segunda-feira, maio 30, 2022

Homem encontrado morto em veleiro à deriva morreu por desidratação e desnutrição extremas, diz Itep

O homem encontrado morto dentro de um veleiro que estava à deriva a 26 km da costa de Natal, no último dia 7 de maio, morreu por desidratação e desnutrição extremas.


Veleiro ancorado no Iate Clube em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelos peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), responsáveis pela investigação para definir a causa da morte.


O corpo ainda não foi identificado oficialmente. Os investigadores acreditam que se trata do italiano Stefano Magnani, de 52 anos, cujos documentos foram encontrados dentro do barco.


Segundo o perito Fernando Marinho, a altura (1,83 m) e a idade aproximada - entre 50 e 55 anos - levam a crer que se trata da mesma pessoa. No entanto, até o momento, o órgão não recebeu material genético da família para poder fazer o exame de DNA.


Ainda de acordo com os peritos, a morte teria acontecido nos últimos dias de fevereiro, mais de um mês antes do barco ser encontrado por pescadores a 26 km da costa potiguar.

O corpo não tinha nenhuma lesão traumática, ou machucado.


"O corpo já se encontrava mumificado, mas totalmente preservado", disse a perita Elaine Cunha. Apesar disso, não foi possível fazer a identificação por digitais.


Peritos do Itep durante entrevista coletiva no início da tarde desta segunda-feira (30) em Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Por meio das análises químicas, os peritos constataram que o homem teria morrido por falta de água e comida.


"Esse primeiro laudo já foi enviado às autoridades competentes. Ele teria morrido há cerca de dois meses, em fevereiro. Não podemos precisar o dia, mas o mês e o ano, sim. Foram feitos rigorosos exames e observamos que ele teve extrema desidratação. Não foi observada nenhuma lesão que leve a uma morte com suspeita de violência", afirmou o perito Fernando Marinho.

De acordo com o profissional, a família da suposta vítima já foi contatada pelo consulado italiano e vai enviar material genético para comparação do DNA.


O veleiro

O veleiro Mona-Mi F. S. foi encontrado em alto mar, à deriva, a 26 km da costa de Natal, no dia 7 de maio. A embarcação foi rebocada por um barco pesqueiro até o Iate Clube de Natal, onde ficou ancorada.


O barco estava com o leme e o mastro quebrados e tinha vários outros sinais de depredação.


Os funcionários do Iate Clube consideraram que, pelo estado em que o barco foi encontrado, pode ter passado muito tempo à deriva.


Parte da proa também estava destruída - provavelmente pela queda do mastro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN inicia emissão de novo modelo de CNH nesta quarta-feira (1º)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) começa a emitir nesta quarta-feira (1º) o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o órgão, a mudança amplia a segurança do documento com uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.


Detran-RN inicia emissão de novo modelo de CNH nesta quarta-feira (1º) — Foto: Divulgação


Por causa disso, o processo de impressão de CNH ficará suspenso nesta segunda-feira (30) e na terça-feira (31), com o objetivo de ajustar o sistema do Detran com o do Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para começa a operar imprimindo o novo modelo gráfico de CNH na quarta-feira (1º).



"Estamos fazendo uma parada técnica somente no setor de emissão de CNH impressa para que o novo modelo seja inserido e possamos iniciar a impressão deste documento, que agora se torna mais seguro, dificultando a falsificação e facilitando a identificação da originalidade da CNH", explicou o coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Jonas Godeiro.


As CNHs no modelo antigo continuam valendo de acordo com a data legal impressa no documento, sendo apenas alterada para o novo modelo no momento em que o condutor for realizar a renovação ou outro serviço que exija uma nova emissão da CNH.

"Não há necessidade de mudança da CNH antiga para a nova enquanto a primeira estiver com data de validade em dia", completou o coordenador.


O que mudou?

Entre as principais mudanças, a nova CNH trará uma coluna com a categoria, imagem (silhueta) do automóvel e a indicação do condutor se está apto a dirigir aquele tipo de veículo. É possível identificar se o condutor tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D". O modelo vai mostrar se o condutor utiliza a CNH para atividade remunerada, ou seja, a trabalho, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.



A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia do condutor, com exceção da assinatura do motorista. Será impressa nas cores verde e amarelo com assinatura na parte inferior da foto do condutor. A alteração segue o que determina a resolução número 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, e atinge todo o país.


