sexta-feira, abril 06, 2012

Governo deve decretar emergência em 139 municípios do RN pela seca


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá decretar, no prazo máximo de dois dias, estado de emergência em 139 municípios do Rio Grande do Norte que enfrentam problemas com a seca que se agrava no estado.

Ontem pela manhã, a governadora recebeu o relatório da seca dos representantes das secretarias estaduais da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além da Emater, Emparn, Idarn e Federação dos Municípios (Femurn) e dos Trabalhadores (Fetarn e Fetraf). O relatório recomenda que a governadora decrete imediatamente estado de emergência nos 139 municípios que estão situados principalmente na região do semiárido.

A governadora encaminhou o relatório à Defesa Civil Estadual que vai analisar o documento e deverá emitir parecer técnico pela decretação da emergência. "Diante do quadro de chuvas irregulares de janeiro até março deste ano, com perda praticamente de toda agricultura de sequeiro e com 72 cidades sendo abastecidas com carro pipa, estamos avaliando a necessidade de decretar estado de emergência. 

O tenente coronel Acioly, coordenador da Defesa Civil do Estado, disse que em até 48h estará emitindo seu parecer e deixa em alerta às equipes de Defesa Civil de cada município para que se integrem com a Defesa Civil estadual nesse atual momento.

Fonte: Eduardo Dantas via Diário de Natal
Leia Mais ››

Aeronave da Força Aérea Brasileira foi doada para Parelhas e se transformará em monumento



A Aeronave modelo AT 26 XAVANTE um avião da Força Aérea Brasileira que foi doado ao município de Parelhas já encontra-se em nossa cidade.

A aeronave de ataque nunca foi usada numa guerra, apenas serviu para a formação de pilotos militares. 
A idéia de trazer uma aeronave deste porte para Parelhas surgiu do sargento Nilson que é Parelhense juntamente com outros colegas de profissão.

Depois de vários anos em processo de doação a aeronave chegou esta semana a nossa cidade. Medindo onze metros de largura e onze metros de comprimento a mesma encontra-se desmontada e guardada em um prédio do município.

A expectativa é de que nos próximos trintas dias ela já esteja montada e se tornará mais um monumento em nossa cidade. O local onde ficará a aeronave ainda será definido.

Fonte: Eduardo Silva via Marcos Silva
Leia Mais ››

Segundo secretaria de Saúde, três municípios do Seridó apresentam alta incidência de dengue


A secretaria estadual da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), divulgou nova planilha de dados sobre o panorama da doença no Rio Grande do Norte. Os dados informam que até o dia 24 de março de 2012, o Rio Grande do Norte contabilizou 4.170 casos notificados de dengue. Deste total, 630 já tiveram diagnóstico confirmado.

Dos 17 óbitos considerados suspeitos, quatro tiveram diagnóstico descartado, um teve diagnóstico confirmado como caso de dengue e os demais estão com diagnóstico pendente, aguardando os resultados dos exames.

Atualmente os municípios norte-rio-grandenses que apresentam alta incidência da doença são: Assu, Alto do Rodrigues, Campo Grande, Messias Targino, Pendência, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Pedro Avelino, Jardim do Seridó, Parelhas, Santana do Seridó, Alexandria, Lucrécia, Luis Gomes, Olho D’Água dos Borges, Patu, Umarizal e Viçosa. “È importante lembrar que a incidência é um dado acumulativo ao longo do ano, e que considera não apenas o número absoluto de casos, mas também é proporcional à população do município”, ressalta a Coordenadora do PECD, Kristiane Fialho.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

ACIDENTE MATA UM E DEIXA 5 FERIDOS EM TRECHO DA BR-230 NA PB



Mais uma vez a presença de animais na pista provocou uma tragédia nas rodovias federais da Paraíba. No fim da tarde de ontem, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um cavalo atravessou a BR-230 na saída de Campina Grande para João Pessoa e terminou causando a morte de uma pessoa e deixando cinco feridas. Os sobreviventes foram socorridos para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde continuam internados sob observação médica, mas não correm risco de morte.
Congestionamento foi formado no local.
O acidente teria acontecido, conforme o relato de testemunhas à PRF, no momento em que o automóvel Citroen cinza de placas MOK-1811, que seguia de João Pessoa em direção a Campina Grande, tentou desviar do animal. Na manobra para evitar a colisão com o cavalo, o carro teria colidido com a motocicleta de placa NQE-0689, conduzida por Josinaldo José da Silva, 55 anos.
Ele trazia como passageira Luzinete Aparecida dos Santos, 39 anos. Os dois tiveram ferimentos nos braços e nas pernas e foram levados para o hospital deTrauma.
Após bater na motocicleta, o veículo capotou por oito vezes na pista. No carro seguiam a motorista Josilene Firmino Farias, 40 anos; e mais dois irmãos dela, Josélio Firmino Taveira, 42 anos; e Josélia Firmino Taveira. Os três ficaram gravemente lesionados e foram levados às pressas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e por ambulâncias do Corpo de Bombeiros. Firléia Laurentino da Cunha Taveira, 33 anos, que era esposa de Josélio Firmino não teve a mesma sorte e acabou morrendo na hora.
As suspeitas são de que, mesmo com o cinto de segurança, ela teve parte do corpo arremessado para fora do carro durante o capotamento. “Segundo o relato que tivemos até agora é que um animal atravessou a pista e provocou todo o acidente. A condutora do carro foi desviar dele, bateu na moto e depois perdeu o controle do automóvel”, descreveu o patrulheiro Cabral, da PRF, que atendeu à ocorrência.

