segunda-feira, dezembro 20, 2021

Adolescente de 17 anos morre após ser espancado em cemitério no litoral do RN



Um adolescente de 17 anos de idade morreu nesta segunda-feira (20) após ser espancado em um cemitério no distrito de Perobas, no município de Touros, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.


A vítima foi identificada como Márcio Henrique da Silva Carneiro. Além dele, outra pessoa também foi agredida na mesma ação criminosa, mas foi socorrida e conseguiu se salvar.


De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na noite de domingo (19), perto das 0h.


As duas vítimas do espancamento foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Rio do Fogo, nas proximidades da região. Márcio Henrique não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois de dar entrada. A outra vítima conseguiu sobreviver.


A Polícia Civil vai investigar o caso para entender a motivação do crime e identificar os autores. Até o momento, ninguém foi preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN tem 385.166 casos confirmados e 7.545 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte registrou 385.166 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 7.545 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta segunda-feira (20). Outros 1.383 óbitos estão sob investigação.


RN tem 385.166 casos confirmados de Covid — Foto: Ascom/IMD/UFRN


A Sesap não notificou nenhum caso da doença nas últimas 24 horas.


O RN tem ainda 189.231 casos suspeitos e 805.754 casos descartados de Covid.


Atualmente, 111 pessoas estão internadas no RN por causa da Covid-19 - sendo 81 na rede pública e 30 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 49 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 30,6% na rede pública; com 18 internados, a rede privada tem 12% de ocupação.



Números do coronavírus no RN

385.166 casos confirmados

7.545 mortes

189.231 casos suspeitos

805.754 casos descartados


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN e prefeitura de Natal decretam ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

O governo do Rio Grande do Norte e a prefeitura do Natal decretaram ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, datas que antecedem os feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro), também conhecido como Dia da Confraternização Universal.


Governadoria do RN em Natal — Foto: Augusto César Gomes/G1


Município

Em Natal, o decreto n° 12.406 foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (20).


Segundo o decreto, será ponto facultativo nas repartições públicas da administração municipal direta, indireta, autárquica e fundacional.


O documento determina ainda que, aos dirigentes dos órgãos e entidades, deve se observar o funcionamento dos serviços essenciais nas áreas de competência.


Prédio da Prefeitura de Natal, Palácio Felipe Camarão, sede, frente, fachada — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Estado

A resolução está publicada no decreto nº 30.338, de 30 de dezembro de 2020, que divulgou o calendário de datas de feriados e determinou os dias de ponto facultativo para o ano de 2021.


O governo do RN reforça que a medida, no entanto, não vale para os serviços de áreas consideradas essenciais como saúde e segurança pública, que não podem ser paralisados ou interrompidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Maior Cajueiro do Mundo, no RN, comemora 133 anos com programação cultural e entrada gratuita

Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi - que tem o título de maior cajueiro do mundo - completa 133 anos nesta segunda-feira (20). Para comemorar a data, haverá o local recebe apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais e a entrada é gratuita.


Cajueiro fica na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros — Foto: Idema-RN


A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN. O cajueiro recebe cerca de 300 mil visitantes por ano. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.


Maior cajueiro do mundo fica em Parnamirim, município da Grande Natal — Foto: Divulgação/Idema-RN


Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, esse é um momento especial em que devemos nos lembrar da importância que o Cajueiro de Pirangi tem para o povo potiguar. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, comentou o diretor.


O cajueiro

O maior cajueiro do mundo fica no distrito de Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 8.500 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros.


Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.



Funcionamento

O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30. A entrada, que custa R$8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. (Nesta segunda-feira, dia 20/12, a entrada será gratuita).


Crianças, de 7 a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.


Confira a programação desta segunda:

8h30 – Apresentação artística local – Banda Som Caju;

8h às 16h - Exposição de artesanato local (renda de bilro, bolsa de junco e juta, peças em cerâmica);

9h30 – Apresentação artística local – Júlio César;

11h – Show de marionetes – Kiko Marionetes;

13h30 – Apresentação artista local – Pedro Hudson Sanfoneiro;

15h – Apresentação com artista local – Aline Ferreira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Quadrilha explode banco, atira em agências bancárias e no batalhão da PM em Ceará-Mirim

Criminosos armados explodiram uma agência bancária em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, na madrugada desta segunda-feira (20). Durante a ação, eles ainda atiraram contra outras duas agências e o batalhão da Polícia Militar.