Detran-RN inicia emissão de novo modelo de CNH nesta quarta-feira (1º) — Foto: Divulgação


Fonte: g1

Leia Mais ››

Eleições 2022: os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Norte

O primeiro turno das eleições 2022 para o governo do Rio Grande do Norte, bem como para outros cargos, está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificaram nos últimos meses.


Governadoria do Rio Grande do Norte RN fachada sede prédio Governo do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.


O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.


O g1 RN mostra as pré-candidaturas oficializadas até o momento no Rio Grande do Norte:


Clorisa Linhares (Brasil 35)


Clorisa Linhares (Brasil 35) é pré-candidata ao governo do RN — Foto: Divulgação/Redes sociais


Situação: A ex-vereadora da cidade de Grossos, Clorisa Linhares também foi candidata a prefeita da cidade em 2020, ficando na terceira colocação, com 2.232 votos (28,77% dos válidos). Ela é servidora pública e é evangélica. Nas redes sociais, se apresenta como bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com especializações em gestão e segurança pública.


Lançamento: o nome de Clorisa foi lançado oficialmente pelo partido em novembro de 2021, em um evento em Mossoró, a segunda maior cidade do estad, na região Oeste.


Fábio Dantas (Solidariedade)


Fábio Dantas (Solidariedade), pré-candidato ao governo do RN — Foto: Rudimar Ramon/Solidariedade/Divulgação


Situação: Fábio Dantas foi deputado estadual entre 2011 e 2014 e vice-governador na gestão de Robinson Faria (atualmente no PP) entre 2015 e 2018. Em 2018, rompeu com Robinson e chegou a lançar uma pré-candidatura, que não prosseguiu. Ele é advogado e empresário e, desde que deixou o último cargo público, estava na administração de seus negócios. Nos últimos meses, se aproximou de representantes do grupo de Jair Bolsonaro, como o ex-ministro Rogério Marinho, pré-candidato ao Senado.


Lançamento: o nome de Fábio foi lançado oficialmente pelo Solidariedade em abril, em um evento realizado em Natal com a presença de vários apoiadores.


Fátima Bezerra (PT)


Fátima Bezerra (PT) é pré-candidata ao governo do Rio Grande do Norte e busca reeleição — Foto: PT/Divulgação


Situação: Fátima Bezerra é a atual governadora do Rio Grande do Norte e vai tentar reeleição. Ela foi deputada estadual, deputada federal e senadora pelo Rio Grande do Norte e deixou o mandato no senado para assumir a gestão estadual em janeiro de 2019. Fátima é professora e venceu a eleição de 2018 com 1.022.910 de votos (57,60% dos válidos) no segundo turno contra o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). O então adversário agora faz parte da chapa lançada por ela como pré-candidato ao Senado.


Lançamento: O lançamento da pré-candidatura de Fátima foi aprovado por maioria, neste domingo (29), no Encontro de Estratégia Eleitoral 2022 do PT.


Rosália Fernandes (PSTU)


Rosália Fernandes, pré-candidata do PSTU ao governo do RN — Foto: PSTU/Divulgação


Situação: Rosália Fernandes é servidora pública na área da Saúde e ligada ao movimento sindical do estado, tendo atuado como diretora de entidades. Ela foi candidata a prefeita de Natal em 2016, quando obteve 1.398 votos (0,39% dos votos válidos); e em 2020, quando terminou o pleito na 12ª colocação, com 880 votos (ou 0,26% dos válidos).


Lançamento: O PSTU aprovou a pré-candidatura de Rosália em uma reunião realizada no último sábado (28).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Névoa muda cenário e chama atenção de potiguares na manhã desta segunda (30)

Uma névoa chamou a atenção de potiguares, no início da manhã desta segunda-feira (30) em Natal e cidades da região metropolitana.


Névoa cobre prédios na região metropolitana de Natal — Foto: Hudson Helder/Cedida


A neblina de cor cinza tomou o horizonte, cobrindo parcialmente a visão de prédios e outras construções da cidade.


"Vi o céu cinza e jurei que era chuva. Olhei melhor e vi que é uma névoa. Natal, é você?", questionou uma moradora da capital nas redes sociais. "Amanhecer atípico em Natal. Muita névoa sobre toda a cidade", comentou outro usuário.


