segunda-feira, maio 15, 2023

Criminosos furtam equipamentos de transmissão da Rádio Rural de Mossoró e deixam emissora fora do ar


Criminosos invadiram na madrugada desta segunda feira 15 de maio de 2023, o parque de transmissores da Rádio Rural de Mossoró e furtaram equipamentos. A ação delituosa ocasionou a retirada da emissora do ar.


A confirmação foi dada própria emissora, através de suas redes sociais. Diante dos fatos a  programação foi interrompida. Segundo a direção da rádio um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Polícia Civil e ainda não há previsão de retorno das atividades pois os equipamentos não são vendidos em Mossoró e devem ser comprados pela internet.


A direção está tomando todas as providências para que a programação seja retomada o mais rápido possível”, A Delegacia de Furtos e Roubos, vai dar início ainda hoje as investigações para tentar chegar aos resposáveis pelo arrombamento e recuperar os equipamentos.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Governo promete pagar atrasados à Coopmed e médicos suspendem paralisação no Walfredo Gurgel

Os profissionais da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) vão retomar as atividades no Hospital Walfredo Gurgel. A paralisação dos médicos, que começou nesta segunda-feira (15), foi suspensa após reunião com representantes das secretarias de Saúde e de Tributação do Estado, onde ficou acordada uma forma de pagamento dos débitos.


Adriano Abreu


Com atraso desde dezembro, o Governo informou que vai fazer até a quinta-feira (18) o pagamento referente ao mês de dezembro de 2022, enquanto o débito referente aos demais meses (janeiro, fevereiro, março e abril) serão diluídos nos pagamentos mensais à cooperativa ao longo deste ano. Não há, porém, a confirmação sobre quais os valores que serão depositados mensalmente.


A paralisação ocorria nos serviços das escalas da Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica e Cirurgia Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Após a reunião, ficou acordado o retorno imediato dos atendimentos.


O Walfredo Gurgel é o maior centro de atendimento de traumas do Estado, abriga o maior pronto-socorro, possui mais de 700 leitos e realiza uma média de 30 mil atendimentos aos mês.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Polícia prende homem por venda e armazenamento ilegal de botijões de gás de cozinha no RN

A Polícia Civil prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira (15) no município de Guamaré, no interior do Rio Grande do Norte, um homem de 56 anos de idade por armazenar e vender botijões de gás de cozinha de forma ilegal.


Suspeito foi detido em Guamaré — Foto: Divulgação


A prisão ocorreu no Centro da cidade e foi resultado da Operação Premonição. Ao todo, 69 botijões de gás de cozinha foram encontrados com o homem em condições irregulares.


O homem detido violou o artigo 1º da Lei 8176/91, que trata de crimes contra a ordem econômica e do sistema de estoques de combustíveis. A pena para o crime é de um a cinco anos de prisão.



Além da comercialização, os riscos de explosão e incêndio são considerados nesse tipo de situação.


O delegado Cidorgeton Pinheiro, titular da Delegacia de Macaíba, que participou da operação, lembra que tragédias envolvendo a explosão de botijões de gás não são raras.


"O risco era exponencialmente maior, pois eram 69 botijões de gás estocados em uma área bastante movimentada com moradores e estabelecimentos comerciais", comentou.

O suspeito foi flagrado durante uma série de operações e investigações na Região da Costa Oeste e do Vale do Assu, envolvendo equipes da 61ª Delegacia de Polícia Civil (Guamaré), com apoio da 60ª DP (Pendências) e da 20ª DP (Macaíba).,


Fonte: g1

Leia Mais ››

Número de mortes no trânsito cai 38% em 10 anos no RN, aponta Detran

O número de mortes no trânsito no Rio Grande do Norte caiu 38,6% em 10 anos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) em um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) entre 2013 e 2022.


Acidente na Ponte Newton Navarro, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Em números absolutos, segundo o Detran, morreram 783 pessoas em acidentes de trânsito no estado em 2013. Em 2022, por sua vez, esse número caiu para 482. Entre os anos de 2013 e 2022, a redução foi de 301 mortes.


A curva foi decrescente durante os 10 anos no estado, segundo aponta o estudo do Setor de Estatística do Detran, com queda, em média de de 3,86% a cada ano.


E a redução ocorre em contrapartida a um aumento de veículos no trânsito do estado. Em 2013, a frota estadual era de 965.824 veículos. Em 2022, ela chegou a 1.487.040 automóveis - mais de 500 mil veículos a mais, num aumento de 54% em uma década.


Em 10 anos também aumentou o número dos condutores habilitados no estado. Em 2013, eram 645.967 motoristas.Já em 2022, esse número subiu para 976.749 - 330 mil motoristas a mais, cerca um crescimento de 51%.