Criminosos atacaram três agências bancárias em Ceará-Mirim. — Foto: Kléber Teixeira / Intertv Cabugi


Segundo informações da PM, pelo menos 10 homens, em 4 carros, participaram da ação. A quadrilha iniciou a ação no Centro da cidade por volta de 1h30. Com explosivos, eles atacaram a agência do Banco do Nordeste.


A força da explosão deixou a agência destruída e provocou um incêndio. O corpo de bombeiros foi acionado para controlar a chamas. Na manhã desta segunda eles ainda realizavam um trabalho de resfriamento no local.


Criminosos atiraram contra o Batalhão da Polícia Militar em Ceará-Mirim. — Foto: Kléber Teixeira / Intertv Cabugi


Após explodirem a agência do banco, os criminosos também atiraram contra um posto de atendimento do Banco do Brasil e contra uma agência do Banco Santander. As instituições bancárias ficam uma ao lado da outra.


Ainda de acordo com a PM, antes de fugirem, a quadrilha ainda atirou contra o Batalhão da Polícia Militar que fica na mesma rua.


Também foram encontradas marcas de tiros em vários estabelecimentos comerciais que ficam na mesma rua.


Os criminosos ainda abandonaram um veículo na estrada e atearam fogo em um dos carros utilizados durante a ação. Eles também colocaram grampos na estrada que dá acesso ao município.



A rua onde a ação dos criminosos aconteceu foi interditada na manhã desta segunda-feira (20). Policiais Militares recolheram dezenas de capsulas de pistola que ficaram espelhadas pelo chão. O esquadrão antibomba da PM também esteve no local para verificar se ainda havia risco de novas explosões na agência.


A PM disse que ainda não é possível confirmar se os criminosos conseguiram levar dinheiro da agência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

RN registra aumento de 809% na detecção de casos de sífilis

Os registros de casos de sífilis, um infecção bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente, aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020, conforme dados do mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).


Testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites — Foto: ASCOM ISD


Os números foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba (RN). Por estar presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, a sífilis é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.


Chama atenção o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020 - representando uma elevação de 737,3%.



A sífilis é uma doença bacteriana causada pelo Treponema Pallidum. Quando tratada, pode ser curada. É transmitida, principalmente, através da relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê na hora do parto, o que se chama de transmissão vertical. De acordo com a Sesap/RN, “quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.


De acordo com a preceptora médica infectologista do ISD, Manoella Alves, o assunto precisa ser tratado com urgência. “Temos a junção de uma maior testagem para a doença associada ao aumento real de novos casos. O que precisamos fazer com esses números em mãos, é ter ciência da urgência do assunto e realizar um trabalho massivo junto à população, principalmente aos grupos com maior incidência da doença, para que se conscientizem da importância da testagem, tratamento e da relação sexual protegida”, ressalta a especialista.


Conforme o Boletim Epidemiológico da Sesap/RN, entre os anos em referência, foram confirmados 9.043 casos de sífilis adquirida. A maioria deles - 4.997 - foi notificada na 7ª Região de Saúde (Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba). É na capital, porém, que estão concentrados 41,3% do total de casos em todo o estado.



No mesmo período, foram registradas 4.591 grávidas com a infecção e 4.324 ocorrências de sífilis congênita. As taxas de detecção da doença no Rio Grande do Norte aumentaram significativamente de 2010 para 2020, conforme detalhado no documento: 2,9 vezes em relação à sífilis congênita; 5,6 vezes no que diz respeito à sífilis em gestantes, e 8,3 vezes no tocante à sífilis adquirida.


“A sífilis é uma epidemia pela quantidade de casos registrados, por existir em todos os territórios e populações. Creditamos os números atuais ao aumento dos testes, à sensibilização dos profissionais na realização dos testes rápidos e isso tem favorecido o diagnóstico. O aumento de casos não pode ser avaliado somente como um ponto negativo. Há o acesso ao tratamento oportuno para que o ciclo da doença se quebre. Os casos já existiam e o que está acontecendo é a ampliação da testagem e da notificação compulsória. Isso não é ruim, avaliando por essa vertente. O que é ruim é desconhecer os casos e não tratá-los”, ressalta Renata Gadelha, técnica do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesap/RN. A pasta atua na detecção dos municípios que não notificam os casos de sífilis, questionando se os testes não estão sendo aplicados, o que configura os casos silenciados.



