terça-feira, maio 16, 2023

Droga K9, que causa 'efeito zumbi', é apreendida em encomenda enviada pelos Correios em Mossoró

A droga K9, que causa "efeito zumbi", foi apreendida nesta terça-feira (16) por policiais civis em encomendas enviadas pelos Correios com destino a Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Dois suspeitos foram presos.


K9 foi apreendida em Mossoró — Foto: Divulgação


A droga estava sendo monitorada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Dernarc/Mossoró).


Dentro das encomendas, havia 1 quilo de cocaína e 190 pinos da droga K9. O destino final das drogas seria uma casa no conjunto Jardim das Palmeiras, no bairro Dom Jaime Câmara.


Os policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) e agentes do setor de segurança dos Correios prenderam um homem que estava de posse da encomenda e também uma mulher, que era a destinatária final do pacote.


"A gente recebeu uma informação do setor de segurança dos Correios de que havia sido encaminhada para Mossoró uma remessa suspeita. Diligenciamos o local e conseguimos efetuar a prisão em flagrante dessa remessa e constatamos que, de fato, se tratava de substância entorpecente", explicou a delegada da Denarc de Mossoró, Isabella Turl.

Os dois presos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A suspeita da delegacia é de que a droga tenha sido oriunda de São Paulo.


Em uma casa vizinha, um homem foragido da Justiça, ao perceber a movimentação policial, tentou fugir e também foi preso. Ele não tinha relação com a droga.


Drogas K

As chamadas drogas K surgiram em laboratórios no início dos anos 2000, têm como base os canabinoides sintéticos, mas o termo maconha sintética é errado. A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior.



A K9 é uma droga que causa uma vasta gama de complicações neurológicas e os usuários muitas vezes relatam o "efeito zumbi" e aumento de agressividade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TRE-RN retotaliza votos e Marrom Lanches (DC) é diplomado como vereador de Mossoró

O Tribunal Regional Eleitoral da 34ª Zona do Rio Grande do Norte (TRE-RN) retotalizou nesta terça-feira (16) os votos das eleições municipais de Mossoró e oficializou a o candidato Adjailson Fernandes Valdeger, o Marrom Lanches (DC), como vereador da cidade.


Marrom Lanches foi diplomado como vereador de Mossoró, RN — Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca


Marrom foi diplomado pelo TRE nesta terça e assume a cadeira deixada por Larissa Rosado (PSDB) na semana passada.


"Lembrar que meu mandato está à disposição do povo e se Deus quiser vai dar tudo certo. Eu tenho 1 ano e seis meses, vou lutar pela minha reeleição, mostrar meu trabalho, meu serviço e conto com o povo de Mossoró pra me ajudar a construir um novo mandato", disse o novo vereador diplomado.


A retotalização aconteceu após o Tribual Superior Eleitoral (TSE) anular os votos do PSDB em Mossoró por suspeita de fraude na cota de gênero, que é exigida pela legislação eleitoral. Por conta disso, os votos recebidos por Larissa Rosado, que tinha sido eleita vereadora em 2020 pela partido, a única na cidade, foram anulados. Atualmente ela está no partido União Brasil.


"Com a recontagem do quoeficiente eleitoral e partidário por determinação do TSE, um recurso especial, fizemos um reprocessamento da totalização dos votos, sobrevido o novo resultado. A vereadora Larissa Rosado perde o mandato e assume um novo vereador, que foi diplomado hoje em seguida ao resultado, que é o Marrom Lanches. Nós já expedimos os ofícios ao presidente da Câmara Municipal e será procedido a posse do mesmo", explicou a juíza do TRE, Welma Ferreira.


De acordo com o relator da decisão, o PSDB teria utilizado os nomes de duas candidatas apenas para completar essa cota, que é, de, no mínimo, 30% de mulheres candidatas.


De acordo com ao TSE, as candidatas em questão não tiveram movimentação financeira registrada, não realizaram atos de campanha e não tiveram sequer um voto nas eleições de 2020.


A Câmara Municipal de Mossoró informou, através da assessoria, que foi notificado pelo TRE sobre a diplomação e que vai publicar no Diário Oficial da Federação das Câmaras (Fecam-RN) desta quarta (17) "a perda do mandato de Larissa Rosado e a convocação para Marrom Lanches apresentar a documentação exigida para a posse como vereador na atual legislatura".