Aumento de condutores

A meta do Detran é ampliar ainda mais essa redução com a integraçãodo RN no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do governo federal. O objetivo do plano é preservar vidas no tráfego, fortalecer o cumprimento da legislação viária e integrar de forma alinhada a Década da Ação de Segurança no Trânsito, coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


No período de 10 anos a, meta é reduzir no mínimo pela metade o índice nacional de mortos no trânsito brasileiro. A contagem da década de redução foi iniciada em 2018, a partir da entrada em vigor da lei nº 13.614/2018.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caminhão carregado com soja tomba na RN-117 e fica atravessado na pista

Um caminhão carregado com soja tombou na manhã desta segunda-feira (15) na RN-117 no município de Olho D'Água do Borges, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.


Caminhão ficou atravessado na RN-117 — Foto: Reprodução


O motorista ficou levemente ferido e foi levado para a hospital do município. O acidente aconteceu por volta das 11h.


A carga se espalhou pela pista, que precisou ser interditada, já que as duas faixas foram afetadas com o caminhão, que ficou atravessado.


Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu porque o pneu do caminhão estourou, fazendo o motorista perder o controle e tombar o veículo.


O caminhão saiu do município de Catolé do Rocha (PB) e ia em direção ao estado do Ceará.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é deixado nu em matagal em Macaíba após ser feito refém durante assalto em Natal

Um homem foi abandonado nu em uma área de matagal em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, após ser feito refém em um assalto no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital potiguar, na noite deste domingo (14). Ele foi levado pelos criminosos no próprio carro.


Crime aconteceu em frente a igreja evangélica no Pitimbu, na Zona Sul de Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi


De acordo com a Polícia Militar, a vítima saía de um culto em uma igreja evangélica com a família, quando foi abordada pelos criminosos, que chegaram em um veículo Sentra, da cor branca.


Dois criminosos ficaram no carro e outros dois abordaram a vítima e a fizeram refém, a colocando no próprio veículo. Segundo a PM, os criminosos estavam disfarçados com um fardamento, como se trabalhassem em uma mesma empresa.


O assalto aconteceu na Rua da Gameleira. Os bandidos levaram celulares, carteiras e equipamentos eletrônicos da vítima.


De acordo com a PM, a intenção dos bandidos era fazer transações financeiras por aplicativos de bancos para roubar a vítima, mas o homem mostrou que não tinha dinheiro em conta.


Ele dirigiram até uma área de matagal nas proximidades da BR-304, onde abandonaram a vítima, sem roupas.

O homem conseguiu caminhar até a pista central e uma pessoa lhe deu um tecido para ele se cobrir. Mais a frente, ele foi acolhido em casa por outra pessoa e conseguiu contato com a família.


O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Cadeirante é preso em Mossoró suspeito de estuprar e manter em cárcere privado menina de 13 anos

Um cadeirante foi preso em Mossoró suspeito de estuprar e manter em cárcere privado uma menina de 13 anos de idade.


Cadeirante é preso em Mossoró suspeito de estuprar e manter em cárcere privado menina de 13 anos — Foto: Gilli Maia/O Câmera


De acordo com a Polícia Civil, a menina é de Assu e veio para Mossoró para fazer faxina na casa do suspeito. Ela passou dois dias sem conseguir sair da casa.


A família da adolescente acionou a polícia depois que ela conseguiu mandar uma mensagem do celular do cadeirante avisando que estava presa.


Os policiais foram até o local e lá encontraram a adolescente e duas armas de fogo. A prisão aconteceu no último sábado (13). O homem nega as acusações.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista de carro coletor de lixo morre atropelado pelo próprio veículo de trabalho no RN

Um motorista de carro coletor de lixo morreu após ser atropelado pelo próprio veículo de trabalho no último sábado (15) em Goianinha, na região Agreste potiguar. O caso aconteceu no último sábado (13).


Motorista foi atropelado pelo próprio veículo de trabalho no interior do RN — Foto: Redes sociais


De acordo com a prefeitura do município, Júlio Laurentino da Silva, de 64 anos, trabalhava há pouco mais de um ano em uma empresa terceirizada, que prestava serviços para a prefeitura de Goianinha.


Ainda de acordo com a prefeitura, o motorista estava trabalhando junto com colegas na coleta de entulhos após a feira livre da cidade, como ocorre na tarde de todos os sábados.



Enquanto aguardava os garis finalizarem a colega em uma das ruas, o motorista teria decido do veículo, porém ele percebeu que o veículo começou a se mover e, na tentativa de parar o veículo, o motorista correu em direção ao carro, se desequilibrou, caiu, e acabou sendo atropelado pelo veículo.


