terça-feira, agosto 04, 2020

BOLSONARO DEVE VIR AO RN DIA 21 DE AGOSTO, DIZ O DEPUTADO FEDERAL GENERAL GIRÃO

O deputado federal General Girão afirmou hoje (4), em entrevista ao Jornal das Seis, da 96fm, que o presidente da República Jair Bolsonaro deve vir para o RN no próximo dia 21 de agosto. A agenda deve ser fechada na próxima semana e deve contemplar a região do Assu, com foco na segurança hídrica, agronordeste e a área produtora de camarão, peixe panga e porto ilha de Areia Branca. 


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Assessor de Flavio Bolsonaro nega ter recebido informação prévia sobre operação da PF

O chefe de gabinete do senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Miguel Angelo Braga Grillo, negou em depoimento ter recebido informação prévia sobre a Operação Furna da Onça, da Polícia Federal, que revelou suspeitas sobre Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flavio.

Assessor de Flavio Bolsonaro nega ter recebido informação prévia ...

Conhecido como Coronel Braga, o chefe de gabinete do senador prestou depoimento no inquérito que apura se a operação vazou. A denúncia de que informações vazaram foi feita pelo empresário Paulo Marinho, suplente de Flavio Bolsonaro e ex-aliado da família Bolsonaro. O senador nega a versão de Marinho.

Marinho disse que três pessoas souberam previamente da operação, entre as quais Miguel Angelo Braga Grillo.

Segundo Marinho, Grillo participou de uma conversa na porta da Polícia Federal, com mais duas pessoas, para obter informações sobre a Furna da Onça.

O empresário diz que soube disso por meio de Victor Granado, amigo de Flavio Bolsonaro e que, segundo Marinho, também teria ido ao encontro no qual teria havido o vazamento.

No depoimento prestado no dia 10 de junho ao procurador Eduardo Benones, do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), coronel Braga relatou que ele e Flavio costumavam ir a Polícia Federal do Rio para visitas institucionais, quando Flavio Bolsonaro era deputado estadual. E que se lembra de pelo menos três visitas.


Numa dessas visitas, ele e Flávio atenderam a um pedido de ajuda da chefe da segurança da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para conseguir porte de arma na PF.

"Ela pleiteou o porte de arma e ela pediu se poderíamos já que da primeira vez que ela pediu foi negado, fomos até aí. Obtivemos uma orientação de como deveria ser feito o requerimento dela, que ela usasse esse ou aquele argumento, que ela apresentasse esse ou aquele documento", afirmou o Coronel Braga.

Apesar de narrar o episódio com detalhes, o chefe de gabinete de Flávio disse não se lembrar o mês nem o ano dessa visita.

Coronel braga também disse que não se lembra de ter estado na sede da Polícia Federal no Rio em outro período importante para a investigação: a primeira quinzena de outubro de 2018.

Paulo Marinho disse que foi nessa época que houve o vazamento da operação, segundo o amigo de Flavio, Victor Granado.

O chefe de gabinete disse: "Eu posso ter estado, não sei. Eu não tenho memória, mas eu posso ter estado. Posso ter estado com o Victor em algum lugar, posso ter estado com o Victor. Eu estive, se aconteceu de eu estar, nunca tratei de nada que dissesse respeito a qualquer operação da PF, seja com agente, seja com delegado."

O próximo passo da investigação é ouvir policiais federais sobre a suspeita de vazamento.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil passa de 96 mil mortos pelo novo coronavírus; 9 estados apresentam alta de mortes

3 motivos que explicam por que casos de covid-19 voltaram a ...

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (4).

O país registrou 1.394 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 96.096 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.066 óbitos, uma variação de 1% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Em casos confirmados, já são 2.808.076 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 56.411 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 46.204 por dia, uma variação de 24% em relação aos casos registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: Veja como estão os casos e mortes no seu estado

No total, 9 estados apresentaram alta de mortes: PR, RS, SC, MG, MS, AC, TO, BA e RN.

Em relação a segunda (3), MG, BA e RN apresentaram alta de mortes.

Brasil, 4 de agosto
Total de mortes: 96.096
Registro de mortes em 24 horas:1.394
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.066 por dia (variação em 14 dias: 1%)
Total de casos confirmados: 2.808.076
Registro de casos confirmados em 24 horas: 56.411
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 46.204 por dia (variação em 14 dias: 24%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 94.781 mortes e 2.755.081 casos; e às 13h, com 95.078 mortes e 2.759.436 casos confirmados.)

Estados

Subindo: PR, RS, SC, MG, MS, AC, TO, BA e RN.
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: RJ, SP, DF, GO, MT, RR, PI e SE.
Em queda: ES, AM, AP, PA, RO, AL, CE, MA, PB e PE.
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).

Fonte: G1
Leia Mais ››

Incêndio florestal força a retirada de 2.700 pessoas no Sul da França

Cerca de 2.700 pessoas tiveram que ser retiradas da região de Martigues, no Sul da França e a menos de 20 km de Marselha, devido a um grande incêndio florestal que nesta manhã de quarta-feira (5) havia dizimado mais de 1.000 hectares.

Três aviões dos bombeiros enfrentam coluna de fumaça provocada por incêndio florestal no Sul da França — Foto: Xavier Leoty / AFP Photo
Três aviões dos bombeiros enfrentam coluna de fumaça provocada por incêndio florestal no Sul da França — Foto: Xavier Leoty / AFP Photo

Ao menos 1.500 pessoas que deixaram o local são turistas, segundo o Corpo de Bombeiros. Não há feridos. Muitos deles foram retirados em barcos das equipes de resgate e também de particulares.

Aviões e 1.800 bombeiros combatem as chamas na manhã desta quarta. Ainda assim, o fogo avançou 8 km. Venta muito na região.

O incêndio atingiu pelo menos duas casas e uma delas foi completamente destruída, segundo os bombeiros.

Homem tenta resfriar sua casa no Sul da França — Foto: Xavier Leoty / AFP Photo
Homem tenta resfriar sua casa no Sul da França — Foto: Xavier Leoty / AFP Photo

Turistas
Turistas tiveram que se reunir nas praias da Cote d'Azur, a oeste de Marselha, e depois foram retirados por mar para o porto de pesca de Carro. De lá, eles foram transferidos de ônibus para a cidade de Martigues, onde passaram a noite, informaram os bombeiros.