De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte, a neblina é causada pela alta umidade alta, acima de 80%, aliada à condição de ventos fracos.


Névoa foi vista na manhã desta segunda-feira (30) em Natal — Foto: Hudson Helder/Cedida


Como a umidade formada na superfícia da terra encontra uma temperatura mais fria na atmosfera, fica concentrada próximo da terra.


"A saturação dessa umidade, devido a diminuição da temperatura na madrugada/amanhecer dá origem a névoa úmida, tipo de nuvem baixa que não faz chuva", explica Bristot.

A névoa se dissipa ao longo do dia, com o aumento da temperatura.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morre aos 88 anos

O ator e diretor Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, morreu no Rio nesta segunda-feira (30), aos 88 anos.


Milton Gonçalves em 'O Tempo Não Para', de 2018 — Foto: Paulo Belote/Globo


Conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "O bem-amado" (1973), "Pecado capital" (1975) e "Sinhá Moça" (1986), ele morreu em casa por volta de 12h30, segundo a família, por consequências de problemas de saúde decorrentes de um AVC sofrido em 2020.


Na ocasião, o ator ficou três meses internado e precisou de aparelhos para respirar.


O velório acontecerá nesta terça-feira (31) no Theatro Municipal, no Centro da cidade. O horário ainda não foi divulgado.


O ator também venceu preconceitos e lutou pelo reconhecimento do trabalho dos negros, como lembrou o filho e também ator Mauricio Gonçalves (leia mais abaixo).


'O Bem-Amado': Ruth de Souza e Milton Gonçalves — Foto: Divulgação/Globo


Nascido em 9 de dezembro de 1933, na pequena cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton Gonçalves fez mais de 40 novelas só na Globo, onde também atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de "Irmãos Coragem" (1970); "A Grande Família" (1972); e "Escrava Isaura" (1976).


Outros trabalhos de destaque do ator foram as séries "Carga Pesada" (1979) e "Caso Verdade" (1982-1986).


Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela "Sinhá Moça" (2006) lhe valeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Milton foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento.


Milton Gonçalves na mensagem de fim de ano da Globo, em 1991 — Foto: Acervo TV Globo


A última novela que o ator Milton Gonçalves participou na TV Globo foi "O Tempo Não Para" (2018), quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu.


Ainda criança, Milton se mudou com a família para São Paulo, onde foi aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico. Ele fez teatro infantil e amador. Sua estreia profissional acorreu em 1957, no Arena, na peça "Ratos e Homens", de John Steinbeck.


Junto com Célia Biar e Milton Carneiro, Gonçalves formou o primeiro elenco de atores da Globo. Ele chegou à emissora a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme "Grande Sertão" (1965), dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.



"Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz", recordou Milton em um depoimento para a TV Globo.


Milton Gonçalves durante gravação da vinheta de fim de ano da Globo, em 1997 — Foto: Acervo TV Globo


Ator lutou por bons papéis para negros

O filho de Milton Gonçalves, o também ator Maurício Gonçalves, lembrou que o pai venceu preconceitos e lutou pelo reconhecimento do trabalho dos negros.


"Esse Milton que as pessoas não conhecem, batalhador. Nunca deixou cair a peteca no que tange aos filhos. O maior ensinamento meu pai me passou: ser guerreiro, nunca abaixar a cabeça a não ser para os sábios, mas lutar o tempo todo".



Maurício disse que sempre teve o pai como herói. Quando criança, quando viu a personagem Zelão das Asas voando na novela ficou ainda mais impressionado.


"Ele sempre voou e gerou esses frutos. A gente tenta fazer o melhor possível, a gente tenta honrar essa memória do meu pai. A gente tenta fazer o melhor, mas é lutar para tentar chegar perto", disse Maurício.


Outras personagens como Rainha Diaba também foram muito marcantes. Era a época da ditadura, e Maurício diz que não deve ter sido fácil fazer um fora da lei, negro e homossexual, num tempo difícil, cheio de preconceitos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta segunda-feira (30) que acionou a Justiça Federal em Redenção, no sudeste do Pará, processando o governo federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que sejam obrigados a realizar fiscalizações emergenciais e imediatas na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin Mebengokrê.