Júlio Laurentino morreu ainda no local. Segundo a prefeitura, ainda não se sabe se o motorista esqueceu de puxar o freio de mão.


"Representantes da Limpa Fácil confirmaram que já estão dando todo apoio necessário à família da vítima, como também acionou advogado para acompanhar a investigação do caso junto a Polícia Civil. A Prefeitura lamenta o ocorrido e presta solidariedade e os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos", informou a prefeitura em nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Justiça prorroga por 30 dias presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 30 dias a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.


Força Nacional no RN — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN


Agentes da Força Nacional foram enviados ao Rio Grande do Norte em 14 de março, devido aos ataques violentos promovidos por uma facção criminosa, que provocaram estragos em prédios públicos e privados e impactaram na prestação de serviços públicos.


Com a prorrogação, a Força Nacional deve permanecer no estado até, pelo menos, o dia 12 de junho. Os agentes continuarão trabalhando em ações de segurança para garantir a ordem pública.


Mais de 300 ataques criminosos foram registrados no estado, em março, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do RN. As ações aconteceram em mais de 50 cidades, incluindo Natal.


Segundo a polícia, os ataques foram coordenados por uma facção criminosa. O gatilho foi a transferência de chefes de um grupo criminoso para fora do estado.


Os ataques resultaram em mortes, incluindo a de um policial penal, e várias pessoas presas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Defensoria Pública realiza ações de orientação, atendimento jurídico e vacinação em instituições de apoio a pessoas com deficiência no RN

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte realiza ações em instituições de apoio a pessoas com deficiência em Natal, Parnamirim e Mossoró, nesta semana, dentro de uma campanha nacional em comemoração ao Dia da Defensoria Pública, celebrado na próxima sexta-feira (19).


Defensoria Pública realiza atendimentos em Mossoró, nesta segunda (15) — Foto: DPE-RN/Divulgação


Por meio da Semana da Defensoria Pública, o órgão anunciou atendimentos entre os dias 15 e 19 de maio, nas três cidades, com atendimento ao público oferecido por defensores estaduais e federais e capacitações para o público interno da instituição.


Em 2023, a Semana da Defensoria Pública tem como foco os direitos das pessoas com deficiência.



A programação começou nesta segunda-feira (15) em Mossoró, com uma manhã de atendimento e orientação jurídica com defensoras e defensores públicos estaduais e federais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mossoró, na Rua Monsenhor Júlio Bezerra, 94 - Abolição.


Na terça (16)o atendimento jurídico será ofertado em Parnamirim, das 8h às 14h, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Rua Novo Oriente - Lot. Projetado, com prestação de serviços de saúde como vacinação adulto e infantil, testes rápidos, além de orientação sobre o Cadastro Único.


Em Natal, a instituição programou duas ações de atendimento. A primeira irá acontecer na quarta-feira (17), no Centro de Saúde Auditiva Suvag RN, das 8h às 15h, e a segunda na quinta-feira (18) na Apae Natal, das 8h às 12h.


Nos dois dias, serão oferecidos serviços de atendimento e orientação jurídica com defensoras e defensores públicos estaduais e federais, vacinação adulto e infantil, orientação de saúde bucal e orientação sobre o Cadastro Único, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.


Seminário

A Semana da Defensoria Pública será encerrada com a realização do Seminário da Defensoria Pública 2023, destinado a defensores, servidores, estagiários, residentes e demais colaboradores da instituição. O evento será realizado no dia 19 de maio de 2023, das 8h às 12h, no hotel Holiday Inn em Natal, e contará com o lançamento do Centro de Estudos da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.



Programação de serviços

Mossoró

Data: 15 de maio

Local: Rua Monsenhor Júlio Bezerra, 94 – Abolição, Mossoró/RN

Horário: 9h às 12h

Serviços: Atendimento e orientação jurídica DPE/RN e DPU.


Parnamirim

Data: 16 de maio

Local: CER Parnamirim - Rua Novo Oriente - Lot. Projetado, Parnamirim/RN

Horário: 8h às 12h

Serviços: Atendimento e orientação jurídica DPE/RN e DPU, vacinação adulto e infantil, testes rápidos e orientação sobre o Cadastro Único, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social


Natal


Data: 17 de maio

Local: Suvag RN - Av. Lima e Silva, 966 - Nossa Sra. de Nazaré, Natal/RN

Horário: 8h às 15h

Serviços: Atendimento e orientação jurídica DPE/RN e DPU, vacinação adulto e infantil, orientação de saúde bucal e orientação sobre o Cadastro Único, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.