O incêndio começou na tarde de terça (4), e às 22h já havia devastado 800 hectares de vegetação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hospital regional de Mossoró tem 30% dos leitos de UTI para Covid-19 bloqueados

A falta de técnicos de enfermagem fez com que 30% dos leitos de UTI para Covid-19 fossem bloqueados no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. O problema vem acontecendo desde o dia 31 de julho, quando foram encerrados os contratos de 10 técnicos de enfermagem que prestavam serviço à unidade hospitalar. Com isso, as escalas ficaram desfalcadas.

Hospital regional de Mossoró tem 30% dos leitos de UTI para Covid-19 bloqueados
Isaiana Santos/Inter TV

Os leitos de UTI foram abertos em caráter emergencial através de um contrato do Governo do Estado com a Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e a Infância de Mossoró (Apamim) para a convocação de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

"No final de junho esse contrato foi restrito a 50%, porque começaram a chegar pessoas convocadas através de um processo seletivo feito pelo Estado. Agora, dia 31 de julho, os outros 50% de técnicos também encerraram os contratos. E alguns servidores contratados pelo processo seletivo também desistiram", explica a diretora do HRTM, Herbênia Ferreira.

Os leitos bloqueados, embora estejam equipados, não podem receber pacientes. Até as 19h desta terça-feira (4), segundo o portal Regula RN, o hospital continua com seis leitos nessa situação - número que corresponde a 30%. A taxa de ocupação chega a 85,7%, com 12 leitos ocupados, seis bloqueados e dois disponíveis. A unidade conta com 20 leitos de UTI específicos para o tratamento de pacientes com a Covid-19.

Diretora do HRTM, Herbênia Ferreira, fala das dificuldades para repor técnicos de enfermagem — Foto: Isaiana Santos/Inter TV
Diretora do HRTM, Herbênia Ferreira, fala das dificuldades para repor técnicos de enfermagem — Foto: Isaiana Santos/Inter TV

Segundo a direção, o hospital já tinha um déficit de servidores da saúde. Atualmente, o quadro de funcionários efetivos do HRTM é de 800 colaboradores. Com a pandemia, 110 servidores estão afastados por serem do grupo de risco, de atestado ou em teletrabalho. Ainda de acordo com a direção, seriam necessários cerca de 1.200 funcionários para dar suporte ao funcionamento de todos os setores.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública informou que já encaminhou profissionais para substituírem os técnicos que tiveram os contratos encerrados. Entretanto, mais de 30 profissionais desistiram. A Sesap disse também que está realizando um novo levantamento para repor a equipe o mais rápido possível, mas não deu prazo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

RN registra 52.566 casos confirmados de Covid-19 e 1.926 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte chegou nesta terça-feira (4) a 52.566 casos confirmados de Covid-19 e registrou 1.926 mortes pela doença. São 32 óbitos a mais em relação ao boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública do dia anterior.

RN registra 52.566 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação
RN registra 52.566 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Aen/Divulgação

Há ainda 63.235 casos suspeitos e outros 82.615 descartados. O número de pacientes recuperados segue em 27.923. Outros 208 óbitos estão sob investigação.

Até segunda-feira (3), eram 52.030 casos confirmados e 1.894 vítimas da Covid-19 no estado.

O novo boletim da Sesap aponta que o RN tem 397 pessoas internados por causa da Covid-19, sendo 264 na rede pública e 133 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 62,3% na rede pública e de 37% na rede privada.

A Sesap também divulgou que 145.440 testes de coronavírus foram realizados no estado desde o início da pandemia, sendo 65.563 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 79.877 sorológicos.

Números do coronavírus no RN
52.566 casos confirmados
1.926 mortes
27.923 confirmados recuperados
63.235 casos suspeitos
82.615 casos descartados

Fonte: G1
Leia Mais ››

Sistema Fiern confirma desligamento de 80 colaboradores por causa da pandemia

O Sistema Fiern divulgou nesta terça-feira (4) que 80 colaboradores foram desligados devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As demissões atingiram trabalhadores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Sistema Fiern confirma que desligamentos incluem colaboradores da Fiern, Sesi, Senai e IEL — Foto: Divulgação
Sistema Fiern confirma que desligamentos incluem colaboradores da Fiern, Sesi, Senai e IEL — Foto: Divulgação

O número representa o corte de 13,86% dos colaboradores do Sistema Fiern.
Em nota, o Sistema Fiern lembrou que, no início da pandemia, "publicou a decisão de não desligar, mesmo com a queda de receitas, colaboradores até o mês de julho de 2020". Ressaltou que "o próprio Sistema 'S' no Brasil precisou formalizar desligamentos, suspender serviços e reposicionar metas" e que "agora, infelizmente, também chegou a nossa vez".

Para tomar tal atitude, o Sistema Fiern considerou ainda "a queda geral de receitas em, aproximadamente, 40% (média comparativa feita em relação ao mesmo período do ano anterior), além de outras medidas de corte e contenção de despesas".

Explica também que, entre os demitidos, "muitos aderiram ao plano de desligamento voluntário ou dispõem de algum outro vínculo que gera comprovada renda".

Nota na íntegra:

Com o efetivo início da pandemia do Covid-19, o Sistema FIERN adotou e publicou a decisão de não desligar, mesmo com a queda de receitas, colaboradores até o mês de julho de 2020. A frustração de receita, inclusive, foi maior que a simulação feita em março, quando tudo começou. Por razões que todos conhecem a pandemia afetou empresas e organizações. O próprio Sistema “S” no Brasil precisou formalizar desligamentos, suspender serviços e reposicionar metas. Agora, infelizmente, também chegou a nossa vez.

Alinhado com as diretrizes do Sistema Indústria (CNI/SESI/SENAI/IEL) quanto à nova orientação de atuação do SESI, SENAI e IEL, considerando a queda geral de receitas em, aproximadamente, 40% (média comparativa feita em relação ao mesmo período do ano anterior), além de outras medidas de corte e contenção de despesas, o Sistema FIERN lamenta informar que, nesta data, está formalizando o desligamento de 80 colaboradores, muitos dos quais que aderiram ao plano de desligamento voluntário ou que dispõem de algum outro vínculo que gera comprovada renda.