Área de garimpo ilegal dentro da reserva indígena Trincheira-Bacajá, no PA — Foto: Reprodução / MPF


Segundo o órgão, as ações devem conter invasões e desmatamento que tornaram a área, nos últimos três anos, uma das mais desmatadas da Amazônia.


A procuradoria aponta que, em 2020, a TI Trincheira-Bacajá alcançou o quarto lugar no ranking das áreas indígenas mais desmatadas na região, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



Os próprios Xikrin denunciaram a situação à Funai, ao Ibama e ao MPF, segundo o órgão. Eles avisaram que os invasores estariam se aproximando de aldeias, "o que pode levar a um conflito a qualquer momento".


Em nota, o órgão disse que "pressionou a Funai e o Ibama diversas vezes para que fossem tomadas providências, sem resultado, o que caracteriza a omissão das duas instituições que deveriam proteger os povos indígenas e o meio ambiente".


Em ação protocolada na Justiça, o MPF pontua que, ao criar o Conselho Nacional da Amazônia Legal e concentrar atividades na vice-presidência da República, o governo federal "retirou o controle das fiscalizações ambientais do órgão com maior expertise técnica, que é o Ministério do Meio Ambiente".


O g1 solicitou nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela coordenação de ações federais de fiscalização e combate a crimes ambientais; a Funai, responsável pelas áreas indígenas; e ao Ibama, responsável pelas fiscalizações ambientais, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.


'Fiscalização com falhas'

A ação cita que, para o MPF, “é fato notório que o poder executivo federal se omite deliberada e ilegalmente no seu dever de proteção territorial das terras indígenas".


"Por essa razão, urge que o poder judiciário faça cumprir a lei e determine à União que empregue todas as forças e órgãos de segurança (...), das esferas estadual e municipal, para coibir as invasões e explorações ilícitas na Terra Indígena Trincheira-Bacajá".

Pedidos à Justiça

O documento do MPF pede que a Justiça Federal ordem urgente para obrigar o Ibama a deflagrar fiscalizações emergenciais, devendo inutilizar qualquer máquina, equipamentos e bases de apoio aos invasores.


A liminar pode obrigar também a União a empregar todas as forças civis e militares e órgãos de segurança, federais ou estaduais, com apoio de aeronaves, servidores, e o que mais for necessário, para coibir as invasões na área indígena.


O MPF também pediu que a União seja obrigada a instaurar inquéritos policiais ou dar andamento prioritário aos que já existem sobre crimes de invasão, exploração e usurpação ilegal no interior da área, no âmbito da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.



Segundo a procuradoria, o objetivo é que as investigações sejam concluídas no prazo máximo de seis meses.


E ainda, solicita que a Funai deve ser obrigada a elaborar relatório técnico detalhado mapeando a expansão das invasões e desmatamentos ocasionados dentro da TI, compartilhando resultados com o MPF e com a PF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um caso suspeito está no Ceará e o outro, em Santa Catarina. Um terceiro caso, que pode ser suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul.


Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP


Segundo a pasta, os pacientes "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial".


Caso monitorado no Rio Grande do Sul

Um terceiro caso, que pode vir a ser classificado como suspeito, está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Saúde.


"A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito", disse a pasta.


A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul afirmou que está investigando "um indivíduo com história de viagem", mas o caso ainda está sendo discutido com o Ministério da Saúde – isso porque, segundo o órgão estadual, "a pessoa tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação".


Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.


"Depois do período de incubação [tempo entre a infecção e o início dos sintomas], o indivíduo começa com uma manifestação inespecífica, com sintomas que observamos em outras viroses: febre, mal-estar, cansaço, perda de apetite, prostração", explica Giliane Trindade, virologista e pesquisadora do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.


"O que é um diferencial indicativo: o desenvolvimento de lesões – lesões na cavidade oral e na pele. Elas começam a se manifestar primeiro na face e vão se disseminando pro tronco, tórax, palma da mão, sola dos pés", completa Trindade, que é consultora do grupo criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar os casos de varíola dos macacos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia acredita que criminosos que invadiram apartamento de Carlinhos Maia tinham 'informação privilegiada'

Os delegados que investigam a invasão ao apartamento do casal de influenciadores Carlinhos Maia e Lucas Guimarães, em Maceió, disseram em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (30) que ao menos duas pessoas participaram do furto e que elas podem ter conseguido "informação privilegiada".