Fonte: PF Online
Leia Mais ››

Código Penal: já é crime fraudar concurso público


Está em vigor desde o dia 16 de dezembro do ano passado, quando foi publicada no Diário Oficial da União, sob o número 12.550/11, uma lei que altera o Código Penal Brasileiro e torna crime fraudar concurso público, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão e multa para os infratores.

Até então, não havia na legislação do país uma definição para esse tipo de crime, o que tornava mais fácil aos fraudadores escapar da Justiça, pois as autoridades tinham dificuldade para enquadrá-los em algum artigo do Código Penal e indiciá-los em inquéritos policiais. 

Agora, a situação é outra. A Lei 12.550/11 acrescentou o Capitulo 5º ao Título 10º do Código Penal, que trata de crimes contra a fé pública. Trata-se do Artigo 311-A, que considera criminosa a conduta daquele que utiliza ou divulga, indevidamente, conteúdo sigiloso de concurso público, avaliação ou exame públicos, processo seletivo para ingresso no ensino superior ou exame ou processo seletivo previstos em lei.

A essa figura equipara-se a conduta de quem permite ou facilita, por qualquer meio, o acesso de pessoas não autorizadas àquelas informações. A pena para tal delito é de um a quatro anos e multa, mas será aumentada para dois a seis anos e multa, se da ação ou omissão resultar dano à administração pública; e em mais um terço se a fraude for cometida por funcionário público.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

HOMEM É PRESO 2 VEZES EM MENOS DE 24 HORAS EM UMARIZAL


A pessoa conhecida por Rômulo, filho de Júnior de tilim, foi preso e autuado por embriagues ao volante, ontem 05/04, Pagou fiança de três salários mínimos e foi liberado. Hoje 06/04, a Polícia Militar foi informada anônimamente, que horas antes da prisão, o mesmo havia se envolvido em uma briga no bairro caraíbas, tendo inclusive sacado uma arma de fogo e realizado alguns disparos em via pública. 

Após saírem em diligencia os Policiais chegaram até a pessoa conhecida por Berguinho, proprietário de um bar no bairro caraíbas, e ele confessou ter guardado o revolver calibre 38, de propriedade de Rômulo, o qual foi preso e autuado em flagrante delito por crime de posse ilegal de arma de fogo, pagou quatro salários mínimos e foi solto para responder o crime em liberdade. 

Continuando as diligências os policiais conseguiram localizar e prender Rômulo escondido em uma residência no bairro Santa Luzia, após ter tido apoio de um rapaz conhecido por Cid, o qual também foi conduzido á Delegacia de Polícia por crime de favorecimento pessoal, bem como dessa vez o senhor Rômulo não teve mais direito à fiança e permanece preso a disposição da justiça.

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

MINISTÉRIO PÚBLICO DE UMARIZAL-RN, REALIZA BUSCA E APREENSÃO EM HOSPITAL.


O Promotor de Justiça da Comarca de Umarizal, RN, Rafael Silva Paes Pires Galvão (foto), vem realizando investigações sobre a aplicação das verbas públicas pela Direção do Hospital Maternidade Dr. Érico Onofre, daquele município.

É que tendo aquela unidade hospitalar aderido ao Programa Hospital de Pequeno Porte (HPP), passou a receber, mensalmente, verbas que variam entre R$ 14.000,00 e R$ 15.000,00, com destinação à sua manutenção e pagamento de despesas com os internamentos. Até ai nada de anormal.

Entretanto, diante de uma representação formalizada pela Secretaria de Saúde do município, apontando vários indícios de fraudes e errada aplicação dos recursos, principalmente federais, destinados àquela unidade hospitalar, o Ministério Público instaurou procedimento investigativo.

Uma das irregularidades apontadas na representação feita pela Secretaria Municipal de Saúde, refere-se ao fato de a Direção do Hospital vir agindo de forma fraudulenta no que se refere às informações do registros das internações. É que a Secretaria Municipal de Saúde identificou que um número considerável de informações de internações feitas pelo hospital não corresponde com a efetiva realidade dos atendimentos. 