Data: 18 de maio

Local: Apae Natal - Rua dos Potiguares - Dix-Sept Rosado, Natal/RN

Horário: 8h às 12h

Serviços: Atendimento e orientação jurídica DPE/RN e DPU, vacinação adulto e infantil, orientação de saúde bucal e orientação sobre o Cadastro Único, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade no RN

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade no Rio Grande do Norte. A ampliação da vacinação vale a partir desta segunda-feira (15). Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).


Frascos da vacina contra a influenza. — Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima para atualizar sua proteção contra a gripe.


A ampliação da vacinação, viabilizada pela existência de estoque suficiente de doses, busca combater o aumento de internações decorrentes de infecções respiratórias, bem como diminuir atendimentos ambulatoriais.



A Sesap pontuou que, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, como gestantes, puérperas, acima de 60 anos, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com comorbidades.


Dia D de vacinação

20 de maio será o Dia D de multivacinação, com a oferta das vacinas influenza, bivalente (contra a Covid-19) e febre amarela. A data é uma estratégia de reforçar as ações das campanhas, intensificando o incentivo à busca da proteção pela população.


fonte: g1

Leia Mais ››

Relatório descarta falha mecânica e aponta que 'avaliação inadequada' do piloto contribuiu no acidente que matou Marília Mendonça

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, concluiu que não houve falha mecânica e apontou que o julgamento do piloto no momento de aproximação da aeronave para o pouso contribuiu para o acidente que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas em Piedade de Caratinga, na Região do Rio Doce, em Minas Gerais, em 5 novembro de 2021.


Avião com cantora Marília Mendonça caiu em Minas Gerais — Foto: Reprodução


"Houve uma avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave, uma vez que a perna do vento foi alongada em uma distância significativamente maior do que aquela esperada", diz um trecho do relatório sobre o acidente aéreo, divulgado na noite desta segunda-feira (15).

Mais cedo, antes da divulgação do relatório do Cenipa para a imprensa, o advogado da família de Marília Mendonça havia afirmado durante uma coletiva que o acidente não foi causado por erro do piloto nem por falha da aeronave. "De modo geral, o Cenipa entende que não houve nenhum erro do piloto. Atitudes tomadas fora do plano de voo não são erradas", disse Robson Cunha. O relatório, no entanto, diz que o piloto teve uma "avaliação inadequada acerca de parâmetros da operação da aeronave".


Segundo o Cenipa, a aproximação da aeronave "foi iniciada a uma distância significativamente maior do que aquela esperada" e "com uma separação em relação ao solo muito reduzida". Isso significa que o avião estava mais baixo do que deveria naquele ponto.


O Cenipa levantou a possibilidade de que a tripulação da aeronave estivesse "com a atenção (visão focada) direcionada para a pista de pouso em detrimento de manter uma separação adequada com o terreno em aproximação visual".


A aeronave bateu em um cabo de uma torre de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). No entanto, a linha de transmissão estava fora da zona de proteção do aeródromo e tinha altura inferior a 150 metros – 38,5 metros – e, por isso, segundo o Cenipa, "não representava um efeito adverso à segurança".


"Uma vez que a linha de 69 kV encontrava-se fora dos limites de Zona de Proteção de Aeródromo (ZPA) estabelecidos pelo PBZPA, ela não se caracterizava como um obstáculo que pudesse causar efeito adverso à segurança ou regularidade das operações aéreas".

Investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, divulgadas em novembro de 2022, concluíram que a aeronave estava voando baixo e que o piloto não seguiu o padrão de pouso do aeródromo – ele fez a aproximação pelo lado correto, mas "se afastou" do local recomendado e saiu da zona de proteção. Uma das hipóteses levantadas pela polícia é que ele tenha tentado fazer um pouso "mais suave".


A zona de proteção é a área de entorno sujeita a restrições para que aeródromos possam operar com segurança. Apenas os obstáculos inseridos dentro da zona de proteção são inseridos no Notam, documento de referência para pilotos.


O g1 pediu um posicionamento à Cemig e aguarda retorno.


O acidente


Infográfico mostra local do acidente que vitimou Marília Mendonça — Foto: Arte G1


Marília Mendonça viajava para Caratinga, onde faria um show na noite de 5 de novembro de 2021.


O avião bimotor de pequeno porte que transportava a cantora e mais quatro pessoas caiu em uma cachoeira após bater em um cabo de uma torre de distribuição da Cemig.


Além de Marília Mendonça, morreram no acidente o piloto Geraldo Medeiros, o copiloto Tarciso Viana, o produtor Henrique Ribeiro e o tio e assessor da cantora, Abicieli Silveira Dias Filho.