"Existe uma linha de investigação de que haja algum tipo de informação privilegiada que tenha possibilitado o crime. Não necessariamente de alguém de dentro do convívio [do casal], mas alguém que tivesse o conhecimento de toda a rotina", afirmou o delegado Thales Araújo.

O crime aconteceu na noite de sábado (28). De acordo com estimativas do casal, que não está em Maceió, os criminosos levaram ao menos R$ 5 milhões em joias, relógios e outros pertences de valor. Carlinhos Maia está em Aracaju (SE), onde realizou uma lipoaspiração, e Lucas Guimarães está em Cancún, no México, em uma viagem a trabalho.



"Arrombaram a porta do meu apartamento em Maceió. Levaram relógios (inclusive o último que acabei de comprar), levaram meu cofre com minhas joias. As autoridades já foram acionadas", postou Carlinhos Maia no Instagram.


Carlinhos Maia divulga foto de colar que foi furtado do seu apartamento em Maceió — Foto: Reprodução/Instagram


A Polícia Civil teve acesso a imagens de câmeras de segurança que mostram duas pessoas no prédio, com os rostos cobertos. A suspeita é de que uma delas seja um homem jovem e a outra seja uma mulher, ainda não identificados. Para os investigadores, há falhas de segurança no imóvel que facilitaram a ação criminosa.


"É uma situação complicada pelas falhas de segurança, as falhas de segurança do empreendimento. São pontos cegos tanto no sistema de vigilância e falhas procedimentais, falhas humanas", afirmou Araújo.



O delegado Lucimério Campos, que também participa da investigação do caso, disse ainda que além de haver pontos em que as câmeras de segurança não cobrem, outros equipamentos não estavam funcionando.


"Houve facilitadores que permitiram que o crime ocorresse. Esses pontos estão sendo levantados na investigação. Há falhas nos equipamentos de segurança, alguns não estavam gravando, outros não estão funcionando e há os pontos cegos, esse contexto todo existe nesta situação", afirmou o delegado.

A Polícia Civil já começou a ouvir testemunhas. Lucas Guimarães também comentou o crime em seu Instagram e pediu ajuda para que os envolvidos sejam identificados. “A gente está decepcionado, está triste. Ajudem a localizar esses bandidos, que eu sei que a verdade há de aparecer e de prevalecer”, disse.


Sobre os objetos furtados do apartamento do casal, os investigadores dizem que não podem precisar o valor do prejuízo, mas explica como era o cofre levado pelos criminosos.


"Um cofre portátil, do tamanho de uma caixa. O cofre era onde ele guardava bens preciosos, mas os valores não podemos informar ainda. Estamos trabalhando com algumas informações ainda em sigilo para evitar que as investigações sejam prejudicadas", disse o delegado Araújo.


O advogado de Carlinhos Maia, Luiz Gusman, informou que o influencer receberá alta, provavelmente, na próxima semana e que poderá contribuir mais para a investigação quando estiver recuperado da lipoaspiração. Disse ainda que não suspeita de ninguém próximo que possa ter participado do crime.



“Nós estamos acompanhando os trabalhos que a polícia vem desenvolvendo, a gente viu que existem algumas possibilidades, dentre elas a de que tenham sido pessoas próximas, é um fato que a polícia está investigando. Faço questão que a gente acompanhe essa investigação", disse o advogado do influencer.

Durante os primeiros levantamentos no apartamento, os investigadores colheram pistas que podem ajudar a identificar os criminosos.


"Foram colhidas algumas impressões digitais, foram colhidos extratos de suor em alguns objetos revirados e o que se pode dizer é que o local onde a vítima guardava seus pertences foi completamente revirado", afirmou Lucimério Campos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idosa do RJ cai duas vezes no golpe do consignado, e funcionária do banco impede a terceira

Fazendo upload: 664119 de 664119 bytes.


Uma aposentada foi vítima de uma quadrilha que aplica golpes do empréstimo consignado pela terceira vez. Sem saber como os criminosos obtiveram os seus dados pessoais, ela teve dinheiro roubado de sua conta duas vezes.