"Marrom ficará habilitado para a posse, portanto, assim que cumprir essa exigência. Pode ser que a posse ocorra amanhã [quarta] mesmo, mas, neste momento, não há definição quanto à data e ao horário", explicou a Casa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia prende três suspeitos de integrar grupo que comandava tráfico de drogas em Guamaré, RN

Três suspeitos do crime de tráfico de drogas foram presos em flagrante nesta terça-feira (16) na cidade de Guamaré, na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte.


Material foi apreendido na Operação Nômade pelos policiais civis — Foto: Divulgação


A prisão aconteceu como resultado da Operação Nômade, que visa combater o tráfico na localidade. As duas mulheres e o homem detidos vão responder também por associação ao tráfico.


Os policiais civis foram cumprir mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e, durante a operação, realizaram as prisões em flagrante. Uma quantidade de drogas foi apreendida, além de dinheiro e outros objetos.



"Na manhã de hoje [terça], durante o cumprimento, logramos êxito em prender em flagrante duas mulheres e um homem. A associação criminosa foi apontada nas investigações como grupo que estava comandando o tráfico de drogas em Guamaré", explicou o delegado de Macau, Adeangelo de Melo.



As investigações apontaram, segundo a Polícia Civil, que os três faziam parte de um grupo que comandava o tráfico de drogas no município de Guamaré.


A nome de Operação Nômade se deu, segundo o delegado, porque "o grupo constantemente mudava de domicílios para dificultar as investigações. Apesar desse artifício, foi identificado com êxito o domicílíio, o que levou a apreensão de drogas dessa associação".


Além das delegacias de Guamaré e Macau, atuaram na operação ainda as delegacias de Pendências e a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM/MACAU), além do apoio do Grupo Penitenciário de Operações com Cães da Polícia Penal (GPOC).


Material apreendido na Operação Nômade — Foto: Divulgação


A Operação Nômade vai continuar, segundo a Polícia Civil, para identificar outros criminosos que possam estar associados ao grupo criminoso.


fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é preso e adolescente apreendido suspeitos de arrastão na casa de policial na Grande Natal

Um homem foi preso e um adolescente apreendido suspeitos de terem realizado um arrastão na casa de um policial em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, na noite desta segunda-feira (15). A residência fica no bairro Jardim Planalto.


3ª Delegacia de Plantão do RN, Parnamirim, Rio Grande do Norte — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


De acordo com a Polícia Civil, após os criminosos terem descoberto que a residência era de um policial, eles dispararam contra uma mulher e uma criança - os tiros não atingiram ninguém.


Os criminosos fugiram do imóvel roubando celulares e outros objetos. A dupla estava em um veículo que pertencia ao pai do adolescente infrator. Segundo a Polícia Civil, o adolescente havia pego o carro escondido.


Os criminosos foram abordados por policiais no bairro Santos Reis, também em Parnamirim, e tentaram fugir, mas foram capturados.


Os dois foram levados para a Delegacia de Plantão de Parnamirim. O adulto, inclusive, era foragido da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz em depoimento à PF que, se Cid arquitetou esquema adulteração de cartões de vacinação contra a Covid, 'foi à revelia'


Em depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (16) sobre a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde por Mauro Cid, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que, se o ex-ajudante de ordens arquitetou o esquema "foi à revelia".


Bolsonaro foi ouvido no inquérito que investiga suposto esquema de adulteração de cartões de vacinação que teria beneficiado o próprio ex-presidente, a filha dele, além do ex-ajudante de ordens e familiares dele. Durante o depoimento, ele estava acompanhado do seu advogado, Paulo Cunha Bueno.


Ao ser questionado pela PF se Mauro Cid arquitetou e capitaneou toda a ação criminosa que realizou inserções de dados falsos de vacinação no ConecteSUS, o ex-presidente disse também que não tinha qualquer conhecimento ou dado orientação para isso, e que não determinou a inserção de dados fraudulentos nos sistemas.



Por fim, Bolsonaro disse que acredita que Cid não tenha arquitetado a inserção de dados falsos em seu nome e em nome de sua filha no sistema do Ministério da Saúde.


O que disse Bolsonaro à PF:


Que não determinou a inserção de dados falsos da vacinação contra a Covid no ConecteSUS;

Não sabia que dados falsos com seu nome foram inseridos no sistema;

Não sabia do esquema que inseria dado falsos;

Não tinha motivos para fazer isso;

Sobre a filha, disse que ela entrou nos Estados Unidos se declarando como não vacinada e que tinha laudo médico que permitia a ela não tomar vacina.


No dia 3 de maio, a PF fez buscas na casa do ex-presidente, em Brasília, na tentativa de encontrar provas de envolvimento dele no esquema. O celular dele foi apreendido.