De acordo com a Polícia Civil, todos foram vítimas de politraumatismo contuso.


Marília Mendonça — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe descobre que está grávida de sêxtuplos no ES: 'Fui na consulta só para ver 1 bebê e descobri 6'

Dois dias antes do Dia das Mães deste ano, Quezia Romualdo, de 29 anos, foi ao médico fazer o primeiro ultrassom de sua segunda gestação. O objetivo era saber se estava correndo tudo bem com a gravidez. Mas a empolgação logo se transformou em surpresa quando, durante o exame, a médica foi mostrando que, na verdade, não era apenas um bebê que Quezia carregava no útero. A médica começou a contar. Primeiro, perceberam que eram três bebês. Depois, a contagem só foi aumentando: 4, 5, até chegar a 6!


"Foi um grande susto. Quando a médica começou a fazer o exame, eu vi dois bebês. Mas aí a médica começou a falar: 'peraí que eu tô vendo mais um aqui, e tem outro, e mais um'. Eu comecei a ficar nervosa, tremendo. Só conseguia pensar: 'tá de brincadeira né?'", contou Quezia.


Em entrevista ao g1, a radiologista Andréa Raposo, que fez a ultrassom em Quezia na quinta-feira (11), confirmou a gravidez dos sêxtuplos.


Choque com a notícia

A dona de casa e o marido, o marceneiro Magdiel Costa, de 31 anos, já são pais de uma menina de quatro anos (veja foto abaixo). Os dois ficaram surpresos com a notícia.


Magdiel disse que chegou a passar mal ao descobrir que seria pai de mais seis crianças.


Casal ficou sabendo que iam ter seis filhos dois dias antes do Dia das Mães — Foto: Reprodução/Redes sociais


"Quando começou o exame, eu já tinha visto uns três ali. Mas aí a médica falou: 'calma que tem mais'. Aí ela começou a contar: 1, 2, 3, 4, 5, 6. Na hora que ela falou seis eu até passei um pouco mal. Saí da sala, depois voltei e perguntei se ela tinha certeza. Depois a médica colocou pra gente ouvir todos os 6 coraçõezinhos , um por um", relatou Magdiel.


No desespero ao saber da notícia, a nova mamãe de sêxtuplos disse que até pensou em sair correndo da sala da médica.


"Eu queria ir embora dali. Passou muita coisa na minha cabeça. Foi um turbilhão de emoções, um baque muito grande. Eu fui lá pra ver só um bebê e descobri 6. A minha vida mudou radicalmente depois disso", comentou a mãe.


Ultrassom de Quezia que mostra os seis bebês — Foto: Reprodução/Acervo pessoal


Recalculando a rota

A dona de casa contou que ela e o marido já estavam tentando ter mais um filho. O casal tem a pequena Heloísa, que vai fazer 5 anos em julho. Como a primogênita já estava falando que queria ter um irmãozinho, os dois resolveram tentar.



"Foi tudo natural. A gente já estava tentando há uns oito meses. Eu descobri a minha gravidez no final de abril. Fiz vários testes, até no laboratório. Até então, eu estava tranquila. Mas depois de saber dos 6 bebês, foi um susto muito grande", comentou Quezia.


Quezia e Magdiel já tem uma filha, a Heloísa, que vai fazer cinco anos — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Quezia contou que já explicou para a filha pequena que agora ela vai ter seu desejo atendido, mais multiplicado por seis.



"Ela não estava entendendo muito bem de início, mas depois a gente conversou e disse que ela vai ter seis irmãozinhos, fiz com a mãozinha. Agora ela já está entendendo e está toda feliz", explicou a dona de casa.

O casal, que está junto há quase dez anos, está focado nas mudanças que vão ter que fazer após saberem que a família vai aumentar, e bastante.


"Minha vida tá uma loucura. Minha casa só tem dois quartos, a gente já tava arrumando pra fazer uma cama nova. Mas agora eu vou ter que mexer nela, fazer um quarto grande para colocar os seis bebês. A gente vai ter que trocar de carro também, comprar uma mini van, porque agora vão ser nove pessoas, né?", disse Quezia.


Casal conseguiu ouvir os seis corações dos bebês durante ultrassom — Foto: Reprodução/Redes sociais


Rotina dos sêxtuplos nas redes

Após a descoberta que mais seis crianças iriam fazer parte da família, e passado o susto da hora do exame, Quezia e o marido começaram a se organizar e criaram um perfil nas redes sociais para postarem sobre a rotina da gravidez dos sêxtuplos.