O Sistema FIERN agradece a todos os colaboradores desligados, ao mesmo tempo em que renova todos seus compromissos de atuação institucional em defesa da indústria e do desenvolvimento econômico.

Natal, 04 de agosto de 2020

FIERN

SESI

SENAI

IEL

Fonte: G1
Leia Mais ››

'Cortina de abraços' leva carinho e conforto a idosos de asilos em Natal

Uma 'cortina de abraços' levou carinho a idosos que não recebem visitas desde o início da pandemia do coronavírus. A iniciativa partiu de uma empresa de doces, e tem acontecido em todas as capitais do país.

'Cortina de abraços' leva carinho a idosos de asilos em Natal — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
'Cortina de abraços' leva carinho a idosos de asilos em Natal — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi

Em Natal receberam a ação o Lar da Vovozinha e o Espaço Solidário, em Mãe Luíza. Desde o início da pandemia os cerca de 70 idosos que moram nas duas instituições não recebem visitas de familiares e não tinham contato físico com outras pessoas. A ação denominada “Cortina de Abraços” permitiu que os idosos fossem abraçados pelos funcionários através de uma cortina desenhada pela artista plástica Diná Rocha. “As peças são confeccionadas com um plástico muito resistente, que não permite que haja o contato físico entre as pessoas, mas garante um abraço caloroso e com muita segurança”, explica. Após cada abraço, o material era higienizado.

Todos que participaram da ação tiveram que usar roupas especiais e seguir os protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. “Foi muito bom ganhar um abraço hoje, foi muito satisfatório. Faz tempo que não ganho um abraço, já perdi foi as contas, mas hoje foi um abraço muito especial. Eu amei o abraço de hoje!”, conta Stela Lopes, de 76 anos,moradora do Lar da Vovozinha.

Amélia Tomaz, de 88 anos também vive no Lar da Vovozinha e aprovou a ação. “Eu ganhei dois abraços hoje, um em Paula e outro em Mila, adoro elas! A Paula é nossa assistente social, eu adorei receber o abraço!”

A cortina deve permanecer nas duas casas e nos próximos dias os idosos poderão receber a visita e os abraços dos parentes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo do RN nomeia e convoca 540 profissionais de saúde

Agora RN Governo do Estado nomeia e convoca 540 profissionais de ...

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte nomeou 223 candidatos aprovados no concurso público para cargo efetivo da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e convocou 317 profissionais de saúde aprovados em editais de Recrutamento para Contratação Temporária, totalizando mais 540 profissionais de saúde.

A lista com a documentação e os exames necessários para os aprovados está disponível no Diário Oficial do Estado.

Os profissionais nomeados do concurso público para compor o quadro da Sesap são decorrentes de vacâncias (aposentadorias e falecimento de servidores) e substituições de candidatos nomeados anteriormente que não tomaram posse. Foram nomeados os profissionais dos seguintes cargos: assistente social (10), enfermeiro (13), técnico em enfermagem (41), engenheiro biomédico (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), farmacêutico (3), farmacêutico bioquímico (2), fisioterapeuta (6), fonoaudiólogo (2), nutricionista (7), médico pediatra (1), médico ginecologista e obstetra (3), médico psiquiatra (4), médico do trabalho (6), psicólogo (6), terapeuta ocupacional (1), administrador (6), contador (8) e assistente técnico em saúde (102).

Já os candidatos convocados por meio da Contratação Temporária irão atuar nas oito Regiões de Saúde em todo Rio Grande do Norte em atendimento ao Plano Emergencial Hospitalar para enfrentamento ao Covid-19. Entre os convocados estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, farmacêuticos bioquímicos ou biomédicos, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório, copeiros, maqueiros, cozinheiros, auxiliares de cozinha e higienista hospitalar.

Procedimentos para os nomeados do Concurso Público 2018

Para assumir o cargo, os candidatos nomeados para cargo efetivo devem entrar no Sistema Eletrônico de Informações do Governo para criar seu usuário externo e senha,. Após a criação do usuário externo, o candidato deve enviar e-mail para sei.sesap@gmail.com informando nome e CPF com o título "Liberação Concurso Sesap", para que seu usuário seja liberado.

Procedimentos para os convocados da Contratação Temporária

Os convocados serão atendidos exclusivamente por meio virtual. O contrato deve ser assinado no prazo de 10 (dez) dias úteis contados da data de publicação do ato. Para assumir o cargo, os candidatos nomeados para cargo efetivo devem entrar no Sistema Eletrônico de Informações do Governo para criar seu usuário externo e senha,. Após a criação do usuário externo, o candidato deve enviar e-mail para sei.sesap@gmail.com informando nome e CPF com o título "Liberação Concurso Sesap", para que seu usuário seja liberado.

Concluída a abertura do processo, o convocado será comunicado por telefone ou mensagem eletrônica quanto à assinatura da documentação necessária para firmar o contato, através das informações geradas no ato da inscrição no recrutamento, tendo o candidato que informar eventuais mudanças por e-mail ao enviar a documentação.

Após a assinatura do contrato, a Comissão Técnica de Dimensionamento e Monitoramento da Força de Trabalho entrará em contato telefônico com o contratado para realizar a lotação, sendo a data e a hora da assinatura do contrato o principal parâmetro de prioridade no momento da lotação, ficando o candidato retardatário com menor opção de escolha da unidade onde será lotado.

Após a lotação, o contratado terá 24 horas (um dia útil) para se apresentar à unidade e iniciar as suas atividades.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Policiais militares encontram envelope com R$ 1.700 na rua e devolvem a donos em cidade do RN

Policiais militares do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) encontraram no último sábado (1º) um envelope bancário com R$ 1.700 em espécie no meio da RN-016, em Assú, a 207 km de Natal. Eles conseguiram localizar a dona do montante através do número do telefone que estava escrito no próprio envelope. O dinheiro foi devolvido à professora Graziele Pollyana no mesmo dia. A quantia seria utilizada para pagar as contas do mês da família.

Ela conta que o envelope estava com o marido, dentro de uma pasta, junto com boletos. "Meu marido não sabe nem onde o envelope caiu. Ele ia de moto, o vento abriu a pasta e derrubou", contou.

O marido da professora só notou o sumiço ao chegar à agência bancária. "Quando ele (marido) chegou ao banco para pagar as contas de água, luz, percebeu que o envelope não estava".