Naquele dia, após as buscas, Bolsonaro falou à imprensa e reafirmou que não se vacinou contra a Covid e disse que não houve adulteração nos dados do cartão dele e da filha, Laura.


Entretanto, o ex-presidente se negou a depor à Polícia Federal no dia da operação sob a justificativa de que sua defesa precisava, antes, ter acesso à investigação. Por isso, foi ouvido apenas nesta terça.



Durante a operação do dia 3 de maio, a PF prendeu seis pessoas, entre elas o coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro durante o mandato dele como presidente da República.


Segundo as investigações, Cid fazia parte do grupo ligado a Bolsonaro que inseriu informações falsas no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas e emitir certificados de vacinação contra a Covid-19.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro estava ‘tenso’ e ‘desconfortável’ durante depoimento à Polícia Federal


Em depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (16), Jair Bolsonaro aparentava estar “tenso” e “desconfortável”, segundo apurou o blog. O ex-presidente foi ouvido na investigação de suposto esquema de adulteração de cartões de vacinação que teria beneficiado o próprio ex-presidente e a filha dele, além do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e familiares dele. A íntegra de seu depoimento foi antecipada pela GloboNews.


Ao final de seu depoimento, Bolsonaro fez uma espécie de desagravo a Cid – afirmando que o tenente-coronel é “um militar disciplinado” e “altamente qualificado”. No entanto, de modo geral, Bolsonaro “tirou o time dele de campo”, mas não o de Cid.



O ex-presidente alegou em todas as suas respostas não saber de nada sobre a inserção de dados falsos sobre a vacinação dele e de sua filha contra Covid-19, e não isentou Cid de participação na fraude: Bolsonaro disse não saber se o tenente-coronel teve envolvimento com a falsificação dos dados, mas que “acredita” que ele não o faria.


Bolsonaro também confirmou que Mauro Cid administrava sua conta no ConecteSUS, sistema onde são registradas as informações sobre vacinação – as investigações da PF apontaram que o IP usado para acessar o sistema e emitir o certificado falso de vacinação em nome do ex-presidente era do Palácio do Planalto.


Fraude em dados de vacinação

A investigação da Polícia Federal sobre um grupo suspeito de fraudar cartões de vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde levou à prisão de seis pessoas e à apreensão do celular de Jair Bolsonaro (PL) em 3 de maio. Um dos presos é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. Segundo a PF, Bolsonaro e Cid tinham "plena ciência" da fraude nos cartões de vacinação.


A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes dentro do inquérito das milícias digitais que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Na decisão, o ministro considerou "plausível" a linha de investigação da Polícia Federal, de que grupo ligado a Bolsonaro inseriu informações falsas no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas.



A Polícia Federal chegou a agendar um depoimento de Bolsonaro no dia em que a operação foi deflagrada, mas ele se negou a depor, sob a justificativa de que sua defesa precisava, antes, ter acesso à investigação.


Fonte: blog da Natuza Nery

Leia Mais ››

Estratégia de Bolsonaro é dizer que não sabia de nada, apesar de Cid ter sido auxiliar direto

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que desconhecer informações sobre a inserção de dados de vacinação dele e da sua filha no ConecteSus.


Comboio de Bolsonaro deixa sede da PF após depoimento do ex-presidente nesta terça-feira (16). — Foto: Reprodução


Um presidente da República não precisa saber de tudo que acontece no governo, mas a estratégia de defesa de Bolsonaro é tentar convencer a todos, especialmente investigadores, de que ele não sabia de nada.


Convencer de que não sabia o que o seu principal auxiliar, o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, fazia dentro do Palácio do Planalto. Aquele auxiliar que carregava a pasta, o celular e tirava fotos do ex-presidente nos eventos.


É de amplo conhecimento de que o ajudante é militar e, como um militar, preza pela hierarquia. A versão de Bolsonaro, no entanto, faz entender que Mauro Cid fez uma série de coisas da cabeça dele, como acessar o cartão de vacinação da filha do presidente. E por qual razão ele faria isso?


Como Cid vira um resolve tudo, sem Bolsonaro saber? Quanto tempo Cid gastava sem o menor conhecimento de Jair Bolsonaro?


Nesse depoimento, pelas perguntas feitas, deu para perceber que há muito mais coisa que a Polícia Federal sabe, talvez no celular de Cid e Bolsonaro, que vão sendo deixadas e devem ser cruzadas em algum momento.