Os homens, conforme ocorre em outras infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV, por exemplo, concentram o maior número de casos. No período analisado, 53,3% das ocorrências foram registradas em pessoas do sexo masculino contra 46,7% em pessoas do sexo feminino. A faixa etária que mais concentra notificações é a que vai dos 20 aos 29 anos (36,9%). No mesmo intervalo de tempo, na faixa etária de 10 a 19 anos, em ambos sexos, as taxas de detecção cresceram 2.270% e 1.137%, respectivamente. A taxa de detecção de sífilis congênita em 2020, porém, pode estar subnotificada. A Sesap aponta redução de 12,2% no número de testes rápidos aplicados para sífilis no estado em virtude da pandemia da covid-19.


Sífilis na gestação

Entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020, em todo o estado, a Sesap notificou 4.591 casos da infecção em gestantes - 405,9% de alta. Essa elevação pode estar relacionada à ampliação do acesso ao diagnóstico na atenção básica, às mudanças nos critérios de definição de sífilis em gestante no final de 2017 e melhorias nos registros de notificação, lista a Sesap. A maioria dos casos (46%) foi identificada no terceiro trimestre de gestação. De todas as grávidas infectadas, 363 (8%) não realizaram tratamento. Na década em destaque, 60 óbitos em bebês foram registrados para a doença. A infecção também provocou 59 abortos. Outras 34 crianças com menos de um ano de idade morreram em razão das consequências da sífilis.



HIV/Aids

Entre os anos de 2010 e 2020, os casos de infecção pelo HIV no Rio Grande do Norte cresceram 93,1%, saindo de 3.190 para 6.158 na década analisada. No estado, a Sesap detalha aumento de registros de casos em todas as faixas etárias, em ambos os sexos, assim como entre grávidas e na ocorrência de óbitos pela infecção. No dia 1º de dezembro, ações em todo o mundo foram dedicadas ao Dia Mundial da Aids, doença que já matou aproximadamente 33 milhões de pessoas desde sua descoberta, no início dos anos 1980.


O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), uma das unidades do ISD, é referência estadual para o Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de mulheres grávidas infectadas pelo vírus. De 2018 a 2020, o número de mulheres infectadas pelo HIV que realizam o pré-natal no Anita aumentou 45,45% - saindo de 11 para 16. De janeiro a setembro deste ano, 12 pacientes nessa condição tinham iniciado o tratamento multiprofissional, com equipe composta por infectologista, ginecologista e obstetra, psicóloga, enfermeira, assistente social e farmacêutica bioquímica.


“Todas as gestantes que entram no Anita, em algum momento, irão fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais. O protocolo do Ministério da Saúde define que sejam realizados testes no primeiro trimestre de gestação, no início do pré-natal e outro no terceiro trimestre de gravidez. No momento do parto, a mãe é novamente testada para HIV e sífilis. Os dados do Boletim atual da Sesap apontam um reflexo do aumento do número de casos nesse público. A triagem durante a gestação é muito eficiente”, aponta Carla Glenda Souza da Silva, preceptora multiprofissional psicóloga do ISD. Ela ressalta, porém, que além dos casos de infecção pelo HIV, há uma prevalência de ocorrência de sífilis entre as mulheres grávidas que pode resultar em sequelas irreversíveis ao bebê, como doenças neurológicas graves, caso não tratada a tempo e de forma hábil.



Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Equipe de Gusttavo Lima bate van, veículo capota e acidente deixa feridos após show; cantor não estava no carro

Um acidente envolvendo um carro da equipe do cantor Gusttavo Lima deixou feridos na manhã desta segunda-feira (20), no km 206 da BR-230, em Soledade, na Paraíba. O cantor não estava no veículo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a van que transportava os profissionais bateu na lateral de um carro, perdeu o controle e capotou.


Acidente envolvendo equipe do cantor Gusttavo Lima aconteceu na região de Soledade, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Paraíba


A maioria dos envolvidos no acidente teve ferimentos leves, mas cinco pessoas que tiveram lesões mais sérias foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande para a realização de exames. Todos os feridos são da equipe de Gusttavo Lima e viajavam na van.



Até a última atualização desta reportagem, às 14h15, dois dos feridos não tinham sido liberados. Um deles precisou passar por cirurgia no tórax. A assessoria de imprensa de Gusttavo Lima informou que a previsão é que eles recebam alta ainda hoje.


A equipe de Gusttavo Lima estava voltando de um show privado do artista em São Bento, no Sertão da Paraíba, na noite deste domingo (19). Eles viajavam com destino a Recife, onde pegariam um voo de volta para suas casas. Os nomes e as idades das vítimas do acidente não foram informados.


fonte: g1

Leia Mais ››

Cantor Maurílio segue melhorando e é transferido de hospital, em Goiânia

O boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (20) informou que o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, segue melhorando e foi transferido de hospital em Goiânia. O artista tem apresentado melhoras, mas continua em estado grave na UTI. O sertanejo teve três paradas cardíacas e recebeu o diagnóstico de tromboembolia pulmonar.


