis, entre eles, também o Conselho Nacional de Justiça.


O Damásio Educacional, onde Scalercio era professor de direito no cursinho preparatório para concursos públicos e para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o desligou da instituição em agosto, após as denúncias contra ele aumentarem. O cursinho sempre negou, no entanto, que soubesse de relatos de assédio sexual envolvendo ele e alunas.


MP ouve vítimas de estupro


Segundo o Me Too, as vítimas de Scalercio continuam sendo alunas do Damásio, advogadas e servidoras do TRT. Quatro dos casos de estupro foram encaminhados ao Ministério Público (MP) de São Paulo. As outras duas mulheres que disseram ter sido estupradas por Scalercio não quiseram levar as denúncias à frente.


"É importante alertar a todas as mulheres a importância de falar. São relatos muito doloridos, graves. Relatos de sofrimento. Relatos que causam muita repulsa em que ouve. É um tipo de violência insidiosa e perversa. Ela se vale da condição de vulnerabilidade dessas mulheres", disse ao g1 a promotora Silvia Chakian, que ouviu algumas das mulheres. Ela integra o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do MP.

"Elas [as mulheres] tiveram muito medo de denunciar na época. Tiveram medo de serem prejudicadas dentro do meio jurídico. Tiveram medo de conseguir provar o crime. De ficarem desacreditadas. E não tinham noção de que isso estava acontecendo com outras mulheres. Agora se sentem mais amparadas e fortalecidas para isso", falou Silvia.


Apesar disso, os advogados de Scalercio sempre negaram quaisquer acusações de assédio sexual contra seu cliente. A própria Corregedoria do TRT chegou a arquivar por duas vezes três dessas denúncias contra ele.


Ex-alunas do Damásio Educacional usaram as redes sociais em agosto para dizer que, pelo menos desde 2016, já haviam procurado o cursinho e denunciado Scalercio por comportamento inadequado. Entre as queixas relatadas estavam convites do docente para sair com as estudantes e envios de mensagens inapropriadas com conotação sexual para as redes sociais delas.


As denúncias de assédio contra o juiz começaram em 2014, mas só vieram à tona em 2020, quando mulheres passaram a discuti-las na internet. Vítimas que não se conheciam começaram a citar o nome de Scalercio em pelo menos dois grupos fechados de discussão nas redes sociais voltados a concursos públicos para mulheres. Elas o definiam como assediador sexual.


Segundo Luanda Pires, diretora de relações institucionais do Me Too Brasil, o número de vítimas que acusam o magistrado por assédio pode ser maior. “A gente já sabe de muitas outras vítimas, que ainda não estão dispostas, não têm condições ainda de falar sobre, mas a gente já sabe de outras mulheres. A sociedade brasileira naturalizou esse crime, entendendo esses atos como 'cantadas'.”


TST combate assédio sexual nos tribunais


Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília — Foto: Divulgação


Assédio sexual é crime no Brasil. Pode ocorrer em um contexto em que há relação hierárquica entre o agressor e a vítima, no qual ele a constrange, geralmente no ambiente de trabalho, seja usando palavras ou cometendo ações de cunho sexual, sempre sem o consentimento da pessoa, como um beijo ou um toque forçados, por exemplo.


Pelo fato de os membros da Justiça do Trabalho terem competência federal nas suas atribuições, eventuais violações cometidas por eles são apuradas por órgãos federais. Se for considerado culpado no âmbito administrativo, o magistrado poderá ser exonerado do cargo, suspenso, afastado ou advertido. No aspecto criminal, condenados por assédio sexual podem ser punidos com até dois anos de prisão.


Ainda no final de agosto, após a repercussão do caso envolvendo Scalercio, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), com sede em Brasília, instituiu a "Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual". A ação ocorrerá em todos os tribunais do TST e também no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.


Sobre o caso envolvendo Scalercio, o TST divulgou a seguinte nota abaixo ao ser questionado pelo g1 a respeito de quais são as três novas denúncias contra o juiz:


"Segundo determinação da Ouvidora-Geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ministra Maria Helena Mallmann, toda e qualquer denúncia que diga respeito a este caso deve ser imediatamente encaminhada para a Corregedoria do TRT da 2ª Região (SP), nos termos do artigo 17 e parágrafo 1º da Resolução CNJ 351/ 2020.


Quanto ao teor das denúncias, não é possível especificar o conteúdo, tendo em vista o artigo 3º, incisos X e XI, e artigo 14 da mesma Resolução, além do previsto no artigo 6º da Lei de Acesso à Informação (LAI).


Por oportuno, o TST e o CSJT reiteram que seguem rigorosamente todos os trâmites previstos em seus atos normativos para casos de denúncias administrativas."