Um dos exemplos, apontados seria o fato de pacientes que foram atendidos em poucas horas mas que, no preenchimento das informações, a Direção do Hospital fez constar três (3) dias de internação. Outra situação apontada refere-se ao fato de o mesmo nome de um paciente constar em várias listas das que são encaminhadas. Toda a documentação pertinente às denúncias foram anexadas à representação.

O Ministério Público iniciou as investigações e, após colher depoimentos de vários pacientes cujos nomes constam das listas de atendimento, o Promotor, amparado por um mandado de busca e apreensão e acompanhado de vários policiais, se dirigiu, ontem (4), ao Hospital Dr. Érico Onofre e recolheu, computadores e uma considerável quantidade de documentos.

NOTA DO BLOG DE HERBERT MOTA: O Promotor Rafael Silva Paes Pires Galvão é conhecido por suas atuações. Em abril do ano passado quando respondia pelo Órgão na Comarca de Assú, RN, convocou o prefeito Ivan Júnior (PP) e o Secretário de Infra-estrutura, Isaias Peres, para assinarem Termo de Ajustamento de Conduta acerca de inexistência de iluminação pública em algumas comunidades rurais daquele município, mesmo a população pagando a Taxa de Iluminação Pública. 

Fonte: http://doherbert.blogspot.com.br/2012/04/ministerio-publico-de-umarizal-rn.html

NOTA DO BLOG UMARIZAL NEWS: A fonte da notícia pelo que consta na matéria acima, foi a Secretaria Municipal de Saúde, se alguém vazou informações sigilosas de processo que corre em segredo de justiça, o vazamento saiu da secretaria de saúde. 

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

Dois indivíduos são presos após invadirem Centro de Saúde de Apodi



Na manhã de hoje 06, por volta de 11:40, a Policia Militar foi informada de um possível arrombamento no Centro de Saúde - SESP, onde na ocasião dois indivíduos pularam o muro da unidade. De imediato a guarnição da Rádio Patrulha, composta pelos Sds Dantas, Francelino e Caetano, foi até o local informado e lá encontraram dois elementos conhecidos como Junior e Etinho portando duas caixas de manga. Os mesmos foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil de Apodi para que sejam feitos os procedimentos cabíveis. 



Fonte: Sentinelas do Apodi
Leia Mais ››

Juiz Caicoense cogita interdição de Pavilhão 1 de Alcaçuz


http://jarbasrocha.com.br/wp-content/uploads/2011/09/arq4dbad2bee808f.jpg

Os problemas em Alcaçuz continuam. Através do Twitter, o juiz de Execuções Penais do Rio Grande do Norte, Henrique Baltazar, disse que a Secretaria de Justiça e Cidadania do estado (Sejuc) deve fechar com urgência uma vala aberta dentro do Pavilhão 1 da penitenciária, que ameaça desmoronar alicerces e paredes dentro da unidade prisional. Caso não a vala não seja fechada, o juiz vai solicitar ao Corpo de Bombeiros um laudo e pode haver a interdição do pavilhão. 

O juiz Henrique Baltazar afirmou que os presos de Alcaçuz estão desmoralizando a engenharia nacional porque “serraram grades inserráveis e abriram portas impossível de abrir”. “Está na hora do CREA intervir: basta de presos desmoralizarem a engenharia. Ou o CREA pune engenheiros ou processa os presos”, postou o juiz. 

Sobre a vala aberta pela Sejuc, o juiz explicou que o procedimento foi tomado para que a secretaria encontrasse túneis que poderiam ser utilizados como rota de fuga dos detentos. Porém, o magistrado informou que a Sejuc ainda não fechou a vala.  “Se a Sejuc não fechar a vala que abriu na Penitenciária de Alcaçuz para descobrir túneis, vou requisitar laudo dos Bombeiros para interditar o Pavilhão 1. Além dos muitos túneis que partem do Pavilhão 1, Sejuc deixou vala aberta que está ameaçando desmoronar alicerces e paredes”, postou. 

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Jovem natural de Tenente Laurentino morreu afogado em Natal



A Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged), através do Corpo de Bombeiros, confirmou o afogamento de um adolescente de 15 anos, identificado como José Mario, na praia da Redinha, por volta das 9h40 desta quinta-feira (5). 

A ocorrência foi registrada próximo do Aquário de Natal e o corpo da vítima, natural do município de tenente Laurentino, foi localizado e deve ser sepultado na sua cidade natal nesta sexta-feira da paixão. 

Fonte: Eduardo Dantas via DN Online
Leia Mais ››

Policia Militar prende homem com revolver calibre 38' em Jardim do Seridó/RN



Uma ocorrência foi registrada na madrugada de hoje sexta-feira (06) em Jardim do Seridó quando moradores do bairro Cohab ligaram para a guarnção do GTO para informar sobre disparos de arma de fogo nas próximidades de um espetinho localizado no referido bairro. 