Dupla Luiza e Maurílio — Foto: Reprodução/Internet


O Hospital Jardim América informou que “apesar de ainda estar em estado grave, apresenta condições estáveis de saúde”. Ele foi transferido para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG) para dar continuidade ao tratamento com cobertura do plano de saúde.


Maurílio ainda segue em hemodiálise, com boa resposta da função renal. “Realizou tomografia de crânio neste domingo, 19, sendo evidenciada inflamação e edema no sistema nervoso central, já tendo sido avaliado pela equipe de neurologia”, completa o boletim médico do cantor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente morre após tomar choque elétrico ao usar o celular carregando na tomada, diz Samu

O adolescente Max Willyan dos Reis Gomes, de 14 anos, morreu após tomar um choque elétrico em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), familiares contaram que ele levou a descarga ao usar um celular que estava carregando na tomada.


Max Willyan dos Reis Gomes, de 14 anos, morreu após descarga elétrica em Alexânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


O acidente aconteceu na noite de sábado (18) em uma chácara a cerca de 5 km da cidade. Ainda de acordo com os socorristas, os familiares disseram que Max estava no fundo da casa, com uma extensão e mexendo no aparelho quando sofreu a descarga elétrica.


De acordo com a Polícia Militar, que esteve no local, testemunhas disseram que escutaram um forte barulho, e quando foram até os fundos da casa, perceberam que o adolescente havia sido arremessado a alguns metros da tomada.


A família não soube informar os policiais se a descarga elétrica veio do celular ou da extensão que o garoto segurava.


O corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Anápolis, onde deve passar por perícia médica.


Fonte: g1

Leia Mais ››

INSS: prazo para realizar prova de vida termina dia 31 de dezembro

Fazendo upload: 1891206 de 1891206 bytes.


Aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida entre janeiro de 2020 a setembro de 2021 têm até o dia 31 de dezembro para regularizar a situação e continuar garantindo benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


A obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa como medida de prevenção ao coronavírus, mas voltou a ser exigida a partir de outubro de 2021.Quem não fizer o procedimento até o final deste ano pode deixar de receber o benefício.


Para realizar a prova de vida, é preciso comparecer presencialmente a uma agência do banco onde o beneficiário recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto.


Também é possível fazer a comprovação de forma digital. Para isso, é necessário ter a biometria já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem já tem esse cadastro consegue fazer a prova de vida usando o aplicativo SouGOV.BR. Veja como acessar na:


A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas que recebem benefícios por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Federal abre inquérito para apurar ameaças a integrantes da Anvisa

Fazendo upload: 161598 de 161598 bytes.


A Polícia Federal do Distrito Federal abriu investigação para apurar ameaças em redes sociais a diretores e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a PF, as diligências já se iniciaram.


O inquérito foi aberto na última quarta-feira (15), um dia antes de a agência ter autorizado a vacinação contra a Covid de crianças de 5 a 11 anos, fator que motivou o recrudescimento das ameaças. Nesta segunda-feira (20), segundo a TV Globo apurou, diretores da Anvisa receberam por e-mail novas ameaças.


As ameaças a integrantes da agência se sucedem desde novembro, mas se intensificaram após a reunião em que a entidade autorizou o uso de doses pediátricas da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos.


Poucas horas depois, em transmissão ao vivo por uma rede social para apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro contestou a decisão da agência e disse que pretendia divulgar os nomes dos diretores e do "tal corpo técnico" que aprovaram a vacinação de crianças contra a Covid.


Neste domingo (19), a Anvisa pediu apuração da autoria das ameaças em ofícios enviados ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, ao Ministério da Justiça, à Procuradoria-Geral da República (PGR), à Polícia Federal e à superintendência da PF no Distrito Federal.



Nos ofícios, os diretores da Anvisa dizem que foram "surpreendidos com publicações nas mídias sociais na 'internet' de ameaças, intimidações e ofensas por conta da referida decisão técnica".


"Esses fatos aumentaram a preocupação e o receio dos Diretores e servidores quanto à sua integridade física e de suas famílias e geraram evidente apreensão de que atos de violência possam ocorrer a qualquer momento", diz o pedido de investigação.


A Associação de Servidores da Anvisa e o próprio diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, repudiaram as ameaças. Em nota divulgada na sexta, assinada por Barra Torres e pelos diretores do órgão, a Anvisa disse que está no foco e no alvo do ativismo político violento e que repele "com veemência" qualquer ameaça.