O vídeo com a primeira ultrassom mostrando a descoberta do casal já tem mais de 22 mil visualizações.


"Eu só fiquei mais tranquila mesmo depois que tive o apoio dos amigos, da família. Mas a gente conversou e vimos que vamos precisar de muita ajuda, estamos pensando até em fazer uma vaquinha, porque vai ser muito gasto, muita despesa. Minha mãe vai até se mudar de Vila Velha para Colatina para poder me ajudar", explicou Quezia.


Quezia e o marido Magdiel estão juntos há dez anos — Foto: Reprodução/Redes sociais


Quezia ainda não sabe quando os bebês vão nascer. Mas como está grávida de dois meses, a previsão é de que seja no máximo até outubro. A gravidez é considerada de risco.


Enquanto isso, a dona de casa sabe que vai ter que ficar acompanhando de perto cada avanço da gravidez juntamente com os médicos.


"Geralmente, sêxtuplos são prematuros. O sexo deles só vamos descobrir mais pra frente, queremos fazer um chá revelação também. A gente nunca pensa que vai acontecer com a gente, é muita criança" relatou Quezia.

Acompanhamento médico

Segundo a radiologista Andréa Raposo, essa foi a segunda vez que a médica atendeu uma paciente que estava grávida de sêxtuplos, mas no Espírito Santo foi a primeira vez.


"No primeiro momento é um choque para todo mundo. A gente vai vendo e durante o exame o número de bebês só foi aumentando. É quatro, é cinco, é seis", disse Andréa.

A médica reforçou que Quezia vai precisar acompanhar cada passo da gravidez com os médicos.


"Foi uma gravidez natural mesmo. Mas toda gravidez múltipla é uma gravidez de risco. Possivelmente eles devem nascer prematuros", finalizou a radiologista.


fonte: g1

Leia Mais ››

WhatsApp ganha recurso para proteger conversas com senha ou biometria; veja como usar

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) um novo recurso para que os usuários possam proteger conversas específicas no aplicativo de mensagens.


WhatsApp ganha recurso para proteger conversas específicas — Foto: Divulgação/WhatsApp


A nova ferramenta permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é "transferido" para uma pasta segura, chamada "Conversas protegidas".


As conversas nessa pasta só podem ser acessadas quando a pessoa digita a senha ou usa a biometria, como a impressão digital ou facial, já cadastradas no seu dispositivo. "A função também esconde automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações", disse a empresa.


"Essa funcionalidade é ótima para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa está segurando seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial", completou.



Como usar o 'Conversas protegidas'

A novidade começa a aparecer hoje e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas. Veja como usar:


Abra o WhatsApp e toque no nome de um contato ou grupo, e selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas;

Para revelar os chats ocultos, arraste lentamente a caixa de entrada para baixo e insira a senha ou a biometria.

Segundo o WhatsApp, o aplicativo ganhará, nos próximos meses, mais recursos de segurança, como a criação de senha personalizada para conversas específicas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 1° caso de gripe aviária; 2 aves silvestres contaminadas são do Espírito Santo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus da influenza aviária, o H5N1, nesta segunda-feira (15). Os animais são da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida Trinta-réis-bando, e foram resgatadas no litoral do Espírito Santo.


Aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus. — Foto: Cláudio Dias Timm


No momento do resgate, uma das aves estava localizada no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória.


Os dois casos não afetam a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) e os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

É a primeira vez que o Brasil apresenta casos de gripe aviária.


Os animais infectados não fazem parte do sistema industrial brasileiro, ou seja, os casos não afetam aves e ovos disponíveis nos supermercados e a seguridade alimentar da população, aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência devido aos casos.


Segundo nota da instituição, a medida busca "aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de gripe aviária".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Menino de 3 anos morre após ficar trancado dentro de carro em MT

Um menino de 3 anos morreu após entrar no carro da mãe para brincar e ficar trancado, em Guarantã do Norte, a 771 km de Cuiabá, nesse domingo (14). Heitor Brito Wuaden foi encontrado no veículo desacordado pela própria mãe.


Heitor Brito Wuaden, de 3 anos, morreu — Foto: Divulgação


De acordo com a Polícia Civil, a criança era autista e que tinha o costume de brincar e passar um tempo dentro do carro dos pais, pois gostava disso.


O pai da criança contou aos policiais que a esposa dele chegou em casa com Heitor por volta de 13h de sábado (13) e foram se deitar.



Tempo depois, a mulher acordou e sentiu falta da criança, a encontrando já no veículo.


Segundo a polícia, Heitor foi levado ao hospital desacordado, mas apesar das tentativas de reanimá-lo, ele não resistiu.