Os policias se deslocaram para o local informado, chegando no espetinho o acusado Vanilson José de Azevedo, conhecido como Galego de Zé Geraldo, ao perceber a chegada da polícia correu para dentro da residência, os policias pediram para o mesmo sair, depois de alguns minutos de tentativa de diálogo, o acusado atenteu e saiu da residência, quando os policiais perguntaram sobre a arma ele negou, então resolveram procurar no interior da casa encontrando um revolvér calibre 38 Rossi, com 5 munições, tendo duas sido deflagradas. 

O proprietário do espetinho Cláudio Aquilino de Araújo, contou que estava no final do movimento quando o acusado chegou e pediu uma garrafa de vinho, como o conhece, o mesmo colocou e falou que iria deixar a namorada em casa, quando retornou o acusado estava com a arma em punho atirando, o mesmo assustado parou a moto e correu, momentos depois a polícia chegou ao local. 

O acusado foi conduzido para delegacia onde será ouvido pelo escrivão Jaime Costa e autuado em flagrante delito, ficando preso a disposição da justiça. OBS: As duas ocorrências foram atendidas com mais agilidade e rapidez, graças o novo meio de comunicação móvel que encontra-se em pleno funcionamento a disposição da população. Disk Denúncia: 9699-8838 ou 9699-8839

Fonte: Eduardo Dantas via Seridó 190
Leia Mais ››

Tentativa de homicidio no Barro Costa e Silva em Mossoró


Uma bebedeira por pouco não terminou em tragedia no final da tarde de sexta feira, 06 de Abril de 2012, no bairro Costa e Silva em Mossoró.

Segundo informações, dois amigos passaram o dia bebendo e no final da tarde houve um desentendimento entre os mesmos e "Francisco Barros", de 34 anos de idade morador do bairro, foi atingido com cerca de quatro cutiladas de faca peixeira. Ele foi atingido na cabeça, na região da orelha esquerda e duas cutiladas no ombro.

Segundo informações repassadas para a policia militar que atendeu a ocorrência, houve uma intensa lutar entre vitima e acusado, ambos armados com faca peixeira.

Francisco foi socorrido por uma equipe "Alfa" de socorristas do Samu comandada pelo Medico Intervencionista, Dr Abrão, que recebeu apoio dos técnicos, Irmão Aldrey, Ceição Negreiros e mônica. Ele foi entregue consciente e orientado no Hospital regional Tarcisio Maia.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

ELEMENTO É PRESO PELA POLÍCIA PORTANDO COCAÍNA NO BOLSO


  No final da tarde desta sexta-feira (06/04) as motos da ROCAM-17 realizavam um patrulhamento na Avenida Presidente Dutra, no bairro Planalto 13 de Maio, próximo a Facene quando abordaram dois elementos em uma motocicleta.
   Ao realizarem a abordagem, o elemento por nome de Ita Alves de Oliveira Júnior, 20 anos de idade, mais conhecido como "Júnior", servente de pedreiro, natural de Redenção/PA, residente na Rua da Harmonia, 47, bairro Alto de São Manoel se encontrava com cerca de 10g de cocaína em um dos bolsos da bermuda.
  Os policiais conduziram os dois para a DP de plantão, onde o outro elemento que é irmão de "Júnior" disse que não sabia de nada a respeito da droga que seu irmão portava.
   ROCAM-17 comandada pelos SDs Clementino, Dutra, Patrick, De Assis e Marcílio.


BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Arrombamento na madrugada desta sexta-feira santa em Itaú


Imagem Meramente Ilustrativa



Recebemos a informação que na madrugada de hoje (06) uma residência foi arrombada no sítio Jerusalém. De acordo com o cenário que foi encontrado no interior da residência, fica a suspeita de que não era apenas uma pessoa envolvida na ação.
O referido imóvel encontrava-se com a porta violada, onde foi subtraído um aparelho de TV, cervejas, além de deixarem a casa totalmente revira com vidros quebrado e objetos espalhados pela casa, sendo encontrada em total estado de vandalismo.
O sinistro só foi percebido na manhã de hoje, quando o morador que reside na Zona Urbana chegou ao local, sem pistas do(s) envolvido(s).
Ainda segundo o informação o morador teria acionado a polícia local para investigar o caso.