Alguns fato desmontam essa tese de que Bolsonaro não sabia de nada, como quando ex-major Ailton Barros manda uma mensagem para Cid com um print de uma mensagem para o próprio Bolsonaro.


É muito sério o que aconteceu e a estratégia de Bolsonaro é deixar toda a culpa com Mauro Cid, por mais que ele tente ser respeitoso com seu ex-ajudante de ordens,  o peso cai todo sobre Cid.


O que Bolsonaro disse à PF:

Que não determinou a inserção de dados falsos da vacinação contra a Covid no ConecteSUS;

Não sabia que dados falsos com seu nome foram inseridos no sistema;

Não sabia do esquema que inseria dado falsos;

Não tinha motivos para fazer isso;

Sobre a filha, disse que ela entrou nos Estados Unidos se declarando como não vacinada e que tinha laudo médico que permitia a ela não tomar vacina;

Este é o terceiro depoimento de Jair Bolsonaro à Polícia Federal desde março, quando o ex-presidente retornou dos Estados Unidos, para onde viajou em dezembro de 2022.


Ele chegou à sede da PF em Brasília por volta das 13h30. Ele estava acompanhado do seu advogado criminalista, Paulo Cunha Bueno.


Investigação

No dia 3 de maio, a PF fez buscas na casa do ex-presidente, em Brasília, na tentativa de encontrar provas de envolvimento dele no esquema. O celular dele foi apreendido.


Naquele dia, após as buscas, Bolsonaro falou à imprensa e reafirmou que não se vacinou contra a Covid e disse que não houve adulteração nos dados do cartão dele e da filha, Laura.



Entretanto, o ex-presidente se negou a depor à Polícia Federal no dia da operação sob a justificativa de que sua defesa precisava, antes, ter acesso à investigação. Por isso, foi ouvido apenas nesta terça.


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de uma operação da PF no dia 3 de maio — Foto: Adriano Machado/Reuters


Seis presos

Durante a operação do dia 3 de maio, a PF prendeu seis pessoas, entre elas o coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro durante o mandato dele como presidente da República.


Segundo as investigações, Cid fazia parte do grupo ligado a Bolsonaro que inseriu informações falsas no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas e emitir certificados de vacinação contra a Covid-19.


Além de Bolsonaro e da filha, foram emitidos certificados de vacinação com dados falsos em nome de Cid, da esposa dele e das três filhas do casal.



De acordo com a PF, os dados de vacinação do ex-presidente foram incluídos no sistema do Ministério da Saúde em Duque de Caxias, mesma cidade onde Cid teria conseguido o cartão de vacinação da esposa.


Uma enfermeira da prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, confirmou à Polícia Federal (PF) que emprestou a senha para o secretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha, apagar os registros de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Brecha também foi preso durante a operação de 3 de maio. Ainda devem prestar depoimento na investigação o coronel Mauro Cid, na quinta-feira (17), e a esposa dele, na quarta-feira (18).


Fonte: Blog da Ana Flor

Leia Mais ››

À PF, Bolsonaro diz que Cid cuidava de sua conta no ConecteSus, mas que não sabe quem gerenciava a da filha


O ex-presidente Jair Bolsonaro disse a Polícia Federal nesta terça-feira (16) que o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens Mauro Cid gerenciava sua conta no ConecteSus. Bolsonaro afirmou, porém, que não sabe quem gerenciava a conta de sua filha adolescente.


O ConecteSus é o aplicativo onde ficam registradas as doses de vacina contra a Covid, por exemplo.


Bolsonaro deu depoimento na investigação que apura suposta fraude nos cartões de vacina dele, da filha e de pessoas próximas.


Segundo investigadores, foi inserida de forma irregular no sistema do Ministério da Saúde a informação falsa de que Bolsonaro e a filha haviam tomado doses da vacina.


Ainda segundo a PF, comprovantes de que eles tomaram a vacina foram baixados a partir do ConecteSus, com base nas informações falsas. Em seguida, o registro das vacinas foi apagado do ConecteSus.


Tudo isso aconteceu no fim de dezembro, poucos dias antes de Bolsonaro, a filha e pessoas próximas terem viajado para os Estados Unidos. A PF acredita que as informações falsas tenham sido inseridas para beneficiar Bolsonaro e a família e facilitar a entrada nos Estados Unidos.


"Indagado sobre quem administra a conta de L.F.B. [a filha] nos sistemas “gov.br” e ConecteSUS, respondeu que não tem conhecimento sobre quem administraria a conta nos sistemas “gov.br” e ConecteSUS de sua filha", registrou a PF sobre o depoimento.