"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão", declararam.


Também em nota, a associação de servidores da Anvisa (Univisa) disse que "repudia qualquer ameaça proferida contra o corpo técnico da Anvisa, bem como quaisquer tentativas de intervenção sobre o posicionamento da autoridade sanitária que não advenham do debate estritamente científico e democrático".



Nesta segunda-feira, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) manifestaram apoio e solidariedade à Anvisa e aos servidores do órgão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Partido Novo aciona STF contra previsão de fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões em lei orçamentária



O partido Novo acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra um trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)que prevê um valor de R$ 5,7 bilhões para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido no Congresso como “fundão.


O trecho foi incluído na LDO após o Congresso derrubar na última sexta-feira (17) o veto do presidente Jair Bolsonaro a um trecho que previa um valor de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral, quase o triplo dos cerca de R$ 2 bilhões empregados nas eleições de 2018 e de 2020.


Os parlamentares argumentam que, apesar da derrubada do veto, ainda não está definido qual será o valor do fundo. Isso porque cabe ao relator-geral do Orçamento estabelecer o valor dessa verba. A votação do Orçamento de 2022 pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional estava prevista para esta segunda-feira (20), mas foi adiada para esta terça-feira (21).


Na ação, o Novo defende que seja mantido o valor inicial de R$2,1 bilhões. O partido alega que a verba precisa ser definida pelo Executivo.


A sigla também argumenta que a proposta de cálculo dos valores do Fundão, criada a partir de uma emenda apresentada durante a tramitação da LDO na Câmara, não apresenta fonte de recursos para custear a despesa bilionária prevista, o que é inconstitucional. O partido diz ainda que há uma "intenção pessoalista dos parlamentares" de aumentar o valor do fundo eleitoral.



“Não foi por proposta do Poder Executivo, que é privativa por força constitucional, a nova fórmula de cálculo para o aumento discricionário do Fundo Eleitoral ocorrido quando da aprovação do Projeto da LDO 2022 pelo Congresso Nacional, o que faz com que exista um vício de constitucionalidade formal insuperável que macula o aumento pretendido e escancara a intenção pessoalista dos parlamentares em simplesmente aumentar os recursos disponíveis para as suas campanhas eleitorais às custas do erário”, afirma o partido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lewandowski amplia prazo e dá até 5 de janeiro para governo federal se manifestar sobre vacinação de crianças

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou nesta segunda-feira (20) um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e ampliou para até 5 de janeiro o prazo para o governo federal apresentar informações sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos.


Criança é vacinada contra Covid-19 em Leipzig, Alemanha, em 10 de dezembro de 2021 — Foto: Matthias Rietschel/Reuters


Na sexta-feira (17), Lewandowski havia dado 48 horas para o governo se manifestar sobre a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada o imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.


O prazo dado por Lewandowski, na prática, atende aos planos do Ministério da Saúde. No sábado (18), o ministro Marcelo Queiroga havia mencionado a necessidade de esperar até a data para uma análise:



"Até o dia 5 de janeiro é um tempo absolutamente adequado para que as autoridades possam analisar a decisão da Anvisa em todas as suas nuances, inclusive em relação à aplicação dessas vacinas", afirmou Queiroga na ocasião.


O ministro do STF pediu ao governo federal que em janeiro seja apresentado o parecer da Câmara Técnica Assessora de Imunização da Covid-19, criada para ajudar o governo a elaborar políticas públicas de vacinação contra o vírus. Foi a comissão que aprovou por unanimidade a incorporação da vacina da Pfizer no PNI.


Deverão ainda ser apresentados os resultados da consulta pública que Marcelo Queiroga pretende fazer entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro, além do resultado de audiência pública a ser realizada pelo ministério em 4 de janeiro.


Lewandowski também menciona a necessidade de apresentação dos contratos firmados com a Pfizer e pede a manifestação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Lula é melhor presidente da história para 51%, e Bolsonaro o pior para 48%, aponta Datafolha



Pesquisa Datafolha publicada no final da noite deste domingo (19) no site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que metade dos brasileiros considera Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o melhor presidente que o país já teve. Jair Bolsonaro (PL) foi considerado o pior deles.