Arlindo Maia da Redação.
Leia Mais ››

ITAÚ: Professores ameaçam fazer greve pelo piso nacional


Itaú - Os professores da rede municipal de ensino de Itaú ameaçam parar as atividades na próxima terça-feira se o prefeito Edson Melo, o "Baiba", não aceitar pagar o piso nacional dos professores, conforme previsto na legislação atual. 
Em nota divulgada no Apodiário, o sindicato dos professores informa que "desejamos, com isso, que se faça valer a Lei do Piso Salarial Nacional, cujo pagamento, em nosso município, encontra-se 'desatualizado', ou seja, sem que a Prefeitura Municipal nos pague com os aumentos dados, pelo MEC, nos anos de 2011 (15,86 %) e 2012 (22,22%) e, ainda, no mês de fevereiro/2010".
Na mesma nota, os professores alegam que estão "cumprindo com as nossas ações docentes, quando já demos essas aulas, com o compromisso de recebermos, legalmente, por elas". Os professores evitam comentar o caso, para não sofrerem perseguições. Internamente, ainda conforme o sindicato, o nível de insatisfação é muito alto.

Outro lado 
O prefeito Edson Melo comentou que não fechou as negociações com os professores e espera a compreensão quanto a pagar o piso nacional de R$ 1.451,00, alegando sucessivas quedas na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a necessidade de recursos para as contrapartidas das obras federais no município.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Câmara reprova contas do prefeito de novo


Alto do Rodrigues - Do que depender da maioria dos vereadores da Câmara Municipal do Alto do Rodrigues, o prefeito Eider Medeiros, do PMDB, não vai sair tão cedo da lista de ficha suja. Mesmo com a recomendação dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado opinando pela aprovação das contas referente ao período de 2009 e 2010, os vereadores votaram contra.
Já as contas do período do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, que o parecer dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado foi pela desaprovação considerando a existência de problemas insanáveis, os vereadores aprovaram as contas sem maiores questionamentos. E esta guerra entre o prefeito Eider Medeiros e os vereadores não é de hoje e afeta a população.
Ano passado, o prefeito Eider Medeiros enviou a Proposta de Orçamento de 2012 do Executivo para aprovação na Câmara Municipal. Os vereadores não aprovaram a proposta, obrigando o Município a fazer uso do orçamento aprovado no ano anterior. "Estamos elaborando outra peça orçamentária com a participação direta da população", diz o prefeito Eider Medeiros.
Sobre o orçamento, o prefeito Eider Medeiros disse que houve uma mudança muito grande em tempos de arrecadação no Município e foi feita, na peça orçamentária, uma mudança muito grande quanto aos investimentos. "Estes recursos estão sendo investidos, conforme o que existe disponível no Orçamento, mas isto já está acabando. Precisamos que o orçamento seja aprovado na Câmara", explica o prefeito Eider Medeiros.
Sobre as contas do ex-prefeito Abelardo Rodrigues, o relatório do TCE escreveu que não houve comprovação do uso de R$ 7 milhões e recomenda que os vereadores reprovem estas contas e que distribui os documentos ao Ministério Público Estadual para que seja investigado. Caso fosse desaprovada como orienta o TCE, o atual prefeito poderia acionar o setor jurídico para reaver os R$ 7 milhões para os cofres do município.
Já com relação às contas do atual prefeito, referentes ao período de 2009 e 2010, os vereadores consideraram haver irregularidades e que não poderiam ser aprovadas, ao contrário do que escreveu os conselheiros do TCE. "Queremos mais esclarecimentos", diz o vereador José de Pedro. "Não existe o que esclarecer, se os próprios conselheiros do TCE já opinaram pela aprovação das contas prestadas em 2009 e 2010", responde o prefeito.
Estas decisões da Câmara Municipal valendo, o prefeito Eider Medeiros não poderá se candidatar à reeleição, neste ano. Será incluído na Lei do Ficha Limpa. Medeiros já acionou sua assessoria jurídica para entrar com ação na Justiça em defesa do Município e em defesa de si próprio. "O Município fica no prejuízo quando os vereadores aprovaram as contas do ex-prefeito que havia parecer pela devolução de 7 milhões e prejudica atual gestão quando desaprova projetos em benefício da população, como construção de casas", reclama o prefeito.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Professores não voltam às salas de aula na segunda e deflagram greve por tempo indeterminado