No retorno dele para casa, veio a boa notícia. "Eu recebi uma ligação porque no envelope tinha meu telefone. Não vi o telefone tocar e não atendi. Quando retornei a ligação, o policial disse que tinha encontrado o envelope", falou Graziele.

Policiais militares encontram envelope com R$ 1.700 e devolvem à professora em Assú, no RN — Foto: Divulgação
Policiais militares encontram envelope com R$ 1.700 e devolvem à professora em Assú, no RN — Foto: Divulgação

Ela disse que o "envelope estava do mesmo jeito" e que "não foi violado". "Era o dinheiro do mês para pagar as contas", completou.

O cabo Siqueira era um dos quatro policiais que estavam em uma patrulha de rotina quando encontraram o montante. "O que a gente quer repassar que isso não se trata apenas de uma ação institucional, mas, acima de tudo, de um dever moral que todos devemos ter", disse o PM.

Ao receber o envelope, "Eu agradeci muito, pedi que Deus os abençoasse, que não era uma profissão fácil, que eles seriam abençoados porque ter o coração como eles têm é difícil".

Com o dinheiro em mãos, Graziele, enfim, conseguiu realizar o depósito. "Já depositei e já paguei tudo, graças a Deus. Foi Deus que usou esses policiais para encontrar e devolver (o envelope)".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Explosão em Beirute deixa mais de 100 mortos e 4 mil feridos

Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.

O presidente do país, Michel Aoun, disse que a capital deve declarar estado de emergência para as próximas duas semanas e defendeu ser "inaceitável" que 2.750 toneladas de nitrato de amônio fossem armazenadas por seis anos em um depósito sem a segurança necessária.

"Há muitos desaparecidos. As pessoas estão perguntando ao departamento de emergência sobre seus parentes e é difícil procurar à noite porque não há eletricidade", disse ministro libanês da Saúde, Hamad Hasan à agência de notícias Reuters.

"Estamos diante de uma verdadeira catástrofe e precisamos de tempo para avaliar a extensão dos danos" – Hamad Hasan, ministro da Saúde
Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência de que se trate de um atentado terrorista.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de três dias. Ele disse também que o governo irá investigar os responsáveis pelo armazém que funcionava no porto da capital desde 2014.

"Eu prometo que esta catástrofe não passará sem que os culpados sejam responsabilizados. Os responsáveis pagarão o preço" – Hassan Diab, primeiro-ministro

O nitrato de amônio, por si só, é relativamente pouco explosivo – mas tem grande potencial explosivo. Ele se apresenta como um pó branco ou em grânulos solúveis em água e é seguro, desde que não aquecido. A partir de 210 °C, decompõe-se e, se a temperatura aumentar para além de 290 °C, a reação pode tornar-se explosiva.

Um incêndio, tubos superaquecidos, fiação defeituosa ou relâmpagos podem ser suficientes para desencadear tal reação em cadeia.

Ouvida a mais de 200 km
A explosão no porto causou destruição em larga escala e quebrou o vidro de janelas a quilômetros de distância. Alguns barcos que navegavam próximos à costa do Líbano chegaram a ser balançados pela força da explosão. As explosões chegaram a ser ouvidas em Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.

Explosão em Beirute: o que se sabe e o que falta saber
O chefe de segurança interna do Líbano, Abbas Ibrahim, disse em entrevista a uma rede de televisão que a explosão aconteceu em uma área que armazena materiais altamente explosivos, o nitrato de amônio, mas que não são explosivos em si.

Uma embarcação da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) foi danificada após a explosão no porto. Em um comunicado, os capacetes azuis informaram que alguns membros da missão de paz se feriram e foram transferidos para hospitais do país.

Mapa identifica a região portuária de Beirute, onde aconteceu uma grande explosão nesta terça-feira (4) — Foto: G1
Mapa identifica a região portuária de Beirute, onde aconteceu uma grande explosão nesta terça-feira (4) — Foto: G1

Segundo a Cruz Vermelha, barcos foram mobilizados para resgatar pessoas que foram jogadas ao mar após a explosão. Também segundo a organização humanitária, ainda há gente presa nos escombros e dentro de suas casas.

A emissora libanesa LBCI informou que o hospital Hôtel-Dieu de France, no centro da capital libanesa, atende a mais de 500 feridos. O governo da capital pede que os feridos sejam levados para atendimento em centros de saúde de fora da cidade.

Grande explosão atingiu capital libanesa, Beirute, nesta terça-feira (4) — Foto: Anwar Amro/AFP
Grande explosão atingiu capital libanesa, Beirute, nesta terça-feira (4) — Foto: Anwar Amro/AFP

Há operações para retirar as pessoas da região, de acordo com agência oficial, a NNA.
Um fotógrafo da agência norte-americana Associated Press, que trabalha perto do porto de Beirute, contou ver pessoas feridas no chão e uma destruição generalizada no local. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison disse, em entrevista ao Channel 4 que há ao menos um australiano entre os mortos e que a Embaixada do país foi "fortemente comprometida".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a explosão "se parece com um terrível ataque" e disse que seu país está pronto para ajudar. E o Itamaraty disse em nota que o Brasil se solidariza com as vítimas da explosão no porto de Beirute.

Enfermeiro cuida de mulher ferida em explosão na zona portuária de Beirute, no Líbano — Foto: IBRAHIM AMRO/AFP
Enfermeiro cuida de mulher ferida em explosão na zona portuária de Beirute, no Líbano — Foto: IBRAHIM AMRO/AFP

Homem ferido é examinado por um bombeiro perto do local da explosão em um porto de Beirute nesta terça (4) — Foto: Anwar Amro/AFP
Homem ferido é examinado por um bombeiro perto do local da explosão em um porto de Beirute nesta terça (4) — Foto: Anwar Amro/AFP

Coluna de fumaçam sobre Beirute, nesta terça (4). Uma grande explosão ocorreu na cidade — Foto: Reuters/Mohamed Azakir
Coluna de fumaçam sobre Beirute, nesta terça (4). Uma grande explosão ocorreu na cidade — Foto: Reuters/Mohamed Azakir

Veredito de julgamento
O Líbano vive um período de instabilidade política. No fim do ano passado, o primeiro-ministro Saad Al-Hariri renunciou. O país viveu um período com um vácuo de poder, até que Hassan Diab assumiu e anunciou a formação de um novo governo em janeiro.