Uma terceira tentativa, no valor de R$ 35 mil, só não foi concluída devido à ligação de uma funcionária que trabalha para bancos e financeiras.


"Ela estranhou porque tinha sido uma segunda solicitação em um espaço curto de tempo, e vinculado a bancos diferentes", informou a aposentada Iara Rodrigues.


A aposentada também não sabe como os golpistas conseguiram fazer o empréstimo em seu nome pela segunda vez, visto que ela já tinha realizado o pedido de bloqueio desse tipo de solicitação junto ao INSS.



"Entrei em contato com o 135 do INSS e pedi que verificassem a minha situação. A menina me confirmou que havia um empréstimo em meu nome e disse para eu realizar o bloqueio da solicitação em uma agência física pois ela não tinha autonomia para fazer o processo".


"Entretanto, eu não consegui mais entrar no aplicativo porque o golpista já havia alterado a minha senha, e-mail, telefone de contato, enfim, todos os meus dados", completou.

No primeiro golpe, aplicado no ano de 2020, os golpistas conseguiram retirar R$ 20 mil no nome da aposentada. No de agora, foram mais R$ 5 mil. Como mostra o extrato do benefício da aposentada, o primeiro desconto está programado para o começo de junho — serão 84 parcelas de R$ 159,00.


Após ser surpreendida com a notícia de um novo empréstimo no benefício do INSS, Dona Iara foi até a 23ª DP (Méier), na Zona Norte do Rio. Mas como o sistema estava fora do ar, ela recebeu a orientação para registrar a ocorrência pela internet.


Um documento do banco mostra que o pedido do último empréstimo foi reprovado. Entretanto, a aposentada tem medo que mesmo assim a primeira parcela seja descontada, como mostra seu extrato do INSS.



"Ele bloqueou o pedido de empréstimo, mas as parcelas continuam lá. Esse primeiro empréstimo está lá para ser descontado. Eu espero que o INSS redobre sua atenção e que ele dificulte essa margem de benefício, de empréstimo, porque está tudo muito liberado. Está tudo muito fácil", finalizou.


O que diz o INSS

O INSS informou que todos os dados bancário são sigilosos e que adota políticas para garantir a segurança das informações.


Em relação ao caso da Dona Iara, o instituto confirma que há um empréstimo consignado ativo de cerca de R$ 5.800, mas que ainda não houve desconto no benefício referente a ele.


O INSS também disse que o empréstimo consignado é uma operação feita entre a instituição financeira e o segurado. Dessa forma, em caso de discordância, o segurado deve procurar diretamente a instituição financeira. Denúncias devem ser registradas no portal do consumidor, no link: www.consumidor.gov.br.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Gkay doa R$ 100 mil para vítimas das chuvas em Pernambuco; famosos pedem ajuda para região

Famosos se reuniram em campanha para ajudar vítimas das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias. Já são 87 mortes confirmadas e ao menos 56 desaparecidos.


Gkay doa 100 mil para vítimas das chuvas no Recife; famosos pedem ajuda para região — Foto: Reprodução/Instagram


O governo do estado ainda não atualizou o número de desabrigados nesta segunda-feira (30). Mas até domingo (29), eram mais de 3,9 mil, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.


A influencer e comediante Gkay fez uma série de postagens em sua rede social pedindo ajuda para as vítimas. Além das publicações, ela fez uma doação de R$ 100 mil para uma das instituições que está angariando fundos para auxílio das vítimas. "Espero que ajude", escreveu a humorista em seu Instagram.



"Acho que as pessoas não têm ideia do que tá acontecendo lá. Todas as vezes que eu fui em Recife, eu lembro muito do carinho que as pessoas me receberam lá, então por favor, vamos ajudar Recife. Seja de qualquer forma. Compartilhando uma imagem, você não tem noção do quanto você ajuda, porque você vai reverberando, e mais pessoas vão sabendo e mais doações vão acontecendo. E se você tiver nem que seja um cobertor para doar, vamos ajudar", afirmou a influencer e humorista.


"Recife é do lado da minha Paraíba e meu coração chegar a estar apertado aqui de ver o que estou vendo."


Famosos fazem campanha para ajudar vítimas de Recife

No sábado (28), o ex-BBB Gil do Vigor pediu ajuda dos fãs.