A Polícia Civil informou que apura a ocorrência.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Barroso revoga suspensão do piso nacional da enfermagem


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta segunda-feira (15) a suspensão do piso salarial da enfermagem - aprovado em lei pelo Congresso Nacional no ano passado. Com isso, fica liberado o pagamento do valor.


A decisão ocorre após a sanção da lei que permitiu ao governo federal transferir R$ 7,3 bilhões para que estados e municípios paguem o novo valor aos profissionais. E será analisada pelos demais ministros no plenário virtual, em sessão que começa no dia 19 de maio.


No caso de estados e municípios, a remuneração deve ser feita dentro dos limites da verba repassada pela União. Já no caso das unidades particulares, o ministro previu a possibilidade de negociação coletiva, mantendo suspenso o trecho da lei que impedia o procedimento.


Decisão

Barroso considerou que é possível liberar o pagamento da remuneração mínima porque o governo e o Congresso viabilizaram a transferência dos recursos.


“A situação aqui analisada torna-se mais próxima à de outros pisos salariais nacionais aplicáveis a servidores públicos que tiveram a sua constitucionalidade reconhecida por este Supremo Tribunal Federal", escreveu.

O ministro ponderou, contudo, que o montante reservado para a medida não parece ser suficiente para o custeio do piso. Informações apresentadas no processo por instituições do setor estimam impacto financeiro, no primeiro ano, de R$ 10,5 bilhões somente para os municípios.


Barroso ressaltou que uma lei federal não pode impor a gestões locais o piso sem prever, de forma integral, a verba para cobrir os novos custos. Isso poderia comprometer a autonomia financeira de estados e municípios, violando o princípio federativo, que é cláusula pétrea da Constituição.


O ministro também pontuou que, para o setor privado, "subsistem os riscos dos efeitos nocivos mencionados na medida cautelar; quais sejam, a probabilidade de demissões em massa de profissionais da enfermagem, notadamente no setor privado e o prejuízo à manutenção da oferta de leitos e demais serviços hospitalares".


Mas concluiu que não contemplar os profissionais dessa área poderia gerar questionamentos com base no princípio da igualdade. Por isso, para este setor permitiu as negociações coletivas e deu prazo para a implementação da decisão, com efeitos a partir de 1o de julho deste ano.


Histórico

Em julho do ano passado, o Congresso Nacional aprovou uma mudança na Constituição para estabelecer uma remuneração mínima para o enfermeiro, o técnico de enfermagem, o auxiliar de enfermagem e a parteira, a ser seguida tanto pelo setor público quanto empresas privadas.


Em agosto, o Poder Legislativo também aprovou a lei citada pela emenda constitucional, fixando o valor de R$ 4.750 para os enfermeiros - técnicos de enfermagem ganharão 70% deste valor; já auxiliares e parteiras terão o correspondente a 50% do piso.


Em setembro, o tema chegou ao Supremo. Relator da ação que questionou a medida, o ministro Barroso decidiu pela suspensão da norma até que fossem analisados os impactos financeiros das medidas para estados, municípios, órgãos do governo federal. A decisão individual foi posteriormente confirmada pela Corte.


Em dezembro, uma nova emenda constitucional definiu que caberia à União, por meio de lei, prestar assistência financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e às entidades filantrópicas para custear o piso.


Neste ano, o Congresso aprovou a lei com a definição do valor de repasse da União às gestões locais. Esta medida foi sancionada pelo presidente e está em vigor.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro pagava despesas em dinheiro vivo para pequenos fornecedores, dizem advogados


Advogados de Jair Bolsonaro afirmaram em entrevista coletiva que o ex-presidente pagava despesas em dinheiro vivo para pequenos fornecedores e fornecedores informais, sem CNPJ.


Os advogados chamaram a imprensa para falar sobre as investigações da Polícia Federal que mostram mensagens de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, determinando a funcionários que gastos da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de parentes fossem feitos em dinheiro vivo.


Essa prática, segundo a Polícia Federal, dificulta a identificação de quem enviou o dinheiro.


Para a defesa de Bolsonaro, não houve irregularidade.


“Como funcionava? Quando existente CNPJ do fornecedor, o presidente pagava os boletos, e todos os extratos serão apresentados pela defesa. No caso de pequenos fornecedores ou fornecedores informais ou não possuidores de CNPJ, o presidente sacava valores, que eu tenho nesta planilha de todos os meses. E eu colocarei à disposição da imprensa oportunamente”, afirmou o advogado e ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten.


O advogado afirmou ainda que Bolsonaro não usava o cartão corporativo, a que todo presidente tem direito, para gastos d a família.