Bolsonaro disse ainda que não sabe mexer no ConecteSus.


"Indagado se o declarante emitiu o certificado de vacinação contra a covid-19, com os dados falsos de vacinação no aplicativo ConecteSus em seu nome, respondeu que não emitiu qualquer certificado de vacinação em seu nome; que sequer sabe operar o aplicativo ConecteSUS; Indagado se Mauro Cesar Cid administrava a conta do declarante no aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde até a data de 22/12/2022, respondeu que sim, que toda a gestão pessoal do declarante ficava a cargo do ex-ajudante de ordem Mauro Cid", continuou Bolsonaro no depoimento.


Fonte: Blog da Natuza Nery

Leia Mais ››

Embora tenha sido cuidadoso, Bolsonaro complica situação de Mauro Cid em depoimento


O depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal nesta terça-feira (16) no inquérito que apura a emissão fraudulenta de cartões de vacinação contra a Covid-19 complica a situação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro durante o governo.


Por quase 3 horas de depoimento, Bolsonaro negou ter qualquer conhecimento no suposto esquema de adulteração dos certificados de vacinação em nome do próprio ex-presidente e da filha dele, além de Cid e familiares.


Bolsonaro disse não ter determinado a inserção dos supostos dados falsos de vacinação. Respondeu à PF que não tem "conhecimento sobre a participação de Mauro Cid nas inserções de dados falsos em seu nome".



Embora não tenha apontado o dedo diretamente a Cid, o ex-presidente joga na conta do então ajudante de ordens a responsabilidade pela gestão do acesso ao aplicativo ConecteSUS, no qual é possível emitir e certificar as vacinações contra a Covid.


"[Indagado se Cid] administrava a conta do declarante no aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde até a data de 22/12/2022, respondeu que sim, que toda a gestão pessoal do declarante ficava a cargo do ex-ajudante de ordem Mauro Cid", diz trecho do depoimento.


Mesmo com todo cuidado para não jogar culpa em Mauro Cid, Bolsonaro aumenta a pressão no ajudante de ordens, que deve depor na próxima quinta (17).


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Homem é preso em flagrante por estupro de vulnerável em Itaú-RN.



Por volta das 10:00hs desta terça-feira (16), a PM de Itaú foi solicitada pelo Conselho Tutelar local, pra verificar um ocorrência de estupro, onde uma menina de apenas 12 anos estava na companhia de um homem de 34 anos no interior de uma construção antiga, abandonada, no bairro Parabólica, praticando atos libidinosos.

Ao chegar no local foi constatado o fato, e, além da confissão do acusado teve também a confirmação da vítima, ambos afirmaram que estavam ali, naquele momento praticando ato sexual.


Foi dado voz de prisão ao agressor e com o apoio do conselho tutelar os dois foram conduzidos a delegacia de polícia civil onde foram tomadas as providências cabíveis.


No próximo 18 de maio, é celebrado o dia de combate ao abuso sexual contra criança e adolescente.


A figura do crime de estupro contra vulnerável é descrito no artigo 217-A, criado pela Lei 12.015/2009. O texto do mencionado artigo veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.


Caso o estupro seja praticado contra menor que tenha entre 14 e 18 anos (artigo 213, § 1º, do Código Penal), há aumento na pena do criminoso, que pode ir de 8 a 14 anos de reclusão. A mesma pena é aplicada caso o crime resulte em lesão corporal grave. Em caso do resultado ser morte, a pena é de 12 a 30 anos.


Arlindo Maia da redação do Cidade News

Leia Mais ››

Polícia prende dois homens suspeitos de contrabando de cigarros no interior do RN

A Polícia Civill, com o apoio da Polícia Militar, prendeu dois homens suspeitos de contrabando de cigarros. As prisões aconteceram na zona rural de Francisco Dantas, nesta segunda-feira (15).


Polícia prende dois homens suspeitos de contrabando de cigarros no interior do RN — Foto: Divulgação

De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidas 48 caixas de cigarros importados. Os cigarros estavam armazenados em uma casa na zona rural.


Os dois suspeitos foram presos e estão à disposição da Justiça.


A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra 13 mil tratamentos contra glaucoma na rede pública de saúde em 2022

O Rio Grande do Norte é o quarto estado do Nordeste e o sétimo do país com maior número de tratamentos de glaucoma, registrados entre 2019 e 2023. Em média, 12,2 mil potiguares passam por procedimentos contra a doença anualmente no Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).


Exame de glaucoma — Foto: Viviam Silva/PMM


Somente em 2022, mais de 13,5 mil tratamentos foram registrados no estado.