A rede municipal de educação deve começar a próxima semana um pouco conturbada. Isso porque os professores deverão ir às escolas apenas para avisar aos alunos que a categoria está em greve.
A decisão foi tomada nesta semana pelo Sindicato dos Servidores em reivindicação ao 6,37% de reajuste proposto pelo Município. Quando, na verdade, a categoria pede 22%.
O titular da Secretaria de Administração, Manoel Bizerra, explica que este percentual está em consonância com o índice inflacionário. Em contrapartida, a categoria, além de pedir um valor superior, argumenta descumprimento da Lei do Piso Unificado dos Professores.
"Mossoró aplica a proporcionalidade da carga horária. Aqui a jornada de trabalho do professor é de 30 horas. Porém, uma parte desse tempo é para atividades extra-sala de aula. A Lei reserva 10 horas para outras atividades", explica Marilda Sousa, representante sindical.
Na próxima semana, tanto o Município quanto o sindicato devem voltar à mesa de negociações. Mas, enquanto isso, o sindicato estima que 80% dos professores irão aderir à greve.
O titular da Administração classifica como precipitada a decisão dos professores em parar as atividades. Segundo ele, faltou maturidade da categoria para ampliar a discussão. "Todos os anos aplicamos um reajuste linear a todas as categorias do município. A questão da proporcionalidade da carga horária já foi discutida entre a Gerência de Educação e os professores", garante ele.
Atualmente, ainda sem o novo reajuste, a menor remuneração do professor, sem gratificações, é de R$ 1.237. Já a lei determina que o piso para a categoria é de R$ 1.088. Enquanto Município e sindicato não chegam a um denominador comum, a certeza é que o feriadão para os alunos deverá ser prolongado por tempo indeterminado.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Falta de chuvas preocupa 139 municípios




Na manhã de ontem (5), a governadora Rosalba Ciarlini participou de uma reunião com secretários de Estado do Rio Grande do Norte e órgãos vinculados, além de entidades diversas para discutir e avaliar a situação de 139 municípios do Estado. As cidades do semiárido apresentaram chuvas abaixo do normal e revelaram um quadro de seca, sendo necessárias ações emergenciais de enfrentamento ao momento de estiagem.
Na reunião realizada na Governadoria, Rosalba Ciarlini entregou a documentação que será anexada ao parecer técnico da Defesa Civil e posteriormente entregue ao Gabinete Civil, para, então, ser decretado o estado de emergência. Do total de municípios em situação de escassez hídrica, 71 cidades estão sendo abastecidas com água proveniente da Operação Pipa. 
Para o mês de março de 2012, foi constatada a ocorrência de chuvas abaixo do normal, o que resulta em consequências negativas para a atividade rural do Estado, que tem na agricultura de sequeiro - plantação em solo seco - e pecuárias as principais fontes de geração de renda e de ocupação de mão-de-obra do campo.
Na reunião foi apresentado à governadora Rosalba Ciarlini as providências propostas por nove secretários de Estado da Agricultura do Nordeste para o enfrentamento da seca. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, elaborou o documento que contempla um programa intensivo para piscicultura em gaiolas e também em tanques escavados onde houver disponibilidade de água; Construção de barragens submersas; Incremento da agricultura irrigada junto aos pequenos produtores; Utilização das margens de rios tornados perenes pelos açudes; Perfuração de poços onde for possível; Facilitar o uso da tarifa verde (caso do medidor).
Além disso, o documento contempla liberações imediatas das emendas parlamentares destinadas ao setor rural do nordeste; descontingenciamento do orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do MDA, do MDS e da Integração Nacional para as ações destinadas ao Nordeste; liberação do Fundo Social do BNDES para aplicações em investimentos que reforçam o trabalho dos pequenos produtores rurais nordestinos e liberação da garantia da safra ainda neste ano.
A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a situação dos municípios e disse que a irregularidade das chuvas em 2012 vem afetando a situação do interior do Rio Grande do Norte. "Em janeiro e fevereiro, tivemos chuvas, mas em março quase não choveu e temos que adotar providências para que possamos ter condições de atender a todos os municípios. O Governo do Estado vai agilizar uma série de obras para tentar abrir mais oportunidades de trabalho nessas regiões", destacou.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Defesa Civil discute Estado de Emergência em municípios do RN

falta_de_agua_em_luis_gomes
Nessa quinta-feira (5), a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado (Cedec), órgão da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio do seu coordenador, tenente-coronel Acioli, participou de uma reunião no Gabinete Civil junto com a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do governo, para discutirem a situação de 139 municípios potiguares que sofrem com a falta de chuva.

A governadora Rosalba Ciarlini entregou um relatório sobre a situação dos municípios ao coordenador estadual da Defesa Civil. Durante a reunião, também foram discutidas medidas e ações de enfrentamento ao período de estiagem no semiárido potiguar.
De acordo com o cel. Acioli, o Estado irá decretar Estado de Emergência. "Hoje recebemos o relatório da governadora e na segunda-feira (9) iremos receber o relatório da Semarh, logo em seguida iremos trabalhar no parecer técnico, e no máximo em 48 horas entregaremos o parecer técnico para que a governadora possa oficializar o Estado de Emergência publicando no Diário Oficial", esclareceu o coordenador da Defesa Civil, cel. Acioli.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e suas vinculadas (Emater, Emparn e Idarn), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Corpo de Bombeiros e os dirigentes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande Norte (Fetarn) e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).
O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Acioli, afirmou que 71 municípios do Estado já estão sendo abastecidos com carros-pipas e fazem parte da ''Operação Pipa''. Segundo cel. Acioli, os municípios precisam se integrar à Defesa Civil e criar a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal. O coordenador destaca a necessidade de os municípios do RN estarem cadastrados no Sistema Nacional de Defesa Civil e assim poderem solicitar recursos de Brasília quando houver necessidade. 