Nesta sexta-feira (7), um tribunal apoiado pela ONU deve divulgar seu veredito no julgamento contra quatro homens acusados de terem participado do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri em 2005, uma etapa fundamental em um longo processo no qual os suspeitos continuam em liberdade.

Os réus, todos membros do movimento xiita do Hezbollah, estão sendo julgados à revelia pelo Tribunal Especial do Líbano (TSL), com sede em Haia, encarregado de ditar a sentença 15 anos após o atentado com um carro-bomba no centro de Beirute. Nele, morreram o bilionário sunita e outras 21 pessoas.

O assassinato de Hariri, pelo qual quatro generais libaneses foram inicialmente acusados, desencadeou uma onda de protestos que forçou a retirada das tropas sírias do país, após uma presença de 30 anos no país.

Em março deste ano, o país deu um calote em seus credores. O Líbano deveria reembolsar US$ 1,2 bilhão em títulos do Tesouro, dos quais uma parte significativa está nas mãos dos bancos e do Banco Central, e decidiu não fazer isso.

Bombeiros jogam água em um incêndio após explosão em Beirute, no Líbano — Foto: Mohamed Azakir/Reuters
Bombeiros jogam água em um incêndio após explosão em Beirute, no Líbano — Foto: Mohamed Azakir/Reuters

Embarcação brasileira
A Fragata Liberdade, da Marinha do Brasil, está no mar do Líbano, mas distante do local da explosão. A Marinha publicou uma nota na qual informou que os militares estão bem e não há feridos. A embarcação não estava na área do porto onde ocorreu a grande explosão.

"A Marinha do Brasil informa, com relação à explosão ocorrida em Beirute, hoje, que todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos. A Fragata Independência encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local onde ocorreu a explosão. Outras informações serão passadas tempestivamente." – Centro de Comunicação Social da Marinha

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cármen Lúcia dá prazo para Ministério da Justiça explicar relatório com dados de opositores

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia deu 48 horas, nesta terça-feira (4), para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública preste informações sobre um relatório sigiloso com informações de quase 600 servidores públicos, a grande maioria ligada a movimentos antifascistas.

Cármen Lúcia dá prazo para Ministério da Justiça explicar ...

A ministra é relatora de uma ação da Rede Sustentabilidade que pede a "imediata suspensão da produção e disseminação de conhecimentos e informações de inteligência estatal produzidos sobre integrantes do ‘movimento antifascismo’ e professores universitários".

O partido também quer a "abertura de inquérito pela Polícia Federal para apurar eventual prática de crime por parte do ministro da Justiça e Segurança Pública e de seus subordinados".

Na decisão, Cármen Lúcia diz que, se o conteúdo da denúncia for verdadeiro, o quadro "escancara comportamento incompatível com os mais basilares princípios democráticos do Estado de Direito e que põem em risco a rigorosa e intransponível observância dos preceitos fundamentais da Constituição".

A ministra do STF diz ainda que a "insegurança criada para os diretamente interessados e indiretamente para toda a sociedade brasileira" impõem que a ação tramite de modo preferencial e urgente.

Em entrevista à GloboNews no domingo (2), o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, declarou que abriria apuração interna sobre o caso. Na segunda (3), como informou o blog do Gerson Camarotti, Mendonça trocou o diretor da área supostamente envolvida na produção do documento.

O relatório
A existência do relatório foi revelada pelo UOL na semana passada. Segundo a reportagem, "o Ministério da Justiça colocou em prática, em junho, uma ação sigilosa sobre um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do ‘movimento antifascismo’ e três professores universitários”.

Ainda conforme a reportagem, a pasta "produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas."

O relatório foi feito pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), ligada ao ministério.

Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Justiça e a Seopi não negaram a existência do dossiê nem explicaram por que produziram o documento, mas afirmaram que não compete à Seopi produzir dossiê contra nenhum cidadão, instaurar procedimento de cunho inquisitorial.

Segundo a nota, é rotina da Seopi obter e analisar dados para a produção de conhecimento de inteligência em segurança pública e compartilhar informações com os demais órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência. A secretaria, diz o ministério, "atua na prevenção de ilícitos e na preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público".

O governo não explicou quais possíveis riscos essas pessoas listadas no relatório representavam.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vacina de Oxford para a Covid-19 é candidata 'muito forte' e segura, diz reitora da Unifesp

A reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, afirmou em entrevista à GloboNews, que a vacina de Oxford para a Covid-19, que está sendo testada na universidade, é uma candidata a imunização "muito forte" e segura.

"Temos resultados promissores. Temos uma candidata a vacina que provavelmente terá muita segurança, além de ser uma candidata muito forte como vacina", afirmou Smaili.
A reitora disse que, desde que os primeiros voluntários dos testes foram vacinados, não houve reações adversas severas contra a imunização. Alguns relataram dor no local da injeção, mas foram orientados a tomar medicações simples para os sintomas.

"Nós já sabíamos das fases 1 e 2 quais seriam as reações esperadas após a aplicação. Algumas pessoas tiveram um pouco de dor no local da injeção, um pouco de dor de cabeça, de dor no corpo, tudo isso mais ou menos previsto", afirmou.
Os resultados das primeiras fases de testes da vacina foram divulgados há cerca de duas semanas por pesquisadores de Oxford. No Brasil, os testes que estão ocorrendo são os de fase 3, a última (entenda melhor mais abaixo nesta reportagem).

Transferência de tecnologia

Vacina contra Covid — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
Vacina contra Covid — Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

Smaili também falou sobre a transferência de tecnologia de desenvolvimento da vacina para a Fiocruz. De acordo com a reitora, a fundação tem capacidade de produzir as próprias doses após essa transferência.

"A Fiocruz tem o preparo para fazer, tem capacidade para isso, profissionais habilitados. E, ao fazê-lo, ao receber essa tecnologia, ela terá condições de produzir, nas suas instalações, as doses necessárias para os próximos passos", afirmou.

No sábado (1º), a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima, anunciou que a produção da vacina deve começar em dezembro.