"O cartão corporativo jamais foi utilizado para pagamento de qualquer custo, ou qualquer compra."


'Pão duro'

A imprensa também questionou a defesa de Bolsonaro sobre mensagens em que Cid determina a funcionários da Presidência pagamentos em nome de Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama.


Wajngarten disse que conversou com Michelle e perguntou por que ela não solicitou um cartão de crédito para Bolsonaro. A resposta de Michelle, segundo o advogado, é que Bolsonaro é "pão duro".


"Perguntei à dona Michele há meia hora [sobre o porquê de não ter pedido um cartão para o marido] e ela me respondeu que 'meu marido sempre foi muito pão duro'”.


Mauro Cid Barbosa foi preso no início deste mês por suspeita de falsificar o comprovante de vacinação dele, de familiares, de Bolsonaro e da filha do ex-presidente.


Mensagens de Cid

As mensagens obtidas pela PF mostram ainda Mauro Cid indicando às assessoras que depositassem valores em uma conta bancária de Michelle. As informações foram reveladas em reportagem do site "UOL" e confirmadas nesta segunda-feira (15) pela TV Globo.


As mensagens incluem recibos de depósitos financeiros, enviados por ajudantes de ordens da Presidência em um grupo de aplicativo de mensagens.


Nesse grupo, os funcionários que atendiam Bolsonaro e Michelle pediam a quitação de despesas da então primeira-dama e de parentes dela – e enviavam, em seguida, os comprovantes de pagamen


Em uma dessas mensagens, a assessora Giselle da Silva pede que Mauro Cid fizesse pagamentos mensais a Rosimary Cardoso Cordeiro – amiga de Michelle Bolsonaro.



A Polícia Federal identificou seis depósitos do tipo para Rosimary, entre fevereiro e maio de 2021. Os valores somam R$ 10.133,06.


A PF encontrou, ainda:


seis comprovantes de depósitos feitos por Mauro Cid diretamente para Michelle entre março e maio de 2021, com valor total de R$ 8,6 mil;

mais seis depósitos entre março e maio de 2021, totalizando R$ 8.520, para Maria Helena Braga, que é casada com um tio de Michelle.

A troca de mensagens entre ajudantes de ordens da Presidência da República incluiu ainda o boleto de uma despesa médica dessa tia da ex-primeira-dama no valor de R$ 950,27.


Segundo a PF, esse documento gerou um "alerta" de Mauro Cid no Grupo.


"Mauro Cid encaminha orientação do Exmo. Sr. Presidente da República, no sentido de o pagamento do boleto GRU [Guia de Recolhimento da União] ser feito em dinheiro para 'evitar interpretações equivocadas'", indica o relatório policial.


Já em setembro de 2021, uma assessora de Michelle Bolsonaro envia no mesmo grupo de mensagens um outro boleto de plano de saúde. Desta vez, referente a Yuri Daniel Ferreira Lima, irmão de Michelle, no valor R$ 585.


Em seguida, Mauro Cid envia, também no grupo, o comprovante de pagamento.


No relatório obtido pela TV Globo, a Polícia Federal afirma que fica "evidenciado" que os recursos "saíram da conta pessoal do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Bolsonaro".


No fim do mês, a assessora encaminha um novo boleto do plano de saúde de Yuri Daniel para Mauro Cid. E diz que o pagamento foi solicitado por Michelle.


Desta vez, no entanto, Mauro Cid responde com uma mensagem de áudio. O conteúdo da fala consta do documento da PF:


"Não tem como mandar esse tipo de boleto. Quando for assim, me manda só o pedido do dinheiro e vocês pagam por aí, porque isso não é gasto do presidente. Nem da dona Michelle! É, deve ser de um terceiro que ela está pagando aí, a conta desse terceiro aí!", diz Cid no áudio transcrito.


A assessora pergunta, então, se poderia buscar o dinheiro em espécie. Mauro Cid concorda.


PF vê desvio de dinheiro público

No relatório, a Polícia Federal afirma ao STF que as transações descritas e solicitadas nesse grupo de mensagem indicam desvio de dinheiro público para atender despesas da Presidência da Repúblic


"No período compreendido no ano de 2021, em Brasília, por diversas vezes, Mauro Cesar Cid, na condição de ajudante de Ordens da Presidência da República, pessoalmente ou por intermédio de servidores da Ajudância de Ordens, e outras pessoas não identificadas (supridos), desviou e/ou concorreu para desviar dinheiro público oriundo de suprimento de fundos do Governo Federal, em valor total ainda a ser apurado, destinado originalmente ao atendimento de despesas da República", diz o relatório.


fonte: g1

Leia Mais ››