"Operação Pipa" atende municÍpios atingidos há 13 anos

A "Operação Pipa" existe há 13 anos. O Ministério da Integração Nacional, representado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, em parceria com o Ministério da Defesa, representado pelo Comando de Operações Terrestre (Coter), criou a referida operação a fim de auxiliar as Ações de Defesa Civil, complementando a distribuição de água realizada pelas prefeituras nas regiões do semiárido brasileiro atingidos pela estiagem.
Para ser incluído na "Operação Pipa", o prefeito precisa enviar um ofício ao secretário nacional de Defesa Civil pedindo a operação e mandar também vários dados, como a população afetada pela estiagem.
A sede da Defesa Civil Estadual fica aberta ao atendimento público das 8 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira, no prédio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), no Centro Administrativo, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
Em caso de urgência, a Defesa Civil do RN pode ser acionada através da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
Quem desejar manter contato com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no horário de expediente do órgão, basta ligar para 32321769 ou 32321762. Como também por e-mails: defesacivil@rn.gov.br ou cedec.rn@gmail.com.

Fonte: O Mossoroense
Leia Mais ››

Ex-coordenador das prisões do RN é chamado meses após exoneração



O agente penitenciário José Olímpio da Silva foi designado para voltar a responder pelo expediente da Coordenadoria da Administração Penitenciária (COAPE), que tem a responsabilidade de gerir as unidades prisionais norte-rio-grandenses.
A designação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. José Olímpio havia sido exonerado do cargo no mês de janeiro desse ano, após o registro da fuga em massa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, quando 41 presos voltaram às ruas do RN.
Com a crise que se instalou após a fuga, Olímpio foi exonerado do cargo e tratado publicamente como "inimigo do estado", sendo indiretamente responsabilizado pela fuga e pelos problemas no Sistema Penitenciário Estadual (SPE).
O major PM Marcos Lisboa, que ocupava a direção do presídio, também foi exonerado. Para o lugar de Olímpio, havia sido designado o coronel Severino Reis, também da PM.
Os substitutos de Olímpio e Marcos Lisboa também não demoraram muito tempo no cargo e pediram exoneração, assim como o secretário da Justiça e da Cidadania do RN, o advogado Fábio Luís Monte de Hollanda, que pediu para sair alegando falta de estrutura.
Desde a fuga em massa de Alcaçuz, o Sistema Penitenciário Estadual atravessa por uma crise aberta. A situação chegou ao extremo que a Secretaria responsável pelo gerenciamento do Sistema continua sem um administrador. O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair Rocha, assume as secretarias interinamente.
Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINDASP) do RN, alertou durante essa semana a gravidade da crise no Sistema, acentuada devido à falta de um gestor. Ela disse que todas as demandas necessárias ao andamento da instituição estão paradas, à espera de um gestor.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Forças realizam 3ª operação conjunta



Ontem foi realizada mais uma etapa da operação denominada "Mossoró Segura", que vem sendo realizada na cidade ao longo dos últimos dias, envolvendo diversas forças policiais. A atividade começou pela manhã e entrou pela noite. O balanço parcial do dia era de três pessoas presas. À noite, as buscas seriam concentradas na região leste do município. Durante o dia, diversos pontos foram percorridos. O comércio Vuvo-Vuco foi mais uma vez varrido pelos policiais na ação.
O trabalho utilizado é semelhante às outras duas operações que foram realizadas na cidade. Foram empregados 70 homens, integrantes do II e XII Batalhão de Polícia Militar, do II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE) e da Gerência Municipal de Trânsito (GETRAN). A atividade começou por volta das 9h e o primeiro ponto foi o comércio popular conhecido como Vuco-Vuco, que é alvo constante de diversas atividades policiais.
De acordo com o major Correia Lima, comandante do II BPM, pela manhã os policiais percorreram as seguintes localidades: Vuco-Vuco e Central de Abastecimento (Cobal), ambos no bairro Barrocas; Santo Antônio, Santa Helena, Abolições, Tranquilim, Pirrixio (houve um tiroteio e três foram presos), Alto de São Manoel.
De acordo com Correia, os três suspeitos detidos teriam efetuado disparos contra os policiais durante a operação, na favela do Pirrixio, e por isso foram detidos e levados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, no Alto de São Manoel.
À noite, a operação seria retomada em localidades situadas na zona leste da cidade, já que a atenção maior durante o dia foi com as regiões norte e oeste. "A intenção é pulverizar todas as áreas da cidade e inibir a prática de crimes", ressalta.
A operação Mossoró Segura foi idealizada com o objetivo de dar uma resposta à violência na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, que no ano anterior bateu recorde no número de assassinatos e sinalizava, no início deste, para um novo ano violento, outra vez.
Em uma semana, duas operações de caráter preventivo foram realizadas, suspendendo a diferença de zona ou tipo de atuação (cada força envolvida tem suas atribuições particulares). Todos se unem para cumprir o mesmo papel. Enquanto uns procuram armas ou drogas, outros verificam documentos, fiscalizam veículos e, assim, dificilmente algo passa aos olhos.
O planejamento das operações é feito com antecedência, a partir das estatísticas de ocorrência. Os dois batalhões da cidade possuem números detalhados que mostram onde ocorrem os crimes, quais os horários, o perfil das vítimas etc. Assim, eles escolhem os locais mais violentos e fazem um verdadeiro arrastão. Em cada operação, são usados quase 100 homens, de todas as instituições envolvidas na atividade. A execução é simples: blitz móvel, indo de um lugar a outro.