Etapas para a produção de uma vacina

Antes de começar os testes em voluntários, a imunização passa por diversas fases de experimentação pré-clinica (em laboratório e com cobaias). Só após ser avaliada sua segurança e eficácia é que começam os testes em humanos, a chamada fase clínica – que são três:

Fase 1: é uma avaliação preliminar da segurança do imunizante, ela é feita com um número reduzido de voluntários adultos saudáveis que são monitorados de perto. É neste momento que se entende qual é o tipo de resposta que o imunizante produz no corpo. Ela é aplicada em dezenas de participantes do experimento.
Fase 2: na segunda fase, o estudo clínico é ampliado e conta com centenas de voluntários. A vacina é administrada a pessoas com características (como idade e saúde física) semelhantes àquelas para as quais a nova vacina é destinada. Nessa fase é avaliada a segurança da vacina, imunogenicidade (ou a capacidade da proteção), a dosagem e como deve ser administrada.
Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da sua eficácia e segurança em maiores populações. Além disso, feita para prever eventos adversos e garantir a durabilidade da proteção. Apenas depois desta fase é que se pode fazer um registro sanitário.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus contaminou 5% dos servidores da Presidência da República, informa Planalto

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou nesta terça-feira (4) que até a última sexta-feira (31) foram registrados 178 casos de servidores do Palácio do Planalto que contraíram Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Coronavírus contaminou 5% dos servidores da Presidência da ...

Segundo a pasta, a Presidência tem 3.402 servidores. Os 178 casos confirmados correspondem a 5,2% do total de servidores que trabalham no Planalto.

A Secretaria-Geral ainda informou que, atualmente, 31 servidores estão em tratamento porque tiveram testes positivos para o novo coronavírus.

De acordo com a nota, mais de 50% dos servidores estão em teletrabalho ou fazem escalas de revezamento.

Em maio, o blog da colunista Ana Flor informou que os ministérios da Economia e da Saúde, pressionados pelo Planalto, discutiam a volta ao trabalho presencial dos servidores públicos que adoraram o teletrabalho em razão da pandemia do novo coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo menos sete ministros do governo contraíram Covid-19. Na última quinta-feira (30), servidores do Palácio do Planalto se submeteram a testes para identificação do coronavírus.

Nota da secretaria
Leia a íntegra da nota divulgada pela Secretaria-Geral da Presidência

A Secretaria-Geral da Presidência da República informa que até 31/07/2020, do total de quase 3.400 servidores da Presidência da República, existiam 31 servidores em tratamento por casos positivos de Covid-19.

Desde o começo da pandemia até o dia 31/07/2020, a Presidência da República teve um total de 178 casos de Covid-19, com 147 servidores curados.

Com mais de 50% dos servidores em trabalho remoto (teletrabalho) ou em escala de revezamento, a Presidência da República busca continuamente manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível e não hesitará em adotar procedimentos complementares, caso necessário.

ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF do Rio apreende R$ 3,5 milhões na casa de investigado em fraude nos Correios

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (4) a segunda fase da Operação Postal Off, que começou em setembro de 2019 em Santa Catarina e investiga fraudes nos Correios -- grandes cargas eram distribuídas sem faturamento ou com faturamento inferior ao devido.

Na casa de um dos suspeitos, na Barra da Tijuca, policiais apreenderam cerca de R$ 3,5 milhões em espécie.

Nesta fase, segundo a PF, foram identificados indícios de participação de um empresário titular de agências franqueadas e de sete funcionários dos Correios, que atuavam auxiliando nas postagens ilegais.

Equipes saíram da Superintendência da PF no Rio, na Praça Mauá, no fim da madrugada, para cumprir seis mandados:

Um na Barra;
Um Realengo;
Dois na sede dos Correios, na Cidade Nova;
Um na Freguesia
Um na Gardênia Azul.

Dinheiro apreendido na casa de suspeito na Operação Postal Off 2 — Foto: Reprodução
Dinheiro apreendido na casa de suspeito na Operação Postal Off 2 — Foto: Reprodução

Policiais cumpriam ainda mandados de busca e apreensão em São Paulo, Praia Grande (SP) e São Vicente (SP).

Também foram expedidos mandados de afastamento de funcionários dos Correios de suas funções.

Em ambas as fases a investigação contou com a colaboração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão na sede do Correios no RJ — Foto: Reprodução / TV Globo
Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão na sede do Correios no RJ — Foto: Reprodução / TV Globo

A Operação Postal Off
Na primeira etapa, em 6 de setembro de 2019, a PF cumpriu 12 mandados de prisão -- no RJ, o empresário e advogado Indio da Costa, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-secretário do Rio, foi preso.

A PF afirma que a organização criminosa subfaturava valores devidos à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), além de desviar para si grandes clientes no seguimento de postagem de cartas comerciais.

O esquema, segundo a PF, causou um prejuízo ao patrimônio público estimado em R$ 94 milhões. Parte foi recuperada com o bloqueio de bens dos investigados, como carros de luxo, um iate, um avião, imóveis de alto padrão e contas bancárias com altos valores em depósito -- os bens somam R$ 55 milhões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

MPF quer que pastor Valdemiro Santiago pague indenização por anúncio de falsa cura da Covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública para que o pastor evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus paguem pelo menos R$ 300 mil de indenização por danos sociais e morais coletivos.

O pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), anuncia sementes de feijão com supostos poderes de curar a Covid-19.  — Foto: Reprodução/Youtube
O pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), anuncia sementes de feijão com supostos poderes de curar a Covid-19. — Foto: Reprodução/Youtube

Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), ele apareceu em vídeo divulgado na internet anunciando sementes de feijão com supostos poderes de curar a Covid-19. Nas imagens, ele chega a citar o caso de um fiel cuja recuperação plena da doença usando os feijões estaria comprovada por um atestado médico.

O Ministério da Saúde, representado pela União, também responderá à ação por ter removido de seu site uma mensagem de alerta contra os anúncios enganosos de Valdemiro.

A publicação, feita após pedido do MPF, ficou no ar durante poucos dias. De acordo com o MPF, a peça foi removida sem explicações e não voltou mais à página da pasta.

O MPF destaca que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus incorreu em prática abusiva da liberdade religiosa, ao colocar em riscos a saúde pública e induzir fiéis a comprarem um produto sem nenhuma eficácia comprovada.

As sementes foram anunciadas em três vídeos veiculados no YouTube por preços que alcançavam R$ 1 mil cada. Segundo Valdemiro, a simples germinação dos grãos teria o poder de cura.