Segundo o instituto, Lula lidera o ranking dos ex-presidentes, com 51% de preferência. O petista governou o país entre 2003 e 2010. Bolsonaro é o preferido de 11%. Ambos vão disputar a corrida eleitoral em 2022. Fernando Henrique Cardoso aparece em 3º, com preferência de 7% dos entrevistados. Veja os resultados:


Melhor presidente do Brasil - Resposta espontânea e única, em %


Lula (2003-2010): 51%

Bolsonaro (atual presidente): 11%

Fernando Henrique Cardoso (1995-2002): 7%

Getúlio Vargas (1930-1945 e 1951-1954): 4%

Juscelino Kubitschek (1956-1961): 4%

José Sarney (1985-1990): 1%

Itamar Franco (1992-1994): 1%

João Batista Figueiredo (1979-1985): 1%

Dilma Rousseff (2011-2016): 1%

Nenhum: 4%

Não sabe: 11%

Outras respostas: 4%

A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.


Em levantamentos anteriores do Datafolha, realizados entre o final de 2015 e 2016, auge da Lava Jato e da crise política que derrubaria Dilma Rousseff (PT), Lula era considerado o melhor presidente da história do país por entre 35% e 40% dos brasileiros. Em 2006, durante o mensalão, Lula foi o preferido de 35% dos entrevistados.



Em 2010, Lula estava com popularidade em alta e foi escolhido melhor presidente da história por 71% dos entrevistados.


O nome de Bolsonaro, no entanto, só foi incluído na pesquisa agora. Não há pesquisas anteriores para comparações.


Lula lidera entre moradores do Nordeste (66%), desempregados (63%), quem tem entre 16 e 24 anos (61%), brancos (43%), empresários (22%) e quem é simpatizante do PSDB (22%).


Bolsonaro lidera entre quem prefere o PL (48%), empresários (24%), quem ganha mais de dez salários mínimos (19%), evangélicos (19%) e desempregados (7%).


O Datafolha perguntou também quem foi o pior presidente da história do Brasil. Bolsonaro foi citado por 48% dos entrevistados. Lula foi citado por 18% dos entrevistados. Não é possível comparações, pois foi a primeira que a pergunta foi feita.


Pior presidente do Brasil - Resposta espontânea e única, em %


Jair Bolsonaro: 48%

Lula: 18%

Fernando Collor de Mello: 8%

Dilma Rousseff: 7%

Fernando Henrique Cardoso: 2%

José Sarney: 2%

Outras respostas: 4%

Nenhum: 1%

Não sabe: 10%

Bolsonaro é considerado o pior presidente da história, em especial, por estudantes (65%), desempregados (57%), evangélicos (35%), entre os que preferem o PMDB (24%) e entre os que preferem o PL (7%).



Lula é considerado o pior presidente da história por empresários (40%), entre quem prefere o PSDB (33%), entre quem ganha entre 5 e 10 salários mínimos (32%), pretos (14%) e entre moradores do Nordeste (12%).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo reduz intervalo para reforço vacinal e anuncia quarta dose para imunossuprimidos



O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (20), em nota técnica, a redução do prazo mínimo para a aplicação das doses de reforço vacinal contra a Covid. O novo prazo é de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose.


Na mesma nota técnica, o governo também anunciou a aplicação de um novo reforço para pacientes imunossuprimidos – ou seja, uma quarta dose de vacina para esse público. O intervalo também será de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.


"Uma dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses", diz o documento.


Segundo o documento, são considerados pacientes imunocomprometidos:


os portadores de imunodeficiência primária grave;

quem está fazendo quimioterapia para câncer;

transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;

pessoas vivendo com HIV/AIDS;

pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações);

pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;

pacientes em hemodiálise;

pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas


A nota técnica publicada nesta segunda é assinada pela secretária Extraordinária de Enfrentamento á Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo.


A redução do intervalo para a dose de reforço já tinha sido anunciada no sábado (18) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 


"O avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela COVID-19. No atual momento, amplia-se a vacinação em toda população adulta de maneira acelerada e há de se reconsiderar mudanças nas estratégias de vacinação em pessoas com mais de 18 anos de idade, uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 com o passar do tempo", diz a nota técnica publicada nesta segunda.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Conecte SUS deve voltar a funcionar até esta quarta, diz ministro da Saúde



O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (20) que o Conecte SUS – plataforma com dados de saúde dos brasileiros e que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – deve ser restabelecido até esta quarta (22).


Segundo Queiroga, a nova previsão foi informada pelos técnicos que trabalham para recuperar o sistema.


O aplicativo e o site do Conecte SUS foram derrubados por um ataque hacker no último dia 10. De acordo com o governo, houve novas tentativas de invasão nos dias seguintes. Os dados de vacinação contra Covid, no entanto, já foram recuperados.