Fonte: Defato
Leia Mais ››

Motorista perde controle de carro e se envolve em acidente entre Acari e Cruzeta


Com informações e Fotos: Folha de Cruzeta


Por volta dás 10h30 da manhã desta quinta-feira (05), a condutora de um veículo Gol de cor preta com placas de Recife/PE, perdeu o controle e saiu fora da pista na RN 288 nas proximidades de um local conhecido por "ladeira do almoço", na altura do município de Acari. O carro que seguia em direção a Cruzeta onde a motorista perdeu do controle e ficou no sentido contrário. 


O automóvel era conduzido por uma mulher não identificada que segundo populares após ser fechada por outro veiculo, perdeu o controle e desceu um barranco. A vitima sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrida pela ambulância de Cruzeta. 

A Polícia Rodoviária Estadual de Caicó esteve no local realizou s procedimento de registro de ocorrência e isolou a área até que um quincho retirasse o veículo. 

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

IDOSO COMETE SUICÍDIO EM UMARIZAL



O senhor Divo Soares Leite, 84 anos de idade, natural de Umarizal e morador da rua João Abílio, 186, centro, em um momento de desespero colocou uma corda em volta do pescoço e em seguida cometeu suicídio por enforcamento usando para isso um armador na parede de seu quartinho onde residia. 

Divo tem familiares nesta cidade, mas há alguns anos residia em um quartinho ao lado da casa da senhora Francisca Duarte da Silva, "Tiquinha", a qual cuidava dele com alimentação e outras necessidades, bem como moradia.

Segundo Tiquinha, hoje pela manhã por volta das 06:00 horas, estava varrendo a frente de sua casa e ainda chegou a conversar com Divo, mas que eles conversaram através da porta fechada, pois Divo antes de cometer o suicídio disse a seguinte frase: "Hoje eu não abro a porta pra ninguém". Segundo ainda dona Tiquinha, depois de alguns minutos escutou Divo gemendo, foi quando preocupada chamou um vizinho e após ele quebrar a porta da casa, Divo já estava morto, pendurado em uma corda encostado na parede bem próximo da porta. Divo era alcoolista e não passava um só dia sem ingerir bebidas alcoólicas. 

Fonte: Umarizal News
Leia Mais ››

CURRAIS NOVOS: 04 carros foram arrombados na madrugada desta Sexta




Na madrugada desta sexta-feira (06/04) durante evento realizado no Aero Clube, 04 veículos foram arrombados. Dois deles ao lado do cartório e teve como vítima SUÊNIA DA SILVA OLIVEIRA que teve seu veículo corsa Sedam arrombado e o som DVD player, uma bolsa e documentos levados.  O outro Corsa sedan preto teve a porta arrombada, mas testemunhas gritaram e o casal acusado fugiu.
Na frente do Aero Clube outro veículo Celta pertencente a IAGO FELIPE DE MEDEIROS teve o cabo da bateria cortado e a porta arrombada. Um veículo Pálio com placas de Vera Cruz também teve a porta do passageiro violada, mas o guardador de carros gritou e mais uma vez o casal acusado fugiu.
Em todos os casos o modo operante foram os mesmos. Um deles teve o cabo de bateria cortado e todos tiveram um pequeno furo feito provavelmente com um furador a bateria próximo a  tranca da porta.
Testemunhas disseram a nossa reportagem que os acusados seriam um casal formado por uma mulher baixa loira e um homem alto moreno e ambos estariam num veículo Gol geração 04 de duas portas.
A Polícia Militar realizou várias diligências, mas não conseguiu localizar os acusados.
Os proprietários do Pálio branco e do Corsa preto não foram identificados. As vítimas foram orientadas a prestarem queixa na delegacia Civil.

Fonte: PM Currais Novos
Leia Mais ››