“A dignidade da proteção constitucional que tutela a liberdade religiosa não constitui apanágio para a difusão de manifestações (ilegítimas) de lideranças religiosas que coloquem em risco a saúde pública, que explorem a boa-fé das pessoas, com a gravidade adicional de que isso ocorre com a reprovável cooptação de ganhos financeiros, pois ancorados em falsa premissa terapêutica, às custas da aflição e do sofrimento que atinge a sociedade”, ressaltou a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-SP), órgão do MPF em São Paulo responsável pela ação.

Fake news
O MPF quer que a Justiça Federal conceda uma liminar obrigando o Ministério da Saúde a republicar a mensagem sobre a falsidade das informações anunciadas pelo pastor.

O alerta para “fake news” havia sido veiculado no site da pasta em junho. Porém, um dia depois de o MPF divulgar que a requisição dos procuradores para a publicação havia sido acatada, o conteúdo tornou-se indisponível e desde então permanece fora do ar, apesar de solicitação para que a página fosse restabelecida. O MPF pede ainda que seja estabelecido ao Ministério da Saúde o dever de identificar quem foi a autoridade que determinou a remoção da mensagem.

“O Ministério da Saúde informa que não há, até o momento, produto, substância ou alimento que garante a prevenção ou tratamento do novo coronavírus. Conforme determinação do Ministério Público Federal, o Ministério da Saúde esclarece que é falso que o plantio de sementes de feijão, comercializadas pelo líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, leva à cura ou serve para prevenção da covid-19”, dizia o alerta removido do site. A mensagem era acompanhada de um selo que advertia: “Isto é Fake News! Esta notícia é falsa – Não divulgue”.

A ação ainda requer a concessão de uma ordem judicial dirigida à Google Brasil, responsável pelo YouTube. Os procuradores pedem que a empresa seja obrigada a preservar a íntegra dos vídeos (já removidos da plataforma, também a pedido do MPF ainda em junho) e forneça os dados cadastrais do usuário que os publicou. As informações serão utilizadas na instrução processual.


Outro lado
O G1 entrou em contato com a defesa do pastor, além da Google e do Ministério da saúde e aguarda retorno.

Em maio, por meio de nota, a Igreja Mundial do Poder de Deus disse que "a campanha do mês de maio 'sê tu uma benção', representado pela semente do feijão, não se refere a venda de uma 'promessa de cura', mas sim o início de um propósito com Deus".

Segundo a instituição, "a semente é uma figura de linguagem, amplamente mencionada nos textos bíblicos, para materializar o propósito com Deus" e que não há nenhum oferta de venda de cura por parte do pastor Valdemiro Santiago.

"Nos vídeos não há menção de nenhuma venda, o que rechaçamos veemente, haja vista que trata-se de uma sugestão de oferta espontânea, não tendo nenhuma correlação com venda de quaisquer espécies", diz a nota da igreja.

A Igreja Mundial do Poder de Deus afirma, ainda, que "a instituição, ao longo de todos esses anos, tem o único e exclusivo propósito de propagação da fé Cristã, onde todas as nossas atitudes se baseiam nos princípios bíblicos, na ética e na legalidade".

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pressão para ampliar gasto gera desconforto na equipe de Guedes e temor de perda da credibilidade

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está desconfortável diante do aumento da pressão por gastos – que vem tanto de dentro do governo, como do Congresso Nacional – e já teme uma perda de credibilidade da política econômica, caso o presidente Jair Bolsonaro ceda a esses movimentos.

Em episódios recentes, diante do ritmo fraco da economia, a ala política do governo e integrantes da base de apoio de Bolsonaro no Congresso aumentaram as pressões para elevar investimentos públicos no próximo ano e prorrogar o auxílio emergencial até dezembro.

Segundo assessores de Guedes, as duas propostas são justas e defensáveis, mas precisariam vir acompanhadas de contrapartidas como a identificação de fontes de receitas, os cortes de despesas para financiá-las e o respeito ao teto de gastos.

O risco, na avaliação da equipe do Ministério da Economia, é que as duas medidas sejam adotadas com um simples aumento do endividamento público.

Ou seja, que a direção adotada como algo extraordinário e excepcional em 2020, para combater o novo coronavírus, seja mantida em 2021.

Se isso ocorrer, o Ministério da Economia avalia que haverá perda de credibilidade da política econômica, afetando, aí sim, a retomada do crescimento econômico do país. Nas palavras de um assessor de Paulo Guedes, o momento é delicado e decisivo para o governo em termos de futuro da economia brasileira.

Em relação ao auxílio emergencial, por exemplo, a proposta da equipe do Ministério da Economia é criar o Renda Brasil para substituir, de uma vez, o auxílio emergencial e o Bolsa Família. O projeto teria fontes permanentes de recursos, sem recorrer nem mesmo a um endividamento temporário.

No caso dos investimentos públicos em infraestrutura, a avaliação é que esse caminho já foi adotado no passado e não surtiu o efeito esperado. Só faz sentido, segundo técnicos da Economia, caso o Congresso aceite aprovar cortes em outras despesas, abrindo espaço no Orçamento da União para ampliar os investimentos públicos novamente.

"Estão, de novo, trabalhando pelo caminho mais fácil politicamente. Aprovar mais gastos, sem corte de despesas, de olho nos efeitos políticos de curto prazo. Só que, com o tamanho da crise fiscal e a retração econômica, os efeitos negativos virão praticamente ao mesmo tempo", alerta reservadamente um assessor de Paulo Guedes.

Pressão para ampliar gasto gera desconforto na equipe de Guedes e ...
Temos que cobrar do governo e parlamentos a melhor qualidade do gasto público’, diz Maia

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ministério da Economia se diz favorável ao fim da meia-entrada

O Ministério da Economia se posicionou pela extinção das regras que determinam a meia-entrada em cinemas do país. A manifestação, da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do ministério, é uma resposta a uma consulta pública da Agência Nacional do Cinema (Ancine) sobre o assunto.

Ministério da Economia se diz favorável ao fim da meia-entrada em ...

Segundo análise da Ancine, 80% dos ingressos comercializados em 2019 tiveram algum tipo de meia-entrada, e o contingente de pessoas que possui algum benefício para acesso ao cinema é superior à metade da população brasileira. A estimativa é que 96,6 milhões de pessoas sejam atingidas pela lei federal da meia-entrada.