"Então, fomos vítimas de um ataque de hackers, né. São criminosos e estamos trabalhando fortemente, dia a dia, pra retornar o Conecte SUS. A expectativa, eu nao quero aqui cravar, né? Porque eu já falei que voltaria semana passada, sofremos um ataque de hackers um pouco depois, um outro, né. A impressão que me foi passada pelos técnicos é que até quarta-feira estaria solucionado", declarou Queiroga.


Ataques à Anvisa

O ministro também comentou as ameaças de morte sofridas por servidores e diretores da Anvisa, nos últimos dias, por grupos contrários à vacinação de crianças contra a Covid.


"São ações de criminosos que ameaçam os funcionários públicos. Eu mesmo sofro ameaças, também, e a gente está trabalhando aqui firme pra resolver o problema da pandemia. Mas são ações que devem ser resolvidas pela PF", disse.


Queiroga foi questionado diretamente sobre a responsabilidade de Jair Bolsonaro nesses ataques – o presidente é contrário à vacinação infantil e fez discurso em tom intimidatório depois que a Anvisa anunciou a liberação da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, na última quinta (16).


"Não sei se são os diretores e o presidente que chegaram a essa conclusão ou é o tal do corpo técnico, mas, seja qual for, você tem o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram aqui a vacina a partir dos cinco anos para o seu filho. (...) Agora mexe com as crianças. Então quem é responsável é você pai. Tenho uma filha de 11 anos. Vou estudar com a minha esposa qual decisão tomar", disse Bolsonaro em transmissão ao vivo.


O ministro da Saúde afirmou que é a favor da divulgação dos nomes dos técnicos, mas não disse se vê relação entre a postura do presidente e os ataques ao corpo técnico da Anvisa.


"O serviço público é caracterizado pela publicidade dos seus atos. Então, todos os técnicos que se manifestam em processos administrativos, têm que ser publicizados os atos, a não ser aqueles atos que são mais restritos. Mas não há problema em se ter publicidade dos atos da administração, acredito que isso é até um requisito da Constituição", declarou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Planalto já teme vitória de Lula no 1º turno e antecipa estratégia digital contra chapa com Alckmin

Integrantes do governo Bolsonaro se dizem "desanimados" com a insistência do presidente Jair Bolsonaro em se preocupar apenas com os apoiadores ideológicos – insistindo no negacionismo sobre a vacina, por exemplo – enquanto observam a formação de uma frente ampla no entorno do ex-presidente Lula.


Fazendo upload: 743424 de 771628 bytes.
Lula e Alckmin se encontram em jantar em São Paulo no domingo (19) — Foto: Ricardo Stuckert


Nesta segunda-feira (20), em avaliações de bastidores, fontes do Planalto ouvidas pelo blog admitem que já há uma preocupação com a possível vitória do ex-presidente no primeiro turno da eleição de 2022. A ordem no governo, agora, é tentar desgastar a imagem de "moderação" que a chapa Lula-Alckmin, se oficializada, pode ter na campanha do ano que vem.



Por isso, bolsonaristas já anteciparam a estratégia digital contra Alckmin e Lula e passaram a encaminhar por mensagens de celular, nos últimos dias, vídeos antigos de Alckmin criticando Lula. O blog recebeu uma dessas peças por meio de bolsonaristas. Nesse vídeo, de 2017, Alckmin diz que "brasileiros estão vacinados contra o modelo lulopetista" e que "Lula quer voltar à cena do crime", ao dizer que o ex-presidente queria voltar ao poder.



Apesar da estratégia, aliados políticos de Bolsonaro admitem que dificilmente o núcleo digital, liderado por Carlos Bolsonaro, terá êxito se Bolsonaro não "mudar" em temas reais para a população.


Do lado de Lula e Alckmin, o ex-governador já sabe que terá uma missão para ampliar a base de apoio do ex-presidente, se for oficializado na chapa: conversar com base de policiais e religiosos, segmentos onde Bolsonaro conta vantagem, hoje.


No final de semana, antes do primeiro jantar público entre os dois, Alckmin conversou com algumas lideranças, como Marcelo Freixo. A Freixo, deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio pelo PSB, disse que está "animado" com a possibilidade de ocupar a vice do ex-presidente Lula.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sexta criança morre após acidente em castelo inflável na Austrália

Uma sexta criança morreu após um incidente nesta semana em que um castelo inflável foi jogado no ar por fortes ventos em uma escola no estado australiano da Tasmânia, disse a polícia neste domingo (19).


A vítima é Chace Harrison, um menino de 11 anos, segundo o comissário de polícia da Tasmânia, Darren Hine disse ao jornal The Guardian.