O que o TRT diz sobre a transferência


A respeito da transferência de Scalercio para outro fórum em São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região divulgou que:


"O juiz substituto Marcos Scalercio havia solicitado 20 dias de férias, que se encerraram no domingo (4/9). Assim, ele retornou ao trabalho nesta segunda-feira (5/9).


O magistrado foi designado para atuar na 18ª Vara do Fórum Trabalhista da Zona Sul, auxiliando em processos que estão em fase de execução. Essa fase processual é quando se buscam meios para efetuar o pagamento do(s) credor(es).


A designação foi feita pela Corregedoria do TRT-2, órgão que faz essas indicações de acordo com as necessidades observadas em cada vara do trabalho (VT). No caso em questão, a decisão levou em conta os altos índices de congestionamento na execução desta VT. Vale dizer que, nessa atribuição, o magistrado não participará de audiências.


Independentemente do retorno das férias, na semana passada o Corregedor Regional do TRT da 2ª Região decidiu pela abertura de nova reclamação disciplinar contra o magistrado, após o recebimento de três novas denúncias oriundas da ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho. A investigação está em andamento e corre sob sigilo. Importante mencionar que os fatos estão sendo apurados com a celeridade que o caso exige."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Setembro amarelo: o que é distimia, um dos tipos de depressão mais difíceis de diagnosticar

A servidora pública e comunicadora Ana Bacovis sentiu os primeiros sintomas da distimia — ou transtorno depressivo persistente — ainda na pré-adolescência. Aos 13 anos de idade, sofria com autoestima baixa, tinha problemas para se relacionar e começou a ter uma visão sempre ruim em relação à vida.


— Foto: Getty Images


"Eu me via muito como uma pessoa realista, mas na verdade eu era pessimista. A gente acaba ficando numa situação que acha que é normal", diz ela.


Demorou algum tempo até que seus pais percebessem que o comportamento da filha estava atípico. Momentos de raiva e irritabilidade foram os indicativos para que eles levassem Ana a procurar ajuda.



"Temos uma visão distorcida da depressão, mas eu tinha pontos de alegria, picos muito grandes de euforia, depois terminava e vinha a tristeza", relembra.


Mesmo tendo os sintomas iniciais do transtorno, ela só recebeu um diagnóstico quando já estava com sinais mais avançados de depressão. Ao receber atendimento médico, a jovem soube que sofria com distimia e que tinha um grau moderado de ansiedade.


Assim como Ana, é muito comum diversos pacientes receberem o diagnóstico desse tipo de depressão após décadas convivendo com os sintomas. Muitas vezes, os sinais mais evidentes são confundidos com a personalidade, "jeito" do indivíduo e podem ser subdiagnosticados até por médicos.


Ana Bacovis apresentou os primeiros sintomas de distimia ainda na pré-adolescência — Foto: Arquivo pessoal


"A história mais comum que ocorre é alguém que tenha algum quadro de depressão leve ou de distimia, mas só quando os sintomas de depressão ficam mais graves o paciente procura ajuda e descobre que sofre com o transtorno", destaca Marcelo Heyde, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).


O que é distimia?

O transtorno depressivo persistente é uma forma crônica de depressão e pode surgir na infância ou na adolescência, antes dos 21 anos de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a distimia atinge aproximadamente 6% da população mundial.


A principal diferença dela para o tipo clássico é que, nesta, a pessoa consegue ser funcional e realizar suas atividades normalmente. No entanto, trabalhar, estudar e outras ações do dia a dia são um pouco mais difíceis de serem feitas.


"Ela faz as atividades com um custo maior da rotina e com uma produtividade reduzida por causa dos sintomas. Ela é funcional, mas a custa de maior esforço", explica Márcia Haag, psiquiatra e professora da Universidade Positivo, em Curitiba (PR).


Segundo os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, ainda não há um consenso sobre o que provoca a distimia. Normalmente, o transtorno pode ser multifatorial e gerado por fatores estressores durante a infância, predisposição genética e biológica, traumas ou questões sociais.


"É possível perceber que na fase adulta, é muito comum o paciente chegar com choro fácil e quando vai investigar, ele era uma criança mais quieta e tinha dificuldade de relacionamento", ressalta Bianca Breda, psicóloga e especialista em terapias cognitivas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).


Esta forma crônica de depressão pode surgir na infância ou na adolescência — Foto: Getty Images


No caso de Ana, ela só descobriu a doença devido ao seu trabalho em um centro de apoio a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Por ter atendimento psicológico no local, a jovem pôde entender o que estava acontecendo com ela.


Como identificar e diferenciar do tipo clássico?