"Minha gente, com essa chuva forte e deslizamentos, a região metropolitana do Recife está passando por um momento muito difícil. Nós precisamos ajudar, seja doando (procure um local de doação mais próximo), orando ou compartilhando. Posso contar com vocês?", escreveu Gil no Twitter.


Ludmilla, cantora


"Galera, a situação no Recife é muito séria. Por conta das chuvas que estão atingindo a região, tá rolando muito alagamento e o número de mortos já chegou em 33. Meu coração tá 💔!Pernambuco, estou com vocês. Estou entendendo como posso ajudar. Contem comigo."


Mumuzinho, cantor


"Com o coração apertado assistindo as imagens de Recife. Vamos ajudar."


Preta Gil, cantora


"Amores, Recife precisa de nós! Após fortes chuvas por lá, muitas famílias perderam literalmente tudo."


Ademara, humorista


"Inacreditável acompanhar todo o estrago que está acontecendo em Recife durante essas chuvas que todo ano causam a mesma coisa, e lembrar que essa é a cidade que nos últimos anos foi engolida por inúmeros prédios e condomínios de luxo. O que é prioridade pra essa prefeitura?"


Fonte: g1

Leia Mais ››

Para integrantes da Petrobras, governo pode não agir contra falta de diesel e ainda culpar a empresa

Diretores da Petrobras e integrantes do Conselho de Administração da empresa avaliam que há uma chance real de o governo Jair Bolsonaro não adotar medidas para enfrentar uma eventual escassez de diesel no segundo semestre deste ano e ainda culpar a empresa pela falta do combustível.


Sede da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Daniel Silveira/G1


No último dia 25 de maio, a Petrobras formalizou em ofício algo que já vinha alertando nos bastidores a integrantes do governo: o risco de uma eventual escassez de diesel no mundo e no Brasil, levando a uma crise de abastecimento no país.


A decisão de mandar um ofício visou exatamente deixar registrado que a empresa tem feito o aviso para não ficar, depois, com a culpa.



Mesmo avisado nos bastidores e alertado oficialmente, o governo Bolsonaro não estaria demonstrando, na avaliação de diretores e conselheiros, a preocupação necessária para enfrentar uma situação emergencial, que não seria restrita somente ao Brasil mas também em outros países, por conta de fenômenos sazonais e também conjunturais, como a guerra da Rússia na Ucrânia.


No ofício de 25 de maio, encaminhado ao governo e à Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Petrobras destaca que, além do aumento da demanda pelo produto no Brasil e no exterior, vai pesar também a paralisação para manutenção de algumas refinarias, medida de segurança e regulatória.


"Tais paradas são fundamentais e necessitam ser realizadas para atender aos requisitos de segurança e regulatórios. Como consequência, espera-se uma menor disponibilidade operacional do refino, diminuição da produção interna de derivados e aumento da dependência externa", afirma.


O ofício da Petrobras reforça que os "órgãos competentes estão devidamente informados e atualizados sobre o cronograma de paradas de refinarias". Mais à frente, a empresa destaca que esses fatores podem levar a uma crise de abastecimento no Brasil.


"Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias –apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”.



Ao final do ofício, a diretoria da Petrobras "manifesta a sua preocupação e propõe ao Ministério de Minas e Energia e à ANP que, no uso de suas atribuições e competências, avaliem ações estruturadas visando à segurança do abastecimento nacional de óleo diesel no segundo semestre de 2022".


Fonte: Blog do Valdo Cruz

Leia Mais ››

Em primeira nota conjunta, Lula e Alckmin parabenizam cardeais brasileiros escolhidos pelo Papa

A primeira nota conjunta assinada por Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) como candidatos a presidente e a vice parabeniza a escolha, pelo Papa Francisco, dos dois novos cardeais brasileiros: Dom Paulo Cezar Costa, atual arcebispo de Brasília, e Dom Leonardo Steiner, atual arcebispo de Manaus.


No texto, Lula e Alckmin ressaltam que os futuros cardeais conhecem "profundamente" a realidade brasileira, as "angústias" e as "esperanças" do povo.


A nota conclui dizendo que a ação pastoral dos dois novos cardeais dá a "certeza" de que eles "contribuirão com o Papa Francisco na superação das desigualdades e na construção do diálogo e da paz entre os povos".