A lei da meia-entrada foi sancionada em dezembro de 2013, e regulamentada em 2015. O benefício prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e deficientes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos. Estados e municípios também possuem legislações em vigor sobre o assunto.

De acordo com a Ancine, essa política não atende a parcela da população que não se enquadra nas hipóteses de direito a meia-entrada e que não possui condições econômicas de frequentar salas de cinema, uma vez que os critérios de acesso à meia-entrada não são majoritariamente baseados na renda.

"Indicadores sociais também apontam que membros de famílias com menor renda, em média, frequentam a escola por menos tempo que pessoas de famílias com maior renda, ficando, assim, desassistidos da política de desconto legal", aponta a agência.

Segundo o parecer do ministério, a meia-entrada apenas distorce os preços, e faz aumentar os custos para o consumidor. “Como consequência, os grupos que dela fazem uso (da meia entrada) são iludidos, pois praticamente não usufruem de benefício algum", diz o texto.

Entre os benefícios apontados com a extinção da meia-entrada, o ministério aponta:

o aumento da liberdade de ação do exibidor quanto aos preços
redução de custos da parcela da população que paga o ingresso inteiro
'sob determinadas condições' a ação provada pode atingir em algum grau o objetivo da política pública - isto é, permitir o acesso da população de menor renda
O Ministério aponta, no entanto, que a população que necessita da política para acessar cinemas ficaria desassistida.

"O controle de preços representado pela meia-entrada é um mecanismo que, além de não atingir seu objetivo, interfere diretamente na liberdade de iniciativa dos exibidores cinematográficos, representando um claro ônus à atividade do exibidor num momento em que a mudança tecnológica do setor abre uma oportunidade única de expansão das alternativas de programação das salas de cinema", diz o relatório do ministério.

"Esta Secretaria defende, em suma, a extinção das regras sobre meia-entrada", conclui o texto.
A consulta pública ficou aberta até 13 de julho. Segundo a Ancine, o objetivo é discutir alternativas e apresentar proposta voltada ao aperfeiçoamento e correção de eventuais falhas nessa política pública, exclusivamente para o mercado de salas de cinema.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Perícia descarta possibilidade de marmitas que mataram sem-teto terem sido envenenadas em igreja da Grande SP; polícia apura crimes

A perícia descartou nesta terça-feira (4) a possibilidade de que as marmitas que intoxicaram e possivelmente mataram dois sem-teto que as comeram, há mais de duas semanas, tenham sido envenenadas na cozinha de uma igreja evangélica em Itapevi, na Grande São Paulo.

Perícia descarta possibilidade de marmitas que mataram sem-teto ...

O Instituto Médico Legal (IML) já havia encontrado veneno de rato no alimento, na semana passada. A Polícia Civil apura a possibilidade de que a comida tenha sido envenenada por vingança após uma das vítimas ter se envolvido numa briga com um homem ainda não identificado. Ele é suspeito dos crimes. O caso é investigado como homicídio e tentativa de assassinato.

O crime ocorreu no último dia 21 de julho. José Luiz de Araújo Conceição, de 61 anos, e Vagner Aparecido Gouveia de Oliveira, de 37, que dormiam num posto de combustíveis abandonado da cidade, morreram após comer marmitas doadas por voluntários.

O cachorro das vítimas também morreu após ingerir a mistura com arroz, feijão, salada e salsicha.

Dois adolescentes que ganharam as mesmas marmitas de um parente também a comeram, passaram mal e foram internadas. Uma garota de 17 anos teve alta e um garoto de 11 anos continuava internado na UTI de um hospital até esta terça-feira (4).

Veneno

Segundo a perícia da Polícia Técnico-Científica, o laudo feito na cozinha da igreja não encontrou vestígios de imprudência, imperícia ou negligência no lugar, que pudessem estar relacionados a produção das marmitas.

O IML já havia encontrado o produto químico terbufos nas comidas e no estômago do animal. Ele é um componente tóxico usado em lavouras. Mas é desviado para ser usado irregularmente como veneno contra roedores, recebendo o nome popular de “chumbinho”.

Os resultados dos laudos necroscópicos feitos nos corpos de José e Vagner não foram divulgados pela polícia. Os exames deverão concluir que os sem-teto foram realmente mortos por envenenamento após comer as marmitas.

A polícia de Itapevi apura como os alimentos foram envenenados e tentam identificar quem colocou terbufos neles. Essa pessoa, ou essas pessoas, poderão ser responsabilizadas criminalmente por homicídio e tentativa de assassinato.

Voluntários foram ouvidos pela investigação. Eles disseram que as marmitas foram feitas numa igreja evangélica, numa cidade vizinha, não divulgada. E que também as comeram, mas não passaram mal.

"Ouvimos aproximadamente 7 ou 8 pessoas que participaram não só da entrega como também da manipulação, do cozimento, preparação da marmita”, disse o delegado Aloysio Mendonça Neto.

Vídeo

Uma das linhas da investigação é de que algum desafeto de um dos moradores envenenou a comida. Testemunhas relataram uma briga dias antes da distribuição das marmitas. Vagner teria discutido com outro homem não identificado dias antes, após desentendimento.

"Ele era muito briguento. O Wagner. O envenenamento não era para a gente. Era para ele. Direcionado para ele. Eu creio que foi um rapaz, que veio aqui. Ele bateu, espancou o rapaz. O rapaz falou: 'isso aí não vai ficar por isso mesmo, não'.", disse nesta terça uma testemunha sob a condição de que sua identidade não fosse divulgada.
Vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o momento que veículos e voluntários doam as marmitas para os sem-teto no posto próximo à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, em Itapevi.

Os dois sem-teto tiveram dor de barriga e espumaram pela boca após comerem as marmitas, segundo duas testemunhas do caso.

Adolescentes

Um comerciante que passava por perto também recebeu as marmitas, mas não comeu na hora. Ele levou para casa e entregou para a mulher, uma adolescente 17 anos, e para o filho de 11 anos.

"Dá uma dor na barriga, dá tontura, ânsia de vômito, começa a se bater também", disse a moça.
"Fé em Deu que logo, logo ele estará aqui na rua, correndo. E tudo vai dar certo", disse Flávio de Araújo sobre o filho internado.

Fonte: G1
Leia Mais ››