Diferentemente de outros episódios de depressão, que são mais fáceis de serem reconhecidos, a distimia tem caraterísticas "camufladas" e próprias.


Além do tempo de duração ser maior, os sinais mais comuns podem se manifestar por meio de cansaço, fadiga, autoestima baixa, indecisão e pessimismo exagerado.


Já na depressão comum e mais conhecida, a pessoa tende a mostrar sintomas exacerbados de tristeza, desânimo, falta de interesse nas coisas, perda de apetite e outros sinais que podem ser percebidos por pessoas ao redor e pelo próprio paciente.


"Na depressão há uma intensidade maior, o sofrimento de uma pessoa com depressão geralmente é maior e classificamos como leve, moderado ou grave. Geralmente está vinculada a algum evento", afirma Breda.


Não é personalidade

Esse transtorno é considerado um dos tipos de depressão mais difíceis de diagnosticar e em muitos casos é confundido como sendo "da personalidade".


Por causa desse erro comum, o diagnóstico se torna tardio e prejudica os pacientes na busca pelo tratamento correto, que pode ocorrer após décadas. É fundamental, de acordo com os especialistas, deixar de dizer que determinada pessoa é chata, "cricri", que ela é e foi assim vida inteira e, por isso, não vai mudar mais.



"A distimia vem de forma devagar e arrastada, porém, com o passar dos anos, apesar de ser leve, o impacto funcional é grande, pois a pessoa ganha apelidos como ranzinza e mal-humorada. Isso culturalmente é aceito, mas vai atrasando o diagnóstico e também reforça o neuroticismo, que é um traço de personalidade de ver as coisas mais negativas", explica o psiquiatra da PUC-PR.


A servidora pública, por exemplo, tinha dificuldades em se relacionar na escola e não sabia o motivo. "Eu sempre tive uma insegurança muito maior, principalmente amorosa e me bloqueava muito", diz.


Ela também acreditou que todos esses sentimentos faziam parte do seu comportamento, e que, com o tempo, poderiam passar. Mas isso não ocorreu e a oscilação do humor acontecia com frequência.


"Quem tem distimia tem uma vida muito conturbada consigo mesma. A gente acaba se irritando uma hora", conta Ana.


Como procurar ajuda e tratar o transtorno

É fundamental que o paciente procure atendimento precoce para evitar subdiagnósticos. Muitas vezes, quando há uma queixa pontual em relação a uma outra doença, ele pode não procurar um serviço psiquiátrico e, de forma generalista, receber um diagnóstico de outra enfermidade e a distimia passa despercebida.


"A própria depressão tem até 50% dos casos que não são diagnosticados por médicos de atenção primária. Imagina a distimia que a pessoa pode se queixar de cansaço, fadiga e autoestima baixa. É bem comum associar com outras doenças psiquiátricas, transtornos de ansiedade e uso de substâncias", diz Haag.



O diagnóstico tardio, reforça a médica, pode ainda interferir no surgimento de outras doenças ou piorar cada uma delas.


"A distimia e depressão atingem o organismo de uma forma sistêmica e podem agravar condições clínicas crônicas como diabetes, hipertensão e doenças reumatológicas, fazendo com que o paciente precise de doses maiores de medicamentos ou uma associação superior de remédios para estabilizar aquela condição", diz ela.


Como ainda há um tabu em relação à saúde mental, identificar o transtorno pode ser ainda mais complicado. O recomendado é procurar atendimento com psicólogos e psiquiatras, que avaliarão o caso e poderão determinar a linha terapêutica correta, que pode ser feita com medicamentos ou somente psicoterapia.


Na época em que Ana descobriu a distimia, ela seguiu com psicoterapia e terapias "alternativas", já que, devido a sua idade, sua psicóloga preferiu não receitar medicamentos.


Por alguns anos, a servidora pública interrompeu as sessões de terapia, mas desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, voltou com o tratamento. Desde que retornou com o acompanhamento psicológico, percebeu uma melhora significativa.


Os especialistas reforçam a importância de não interromper o tratamento sem autorização de um profissional de saúde e que a evolução do transtorno precisa ser observada de forma contínua.



O acompanhamento médico pode durar meses ou anos, mas é indispensável para melhora dos sintomas e qualidade de vida do paciente.


Onde buscar ajuda?

CAPS e Unidades Básicas de Saúde (saúde da família, postos e centros de saúde)

UPA 24h

Samu 192

Hospitais

Pronto-socorro

CVV - Centro de Valorização da Vida (apoio emocional e prevenção do suicídio)

188 (ligação gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular)

www.cvv.org.br (Chat, Skype ou e-mail)


Fonte: g1

Leia Mais ››