Harrison, que estava hospitalizado, morreu na tarde do domingo. Outras duas crianças continuam internadas em estado crítico no Hospital Royal Hobart. Uma quarta criança recebeu alta e está em recuperação em casa.


“É com o coração pesado que posso confirmar que uma sexta criança perdeu a vida após a tragédia”, disse o comissário a repórteres no hospital.

“Um menino de 11 anos morreu esta tarde, seu nome é Chace Harrison. Nossos pensamentos continuam com a sua família e todas as outras famílias e entes queridos das crianças envolvidas”, completou.


Hine afirmou que a investigação sobre o incidente em conjunto com a WorkSafe Tasmânia está em andamento e duraria ainda algum tempo. Segundo o policial, a prioridade, agora, é entrevistar todas as testemunhas e analisar as evidências, incluindo as condições climáticas do dia do acidente.


Policiais no local do acidente na cidade de Devonport, na Austrália, em 16 de dezembro de 2021 — Foto: Reuters


Acidente

Na quinta-feira (16), os alunos da escola de Hillcrest estavam comemorando o fim de ano quando uma rajada de vento levantou o castelo inflável (uma espécie de pula-pula) a uma altura de cerca de 10 metros com as crianças nele. Logo depois, todos caíram no chão.


Além de Chace Harrison, morreram três meninos e duas meninas, com idades de 11 e 12 anos:


Addison Stewart, 11 anos,

Zane Mellor, 12 anos,

Jye Sheehan, 12 anos,

Jalailah Jayne-Maree Jones, 12 anos,

Peter Dodt, 12 anos.


Imagem das crianças que morreram em um acidente com um castelo inflável na Austrália; — Foto: Reprodução/Deputado Jason Wood/Facebook


Na sexta-feira, a cidade de Devonport, onde se localiza a escola, fez uma vigília para as vítimas.



A cidade tem uma população de cerca de 25 mil pessoas. Os moradores se organizaram para dar apoio às famílias que perderam suas crianças.


O primeiro ministro Scott Morrison anunciou no sábado que US$ 800.000 serão disponibilizados para financiar o aconselhamento de trauma para as pessoas afetadas.


Cerca de US$ 250.000 irão para os primeiros socorros envolvidos nas consequências do acidente e US$ 550.000 para a comunidade em geral.


Mais de um milhão de dólares também foram arrecadados na comunidade para apoiar aqueles que estão de luto pela tragédia.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Papa descreve violência doméstica como problema 'quase satânico'

O Papa Francisco descreveu a violência doméstica como algo "quase satânico”, durante entrevista a uma emissora do grupo italiano Mediaset neste domingo (19).


O Papa Francisco se encontra com crianças atendidas por instituição no Vaticano, no domingo (19) — Foto: Alberto Pizzoli/AFP


Francisco defendeu a dignidade das vítimas, que aumentaram durante a pandemia de Covid-19, ao se referir ao "grande número de mulheres que são agredidas em casa, até pelos maridos”.


No programa especial na noite de domingo, o pontífice falou sobre o tema durante uma conversa com uma mulher que sofreu esse tipo de violência e fugiu de casa com seus quatro filhos. Durante o programa, o papa também teve interações com uma moradora de rua, um prisioneiro e um estudante.



A mulher contou ao papa sua história e perguntou como poderia encontrar sua dignidade após ela e as crianças sofrerem tanta violência.


"Para mim, esse problema é quase satânico, por que se tratar de lucrar com a fraqueza daqueles que não conseguem defender a si próprios, que podem apenas tentar parar os golpes”, disse o pontífice. "É humilhante, muito humilhante.”


Francisco condenou publicamente o feminicídio em várias ocasiões. No ano passado, qualificou esses crimes como "profanações”.


Dignidade das vítimas

À mulher, ele disse que ela não perdeu, de modo algum, sua dignidade. "Posso sentir sua dignidade. Se você tivesse perdido sua dignidade, não estaria aqui”.


Ele disse para ela se inspirar na imagem da escultura Pietá, de Michelangelo, onde Jesus é confortado por Maria após a crucificação. "Olhe para Nossa Senhora e veja a imagem da coragem.”


Ele utilizou novamente o termo "humilhante” ao falar sobre os pais que agridem crianças. "Sempre digo, nunca bata no rosto de uma criança. Por quê? Porque seu rosto é sua dignidade”, afirmou.


Na Itália, os casos de violência doméstica explodiram durante os lockdowns impostos para conter as transmissões do coronavírus.


Desde janeiro, 112 mulheres foram mortas na Itália, segundo dados do Ministério do Interior. Mais da metade desses casos ocorreram pelas mãos dos parceiros ou ex-parceiros das vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››