Segundo a entidade, a doença é a maior causa de cegueira evitável no mundo. Entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2023, médicos oftalmologistas realizaram 1,3 milhão tratamentos de pacientes, na rede pública de todo o país, por meio de medicamentos ou cirurgias, segundo o levantamento.



No Nordeste, em média, são registrados 143 mil tratamentos por ano. A região concentra o maior número de tratamentos. Na média anual, o Rio Grande do Norte fica atrás apenas da Bahia (56,8 mil), Pernambuco (32,8 mil) e Paraíba (18,2 mil).


Considerando as demais regiões, o estado também fica atrás de Minas Gerais (70,5 mil), São Paulo (36 mil) e Paraná (13,8 mil).


Em 2022, houve aumento do número de tratamentos em todo o país. Somente no Rio Grande do Norte, o número saltou de 12.163 em 2021 para 13.505 no ano passado - um crescimento de 11%. Na comparação com 2020, o crescimento foi superior a 20%.



Também subiu o número de exames realizados nos últimos anos. Os dados ocorreram após quedas registradas durante a pandemia da covid-19.


“O resultado alcançado em 2022 reflete a existência de uma demanda reprimida que passou a ser absorvida pela rede pública. Durante a pandemia, milhares de pessoas deixaram de ser operadas de glaucoma e, aos poucos, recebem a atenção esperada. É preciso que os gestores públicos estejam atentos a esse fenômeno e fortaleçam os serviços disponíveis para o acolhimento dos casos”, explicou o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.

O Rio Grande do Norte registrou queda de 10,2 mil exames em 2019 para pouco mais de 5,2 mil exames em 2020, início da pandemia da covid-19. Em 2022, em uma retomada após os períodos mais graves de pandemia, foram registrados mais de 8,3 mil exames no estado.


“Esse é outro termômetro que revela como o coronavírus afetou a saúde ocular dos brasileiros. A alta no número de exames indica que muitos pacientes não conseguiram acesso à assistência durante a pandemia ou, por escolha pessoal, evitaram os serviços de saúde, na época, por medo de contaminação. Na oftalmologia, sabe-se que o diagnóstico tardio implica em perda de chances de se reduzir danos causados pelo glaucoma”, lembrou o presidente do CBO.


A doença

Segundo o CBO, o glaucoma surge em consequência do aumento da pressão intraocular, que gera perda da visão pela destruição gradativa do nervo óptico - a estrutura que conduz as imagens da retina ao cérebro. A depender do quadro do paciente, as intervenções clínicas e ou cirúrgicas podem suspender a progressão da doença, mas não são capazes de recuperar a parcela da visão já comprometida.


Ainda de acordo com a entidade, estudos estimam que de 1% a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença até 2040, em todo o mundo.



“A pressão intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão”, explica Wilma Lelis Barboza, 1ª secretária do CBO.

Conscientização

De acordo com os especialistas, a realização de exames periódicos para aferir a pressão intraocular (PIO) deve fazer parte da agenda de cuidados clínicos da população. Sobre o tema, os oftalmologistas da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estão promovendo uma iniciativa, em maio. O objetivo é fortalecer a ideia de que os pacientes precisam saber o valor da sua pressão intraocular (PIO), que é medida durante consulta.


O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) vão realizar no próximo sábado (20) mais uma edição de um evento online pela conscientização acerca do glaucoma. O 24 Horas pelo Glaucoma acontece tradicionalmente em maio em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26.


A atividade ocorrerá no dia 20 de maio), das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.


Fonte: g1

Leia Mais ››

A 15 dias do fim do prazo, mais de 154 mil contribuintes do RN ainda não declararam o Imposto de Renda

Um total de 252.027 pessoas já declararam o Imposto de Renda no Rio Grande do Norte, até às 8h desta terça-feira (16). Os dados são da Receita Federal. Ainda faltam mais de 154 mil declarações serem feitas, já que são esperadas 460.615 no estado.


Aplicativo do Imposto de Renda — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O prazo se encerra no dia 31 de maio. O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março.


O contribuinte pode preencher a declaração desde o início ou optar por fazer a declaração pré-preenchida – que utiliza os dados informados na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). Essas informações foram entregues por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde.



Ainda assim, vale lembrar que o contribuinte é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário. A declaração pré-preenchida está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda (online) ou em aplicativo para iOS ou Android.