De formas diferentes, Lula e Alckmin têm tradição no eleitorado católico. Lula, em razão da presença de movimentos sociais; e Alckmin, em razão de ser muito próximo de um setor influente do clero brasileiro.


Veja abaixo a íntegra da carta:


Nota conjunta escrita por Lula e Alckmin parabeniza novos cardeais brasileiros — Foto: Reprodução


Fonte: Blog do Camarotti

Leia Mais ››

Governo quer 'bolsa-caminhoneiro' para adiar crise dos combustíveis em ano eleitoral, avalia Alvaro Gribel

Diante da perspectiva de desabastecimento do diesel prevista para o segundo semestre deste ano pelo Conselho de Administração da Petrobras, o governo Bolsonaro vem "girando em círculos" para prevenir que a crise dos combustíveis comprometa o ano eleitoral.


É o que avalia o o colunista do jornal "O Globo" Alvaro Gribel em entrevista a Renata Lo Prete. No episódio #716 do podcast O Assunto, ele e o economista Fernando Camargo discutem o custo da crise para a relação entre Bolsonaro e os caminhoneiros.


Fazendo upload: 639454 de 639454 bytes.
Redução do preço do diesel foi uma das reivindicações da greve dos caminhoneiros, em 2018, durante o governo de Michel Temer — Foto: TV TEM / Reprodução


"O que o governo está tentando fazer agora é dar uma bolsa-caminhoneiro, um vale que teria um custo de R$ 1,5 bilhão - uma coisa que poderia ser acomodada no orçamento para que você consiga de novo empurrar esse problema até depois das eleições", explica.


"Uma paralisação seria péssima para a tentativa de reeleição de Bolsonaro, mas não são muitas as opções que ele tem. A gente vive um problema de escassez do diesel e ele está tentando essa solução de dar uma bolsa no valor de cerca de R$ 400. [ O valor] poderia ser acomodado dentro do orçamento e dentro das regras fiscais que o Brasil tem - a lei de responsabilidade fiscal e também a regra do teto de gastos. Se fosse dar um subsídio muito grande, Bolsonaro ficaria preso por essas essas duas amarras que o país tem para tentar evitar que as contas públicas saiam totalmente do controle."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem que atirou torta em Mona Lisa foi levado a centro psiquiátrico da polícia

O homem que atacou uma torta na direção do quadro Mona Lisa neste domingo (29) foi levado pela polícia e direcionado a um centro psiquiátrico, informou a promotoria de Paris.


Segundo informações da Associates Press, o ativista climático de 36 anos está sendo investigado por dano a artefatos culturais.


Relembre o ataque

Uma das obras de arte mais famosas do mundo, La Gioconda (também conhecida como a Mona Lisa) sofreu um ataque de vandalismo neste domingo, no Museu do Louvre, em Paris.



Segundo informações do jornal El País, uma pessoa atirou o que parece ser uma torta no quadro. Ela estava disfarçada com uma peruca e usava uma cadeira de rodas. A identidade da pessoa não foi divulgada e ainda não se sabe a motivação do ataque.


Visitantes posam em frente à Mona Lisa de Leonardo da Vinci no museu do Louvre — Foto: Thibault Camus/AP


Os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala.


Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mona Lisa sai ilesa de ataque com torta

Uma das obras de arte mais famosas do mundo, La Gioconda, também conhecida como Mona Lisa, saiu ilesa de um ataque que sofreu no domingo (29).


O incidente aconteceu na tarde de domingo, quando um homem com uma peruca e em uma cadeira de rodas atirou a torta contra a película de vidro que protege a pintura de Leonardo da Vinci. Os seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu, e funcionários iniciaram a limpeza da sala.


O Museu do Louvre, em Paris, onde fica o quadro, ainda não se pronunciou sobre o ataque.


Funcionário do Louvre tenta retirar mancha após ataque ao quadro, em 29 de maio de 2022. — Foto: Reprodução


Nas redes sociais, visitantes que estavam no local no momento divulgaram vídeos com imagens do quadro manchado com um creme branco e do autor do ataque, que se identificou como ativista ambiental.


"Pensem no planeta, nas pessoas que estão destruindo o planeta", afirmou, em francês, o homem, que foi levado por seguranças do museu.


Fonte: g1

Leia Mais ››