Quem é obrigado a declarar?

quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;

contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;

quem obteve, em qualquer mês de 2022, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;

quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

quem teve, em 2022, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;

quem tinha, até 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;

quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caern encontra mais de 100 ligações irregulares de água em Mossoró

Mais de 100 imóveis foram flagrados com ligação irregular de água nos loteamentos Nova Mossoró e Cidade Verde (bairro Itapetinga), na cidade de Mossoró. O prejuízo estimado, segundo a Caern, é de pelo menos R$35 mil.

Caern encontra mais de 100 ligações irregulares de água em Mossoró — Foto: Caern/ACS/Divulgação


No entanto, esse valor pode ser ainda maior, considerando que parte dos imóveis ainda não possuíam registro junto à Caern, ou seja, desde a construção já usavam água decorrente de ligação clandestina.

Para se ter uma ideia, em uma das ruas fiscalizadas, com 64 imóveis, 27 foram flagrados usando indevidamente a água fornecida pela Caern. Em outra localidade, dos 97 imóveis, 42 furtavam água do sistema de abastecimento.


A fiscalização foi realizada pela Caern na região entre os meses de fevereiro e maio deste ano após uma série de denúncias do popular “gato de água”. Ao todo, foram encontradas 114 ligações clandestinas na rede de água, sendo 70 imóveis no Nova Mossoró e 44 no Cidade Verde.

Além do corte imediato nos ramais clandestinos e aplicação de multas aos usuários, foram aplicadas multas aos clientes que não regularizaram a situação, totalizando mais de R$8 mil, todos do loteamento Nova Mossoró.

Os proprietários dos imóveis autuados no loteamento Cidade Verde devem buscar a Companhia para regularizar a situação gerando um cadastro com número de matrícula.

Após os primeiros cortes, mais de 35% dos usuários cortados buscaram a companhia para regularizar a situação junto à Caern, realizando o registro do imóvel com geração de matrícula.

Fonte: g1
Leia Mais ››

Rio Grande do Norte entra no mercado de produção de vinhos

O Rio Grande do Norte deverá entrar no mercado de produção de vinhos no início de 2024, após a conclusão da construção de uma vinícola, que está em andamento na zona rural de São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal.


Rio Grande do Norte terá produção de vinhos a partir de 2024. — Foto: Moraes Neto/Sebrae


Os investimentos previstos são de cerca de R$ 15 milhões, para a fase inicial, e o empreendimento deverá gerar cerca de 50 empregos diretos, segundo a empresa responsável.


A ideia é que o local seja transformado em uma atração turística com uma cafeteria e uma adega que ofereçam experiências aos visitantes. Os turistas poderão degustar bebidas e conhecer o processo de produção das bebidas.



Segundo o Sebrae, o Rio Grande do Norte possui atualmente uma área de plantação de 20 hectares, mas a maior parte é voltada para o cultivo de uvas de mesa do tipo Vitória. Essa será a primeira voltada para produção de vinhos e dentro dos padrões do Ministério da Agricultura e Pecuária, segundo a entidade.


A iniciativa é da empresa Vinícola Casa 7 Evas, do empresário paranaense Evanildo Palatinsky. "A area atual plantada é de 2,5 hectares, mas a área total da primeira fase, no final de 2024, é de 20 hectares", explicou.


O empresário também explicou que já vem produzindo uvas para fazer os testes de variedades mais adequadas ao plantio. A fabrica deve ser concluída até setembro de 2023, porem a estrutura para receber turistas e visitas só deve ficar pronta no final de 2024


"A fábrica deve começar a produzir no inicio de 2024, as primeiras garrafas. Temos projeto inicial para 100 mil litros por ano. Os testes preliminares nos apontam para um vinho frutado de forte coloração e aroma intenso desenvolvido pela forte presença de sol e correntes de vento típicas da região", disse Evanildo Palatinsky ao g1.


Equipe do Sebrae visita plantação de uvas de produtor que iniciará fabricação de vinhos no RN — Foto: Moraes Neto/Sebrae


Ainda de acordo com o empresário, 18 variedades ainda serão testadas em parceria com Embrapa. "Porem as de melhor adaptação ate aqui nas tintas foram malbec, syrah e cabernet sauvignon e nas brancas, cabernet blanc", disse.


O Sebrae do Rio Grande do Norte informou que prestou serviço de consultoria na elaboração de projetos técnicos industriais para a regularização e obtenção de registro do estabelecimento no Mapa, na elaboração de projetos de sistema de prevenção de combate à incêndio e pânico e na regularização de poços para abastecimento de água para a indústria e irrigação dos parreirais.


“Temos oferecido esse trabalho de suporte e acompanhamento para viabilizar a vinícola. Ao apoiar iniciativas como essa, o Sebrae ajuda a diversificar e agregar valor para a fruticultura do estado”, considerou o diretor da entidade, João Hélio Cavalcanti.


Apesar de uvas em São José de Mipibu, a empresa informou que a maior parte das frutas usadas na fabricação de vinhos deverá ser comprada de produtores de Petrolina, Pernambuco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Uso de internet no Brasil permaneceu estável em 2022, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022 — Foto: Altieres Rohr/G1

Uma mulher grávida de dois meses caiu do Viaduto do Gasômetro, no Centro de São Paulo, após ser atropelada por um carro.


Gestante cai de viaduto em SP — Foto: Reprodução/TV Globo


O acidente ocorreu nesta terça-feira (16), por volta das 9h30. Ela foi socorrida pelo Helicóptero Águia, da Polícia Militar, e levada ao Hospital das Clínicas.


Inicialmente, a Polícia Militar havia informado que ela era motorista do veículo e tinha caído após bater na grade. Entretanto, a informação foi corrigida pela Companhia de Engenharia de Tráfego. De acordo com o órgão, a vítima caminhava pelo viaduto, foi atropelada e despencou de cima da estrutura.


Ela sofreu ferimentos na cabeça e nas pernas.


Até a última atualização desta reportagem, não há informações sobre seu estado de saúde e as razões do acidente.


Mulher é levada para Hospital das Clínicas após cair de viaduto — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

36 milhões de pessoas no Brasil não acessaram a internet em 2022, diz pesquisa

Cerca de 36 milhões de pessoas não acessaram a internet no Brasil em 2022. O número representa 19% da população com 10 anos ou mais, índice que permaneceu estável na comparação com 2021.


Uso de internet no Brasil permaneceu estável em 2022, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022 — Foto: Altieres Rohr/G1


Entre as 149 milhões de pessoas que usaram a internet no ano passado, 142 milhões acessaram a rede todos os dias ou quase todos os dias.


Os dados foram apresentados nesta terça-feira (16) na pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).


O levantamento também aponta que, em 2022:


Uma em cada três pessoas das classes D e E não acessaram a internet;

28% da população da área rural não usou a internet – na área urbana, índice é de 18%;

Pessoas entre 16 e 24 anos são as mais conectadas (94%), enquanto a faixa etária menos conectada é a de pessoas com 60 anos ou mais (43%);

Regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste têm os maiores índices de uso de internet no Brasil;

Celular (99%) e televisão (55%) seguem como os dispositivos mais usados para acessar a internet, seguidos de computador (38%), console de videogame (10%) e outros (1%);

Entre os usuários de internet, 62% acessaram somente pelo celular;

74% das pessoas que usaram internet via computador e celular verificaram se uma informação vista na rede era verdadeira; entre quem usou internet apenas pelo celular, o índice é de 37%.


A pesquisa foi realizada de junho a outubro de 2022 por meio de entrevistas face-a-face com uma amostra de 20.688 pessoas e 23.292 domicílios. O levantamento indica, por exemplo, que 15 milhões de domicílios não tinham acesso à internet no ano passado.


Quem são os usuários de internet?

A faixa etária com o maior percentual de usuários de internet é a de pessoas entre 16 e 24 anos, em que 94% declararam ter usado a rede. Em seguida, estão as faixas de 25 a 34 anos (92%) e 10 a 15 anos (90%); 35 a 44 anos (87%); 45 a 59 anos (81%); e 60 anos ou mais (43%).



A pesquisa aponta que as regiões Centro-Oeste (83%), Norte (82%) e Sudeste (81%) têm os maiores índices de uso de internet no país, seguidos de Nordeste (80%) e Sul (78%).


Quais são as atividades online?

A TIC Domicílios também aponta que, em 2022, entre os usuários de internet:


80% assistiram a vídeos, programas, filmes ou séries online (eram 73%, em 2021);

69% compartilharam conteúdo na internet, como textos, imagens ou vídeos (eram 68%, em 2021);

56% leram jornais, revistas ou notícias online (eram 54%, em 2021);

51% fizeram consultas, pagamentos ou outras transações financeiras (eram 46%, em 2021);

45% compraram produtos ou serviços pela internet (eram 46%, em 2021);

43% postaram na internet textos, imagens ou vídeos de autoria própria (eram 31%, em 2021);

40% realizaram atividades ou pesquisas escolares (eram 41%, em 2021).


Fonte: g1

Leia Mais ››